Natália Parreiras

Especialista em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo pela PUC-Rio (2018). Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Escritora, poeta, professora, especialista em comunicação, literatura, arte e pensamento contemporâneo. Tem vasta experiência no campo literário e das artes, seja como autora, como organizadora de eventos e editora de publicações, especialmente na área de poesia e direitos humanos. Autora de seis livros. O primeiro, o livro de poesias, "Inverno Versos", foi lançado em 2002. Na sequência lançou mais dois livros de poesia: ?Épura prosa amorosa? (2007) e "Ócio Criativo - uma poética dirigida em poemas ao acaso? (2008). O quarto livro de poemas veio em 2014, "O livro que não escrevi". No mesmo ano de 2014, idealizou e organizou a coletânea de poemas "Poetguese", escritos por 84 jovens de 16 estados brasileiros. A edição bilíngue (português-inglês) foi publicada em Nova York em outubro. Fundadora e editora da Rubra Editora em 2013, criou, em 2021, o seu próprio selo, o Bennu. Pelo selo, lançou seu mais recente livro ?Legítimas em Defesa ? Poesia e mais vozes de Sobrevivência?, cujo foco é a discussão da problemática da violência doméstica. Curadora do Corujão da Poesia entre 2010 e 2017, fundou a Brazil Poets Society - BPS Utopia em 2014, idealizou o Flagrante Poético, que estimulou milhares de jovens a compartilhar poesias nas redes sociais. Em 2020, reuniu-se, virtualmente, com alguns de seus ex-alunos para revisitarem suas produções do ano letivo anterior. Desse encontro surgiu a Sociedade dos Poetas Novos - SPN Somos Nós - coletivo afetivo-artístico-poético que hoje reúne cerca de 100 corações de diversas faixas etárias, perfis, credos, dificuldades e habilidades artísticas. A SPN tem como princípio estimular de maneira afetiva, espontânea e natural a busca coletiva pela prática contínua em acessar as próprias emoções e conhecer-se através das próprias criações, habilidades e entraves, bem como conviver e assimilar a necessidade de uma sociedade mais justa e inclusiva. Formada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, encontrou, como educadora, sua maior vocação, iniciando sua carreira em sala de aula aos 19 anos, lecionando Língua Portuguesa, Literatura e Redação para jovens entre 12 e 18 anos. Pós-graduada em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo pela PUC-Rio, especializou-se na obra do cantor e compositor Jorge Ben Jor e em seu diálogo com a filosofia medieval, mais especificamente com o legado de São Tomás de Aquino e os conceitos de Ato e Potência de teóricos contemporâneos como Giorgio Agamben.

Informações coletadas do Lattes em 24/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Letras - Inglês

2002 - 2006

Universidade Federal de Pernambuco

Formação complementar

2015 -

Extensão universitária em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo. (Carga horária: 360h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2015 - 2015

Shakespeare e a Inglaterra Medieval. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Participação em eventos

FLIPORTO 2012. Performances Poéticas. 2012. (Feira).

FLIPORTO 2011. Poesia falada - Corujão da Poesia. 2011. (Feira).

FLIPORTO 2009. Corujão da Poesia. 2009. (Feira).

I Festa Literária da Escola SESC de Ensino Médio. Políticas de Promoção da Leitura. 2009. (Feira).

FLIPORTO 2OO8. Poesia de Rua. 2008. (Feira).

Produções bibliográficas

  • RUBRA, Natália Parreiras . O livro que não escrevi. 1. ed. Rio de Janeiro: Rubra Editora, 2014. v. 500. 172p .

  • PARREIRAS, Natália ; BARTKIEWICZ, D. (Org.) . Poetguese - A utopia por um mundo de palavras. 1. ed. New York: Lettrs Publishing, 2014. 135p .

  • PARREIRAS, Natália . Épura Prosa Amorosa. 1. ed. Recife: Edições Bagaço, 2008. v. 500. 136p .

  • PARREIRAS, Natália . Ócio Criativo - uma poética dirigida em poemas ao acaso. 1. ed. Recife: Edições Bagaço, 2008. v. 500. 76p .

  • ANDRADE, T. ; PARREIRAS, Natália . A última carta. João Pessoa, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • DIAS, L. ; PARREIRAS, Natália . Caçador de Palavras. Natal, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • LAMB, E. P. ; PARREIRAS, Natália . Star Wars e a Revolta de Darth Vader contra o imperador. Recife, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MEIRELLES, P. R. A. B. ; PARREIRAS, Natália . Tabuleiro de Egos. Niterói, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MELO, W. J. ; PARREIRAS, Natália . O diálogo das coisas. Recife, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • WALTER, S. ; LAMB, M. ; PARREIRAS, Natália . Intuindo. Recife, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2012

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente II

2004 - 2007

Escola e Curso Panorama

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Educadora