Renata Lima Pentagna Guimarães
Pós-graduada em Psicologia Transpessoal pela Uniluz de Nazaré Paulista. Estudante de graduação do segundo semestre em Psicologia pelo Centro Universitário ETEP de São José dos Campos, SP.Terapeuta integrativa com experiência em meditação, mandalas, sonhos, tendo atuado com pacientes gestantes. Facilitadora de Comunicação Não Violenta para resolução de conflitos e potencialização de lideranças, Graduada em Engenharia de Produção com ênfase em Pesquisa Operacional pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004), com especialização em Administração e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas FGV (2008) e em Logística Internacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (2011). Formação em 6-sigma (Green Belt).Executiva com 15 anos de experiência em gestão de Supply Chain logística interna, transportes, armazenagem, comércio exterior, compras de materiais e serviços em grandes empresas. Ampla experiência em implantação de projetos de digitalização.Habilidade em negociação, monitoramento de indicadores de mercado, gestão de estoques e desembaraço aduaneiro. Vivência com práticas de sourcing (bidding, leilão eletrônico, strategic sourcing e venda de materiais inservíveis) e logística (transportes de dry e refrigerados a granel e container, armazenagem de granel líquido e sólido, malhas de distribuição etc.). Orientação para gestão de custos (OPEX, CAPEX), análise de cenários de custo total (TCO e GVA Geração de Valor Agregado) e de viabilidade financeira (análise de VPL). Implantação de programa de Supplier Relationship Management e desenvolvimento de projetos de melhoria continua. Facilitadora de ISO 14001, ISO 9000, GPD (Gerenciamento por Diretrizes) e Balanced Scorecard. Experiência na gestão e desenvolvimento de equipes operacionais e táticas (analistas e consultores).
Informações coletadas do Lattes em 29/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Psicologia Transpessoal
2021 - 2023
Nazaré - Universidade da Luz
Título: AIT, uma abordagem Lúdica
Especialização em Logística Internacional
2009 - 2011
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Otimização da Programação de Transporte na Transferência de Celulose da Fábrica para o Porto de Santos
Orientador: Prof. Dr. Ubirajara Rocha Ferreira
Especialização em Administração e Negócios
2007 - 2008
Fundação Getúlio Vargas
Título: Strategy Business Simulation: um Estudo de Caso
Orientador: Prof. Me. Paulo Roberto de Mendonça Mota
Graduação em Engenharia de Produção
2000 - 2004
Universidade Federal de Ouro Preto
Título: O Transporte de Estéril na Mina do Gongo Soco: Úm Caso Prático
Orientador: Prof. Me. Alexandre Xavier Martins
Formação complementar
2017 - 2020
Comunicação Não Violenta. (Carga horária: 160h). , Instituto CNV Brasil, ICNVB, Brasil.
2018 - 2019
Formação em Terapeuta Ayurvédica. (Carga horária: 400h). , Holon de Estudos Sampurnayus, HES, Brasil.
2017 - 2018
Formação em Yoga. (Carga horária: 300h). , Nazaré - Universidade da Luz, UNILUZ, Brasil.
2006 - 2014
Academia de Liderança - MBA in Company. (Carga horária: 180h). , Votorantim Industrial - Matriz, VOTORANTIM, Brasil.
2013 - 2013
Business Intelligence: Desenvolvendo e Monitorando. (Carga horária: 30h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2007 - 2007
Advanced English. (Carga horária: 100h). , Good Hope School, GHS, África do Sul.
2006 - 2006
Six Sigma - Green Belt. (Carga horária: 40h). , Seta Consultoria, SETA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Suprimentos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Logística.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Pesquisa Operacional.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Fibria Celulose - Jacarí, Fibria Celulose - Jacarí. , Rodovia General Euryale de Jesus Zerbine - de 3001/3002 ao fim, Jardim São Gabriel, 12340010 - Jacareí, SP - Brasil, Telefone: (12) 21281100, Ramal: 1101, URL da Homepage:
Experiência profissional
2007 - 2008
Citrovita Agro IndustrialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Logística Pleno, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estudo de novos cenários logísticos em ambiente global de commodities;
Gestão do SRM - Supplier Relationship Management, alinhando nível de serviço acordado aos valores da empresa;
Negociação, contratação e gestão dos contratos de armazenagem externa;
Implantação de Melhores Práticas de Fabricação para transportes e armazenagem;
Ponto focal de atendimento ao cliente para áreas de Supply Chain.
2006 - 2007
Citrovita Agro IndustrialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Trainee de Logística, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Liderança de projeto 6 Sigma para aumentar a eficiência logística do transporte de produto acabado;
Desenvolvimento e implantação do SRM - Programa de Relacionamento com Fornecedores logísticos (transportes, armazenagem, operações portuárias, navegação e despacho aduaneiro) com o objetivo de assegurar elevado padrão operacional e alinhamento aos valores da empresa.
2008 - 2020
Suzano S.A., SuzanoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Suprimentos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gestão de almoxarifados, compras, vendas de inservíveis (sucatas e leilões), operações aduaneiras de importações. Implantação do projeto de digitalização, incluindo e-Procurement (Coupa).Gestão de compras de materiais de reparo e operação e serviços;Responsável pela logística de importação, aquisição de fretes internacionais e desembaraço aduaneiro de todas as unidades industriais e florestais, garantindo atendimento legal e eficiência da operação;Verticalização da operação de importação por meio de analise de TCO;Primarização da operação do Almoxarifado, com incremento de acuracidade de estoque e redução de headcount;Sponsor do Comitê de HSMT de Suprimentos, promovendo redução do número de acidentes e incidentes em 2014;Padronização dos procedimentos de importação e almoxarifado, garantindo a governança dos processos;Aumento nas receitas com o desenvolvimento da política de vendas de inservíveis;Melhoria no engajamento do time por meio de ações de motivação, reconhecimento, qualificação, desenvolvimento e coaching;Líder e porta voz do time de Suprimentos da unidade de Jacareí para ogerenciamento de crises.
2021 - 2023
Grupo CCRVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Supply Chain, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerente de Supply Chain responsável pela Sustentação da área: auditorias, KPIs, procedimentos, políticas e projetos de melhoria de SAP.Gerente de implantação do e-Procurement Coupa.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Renata Lima Pentagna Guimarães e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?