Maria Paula Machado

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão/ Universidade Federal de Catalão, na linha de pesquisa: Práticas educativas, Formação de professores e Inclusão. Graduada em Psicologia (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Catalão. Membro integrante da Liga Acadêmica de Psicologia Jurídica (LAPJUR) no período de 2017 à 2019 da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Aluna no Programa de Voluntários de Extensão e Cultura (PROVEC) nos anos de 2016/2017 e bolsista PROBEC 2017/2018, na extensão de Promoção e manutenção da saúde e prevenção de doenças para idosos na comunidade. Participou do Programa de Iniciação Científica na modalidade PIVIC, pesquisando os documentos oficiais para a educação infantil e a concepção de desenvolvimento: análise à luz da Psicologia Histórico-Cultural, sob orientação da professora Dra. Janaína Cassiano Silva 2018/2019. Atuou como extensionista nos projetos de extensão: Saúde mental da criança e do adolescente, Clínica aberta de psicanálise no CEAPSI e Clínica aberta com idosos na comunidade e também na pesquisa sobre a Análise dos Fatores de Risco e a Proteção Contra o Comportamento Suicida em Catalão.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação

2020 - Atual

Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão
Orientador:Janaína Cassiano Silva.

Graduação em Abi - Psicologia

2015 - 2019

Universidade Federal de Goiás

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2013

Roxbury High School

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Colégio Marista de Patos de Minas

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Núcleo de Estudos e Pesquisa da Infância e Educação-(NEPIE). (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Catalão, UFCAT, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Conversação. , Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, CL, Brasil.

2019 - 2019

1ª Oficina de Escrita de Relato de Experiência. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2019 - 2019

Núcleos de Significação do Núcleo de Pesquisa Infância e Educação- NEPIE. , Universidade Federal de Goiás -Regional Catalão, UFG-CAC, Brasil.

2019 - 2019

Envelhecimento da População Brasileira. (Carga horária: 8h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2019 - 2019

Grupo de estudos: A psicologia hospitalar. , Universidade Federal de Goiás -Regional Catalão, UFG-CAC, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Curso em Mediação de Conflitos. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás -Regional Catalão, UFG-CAC, Brasil.

2018 - 2018

Mesa redonda: promoção do envelhecimento ativo. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Preenchimento de Currículo Lattes. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2017 - 2018

Análise dos Fatores de Risco e a Proteção Contra o Comportamento Suicida. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2017 - 2018

Grupo de estudo:Fatores de risco e a Proteção contra o Comportamento Suicid. (Carga horária: 128h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Promoção e manutenção da saúde e prevenção de doenças para idosos. (Carga horária: 480h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Promoção e manutenção da saúde e prevenção de doenças para idosos. (Carga horária: 960h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2017 - 2017

Minicurso: Introdução ao Psicodrama. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2017 - 2017

Minicurso: A linguagem e as representações psíquicas em oficina terapêutica. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2017 - 2017

Minicurso - Sessão de Cinema 2: O Capital de Costa-Gravas. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2017 - 2017

Minicurso:A entrevista psicológica:Considerações sobre aspectos teóricos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2016 - 2016

1ª Jornada de Psicologia Cognitiva-Comportamental do Triângulo. (Carga horária: 10h). , Logus desenvolvimento Humano, LG, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Psicopatologia Forense. (Carga horária: 9h). , Renova Cursos, RN, Brasil.

2016 - 2016

Calourada Cultural 2016. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal de Goiás -Regional Catalão, UFG-CAC, Brasil.

2016 - 2016

II Seminário de Filosofia e Formação de Professores: influências de Mouniea. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2015 - 2015

I semana da Psicologia a Serviço da Comunidade. (Carga horária: 3h). , Centro de Ensino Superior de Catalão, CESUC, Brasil.

2015 - 2015

I workshop de produção científica em pesquisa e inovação. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2015 - 2015

I Seminário de Filosofia e Formação de Professores: Arendt, Nietzsche. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

LIMA, L. F. ; ARRUDA, L. C. ; MACHADO, M. P. . I Encontro Online de Atividade Física e Esporte Adaptado para Pessoas com Deficiência. 2020. (Outro).

LIMA, L. F. ; ARRUDA, L. C. ; MACHADO, M. P. . I CICLO DE WEBINARS EM ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE ADAPTADO. 2020. (Outro).

MACHADO, M. P. ; VASCONCELOS, F. P. ; PEREIRA, F. C. P. ; VINHAL, J. M. . II Colóquio de Psicologia Jurídica e criminologia. 2018. (Outro).

