Rafaela Heloisa Carvalho Machado
Engenheira de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (2014), campus Viçosa. Mestre pela Universidade Metodista de Piracicaba (2017) e doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (2024) na área de Engenharia de Produção. Realiza pesquisas nas áreas de modelos de tomada de decisão, Metodologias Ativas de Ensino, entre outras. Possui experiência com desenvolvimento de modelos de tomada de decisão, software e simulação. Trabalhou com Gestão da qualidade visando padronização e melhoria de processos, análise e definição de capacidade de linhas produtivas. Atualmente trabalha como professora efetiva de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Informações coletadas do Lattes em 12/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia de Produção
2020 - 2024
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Modelo e software de decisão multicritério com critérios hierárquicos e dados incertos aplicado à avaliação da sustentabilidade no ciclo de vida
Orientador: Samuel Vieira Conceição
Coorientador: Renata Pelissari. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Engenharia de Produção
2016 - 2017
Universidade Metodista de Piracicaba
Título: ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS MTM (METHODS TIME MEASUREMENT) E DES (DISCRETE EVENT SIMULATION) PARA O DIMENSIONAMENTO DE PROCESSOS DE MANUFATURA, Ano de Obtenção: 2017
André Luís Helleno.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Engenharia de Produção
2009 - 2014
Universidade Federal de Viçosa
Título: Análise da implantação de Gestão por Processos em Franquia
Orientador: Jaqueline Akemi Suzuki
Formação complementar
2013 - 2013
Business English. (Carga horária: 60h). , LAL English School - South Africa, LAL, África do Sul.
2013 - 2013
Six Sigma com certificação Green Belt. (Carga horária: 40h). , R&L Associados, R&L, Brasil.
2013 - 2013
Intensive English. (Carga horária: 230h). , LAL English School - South Africa, LAL, África do Sul.
2012 - 2012
Introdução a Programação Neurolinguística. (Carga horária: 12h). , Instituto Lapidar, IL, Brasil.
2011 - 2011
Formação de auditores internos. (Carga horária: 8h). , Normalizar - Implementando Qualidade, N, Brasil.
2011 - 2011
Interpretação, Implantação da norma. (Carga horária: 8h). , Normalizar - Implementando Qualidade, N, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão e Otimização da Produção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão de Projetos.
Organização de eventos
MACHADO, R. H. C. . III Mostra de Profissões. 2019. (Outro).
MACHADO, R. H. C. . Simpósio de Integração Acadêmica - SIA. 2019. (Congresso).
MACHADO, R. H. C. . XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (Emepro). 2019. (Congresso).
MACHADO, R. H. C. . 21° Seminário Internacional de Alta de Tecnologia - Produtos Inteligentes e Manufatura Inteligente. 2016. (Congresso).
Participação em eventos
Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP. 2017. (Encontro).
1° Seminário Interdisciplinar sobre Pesquisa e Pós-Graduação. 2016. (Seminário).
Visitas Técnicas à Arcelor Mittal e à CodemeEngenharia. 2013. (Outra).
VII EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. 2011. (Encontro).
V INTERNEJ-Encontro Interno de Empresas Juniores da UFV. 2011. (Encontro).
VII SAEPRO-Simpósio Acadêmico de Engenharia de Produção. 2010. (Simpósio).
V EMEPRO- Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. 2009. (Encontro).
Participação em bancas
PEIXOTO, M. G. M.; CAMPOS, L. S.;MACHADO, R. H. C.. PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DA FERRAMENTA 5S EM UMA EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO NA REGIÃO DO ALTO PARANAÍBA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Viçosa.
SANTOS, A. A.;MACHADO, R. H. C.; MELO, G. A.. Análise da viabilidade econômico e financeira da implantação de uma cachaçaria artesanal na região do Alto Paranaíba - MG. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Viçosa.
NOGUEIRA, T. H.; MACHADO, R. R.;MACHADO, R. H. C.. ANÁLISE DAS DEVOLUÇÕES DE PRODUTO ACABADO DE UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DE CONTROLE DA QUALIDADE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Viçosa.
