Valesca Almeida de Araújo

Graduação em Agronomia, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB (2022). Atuou com visitas técnicas a realidades de produção orgânica e em transição nos municípios do território do maciço de Baturité situados em Aratuba, Mulungo, assim como a realidade do Mercado dos Pinhões (2016). Atuou em Projeto de extensão Ambiental: da Universidade para a Comunidade, realizada na sede de uma Organização não governamental (ONG) de assistência infantil (2017). Estagiou na Secretaria do Desenvolvimento Agrário - SDA, no municipio de Barreira estado do Ceara (2019). Possui experiência como extensionista rural, em que atuou com a experiencia de ATER - Assistência técnica e extensão rural por cinco anos, no projeto GLOBAL: Assessoramento Agrícola no Território Maciço de Baturité: municípios de Aracoiaba, Barreira, Pacoti, Ocara e Redenção (2018 a 2022). Atuou como membro do Crea Jr Maciço de Baturité. Participou como parceira ativa na coordenação das ações voltadas ao Meio Ambiente do Projeto do Programa Agrinho, Aprendendo a empreender: jovens antenados com o futuro, e o Projeto Escola comunidade e os 5rs da Sustentabilidade cooperando com o Meio Ambiente, do Programa Agrinho de mãos dadas com o cooperativismo. Desenvolvido com os alunos do 9º ano na EMEIEF Pedro Alexandrino de Lima no Distrito de Lagoa Grande na cidade de Barreira Ceará, nos anos 2019, 2020 e 2021. Participou do Centro Integrado Jovens e Educaçao do Campo CIJEC e Espaço Jovens Antenados com o Futuro EJAF em 2019 sobre a perspectiva de integrar jovens a realidade do campo a partir de projeto social. Cooperou como parceira de atividades agroecológicas e membro fundador e idealizador do Cooperativa Agroecológica dos Moradores de Lagoa Grande II - CAMLG II, cargo de equipe diretiva, função Vice-presidente nos anos de 2020 a 2022. Participou como Diretora presidente e membro fundador da AGROZONE Jr. Atuou como bolsista voluntária da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária INTESOL orgão complementar do Instituto de Desenvolvimento Rural IDR, coordenado pela Profa. Dra Clebia Mardonia Freitas Rabelo. Fez parte da gestão da Rede de Arte, Cultura e Agricultura Familiar (Racaf), coordenado pela Profa. Dra Clebia Mardonia Freitas Rabelo. Atuando na Universidade com trabalhos Esporádicos. Filha de produtor rural. Parceira da filiação ONG Brasil e Angola, atraves de articulações estudantis. Realizando todas as atribuições supracitadas de forma voluntária. Diretora geral do Instituto Algodão na Flor IAFLOR março 2022 a março 2023.

Informações coletadas do Lattes em 05/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Bacharel em Agronomia

2015 - 2022

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Título: COOPERATIVISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL: A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DA COOPERATIVA AGROECOLÓGICA DOS MORADORES DE LAGOA GRANDE II, MUNICÍPIO DE BARREIRA, ESTADO DO CEARÁ.
Orientador: Clebia Mardonia Freitas Rabelo

Graduação interrompida em 2015 em Pedagogia

2013 - Atual

Faculdade Kurios
Ano de interrupção: 2015

Curso técnico/profissionalizante em andamento em Técnico em Agronegócio

2023 - Atual

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? SENAR-AR/CE

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

DANISIO DALTON DA ROCHA CORRÊA

Ensino Fundamental (1º grau)

2001 - 2008

EMEIEF Pedro Alexandrino de Lima

Formação complementar

2023 - 2023

CURSO AGROECOLOGIA: TEORIA E PRÁTICA. (Carga horária: 45h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em VI Plenaria Estadual de Economia Solidaria. (Carga horária: 30h). , Rede Cearense socioeconomia solidaria, REDE CEARENSE, Brasil.

2022 - 2022

O uso de biologicos na agricultura. (Carga horária: 8h). , Agricultura A a Z, AGRICULTURA AAZ, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Declaraçao de participaçao de atividades. (Carga horária: 16h). , Rede Cearense socioeconomia solidaria, REDE CEARENSE, Brasil.

2021 - 2021

IV FÓRUM BRASILEIRO DO SEMIÁRIDO: educação, tecnologias e técnicas de convi. (Carga horária: 50h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

2021 - 2021

Maratona Científica 2021 CREAjr Ceará. (Carga horária: 6h). , CREAjr Ceará, CREAJR, Brasil.

2021 - 2021

Diversidade na Universidade Arte e Cultura, direitos humanos e inclusao. (Carga horária: 2h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2021 - 2021

Minicurso de Escrita Científica. (Carga horária: 9h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2020 - 2021

Certificado Projeto Escola, comunidade e os 5rs da sustentabilidade coopera. (Carga horária: 1368h). , Escola Pedro Alexandrino de Lima, EMEIEF PEDRO ALE, Brasil.

2020 - 2020

Na Mira do Buffalo. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2020 - 2020

CORONAVET - Coronavírus em Medicina Veterinária: Atualidades e Perspectivas. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2020 - 2020

AGROECOLOGIA ALIMENTANDO O CONHECIMENTO ONLINE,. (Carga horária: 16h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2020 - 2020

I Encontro Virtual sobre Pastagens. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2020 - 2020

Agronomia. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2020 - 2020

Webinário para Educadores do Programa Agrinho com o tema: Competências Soci. (Carga horária: 2h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? SENAR-AR/CE, SENAR-AR/CE, Brasil.

