Dirlene Ribeiro da Silva

Enfermeira, atuante na Atenção Primária de Saúde pelo município de Diamantina, Minas Gerais desde 2020. Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI, ano de graduação: 2019. Especialista em: Enfermagem do Trabalho, pela Faculdade UniBF, ano de conclusão: 2022. Especialista em: Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material, ano de conclusão 2022.

Informações coletadas do Lattes em 12/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em ENFERMAGEM DO TRABALHO

2020 - 2022

União Brasileira de Faculdades

Especialização em ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO E CENTRAL DE MATERIAL

2020 - 2022

União Brasileira de Faculdades

Graduação em Enfermagem

2015 - 2019

Faculdade de Saúde Ibituruna

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Escola Estadual Mendes de Oliveira

Formação complementar

2018 - 2018

Qualificação para Acolhimento. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.

2018 - 2018

Cuidados Paliativos. (Carga horária: 20h). , Faculdades Integradas Pitágoras, FIP/MOC, Brasil.

2018 - 2018

Qualificação para Humanização. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.

2018 - 2018

Gestão do Cuidado na Atenção Domiciliar. (Carga horária: 30h). , Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Atualização em Saúde Mental, Àlcool e outras drogas. (Carga horária: 60h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2016 - 2016

Produção de Artigos Científicos de Alto Impacto. (Carga horária: 40h). , Instituto Educar, IE, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Participação em eventos

II Congresso Multidisciplinar de Oncologia. Como cuidar de quem cuida: estratégias para prevenção e enfrentamento de transtornos mentais relacionados ao trabalho em oncologia. 2018. (Congresso).

1°Congresso Multidisciplinar de Oncologia. 2017. (Congresso).

III Congresso Regional de Saúde Integrada.. Perfil das hospitalizações de crianças até 4 anos em Montes Claros-Mg entre 2012 e 2016.. 2017. (Congresso).

SIAP- Semana Integrada de atividades Acadêmico-Profissionais. 2016. (Congresso).

JONAFES- ?Ciências Exatas, Humanas, Sociais, Biológicas e da Saúde?. 2015. (Congresso).

Semana da Enfermagem: A enfermagem em defesa do SUS. 2015. (Congresso).

V JORNADA DE INTEGRAÇÃO SOMITI -NORTE DE MINAS. 2015. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SILVA, N. Q. ; SILVA, D. R. ; CUNHA, R. N. ; SANTOS, P. A. B. ; RODRIGUES, R. V. S. ; PEREIRA, J. A. . Como cuidar de quem cuida: estratégias para prevenção e enfrentamento de transtornos mentais relacionados ao trabalho em oncologia.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, N. Q. ; SANTOS, A. P. ; SOUZA, A. L. ; OLIVEIRA, K. A. ; COIMBRA, S. M. ; SILVA, D. R. ; FERREIRA, T. N. . Perfil das hospitalizações de crianças até 4 anos em Montes Claros-MG entre 2012 e 2016. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Prevalência de Hipertensão Arterial e fatores associados em profissionais de enfermagem do período noturno., Descrição: Introdução: Dentre os fatores que implicam no risco cardiovascular, a HA estabelece-se como o aspecto predominante, por ser uma doença altamente prevalente com repercussões orgânicas graves. A maior parte dos profissionais reconhece que as atividades exercidas se relacionam diretamente com o seu bem-estar, refletindo das mais diversas formas, assimilando o trabalho como agravante da saúde. Sendo o trabalho uma atividade fundamental na vida moderna, executado através da interação entre os aspectos objetivos e subjetivos que constituem o indivíduo trabalhador, o tipo de trabalho e a maneira com que se executa e desempenha as suas atividades influenciam diretamente no processo saúde-doença dos profissionais. Objetivo: Avaliar a prevalência da HA entre profissionais de enfermagem que desempenham as suas atividades em regime noturno em um hospital da cidade de Montes Claros-MG. Metodologia: Trata-se de um estudo correlacional-descritivo de abordagem quantitativa e delineamento transversal. Será desenvolvido no Hospital Nossa Senhora das Mercês Santa Casa de Montes Claros, incluída a participação de profissionais de enfermagem, cujo trabalho seja desenvolvido no período noturno. A população é constituída por 81 colaboradores inseridos no trabalho noturno. A amostra foi determinada mediante cálculo e estimada em 68 indivíduos. Para seleção dos colaboradores, será utilizado o método de amostragem aleatória simples, através de sorteio. A coleta de dados será através da aplicação de um questionário de respostas objetivas, aferição da pressão arterial, bem como dos dados antropométricos. Após obtenção dos dados, os mesmos serão tabulados utilizando o software SPSS (Statistical Package Social Science), versão 20.0. Em seguida serão analisados para seguimento da análise e discussão. O presente projeto já foi submetido ao código de ética em pesquisa da Associação Educativa do Brasil, obtendo parecer favorável sob o número:1.687.445/2016.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Dirlene Ribeiro da Silva - Integrante / Neuriene queiroz da silva - Integrante / Sabrina Gonçalves Silva Pereira - Coordenador., Financiador(es): Faculdade de Saúde Ibituruna - Outra.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Hospital Santa Casa de Montes Claros

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - Atual

Ethos Cursos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, ensino na área da saúde, Carga horária: 8

Outras informações:
Estagiária responsável por ministrar aulas, contribuir na elaboração do conteúdo e revisão de materiais utilizados.