Estevan de Freitas Garcia

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFPel). Tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação e webjornalismo. Foi bolsista CNPQ/PIBIC do projeto Cultura da Mídia, Rock e Recepção, do prof. Dr. Fábio Cruz, entre janeiro e junho de 2016. Retornou ao grupo de pesquisa em 2019, permanecendo até hoje. Foi bolsista CAPES no mestrado, durante os meses de dezembro de 2018 e fevereiro de 2020.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Sociologia

2018 - 2020

Universidade Federal de Pelotas
Título: Entre disposições práticas e militantes: as trajetórias de jovens jornalistas gaúchos e suas relações com o campo jornalístico,Ano de Obtenção: 2020
Orientador: Pedro Robertt
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Jornalismo

2013 - 2016

Universidade Federal de Pelotas
Título: O que a TV não mostra: um estudo de recepção sobre o caso do ônibus 174
Orientador: Fábio Souza da Cruz

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio Estadual Farroupilha

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GARCIA, Estevan . VI Jornada Brasileira de Sociologia. 2019. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

19 Congresso Brasileiro de Sociologia. 2019. (Congresso).

XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. O caso do ônibus 174: um estudo de recepção. 2019. (Congresso).

XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. 2019. (Congresso).

XXI Encontro de Pós-Graduação (SIIEPE/UFPel). O CASO DO ÔNIBUS 174: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO. 2019. (Congresso).

XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. 2017. (Congresso).

2ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. A donzela estereotipada: um estudo de recepção do grupo Iron Maiden nos portais G1 e R7.. 2016. (Congresso).

2ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Congresso).

III Jornada Acadêmica de Pesquisadores de Recepção. 2016. (Congresso).

III Jornada Acadêmica de Pesquisadores de Recepção. A donzela desconstruída: um estudo de recepção do grupo Iron Maiden nos portais G1 e R7. 2016. (Congresso).

XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Regão Sul. 2016. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Mídia, Agenda Setting e Democracia: o problema da falta de informação sobre a comunicação no Brasil na percepção de estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas1. 2016. (Congresso).

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2016. (Congresso).

XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. 2015. (Congresso).

XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. 2014. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Laryssa Oliveira

NEGRINI, M.; HERMES, G. A.;GARCIA, Estevan. A representação dos cargos de telejornalismo na narrativa seriada: uma análise da série Great News. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Renata Ulguim

NEGRINI, Michele; HERMES, G. A.;GARCIA, Estevan. Blog Jornalístico: Camaquã News. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Icaro Gabriel da Fonseca Engler

ROBERTT, P.; CRUZ, F. S.;ENGLER, I.G.F.. Trajetórias e Disposições em Jornalistas Gaúchos: exigências e resistências. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Pedro Alcides Robertt Niz

ROBERTT, Pedro; ENGLER, I. G. F.; CRUZ, Fábio Souza. Trajetórias e disposições em jornalistas gaúchos: exigências e resistências. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência Política) - Universidade Federal de Pelotas.

Fabio Souza da Cruz

MENEZES, E.; ROSA, G. C.;CRUZ, Fábio. O que a TV não mostra: um estudo de recepção sobre o caso do ônibus 174. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Arthur Freire Simões Pires

The Day I Tried To Live: a notícia de suicídio na Folha de São Paulo; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Estevan de Freitas Garcia;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Pedro Alcides Robertt Niz

Trajetórias e disposições em jornalistas gaúchos: exigências e resistências; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Sociologia (42003016024P8)) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Fabio Souza da Cruz

O que a TV não mostra: um estudo de recepção sobre o caso do ônibus 174; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Fábio Souza da Cruz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CRUZ, Fábio ; GARCIA, Estevan ; RAMOS, R. . A DONZELA ESTEREOTIPADA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO DO GRUPO IRON MAIDEN NOS PORTAIS G1 E R7.. ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 16, p. 178, 2017.

  • NEGRINI, Michele ; GARCIA, Estevan ; HUTTNER, L. R. . A IDENTIDADE CULTURAL DO PELOTENSE NO DISCURSO DO JORNAL DO ALMOÇO DE PELOTAS. LEITURAS DO JORNALISMO , v. 2, p. 48, 2015.

  • NEGRINI, Michele ; HUTTNER, L. R. ; GARCIA, Estevan . O pelotense e o futebol: reflexões sobre os laços de pertencimento no discurso do Jornal do Almoço de Pelotas. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 11, p. 125, 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Cultura da mídia, rock e recepção, Descrição: Esta pesquisa desenvolve estudos de produções midiáticas na área do jornalismo sobre música, em especial o rock, e o âmbito da recepção. Através de uma postura crítica, histórica e dialética, a investigação tem como marcos teórico-metodológicos, os pressupostos de Douglas Kellner (2001), Roland Barthes (1971), Jesús Martín-Barbero (1997) e Stuart Hall (2003)... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Estevan de Freitas Garcia - Integrante / Fábio Souza da Cruz - Coordenador / ARTHUR FREIRE SIMÕES PIRES - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Cultura da mídia, rock e recepção, Descrição: Esta pesquisa desenvolve estudos de produções midiáticas na área do jornalismo sobre música, em especial o rock, e o âmbito da recepção. Através de uma postura crítica, histórica e dialética, a investigação tem como marcos teórico-metodológicos, os pressupostos de Douglas Kellner (2001), Roland Barthes (1971), Jesús Martín-Barbero (1997) e Stuart Hall (2003)... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Estevan de Freitas Garcia - Integrante / Fábio Souza da Cruz - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    A identidade cultural do pelotense no programa Jornal do Almoço, Descrição: Este projeto tem como objetivo principal analisar como o Jornal do Almoço ? edição para Pelotas - trabalha com a identidade cultural do pelotense. Especificamente, o projeto visa: Fazer um levantamento bibliográfico sobre telejornalismo e identidade cultural; analisar como o discurso do Jornal do Almoço representa o pelotense e se esta representação reforça a identidade cultural local; verificar como a população de Pelotas se reconhece no JA e se ela se vê representada... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Estevan de Freitas Garcia - Integrante / Michele Negrini - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2016

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagio em Jornalismo, Carga horária: 30

2015 - 2015

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação, Carga horária: 20

2013 - 2014

5ª Coordenadoria Regional de Educação, 5ª CRE

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação, Carga horária: 20