2020 - 2020

1º WORKSHOP DE AVICULTURA ON LINE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. (Carga horária: 20h). , UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, UFRA, Brasil.

2020 - 2020

I Simpósio Pós-Graduação em Agronomia - UEPG 1ª Edição. (Carga horária: 2020h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2020 - 2020

Questao Agraria e Patriarcalismo. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Agrestes de Pernabumco, UFAPE, Brasil.

2020 - 2020

U s o d o P o r t a l d e P e r i ó d i c o s C A P E S. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2020 - 2020

Colheita e Pós- Colheita de Uva. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de PernambucoCampus Vitória de Santo Antão, IFPE-, Brasil.

2020 - 2020

SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PESSOA COM DEFICIÊNCIA E MERCADO DE TRABALH. (Carga horária: 10h). , Instituto Federal de Educaçao e Tecnologia do Maranhao, IFMA, Brasil.

2020 - 2020

I SIMPÓSIO ON-LINE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. (Carga horária: 1h). , AGES, AGES, Brasil.

2020 - 2020

FONTES ALIMENTARES ALTERNATIVAS. (Carga horária: 4h). , FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, UNICAMP, Brasil.

2020 - 2020

II CICLO DE SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM FITOTECNIA. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2020 - 2020

Pastagens. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural AR/CE, SENAR/CE, Brasil.

2020 - 2020

Fertirrigação. (Carga horária: 32h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2019 - 2019

Certificado Projeto Aprendendo a empreender jovens antenados com o futuro,. (Carga horária: 3600h). , Escola Pedro Alexandrino de Lima, EMEIEF PEDRO ALE, Brasil.

2018 - 2018

oficina Retórica e Oratória na Comunicação Profissional: como se comunicar. (Carga horária: 2h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2018 - 2018

V Semana da Agricultura da UNILAB e II Encontro Territorial de Agroecologia. (Carga horária: 40h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2018 - 2018

EMPREENDEDORISMO E AGROECOLOGIA: PERSPECTIVAS PARA EMPREENDER COM SUSTENTAB. (Carga horária: 2h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2018 - 2018

ENGENHEIRO AGRÔNOMO DA UNILAB: PERSPECTIVAS DE RECÉMFORMADOS. (Carga horária: 2h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2018 - 2018

oficina Tecnologias Sociais no Processo de Desenvolvimento. (Carga horária: 4h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2018 - 2018

Ciencia, tecnologia, inovaçoes e negocios. (Carga horária: 48h). , Feira do Conhecimento, II EDIÇAO, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em participou da equipe de organização, da IV Semana Universitária. (Carga horária: 30h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Educaçao ambiental : da Universidade para a comunidade. (Carga horária: 12h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2017 - 2017

IV Semana Universitaria da UNILAB. (Carga horária: 30h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2014 - 2014

Curso basico de formaçao de operadores. (Carga horária: 80h). , R&N Informática, R&N, Brasil.

2014 - 2014

Modelista. (Carga horária: 180h). , O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), PRONATEC, Brasil.

2013 - 2014

projovem trabalhador juventude cidada. (Carga horária: 350h). , projovem trabalhador juventude cidada, PROJOVEM, Brasil.

2013 - 2013

Secretariado basico. (Carga horária: 90h). , Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.

2013 - 2013

Assistente Administrativo. (Carga horária: 200h). , Organização Barreira Amigos Solidários, OBAS, Brasil.

2012 - 2012

Projeto Juventude Empreendedora. (Carga horária: 520h). , Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social STDS, STDS, Brasil.

2012 - 2012

Auxiliar Administrativo. (Carga horária: 80h). , AGAPE ENSINO E CONSULTORIA, AGAPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Floricultura, Parques e Jardins/Especialidade: Arborização de Vias Públicas.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza.

Organização de eventos

ARAUJO, V. A. ; RABELO, C. M. F. . VIII SEMAGRI VIA INSTITUTO ALGODÃO NA FLOR IAFLOR, RACAF e INTESOL. 2023. .

ARAUJO, V. A. ; RABELO, C. M. F. . II Encontro Regional: Agricultura Familiar, Trabalho, Economia Solidária, Inovação e Desenvolvimento. 2023. (Outro).

ARAUJO, V. A. . FEIRA AGROECOLÓGICA. 2022. .

SILVA, C. M. F. ; ARAUJO, V. A. . TRABALHO, CONHECIMENTOS E CRIATIVIDADE. 2022. (Outro).

ARAUJO, V. A. . Arraiá da Agrozone Jr. 2022. (Festival).

ARAUJO, V. A. . Vendas de rifas em prol do CNPJ da Agrozone Jr. 2022. (Festival).

ARAUJO, V. A. . O curso de crochê "Mãos de Cilda: crochetando e debatendo com mulheres". 2021. (Outro).

ARAUJO, V. A. . I Feira Agroecológica. 2021. .

ARAUJO, V. A. . AÇÃO VAMOS CUIDAR DA VIDA. 2021. (Festival).

ARAUJO, V. A. . SEMANA DA SUSTENTABILIDADE. 2021. (Outro).

