Natália Moreira de Paoli
- Engenheira de Produção com Ênfase em Processos Discretos formada pela UFMG e pós-graduada em Engenharia de Projetos Industriais (disciplinas: processo, civil, elétrica e mecânica) pela PUC Minas.
- 7+ anos de experiência na gestão de grandes ($M+) projetos de engenharia, envolvendo a definição e controle do escopo, planejamento e monitoramento do cronograma, do orçamento e dos recursos a serem utilizados, garantindo o cumprimento dos objetivos do projeto.
- Project Management Professional (PMP). Especialização com foco em: 1) Gestão de Custo & Prazo 2) Desenvolvimento e controle de escopo 3) Interface entre disciplinas.
- Liderança de equipes multidisciplinares (50+ profissionais), atuando em projetos para uma grande variedade de clientes (Petrobras, Vale, Companhia Siderúrgica Nacional, etc.).
- Experiência no reporte periódico dos projetos à alta gestão.
- Especialista em coordenação de projetos críticos Reconhecida pela alta gerência para liderar projetos críticos, com orçamentos acima do planejado, com prazos críticos e ameaça de multa por parte do cliente.
- Experiência em gestão de Stakeholder Compreende e alinha as expectativas das partes interessadas dos projetos, incluindo negociação de modificações de projeto e claims. Lidera as comunicações com o cliente e com a alta gestão.
- Especialista em implementação de Escritório de Gerenciamento de Projeto (PMO) Extensa experiência no desenvolvimento e/ou reestruturação do PMO em clientes, incluindo a definição de modelos de processo e padrões de reportes.
- Instrutora de Gerenciamento de Projetos Instrui equipe de gestão de projetos com as melhores práticas, processos e ferramentas. Criação de materiais de treinamento personalizados para alinhamento aos negócios do cliente.
- Experiência nas indústrias: Óleo & Gás | Metais & Mineração | Utilidades
- Competências: Consciência interpessoal; Credibilidade pessoal; Construção de relações colaborativas; Resolução de conflitos
Informações coletadas do Lattes em 12/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Engenharia de Projetos Industriais
2012 - 2014
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: MAPEAMENTO DAS INTERFACES TÉCNICAS PARA AUXÍLIO À COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENGENHARIA INDUSTRIAL
Orientador: Ricardo Prado Tamietti
Graduação em Engenharia de Produção
2004 - 2008
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: MODELAGEM DO PROBLEMA DE ROTEIRIZAÇÃO DE VEÍCULOS DE FLUXO MULTIPRODUTO COM JANELAS DE TEMPO E FROTA HETEROGÊNEA
Orientador: Maurício Cardoso de Souza
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão de Projetos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2015
Chemtech Serviços de Engenharia e SoftwareVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações:
- Responsável pela gestão de grandes ($M+) projetos de engenharia multidisciplinar, envolvendo a definição e controle do escopo, planejamento e monitoramento do cronograma, do budget e dos recursos a serem utilizados, garantindo o cumprimento dos objetivos do projeto. - Experiência no reporte periódico dos projetos à alta gestão. - Liderança dos projetos básico e detalhado para aumento da capacidade de produção da Mina Casa de Pedra (CSN) com mais de 100 escopos em um único contrato com prazo desafiador e documentação existente pouco confiável. - Multa de R$3M+ evitada em contrato através da renegociação de escopo e cumprimento dos marcos contratuais. - Experiência na gestão de interfaces dos projetos, com foco no adequado fluxo de informações entre as diversas áreas envolvidas. Uso de visual planning para integração do time (50+ profissionais) com o objetivo de aumentar a eficiência e clareza da comunicação. Redução de mais de 50% dos problemas de interface na comparação com projetos similares. - Desenvolvimento e manutenção de um robusto processo de Gestão de Riscos no projeto da Mina Casa de Pedra (CSN). As estratégias de mitigação de riscos foram críticas para finalização do projeto no prazo e dentro do budget. - Estabelecimento e administração de um rigoroso sistema de gestão de escopo e mudanças que resultou em um aditivo de 7% do valor do contrato através de modificações de projeto.
2012 - 2014
Chemtech Serviços de Engenharia e SoftwareVínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheira Pleno, Carga horária: 40
Outras informações:
- Coordenação dos projetos básico e detalhado para uma nova Unidade de Tratamento Cáustico (UTC) para a Petrobras, trabalhando para um contrato tipo EPC (equipe - 60+ profissionais). Administração de um eficiente sistema de gestão de mudança para aumentar o valor do contrato em 17% através de modificações de projetos e manutenção da margem planejada. - Designada para assumir e melhorar a margem de um projeto de verificação do atendimento aos requisitos de Saúde e Segurança dos projetos em andamento no cliente. Desenvolvimento e implementação de um processo padronizado de metas de trabalho que resultou no aumento da produtividade da equipe em 40% e a margem do projeto em 50%. - Recuperação de relacionamento com o cliente que havia sido comprometido com um projeto anterior. A atuação resultou no fechamento de um novo contrato com valor 50% maior que o anterior. - Desenvolvimento de ferramenta web para controlar todos os aspectos de Saúde e Segurança em fase de projeto. A ferramenta centralizou as informações do projeto, resultando em um aumento de 10% na eficiência da equipe e permitindo um monitoramento on-line de relatórios do projeto pelo cliente.
2009 - 2011
Chemtech Serviços de Engenharia e SoftwareVínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheira Júnior, Carga horária: 40
Outras informações:
- Designada pela alta gestão para analisar e prever uma estratégia de ação corretiva para um crítico projeto de MES (75+ membros na equipe) com o cliente chave Vallourec & Mannesmann. A revisão de todas as áreas de gestão, incluindo as comunicações do projeto, permitiu a transparência de informações aos principais tomadores de decisão. - Experiência no Detalhamento Técnico da Disciplina de Processo Projetista líder do processo de utilidades para uma Unidade Termelétrica da Petrobras. - Suporte de Gestão de Negócio Regional, responsável pelo controle da alocação de recursos (> 120 profissionais), supervisão da equipe de apoio e elaboração/divulgação dos relatórios mensais de desempenho de custo para a diretoria. - Confiada como Líder de Projeto para a Siemens EUA (Orlando) envolvendo Unidades Termelétricas. Aumento da margem de projeto em mais de 6x em relação às projeções. O feedback do cliente na pesquisa de satisfação foi excepcional.
2008 - 2009
Chemtech Serviços de Engenharia e SoftwareVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Engenharia de Produção, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação em um projeto de suporte ao cliente na gestão de projetos, incluindo atividades como: - Uso das melhores práticas de gestão de projetos para garantir otimização de investimentos em automação; - Controle de 7 grandes ($4M a $20M) projetos simultaneamente; - Controle da linha de base dos projetos.
2007 - 2008
Shell Brasil - Base de Betim (MG)Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Engenharia de Produção, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no Departamento de Vendas, envolvendo atividades de análise de mercado e resultados de vendas, identificação de gaps e oportunidades, e acompanhamento de contas a receber e débitos vencidos.
2006 - 2007
INSTITUTO INOVAÇÃOVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Analista de Projetos Inovadores, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação na análise técnica e econômica de novas tecnologias e sua aplicabilidade em áreas de negócio específicas, atuando como facilitadora na ligação entre a ciência e o mercado.
2006 - 2007
Laboratório Integrado de Design e Engenharia do ProdutoVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 20
Outras informações:
Laboratório do departamento de Engenharia de Produção e Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuação em projeto interno sobre gestão do conhecimento no laboratório.
2006 - 2006
Arcelormittal - Usina de João MonlevadeVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de férias - Engenharia de Produção, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação no Departamento de Metalurgia e Garantia da Qualidade, envolvendo atividades de acompanhamento dos dados de controle do processo e das normas aplicáveis. Desenvolvimento de um projeto de 5S para o laboratório do departamento.
2005 - 2006
PJ Consultoria e AssessoriaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Assessora do Departamento de Projetos, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação na coordenação de projetos utilizando metodologia PMI. Elaboração de propostas comerciais, cronogramas, relatórios e contratos. Responsável pelo controle da tributação e contabilidade da empresa.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Natália Moreira de Paoli e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?