Beatriz Duarte Oliveira
Graduada em Licenciatura Letras Espanhol pelo Instituto Federal de Brasília no campus Ceilândia.
Informações coletadas do Lattes em 11/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Letras - Espanhol
2015 - 2018
Instituto Federal de Brasília
Título: Gênero e Formação de Professores no Curso de Licenciatura em Letras Espanhol do IFB
Orientador: Micheli Suellen Neves Gonçalves
Formação complementar
2019 - 2019
Educação em Direitos Humanos. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2018 - 2018
Promoção e Defesa dos Direitos LGBT. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2015 - 2015
Tertúlia Literária Dialógica: corpo a corpo com a palavra. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Brasília, IFB, Brasil.
2013 - 2014
Espanhol Avançado. (Carga horária: 225h). , Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho, CILS, Brasil.
2013 - 2013
Las Voces del Español. (Carga horária: 30h). , Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho, CILS, Brasil.
2011 - 2012
Espanhol Intermediário. (Carga horária: 240h). , Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho, CILS, Brasil.
2007 - 2010
Espanhol Básico. (Carga horária: 547h). , Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho, CILS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
1ª Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiencias Interdisciplinares na Educaçãão.Infraestrutura da escolas públicas: o estudo de duas escolas do Distrito Federal. 2016. (Seminário).
7 CBEU - UFOP. Oficina Tertúlia Literária Dialógica. 2016. (Congresso).
Curso de Pós-Graduação em Ciencia e Tecnologias da Saúde da Faculdade de Ceilandia/UNB.Oficina Tertúlia Literária Dialógica no contexto da UMA/UNB. 2016. (Oficina).
IV Centenario de la Muerte de Miguel de Cervantes - Don Quijote de La Mancha. 2016. (Outra).
Semana Academica de Ensino, Pesquisa e Extenção do Curso de Letras - Habilitação Espanholaçã. Lançamento de Livros Autorais/Artesanais. 2016. (Exposição).
Semana Academica de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Letras - Espanhol.Resultados do trabalho do Grupo de Estudos Tertúlia Literária Dialógica em perspectiva. 2016. (Seminário).
Semana Academica de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Letras - Espanhol. 2016. (Outra).
Semana de Recepção dos Calouros de Letras.Oficina Tertúlia Literária Dialógica e Produção de Livros Autorais/Artesanais. 2016. (Oficina).
V Seminario de Tempo Comunidade - Educação no Campo LEdoC/UNB.Oficina de Produção de Livros Autorais/Artesanais: expressão artística e empoderamento. 2016. (Oficina).
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE ? ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE EM DUAS ESCOLAS DO DISTRITO FEDERAL. 2016. (Encontro).
II Semana de Letras Lingua Espanhola. 2015. (Outra).
V Semana de Produção Científica.Explorando as Linguagens Urbanas. 2015. (Outra).
V Semana de Produção Científica e I Feira de Estágio e Emprego. Explorando Linguagens Urbanas. 2015. (Exposição).
Seminário Jurídico da Consciência Negra. 2013. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, B. D. ; PEREIRA, J. C. . TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA E PRODUÇÃO LITERÁRIA DOS ESTUDANTES, NO ENSINO DE LITERATURA, EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GONTIJO, S. B. F. ; OLIVEIRA, B. D. ; FORTUNATO, M. R. . Infraestrutura das escolas públicas: o estudo de duas escolas do Distrito Federal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2017
Tertúlia Literária Dialógica e a produção literária dos estudantes, no ensino de literatura, em nível de Graduação., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Beatriz Duarte Oliveira - Integrante / Jane Christina Pereira - Coordenador.
-
2016 - Atual
As causas da evasão escolar no curso de licenciatura em Letras/Espanhol do IFB na percepção dos estudantes evadidos, Descrição: Considerando que a evasão como fenômeno complexo e multifacetado por diversos estudiosos da área, bem como pelos documentos produzidos pelo Mec. a pesquisa visa fazer um levantamento exploratório das causas da evasão escolar no curso de Letras/Espanhol, uma vez que esse, desde o ano-base de 2013 até 2016 houve 197 ingressantes e destes 96 permanecem matriculados no 1 semestre de 2016 (conforme dados disponíveis no SGA/IFB). Esse levantamento será realizado a partir da fala dos estudantes evadidos, considerando os que cancelaram matrícula, abandonaram o curso, solicitaram transferência interna ou externa ao IFB ou estão com matrícula trancada. O estudo visa conhecer as causas da evasão a partir de dados quanti-qualitativos para buscar soluções que minimizem a evasão no referido curso, bem como auxiliar a gestão do curso e do campus no enfrentamento da evasão, principalmente em relação aos fatores internos a instituição que a motivam. É importante considerar que o campus deveria concentrar 20% de suas matrículas no curso de licenciatura e tem encontrado dificuldades em atingir essa meta por vários motivos, mas destaca-se como um dos preponderantes o alto percentual de evasão no curso e a impossibilidade imediata de preenchimento dessas vagas, pois a evasão se dá, geralmente, com o semestre em curso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Beatriz Duarte Oliveira - Integrante / Simone Braz Ferreira Gontijo - Coordenador / Juliana Harumi Chinatti - Integrante / Geovani Amaral Santos - Integrante / Cleia dos Reis Silva - Integrante / Rita de Cássia da Silva Reis - Integrante / Daniel Pereira de Sousa - Integrante / Mariana Rocha Fortunato - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2018
Instituto Federal de BrasíliaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Beatriz Duarte Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?