MACHADO, M. P. ; RESENDE, N. S. ; VASCONCELOS, F. P. ; PEREIRA, F. C. P. . Cine Debate: "Chega de Fiufiu". 2018. (Outro).

MACHADO, M. P. ; RESENDE, N. S. ; VASCONCELOS, F. P. ; PEREIRA, F. C. P. . Curso de Capacitação em Conselheiro Tutelar. 2018. (Outro).

Participação em eventos

1 CEPEx-UFCAT Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Catalão. Ações para desenvolvimento e visibilidade do basquete em cadeiras de rodas na cidade de Catalão-GO. 2020. (Congresso).

Café Filosófico - Adolescência e confinamento em tempos de pandemia. 2020. (Encontro).

Café Filosófico - Pra que serve uma análise?. 2020. (Encontro).

Gestão democrática, FUNDEB e os tempos de pandemia. 2020. (Outra).

I CICLO DE WEBINARS EM ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE ADAPTADO. 2020. (Outra).

i Encontro Online de Atividade Física e Esporte Adaptado para Pessoas com Deficiência. 2020. (Outra).

I Simpósio Internacional de Conscientização Sobre Violência Sexual da Criança e do Adolescente. 2020. (Simpósio).

Palestra: A clínica da infância : um enfoque psicanalítico. 2020. (Outra).

Palestra 'Primeiras relações afetivas e subjetividade'. 2020. (Outra).

Psicanálise e trandiciplinaridade: interseções, diálogos e relações com outros campos de saber. 2020. (Seminário).

Roda de Conversa: ?A Educação Infantil nos municípios de Araraquara/SP e Catalão/GO em tempos de pandemia: necessidades e enfrentamentos?,. 2020. (Encontro).

Roda de conversa: arte, música e poesia em tempos de Pandemia I. 2020. (Outra).

SEMINÁRIO: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. 2020. (Seminário).

Seminários de Pesquisa em Psicologia do Envelhecimento - Pessoas idosas e a pandemia da COVID-19: reflexões teórico-práticas. 2020. (Seminário).

Seminário Sobre Atenção Psicossocial na Covid 19 com Equipe Multiprofissional. 2020. (Seminário).

I Fórum de Estágios. 2019. (Outra).

Leitura: reconhecimento do outro no texto escrito e respeito ao conhecimento elaborado.. 2019. (Outra).

VII SPPGI ? Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Regional Catalão.Os documentos oficiais para a educação infantil e a concepção de desenvolvimento: análise à luz da Psicologia Histórico-Cultural.. 2019. (Seminário).

1 Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública. A vivência de idosos acerca das práticas integrativas e complementares em um grupo de convivência. 2018. (Congresso).

4 Congresso de pesquisa, ensino e extensão - CONPEEX. Reflexões sobre o envelhecimento a partir da experiencia de um grupo de convivência. 2018. (Congresso).

6 Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Análise do conto "O espelho" e a relação entre trabalho e sofrimento psíquico. 2018. (Congresso).

Conhecer para quê?. 2018. (Outra).

Mesa redonda: promoção do envelhecimento ativo. 2018. (Outra).

O autista e sua voz. 2018. (Outra).

O papel da Universidade no Desenvolvimento do Empreendedorismo. 2018. (Outra).

VI SPPGI - Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Regional Catalão. 2018. (Seminário).

3 Congresso de pesquisa, ensino, extensão e cultura- Conpeex. Perfil de saúde e atividades desenvolvidas para idosos em um Grupo de Convivência de Unidade Básica de Saúde da Família.. 2017. (Congresso).

9 COGER- Congresso Centro-Oeste Geriatria e Gerontologia 1 Encontro das Ligas de Geriatria e Gerontologia do Centro Oeste. O grupo de convivência como ferramenta de cuidado para hipertensão arterial e diabetes mellitus. 2017. (Congresso).

A linguagem e as representações psíquicas em oficinas terapêuticas com crianças. 2017. (Congresso).

Cine Debate Menino 23 - Reparação da Escravidão e Trabalho Escravo no Brasil.. 2017. (Outra).

Introdução ao psicodrama. 2017. (Congresso).

Mesa redonda: Diálogos entre Psicologia e Educação - Uma Discussão Sobre Propostas e Contribuições. 2017. (Outra).

Sessão de Cinema 2: O capitão de Costa-Gravas. 2017. (Congresso).

VIII Simpósio de Psicologia do Centro-Oeste e VII Encontro de Pesquisa e Extensão do Curso de Psicologia da UFG/ Regional Catalão..Reflexões sobre o envelhecimento. 2017. (Simpósio).

