LAYS DE CASSIA FLORENCIO COSTA
Graduação em Medicina na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) no período de 2010 a 2016.Residência em Medicina de Família e Comunidade na Casa de Saúde Santa Marcelina - SP de 2017 a 2019.Preceptora do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade do Santa Marcelina desde 2019.Tutora da Graduação de medicina da Faculdade Santa Marcelina (FASM) desde 2020.Mestre pelo Mestrado Profissional em Saúde da Família pela Unifesp em 2023.Médica da ESF em Região de Vulnerabilidade do Município de São Paulo. Pós graduanda de Cuidados Paliativos pelo instituto Paliar, início em março de 2024.
Informações coletadas do Lattes em 30/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Mestrado / Doutorado
2020 - 2023
Universidade Federal de São Paulo
Título: Residência em Medicina de Família e Comunidade: desafios da preceptoria na Atenção Básica num contexto de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, Ano de Obtenção: 2023
Orientador: Luciane Maria Pezzato
Palavras-chave: medicina de família e comunidade; educação em saúde; residência médica; preceptoria.Grande área: Ciências da Saúde
Especialização - Residência médica
2017 - 2019
Casa de Saúde Santa Marcelina
Residência médica em: Medicina de Família e ComunidadeNúmero do registro: RQE: 115730. Palavras-chave: medicina de família e comunidade.Grande área: Ciências da Saúde
Formação complementar
2011 -
Extensão universitária em preparatório pré-vestibular. (Carga horária: 120h). , Faculdade de Medicina de Marília, FAMEMA, Brasil.
2010 -
Extensão universitária em projeto amigos do sorriso. , Faculdade de Medicina de Marília, FAMEMA, Brasil.
2011 - 2013
Extensão universitária em projeto Alfa. (Carga horária: 240h). , Faculdade de Medicina de Marília, FAMEMA, Brasil.
2011 - 2011
Monitora em laboratório de informática em saúde. (Carga horária: 100h). , Faculdade de Medicina de Marília, FAMEMA, Brasil.
2003 - 2003
Informática Básica. (Carga horária: 30h). , Proinfor, PROINFOR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina de Família e Comunidade.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Preceptoria de Medicina de Família e Comunidade.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica.
Participação em eventos
III Jornada de Cirurgia do Oeste Paulista. 2011. (Outra).
I Simpósio de Dor e Oncologia do Centro-Oeste Paulista. 2011. (Simpósio).
IV Simpósio de Nefrologia. 2011. (Simpósio).
XVIII curso de pronto socorrismo. 2011. (Simpósio).
I Jornada de Diabetes e Hipertensão. 2010. (Outra).
I Simpósio de Saúde e Espiritualidade: Espiritualidade no cuidado com o paciente. 2010. (Simpósio).
I Workshop de Semiologia Pediátrica. 2010. (Outra).
Jornada de Iniciação Científica. 2010. (Outra).
Novíssimas Conferências introdutórias à psicanálise no Século XXI. 2010. (Outra).
VIII Congresso Médico Acadêmico. 2010. (Congresso).
XXI Encontro Regional dos Estudantes de Medicina. 2010. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
COSTA, L. C. F. ; SCHMITZ, E. M. ; TERRA, F. . Método para facilitar à adesão terapêutica medicamentosa em idosos no uso de polimedicação.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, L. C. F. ; DAMIT, A. . Experiência de Educação Permanente em uma equipe de Estratégia de Saúde da Família no Município de São Paulo.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
REZENDE JUNIOR, M. S. ; COSTA, L. C. F. ; BETTINI, R. V. ; LUNA, W. F. . O APRENDIZADO SOBRE GESTÃO A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO 'AMIGOS DO SORRISO''. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2023
Residência em Medicina de Família e Comunidade: desafios da preceptoria na Atenção Básica num contexto de vulnerabilidade social na cidadedeSãoPaulo, Descrição: O modelo assistencial de saúde do Brasil, tem a Atenção Básica (AB) como principal porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Nos últimos anos, foram implementadas ações governamentais para expansão da AB com políticas indutoras de vagas nos programas de residência e formação de preceptores visando formar profissionais qualificados para atuarem na AB. O objetivo deste estudo é identificar e refletir coletivamente sobre os desafios de ser preceptor de um Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC), em Unidades da AB, no SUS da cidade de São Paulo. Foi realizado um estudo descritivo e narrativo com abordagem qualitativa de perspectiva etnográfica, envolvendo preceptores de um PRMFC, através da aplicação de um questionário e a realização de um grupo focal com os preceptores que responderam ao questionário. A pesquisadora, também, realizou registros em um Diário de Campo. A análise dos dados foi realizada consoante a perspectiva da análise temática do conteúdo. Foram elencadas questões que podem contribuir com a qualificação da formação de médicos para atender as demandas e complexidade da AB, destacando o trabalho em equipe e o cuidado interdisciplinar. Além de possibilitar um espaço de reflexão e compartilhamento de saberes entre os preceptores do programa elencado. Como também, contribuir com reflexões e ações que qualifiquem a formação do médico da AB, noeparaoSUS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Lays de Cassia Florêncio Costa - Coordenador / Luciane Maria Pezzato - Integrante.
-
2010 - Atual
Estudos com os fatores de auto organização no desenvolvimento do tumor ascitico de Ehrlich, Descrição: O objetivo principal desse trabalho é demonstrar a capacidade e a possibilidade de controlar o tumor ascitico de Ehrlich em camundongos da raça swiss,através do tratamento com medicamentos ultraduídos e também demonstrar que os medicamentos utilizados não causam nenhum efeito secundário nos animais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lays de Cassia Florêncio Costa - Integrante / Haydée Maria Moreira - Coordenador / Marília Perissoto Scholl - Integrante.
-
2010 - Atual
Estudo com os fatores de auto organização no desenvolvimento de tumor sólido de Ehrlich, Descrição: O objetivo principal desse trabalho é demonstrar a capacidade e a possibilidade de controlar o tumor de Ehrlich através do tratamento com medicamentos ultraduídos e também demonstrar que os medicamentos utilizados não causam nenhum efeito secundário nos animais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lays de Cassia Florêncio Costa - Integrante / Haydée Maria Moreira - Coordenador / Marília Perissoto Scholl - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Casa de Saúde Santa Marcelina. , Rua Harry Danhenberg - até 698/699, Vila Carmosina, 08270010 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 23444600
Experiência profissional
2017 - Atual
Casa de Saúde Santa MarcelinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico de Família e Comunidade, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de LAYS DE CASSIA FLORENCIO COSTA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?