Sergio da Silva

Graduado em Economia pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo (1995), Pós-Graduação MBA Executivo em Gestão Empresarial pela UFRJ (2006) e Capacitação Executiva Empresarial pela FIA-USP (2015). Experiência de 25 anos trabalhando com empresas de tecnologia da informação, TOTVS, SAP, ORACLE, IBM, INDRA, MICROSOFT, etc. Especializado em softwares de gestão empresarial (ERPs) desde 1994 vem aperfeiçoando conhecimentos em áreas como BI (Business Innteligence), IoT (Internet of Things), ML (Machine Learning) com foco em segurança da informação (Cybersecurity) e proteção de dados desde 2015. Possuí certificações diversas em Privacidade de Dados e Segurança Cibernética, através de universidades internacionais, empresas multinacionais e organismos globais.

Informações coletadas do Lattes em 11/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão Executiva Empresarial

2004 - 2006

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: VAREJO UMA CIÊNCIA DO CONSUMO: O PERFIL E COMPORTAMENTO DE CLIENTES E VAREJISTAS
Orientador: Profa. Irene Carmen A. Carvalho, Msc

Aperfeiçoamento em Capacitação Executiva

2015 - 2015

Faculdade FIA de Administração e Negócios
Título: OMNI-CHANNEL: UMA NOVA VISÃO ESTRATÉGICA DO VAREJO. Ano de finalização: 2015
Orientador: Prof.a Dr.a Flávia Angeli Ghisi Nielsen

Graduação em Ciências Econômicas

1990 - 1995

Faculdade de Economia, Administração e Finanças de São Paulo
Título: Métodos Economicos e Sociais na Idade Média
Orientador: Prof. Raul Virginio Filho

Curso técnico/profissionalizante em Processamento de Dados

1981 - 1983

Chafic Jabali

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Ciência da Informação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Software Básico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia.

Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Defesa.

Produções bibliográficas

  • SILVA, S. ; SILVA, S. D. ; SILVA, S. . LGPD: Como preparar minha empresa?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, S. . Sala de Situação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, S. . Aplicativos de Análise e Gestão de Desempenho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, S. ; SILVA, S. . CONVERGÊNCIA DE DADOS, VOZ E IMAGEM. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SILVA, S. . ERP é a chave para mais sucesso ou para sequestro de dados?. 2019; Tema: ERP é a chave para mais sucesso ou para sequestro de dados?. (Site).

SILVA, S. . A LGPD é um assunto para o jurídico ou para a tecnologia?. 2019; Tema: LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados. (Site).

Prêmios

2014

Projeto Pagadoria de Pessoal da Marinha do Brasil, Marinha do Brasil.

2013

Projeto iNotes IBM, Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • CYBERSYS DO BRASIL LTDA.. , Rua Ribeirão do Salto,80, Vila Roque, 02473020 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 934655115, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - Atual

CYBERSYS DO BRASIL LTDA.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
CYBERSYS BRASIL (CA) (Fev/15 ? atual) Cargo: Country Manager -Desenvolvimento de parceria de negócios com empresas do Canadá, EUA e Israel para representação de soluções de cybersecurity no Brasil. -Responsável pelo desenvolvimento, implementação e execução de todas as estratégias de vendas e delivery, incluindo métricas, recrutamento de pessoas, desenvolvimento do plano de negócios e planejamento de marketing. -Gestão dos parceiros de negócios e equipe de vendas diretas, geração de leads através de estratégias de outbound and inbound marketing. -Controle de todas as oportunidades de vendas através de CRM aplicando KPIs específicos para suportar as iniciativas de vendas, utilizando ferramentas como Pipedrive e Sales Force. -Gerenciamento dos recursos alocados e responsável pela gestão e entrega dos projetos de Cybersecurity, LGPD, ERP, RPA e gestão de processos de negócios (BPMN).

2012 - 2014

INDRA DO BRASIL S/A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Operações, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
-Gerente executivo de negócios e projetos no setor público das regiões sul e sudeste do Brasil, através de adoção de metodologia SCRUM (product backlog and sprints). -Alocação dos recursos humanos, desenvolvimento de change management e avaliação constante da produtividade das equipes internas e de clientes. -Acompanhamento dos projetos em comitês mensais, avaliando os indicadores de desempenho de cada projeto juntamente com os líderes de projetos, propondo ajustes e mudanças quando necessários. -Gestor do projeto Polícia Militar, para substituição de contas de email (Notes x Exchange - 130 mil contas) entre dezembro/2013 a fevereiro/2014 (37 integrantes). -Gerente executivo do projeto Marinha do Brasil, para elaboração de software de recursos humanos e folha de pagamento na primeira etapa setembro/2012 a agosto/2013. -Gerência de projetos ERP SAP com a utilização da metodologia ASAP Focus, com amplo conhecimento na implantação dos processos de FI, CO, AA, MM, PP, PS, BO e PI. -Gerente de pré-vendas SAP TRM ao longo de todo o certame (6 meses), liderando várias frentes de consultores da Espanha, Portugal e Alemanha. -Desenvolvimento de propostas para projetos de fábrica de software (AMS), help-desk e demais demandas de outsourcing de TI, juntamente com soluções complementares da Indra e seus parceiros (IBM, Microsoft, Oracle, SAP, CA, etc.)

2008 - Atual

Inntecnet Software e Consultoria Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Cargo: Diretor Comercial -Gestor responsável pelo relacionamento da parceria com a TOTVS, respondendo por cotas anuais de vendas de LU de software em todo Brasil. -Gerenciamento da equipe de vendas indiretas (células de negócios) para soluções Fluig e Good Data (BI). -Condução de contas estratégicas para venda de serviços e licenças de uso ERP PROTHEUS

2007 - 2009

Sonda do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Executivo de Contas SR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
-Desenvolvimento do plano de trabalho regional (ABC Paulista) junto à diretoria comercial, para atuar na venda do ERP SAP para a vertical de autopeças. -Utilização das metodologias de vendas da SAP para execução e condução dos processos comerciais, envolvendo técnicas de mapeamento da conta, com informações de relacionamento, influência, orçamento previsto e decisor. -Demonstrações das soluções SAP, através de técnicas de site-survey utilizando a metodologia Engenharia de Valor SAP.

1994 - 2004

TOTVS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Atendimento e Relacionamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
-Gerenciamento e coordenação da equipe de consultoria (42 integrantes) com cerca de 90 projetos de implantação de ERP (Protheus); -Coordenação da equipe de vendas, telemarketing e pré-vendas.