ARAUJO, V. A. . Vinculaçao da Agrozone Jr ao Instituto de Desenvolvimento Rural IDR, UNILAB. 2021. (Outro).

CRUZ, M. R. ; ARAUJO, V. A. . Culminância do Projeto Escola comunidade e os 5rs da Sustentabilidade cooperando com o Meio Ambiente, do Programa Agrinho de mãos dadas com o cooperativismo. 2021. (Outro).

ARAUJO, V. A. . I NATAL SOLIDÁRIO. 2020. (Festival).

ARAUJO, V. A. . OFICINA PRATICA SEGURA DE CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE IMPORTANCIA, PRESERVAÇAO, PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA ATITUDE HUMANA. 2020. (Outro).

ARAUJO, V. A. . OFICINA COMPOSTAGEM, TECNICA AGROECOLOGICA DE PRODUZIR ADUBO ORGANICO. 2020. (Outro).

ARAUJO, V. A. . OFICINA PRATICA DE COMPOSTAGEM NA COOPERATIVA AGROECOLOGICA DOS MORADORES DE LAGOA GRANDE II CAMLG II. 2020. (Outro).

ARAUJO, V. A. . CAMPANHA: TRANSFORME O NATAL DE UMA FAMÍLIA. 2020. (Festival).

ARAUJO, V. A. . CAFÉ SOLIDÁRIO COM AS FAMÍLIAS. 2020. (Festival).

ARAUJO, V. A. . Vendagem de Hortaliças da CAMLG II. 2020. (Exposição).

ARAUJO, V. A. . tempo de decomposição do lixo na natureza. 2019. (Exposição).

ARAUJO, V. A. . CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE NA PESPERCTIVA DA COOPERAÇÃO. 2019. (Outro).

CRUZ, M. R. ; ARAUJO, V. A. . Culminância do Projeto Aprendendo a empreender: jovens antenados com o futuro. 2019. (Outro).

ARAUJO, V. A. . IV Semana Universitária da Unilab: Desafios da Internacionalização e da Interiorização do Ensino Superior.. 2017. (Outro).

Participação em eventos

AGROWORK 2023. 2023. (Outra).

BIOTECH: PANORAMA DA BIOTECNOLOGIA AGRÍCOLA HOJE.BIOTECH: PANORAMA DA BIOTECNOLOGIA AGRÍCOLA HOJE. 2023. (Outra).

Certificação Orgânica. 2023. (Outra).

Expo Agrinho 2023. Os impactos das queimadas para nossa saúde e meio ambiente. 2023. (Exposição).

GILBERTO DE CARVALHO EM DIÁLOGO COM O FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA - TV ECOSOL. 2023. (Outra).

II ENCONTRO REGIONAL: Agricultura Familiar, Trabalho, Economia Solidária, Inovação e Desenvolvimento.Mestre de Cerimônia (MC). 2023. (Encontro).

IV Jornada Tecnopet: Tecnologias Agropecuárias,.PET Agronomia da Universidade Federal do Ceará, UFC. 2023. (Outra).

Os sistemas de participação de Garantias. 2023. (Outra).

VI Congresso da Rede de ITCPs. VI Congresso da Rede de ITCPs. 2022. (Congresso).

VI Congresso Nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - 2022.. MESA: A ECONOMIA SOLIDARIA NA ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA. 2022. (Congresso).

VI Congresso Nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - 2022.. Conferência de Abertura - Economia Solidária: potencialidades e desafios para o desenvolvimento. 2022. (Congresso).

VI Congresso Nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - 2022.. Reunião Regional Nordeste. 2022. (Congresso).

VI Congresso Nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - 2022.. Espaço para lançamento de Livros, Cartilhas e Projeto. 2022. (Congresso).

VI Congresso Nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - 2022.. Conferência - Repensando a relação entre teoria e prática - como Epistemologias do Sul contribuem para o vinculo entre pesquisa e ação?. 2022. (Congresso).

VI Congresso Nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - 2022.. Encontro Nacional da Rede de ITCPS. 2022. (Congresso).

VI Congresso Nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - 2022.. Associaçao Sociocultural de Matarandiba. 2022. (Congresso).

VI Congresso Nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - 2022.. Painel - Empreendimentos Solidários e seus desafios atuais. 2022. (Congresso).

VI Congresso Nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - 2022.. Mesa de encerramento: Homenagem ao professor Paul Singer. 2022. (Congresso).

VI Congresso Nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - 2022.. 2022. (Congresso).

VI Congresso Nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - 2022.. PAINEL ? A ATUAÇÃO DAS REDES UNIVERSITÁRIAS NO ATUAL CENÁRIO POLÍTICO E ECONÔMICO. 2022. (Congresso).

VI Congresso Nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - 2022.. Sobre a Rede Matarandiba de Economia Solidaria e Cultural REDE ECOSMAR. 2022. (Congresso).

VI Congresso Nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - 2022.. Assembleia da Associação da Rede de ITCPs. 2022. (Congresso).

VIII Semana Universitária da Unilab.carga horária de 40 horas, no período de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2022.. 2022. (Outra).

Acessibilidade Financeira MEJ ASPIRANTE.MEJ CE. 2021. (Outra).

Ciclo Jr.Estrutura do Comercial na EJ. 2021. (Encontro).

