Marcio Roberto de Cassio Barbosa

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2020) e graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo(2011).

Informações coletadas do Lattes em 03/03/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Medicina

2015 - 2020

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduação interrompida em 2011 em Odontologia

2010 - Atual

Universidade de São Paulo
Ano de interrupção: 2011

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

BARBOSA, M. R. C. . Projeto ABC Criança. 2016. (Outro).

Participação em eventos

ACLS - Advanced Cardiovascular Life Suport.ACLS - Advanced Cardiovascular Life Suport. 2020. (Outra).

27 Encontro de Iniciação Científica da PUC/SP.Empatia médica no curso de graduação de medicina: uma revisão integrativa. 2018. (Encontro).

Ii Congresso Internacional de Educação: História, Historiografia Políticas E Práticas. Empatia no cotidiano do curso de graduação de medicina a partirde uma revisão integrativa. 2018. (Congresso).

XV Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da SOGESP. 2018. (Outra).

26 Encontro de Iniciação Científica da PUC/SP.Avaliação do Impacto da Implementação de Protocolo de Condutas Clínicas em Cirurgia Cardíaca em Pacientes do Hospital Santa Lucinda de Sorocaba no Intra e Pós Operatório. 2017. (Encontro).

Curso de Eltrocardiograma. 2017. (Outra).

Curso de Sutura Avançada. 2017. (Oficina).

III CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS LIGAS ACADÊMICAS DE CIRURGIA. 2017. (Congresso).

I Jornada de Neurociência da PUC-SP. 2017. (Outra).

XIV Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da SOGESP. 2017. (Outra).

Aula inaugural ( Liga de Cirurgia Geral e Transplantes de Sorocaba). 2016. (Outra).

Aula inaugural ( Liga de Cirurgia Pediátrica e técnica cirúrgica). 2016. (Outra).

Aula inaugural ( Liga de Saúde Mental de Sorocaba). 2016. (Outra).

Aula Inaugural da Liga de Cardiologia de Sorocaba. 2016. (Outra).

Aula Inaugural da Liga de Cirurgia Cardiovascular de Sorocaba. 2016. (Outra).

Aula inaugural da Liga de Emergência e Trauma de Sorocaba. 2016. (Outra).

HIGHLIGHTS DO CONGRESSO EUROPEU DE CARDIOLOGIA. 2016. (Outra).

II CURSO DE TÉCNICAS INICIAIS DE SUTURA. 2016. (Oficina).

MEDinsight - out of the box ideas. 2016. (Outra).

IV CURSO DE TÉCNICAS INICIAIS DE SUTURA. 2015. (Oficina).

Foi orientado por

Raquel Aparecida de Oliveira

EMPATIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Raquel Aparecida de Oliveira;

Përicles Sidnei Salmazo

Avaliação do Impacto da Implementação de Protocolo de Condutas Clínicas em Cirurgia Cardíaca em Pacientes do Hospital Santa Lucinda de Sorocaba no Intra e Pós Operatório; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Pericles Sidnei Salmazo;

Produções bibliográficas

  • IKEDA, L. H. ; BARBOSA, M. R. C. ; OLIVEIRA, R. A. . Empathy in the everyday of the medicine graduation course from a comprehensive review. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 2068-2079, 2019.

  • BARBOSA, M. R. C. ; IKEDA, L.H ; OLIVEIRA, R. A. . Empatia médica no curso de graduação de medicina: uma revisão integrativa. In: 27 Encontro de Iniciação Científica da PUC/SP, 2018, São Paulo. Anais do 27 Encontro de Iniciação Científica da PUC/SP, 2018. v. 27. p. ---.

  • IKEDA, L. H. ; BARBOSA, M. R. C. ; OLIVEIRA, R. A. . Empatia no cotidiano do curso de graduação de medicina a partirde uma revisão integrativa. In: Ii Congresso Internacional de Educação: História, Historiografia Políticas E Práticas, 2018, Sorocaba/SP. Anais doIi Congresso Internacional de Educação: História, Historiografia Políticas E Práticas, 2018. v. 1.

  • BARBOSA, M. R. C. ; CHEN, C. M. ; SALMAZO, P. S. . Avaliação do impacto da implementação de protocolo de condutas clínicas em cirurgia cardíaca em pacientes do hospital santa lucinda de sorocaba no intra e pós operatório. In: 26 Encontro de Iniciação Científica da PUC/SP, 2017, São Paulo. Anais do 26 Encontro de Iniciação Científica da PUC/SP, 2017. v. 26. p. ---.

