Alessandro Malta
Pós Graduação Lato Sensu em Educação e Graduação em Teologia pela Faculdade Messiânica de São Paulo. Docente na Faculdade Messiânica de São Paulo no curso de Teologia e Pedagogia. Coordenador da CPA (Comissão Própria de Avaliação) na Faculdade Messiânica de São Paulo. Coordenador do setor educacional na Fundação Mokiti Okada. Área de pesquisa: Educação, Espiritualidade, Teologia e Ciência da Religião.
Informações coletadas do Lattes em 11/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Educação - Ênfase na Formação de Professores
2015 - 2016
FACULDADE MESSIÂNICA
Título: A LUMINOSA SÍNTESE - O AUTOCONHECIMENTO E A ESPIRITUALIDADE COMO BASE PARA UMA NOVA EDUCAÇÃO
Orientador: Ruy Cezar do Espirito Santo
Formação complementar
2024 - 2024
Ikebana Sanguetsu - Fundamental I. (Carga horária: 10h). , Fundação Mokiti Okada - Matriz, FMO, Brasil.
2022 - 2022
CPA - Comissão Própria de Avaliação. (Carga horária: 60h). , Educatio Consultoria Jr. em Educação, EDUCATIO, Brasil.
2019 - 2019
Formação de Professores Mediadores para EaD. (Carga horária: 30h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Formação de Tutores em Educação a Distância - EaD. (Carga horária: 160h). , Faculdade Messiânica, FM, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em História Judaica - Da Inquisição à Modernidade.. (Carga horária: 16h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Civilização Turco-Islâmica. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: História das Teologias e Religiões.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ciência da Religião.
Organização de eventos
SILVA, Caio Graco Simoni da ; Malta, Alessandro . I Workshop Internacional Hidro In Sampa. 2017. (Outro).
Participação em eventos
4º Seminário de Ciência da Religião Aplicada. 2020. (Seminário).
1° Seminário Nacional Espiritualidade no Século XXI - Educação, Saúde e Arte.História da Igreja Messiânica Mundial do Brasil. "As primeiras visitas de líderes da Sede Geral do Japão (1965 e 1974)". 2010. (Seminário).
1° Seminário Nacional Espiritualidade no Século XXI - Educação, Saúde e Arte.Conceito de Solo Sagrado no Hinduísmo - Convergências e Divergências com a Religião Messiânica. 2010. (Seminário).
"Ciclo de Estudos - Religião e Meio Ambiente". 2009. (Simpósio).
"Sustentabilidade Planetária - Propostas no Campo das Religiões". 2009. (Simpósio).
Participação em bancas
Malta, Alessandro; Cristiane Tavares Casimiro de Oliveira. O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS TRANSFORMADORAS: o impacto sobre o capital social de Pierre Bourdieu. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação - Ênfase na Formação de Professores) - Faculdade Messiânica.
Malta, Alessandro; Ivna Maia Fuchigami. Espiritualidade no Cotidiano Acadêmico. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação - Ênfase na Formação de Professores) - Faculdade Messiânica.
DINELLI, Lilia;Malta, Alessandro. COMO ALCANÇAR A FELICIDADE SEGUNDO AS CRENÇAS RELIGIOSAS, SOB O PONTO DE VISTA DE MEISHU-SAMA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em FILOSOFIA DA RELIGIÃO) - Faculdade Messiânica.
Malta, Alessandro; Maria Idati Eiró Gonsalves. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: DAS LEIAS ÀS SALAS DE AULA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Messiânica.
Maria Idati Eiró Gonsalves;Malta, Alessandro. O IMPACTO DA ALIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Messiânica.
Malta, Alessandro; Ivna Maia Fuchigami. ALFABETIZAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Messiânica.
Malta, Alessandro; Eleni Bambini Gorgueira. A INFLUÊNCIA ALIMENTAR EM AUTISTAS: FATORES GENÉTICOS, AMBIENTAIS E SOCIAIS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Messiânica.
Malta, Alessandro; Ivna Maia Fuchigami. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Messiânica.
GORGUEIRA., E. B.;Malta, Alessandro. A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Messiânica.
ANJOS, E. S.;Malta, Alessandro. COMO O ENSINO RELIGIOSO MESSIÂNICO PODE INFLUENCIAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PESSOAS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica.
DINELLI, Lilia;Malta, Alessandro. ESPIRITUALIDADE E SAÚDE COM ÊNFASE EM PACIENTES COM DOENÇA ONCOLÓGICA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica.
ANJOS, E. S.;Malta, Alessandro. CONTEMPORANEIDADE DAS AÇÕES LITÚRGICAS, CERIMONIAIS DA IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL NA VIDA DOS MEMBROS DA IMMB. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica.
DINELLI, Lilia;Malta, Alessandro. VIDA APÓS A MORTE: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE AS VISÕES MESSIÂNICA E ESPÍRITA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica.
ANJOS, E. S.;Malta, Alessandro. O ESTABELECIMENTO DA FELICIDADE POR MEIO DA RELIGIÃO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica.