IV FÓRUM BRASILEIRO DO SEMIÁRIDO: educação, tecnologias e técnicas de convivência no ambiente Semiárido. Juventude e Educaçao do Campo Programa Agrinho Uma Contribuiçºao Tecnologica, Ambiental, Cooperaçao, Empreendedora e de Educaçao para Comunidade de Lagoa Grande Barreira - Ce.. 2021. (Congresso).

Maratona Científica 2021 CREAjr Ceará.Maratona Científica 2021 CREAjr Ceará. 2021. (Outra).

MEJ Nacional representativo via Brasil Jr.Encontro MEJ NACIONAL. 2021. (Encontro).

MEJ START.MEJ START FEJECE. 2021. (Encontro).

1º WORKSHOP DE AVICULTURA ON LINE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.1º WORKSHOP DE AVICULTURA ON LINE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 2020. (Outra).

CORONAVET - Coronavírus em Medicina Veterinária: Atualidades e Perspectivas na Sanidade Animal?.CORONAVET - Coronavírus em Medicina Veterinária: Atualidades e Perspectivas na Sanidade Animal?. 2020. (Outra).

I AGROECOLOGIA ALIMENTANDO O CONHECIMENTO ONLINE.I AGROECOLOGIA ALIMENTANDO O CONHECIMENTO ONLINE. 2020. (Outra).

II CICLO DE SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM FITOTECNIA PROMOVIDO PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FITOTECNIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, REALIZADO ENTRE OS DIAS 06 E 16 DE JULHO DE 2020,.II CICLO DE SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM FITOTECNIA PROMOVIDO PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FITOTECNIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, REALIZADO ENTRE OS DIAS 06 E 16 DE JULHO DE 2020,. 2020. (Seminário).

Na Mira do Bufalo.Na Mira do Bufalo. 2020. (Outra).

VIII SEMANA DA ZOOTECNIA DO IFCE CAMPUS CRATO.VIII SEMANA DA ZOOTECNIA. 2020. (Outra).

Webinário para Educadores do Programa Agrinho com o tema: Na cultura da cooperação o cuidar do outro é cuidar de si mesmo.Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? SENAR-AR/CE. 2020. (Outra).

VII Semana de Agricultura da UNILAB..Como participante. 2019. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, São Cristóvão, CBA. Criação de galinhas caipiras: implantação de sistema de alimentação alternativo em assentamento rural.. 2019. (Congresso).

VI Semana de Agricultura da UNILAB..Como participante. 2018. (Outra).

V Semana da Agricultura da UNILAB.II Encontro Territorial de Agroecologia do Maciço de Baturité. 2017. (Outra).

Gincana da Integração. 2016. UNILAB.Gincana da Integração via Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB. 2016. (Outra).

IDR0133 - ESTRATÉGIAS RETÓRICAS DE PRODUÇÃO EM GÊNEROS ACADÊMICOS ORAIS - T01 (2015.4 - 23456M1234).ESTRATÉGIAS RETÓRICAS DE PRODUÇÃO EM GÊNEROS ACADÊMICOS ORAIS. 2016. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ARAUJO, V. A. ; CRUZ, M. R. ; RABELO, C. M. F. . JUVENTUDE E EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROGRAMA AGRINHO UMA CONTRIBUIÇÃO TECNOLÓGICA, AMBIENTAL, COOPERAÇÃO, EMPREENDEDORA E DE EDUCAÇÃO PARA COMUNIDADE DE LAGOA GRANDE BARREIRA ? CE (119). In: Luiz Antônio Araújo Gonçalves, Francisco Clébio Rodrigues Lopes, Raimundo Nonato Rodrigues de Souza. (Org.). Pesquisa e extensão no ambiente semiárido Educação. 374ed.Sobral, Ceará: , 2020, v. 2, p. 2-136.

  • ARAUJO, V. A. ; LOPES, J. S. ; MARQUES, V. B. ; PEREIRA, A. C. S. . Criação de galinhas caipiras: implantação de sistema de alimentação alternativo em assentamento rural. In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2020, São Cristóvão, Sergipe. Cadernos ABA Agroecologia. São Cristóvão, Sergipe: Cadernos de Agroecologia, 2020. v. 15. p. 1-4.

  • ARAUJO, V. A. ; CATIAVALA, C. S. C. ; RABELO, C. M. F. . Feira Agroecológica uma perspectiva prática voltada à economia solidária. In: VI Congresso da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, 2022, Salvador. https://www.vicongressodaredeitcps.com.br/, 2022.

  • M. M. F. J. MUTUMBUA ; F. S. C. FARIA ; ARAUJO, V. A. ; RABELO, C. M. F. . RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MOEDA SOL. In: VI Congresso da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, 2022, Salvador. https://www.vicongressodaredeitcps.com.br/, 2022.

  • ARAUJO, V. A. ; RABELO, C. M. F. . A EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL DA COMUNIDADE DE LAGOA GRANDE II, EM BARREIRA CE.. In: IX ENCONTRO DE EXTENSÃO, ARTE E CULTURA, 2022, Redenção, 2 de dezembro de 22. VIII Semana Universitária, 2022.

  • ARAUJO, V. A. ; CRUZ, M. R. ; RABELO, C. M. F. . Juventude e Educaçao do Campo Programa Agrinho Uma Contribuiçºao Tecnologica, Ambiental, Cooperaçao, Empreendedora e de Educaçao para Comunidade de Lagoa Grande Barreira - Ce. In: V Fórum Brasileiro do Semiárido ? FBSA 2020, 2020. Educaçao, Tecnologias e Tecnicas de Convivencia no Ambiente Semiarido, 2020.

