ANDRESSA CLEMENTE LOPES
Atualmente é bacharela em Sistemas de Informação e cursa disciplinas como aluna especial de mestrado no Instituto de Computação da UNICAMP. Atua como Auxiliar Administrativo no Centro Universitário Adventista de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Cloud Computing aprofundada em IaaS, Linux, redes de computadores, programação em linguagem python e engenharia de software.
Informações coletadas do Lattes em 10/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2016 - 2016
Curso Intensivo de Inglês. (Carga horária: 12h). , Educational and Cultural Institute Brazil, ECI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Redes de Computadores.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Ciência da Computação.
Participação em eventos
VIII Encontro Anual de Profissionais das Secretarias Acadêmicas do UNASP. 2020. (Encontro).
VI ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA V MOSTRA DE EXTENSÃO.CLOUD COMPUTING E A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS. 2019. (Encontro).
VII Encontro de Profissionais das Secretarias Acadêmicas do UNASP. 2019. (Encontro).
XIV Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica. 2019. (Outra).
III CIAT - Congresso Internacional Adventista de Tecnologia. 2018. (Congresso).
VI Encontro de Profissionais das Secretarias Acadêmicas do UNASP. 2018. (Encontro).
V Encontro de Profissionais das Secretarias Acadêmicas do UNASP. 2017. (Encontro).
I Workshop de Voluntariado. 2016. (Outra).
Produções bibliográficas
-
LOPES, A. C. . CLOUD COMPUTING: Implantação de uma ferramenta IaaS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LOPES, A. C. . CLOUD COMPUTING E A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2019
CLOUD COMPUTING E A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS, Descrição: A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, n° 13.709, promulgada em 2018, regulamenta as bases da proteção de dados pessoais de modo a garantir o exercício dos direitos civis dos usuários das mais diversas tecnologias. Tal lei restringe o acesso, utilização e divulgação de informações de cunho pessoal de terceiros. O advento desta nova legislação traz à tona a necessidade de adequação das ferramentas tecnológicas utilizadas pela humanidade. Uma das principais é a cloud computing (nuvem computacional), responsável pelo maior armazenamento e transmissão de dados na atualidade. O objetivo deste trabalho é analisar a nova lei, sob a óptica da tecnologia de cloud computing voltada para Infraestrutura como Serviço (IaaS), observando se, e como, os principais orquestradores de nuvens computacionais IaaS na atualidade (OpenStack, CloudStack e OpenNebula) possibilitam que as informações trafegadas e armazenadas cumpram os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Para tanto, esta obra aborda realiza como metodologia de pesquisa um levantamento teórico e qualitativo das principais ferramentas disponíveis no mercado como Listas de Controle de Acesso de Usuários, certificados Secutity Socket Layer (SSL), tokens de acesso, algoritmos de comunicação criptográfica, entre outros, nos quais são imprescindíveis para garantir segurança e privacidade de uma nuvem IaaS em questão. Nos resultados é possível verificar que, através destas ferramentas, é plausível cumprir os requisitos necessários para se adequarem a nova legislação brasileira. Contudo, a maior limitação do trabalho encontra-se no desconhecimento dos modelos de contratos utilizados pelas empresas que prestam serviços para os clientes por meio dessas ferramentas. Por meio desta limitação os trabalhos futuros irão investigar mais a fundo qual é o procedimento contratual entre empresa prestadora de serviços em nuvem e os seus clientes, assim verificando se de fato ainda obedecem a todos os requisitos propostos pela LGPD.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andressa Clemente Lopes - Integrante / Ackley Dias Will - Coordenador.
-
2018 - 2019
CLOUD COMPUTING: Implantação de uma ferramenta IaaS, Descrição: Este artigo foi baseado em um estudo de caso da implementação de uma ferramenta open source de natureza IaaS, para uma empresa privada de tecnologia em nuvens computacionais que atende serviços de cunho PaaS, a empresa por sua vez, precisava implantar uma aplicação para melhor atender seu novo nicho de clientes utilizando IaaS. Levando em consideração as necessidades da empresa, foi realizado um levantamento teórico, uma análise detalhada do OpenNebula e sua implementação. Por meio destes parâmetros foi apontado como a ferramenta atende os requisitos da empresa em questão e como realizou-se a implementação da mesma.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andressa Clemente Lopes - Integrante / Encarnação de Lourdes Bassoli Andreo Gonçalves - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2019
Instruct Soluções em TecnologiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Developer Academy, Carga horária: 40
2018 - 2019
Giovane de Morais - MEIVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Obrigatório, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio obrigatório atuando com Redes, Suporte e Segurança da Informação. Operando sob ambientes virtualizados por VMware e KVM, realiza instalação, configuração e manutenção de serviços em sistemas operacionais Windows Server (2008, 2012, 2016 e 2019), Linux (Ubuntu, Fedora, Red Hat, CentOS e Debian), FreeBSD e OpenBSD.
Além disso, é responsável por implementar e manter ferramentas de autenticação (Active Directory e File Server), ambientes de segurança (firewalls (pfSense), Proxy (Squid), VPN (OpenVPN)), monitoramento (Zabbix e Grafana), hospedagem de sites e e-mail (cPanel).
2016 - Atual
Centro Universitário Adventista de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativa, Carga horária: 44
Outras informações:
Controle e confecção documental, manipulação de pacote Office, atendimento via ligação e pessoalmente, atuação no processo seletivo da graduação, digitalização de documentos e envio para o sistema na secretaria de ensino superior.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ANDRESSA CLEMENTE LOPES e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?