Paulo César Almuas

Professor Especialista, idealizador e fundador da Ponto Ser Espaço Alternativo, primeiro espaço de Educação não formal em Santa Catarina desde 2011. Com ampla experiência na educação, atuou nas principais redes privadas de educação básica de Jaraguá do Sul, sendo elas a Rede Sinodal de Ensino, Maristas Champagnat e Rede Bom Jesus. Na área acadêmica compôs o grupo docente da Faculdade Unisociesc, no curso de Educação Física. Atualmente administro e coordeno a Ponto Ser Espaço Alternativo e o Universo da Educação Ponto Ser. Na área cultural, atuo como diretor, professor de teatro e gestor cultural. Na área da educação, possui títulos de formação em MBA - Gestão em Dança pela Faculdade Inspirar de Curitiba - PR. Graduado em Educação Física Licenciatura pela Faculdade Jangada, artes cênicas licenciatura-bacharelado pela FURB Blumenau. Na área de formação artística cultural profissional, formado pela escola de atores Wolf Maya. Tem experiência na área de gestão pública como gerente de programas e ações na cidade de Guaramirim. Possui diversos projetos contemplados em fundos culturais, com ênfase em Pesquisas no Movimento - Dança Educação, artes cênicas, áudio e vídeo, convivência sócio infantil cultural e bem-estar em contra turno escolar.

Informações coletadas do Lattes em 30/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em MBA em Dança - da Gestão aos Aplausos

2011 - 2013

Faculdade Inspirar
Título: ?A administração da dança necessita de um profissional administrativo ou artístico??
Orientador: Luciano Koenig de Castro

Graduação em Educação Física

2006 - 2008

Faculdade Jangada
Título: Projeto de Docência da Ed. Fisíca na Educação Infantil e Anos Iniciais: A Dança como Linguagem Educacional em anos iniciais
Orientador: Dilma Montagnoli / Glauco Jalmey Berhens / Simone A. Oelke

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Produções bibliográficas

  • ALMUAS, P. C. . Ações Mágicas na Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMUAS, P. C. . Contextualização, Criação e Produção de Figurino no Cenário de Moda Acadêmica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

ALMUAS, P. C. . Distúrbios Urbanos. 2011 (Dança).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Ponto Ser Espaço Alternativo. , Rua Presidente Juscelino 144, Centro, 89252050 - Jaraguá do Sul, SC - Brasil, Telefone: (47) 33718319

Experiência profissional

2013 - 2013

Faculdade Inspirar

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - Atual

Ponto Ser Espaço Alternativo

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Sócio Proprietário

2012 - 2015

Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Dança, Carga horária: 12

2008 - 2012

Colégio Evangélico Jarguá

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Dança e Teatro, Carga horária: 35

2003 - 2009

Centro Educacional Dente de Leite

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

2009 - 2009

Prefeitura Municipal de Guaramirim

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário de Cultura Ger. Programas e Ações, Carga horária: 40

2008 - 2008

Colégio Marista Frei Rogério

Vínculo: Educador Social, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4