PEIXOTO, M. G. M.; MACHADO, R. R.;MACHADO, R. H. C.; BARBOSA, S. B.. ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE REPARO E MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES LOCALIZADA NO CENTRO OESTE MINEIRO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Viçosa.
PEIXOTO, M. G. M.; MACHADO, R. R.;MACHADO, R. H. C.. O PROBLEMA DO EXCESSO DE HORAS EXTRAS EM UMA AGROINDÚSTRIA DE RAÇÃO DO INTERIOR DE MINAS GERAIS: PROPOSTA DE MELHORIA CONTÍNUA PELA APLICAÇÃO DA GESTÃO POR PROCESSOS E GESTÃO DA ROTINA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Viçosa.
Napolitano, F;MACHADO, R. H. C.; Maquine, C. Lean office e a automação dos processos administrativos: um estudo de caso em um CSC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Braga, G. G.;MACHADO, R. H. C.; Napolitano, F. Estudo de desenho de processos: a implementação de um Centro de Serviços Compartilhados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Maquine, C;MACHADO, R. H. C.; Napolitano, F. INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DO MARKETING NA GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇO: UM ESTUDO DE CASO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Napolitano, F;MACHADO, R. H. C.; BALESTRA, R. M.. BENEFÍCIOS DA LOGÍSTICA REVERSA DE METÁLICOS EM UMA SIDERÚRGICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Braga, G. G.; Pereira, R. B. D.;MACHADO, R. H. C.. Aplicação do ciclo PDCA e ferramentas da qualidade para a redução de estoques intermediários. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
MUNIZ, L. R.;MACHADO, R. H. C.; Maquine, C. Uso das ferramentas do Lean Office em processos de compras no setor de suprimentos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
MUNIZ, L. R.;MACHADO, R. H. C.; Maquine, C. Análise nos processos de gestão e certificação de fornecedores no setor de suprimentos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Maquine, C; Napolitano, F;MACHADO, R. H. C.. Gestão da qualidade na venda de aquecimento solar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
MUNIZ, L. R.; Napolitano, F;MACHADO, R. H. C.. Análise crpitica na organização de concursos públicos - um estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
SILVA, A. S. C.; SILVA, E. M.;MACHADO, R. H. C.. Ensaios não destrutivos aplicados na fabricação de trocadores de calor cascos e tubos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Braga, G. G.; MUNIZ, L. R.;MACHADO, R. H. C.. APLICAÇÃO DO CICLO PDCA PARA REDUÇÃO DO NÚMERO DE RECLAMAÇÕES DE CONSUMIDORES EM UMA EMPRESA DE ALIMENTOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Braga, G. G.; Napolitano, F;MACHADO, R. H. C.. Gerenciamento de projetos na organização de eventos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Braga, G. G.; Pereira, R. B. D.;MACHADO, R. H. C.. APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR EM UM PROCESSO PRODUTIVO DE UM EQUIPAMENTO MÉDICO COM ALTO TEMPO DE CICLO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Braga, G. G.; Pereira, R. B. D.;MACHADO, R. H. C.. Análise Ergonômica do Trabalho aplicada em uma obra civil em São João Del-Rei. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Braga, G. G.;MACHADO, R. H. C.; Pereira, R. B. D.. DIMENSIONAMENTO DE UMA MICRO USINA FOTOVOLTAICA E ANÁLISE DE INVESTIMENTO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Pereira, R. B. D.; Braga, G. G.;MACHADO, R. H. C.. CARTAS DE CONTROLE DA MÉDIA MÓVEL EXPONENCIALEMENTE PONDERADA: APLICAÇÃO NO MONITORAMENTO DO DIÂMETRO EXTERNO DE TUBOS DE AÇO SEM COSTURA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Pereira, R. B. D.;MACHADO, R. H. C.; Maquine, C. OTIMIZAÇÃO ROBUSTA DA RUGOSIDADE TOTAL DO FRESAMENTO HELICOIDAL NO AÇO ENDURECIDO ABNT H13. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
Orientou
Gerenciamento de risco de mudança pós-registro de medicamento usando a ferramenta FMEA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Rafaela Heloisa Carvalho Machado;
A contribuição do Escritório de Gestão de Projetos para a evolução de Indicadores de Risco e Comunicação de uma organização; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Rafaela Heloisa Carvalho Machado;
