Pedro Lucas de Lima

Graduando em Licenciatura Plena em História pela Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Estagiário da Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura Municipal de Recife, onde atua como auxiliar na mediação de espaços religiosos históricos no projeto Circuito Sagrado. Bolsista do programa PROUNI-PE pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Pernambuco, atuando em atividades científicas e tecnológicas, no projeto de pesquisa intitulado: "OS CAMINHOS DA DOCÊNCIA: A TRAJETÓRIA DO PROFESSOR JOSUÉ DE CASTRO (1930-1950). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sob a coordenação do Prof. Dr. Helder Remigio de Amorim. Integra o Grupo de Estudos Josué de Castro, na Universidade Católica de Pernambuco, sob a coordenação do Prof. Dr. Helder Remigio de Amorim.

Informações coletadas do Lattes em 13/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em História

2021 - Atual

Universidade Católica de Pernambuco

Curso técnico/profissionalizante em Ténico em Logística

2015 - 2017

ETE Luiz Dias Lins

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2017

ETE Luiz Dias Lins

Formação complementar

2022 - 2022

Recife Através dos Museus. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em auCIlia à escrita acadêmica-científica. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas.

Organização de eventos

LIMA, P. L. . XVI Colóquio de História e VI Colóquio do PPGH, UNICAP - 2022. "TEMPOS DE CELEBRAÇÃO: Independência e Modernidade". 2022. (Outro).

LIMA, P. L. . XVI ENCONTRO ESTATUDAL DE HISTÓRIA: Fome, Direitos Humanos e Democracia. 2022. (Outro).

Participação em eventos

Oficina para Professores de História. 2022. (Oficina).

XVI Colóquio de História da UNICAP e VI Colóquio do PPGH. 2022. (Outra).

?O dever da História Antirracista?. 2021. (Outra).

"Da transição da ditadura para a democracia à emergência do Bolsonarismo?. 2021. (Outra).

"De que lado você samba? Pós-abolição, racialização e projetos republicanos no Brasil?. 2021. (Outra).

"Desafios do século XXI: capitalismo e meio ambiente - a Amazônia brasileira. 2021. (Encontro).

"Direitos Humanos: uma introdução ao conceito e problemática". 2021. (Encontro).

"Horizontes em Tempos de Crise". 2021. (Encontro).

XV Colóquio de História da UNICAP e V Colóquio do PPGH. 2021. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • LIMA, P. L. . Os caminhos da docência: a trajetória do professor Josué de Castro (1930-1950). In: XVI Colóquio de História da UNICAP e VI Colóquio do PPGH, 2022, 'TEMPOS DE CELEBRAÇÃO: Independência e Modernidade', 2022, Recife. XVI COLÓQUIO DE HISTÓRIA UNICAP | VI COLÓQUIO DE HISTÓRIA DO PPGH, 2022.

  • LIMA, P. L. . Os caminhos da docência: a trajetória do professor Josué de Castro (1930-1950). 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

AMORIM, H. R. ; LIMA, P. L. . josuedecastro.unicap. 2022; Tema: Grupo de Estudos Josué de Castro. (Rede social).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Os caminhos da docência: a trajetória do professor Josué de Castro (1930-1950), Descrição: O objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre as atividades docentes de Josué de Castro. O recorte cronológico proposto entre 1930 e 1950 possibilitará realizarmos o mapeamento dos caminhos trilhados como professor de um dos pensamento social brasileiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Lucas de Lima - Integrante / Helder Remigio de Amorim - Coordenador., Financiador(es): Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Católica de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Atividades Cientificas e Tecnológicas

2021 - 2022

Centro de Integração Empresa Escola

Vínculo: Jovem Aprendiz, Enquadramento Funcional: Atividades administrativas, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - Atual

Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Auxiliar na mediação em espaços históricos, Carga horária: 20

Outras informações:
AUXILIAR NA MEDIAÇÃO EM ESPAÇOS RELIGIOSOS HISTÓRICOS, APRESENTANDO OS ASPECTOS HISTÓRICOS, ARTÍSTICOS, ARQUITETÔNICOS E CURIOSIDADES DAS IGREJAS PARTICIPANTES E CONTEXTUALIZANDO O TEMPLO NA HISTÓRIA E FORMAÇÃO DO RECIFE PARA OS VISITANTES, APONTANDO TAMBÉM PARAA IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL E IMATERIAL NA SOCIEDADE.