  • ARAUJO, V. A. ; LOPES, J. S. ; MARQUES, V. B. ; PEREIRA, A. C. S. . Criação de galinhas caipiras: implantação de sistema de alimentação alternativo em assentamento rural. In: XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, São Cristóvão, Sergipe / CBA, 2019, Sao Cristovao. XI Congresso Brasileiro de Agroecologia CBA, 2019.

  • ARAUJO, V. A. ; RABELO, C. M. F. . CULTURA DO CAJUEIRO-ANÃO PRECOCE NA PROPRIEDADE RURAL SITIO COCOS ARAÚJOS I EM BARREIRA CE.. In: I ENCONTRO TRABALHO, TECNOLOGIAS, INOVAÇÃO E INCLUSÃO PRODUTIVA, 2022, Redenção, 2 de dezembro de 22. VIII Semana Universitária, 2022.

  • ARAUJO, V. A. ; RABELO, C. M. F. . DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E A ARBORIZAÇÃO NO DISTRITO DE LAGOA GRANDE, BARREIRA ? CE.. In: I ENCONTRO TRABALHO, TECNOLOGIAS, INOVAÇÃO E INCLUSÃO PRODUTIVA, 2022, Redenção, 2 de dezembro de 22. VIII Semana Universitária, 2022.

  • ARAUJO, V. A. ; RABELO, C. M. F. . ECONOMIA SOLIDÁRIA E AS INSTÂNCIAS DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ: A VIVÊNCIA DA VI PLENÁRIA CEARENSE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA,. In: I ENCONTRO TRABALHO, TECNOLOGIAS, INOVAÇÃO E INCLUSÃO PRODUTIVA, 2022, Redenção, 2 de dezembro de 22. VIII Semana Universitária, 2022.

  • ARAUJO, V. A. ; RABELO, C. M. F. . FEIRA AGROECOLÓGICA UMA DIDÁTICA PRATICA DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM.. In: I ENCONTRO TRABALHO, TECNOLOGIAS, INOVAÇÃO E INCLUSÃO PRODUTIVA, 2022, Redenção, 2 de dezembro de 22. VIII Semana Universitária, 2022.

  • ARAUJO, V. A. ; RABELO, C. M. F. . PROGRAMA AGRINHO: OFICINA DE HORTA E COMPOSTAGEM, UMA VIVENCIA COM OS ALUNOS DO 9° A E B DA EPAL.. In: I ENCONTRO TRABALHO, TECNOLOGIAS, INOVAÇÃO E INCLUSÃO PRODUTIVA, 2022, Redenção, 2 de dezembro de 22. VIII Semana Universitária, 2022.

  • ARAUJO, V. A. ; SALLES, M. G. F. ; PINTO, C. M. . O SORGO (SORGHUM BICOLOR) NA ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS DE CORTE EM BARREIRA, CE. In: VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019, 2019, Redençao. O SORGO (SORGHUM BICOLOR) NA ALIMENTAÇÃO DE BOVINOS DE CORTE EM BARREIRA, CE, 2019.

  • ARAUJO, V. A. ; LIMA, M. R. C. ; SILVA, C. M. F. . FEIRA AGROECOLÓGICA: UMA TROCA DE SABERES PARA O PROJETO AGRINHO DE MÃOS DADAS COM O COOPERATIVISMO.. In: VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019, 2019. VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019, 2019.

  • ARAUJO, V. A. ; LIMA, M. R. C. ; RABELO, C. M. F. . PASSEATA AGRINHO: JOVENS ANTENADOS COM O FUTURO. In: VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019, 2019, Redençao. VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2019, 2019.

  • ARAUJO, V. A. ; SALLES, M. G. F. ; PINTO, C. M. . COMERCIALIZAÇÃO DE GADO DE CORTE NA FAZENDA ARAÚJO NO MUNICIPIO DE BARREIRA, CE,. In: VII Semana da Agricultura - UNILAB, 2019, Redençao. conhecimentos tradicionais voltados para a agricultura sustentável dos países da CPLP, comunidades tradicionais indígenas e quilombolas., 2019.

  • ARAUJO, V. A. ; DJANCO, S. M. ; SOUZA JUNIOR, A. R. ; SILVEIRA, M. V. S. ; RABELO, C. M. F. . EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESENVOLVIMENTO E INTERAÇÕES COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O SABER POPULAR. In: VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2018, 2018, Redençao. VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2018, 2018.

  • SILVA, M. L. G. ; CABRAL, M. J. ; ARAUJO, V. A. ; PEREIRA, A. C. S. ; MARQUES, V. B. . AGRONOMIA NA PRÁTICA: EFEITO DA ADIÇÃO DE COBERTURA MORTA NO CULTIVO DE HORTALIÇA. In: V SEMANA UNIVERSITÁRIA, 2018, Redençao. V SEMANA UNIVERSITÁRIA, 2018.

  • LOPES, J. S. ; ARAUJO, V. A. ; PEREIRA, A. C. S. ; MARQUES, V. B. . AGRONOMIA NA PRÁTICA: IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA ALTERNATIVO PARA CRIAÇÃO DE GALINHAS CAIPIRAS EM ASSENTAMENTO RURAl. In: VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2018, 2018, Redençao. VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2018, 2018.