Implementação de uma assistência técnica exclusiva de uma marca de equipamentos eletrônicos; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Rafaela Heloisa Carvalho Machado;
Sistematização da implementação de projetos de outsourcing para processos de compras no segmento de máquinas de construção; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Rafaela Heloisa Carvalho Machado;
Gerenciamento de projetos para Movimentação de Datacenter sem interrupção da Operação; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Rafaela Heloisa Carvalho Machado;
Método ágil Lean no gerenciamento de desenvolvimento de produto e processo na indústria de autopeça; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Rafaela Heloisa Carvalho Machado;
Desenvolvimento de software embarcado com gerenciamento SCRUM e CCPM de forma eficiente; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Rafaela Heloisa Carvalho Machado;
?Project Model Canvas? aplicado em projeto de identificação de imóveis sem o cadastro de esgoto; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Rafaela Heloisa Carvalho Machado;
Plano de Implantação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos em uma empresa de Aerolevantamento; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Rafaela Heloisa Carvalho Machado;
Utilização de ferramentas de gerenciamento de cronograma na área de assuntos regulatórios de indústria farmacêutica; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Rafaela Heloisa Carvalho Machado;
ANÁLISE DE CUSTOS EM UMA EMPRESA DE PRÉ-MOLDADOS NA REGIÃO DO ALTO PARANAÍBA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Rafaela Heloisa Carvalho Machado;
ANÁLISE DE CUSTOS EM UMA EMPRESA DE PRÉ-MOLDADOS NA REGIÃO DO ALTO PARANAÍBA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Rafaela Heloisa Carvalho Machado;
APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DO CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO EM UMA FÁBRICA DE BENEFECIAMENTO DO VIDRO FLOAT; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Rafaela Heloisa Carvalho Machado;
Balanceamento da linha de produção da muçarela em um laticínio de pequeno porte na região do Alto Paranaíba-MG; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Rafaela Heloisa Carvalho Machado;
Balanceamento da linha de produção da muçarela em um laticínio de pequeno porte na região do Alto Paranaíba-MG; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Rafaela Heloisa Carvalho Machado;
MODELAGEM, SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSO DE REPOSIÇÃO DE ESTOQUES DE ALMOXARIFADO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Rafaela Heloisa Carvalho Machado;
METODOLOGIAS ATIVAS: UMA NOVA VISÃO DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Rafaela Heloisa Carvalho Machado;
Simulação de Eventos Discretos aplicada ao processo de carregamento de carretas em uma usina siderúrgica; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Rafaela Heloisa Carvalho Machado;
ANÁLISE DE PRÁTICAS DA LOGÍSTICA DE ALIMENTOS EM UMA COZINHA INDUSTRIAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Rafaela Heloisa Carvalho Machado;
Produções bibliográficas
-
MACHADO, RAFAELA HELOISA CARVALHO ; CONCEIÇÃO, SAMUEL VIEIRA ; PELISSARI, RENATA ; SANTOS, ARTHUR ALMEIDA ; AMOR, SARAH BEN . The hierarchical and stochastic VIKOR to deal with imprecise and missing information. APPLIED SOFT COMPUTING , v. 180, p. 113340, 2025.
-
MACHADO, R. H. C. ; CONCEICAO, S. V. ; PELISSARI, R. ; AMOR, S. B. ; RESENDE, T. L. . A multiple criteria framework to assess learning methods in engineering education. Thinking Skills and Creativity , v. 48, p. 101290, 2023.
-
SANTOS, ARTHUR ALMEIDA ; MARTINS, ALEXANDRE XAVIER ; SOUZA, MARCONE JAMILSON FREITAS ; MACHADO, RAFAELA HELOISA CARVALHO . Métodos Heurísticos e Meta-Heurísticos para a Resolução do Problema de Sequenciamento de Ordens de Manutenção Preventiva de Longo Prazo. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) , v. 20, p. 175-202, 2023.