XIX Encontro Nacional ABRAPSO. Promoção e Manutenção da Saúde em Idosos na Comunidade. 2017. (Congresso).

XXXI Conferência Distrital - "Liberdade,Liberdade"!. 2017. (Outra).

1ª Jornada de Psicologia Cognitiva-Comportamental do Triangulo. 2016. (Outra).

Calourada Cultura 2016. 2016. (Outra).

Curso de Psicopatologia Forense. 2016. (Outra).

II CONPEEX: Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da. Monitor. 2016. (Congresso).

II Seminário de Filosofia e Formação de professores: influências de Mounier e Rousseau na educação. 2016. (Seminário).

Mesa Redonda - Setembro amarelo e a prevenção do suicídio. 2016. (Outra).

Setembro Amarelo e a Prevenção do Suicídio. 2016. (Encontro).

Uso de escalas em Terapia Cognitiva & Comportamental. 2016. (Outra).

I semana da Psicologia a serviço da comunidade. 2015. (Seminário).

I seminário de Filosofia e formação de professores: Arendt, Nietzsche e outras auroras. 2015. (Seminário).

I Workshop de Produção Científica em Pesquisa e Inovação. 2015. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • MACHADO, M. P. ; SILVA, D. M. ; NAVES, E. T. ; BARBOZA, J. M. S. ; MARIANO, A. L. C. ; FERNANDES, K. D. B. . Clínica aberta com idosos na comunidade. In: 5 CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2019, Catalão. Anais do 5 CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura - RC/UFG, 2019. p. 129-132.

  • MACHADO, M. P. ; SILVA, D. M. ; NAVES, E. T. ; LIMA, L. F. ; PILGER, C. ; OLIVEIRA, N. F. ; NUNES, A. L. ; MARTINS, P. G. . Reflexões sobre o envelhecimento a partir da experiência de um grupo de convivência. In: 4 Congresso de pesquisa, ensino e extensão - Conpeex, 2018, Catalao. Anais do 4 CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - RC/UFG, 2018. p. 111-114.

  • MARTINS, P. G. ; PILGER, C. ; OLIVEIRA, N. F. ; NAVES, E. T. ; LIMA, L. F. ; SILVA, A. L. N. ; MACHADO, M. P. ; SILVA, D. M. . Perfil de saúde e atividades desenvolvidas para idosos em um Grupo de Convivência de Unidade Básica de Saúde da Família. In: 3 Congresso de pesquisa ensino, extensão e cultura, 2017, Catalão. Anais do 3 CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura - RC/UFG, 2017. p. 116-121.

  • MACHADO, M. P. ; SILVA, D. M. ; NAVES, E. T. . Reflexões sobre o envelhecimento ativo.. In: VIII Simpósio de Psicologia do Centro-Oeste e VII Encontro de Pesquisa e Extensão do Curso de Psicologia da UFG/ Regional Catalão., 2017, Catalão. Anais do VIII Simpósio de Psicologia do Centro-Oeste e VII Encontro de Pesquisa e Extensão do Curso de Psicologia da UFG/ Regional Catalão., 2017.

  • MACHADO, M. P. ; SILVA, A. L. N. ; PILGER, C. ; SILVA, D. M. ; NAVES, E. T. ; LIMA, L. F. ; OLIVEIRA, N. F. ; MARTINS, P. G. . Promoção e Manutenção da Saúde em Idosos na comunidade. In: XIX Encontro Nacional ABRAPSO, 2017, Uberlândia, MG.. Anais do XIX Encontro Nacional da ABRAPSO.. Porto Alegre: ABRAPSO Editora, 2017. p. 396-397.

  • SILVA, D. M. ; MACHADO, M. P. ; NAVES, E. T. ; OLIVEIRA, N. F. . O processo de envelhecimento e o corpo na contemporaneidade. In: 6 Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2018, Brasília. Anais do 6 Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2018.

  • MACHADO, M. P. ; SILVA, D. M. ; SILVA, L. J. ; FERREIRA, E. L. ; SILVA, J. C. . Concepção de professores acerca da atuação do psicólogo escolar. In: 6 Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2018, Brasília. Anais do 6 Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2018.

  • MACHADO, M. P. ; SILVA, D. M. ; NAVES, E. T. ; LIMA, L. F. ; PILGER, C. . Reflexões sobre o modo de construir um envelhecimento ativo: experiência de um grupo de convivência com idosos. In: 6 Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2018, Brasília. Anais do 6 Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2018.