Projetos de desenvolvimento

  • 2018 - 2022

    PROJETO GLOBAL: Assessoramento Agrícola no Território Maciço de Baturité: municípios de Aracoiaba, Barreira, Pacoti, Ocara e Redenção., Descrição: ACOMPANHAMENTO DA CRIAÇÃO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DA COOPERATIVA AGROECOLÓGICA DOS MORADORES DA LOCALIDADE DE LAGOA GRANDE II NO MUNICIPIO DE BARREIRA. Na ausência de assistência técnica e sem recursos financeiros com parceria articulada a realidade regional os parceiros IAFLOR, atraves do assessoramento técnico de áreas com deficiência do acesso ATER, no intuito de assegurar que as comunidades sejam abastecidas pela maior necessidade humana a agricultura.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Valesca Almeida de Araujo - Coordenador / Francisco Hiatiel Vital Viana - Integrante.

Prêmios

2021

Premiaçao Programa Agrinho. do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.- SENAR-CE, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.- SENAR-CE.

2019

Premiaçao Programa Agrinho. do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.- SENAR-CE, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.- SENAR-CE.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2021

Escola Pedro Alexandrino de Lima

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - 2019

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? SENAR-AR/CE

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - 2017

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - 2016

Extensão Rural

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2022 - 2023

Instituto Algodao na flor IAFLOR

Vínculo: Diretora Geral, Enquadramento Funcional: Diretora geral e engenheira agronoma

Outras informações:
O INSTITUTO ALGODÃO NA FLOR ou simplesmente IAFLOR, tem seu registro desde o dia 05 de setembro de 2002, embora sua fundação tenha ocorrido em 2001 como ?Associação dos Pequenos Negócios do Conjunto Ceará (APENCCE), com um quadro inicial de 25 associados (as) empreendedores (as) informais que se reuniram no intuito de ter um local fixo para venda, unindo e auxiliando os pequenos empresários e artesãos/as da comunidade do conjunto Ceará, área metropolitana de Fortaleza. Nesse formato, já trazia como diferencial a luta por uma ?outra economia? por mais de 14 anos através das suas lideranças. Apesar de uma organização sem fins lucrativos que vinha dando certo, viu-se na necessidade de repensar seu formato organizativo tendo em vista que o número de associados (as) vinha diminuindo relativamente a cada ano. Foi no ano de 2013 que através da sua inserção nos processos de incubação da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (INTESOL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) onde discutiu-se a possibilidade de reestruturação do grupo. Dessa ação, a INTESOL faz um diagnóstico para detectar as causas do afastamento dos (as) associados (as) evidenciando não como um ponto negativo, mas a conquista da autonomia organizacional e financeira pela maioria, ou seja, A APENCCE estava deixando de existir porque a maioria dos (as) associados (as) estavam exercendo sua autonomia econômica de forma sustentável. O processo de incubação culminou em várias reuniões, entrevistas, debates para se chegar a um consenso sobre os rumos da APENCCE já que não se conseguia juntar os associados e a participação se resumia a um número de 03 sócias. Assim, no ano de 2018, foi realizada uma Assembleia extraordinária com a participação de 07 associadas, mediada pela INTESOL, onde se consolidou o Instituto Algodão na Flor (IAFLOR)

2022 - 2022

Incubadora Tecnológica de Economia Solidária ? INTESOL

Vínculo: Bolsista Voluntaria, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntaria

Outras informações:
A extensão é o que caracteriza o fazer da INTESOL, porém com foco específico ? a estratégia de inclusão produtiva e financeira pautada na economia solidária. Representa, portanto, um dos ?lugares? de integração de programa, projetos, ações e atividades que relaciona a inserção produtiva como fim. A vigência dessa forma de fazer da INTESOL pautada nos preceitos da economia solidária vai ao encontro do que defende a UNILAB como principio e objetivos estratégicos, mesmo entendendo que como unidade de ensino, a UNILAB não poderá se fechar para compreender outra ou outras, vertentes econômicas. Vem se reafirmando como instrumento de integração ao ensino, pesquisa e extensão direcionada a atender a comunidade interna e principalmente, externa no que concerne ao escoamento de resíduos de pesquisas, a formação em economia solidária, educação ambiental, arte e cultura, organização da produção solidária, comercialização solidária, consumo ético e solidário, finanças solidárias, incluindo nessa última, além dos processos formativos a orientação para o fomento. A interação com a sociedade vem se dando pela inserção de grupos e empreendimento a serem incubados seja pelo diálogo e parceria com organismos públicos ou da sociedade civil organizada como prefeituras, governos estadual e federal, universidades, agencias de fomentos organizações não governamentais, associações comunitárias e cooperativas, dentre outros. A INTESOL nasceu em 13 de dezembro de 2013 através de um projeto financiado pelo CNPq. Apresenta uma estrutura já internacionalizada, de multi-incubação, integração com as politicas públicas de desenvolvimento e o intercâmbio com os países da África, parceiros da UNILAB. Conta hoje com uma equipe de pesquisadores e bolsistas interdisciplinar, ou seja, que envolve as diversas áreas do saber e institutos da UNILAB e ainda com a parceria do Colegiado Territorial e Núcleo Dirigente do Território do Maciço de Baturité.