-
MELO, GUSTAVO ALVES DE ; BESSA, LORENA ALVES DE MELO ; PEIXOTO, MARIA GABRIELA MENDONÇA ; BARBOSA, SAMUEL BORGES ; NOGUEIRA, THIAGO HENRIQUE ; MENDONÇA, MARIA CRISTINA ANGÉLICO ; LIMA, FÁTIMA MACHADO DE SOUZA ; MACHADO, RAFAELA HELOISA CARVALHO . ESTUDO DE SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM POSTO DE COMBUSTÍVEL NA MESORREGIÃO MINEIRA DO ALTO PARANAÍBA / PRODUCTION SIMULATION STUDY FOR THE IMPLEMENTATION OF A GAS STATION IN THE MINING REGION OF ALTO PARANAÍBA. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 99192-99209, 2020.
-
MELLO, F. M. C. ; MACHADO, R. H. C. ; CAMPOS, N. A. ; SUZUKI, J. A. ; SANTOS, A. A. . A CONTRIBUIÇÃO DO ESCRITÓRIO DE GESTÃO DE PROJETOS PARA A EVOLUÇÃO DE INDICADORES DE RISCO E COMUNICAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO E ENGENHARIA , v. 11, p. 1, 2020.
-
MACHADO, R. H. C. ; HELLENO, A. L. ; OLIVEIRA, M. C. ; SANTOS, M. S. C. ; DIAS, R. M. C. . Analysis of the Influence of Standard Time Variability on the Reliability of the Simulation of Assembly Operations in Manufacturing Systems. HUMAN FACTORS , p. 001872081982959, 2019.
-
MACHADO, R. H. C. ; INFANTE, R. P. ; GENNARO, C. K. ; OLIVEIRA, E. D. . Panorama bibliográfico de Methods Time Measurement aplicado a engenharia. ESPACIOS (CARACAS) , v. 39, p. Pag 2, 2018.
-
MACHADO, R. H. C. ; SUZUKI, J. A. . A importância da Gestão por Processos no desenvolvimento de uma rede de franquias. REVISTA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA , v. 20, p. 33-43, 2017.
-
MACHADO, R. H. C. ; HELLENO, A. L. ; SIMON, A. T. . Estudo bibliométrico da produção científica internacional sobre DES aplicado à logística. Revista de Ciência & Tecnologia , v. 19, p. 7-31, 2016.
-
MACHADO, RAFAELA HELOISA CARVALHO ; HELLENO, ANDRÉ LUÍS ; LIMA, CARLOS ROBERTO CAMELLO . Análise da eficiência operacional de uma linha de produção da indústria de laticínios por meio do indicador de Eficiência Global de Equipamentos (Overall Equipment Effectiveness). Exacta (Online) , v. 14, p. 635-644, 2016.
-
MACHADO, R. H. C. ; HELLENO, A. L. ; SIMON, A. T. ; GENNARO, C. K. . Um guia sobre DES aplicado a questões logísticas: um estudo bibliométrico. Gestão da Produção em Foco. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2018, v. Vol. 2, p. 31-42.
-
OLIVEIRA, E. D. ; GENNARO, C. K. ; MACHADO, R. H. C. ; SANTOS, M. S. C. . Painel com especialistas, composto por Profissionais da área de Energia Fotovoltaica, associado com áreas do conhecimento da Gestão de Projetos. Painel com especialistas, composto por Profissionais da área de Energia Fotovoltaica, associado com áreas do conhecimento da Gestão de Projetos. 6ed.: , 2018, v. , p. 263-271.
-
MARGOTTI, S. D. ; SILVA, W. B. ; MUNIZ, L. R. ; MACHADO, R. H. C. . ANÁLISE MULTICRITÉRIO APLICADA À GESTÃO DE ESTOQUE DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO DE UMA CONCESSIONÁRIA. In: IV SINEP - Simpósio Nacional de Engenharia de Produção, 2022. Anais IV SINEP, 2022.
