Anna Caroline Ferreira Lisboa

Mestra em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Tem experiência em estudos de gênero, com ênfase em questões atinentes ao Direito de Família. Advogada com atuação na área Cível.

Informações coletadas do Lattes em 12/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Direito

2017 - 2021

Universidade Federal do Pará
Título: O RECONHECIMENTO VOLUNTÁRIO DE PATERNIDADE À LUZ DAS RELAÇÕES DE GÊNERO: uma análise do projeto pai presente Belém, Ano de Obtenção: 2021
Jean-François Yves Deluchey.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em MBA em Direito Civil e Processo Civil

2016 - 2018

Fundação Getúlio Vargas
Título: O dano moral decorrente da quebra de sigilo médico nos casos em que profissionais de saúde denunciam pacientes por auto aborto

Graduação em Direito

2011 - 2015

Centro Universitário do Estado do Pará
Título: Licença parental: uma forma de atingir a igualdade de gênero
Orientador: Thiago Augusto Galeão de Azevedo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

CONRADO, M. P. ; LISBOA, A. C. F. . Seminário Meninas e Mulheres Amazônidas e o escalpelamento. 2017. (Outro).

Participação em eventos

II Seminário Nacional Territórios da Negritude Amazônica: Interfaces de gênero , raça e sexualidade na socialização e na produção de subjetividades negras. 2017. (Seminário).

Workshop sobre pesquisa acadêmica. 2017. (Outra).

Produções bibliográficas

  • LISBOA, A. C. F. . A INSTITUIÇÃO FAMILIAR NA TEORIA DA JUSTIÇA DE JOHN RAWLS: UMA ANÁLISE NECESSÁRIA DO AMBIENTE DE DESIGUALDADE DE GÊNERO. In: XXVI CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 2017, São Luís. TEORIAS DA JUSTIÇA, DA DECISÃO E DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA, 2017. p. 43-62.

  • LISBOA, A. C. F. . MATERNIDADE E BIOPOLÍTICA: AS IMBRICAÇÕES ENTRE BIO REGULAMENTAÇÃO DO ESTADO E DESIGUALDADE DE GÊNERO MANIFESTADA NOS INSTITUTOS DAS LICENÇAS MATERNIDADE E PATERNIDADE BRASILEIRA. In: XXVI CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 2017, São Luís. GÊNERO, SEXUALIDADES E DIREITO II, 2017. p. 27-46.

  • LISBOA, A. C. F. . O dano moral decorrente da quebra de sigilo médico nos casos em que profissionais de saúde denunciam pacientes por auto aborto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LISBOA, A. C. F. . Advocacy e feminismo no Brasil: o êxito dos movimentos feministas ao tratar da violência doméstica contra a mulher por meio do litígio estratégico e da mobilização interna. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LISBOA, A. C. F. . Judiciário e gênero: Um contraponto entre a evolução da legislação e a práxis jurídica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LISBOA, A. C. F. . A luta feminista - Coletivo de mulheres estudantes do Cesupa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LISBOA, A. C. F. ; LISBOA, A. C. F. . Ação afirmativa como estratégia de promoção da igualdade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Grupo de Estudos Temático: Gênero, Direito e Sexualidades, Descrição: O foco principal do GET propõe discutir as questões relativas às desigualdades sociais marcadas especificamente pelo viés das categorias gênero, direito e sexualidades, abrangendo recortes de raça e classe social no âmbito da Antropologia e do Direito. O desafio principal do GET será envolver várias discussões que tangenciam os cursos de Direito e Ciências Sociais. Nesse contexto, emergem as discussões de gênero, direito e sexualidades de maneira interdisciplinar. A partir das relações teóricas entre Direito e Antropologia serão abordadas a categoria gênero e sexualidades, os efeitos produzidos em corpos, a efetivação dos direitos humanos, sociabilidades, afetividades e ordenações sociais. Mulheres e relações de trabalho. Prostituição e tráfico de pessoas. Mídia, mulheres e sociedade de consumo. Violência doméstica e familiar (Lei 11.340 - Lei Maria da Penha). Direito das famílias. Aborto e (des)criminalização. Sexualidades, homofobia e homoafetividade. Crimes sexuais: assédio sexual, estupro, atentado violento ao pudor e pedofilia. Assim, busca-se preparar, basilarmente, acadêmicos para discussões teóricas que poderão servir de alicerce para produções acadêmicas relacionadas ao tema desse GET.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: Anna Caroline Ferreira Lisboa - Integrante / Francisco Rodrigues da Silva Neto - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Exclusivo Concursos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2

2022 - Atual

Jorge Medeiros Advocacia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Advogado Pleno, Carga horária: 35

2018 - 2018

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Estágio docente, Enquadramento Funcional: Estagiária docente, Carga horária: 2

Outras informações:
Estágio docente na disciplina Ciência Política, sob orientação do Prof. Dr. Jean-François Yves Deluchey.

2014 - 2014

Centro Universitário do Estado do Pará

Vínculo: voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitoria voluntária da disciplina de Direitos Humanos, sob a orientação do professor Elísio Augusto Velloso Bastos.

2013 - 2015

Ministério Público do Estado do Pará

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária da 4ª P.J. da Infância e Juventude, Carga horária: 20