Francisco de Oliveira Filho

Possui curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará(2016), curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Automação Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará(2019) e curso-tecnico-profissionalizante em Curso Técnico em Eletrotécnica pelo Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon(2000). Atualmente é Inspetor de Qualidade da SINOBRAS.

Informações coletadas do Lattes em 12/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Automação Industrial

2017 - 2019

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática

2014 - 2016

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico em Eletrotécnica

1996 - 2000

Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon

Participação em eventos

1ª. Oficina Dosvox do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica da UNIFESSPA.O USO DO DOSVOX COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2014. (Oficina).

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - Atual

Sinobras

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Inspetor de Qualidade

Outras informações:
Inspeção de material de processos de laminação de não-planos, analisar se os mesmos estão nos padrões estabelecidos, inspecionar o material, fazer ensaios físicos, analisar o estado físico e superficial, preencher relatórios diariamente, com informações dos materiais recebidos, se os mesmos foram aprovados, reprovados ou liberados com restrição, para controle dos produtos inspecionados; Conhecimento sobre equipamentos de Laminação de Vergalhão e Fio Máquina (Fornos de Reaquecimento, laminadores, acabadores, sistemas de resfriamento, Amarradeiras e equipamentos auxiliares); Fluxos de processo de laminação de não-planos; Noções sobre a microestrutura dos aços; Noções do Diagrama de equilíbrio Fe-C; Influência da composição química nas propriedades mecânicas e defeitos; Influência dos parâmetros de processo nas propriedades mecânicas e defeitos; Noções sobre aplicação e características dos aços dos produtos processados nos laminadores de não-planos(aços carbono comum, aços microligados); Defeitos em produtos laminados a quentes (origem X conseqüências no produto final); Ferramentas da qualidade (gráficos de Pareto, gráficos de tendências, histograma, diagrama de causa e efeito, correlação, carta de controle e checklist); Metodologia de análise e solução de problemas, 5W1H, PDCA;

2000 - 2009

GERDAU AÇOS LONGOS S.A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Inspetor de Qualidade, Carga horária: 40

Outras informações:
Na Gerdau exerci a função de Inspetor de Qualidade, onde realizava Inspeção dos produtos de acordo com especificações contidas em padrões baseados nas normas e protocolos técnicos vigentes, análises físicas e mecânicas dos produtos durante o processo produtivo. Realização do arquivamento dos registros pertinentes ao controle da qualidade. Participação nas revisões de padrões e auditorias internas e externas da qualidade. Atuava quando necessário e na ausência do operador titular como operador de painéis e mantenedor de maquinas amarradeiras de bobinas e feixes e outros equipamentos que fazem parte do processo de laminação. Fui responsável pelo controle de custos do setor, sendo nomeado multiplicador de custo por um sistema da empresa onde a gestão da área esta focada no operador controlando o custo de forma planejada.

1998 - 2000

GERDAU AÇOS LONGOS S.A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Mecânico de Produção, Carga horária: 40

Outras informações:
Neste período exercia a função de mecânico de produção trabalhando em conjunto com os operadores intensivamente na manutenção autônoma dos equipamentos na área da laminação, executando e dando assistências corretivas e preventivas em máquinas e equipamentos hidráulicos e pneumáticos como amarradeiras de bobinas e feixes, transportadoras de correntes e outros pertinentes a área da laminação.