  • SILVA, D. M. ; MACHADO, M. P. . Análise do conto 'O espelho' e a relação entre trabalho e sofrimento psíquico. In: 6 Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2018, Brasília. Anais do 6 Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2018.

  • MARTINS, P. G. ; NUNES, A. L. ; PILGER, C. ; OLIVEIRA, N. F. ; LIMA, L. F. ; NAVES, E. T. ; SANTOS, T. R. ; MACHADO, M. P. . O grupo de convivência como ferramenta de cuidado para hipertensão arterial e diabetes mellitus. In: 9 COGER- Congresso Centro-Oeste Geriatria e Gerontologia 1 Encontro das Ligas de Geriatria e Gerontologia do Centro Oeste, 2017, Pirinópolis. Anais do 9 COGER, 2017. p. 157-157.

  • MACHADO, M. P. . Depressão e Suicídio na Adolescência. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, M. P. ; SILVA, J. C. . OS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO: ANÁLISE À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACHADO, M. P. ; SILVA, D. M. ; SILVA, L. J. ; FERREIRA, E. L. ; SILVA, J. C. . Concepção de professores acerca da atuação do psicólogo escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, D. M. ; MACHADO, M. P. ; NAVES, E. T. ; OLIVEIRA, N. F. . O processo de envelhecimento e o corpo na contemporaneidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, M. P. ; SILVA, D. M. ; NAVES, E. T. ; LIMA, L. F. ; PILGER, C. ; OLIVEIRA, N. F. ; NUNES, A. L. ; MARTINS, P. G. . Reflexões sobre o envelhecimento a partir da experiencia de um grupo de convivência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, M. P. ; SILVA, D. M. ; NAVES, E. T. ; LIMA, L. F. ; PILGER, C. . Reflexões sobre o modo de construir um envelhecimento ativo: experiência de um grupo de convivência com idosos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, D. M. ; MACHADO, M. P. . Análise do conto 'O espelho' e a relação entre trabalho e sofrimento psíquico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARNEIRO, M. A. C. ; MARTINS, P. G. ; OLIVEIRA, N. F. ; MACHADO, M. P. ; LIMA, L. F. ; NAVES, E. T. ; SILVA, D. M. ; PILGER, C. ; SILVA, A. L. N. . A vivência de idosos acerca das práticas integrativas e complementares em um grupo de convivência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, P. G. ; PILGER, C. ; OLIVEIRA, N. F. ; NAVES, E. T. ; LIMA, L. F. ; SILVA, A. L. N. ; MACHADO, M. P. ; SILVA, D. M. . Perfil de saúde e atividades desenvolvidas para idosos em um Grupo de Convivência de Unidade Básica de Saúde da Família.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, M. P. ; SILVA, D. M. ; NAVES, E. T. . Reflexões sobre o envelhecimento ativo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, M. P. ; SILVA, A. L. N. ; PILGER, C. ; SILVA, D. M. ; NAVES, E. T. ; LIMA, L. F. ; OLIVEIRA, N. F. ; MARTINS, P. G. . Promoção e Manutenção da Saúde em Idosos na Comunidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, P. G. ; SILVA, A. L. N. ; PILGER, C. ; OLIVEIRA, N. F. ; LIMA, L. F. ; NAVES, E. T. ; SANTOS, T. R. ; MACHADO, M. P. . O grupo de convivência como ferramenta de cuidado para hipertensão arterial e diabetes mellitus. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Panorama da educação infantil no sudeste goiano: concepções, práticas educativas e políticas públicas, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral realizar um panorama da educação infantil na microrregião de Catalão/GO visando identificar e analisar as concepções de infância, desenvolvimento e aprendizagem, as práticas educativas e as políticas públicas para a educação infantil à luz dos preceitos da Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. Inicialmente, será realizado um levantamento junto à Secretaria Municipal de Educação de Catalão/GO, para verificarmos o número de escolas de educação infantil. Após esse levantamento, o consentimento formal dos participantes e aprovação do projeto de pesquisa pelo comitê de ética, iniciaremos o estudo. Será solicitada autorização prévia dos participantes mediante assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecimento. Deste modo, serão sujeitos da pesquisa os profissionais das creches e pré-escolas de Catalão/GO, bem como os psicólogos que atuam na Secretaria Municipal de Educação na educação infantil. Utilizaremos como procedimentos metodológicos observações, entrevistas semiestruturadas e análise documental das políticas públicas para a educação infantil no Brasil e, no município estudado, nos últimos dez (10) anos. Os dados serão analisados à luz dos referenciais teóricos que pautam o estudo, conforme já mencionado: Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. Almejamos que possamos com essa pesquisa (re)pensar o atendimento à criança pequena no Brasil visando o desenvolvimento integral da mesma e a articulação entre desenvolvimento e o processo de ensino/aprendizagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Paula Machado - Integrante / Janaina Cassiano Silva - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    Os documentos oficiais para a educação infantil e a concepção de desenvolvimento: análise à luz da Psicologia Histórico-Cultural., Descrição: Este trabalho compõe a pesquisa intitulada ?Panorama da Educação Infantil no Sudeste Goiano: concepções, práticas educativas e políticas públicas? da UFG/Regional Catalão, que objetiva realizar um panorama da educação infantil na microrregião de Catalão/GO, visando identificar e analisar as concepções de infância, desenvolvimento e aprendizagem, as práticas educativas e as políticas públicas para a educação infantil à luz dos preceitos da Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Paula Machado - Integrante / Janaina Cassiano Silva - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    Análise dos Fatores de Risco e a Proteção Contra o Comportamento Suicida em Catalão - G, Descrição: O presente projeto pretende analisar os fatores de risco e a proteção contra o comportamento suicida em Catalão ? GO. Trata-se de pesquisa que integrará pesquisadores e grupos de pesquisa de duas Universidades: UNICAMP e UFG, Regional Catalão e de um ambulatório de saúde mental, localizado na cidade de Catalão - GO. A pesquisa utilizará métodos mistos, integrando as abordagens quantitativa e qualitativa. Os dados quantitativos serão produzidos por meio da análise documental dos prontuários de atendimentos, realizados no período de 2011 a 2016, no Ambulatório de Saúde Mental da Infância e da Adolescência de Catalão ? GO. Para a produção do material qualitativo, serão realizados atendimentos psicoterápicos de crianças e adolescentes com riscos de comportamento suicida, por um ano, e grupos de apoio psicológico a pais e responsáveis, por 24 sessões, no serviço de Psicologia Aplicada, da UFG. Os dados coletados serão analisados por meio de uma pesquisa qualitativa, delineada como pesquisa-ação, tendo como referências os atendimentos psicoterápicos a crianças e adolescentes com risco de comportamento suicida e dos e os relatos dos grupos de Apoio psicológico a pais e/ou responsáveis. Sabe-se que o suicídio é evitável e sua prevenção exige investigações acerca dos fatores de risco e de proteção, notadamente, com o desenvolvimento de suportes sociais. Sendo assim, este projeto pretende contribuir para a adoção de políticas públicas de saúde, que reduzam as taxas de suicídio em Catalão e cidades circunvizinhas, diminuindo a dor e o sofrimento das pessoas envolvidas com o suicídio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Maria Paula Machado - Integrante / Daise Martins da Silva - Integrante / Moisés Fernandes Lemos - Coordenador / Joice Macedo Vinhal - Integrante.