DINELLI, Lilia;Malta, Alessandro. SONEN-PENSAMENTO, PALAVRA E AÇÃO: COMO SÃO USADOS. INFLUENCIA O DESTINO?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica.
DINELLI, Lilia;Malta, Alessandro. A ENERGIA VITAL DOS ALIMENTOS: A IMPORTÂNCIA PARA UMA SAÚDE INTEGRAL.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica.
DINELLI, Lilia;Malta, Alessandro. ALIMENTOS TRANSGÊNICOS SEUS MALEFÍCIOS PARA A SAÚDE DO HOMEM E DO SOLO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica.
DOMINGUES, Claudio MorenoMalta, Alessandro. HERANÇA ESPIRITUAL DE MINAS GERAIS E A ATUAÇÃO DA IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica.
DINELLI, Lilia;Malta, Alessandro. A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica.
DINIZ, Ediléia;Malta, Alessandro. O SOFRIMENTO NA PERSPECTIVA DE BUDA SAKYAMUNI E DE MOKITI OKADA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica.
Malta, Alessandro; Rocha, Paulo Roberto Pedrozo. A DOENÇA NA VISÃO DE MOKITI OKADA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica.
Malta, AlessandroDOMINGUES, Claudio Moreno. A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO COMPORTAMENTO HUMANO, BASEADO NA FILOSOFIA DE MOKITI OKADA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica.
Malta, AlessandroDOMINGUES, Claudio Moreno. APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS SOTERIOLÓGICOS DA AGRICULTURA NATURAL DE MOKITI OKADA COM A SOTERIOLOGIA CRISTÃ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica.
Malta, Alessandro; ANJOS, E. S.. DISTINÇÕES E APROXIMAÇÕES DA AGRICULTURA NATURAL DE MOKITI OKADA COM RELAÇÃO À AGRICULTURA NATURAL DE MASANOBU FUKUOKA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica.
Malta, Alessandro; Luiz Carlos Demattê Filho. DISTINÇÕES E APROXIMAÇÕES DA AGRICULTURA NATURAL DE MOKITI OKADA COM A AGRICULTURA BIODINÂMICA DE RUDOLF STEINER. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica.
Emilson Soares dos Anjos;Malta, Alessandro. A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO JOHREI E SUA RELAÇÃO COM O CONTEXTO NA ÉPOCA DE MEISHU-SAMA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica.
Orientou
O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS TRANSFORMADORAS: O impacto sobre o capital social de Pierre Bourdieu; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação - Ênfase na Formação de Professores) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
ESPIRITUALIDADE NO CODITIANO ACADÊMICO; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação - Ênfase na Formação de Professores) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): um diálogo entre Russell Barkley e o artigo ?Práticas Escolares e Desempenho Acadêmico de Alunos com TDAH; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação - Ênfase na Formação de Professores) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: DAS LEIAS ÀS SALAS DE AULA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
ALFABETIZAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
A INFLUÊNCIA ALIMENTAR EM AUTISTAS: FATORES GENÉTICOS, AMBIENTAIS E SOCIAIS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
Simpatia e Empatia: Convergências e Divergências entre o Conceito de Adam Smith e Meishu-Sama; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA E OS BENEFÍCIOS BIOLÓGICOS E ESPIRITUAIS: UM DIÁLOGO ENTRE A DOUTRINA MESSIÂNICA E O ARTIGO"ALIMENTOS ORGÂNICOS E A SAÚDE HUMANA: ESTUDO SOBRE AS CONTROVÉRSIAS"; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
O PARAÍSO TERRESTRE PRESENTE NA MÚSICA: UM DIÁLOGO ENTRE A MÚSICA POPULAR E A PERSPECTIVA DO MUNDO PARADISÍACO DA IGREJA MESSIÂNICA"; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
A EXPANSÃO RELIGIOSA BRASILEIRA: UM DIÁLOGO ENTRE A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS E A IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
COMPREENDER E RESPEITAR A DIVERSIDADE DESDE A MAIS TENRA IDADE COMO FORMA DE COMBATE AO RACISMO E PRECONCEITO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
A PRÁTICA DO BEM: O JOHREI E O PASSE; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
O SAGRADO E O FUTEBOL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
A MÚSICA COMO PRÁTICA DE DIFUSÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA E A IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
A DOENÇA NA VISÃO DE MOKITI OKADA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO COMPORTAMENTO HUMANO, BASEADO NA FILOSOFIA DE MOKITI OKADA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS SOTERIOLÓGICOS DA AGRICULTURA NATURAL DE MOKITI OKADA COM A SOTERIOLOGIA CRISTÃ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
DISTINÇÕES E APROXIMAÇÕES DA AGRICULTURA NATURAL DE MOKITI OKADA COM RELAÇÃO À AGRICULTURA DE MASANOBU FUKUOKA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
AGRICULTURA NATURAL DE MOKITI OKADA E A AGRICULTURA BIODINÂMICA DE RUDOLF STEINER E SUA RELAÇÃO COM O TRANSCENDENTAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade Messiânica; Orientador: Alessandro Malta;
Produções bibliográficas
-
Malta, Alessandro . Fazer ser. INTERESPE. INTERDISCIPLINARIDADE E ESPIRITUALIDADE NA EDUCAÇÃO , p. 20-21, 2019.
