Henrique Milagres Martins

Henrique Milagres Martins é graduando em engenharia química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com dupla graduação na área de processos e energia pela École Nationale Supérieure des Industries Chimiques (ENSIC) da Université de Lorraine em Nancy na França. Realizou iniciação científica no Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica em 2016 na área de termodinâmica de misturas e dinâmica molecular, tendo sido bolsista da Fapesp, e apresentou o projeto no Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica (COBEQ-IC) em 2017. Ainda em 2017, foi selecionado para participar do programa BRAFITEC com bolsa CAPES de dois anos para o período de dupla graduação na ENSIC. Integrou pesquisas na área da inovação em materiais para impressão 3D no Laboratoire Réaction et Génie des Procédes (LRGP), tendo um trabalho exposto no Congresso da Sociéte Française de Génie des Procédés (SFGP) em Nantes na França no ano de 2019. Com especialização na área de processos e energia, em 2019 concluiu um estágio de seis meses na Total, em Lyon na França, na área de modelagem e otimização de processos de formulação de combustíveis. Desde 2019 é membro da Total Eren no Brasil, braço da Total no setor de energias renováveis, contribuindo para o desenvolvimento e viabilização de novos negócios.

Informações coletadas do Lattes em 12/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Química

2015 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Fabricação de filamentos de elastômeros termoplásticos para impressão 3D multimaterial
Orientador: José Luis Pires Camacho
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Fontes Renováveis de Energia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

Participação em eventos

SFGP 2019. Elaboration de filaments élastomère thermoplastiques pour l'impression de structures multi-polymères par dépôt de fil fondu. 2019. (Congresso).

COBEQ-IC 2017. Modelagem termodinâmica de sistemas associativos: avaliação da extensão da autoassociação de álcoois em misturas com compostos inertes. 2017. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • MARTINS, H. M. ; ROMEIRO, R. R. ; Pessôa Filho, P. A. . MODELAGEM TERMODINÂMICA DE SISTEMAS ASSOCIATIVOS: AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO DA AUTO-ASSOCIAÇÃO DE ÁLCOOIS EM MISTURAS COM COMPOSTOS INERTES POR MEIO DE DINÂMICA MOLECULAR. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, 2017, São Carlos. Blucher Chemical Engineering Proceedings. SP: Blucher, 2017. v. 1. p. 1761-1766.

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Modelagem Termodinâmica de Misturas de Álcoois e Hexano para Análise do Comportamento do Número Médio de Ligações de Hidrogênio, Descrição: Este projeto tem como intuito estudar a influência das ligações de hidrogênio em uma mistura binária de álcoois e hexano, analisar o número médio dessas interações dada uma variação nas concentrações da mistura e comparar resultados de simulações de dinâmica molecular com aqueles obtidos pela equação de estado PC-SAFT.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Henrique Milagres Martins - Integrante / Pedro de Alcântara Pessôa FIlho - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPESP, Carga horária: 16

Outras informações:
Projeto de iniciação científica com bolsa FAPESP no Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica na área de termodinâmica de misturas e dinâmica molecular sob orientação do Prof. Dr. Pedro de Alcântara Pessôa Filho. O projeto teve por objetivo estudar, do ponto de vista de modelagem termodinâmica, a autoassociação de um álcool em mistura com componentes inertes. No contexto deste trabalho, entende-se autoassociação como a capacidade das moléculas de um composto em formar ligações de hidrogênio com outras moléculas do mesmo composto. Comparou-se a extensão da autoassociação tal como determinada experimentalmente por espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FT-IR) com dados gerados por meio de simulações de dinâmica molecular e pela teoria estatística do fluido associativo (SAFT). Os resultados da pesquisa ajudaram a elucidar o comportamento de modelos e simulações aplicados a sistemas contendo compostos que formam ligações de hidrogênio.

2019 - 2019

TOTAL

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 35

Outras informações:
Estágio de seis meses realizado na Total no Centre de Recherche de Solaize (CRES) em Lyon na França. As atividades do estágio envolveram o desenvolvimento de modelos computacionais preditivos para a otimização dos processos de formulação de combustíveis.

2020 - Atual

TOTAL EREN

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Júnior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
As atividades desenvolvidas como analista júnior de novos negócios na Total Eren incluem a criação de teses de investimento e planos de negócios para o desenvolvimento e a implantação de novos projetos eólicos e fotovoltaicos no Brasil.

2019 - 2020

TOTAL EREN

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio de um ano realizado na Total Eren no Brasil. As atividades do estágio incluíram o mapeamento e a identificação de novas oportunidades de investimento em projetos de geração eólica e fotovoltaica.