Ricardo José de Oliveira
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Braz Cubas (2002). Pos Graduacao - Especialização - Gestão Estratégica de Empresas - Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (2016). Mestrado Engenharia Mecanica - IFSP - Instituto Federal de Sao Paulo ( em andamento 2019 - 2022) . Atualmente é Engenheiro Regional de Vendas - INSTRON Equipamentos CIentificos . Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, Aplicacao e Vendas de Produtos e equipamentos industriais para os segmentos - Industrial, Oil & Gas, Farmaceutico. Automotivo e Instituicoes de Ensino.
Informações coletadas do Lattes em 12/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Engenharia Mecânica
2019 - Atual
Instituto Federal de São Paulo
Título: Resistencia a fadiga , dano acumulado e propagacao de trincas por fadiga das ligas de aluminio 6048 e 6082 de aplicacao automobilistica,Orientador:
Renato Chaves Souza.Coorientador: Roberto Nunes Duarte. Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Fabricação de máquinas e equipamentos.
Especialização em Gestão Estratégica de Empresas (ECO100)
2014 - 2017
Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP
Título: Solucoes personalizadas em Organizacao Domestica
Orientador: Marcelo Cunha
Graduação em Engenharia Mecânica
1996 - 2002
Universidade Braz Cubas
Título: Analise e Pericia de Veiculos Automotores
Orientador: Adilson dos Santos
Curso técnico/profissionalizante em Mecânico Geral
1991 - 1994
Curso técnico/profissionalizante em Mecânico de Manutenção
1993 - 1993
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
Prêmios
2012
Sales Excellence Award / DSM South America/Orlando USA, Saint-Gobain Performance Plastics.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Equipamentos Cientificos Instron. , Rua Quirino Zagonel, 257, Itália, 83020250 - São José dos Pinhais, PR - Brasil - Caixa-postal: 031, Telefone: (41) 30359400
Experiência profissional
2016 - Atual
Equipamentos Cientificos InstronVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Vendas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atendimento de consultas de Clientes/ Novos Clientes em busca de Equipamentos / acessórios para Ensaios Eletromecânicos, Hidraulicos ou dinâmicos para os diversos segmentos existentes como Automotivo, Farmaceutico e Industrial com vendas standard ou customizadas e inserção de novos produtos e desenvolvimentos recebidos da engenharia (USA) aumentando o market share existente e trabalhando para ganho de share da concorrência através de aceitação técnica do cliente de nivel mundial e excelência dos produtos;
Elaboração de Budget anual de vendas, e Report. mensal com resultados obtidos e target anual de produtos a serem vendidos baseado no feedback fiel mantido com clientes chaves;
Interação diária com Engenharia de aplicação/ Engenharia Matriz (USA)afim de feedback técnico rápido para o cliente em busca de fechamento de ordem compra na oportunidade de aprovação com o Gestor do cliente;
Apresentação Técnica e exposição de soluções em Equipamentos , acessórios e software afim de que o cliente confortável com a decisão do produto busque uma compra baseada em requisitos técnicos e desta forma conseguimos diminuir/ eliminar a concorrência através da exceleência da soluções apresentadas.
2008 - 2015
Saint-Gobain do Brasil Produtos Indústriais e Para ConstruçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Mercado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Prospecção de mercados Industrial /Oil & Gas/Farmacêutico com vendas customizadas e inserção de novos produtos e desenvolvimentos recebidos da engenharia (USA e Europa) com trabalho focado em criação de novos clientes e aumento de Market share em novos clientes e substituição de produtos de antigas aplicações por produtos de performance;
Elaboração de Budget anual de vendas, despesas, Report. mensal com target de atividades baseado no mercado atual e no plano de cinco anos da empresa com crescimento consistente do Budget na inserção de novos produtos no mercado;
Interação diária com Engenharia/ Customer Service da Matriz USA e de Engenharias suporte México/ Bélgica afim de conclusão de projetos de acordo com a necessidade do cliente final;
Estudo junto a fabrica de padronização de matéria prima e otimização de entrega de produtos acabados a fim de reduzir prazos de entrega e ganho de mercado frente aos concorrentes diretos;
Participação/ Apresentação em Meeting e treinamentos semestrais nas unidades dos USA e Europa da empresa bem como compartilhar novas aplicações com engenheiros das diversas plantas mundiais afim de buscar novos negócios para a unidade do Brasil.
2003 - 2008
SMITHS BRASIL ? DIVISÃO JOHN CRANEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Aplicações / Vendas, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Vendas consultivas através de ferramentas da Miller/Heiman através de Blue Sheet e acompanhamento diretamente com o cliente com monitoramento.
Desenvolvimento de soluções e projetos de sistemas de selagem e transmissão de potência para equipamentos rotativos como: Bombas centrífugas, misturadores e agitadores para o segmento de óleo e gás, petroquímico, papel e celulose e indústrias gerais tendo como cliente foco a Petrobras? REPLAN (Refinaria de Paulínia ?Engenheiro de aplicações Residente 2003/2006);
Estudo e análise através de ?pay back? do tempo médio entre falhas de equipamentos rotativos, assistência técnica e aplicação de produto na planta do cliente, através de avaliações de reais condições do equipamento, com proposta de melhoria controlada e contínua.
Estudo de inovações tecnológicas, especificação do produto de acordo com a aplicação, cálculos de performance do produto, desenhos de montagem e fabricação do produto, com melhoria contínua através das condições fornecidas pelo cliente, seguindo parâmetros através da norma API 682 e API 610, bem como utilização de tecnologia das matrizes em (USA/UK )
Estudo técnico de reparo de produtos existentes, com propostas de melhorias em sistemas de selagem, transmissão de potência e produtividade, visando sempre melhoria interligada com pay back para o cliente.
2003 - 2003
Oliveira UsinagemVínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Avaliação de máquinas e equipamentos mecânicos na área metalúrgica e alimentícia, desenvolvimento de soluções para máquinas e componentes, realização de assistência técnica aos clientes e projetos para modificação de componentes mecânicos, cálculo de rendimento de modificações a fim de melhorar a utilização de seus recursos industriais.
2000 - 2002
Itau UnibancoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Perito de Automoveis, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Vistorias em oficinas autorizadas para análise de peças e componentes de veículos avariados, negociação de peças e estudo de componentes a serem substituídos em um sinistro de veículo, Análise e avaliação de danos estruturais através de índices econômicos, níveis de segurança e índices de deformação da estrutura para definição de tipo de reparação ou determinação de Perda Total do veículo.
1991 - 2000
Eletropaulo MetropolitanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Projetista Mecânico / Técnico em Mecânica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Qualificação de fornecedores de serviços e projetos para produção e manutenção de equipamentos mecânicos e eletromecânicos, estudo de tempos e métodos de equipamentos e mecanismos eletromecânicos, elaboração de proposta técnica ? comercial, atendimento ao cliente e assistência técnica após realização de serviços de manutenção.
Acompanhamento de desmontagem e montagem de sistemas mecânicos, execução de croquis de montagem e desenho definitivo, realização de desenhos definitivos de implantações de rede de distribuição de energia elétrica e levantamento de equipamentos mecânicos e eletromecânicos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo José de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?