Carlos Eduardo Lopes
Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com intercâmbio acadêmico na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (20222023), onde desenvolveu estudos em Arbitragem e Contencioso da União Europeia. Durante a graduação, foi monitor da disciplina de Direitos Reais (2021) e integrou o Grupo de Estudos em Filosofia, Direito e Poder, sob orientação da Prof. Dra. Sílvia Alves, com ênfase em Filosofia do Direito e História do Pensamento Jurídico. Atuou também como extensionista junto à Divisão de Assistência Judiciária da UFMG (DAJ), prestando atendimento jurídico gratuito à população em situação de vulnerabilidade.Paralelamente à formação acadêmica, participou ativamente do movimento estudantil, tendo exercido funções de direção no Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP) e no Diretório Central dos Estudantes da UFMG (DCE), contribuindo para a articulação institucional entre discentes e a comunidade universitária.Tem interesse em pesquisa nas áreas de Filosofia do Direito, Teoria do Estado e Direito Civil, com especial atenção às relações entre direito, poder e subjetividade. Atualmente, exerce a advocacia com ênfase em contencioso estratégico, mantendo o compromisso com a produção crítica e ética do conhecimento jurídico.
Informações coletadas do Lattes em 11/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Ensino Médio (2º grau) em andamento
2014 - Atual
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Civil e Constitucional.
Participação em eventos
II Simposio Internacional de Filosofia e Dignidade Humana.Percurso hostorico da intolerancia religiosa no mundo ocidental. 2017. (Simpósio).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carlos Eduardo Lopes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?