2020 - Atual

Cooperativa Agroecologica dos Moradores de Lagoa Grande II CAMLG II

Vínculo: Vice presidente, Enquadramento Funcional: Vice presidente e engenheira agronoma

Outras informações:
A organização comunitária, na localidade de Lagoa Grande II, vem sendo apontada como uma das saídas para promover o desenvolvimento local, especialmente, no que se refere à agricultura familiar. Algumas das atividades realizadas nos anos de 2020 e 2021 da Cooperativa Agroecológica dos Moradores de Lagoa Grande II, no município de Barreira, estado Ceará, destacando seu papel no desenvolvimento local. Para alcance dos resultados, foram utilizadas atividades metodológicas, como reuniões, assembleias, oficinas como por exemplo de empoderamento feminino, crochê, distribuição de mudas, por intermédio da cooperativa para entidades como escola privada Escola 15 de abril no município de Barreira estado do Ceará, urbanização e arborização do distrito e adjacências, reflorestamento vegetal, recuperação de propriedade agrícola, quintais produtivos, campanhas voltadas a preservação do meio ambiente, maratona da sustentabilidade, pedágio da sustentabilidade e meio ambiente, mutirões, cadastros de famílias, recebimento de materiais, e também entregas de kits para limpeza assim como máquina trituradora de resíduos vegetais, blitz ecológica, caderno de compostagem, movimentos em prol da reforma contínua da cooperativa, agrotur, semana dos 5rs da sustentabilidade, I feira agroecológica, implantação de mudas frutíferas, hortaliças, nativas, vendas de coentro e cebolinha, projeto social natal solidário, e outros. Foram realizadas várias atividades, dentre elas, reuniões; visitas; orientações e a inserção na execução de algumas atividades; totalizando a participação de 35 famílias cooperadas com em média 03 membros na família. Os resultados mostraram que as atividades cooperativas da cooperativa CAMLG ? II se configuram de relevância para o desenvolvimento local. No caso da Cooperativa Agroecológica dos Moradores de Lagoa Grande II, sua implantação foi algo de muita importância para a comunidade

2022 - 2022

Rede de Arte, Cultura e Agricultura Familiar ? RACAF ·

Vínculo: Bolsista voluntaria, Enquadramento Funcional: Integrante da gestao da RACAF

Outras informações:
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), autogerida por seus integrantes, é uma rede de integração da Arte, da Cultura e da Agricultura Familiar baseada nos preceitos da Economia Solidária. A Rede RACAF é composta por: grupos, associações, cooperativas, empreendimentos econômicos formais e informais, unidades de produção familiar, assentamentos rurais e empresas autogestionárias e entidades estratégicas de apoio envolvidos na luta popular campo/cidade e na construção diária por uma sociedade mais justa e igualitária, respeitando, inclusive os princípios defendidos pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária.A Rede RACAF é composta por: grupos, associações, cooperativas, empreendimentos econômicos formais e informais, unidades de produção familiar, assentamentos rurais e empresas autogestionárias e entidades estratégicas de apoio envolvidos na luta popular campo/cidade e na construção diária por uma sociedade mais justa e igualitária, respeitando, inclusive os princípios defendidos pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária. A Rede RACAF se compromete a facilitar a comercialização e a articulação de iniciativas, pois o trabalho coletivo e integrado otimiza recursos e fortalece as pessoas envolvidas. Tendo como alguns objetivos gerais de uma rede, associar o mercado, a rede e ao trabalho, trabalho prático, ampliar o acesso ao mercado, cumprir sua função social, dentre outros.

2020 - 2022

Agrozone Jr

Vínculo: Diretora presidente, Enquadramento Funcional: integrante voluntaria

Outras informações:
A empresa de assessoria técnica administrativa e extensão rural, doravante denominada Agrozone ?Empresa Júnior de Consultoria Agronômica, Planejamento Estratégico e Extensão nas Zonas rurais da Região do Maciço de Baturité, vinculada a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB é uma associação civil, com fins educativos, e com prazo de duração indeterminado, com sede endereço e forum nesta cidade de Redenção, Estado Ceará. Segundo a Lei n° 13.267/2016, as Empresas Juniores são entidades organizadas como associações civis gerida por estudantes matriculados em cursos de graduação de instituições de ensino superior, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados. Tendo como as seguintes vantagens: Oportunidade de colocar a teoria em prática; Sair da graduação com experiência; Fazer networking; Incrementar o currículo; Adquirir um diferencial no mercado de trabalho; Ter vivência do dia a dia de uma empresa; Possibilidade de atuar em diferentes cargos; Desenvolvimento de habilidades importantes para a carreira; Contar com o apoio de professores; Organizar e participar de eventos. Dentre outras atribuições relevantes.

2019 - 2020

SDA - Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Vínculo: Estagiaria Voluntaria, Enquadramento Funcional: ESO nao remunerado, Carga horária: 20

Outras informações:
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Órgão da Administração Direta do Governo do Estado do Ceará, tem por finalidade planejar, coordenar e executar, diretamente ou através das suas Vinculadas, as ações do Governo para o desenvolvimento da agropecuária, mediante apoio à agricultura familiar. A estrutura vigente da Secretaria do Desenvolvimento Agrário foi criada pela Lei Nº. 13.875 de 07 de fevereiro de 2007. Antes porém, o Órgão havia sofrido, desde sua criação, 11 reformas estruturais, com mudanças em sua denominação original. Segundo os registros encontrados, a instituição que rege os negócios da Agricultura do Estado originou-se em 23 de março de 1921, pela Lei No. 1827, designada por Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura e Obras Públicas. Hoje denomina-se Secretaria do Desenvolvimento Agrário.

