Sandra Raquel de Almeida

Professora da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal; Atuou como professora em Didática e Políticas Públicas, UEG e Psicologia Geral, JK; Atua como professora de Pós-Graduação em Psicopedagogia e Graduação em Pedagogia e Letras;com as disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento, Fundamentos da Psicopedagogia, Relações Familiares e o Processo de Ensino e Aprendizagem, História da Educação e Sociedade, Orientação de TCC I e TCC II, pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICSH) na Unidade de Valparaíso de Goiás; Atua como Psicanalista em consultório próprio; Graduação em Pedagogia; Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade São Luis, Jaboticabal, SP; Especialista em Educação em e para os Direitos Humanos e a Diversidade Cultural pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília; Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília; Graduanda em psicologia pelo IESB DF; Doutoranda pela Universidade Católica de Brasilia; Membro do Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Valparaíso de Goiás 2015-2016; Consultora em Didática de Alfabetização, Letramento e Educação humanizadora em contexto de adversidade; Pesquisadora em educação e psicologia voltada para as temáticas: Identidade docente, formação e práticas pedagógicas de professores alfabetizadores.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Psicologia

2015 - Atual

Universidade Católiacad Brasília
Prof. Dra Maria Aparecida Penso.

Mestrado em Psicologia

2012 - 2014

Universidade Católica de Brasília
Título: História de Vida de Professoras Alfabetizadores e sua práticas Docentes: transformar ou repetir?,Ano de Obtenção: 2014
Profª Drª Maria Aparecida Penso.Coorientador: Profª Drª Maria Aparecida Penso.

Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos e a Diversi

2014 - 2015

Associação de Apoio à Pesquisa - UnB
Título: Violência simbólica e sua repercussão no aprendizado da linguagem escrita: análise de uma trajetória viável de enfrentamento desta realidade na perspectiva dos Direitos Humanos
Orientador: Clerismar Longo

Especialização em Psicopedagogia

1998 - 1999

Faculdade de Educação "São Luís"

Graduação em andamento em Psicologia

2014 - Atual

Instituto de Educação Superior de Brasília

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de D. W. Winnicott. (Carga horária: 30h). , GEPW, GPW, Brasil.

2014 - 2014

Coordenação Pedagógica. (Carga horária: 180h). , EAPE SEEDF, EAPE, Brasil.

1996 - 2007

Alfabetização pós-construtivista. (Carga horária: 1500h). , Grupo de Estudos Sobre Educação-Metodológica de Pesquisa e Ação, GEEMPA, Brasil.

2001 - 2003

Psicanálise Clínica. , Associação Nacional de Psicanálise Clínica, ANPC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Lê Pouco.

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

A pessoa sem lugar: desafios contemporâneos..História de vida de professoras alfabetizadoras: transformar ou repetir?. 2016. (Seminário).

As figuras da crise: dilemas da contemporaneidade. História de vida de professoras e suas práticas docentes: transformar ou repetir?. 2016. (Congresso).

Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de Winnicott. 2015. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sandra Eni Fernandes Nunes Pereira

PENSO, M. A.; FREITAS, L.G.; FUKUDA, C. C.; ALMEIDA, I. M. M. Z. P.;PEREIRA, S. E. F. N.; ALBUQUERQUE, A. R.. O Tornar-se Professora Alfabetizadora: herança familiar, identidade e formação para a docência. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Sandra Eni Fernandes Nunes Pereira

PENSO, M. A.; ALMEIDA, I. M. M. Z. P.;PEREIRA, S. E. F. N.; SANTOS, L. S.; FUKUDA, C. C.. Identidade docente e práticas de alfabetizadores: repercussões de suas trajetórias familiar, social e de formação profissional. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Sandra Eni Fernandes Nunes Pereira

PENSO, M. A.; ALMEIDA, I. M. M. Z. P.;PEREIRA, S. E. F. N.; SANTOS, L. S.; FUKUDA, C. C.; ÁVILA, R. R.; ALBUQUERQUE, A. R.. Identidade Docente e Práticas de Alfabetizadores: Repercussões de suas trajetórias familiar, social e de formação profissional. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Lêda Gonçalves de Freitas

