Alexia Serrano Pinto do Nascimento

Integrante do Núcleo de Estudos e Extensão sobre Grafia e Herança Africana (NEGHA/UFRJ), desenvolve atividades e pesquisas voltadas às relações étnico-raciais, com ênfase na implementação da Lei 10.639/03 e sua aplicabilidade no ensino de Geografia na Educação Básica, bem como seus desdobramentos no Ensino Superior. É licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atuou como bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) e no projeto de extensão NEGHA. Atua como professora e monitora de Geografia, com experiência em turmas do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Pré-Vestibular e Pré-Militar.

Informações coletadas do Lattes em 15/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Geografia

2018 - 2024

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: 20 ANOS DA LEI 10.639/03 E A OFERTA DE DISCIPLINAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO
Orientador: Eduardo José Pereira Maia
Bolsista do(a): Programa Institucional de Fomento Único de Ações de Extensão., PROFAEX, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2017

Rede MV1 de Ensino

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em Geografias da Raça, Sociedade e Educação Antirracista. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2020 - 2020

Geografias do Racismo: Abolição, Corpo Negro, Favela, Conexão Afro-Latina. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Educação Antirracista.

Organização de eventos

PECANHA, B. T. ; BRAZ, G. ; CASTRO, B. M. C. ; NASCIMENTO, A. . Semana Preta do Negha: Intelectualidades em Perspectivas. 2019. (Outro).

Participação em eventos

13 de Maio - A busca por novos sentidos de abolição: COP 30 - Racismo Ambiental. 2025. (Encontro).

A territorialização do sagrado frente ao racismo religioso. 2023. (Seminário).

13 de maio e a busca por novos sentidos de abolição: intelectualidade negra e ações afirmativas. 2022. (Seminário).

O pensamento de Azoilda Loretto da Trindade e os valores civilizatórios afro- brasileiros. 2021. (Seminário).

Roda de Formação Político Pedagógica do NICA Jacarezinho. 2021. (Encontro).

Seminário do NEGHA: Cartografias da Decolonialidade. 2021. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • NASCIMENTO, A. ; OLIVEIRA, S. A. . Preto no Branco: perspectivas sobre o racismo na Educação Básica. Revista Perspectivas em Educação Básica , v. 1, p. 191-199, 2022.

  • NASCIMENTO, A. ; RODRIGUES, A. C. . Educação Antirracista no Currículo e a Geografia na Lei 10.639/03. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NASCIMENTO, A. ; PECANHA, B. T. . Práxis Político- Pedagógicas Antirracistas - Possibilidades e Estratégias. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NASCIMENTO, A. . 12° SIAC: Contação de Histórias Infantis a partir de Perspectivas Afrocentradas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NASCIMENTO, A. . 11° SIAC: Herança e Conhecimento Africano e Afrodescendente na Construção da Identidade Brasileira. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NASCIMENTO, A. . 11° SIAC: Contação de Histórias Infantis a partir de Perspectivas Afrocentradas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NASCIMENTO, A. . Contações de Histórias Infantis: Perspectivas Afrocentradas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NASCIMENTO, A. ; CASTRO, B. M. C. ; PECANHA, B. T. . Geografias do Racismo: 20 anos da Lei 10.639/03. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2022

Menção Honrosa concedida pela apresentação do trabalho "Contações de Histórias Infantis: Perspectivas Afrocentradas" pela 11° SIAC, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2022

Menção Honrosa concedida pela apresentação do trabalho "Herança e Conhecimento Africano e Afrodescendente na Construção da Identidade Brasileira" pela 11° SIAC, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Geociências. , Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Cidade Universitária, 21941909 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39389405

Experiência profissional

2022 - 2023

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 20

Outras informações:
Extensionista vinculada ao Núcleo de Estudos e Extensão sobre Grafia e Herança Africana (NEGHA), do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolvendo atividades de extensão universitária e pesquisas com enfoque antirracista, sob a coordenação do Professor Dr. Eduardo Maia.

2021 - 2022

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Integrante do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

2025 - Atual

Curso Prosper LTDA ME

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia, Carga horária: 2

2022 - Atual

Curso Prosper LTDA ME

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora de Geografia, Carga horária: 14

Outras informações:
Monitora de Geografia com atuação no Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Pré-Vestibular e Preparatórios Militares. Desenvolve atividades de apoio pedagógico, esclarecimento de dúvidas, mediação de conteúdos e participação em projetos educacionais voltados ao ensino de Geografia.

2019 - 2021

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária em Educação Especial, Carga horária: 20

Outras informações:
Mediadora de crianças com deficiência e/ou com transtornos do neurodesenvolvimento, oferecendo suporte no processo de ensino-aprendizagem.

2022 - 2022

Colégio de Aplicação da UFRJ

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado em Geografia, Carga horária: 12

Outras informações:
Estágio supervisionado obrigatório, sob a orientação da Professora Dra. Sarah Almeida de Oliveira. Atuou na coparticipação de atividades pedagógicas, acompanhamento de turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e elaboração de materiais didáticos. Ao final do estágio, realizou a regência nas turmas do 8 ano, ministrando aulas sobre o tema 'Segregação Racial nos Estados Unidos'.

2025 - Atual

Centro Educacional Barão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia, Carga horária: 6