Francisco Vilmar Aguiar Araújo

Possui graduação em Informática - Uinversidade de Fortaleza (1997) e pós graduação em Gestão estratégica em projetos de TI. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando no desenvolvimento de soluções corporativas, banco de dados, gerência de projetos, avaliação de qualidade e processos de software

Informações coletadas do Lattes em 11/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em MBA em Gestão Estratégica em Projetos

2010 - 2012

Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC
Título: Impactos positivos da implantação do Gerenciamento de Projetos nas instituições
Orientador: Eliseu Castelo Branco

Graduação em andamento em Ciências Contábeis

2017 - Atual

Universidade Paulista

Graduação em Informática

1992 - 1997

Uinversidade de Fortaleza

Formação complementar

2015 - 2015

Inglês Intstrumental. (Carga horária: 80h). , CLEC Centro de línguas estrageiras do ceará, CLEC, Brasil.

2015 - 2015

Curso de desenvolvimento de aplicações WEB com JAVA. (Carga horária: 150h). , Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE, IEPRO, Brasil.

2014 - 2014

Linguagem de Programação JAVA. (Carga horária: 80h). , Universidade do Trabalho Digital, UTD, Brasil.

2005 - 2005

Desenvolvimento de Software com JAVA. (Carga horária: 40h). , ITI tecnologia em informática LTDA, ITI, Brasil.

1998 - 1998

Administração do Banco de Dados Oracle. (Carga horária: 40h). , COMMIT Tecnologia do Nordeste, COMMIT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

COSAMPA - Projeto de energia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Levantamento de requisitos, implementação de solução para acompanhamento de obras e atividades. Projeto e Implementação de processos de imobilização de obras da COELCE.

2010 - 2012

Aço Cearense S/A

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas e Projetos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Levantamento de requisitos e acompanhamento de atividades, reuniões e entrevistas com usuários. Implementação de relatórios gerenciais de crédito e cobrança do grupo.

2008 - 2010

PROVIDER

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas / Proramador, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Implementação e manutenção de funcionalidades nos sistemas de faturamento e arrecadação da COELCE.

1999 - 1999

Synapsis Brasil Ltda.

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Analista Programador, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ferramentas de trabalho: VisualBasic, banco de dados informix no ambiente Unix HP UX

2000 - 2004

UNISYS do Brasil SA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Analista de sistemas e requisitos.

2004 - 2006

ITI tecnologia em informática LTDA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Nivel III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Prestação de serviços na área de TI ao Banco do Nordeste do Brasil - BNB com análise de sistemas e banco de dados SQL-Server.