-
SANTOS, A. A. ; MARTINS, ; MACHADO, R. H. C. ; NOGUEIRA, T. H. ; MELO, G. A. . REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA EM PROBLEMAS DE SEQUENCIAMENTO DE FLOW SHOP UTILIZANDO ALGORITMOS GENÉTICOS E MACHINE LEARNING. In: SIMPEP, 2021. Anais SIMPEP -2021, 2021.
-
LEMES, B. C. O. ; COSTA, J. G. ; MACHADO, R. H. C. ; SANTOS, A. A. ; NASCIMENTO, K. M. . DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO A PARTIR DA INOVAÇÃO INCREMENTAL EM CAPAS DE BORRACHAS ESCOLARES. In: XL Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. Anais ENEGEP XL, 2020.
-
GREGORIO, E. S. ; PAULA, A. S. ; DIORIO, A. H. ; MACHADO, R. H. C. ; SANTOS, A. A. . Metodologias Ativas, Ensino em Engenharia de Produção, Aprendizagem Baseada em Problemas, Jogos.. In: XL Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. Anais ENEGEP XL, 2020.
-
VENTURA, C. D. ; MACHADO, R. H. C. ; INFANTE, R. P. ; NASCIMENTO, K. M. ; SANTOS, A. A. . APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DO CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO EM UM PROCESSO DE BENEFECIAMENTO DO VIDRO COM ESPECIFICAÇÕES VARIADAS. In: XL Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. Anais ENEGEP XL, 2020.
-
SANTOS, G. L. O. ; LIMA, L. F. ; MACHADO, R. H. C. ; MOREIRA, N. P. ; SANTOS, A. A. . Análise de custos de serviços: um estudo de caso dos custos e rentabilidade em uma academia. In: XL Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. Anais ENEGEP XL, 2020.
-
SILVA, A. R. C. ; LICIO, G. M. ; MACHADO, R. H. C. ; MOREIRA, N. P. ; SANTOS, A. A. . ANÁLISE DE CUSTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA FRANQUEADA À UMA REDE DE COLCHÕES. In: XL Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. Anais ENEGEP XL, 2020.
-
SILVERIO, D. F. ; RIBEIRO, L. F. ; NOGUEIRA, T. H. ; MACHADO, R. H. C. . ANÁLISE DE DEMANDA E LOCALIDADE DE UMA INDÚSTRIA DE CAFÉ COM ÊNFASE EM CAFÉ EM CÁPSULA. In: XXVII SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Podução, 2020. ANAIS - XXVII SIMPEP, 2020.
-
COSTA, J. G. ; GALANTE, J. F. A. ; NOGUEIRA, T. H. ; SANTOS, A. A. ; MACHADO, R. H. C. . ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICO- FINANCEIRA PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA CACHAÇARIA ARTESANAL SITUADA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS. In: XXVII SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2020. ANAIS - XXVII SIMPEP, 2020.
-
DIORIO, A. H. ; SILVEIRA, L. P. ; NOGUEIRA, T. H. ; MACHADO, R. H. C. . ESTUDO DE LOCALIZAÇÃO PARA INSTALAÇÃO DE UMA AGRINDÚSTRIA DE CACHAÇA NA MESORREGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO/ ALTO PARANAÍBA ? MG. In: XXVII SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2020. Anais XXVII SIMPEP, 2020.
-
RIBEIRO, L. F. ; FERNANDES, M. B. ; NOGUEIRA, T. H. ; MACHADO, R. R. ; MACHADO, R. H. C. . ANÁLISE DE DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS DE UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS COM A ASSISTÊNCIA DE FERRAMENTAS DE CONTROLE DA QUALIDADE. In: XXVII SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2020. Anais XXVII SIMPEP, 2020.