  • BARBOSA, M. R. C. ; IKEDA, L. H. ; OLIVEIRA, R. A. . Empatia médica no curso de graduação de medicina: uma revisão integrativa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARBOSA, M. R. C. ; CHEN, C. M. ; SALMAZO, P. S. . Avaliação do Impacto da Implementação de Protocolo de Condutas Clínicas em Cirurgia Cardíaca em Pacientes do Hospital Santa Lucinda de Sorocaba no Intra e Pós Operatório. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

BARBOSA, M. R. C. . Ambulatório/ Pronto Socorro. 2017.

BARBOSA, M. R. C. . `Plantões do Politrauma. 2016.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Empatia médica no curso de graduação de medicina: uma revisão integrativa, Descrição: A prática da medicina está fundamentada no vínculo entre o médico e o paciente. Para o sucesso dessa relação, o médico deve estar apto a criar canais de comunicação que permitam um fluxo bilateral de informações, vital para a elaboração do plano terapêutico.OBJETIVO: Realizar uma revisão integrativa da literatura científica estabelecida em bases de dados sobre a empatia durante o curso de graduação em medicina. MÉTODO: Trata-se se um sub projeto do projeto de tese de doutorado. Este estudo tratar-se-á de uma revisão integrativa da literatura científica nacional e internacional. Realizar-se-á a revisão sobre o tema entre pares para garantir a precisão do material selecionado. Em caso de estudos duvidosos um terceiro revisor independente será acionado a arbitrar quanto à precisão do artigo em questão. Serão incluídos todos os estudos identificados na literatura desde 2012 sem filtro de idioma. Serão realizadas busca nas bases de PubMED, Web of Science, SCOPUS, Scielo, EMBASE e Google Scholar RESULTADOS: Entender a atual situação da empatia no curso de graduação de medicina, com base nos achados desta revisão, que possa servir para orientar a formação de profissionais de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Márcio Roberto de Cássio Barbosa - Integrante / Leonardo Hideki Ikeda - Integrante / RAQUEL APARECIDA DE OLIVEIRA - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Avaliação do Impacto da Implementação de Protocolo de Condutas Clínicas em Cirurgia Cardíaca em Pacientes do Hospital Santa Lucinda de Sorocaba no Intra e Pós Operatório, Descrição: Entre as doenças crônicas não transmissíveis, as doenças cardiovasculares representam hoje a principal causa de morte e incapacidade na sociedade brasileira, sendo responsáveis por cerca de 20% das mortes em indivíduos acima de 30 anos e, portanto, destacando-se no cenário brasileiro no que se refere à morbidade, mortalidade e custos com internações.
Foi realizado um estudo prospectivo transversal com levantamento e análise pormenorizada de 446 prontuários médicos dos pacientes submetidos a todas as modalidades de cirurgia cardíaca no Hospital Santa Lucinda de Sorocaba no período de 2009 à 2012. A análise abrangeu um período de 24 meses antes e 24 meses após a implementação do Protocolo de Condutas Clínicas em Cirurgia Cardíaca.
Com a implementação do Protocolo de Condutas com ações no intra e pós operatório, houve uma redução de 28,57% nas taxas de fibrilação atrial; não foi registrado nenhum caso de mediastinite; uma queda de 31,67% nos óbitos; não foi necessária nenhuma readmissão na UTI, houve redução de 27,33% no uso de antibióticos pelos pacientes e foi observado queda de 16,67% na ocorrência de acidente vascular cerebral.
Ao comparar o período sem a aplicação do protocolo e o período com a aplicação do mesmo, percebemos muitas alterações benéficas, que confirmam a sua eficácia, justificam a continuidade de sua aplicação e motivam seu aprimoramento na busca de obter resultados ainda melhores em comparação aos atuais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Márcio Roberto de Cássio Barbosa - Integrante / CHRISTIANE MACHADO CHEN - Integrante / Péricles Sidnei Salmazo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Comite de ética em pesquisa - puc/sp - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2020

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Acadêmico

2017 - 2017

Grupo Hepato

Vínculo: Estágiário, Enquadramento Funcional: Estágiário

Atividades

  • 07/2017 - 09/2017

    Estágios , Unidade Liberdade.,Estágio realizado, Estágio Curricular no Hospital Leforte.

2017 - 2017

Liga de Gastroenterologia de Sorocaba

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Tesoureiro

2018 - 2018

Liga de Nefrologia e Hipertensão de Sorocaba

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Diretor Científico

2016 - 2016

Liga de Nefrologia e Hipertensão de Sorocaba

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro

2017 - 2017

Liga de Geriatria e Gerontologia de Sorocaba

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro

2017 - 2017

Liga de Emergencia e Trauma de Sorocaba

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro

Atividades

  • 01/2017 - 12/2017

    Estágios , Liga de Emergência e Trauma de Sorocaba.,Estágio realizado, Participou dos Plantões no Politrauma do CHS como Observador.

2018 - 2018

Liga de Cirurgia Geral e Transplantes de Sorocaba

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro