Beatriz Ferreira e Silva
Formada no Ensino Técnico de Nível Médio em Meio Ambiente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) no ano de 2017, ano em que também desenvolveu o projeto de Iniciação Científica Júnior: "Análise da translocação de metais pesados em vegetais utilizados na fitorremediação de áreas contaminadas: o caso de Bento Rodrigues". Atualmente cursa Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Informações coletadas do Lattes em 12/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação interrompida em 2018 em Enfermagem
2018 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Ano de interrupção: 2018
Curso técnico/profissionalizante em Meio Ambiente
2015 - 2017
Formação complementar
2021 - 2021
ArcGis: do Básico ao Avançado. (Carga horária: 30h). , Drs. Geo: Cursos e Consultoria, DRS. GEO, Brasil.
2017 - 2017
Curso Geral de Propriedade Intelectual à Distância. (Carga horária: 75h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Participação em eventos
A Economia Política dos Desastres. 2019. (Outra).
Aula Inaugural: Geografia e Crítica. 2019. (Outra).
Mudanças climáticas e os desafios da governança ambiental após Kyoto. 2019. (Outra).
O Pacto Federativo Esgarçado: a Competitividade e a Desigualdade dos Financiamentos Estatais no Brasil. 2019. (Outra).
I Simpósio da LADEFE PUC MG - O manejo das Lesões de Pele: Práticas Baseadas em Evidências Científicas. 2018. (Simpósio).
III Seminário do Meio Ambiente do CEFET-MG: PRECEND. 2017. (Seminário).
Panorama do Saneamento e Mercado de Trabalho. 2017. (Outra).
Ciclo de Palestras: Clima, Terra e Sociedade - PUC Contagem. 2016. (Seminário).
4ª Jornada de Línguas e Literatura do CEFET-MG. Oficina Literatura X Dança". 2015. (Oficina).
I Seminário de Meio Ambiente - CEFET-MG. Exibição e debate do filme: A Lei da Água. 2015. 2015. (Seminário).
I Seminário de Meio Ambiente - CEFET-MG. Produção de Sabão a partir de Óleo de Cozinha. 2015. 2015. (Seminário).
I Seminário de Meio Ambiente - CEFET-MG. Reciclagem de papel.2015. 2015. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
SILVA, B. F. ; COSTA, B. C. R. L. ; GUEDES, P. A. P. ; DRUMOND, M. M. . ?ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA FITORREMEDIAÇÃO COMO TRATAMENTO PARA OS SOLOS CONTAMINADOS PELOS REJEITOS DE MINERAÇÃO DA BARRAGEM DO FUNDÃO, EM BENTO RODRIGUES-MG?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2018
ANÁLISE DA TRANSLOCAÇÃO DE METAIS PESADOS EM VEGETAIS UTILIZADOS NA FITORREMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS: O CASO DE BENTO RODRIGUES., Descrição: Após o acidente ambiental ocorrido em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, Minas Gerais, com o rompimento da Barragem do Fundão, estudos têm sido desenvolvidos com o intuito de avaliar métodos para a remoção dos metais que se encontram em quantidades superiores aos padrões estabelecidos pela bibliografia. Sendo a fitorremediação uma alternativa que vem sendo estudada na tentativa de remediação dessa área contaminada, o presente estudo tem como objetivo analisar a bioacumulação pelas partes das plantas empregadas no tratamento, bem como sua translocação nas mesmas, possibilitando a verificação da eficiência do método empregado, além de possíveis estudos para novas utilizações das plantas selecionadas para remoção dos metais em análise.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Beatriz Ferreira e Silva - Integrante / Mariana Martins Drumond - Coordenador / Cláudia Campus - Integrante., Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2018
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica
2018 - 2021
CooperBH TáxiVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo/Financeiro
2020 - 2021
Prefeitura Municipal de Belo HorizonteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25
2021 - Atual
Trust Gestão e Sustentabilidade LTDAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica de Controle de Meio Ambiente, Carga horária: 40
2021 - 2021
Trust Gestão e Sustentabilidade LTDAVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Beatriz Ferreira e Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?