-
MELO, G. A. ; NOGUEIRA, T. H. ; PEIXOTO, M. G. M. ; MACHADO, R. H. C. ; BARBOSA, S. B. ; MENDONCA, M. C. A. ; LIMA, F. M. S. . ESTUDO DE SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM POSTO DE COMBUSTÍVEL NA MESORREGIÃO MINEIRA DO ALTO PARANAÍBA. In: 52º SBPO - LII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2020. Anais LII SBPO, 2020.
-
FERREIRA, C. C. R. ; SILVA, M. R. F. ; MACHADO, R. H. C. ; NOGUEIRA, T. H. ; SANTOS, A. A. . Balanceamento da Linha De Produção da Muçarela em um Laticínio De Pequeno Porte na Região do Alto Paranaíba-MG. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2020. Anais X CONBREPRO, 2020.
-
FARIA, L. S. ; SILVERIO, D. F. ; MACHADO, R. H. C. ; MOREIRA, N. P. ; SANTOS, A. A. . Análise de custos em uma empresa de pré-moldados da região do Alto Paranaíba. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2020. Anais X CONBREPRO, 2020.
-
LEMES, B. C. O. ; BARBOSA, L. R. L. P. ; MACHADO, R. H. C. ; MOREIRA, N. P. ; SANTOS, A. A. . Análise de custos e precificação de produtos artesanais. In: III SINEP - Simpósio Nacional de Engenharia de Produção, 2020. Anais III SINEP.
-
AMARAL, J. V. S. ; MACHADO, R. H. C. ; BARROSO, L. G. C. ; SILVA, W. D. ; MENDES, M. P. . Relayout como estratégia de redução de custos: Estudo de caso em uma confecção de uniformes.. In: XXXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2019, Santos. Os desafios da engenharia de produção para uma gestão inovadora da Logística e Operações, 2019.
-
RESENDE, T. L. ; MACHADO, R. H. C. ; SANTOS, A. A. . METODOLOGIAS ATIVAS: UMA NOVA VISÃO DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO. In: XXXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2019, Santos. Os desafios da engenharia de produção para uma gestão inovadora da Logística e Operações, 2019.
-
MACHADO, R. H. C. ; NUNES, I. A. ; NUNES, N. A. ; BARRETO, T. B. ; PINTO, J. B. . Aplicação de Ferramentas de Gestão da Qualidade para análise e diagnóstico: Estudo em uma Empresa de Saneamento e Tratamento de Água. In: EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2019, Viçosa. ANAIS XV ENCONTRO MINEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2019.
-
GOMES, M. S. S. ; MACHADO, R. H. C. ; SANTOS, A. A. ; OLIVEIRA, B. G. . Análise de fatores de produção para a melhoria do plantio de alface com diferentes substratos. In: EMEPRO -Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2019, Viçosa. ANAIS XV ENCONTRO MINEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2019.
-
VERISSIMO, J. ; CARDOSO, F. V. ; SILVERIO, D. F. ; SOUZA, T. C. B. ; MACHADO, R. H. C. . ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DE UMA FÁBRICA DE QUEIJO MINAS FRESCAL. In: CONBREPRO, 2019, Ponta Grossa. Anais Conbrepro 2019, 2019.
-
SILVA, J. V. F. S. ; MACHADO, R. H. C. ; MUNIZ, L. R. ; REIS, A. F. S. ; GENNARO, C. K. . Avaliação da implementação de um Sistema de Gestão de Estoques através da Simulação de Eventos Discretos. In: CONBREPRO, 2018, Ponta Grossa. Anais CONBREPRO 2018 - As Engenharias e a Indústria 4.0, 2018.
-
MACHADO, R. H. C. ; HELLENO, ANDRÉ LUÍS . Análise da publicação acadêmica internacional sobre Methods Time Measurement aplicado a engenharia. In: Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2017, Juiz de Fora. ANAIS-EMEPRO2017, 2017.
-
MACHADO, R. H. C. ; HELLENO, A. L. ; OLIVEIRA, M. C. ; DIAS, R. M. C. . Um estudo sobre a definição da variação em Methods Time Measurement para a simulação de processos de montagem. In: Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2017, Juiz de Fora. ANAIS-EMEPRO2017, 2017.
