Fernando Luiz Velasco Gomes

Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1985), especializado em Artilharia de Costa e Antiaérea na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (1988), com aperfeiçoamento de oficiais pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1993). Analista de Inteligência aplicado à Área Militar pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, possuidor do Curso de Comando e Estado-maior, bem como, o curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército na Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), além do MBA Executivo em Administração da EBAPE/ FGV. É instrutor de História, História Militar e Estratégia do Curso de Preparação da ECEME onde ministra aulas sobre Pensamento Militar, Cultura e História Estratégica. Tem experiência na área de Defesa Nacional e interesse em História Militar, Estudos Estratégicos, Inteligência, Geopolítica, Defesa e Segurança.

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Política, Estratégia e Alta Administração Militar

2011 - 2011

Escola de Comando e Estado Maior do Exército
Título: A IMIGRAÇÃO COMO CAUSA DE CENÁRIO DE CRISE NO BRASIL (2010-2030)
Orientador: REINALDO NONATO DE OLIVEIRA LIMA

Graduação

1982 - 1985

Exército Brasileiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Defesa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola de Comando e Estado Maior do Exército. , PRAÇA GENERAL TIBÚRCIO, 125, PRAIA VERMELHA, 20290270 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22054046

Experiência profissional

2014 - Atual

Exército Brasileiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tutor de História, Carga horária: 40

Outras informações:
Tutor de História e História Militar da Divisão de Preparação e Seleção da Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Ministra aulas regulares no Curso de Comando e Estado Maior sobre Pensamento Militar, Cultura e História Estratégica.