PENSO, M. A.; MEDEIROS, V. M.;FREITAS, L. G.. História de vida de professoras alfabetizadoras e suas práticas docentes: transformar ou repetir. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

MARIA APARECIDA PENSO

PENSO, M. A.; ALMEIDA, I. M. M. Z. P.; Pereira, S. E.; SANTOS, L. S.; FUKUDA, C. C.; ÁVILA, R. R.; Albuquerque, A.. Identidade docente e práticas de alfabetizadores: repercussões de suas trajetórias familiar, social e de formação profissional. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Cláudia Cristina Fukuda

PENSO, M. A.; ALMEIDA, I. M. M. Z. P.; PEREIRA, S. E. F. N.; SANTOS, L. S.;FUKUDA, C. C.. Identidade Docente e Práticas de Alfabetizadores: Repercussões de suas Trajetórias Familiar, Social e de Formação Profissional. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Cláudia Cristina Fukuda

PENSO, M. A.;FUKUDA, C. C.; LEGNANI, V. N.. A violência simbólica que interdita a apropriação da linguagem escrita: percepções dos professores. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida

Penso, M. A;ALMEIDA, I. M. M. Z. P.; PEREIRA, S. E. F. N.; SANTOS, L. S.; FUKUDA, C. C.; ÁVILA, R. R.; ALBUQUERQUE, A. R.. "IDENTIDADE DOCENTE E PRÁTICAS DE ALFABETIZADORES: REPERCUSSÔES DE SUAS TRAJETÓRIAS FAMILIAR, SOCIAL E DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL". 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

Clerismar Aparecido Longo

LONGO, C. A.BARROSO, E. P.. Violência simbólica e sua repercussão no processo de aprendizagem da linguagem escrita: análise de uma trajetória viável de enfrentamento desta realidade na perspectiva dos direitos humanos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos) - Universidade de Brasília.

Luciana da Silva Santos

Penso, Maria Aparecida; ALMEIDA, I. M. M. Z. P.Almeida, Inês M. Z.;SANTOS, Luciana da Silva; Fukuda, Cláudia. Identidade docente e práticas de alfabetizadores: repercussões de suas trajetórias familiar, social e de formação. 2017 - Universidade Católica de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

MARIA APARECIDA PENSO

Professora Alfabetizadora: herança familiar, identidade e formação para a docência; 2019; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília,; Orientador: Maria Aparecida Penso;

Clerismar Aparecido Longo

Violência simbólica e sua repercussão no processo de aprendizagem da linguagem escrita: análise de uma trajetória viável de enfrentamento desta realidade na perspectiva dos direitos humanos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos) - Universidade de Brasília; Orientador: Clerismar Aparecido Longo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, S. R. ; LONGO, C. A. . Violência simbólica no contexto de alfabetização: trajetória de enfrentamento na perspectiva dos Direitos Humanos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALMEIDA, S. R. . Identidade e Pertencimento: Alfabetização, Inclusão social e Educação da Agressividade na perspectiva dos Direitos Humanos. 2016. .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal, Escola Classe 218 de Santa Maria. , CL 218, Santa Maria, 72870500 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 39016667

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2015

    FACULDADE JK - GAMA - UNIDADE II

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professora de Psicologia Geral; Atendimento Psicopedagógico

  • 1995 - Atual

    Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Afastada para estudos.

  • 2003 - 2003

    Universidade Estadual de Goiás

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Universidade Estadual de Goiás, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Professora de Didática e Políticas Públicas no curso de graduação em pedagogia

  • 1989 - 1995

    Prefeitura Municipal de Luziânia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Anos Iniciais do Ensino Fundame, Carga horária: 20

  • 1989 - 1995

    Prefeitura Municipal de Luziânia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Anos Iniciais do Ensino Fundame, Carga horária: 20

  • 2018 - Atual

    CESB

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docência, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professora de Pós-Graduação em Psicopedagogia com as disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento; Fundamentos da Psicopedagogia; Relações familiares e processo de ensino e aprendizagem; Professora de Licenciatura em Pedagogia e Letras com as disciplinas: História da Educação e Sociedade; Orientação de TCC I e TCC II.