Pedro Rodrigo Santos de Oliveira
É graduado em Letras: Port / Espanhol pela Universidade Federal do Ceará - UFC, foi bolsista durante dois anos (2014-2015) da Secretaria de Acessibilidade da UFC através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Ao longo dos dois anos na secretaria, desempenhou atividades como adaptação de materiais didáticos para deficientes visuais e atuou como organizador em diversos projetos realizados pela Secretaria de Acessibilidade da UFC. Ainda na graduação, atuou como bolsista PIBID LETRAS UFC na escola Liceu do Conjunto Ceará (2017), sob a coordenação da Professora coordenadora Edilniza O. Moreira, realizando atividades pedagógicas tanto na área da literatura, quanto na área da línguística textual. É especializado em LINGUÍSTICA E FORMAÇÃO DE LEITORES, pela Faculdade Dom Alberto (2019-2022). Atualmente, conclui o curso de Secretariado Executivo pela Faculdade de Economia, Administração, Atuariais e Contabilidade - FEAAC, e participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES). Na área profissional, exerce atividade docente em sala de aula, como professor efetivo do município de Fortaleza, na Escola de Tempo Integral Leonel de Moura Brizola.
Informações coletadas do Lattes em 11/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em LINGUÍSTICA E FORMAÇÃO DE LEITORES
2019 - 2022
Faculdade Dom Alberto
Título: LINGUÍSTICA COGNITIVA NO ENTENDIMENTO DO TEXTO:ANÁLISE DOS FRAMES EM PIADAS CURTAS.
Orientador: ANA PAULA RODRIGUES
Graduação interrompida em 2024 em Secretariado Executivo
2019 - Atual
Universidade Federal do Ceará
Ano de interrupção: 2024
Formação complementar
2018 - 2018
Ciclo de Leituras sobre Letramentos e Formação de Professores de L.E. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2016 - 2018
Extensão universitária em Curso de Língua Espanhola B2. (Carga horária: 420h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2016 - 2017
Extensão universitária em Curso Básico de Português. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2015 - 2015
Curso Facilitadores da Inclusão. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2013 - 2013
EXCEL Módulo II. (Carga horária: 20h). , SIGMA HOME SCHOOL - ESCOLA TECNICA DE INFORMATICA, SIGMA, Brasil.
2013 - 2013
Orientação para o Trabalho e Criação de Novos Negócios. (Carga horária: 12h). , Centro de Treinamento e Desenvolvimento, CETRED, Brasil.
2012 - 2012
Auxiliar de Operações em Logísticas. (Carga horária: 160h). , SENAI - Departamento Regional do Ceará, SENAI/DR/CE, Brasil.
2011 - 2011
Operador de Sistemas. (Carga horária: 124h). , M@trix - centro de formação profissional, M@TRIX, Brasil.
2011 - 2011
Atendimento ao Cliente. (Carga horária: 24h). , Companhia de Água e Esgoto do Ceará, CAGECE, Brasil.
2011 - 2011
Auxiliar de escritório, RH, e Administração. (Carga horária: 50h). , M@trix - centro de formação profissional, M@TRIX, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação / Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Secretariado.
Organização de eventos
BARROS, C. M. P ; OLIVEIRA, P. R. S. ; SILVA, F. E. R. ; COSTA, A. R. M. A. . III Encontro de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo - ENEPES. 2019. (Outro).
OLIVEIRA, P. R. S. . I ACESSIBILIDADE EM AÇÃO DA UFC. 2014. (Outro).
OLIVEIRA, P. R. S. . II SEMANA DE ACESSIBILIDADE EM AÇÃO DA UFC. 2014. (Outro).
Participação em eventos
a Oficina de Pesquisa Científica no III Encontro de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (ENEPES),. 2019. (Encontro).
Encontro de Formação de Professores Par 2019. 2019. (Encontro).
Projeto de extensão Secretariado em Movimento. 2019. (Outra).
Estudos de Residualidade Literária e Cultural. 2015. (Encontro).
II ENELF - Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia - Romantismo: Desdobramentos Contempâneos. 2015. (Encontro).
III Seminário de Direitos Humanos e Gênero: Gênero e Sexualidade, uma discussão para escola. 2015. (Seminário).
Oficina: Erotismo, Ficção e Filosofia. 2015. (Oficina).
"Atividades Lúdicas para o ensino de 'Teoria de Línguas e de Segundas Línguas. 2014. (Oficina).
"O Auto da Compadecida" na I Semana Entrepalavras, promovida pelo Programa de Extensão. 2014. (Seminário).
Seminários Linguísticos. 2014. (Seminário).
XXX Encontros Literários Moreira Campos - 1ª Centenário de Moreira Campos. 2014. (Encontro).
MERCADO DE TRABALHO - Desafios e Perspectivas na 4ª Feira do Emprego e Estágio. 2011. (Feira).
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, P. R. S. . CONCEPÇÃO DE LÍNGUA PRESENTE EM TEXTOS EDUCACIONAIS: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, P. R. S. ; LEITE, Daniele . ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA PRODUÇÃO DE TEXTOS NO MEIO DIGITAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Prêmios
2019
Licenciado em Letras - Português e Espanhol, Universidade Federal do Ceará - UFC.
2019
Distinção Acadêmica no grau Cum Laude, Universidade Federal do Ceará - UFC.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia Adm., Atuária, Contab. e Secretariado e Executivo. , Rua Marechal Deodoro - de 865/866 ao fim, Benfica, 60020061 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 33667812
Experiência profissional
2023 - Atual
Secretária de EduaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ÁREA ESPECÍFICA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Pedro Rodrigo Santos de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?