  • 2016 - 2017

    As determinantes históricas e sociais da evasão de estudantes de graduação presencial na UFG., Descrição: O objetivo é identificar as razões que levam os estudantes a sair da Universidade Federal de Goiás (UFG) sem concluir o curso, entendendo que se trata de uma temática complexa. Esta pesquisa intenta então descobrir pistas que assinalem as causas desse movimento de um número significativo de estudantes que tem acesso e não permanece até a conclusão do curso, em uma realidade social onde ainda é uma minoria da população que chega à Universidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Paula Machado - Integrante / LUIZ DO NASCIMENTO CARVALHO - Coordenador / Letícia José Silva - Integrante / Elaine Lara Ferreira - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - 2019

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do Programa de Iniciação Científica na modalidade PIVIC, pesquisando: "Os documentos oficiais para a educação infantil e a concepção de desenvolvimento: análise à luz da Psicologia Histórico-Cultural".

2018 - 2018

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Biblioteca Sophia ? Universidade Federal de G, Carga horária: 20

2017 - 2018

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PROBEC, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista do Programa de Bolsas de Extensão e Cultura PROBEC do projeto "Promoção e manutenção da saúde e prevenção de doenças para idosos na comunidade.

2017 - 2017

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntária PROVEC, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista voluntária PROVEC da ação e Extensão e Cultura "promoção e manutenção da saúde e prevenção de doenças para idosos na comunidade.

2016 - 2016

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor do II CONPEEX, Carga horária: 5

Outras informações:
Monitor do II CONPEEX- Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Regional Catalão.

2016 - 2016

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da Calourada Cultural, Carga horária: 25

Outras informações:
Monitor da Calourada Cultural 2016