-
DOMINGUES, Claudio Moreno ; Malta, Alessandro ; UMEMURA, Masahiro ; KASHIWAYA, T. N. ; PEREIRA, W. R. . A História da igreja Messiânica Mundial do Brasil: as primeiras visitas de líderes da Sede Geral do Japão (1965 e 1974). In: Seminário Nacional 'Espiritualidade no século XXI: Educação, Saúde e Arte'., 2011, São Paulo. Espiritualidade no século XXI: Educação, Saúde e Arte. São Paulo: Fundação Mokiti Okada - M.O.A, 2011. v. 1. p. 63-67.
-
Malta, Alessandro . Coerência no agir como verdade. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DOMINGUES, Claudio Moreno ; Malta, Alessandro ; UMEMURA, Masahiro ; KASHIWAYA, T. N. ; PEREIRA, W. R. . A História da Igreja Messiânica Mundial do Brasil: as primeiras visitas de líderes da Sede Geral do Japão (1965 e 1974). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Malta, Alessandro . Conceito de Solo Sagrado no Hinduísmo - Convergências e Divergências com a Religiâo Messiânica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
Malta, Alessandro . Assistência Religiosa Messiânica. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Malta, Alessandro . Fórum. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).
Malta, Alessandro . Fórum. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula desenvolvido como apoio para material didático).
Malta, Alessandro . Relatório técnico. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula desenvolvido como apoio ao material didático).
Malta, Alessandro . Relatório Técnico. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).
Malta, Alessandro . Programa de Formação Nível 2. 2017. .
Malta, Alessandro . Programa de Formação Nível 1. 2016. .
Flores, Márcio de Oliveira ; SILVA, Caio Graco Simoni da ; Malta, Alessandro . Harumi. 2015. Registro Fonográfico.
AGUYAR, Marco ; Malta, Alessandro . Poesia em Movimento. 2012. Registro Fonográfico.
AGUYAR, Marco ; Malta, Alessandro . Bela Cintra. 2005. Registro Fonográfico.
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2010
Estudos sobre a História da Igreja Messiânica do Brasil a partir de Mídias Externas e do seu Acervo Documental, Descrição: A pesquisa tem como objetivo o processo de construção da história da trajetória missionária da IMMB (Igreja Messiânica Mundial do Brasil) em nosso território.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alessandro Malta - Integrante / Claudio Moreno Domingues - Coordenador / Masahiro Umemura - Integrante / Takako N. Kashiwaya - Integrante / Waldemar R. Pereira - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade Messiânica, Fundação Mokiti Okada. , Rua Humberto I 612, Vila Mariana, 04018031 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 50875134, URL da Homepage:
Experiência profissional
2023 - Atual
FACULDADE MESSIÂNICAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Extensão, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor no curso de extensão universitária "Assistência Religiosa Messiânica" da Faculdade Messiânica.
2019 - Atual
FACULDADE MESSIÂNICAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador da Comissão Própria de Avaliação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Messiânica - SP.
2017 - Atual
FACULDADE MESSIÂNICAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor no curso de Graduação em Teologia e Pedagogia na modalidade EaD e Presencial.
Atividades
-
01/2023
Extensão universitária , Faculdade Messiânica.,Atividade de extensão realizada, Professor do curso de extensão "Assistência Religiosa Messiânica".
-
02/2022
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentalização para o EaD, Avaliação Educacional, Educação Ambiental, Política e Educação, Educação Brasileira
-
08/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Messiânica.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação.
-
08/2017 - 11/2023
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História das Religiões no Ocidente, Oriente e no Brasil, Teologia Messiânica
-
02/2010 - 12/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade Messiânica.,Linhas de pesquisa
2019 - Atual
Instituo Brasileiro de Formação e CapacitaçãoVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 3
Outras informações:
Professor voluntário no Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), ministrando aulas sobre Ética e Cidadania, para jovens entre 14 e 16 anos, cursando o ensino médio.
2024 - Atual
Fundação Mokiti Okada - MatrizVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Educação, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenador do setor educacional da Fundação Mokiti Okada. O setor educacional da Fundação Mokiti Okada, desenvolve trabalhos, estudos e pesquisas na área da educação desde 1979, através de grupos de pesquisas e formação de professores, além de parcerias com instituições de ensino em todo o território brasileiro, com o objetivo de formar elementos humanos úteis à sociedade, procurando formar professores capazes de desenvolver a educação integral. Através de recursos paradidáticos voltados para o cultivo do espírito e internalização dos valores morais e éticos, que é a base do caráter, complementamos os demais métodos, instrumentalizados para a formação intelecto-cultural dos educandos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alessandro Malta e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?