Suzemar Ferreira Moreira
Sou enfermeira graduada pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com conclusão em 2017, e possuo ampla experiência na área da saúde pública e hospitalar. Atuei por 12 anos no Hospital João Paulo II, referência em atendimentos de alta complexidade no estado de Rondônia, o que consolidou minha formação técnica e clínica. Posteriormente, trabalhei por dois anos na pediatria do Hospital Municipal de Ji-Paraná, onde aprofundei minha atuação em cuidados hospitalares voltados à população infantil.Minha transição para a saúde coletiva ocorreu com a entrada na Vigilância em Saúde da Regional de Saúde de Ji-Paraná, onde exerci papel de destaque como apoiadora técnica das ações de controle das arboviroses nas regiões Central e Vale do Guaporé. Durante esse período, também fui docente no curso de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP), função que exerci por dois anos e meio, contribuindo para a formação de novos profissionais de saúde.Durante a pandemia de COVID-19, atuei como ponto focal da resposta local à emergência sanitária, o que exigiu intensa dedicação e tomada de decisões estratégicas em um contexto crítico. Em 2024, assumi a chefia do Núcleo de Doenças de Transmissão Vetorial na Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (AGEVISA), onde sigo atuando no planejamento, coordenação e execução de ações voltadas ao controle de endemias, com foco especial nas arboviroses.Essa trajetória multidimensional que integra prática clínica, vigilância epidemiológica e experiência acadêmica fortalece meu compromisso com a qualificação das políticas públicas de saúde e fundamenta minha motivação para desenvolver pesquisas aplicadas à realidade local.
Informações coletadas do Lattes em 11/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Enfermagem
2013 - 2017
Universidade Luterana do Brasil
Título: Síndrome de Burnout na equipe de enfermagem do hospital de um hospital do estado de Rondônia
Orientador: Willian C. Millan
Graduação interrompida em 2012 em Nutrição
2007 - Atual
Centro Universitário São Lucas, UniSL
Título: Medidas caseiras: diferenças para prática nutricional.
Orientador: Silvana Maziero Monge
Ano de interrupção: 2012
Formação complementar
2020 - 2020
atenção integral a saúde das mulheres. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2019 - 2019
Capacitação em codificação de causa básica do óbito - CID-10. (Carga horária: 32h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2019 - 2019
Oficina da vigilância do óbito e supervisão dos sistemas SIM/SINASC. (Carga horária: 24h). , agência estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, AGEVISA-RO, Brasil.
2017 - 2017
Florais de Bach. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, CEULJI, Brasil.
2016 - 2016
Elaboração de protocolos de enfermagem. (Carga horária: 8h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.
2015 - 2015
Enfermagem e cuidado domiciliar em saúde. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, CEULJI, Brasil.
2015 - 2015
Envelhecimento como fator de ulceras por pressão. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, CEULJI, Brasil.
2014 - 2014
I curso de laudos laboratoriais. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, CEULJI, Brasil.
2014 - 2014
manejo com ostomias. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, CEULJI, Brasil.
2014 - 2014
Atendimento ao paciente com sepse. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2014 - 2014
Vivenciando o business model canvas. (Carga horária: 6h). , Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, CEULJI, Brasil.
2014 - 2014
empreendedorismo: desenvolvimento de projetos inovadores. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, CEULJI, Brasil.
2014 - 2014
Armas e Munições e o padrão de lesão. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, CEULJI, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação Técnica em Surto Alimentar e Doenças Diarreicas agudas. (Carga horária: 24h). , agência estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, AGEVISA-RO, Brasil.
2013 - 2013
Oficina Integrada da Vigilância do Óbito no Estado de Rondônia. (Carga horária: 32h). , agência estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, AGEVISA-RO, Brasil.
2013 - 2013
Curso básico de vigilância Epidemiológica de hepatites virais. (Carga horária: 24h). , agência estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, AGEVISA-RO, Brasil.
2013 - 2013
cAPACITAÇÃO BÁSICA EM TUBERCULOSE. (Carga horária: 24h). , agência estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, AGEVISA-RO, Brasil.
2013 - 2013
Entender as DCNT para melhor responder as demandas atuais. (Carga horária: 16h). , agência estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, AGEVISA-RO, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação em Meningites. (Carga horária: 36h). , agência estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, AGEVISA-RO, Brasil.
2013 - 2013
capacitação básica em hanseníase e tuberculose. (Carga horária: 40h). , agência estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, AGEVISA-RO, Brasil.
2011 - 2011
meg-primeiros passos para a excelencia. (Carga horária: 12h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2010 - 2010
Cozinha mesa Brasil. (Carga horária: 8h). , SESI - Departamento Regional do Estado de Rondônia, SESI/RO, Brasil.
2009 - 2009
Prescrição de Fitoterápicos. (Carga horária: 16h). , Faculdade São Lucas, FSL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Participação em eventos
19º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2016. (Congresso).
Protocolo da Atenção Básica. 2015. (Encontro).
22ª semana de enfermagem de rondônia. 2014. (Congresso).
I Jornada em Ciências Farmacêuticas de Ji-Paraná. 2014. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
ALVES, H. N. S. ; GOIS, R. V. ; SOUZA, C. D. ; ANDRADE, G. C. ; MOREIRA, S. F. . estudo da ocorrência de leishmaniose tegumentar americana no município de ji-paraná/ro, 2005-2015. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, S. F. . Saúde da Mulher. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, S. F. . Estudo da Ocorrência de Leishmaniose tegumentar americana no município de ji-paraná, 2005-2015. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, S. F. ; RODRIGUES, B. ; MAIA, C. L. ; MACHADO, M. M. ; ANDRADE, R. E. N. ; MILLAN, W. C. . Busca Ativa da Segunda Chamada da Vacina HPV no Município de Ji-Paraná: relato de experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, S. F. ; RODRIGUES, B. ; MILLAN, W. C. . Fatores Característicos da síndrome de Burnout em Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem de um Hospital Municipal no Interior de Rondônia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, S. F. . Saúde da Criança e do adolescente: desenvolvimento integral. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, S. F. ; MILLAN, W. C. ; RODRIGUES, B. ; SILVA, A. S. ; SILVA, E. K. A. ; MAIA, I. J. F. ; GALVAO, J. S. . A Importância da Implantação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência em um Município Polo do Interior de Rondônia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, S. F. ; PERERIA, G. C. A. ; CARNIEL, F. ; ALVES, H. N. S. ; SANTOS, D. ; LIMA, M. ; ZUCATELLI, T. . A Importância da Assistência de Enfermagem na atenção Primária à Hanseníase. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, S. F. . Curso Introdutório ao Tabwin/Tabnet e Excel - Nova Versão. 2021. .
-
MOREIRA, S. F. . Oficina de atualização para responsáveis técnicos. 2017. .
Histórico profissional
Experiência profissional
2004 - Atual
Secretaria de Estado da Saúde de RondôniaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: técnico em enfermagem, Carga horária: 40
2019 - Atual
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Suzemar Ferreira Moreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?