Beatriz Macarini Mangialardo

Graduada em Design com dupla habilitação em Design de Produto e Design Gráfico pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Fez estágio na empresa Milton Nakata Studio; foi bolsista (PIBITI/CNPq) no Laboratório de Ergonomia e Interfaces (LEI), sob orientação do Prof. Dr. Luis Carlos Paschoarelli e bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPq) no Laboratório de Ergonomia e Interfaces (LEI), sob orientação do Prof. Dr. Luis Carlos Paschoarelli.

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Design Gráfico

2018 - 2019

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Contos do Fim - publicação independente
Orientador: Mônica Cristina de Moura

Graduação em Design de Produto

2014 - 2018

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Mobilá - projeto de brinquedo para crianças pré-escolares e de sua identidade visual.
Orientador: Milton Koji Nakata e Tomas Q. Ferreira Barata

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

D'INCAO INSTITUTO DE ENSINO LTDA

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em PRODUTIVIDADE, GESTÃO DO TEMPO E PROPÓSITO. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2014 - 2014

Oficina de Animação com Rotoscopia. (Carga horária: 21h). , Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, OC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1ª Fase do XXIX Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Taxonomia de Embalagens com Tampa de Rosca: uma proposta de metodologia para classificação.. 2017. (Congresso).

NCWB 2017 - 27º Encontro Nacional de Estudantes de Design. 2017. (Encontro).

2o Edição do Festival de Criatividade e Comunicação do Programa Da Classe ao Mercado/ De La Clase a la Cuenta Internacional. 2016. (Outra).

Ânima - 18° Interdesigners e 3° Simpósio. 2016. (Encontro).

I Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva: Engenharia e Design - CBTA. 2016. (Congresso).

Palestra de Design de Moda: Conforto e Fisiologia do Usuário, ministrada pela Profa. Dra. Ana Cristina Broega. 2016. (Outra).

17º Interdesigners - Interdesigners Reflexo. 2015. (Encontro).

1o Edição do Festival de Criatividade e Comunicação do Programa Da Classe ao Mercado/ De La Clase a la Cuenta Internacional. 2015. (Outra).

Palestra Iniciação Científica? Que raios é isso?. 2014. (Outra).

R Misto - 16º Interdesigners. 2014. (Encontro).

R Misto - 8º Encontro Regional dos Estudantes de São Paulo. 2014. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

OSMAR VICENTE RODRIGUES

Nakata, M.;BARATA, T.Q.F.RODRIGUES, O. V.SILVA, J. C. P.. Mobilá: projeto de brinquedo para crianças pré-escolares e de sua Identidade Visual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - UNESP - FAAC - Departamento de Design - Bauru.

Tomás Queiroz Ferreira Barata

BARATA, T. Q. F.; NAKATA, Milton Koji; PLACIDO, J.C.S.;RODRIGUES, Osmar Vicente. Mobilá - Projeto de Brinquedo para crianças pré-escolares e sua identidade visual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design do Produto) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Unesp.

Milton Koji Nakata

NAKATA, Milton Koji; RODRIGUES, O. V.;SILVA, J. C. P.. "Mobilá - projeto de brinquedo para crianças pré-escolares e de sua Identidade Visual". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design - Habilitação em Design de Produto) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Claudio Roberto Y Goya

Criado-mudo Caco - Prêmio Tok&Stok de Design Universitário 2016 - Conectar; 2016; Orientação de outra natureza; (Design) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicaçao, FAAC UNESP Bauru; Orientador: Cláudio Roberto y Goya;

Claudio Roberto Y Goya

Luminária Caco - Prêmio Tok&Stok de Design Universitário 2016 - Conectar; 2016; Orientação de outra natureza; (Design) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicaçao, FAAC UNESP Bauru; Orientador: Cláudio Roberto y Goya;

Luís Carlos Paschoarelli

Taxonomia de embalagens com tampos de rosca: um estudo com embalagens de água mineral; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luis Carlos Paschoarelli;

Luís Carlos Paschoarelli

PERCEPÇÃO DE CONFORTO E DISTRIBUIÇÃO DE PRESSÃO NA SUPERFÍCIE DAS MÃOS DURANTE A MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS DE USO COTIDIANO; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luis Carlos Paschoarelli;

Milton Koji Nakata

Mobilá - Projeto de brinquedo para crianças pré-escolares e de sua Identidade Visual; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design - Habilitação em Design de Produto) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Milton Koji Nakata;

Mônica Moura

Contos do Fim; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Monica Cristina de Moura;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, A. D. P. ; ALVES, A. L. ; MANGIALARDO, B. M. ; BONFIM, G. H. C. ; PASCHOARELLI, L. C. . Valor Estético da Forma: estudo com embalagens de enxaguantes bucais.. Assentamentos Humanos (Marília) , v. 18, p. 135-145, 2016.