-
INFANTE, R. P. ; MACHADO, R. H. C. ; GENNARO, C. K. ; OLIVEIRA, M. C. ; NICOLETTI JUNIOR, A. . Proposta de um jogo educacional em grupo para o ensino de Controle Estatístico do Processo na Engenharia de Produção. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2017, Joinville, SC. ENEGEP 2017, 2017.
-
GENNARO, C. K. ; MACHADO, R. H. C. ; INFANTE, R. P. ; LIMA, C. R. C. ; OLIVEIRA, E. D. . Proposta de jogo educacional em grupo para o ensino de Controle de Processos Especiais a alunos de Engenharia de Produção. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2017, Joinville, SC. ENEGEP 2017, 2017.
-
MACHADO, R. H. C. ; HELLENO, A. L. ; CORIGUAZI, D. M. C. ; MATANA, G. M. ; SANTOS, M. S. C. . Integração entre DES e MTM para a análise de melhorias em uma indústria de equipamentos. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2017, Joinville, SC. ENEGEP 2017, 2017.
-
OLIVEIRA, E. D. ; GENNARO, C. K. ; MACHADO, R. H. C. ; SANTOS, M. S. C. . Painel com especialistas, composto por Profissionais da área de Energia Fotovoltaica, associado com áreas do conhecimento da Gestão de Projetos. In: VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção (CONBREPRO 2017), 2017, Ponta Grossa. Anais CONBREPRO 2017 - Engenharias na Indústria Alimentícia, 2017.
-
MACHADO, R. H. C. ; HELLENO, A. L. ; SIMON, A. T. . Um guia sobre DES aplicado a questões logísticas: um estudo bibliométrico. In: CONBREPRO - Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2016, Ponta Grossa-PR. VI Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2016. v. VI.
-
MACHADO, R. H. C. ; HELENO, A. L. . Análise da integração das ferramentas MTM (methods time measurement) e DES (discrete event simulation) para o dimensionamento de processos de manufatura. In: 14ª MOSTRA ACADÊMICA UNIMEP, 2016, Santa Bárbara D'Oeste. 14ª Mostra Acadêmica - Interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e na extensão, 2016.
-
PELISSARI, R. ; MACHADO, R. H. C. ; REIS, B. ; SANTOS, A. A. ; CONCEICAO, S. V. . Addressing Challenges in Multicriteria DecisionMaking: Introducing the Method and User-Friendly Software Called VIKOR-HS. In: 33rd European conference on Operational Research, 2024, Copenhagen. Annals of the 33rd European conference on Operational Research, 2024.
-
MACHADO, R. H. C. ; HELLENO, A. L. . ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS MTM (METHODS TIME MEASUREMENT) E DES (DISCRETE EVENT SIMULATION) PARA O DIMENSIONAMENTO DE PROCESSOS DE MANUFATURA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MACHADO, R. H. C. . FERRAMENTAS PARA A ANÁLISE E MELHORIA DE LAYOUT. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Construção de indicadores compostos robustos: novos métodos baseados no apoio à decisão multicritério e aplicações, Descrição: Indicadores compostos vêm ganhando cada vez mais popularidade em uma ampla variedade de áreas de pesquisa. Sua adoção por instituições globais como a OECD, a OMS e a ONU atraiu ainda mais a atenção da mídia e dos formuladores de políticas em todo o mundo, e seu número de aplicações aumentou desde então. Esse novo cenário acendeu um alerta para questões metodológicas adotadas na construção de indicadores compostos, principalmente no que se refere à ponderação e agregação. A literatura indica que essas duas fases da construção de indicadores compostos são onde residem as principais críticas e também as principais oportunidades de desenvolvimento de novas pesquisas. De fato, indicadores que levam em consideração múltiplas dimensões devem ser agregados e ponderados de acordo, considerando questões de correlação e compensabilidade entre os indicadores e evitando abordagens de ponderação subjetivas. A análise de robustez deve ser realizada para avaliar o impacto dos pressupostos e hipóteses definidos em termos da escolha dos pesos e do método de agregação. Motivado pelos requisitos que normalmente estão por trás do desenvolvimento de indicadores robustos, este projeto de pesquisa pretende identificar os principais problemas nas suposições adotadas na construção dessesindicadores, propor novas estruturas metodológicas baseadas no apoio à decisão multicritério de forma a superar os problemas identificados e aplicar essas novas estruturas na construção de indicadores referentes ao desenvolvimento da Inteligência Artificial, à vulnerabilidade social, à sustentabilidade e ao desempenho de fornecedores. Espera-se como principais resultados do projeto o desenvolvimento denovas metodologias para construção de indicadores robustos e solução de problemas práticos por meio da proposta de novos indicadores..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafaela Heloisa Carvalho Machado - Integrante / Renata Pelissari - Coordenador / Sarah Ben Amor - Integrante / Betania Campello - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2011
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora em Física, Carga horária: 12
Outras informações:
Auxílio a alunos com dificuldades na disciplina de física mecânica, ministrando aulas e orientando grupos de estudo.
