Oceni da Silva Martins

Mestre em Artes Cênicas (UFRN). Graduada em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Professora de Artes e Teatro na Escola Centro Educacional Tereza de Liseux (Nova Parnamirim) e na Escola Educandário Amarante (São Gonçalo do Amarante). Possuo curso em Língua Inglesa, pela Escola Watford (2003-2007). Possuo experiência com oficinas de Jogos Teatrais como ministrante no (DAS) Departamento de Assistência ao Servidor da UFRN e PROGESP (Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN) (2013-2014).

Informações coletadas do Lattes em 30/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Teatro

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: O Jogo Teatral e o Jogo Dramático como Dispositivos Terapêuticos
Orientador: Mayra Montenegro de Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2012

Extensão universitária em TEATRO. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2003 - 2007

Inglês. , Watford Escola de Inglês, WATFORD, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Jornada Nacional de Educação. 2018. (Outra).

IMPRO CESSO: DIÁLOGOS DRAMATÚRGICOS EM IMPROVISAÇÃO . Residência dialógico-performática: poesia e perfume.DIÁLOGOS DRAMATÚRGICOS EM IMPROVISAÇÃO . Residência dialógico-performática: poesia e perfume. 2017. (Outra).

IX REUNIÃO CIENTÍFICA ABRACE.REMINISCÊNCIAS E CONTEMPORANEIDADES NOS GRUPOS TEATRAIS DA CIDADE DO NATAL-RN.. 2017. (Outra).

GT Corpo e Cena: Territórios de Autonomia e Resistência.Jogo Teatral Como Dispositivo Terapeutizante. 2016. (Seminário).

Márcia Strazzacappa.Corpo e Coreografia. 2016. (Oficina).

Renato Ferracini.A exaustão no Corpo como processo de Criação.. 2016. (Oficina).

Reperformar o Afeto.O Afeto em Jogo. 2016. (Seminário).

XXI Semana de Humanidades- Corpo e Cena: Territórios de Autonomia e Resistência.O Jogo Teatral como Dispositivo Terapeutizante. 2016. (Seminário).

A Crítica Genética na Contemporaneidade. 2015. (Oficina).

Grupo de Teatro Farranimada.A viagem de Natia. 2015. (Outra).

O que os olhos não veem.O que os olhos não veem. 2015. (Oficina).

Audiodescrição. 2014. (Oficina).

Encontro Mensal Maturidade Ativa. 2014. (Encontro).

1º Encontro de Maturidade Ativa. 2013. (Encontro).

Grupo de Teatro Damas.Damas. 2013. (Outra).

XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura.Jogos Teatrais/Dinâmicas. 2013. (Outra).

XVIII Cientec-Radio Revista Guiamax. Radio Guiamax. 2012. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Makários Maia Barbosa

SOUZA, M. M.;BARBOSA, M. M.; HADERCHPEK, R. C.. JOGO TEATRAL: O JOGO COMO FERRAMENTA TERAPÊUTICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Marcílio de Souza Vieira

VIEIRA, M. S.; CAMPOS, M. F.; LEWINSOHN, A. C.. OS GRUPOS TEATRAIS DA UFRN E SUAS RESISTÊNCIAS. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Marcílio de Souza Vieira

VIEIRA, M. S.; CAMPOS, M. F.; LOPES, M. S.. OS GRUPOS TEATRAIS DA UFRN E SUAS RESISTÊNCIAS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ROBSON CARLOS HADERCHPEK

SOUZA, M. M.;HADERCHPEK, R.; BARBOSA, M. M.. O Jogo Teatral: O Jogo como Ferramenta Terapêutica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ana Caldas Lewinsohn

LEWINSOHN, A. C.. OS GRUPOS TEATRAIS DA UFRN E SUAS RESISTÊNCIAS. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ana Caldas Lewinsohn

LEWINSOHN, A. C.. OS GRUPOS TEATRAIS DA UFRN E SUAS RESISTÊNCIAS. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PPGARC Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas) - Departamento de Artes - UFRN.

Melissa dos Santos Lopes

LOPES, M. S.; VIEIRA, M. S.; CAMPOS, M. F.. REMINISCÊNCIAS E CONTEMPORANEIDADES NOS GRUPOS TEATRAIS DA UFRN. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Artes) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mayra Montenegro de Souza

Jogo Teatral; O jogo como ferramenta terapêutica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Mayra Montenegro de Souza;

Marcílio de Souza Vieira

OS GRUPOS TEATRAIS DA UFRN E SUAS RESISTÊNCIAS; 2019; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Marcilio de Souza Vieira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, O. S. ; VIEIRA, M. S. . Reminiscências e Contemporaneidade dos Grupos Teatrais da UFRN. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, O. S. . O Afeto em Jogo - Uma Proposta de Trans(Formação) Integral dentro do Jogo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Oceni da Silva Martins ; MARTINS, O. S. . Trabalho de Conclusão de Curso: O jogo Teatral e o Jogo Dramático como Dispositivo Terapeutizantes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Reminiscências e Contemporaneidades nos Grupos Teatrais da Cidade do Natal-RN, Descrição: Investigação e diálogos acerca dos Grupos Teatrais de Natal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Oceni da Silva Martins - Coordenador / Marcilio de Souza Vieira - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Artista-Docente: Práticas de criação e formação nas Artes da Cena, Descrição: A pesquisa situa-se no binômio artista-docente e suas práticas de criação e formação nas artes da cena em especial no teatro, na dança, no circo e no cinema. Parte-se ainda da construção de conhecimentos advindos das Artes Cênicas, da Educação, do Cinema; conhecimento este que está/é (em) construção de forma não linear e que se dá por avanços e retrocessos tendo a sala de ensaio como espaço de conhecimento. Na pesquisa a criação é entendida como território de aprendizagem em que o papel do artista, professor e pesquisador se imbricam, se justapõem. As dimensões de criação, formação e pedagógicas tomam uma proporção de colaboração nesse fazer artístico. As práticas de criação não produzem apenas conhecimentos, mas em si mesmas são conhecimentos. Práticas criativas-formativas que se movem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Oceni da Silva Martins - Integrante / Marcilio de Souza Vieira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes. , AC Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lagoa Nova, 59078970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 32153135

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Aluno de Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós Graduação

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista na área de Teatro., Carga horária: 15

    Outras informações:
    Desenvolver atividades/dinâmicas, na perspectivas dos Jogos teatrais e dramáticos. Utilizando-os como mediadores no conhecimento teórico prático do conteúdo dos jogos teatrais. Atuando nos setores: Reitoria da UFRN; DAS (Departamento de Atenção ao Servidor); GADA (Grupo de Alcoolicos Anônimos)

  • 2012 - 2014

    Escola Municipal Teresinha Paulino de Lima

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado de Professores, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Atuação como aluna estagiária na área de Teatro na Escola Municipal Teresinha Paulino de Lima, no período de 2012 a 2014. Professor auxiliador Abraão Lincoln Professor Orientador Jeferson Fernandes

  • 2019 - 2019

    FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS

    Vínculo: PROFESSORA UNIVERSITÁRIA, Enquadramento Funcional: DOCENTE NO MESTRADO, Carga horária: 8