  • BONFIM, GABRIEL HENRIQUE CRUZ ; NEVES, ERICA PEREIRA DAS ; MANGIALARDO, BEATRIZ MACARINI ; PINTO, RENATO DOS SANTOS ; MEDOLA, FAUTO ORSI ; PASCHOARELLI, LUIS CARLOS . TESTE DE USABILIDADE EM VEÍCULOS OFF-ROAD: ESTUDO DE CASO COM BAJAS. In: 1º Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada, 2016, Recife. Blucher Engineering Proceedings. v. 3. p. 1224.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Taxonomia de Embalagens com Tampa de Rosca: um estudo com embalagens de água mineral, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luis Carlos Paschoarelli em 25/09/2018., Descrição: O emprego e uso de embalagens é observado nas atividades humanas desde os tempos mais remotos. Sua forma se relaciona à estética, funcionalidade e percepção de um produto. Uma classificação tem a finalidade de separar um conjunto de itens em classes, visando o agrupamento de elementos com características comuns. Há diversas classificações para embalagens, porém elas não contemplam as necessidades da classificação das garrafas PET, selecionadas como amostragem da presente pesquisa; pois todas se enquadram em grandes grupos, nos quais elas não se distinguem formalmente. Este estudo tem como objetivo, portanto, desenvolver uma metodologia para taxonomia e classificação da forma de embalagens (PET) de água mineral de 500 a 510mL com tampa de rosca e aplicá-la em amostragem disponíveis no mercado nacional. Para tanto foram adquiridos 30 modelos de embalagens que foram inicialmente divididos em sistema de tampa de rosca, corpo e fundo. Do corpo foram destacados o ombro, a região do rótulo e o vale. Cada um desses elementos foram subdivididos e categorizados a partir da taxonomia. Foi assim estabelecida uma classificação da forma contendo as combinações observadas na amostragem e seus representantes. Foram estabelecidos grandes grupos e subgrupos, baseados na percepção da forma e destacando suas características mais marcantes. Essas nomeiam os seis (6) grandes grupos, nos quais estão contidos os modelos nomeados como Embalagem I a Embalagem XIV. Não há como afirmar que a amostragem analisada representa a totalidade de modelos existentes, porém podemos prever grupos diversos contidos na classificação executada. Constatou-se que nessa, a região que mais determina a percepção da forma é o corpo, em especial a forma e posicionamento do vale e rótulo. Conclui-se que é primordial para o design compreender e classificar os tipos de embalagens com tampa de rosca disponíveis comercialmente, pois tal sistemática auxilia na seleção de modelos em testes de comparação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Beatriz Macarini Mangialardo - Integrante / Luis Carlos Paschoarelli - Coordenador / Gabriel Henrique Cruz Bonfim - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2016 - 2016

    Percepção de Desconforto na Mão Humana: a Ergonomia e o Design de Produto, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luis Carlos Paschoarelli em 20/02/2018., Descrição: A percepção de desconforto é um importante parâmetro no design de produtos; a partir dela e aplicando conceitos ergonômicos, pode-se maximizar a funcionalidade de um produto e de sua interface com o usuário. O objetivo desse estudo foi avaliar a percepção de desconforto nas mãos em atividades simuladas com os seguintes instrumentos manuais: dois modelos de aro de propulsão de cadeira de rodas; três modelos de tesoura de poda; e dois modelos de embalagem PET para refrigerantes. A avaliação foi realizada por meio de um mapeamento da face palmar (divisão da mão em regiões) para registrar o número de sujeitos com percepção de desconforto, assim como a intensidade do desconforto nas diferentes regiões da mão. Participaram desse estudo 90 sujeitos, sendo todos estudantes universitários, pertencentes ao gênero masculino e com faixa etária entre 18 e 29 anos de idade. Nenhum dos sujeitos relatou sintomas musculoesqueléticos nos membros superiores até 12 meses que antecederam o experimento. Além disso, nas atividades desenvolvidas com a tesoura de poda e a embalagem, houve a necessidade de ser destro para participar do estudo. Os resultados apontam diferenças tanto nas regiões indicadas quanto no nível de desconforto percebido nessas regiões para os três tipos de instrumentos avaliados. Conclui-se que o design é um fator primordial nas características de uso dos produtos de uso manual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Beatriz Macarini Mangialardo - Integrante / Ana Laura Alves - Integrante / Luis Carlos Paschoarelli - Coordenador / Danilo Corrêa Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2016

    Milton Nakata Studio

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Designer Gráfica, Carga horária: 30