Soraia Barbosa de Oliveira

Tem experiência no laboratório para ensino de Física e na iniciação à docência na área de Física, com ênfase em Física. No momento é estudante de graduação de licenciatura em Física. É bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência), auxiliando professores na criação de aulas e métodos para o ensino da Física na escola pública, com foco na indisciplina escolar. Fez parte de um grupo de iniciação científica, atuando em um projeto de pesquisa que foi indicado para premiação na área de Ciências Humanas em um evento no Instituto Federal de Itapetininga, analisando a autoridade da ciência em propagandas e textos de divulgação científica e fez iniciação científica na área de paleoclimatologia. Foi professora de Física na rede particular com sistema de ensino Positivo.

Informações coletadas do Lattes em 22/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Licenciatura em Física

2024 - Atual

Instituto Federal de São Paulo

Graduação interrompida em 2024 em Física

2019 - Atual

Universidade Estadual do Ceará
Ano de interrupção: 2024

Graduação interrompida em 2019 em Física

2013 - Atual

Instituto Federal de São Paulo
Ano de interrupção: 2019

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2011

Escola Estadual Paulo Emílio Salles Gomes

Ensino Médio (2º grau) interrompido em 1999

1999 - Atual

Etec Lauro Gomes
Ano de interrupção: 1999

Formação complementar

2025 - 2025

Inclusão em foco: primeiros passos para a educação especial. (Carga horária: 6h). , Colégio La Salle São Paulo, CLSSP, Brasil.

2022 - 2022

Colapso Ecológico, Limites Planetários e Antropoceno. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2022 - 2022

Oficina de elaboração de ítens de Física 2022.1. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.

2022 - 2022

Oficina de elaboração de ítens de Química 2022.2. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.

2022 - 2022

Oficina de elaboração de ítens de Física 2022.2. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.

2014 - 2016

My Elt english. (Carga horária: 240h). , Cengage Learning, CL, Estados Unidos.

2015 - 2015

Assistente Administrativo. (Carga horária: 200h). , Centro de Educação, Estudos e Pesquisa, CEEP, Brasil.

2014 - 2014

ENCUSPESC Acelerador de Partículas no Ens. Médio. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1998 - 1998

Curso Prático de Auxiliar de Contabilidade. (Carga horária: 40h). , Escola Senai Armando Arruda Ferreira - SCS, SENAI, Brasil.

1994 - 1994

Telefonia. (Carga horária: 48h). , Promoção Social de Santo André, PROSSAN, Brasil.

1993 - 1993

Elétrica Predial. (Carga horária: 108h). , Promoção Social de Santo André, PROSSAN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.

Participação em eventos

Inclusão em foco: primeiros passos no acompanhamento de estudantes público-alvo da educação especial. 2025. (Outra).

Alfabetização e inclusão em tempos neoliberais. 2021. (Outra).

Coordenação ENEM. 2021. (Outra).

Curso de formação para aplicadores SAEB. 2021. (Outra).

Assistente de coordenação ENEM. 2020. (Outra).

Chefe de sala ENCCEJA. 2019. (Outra).

1ª Jornada do IFSP Cubatão. 2017. (Congresso).

III Congresso de Extensão e III Mostra de Arte e Cultura do IFSP. De Nossa Terra a Outras Terras. 2017. (Congresso).

International Masterclasses Female - Hands of Particle Physics. 2017. (Seminário).

Seminário Internacional de Educação Musical Edwin Gordon.Coralista. 2016. (Seminário).

Tem um surdo e agora? E agora? Tem um surdo.. 2016. (Outra).

Física explica Por Que Andamos de Pé e Não Somos Peludos. 2015. (Outra).

I Jornada Pierre Bourdieu e o Ensino de Ciências. 2015. (Seminário).

International Master Classes. 2014. (Congresso).

XXXVI Congresso Paulo Leal Ferreira de Física. 2013. (Congresso).

Oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos. 2008. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, S.B. ; GAMA, L. D. . Autoridade Da Ciência em propagandas e Textos de Divulgação Científica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2023

    Análise de dados paleoclimáticos de modelo e proxy sobre o norte da América do Sul, Descrição: Projeto, montagem, análise e interpretação deobservações geotérmicas em continentes relevantes para entender a natureza e as causas dasmudanças climáticas nos últimos cinco séculos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Soraia Barbosa de Oliveira - Coordenador / Alexandre Araújo Costa - Integrante.

  • 2019 - 2021

    Documento curricular referencial do Ceará, Descrição: Ensino médio. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Soraia Barbosa de Oliveira - Integrante / Marco Aurélio Jarreta Merichelli - Coordenador / Gleilson Barbosa da Silva Leitão - Integrante / Keila Maria Pereira Leitão - Integrante / Edda Curi - Integrante / Robson Slaiter Souza Freitas - Integrante / Roberto Fernandes Soares - Integrante.

  • 2016 - 2019

    Análise de discursos sobre a autoridade e a natureza da ciência em propagandas e textos de divulgação científica, Descrição: Em que se pese a superação histórica do positivismo, muitas de suas concepções, hoje reconhecidamente refutadas por diferentes disciplinas, como história, filosofia da linguagem, lógica e ciências naturais, permanecem no senso comum. Com efeito, a literatura da área de Ensino de Ciências abunda em evidências de que concepções empírico-positivistas, de caráter ingênuo, acerca da natureza da ciência (NdC) e da autoridade do saber científico, seguem predominando entre educadores, educandos e mesmo cientistas. O trabalho aqui proposto visa a levantar argumentos no sentido de como a evolução dessas concepções epistemológicas leva a repensar o caráter da ciência, especialmente a Física, com vistas a problematizar o ensino de Ciências que ora se apresenta em nossas escolas. Este trabalho será parte de um conjunto de temas a serem desenvolvidos simultaneamente por diferentes estudantes em um mesmo grupo de iniciação científica, constituído por três projetos: ?Problematizando a autoridade e a natureza da Ciência na formação de professores de Física?, ?Análise de discursos sobre a autoridade e a natureza da ciência em propagandas e textos de divulgação científica? e ?Problematizando a autoridade e a natureza da Ciência em livros didáticos?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Soraia Barbosa de Oliveira - Integrante / Leandro Daros Gama - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - 2021

Governo do Estado do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador externo

2014 - 2018

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Auxiliar professores em projetos de aulas de Física, montagem de experimentos, aulas especiais, montagem de projetos para aulas de Física, busca de soluções para indisciplina escolar.

2014 - 2014

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Auxiliar de laboratório para ensino de Física. Auxílio aos professores de ensino médio e superior na elaboração de material didático, auxílio no desenvolvimento das atividades laboratoriais.

2018 - 2019

COLÉGIO GRAN LEONE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Física, Carga horária: 19, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Sistema de ensino: Positivo

2025 - Atual

COLÉGIO LA SALLE SÃO PAULO

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6

Outras informações:
Auxiliar professores e alunos em sala de aula. Auxiliar nas atividades pedagógicas e nos projetos educacionais. Dar suporte a alunos neurodivergentes, neuroatípicos e com necessidades especiais. Inclusão.