2018 - 2018
Universidade Federal de São João Del-ReiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas:Planejamento e controle da produção IIProjeto de Fábrica e layoutGerenciamento de ProjetosSimulação de eventos discretosAplicação de ferramentas da qualidade
2017 - 2017
Universidade de São PauloVínculo: Aluna, Enquadramento Funcional: Aluno especial, Carga horária: 12
2016 - 2017
Universidade Metodista de PiracicabaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - 2017
Universidade Metodista de PiracicabaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Suplente do Conselho administrativo, Carga horária: 2
Outras informações:
Representante discente nas reuniões do conselho como representante dos alunos.
2014 - 2015
Queijos TirolezVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 44
Outras informações:
Reestruturação dos Procedimentos Operacionais Padrão da empresa.
Acompanhamento de auditorias de clientes.
Análise de processos referente ao cumprimento de requisitos normativos e perdas.
Mensuração de indicadores de Eficiência Global de Equipamentos (OEE) em gargalos da produção.
Análise de processos utilizando ferramentas da qualidade e aplicação do ciclo PDCA para melhoria do processo.
Participação na revisão do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).
2012 - 2013
Soluções ConsultoriaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 15
Outras informações:
Mapeamento e documentação dos processos com a definição dos processos chave.
Análise global da empresa e sugestões de melhorias.
Elaboração do Manual de Procedimentos Padronizados e de documentos internos para a empresa.
2011 - 2012
Soluções ConsultoriaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Gerente de Relações Públicas, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação na elaboração da Metodologia de Gerenciamento de Parcerias. Elaboração e aplicação de pesquisa de imagem. Elaboração e realização da divulgação do processo trainee. Realização de atividades relacionadas à rotina da diretoria.
2011 - 2012
Soluções ConsultoriaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Núcleo de RSE, Carga horária: 4
Outras informações:
Atuação na organização de grupos de discussão abordando o tema de RSE (Responsabilidade Social Empresarial). Coordenação da elaboração do Código de Ética que envolveu todos os 24 membros da empresa.
2011 - 2012
Soluções ConsultoriaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 4
Outras informações:
Integrante do Grupo de Trabalho de Planejamento Estratégico da CEEMPRE ? Núcleo Estudantil de Empresas Juniores de Viçosa.
Estruturação de uma metodologia de elaboração e gerenciamento de planejamento estratégico para o núcleo. Treinamento dos membros da diretoria para a elaboração do planejamento estratégico.
2013 - 2013
Cozinhas ItatiaiaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 10
Outras informações:
Realização de análise ergonômica do setor de expedição e proposição de melhorias das condições de trabalho.
Medições em eletromiografia com os trabalhadores do setor para determinar uma média de força necessária para a seleção de funcionários para a atividade.
2011 - 2012
Engenheiros sem fronteirasVínculo: Trabalho Voluntário, Enquadramento Funcional: Assessora da Presidência, Carga horária: 4
Outras informações:
Participação na estruturação dos cargos da unidade de Viçosa.
Participação em eventos voltados à comunidade carente.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rafaela Heloisa Carvalho Machado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?