MARIA IVANARIA DE ALMEIDA SOUSA

Cursou dois anos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no qual foi petiana do Programa de Educação Tutorial (PET) do referido curso, participou como monitora do 38° Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (ENEBD) em São Luís-MA dos dias 19 á 25 de julho de 2015; participou como ouvinte e apresentou artigo no 39° Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (ENEBD), que foi realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em novembro de 2016, além de comparecer a alguns eventos da UFMA. Participou como aluna pesquisadora do Grupo de Estudos em Logística, Engenharia e Negócios Portuários (GELNEP)/UFMA. Foi bolsista na Divisão de Emissão, Registro e Revalidação de Diplomas (DERRED)/PROEN/UFMA por mais de quatro anos, e atualmente é Graduada em Administração (UFMA).

Informações coletadas do Lattes em 25/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Administração

2017 - 2022

Universidade Federal do Maranhão
Título: GESTÃO ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: um estudo sobre as atribuições do Setor de Diplomas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Orientador: Prof. Dr. Hélio Trindade de Matos

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

cem cidade operaria 2

Formação complementar

2023 - 2023

Introdução à Gestão de Projetos. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Organização de eventos

CUTRIM, S. S. ; SOUSA, M. I. A. . I Simpósio de Gestão Portuária. 2018. (Outro).

SOUSA, M. I. A. . 38 Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação ? ENEBD. 2015. (Outro).

Participação em eventos

I Simpósio de Gestão Portuária. 2018. (Simpósio).

Cultura nas Mãos: Contexto e Estratégias de Folkmarketing. 2017. (Outra).

XI Semana de Administração (UFMA). 2017. (Congresso).

Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (ENEBD).A contribuição da biblioteca escolar para a formação do estudante e o desenvolvimento do hábito de leitura. 2016. (Encontro).

II Encontro Maranhense Dos Grupos PET (MARAPET). 2016. (Encontro).

IX Seminário de Políticas Publicas de Bibliotecas, Leitura e Informação. 2016. (Seminário).

Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (ENEBD). 2015. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SOUSA, M. I. A. ; MENDES, T. S. . A contribuição da biblioteca escolar para a formação do estudante e o desenvolvimento do hábito de leitura. Revista Bibliomar , v. 15, p. 16-27, 2016.

  • SOUSA, M. I. A. ; MENDES, T. S. . A contribuição da biblioteca escolar para a formação do estudante e o desenvolvimento do hábito de leitura. In: 39 Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação ? ENEBD 2016, 2016, Salvador - BA. Anais ENEBD 2016, 2016.

  • NASCIMENTO, P. R. ; BORGES, J. C. ; MENDES, T. S. ; SOUSA, M. I. A. ; COSTA, J. A. C. . Pesquisa de imagem e representação social do bibliotecário: uma articulação social do PET/Biblioteconomia. In: II Encontro Maranhense dos grupos do Programa de Educação Tutorial, 2016, São Luís - Maranhão. Caderno de Resumos do II MARAPET. São Luís - Maranhão: EDUFMA, 2016. v. 1. p. 56-56.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Grupo de Estudo em Logística, Negócios e Engenharia Portuária (GELNEP), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: Maria Ivanaria de Almeida Sousa - Integrante / Sérgio Sampaio Cutrim - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2022

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

Atividades

  • 01/2018 - 12/2022

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) - São Luís - MA, Divisão de Emissão, Registro e Revalidação de Diplomas (DERRED).,Cargo ou função, Bolsista.