2019 - 2019

EJAF - Espaço Jovens Antenados com o Futuro

Vínculo: Parceira Voluntaria, Enquadramento Funcional: Parceira voluntaria

Outras informações:
A experiência do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR-Ce através do programa AGRINHO , que leva informações sobre o meio rural para alunos do ensino fundamental através de variadas temáticas , com a experiência do SEBRAE que incentiva o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores em alunos do primeiro ao 9o ano, disse Flávio Viriato de Saboya Neto, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC que é também presidente do Conselho de Administração do Senar-Ce e do SEBRAE , no Ceará. Fomentar a educação e a cultura empreendedora. A proposta procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

2020 - 2022

Crea Jr, Maciço de Baturite

Vínculo: Membro na empresa CREA JR CE, Enquadramento Funcional: membro voluntaria

Outras informações:
O CreaJr Ceará, é um Programa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE) destinado a aproximar os estudantes de cursos cujas profissões são regulamentadas no âmbito do Sistema CONFEA/CREA, contribuindo para formar novos líderes e profissionais alinhados com seus direitos e deveres. O Programa CreaJr Ceará propicia a integração dos estudantes das áreas tecnológicas à realidade do mundo do trabalho, estimulando os estudantes a participarem das discussões pertinentes à sua formação e ao seu papel junto à sociedade, incentivando-os ao exercício ético e responsável da profissão e facilitando a aproximação com a dinâmica do exercício profissional. Para isso, recruta estudantes voluntários, formando uma rede integrada e estruturada de representantes das diversas instituições de ensino registradas no CREA - CE que, sob a orientação de uma comissão gestora e um regimento próprio, desenvolvem atividades para cumprimento dos objetivos do Programa, também existente em outras unidades regionais do Sistema CONFEA/CREA. Atualmente, o programa conta com uma média de 1500 inscritos em quatro núcleos no estado do Ceará

2019 - 2019

Centro Integrado Jovens e Educaçao do Campo

Vínculo: Parceira Voluntaria, Enquadramento Funcional: Parceira voluntaria

Outras informações:
O CIJEC foi pensado em 2019, tendo como objetivo geral ser o centro que integra os jovens na ideologia de educaçao do campo pra minimizar fatores como exodo rural assim como qualificar e potencializar o jovem do campo. Oferecendo por sua vez, uma educação escolar especifica associada à produção da vida, do conhecimento e da cultura do campo e desenvolver ações coletivas com a comunidade escolar, sociedade, e outras realidades camponesas numa perspectiva de qualificar o processo de ensino e aprendizagem. E acentuando uma melhor qualidade de vida.

2013 - 2015

Faculdade Kurios

Vínculo: Graduanda em Pedagogia, Enquadramento Funcional: Estudante de graduação, Carga horária: 50

Outras informações:
A Pedagogia é um conjunto de estratégias, métodos e técnicas de ensino, com o objetivo de compreender a educação, relacionados à administração escolar e à condução de assuntos educacionais em um determinado contexto. Esse termo vem do grego ?paidos?, que significa ?da criança? e ?agein?, que consiste em ?conduzir?. Como cita Paulo Freire, ?Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.? ?Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.? ?O educador se eterniza em cada ser que educa.? ?A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem.

2014 - 2014

EMEIEF Pedro Alexandrino de Lima

Vínculo: Graduanda Estagiária, Enquadramento Funcional: estagio supervisionado supervisao e administr, Carga horária: 100, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O estagio supervisionado supervisao e administração escolar promove reflexões e participação nas ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas pelos Pedagogos-gestores. O estágio supervisionado em Gestão Escolar tem por intuito subsidiar as ações da organização do trabalho pedagógico aos acadêmicos do curso de graduação em Pedagogia. Sendo de suma importância para a formação do profissional que atuará na educação básica uma vez que propícia a verdadeira união entre a teoria e a prática, mesmo assim, é complexo determinar o quanto o graduando pode aprender com as experiências vivenciadas na disciplina em gestão e no estágio.

2018 - 2019

R. Assentamento 24 de Abril, Acarape - CE.

Vínculo: Graduanda em Agronomia, Enquadramento Funcional: Estudante de graduação, Carga horária: 180

Outras informações:
As disciplinas de Práticas Agrícolas são componentes da grade curricular do curso de Agronomia e são divididas em blocos com o propósito de desenvolver no estudante a busca pelo conhecimento teórico a partir da prática, os assuntos abordados vão desde à introdução ao amplo campo de trabalho do agrônomo; das vivências de cultivo e criação de espécies de interesse agrícola; dos circuitos dos produtos agrícolas do produtor até o consumidor até à vivência e aplicações técnicas junto aos agricultores em seus territórios. Extensão rural ensinar a resolução própria dos problemas pelo agricultor, fornecendo instrumentos para otimizar o uso de recursos e tornando-os menos dependentes de fatores externos. Ainda sim assistência técnica, por ser um tipo de disseminação e transferência de conhecimento do técnico para o agricultor, possui um alcance mais restrito para a população alvo.

2022 - 2023

Grife Algodão na Flor

Vínculo: Diretora Geral IAFLOR, Enquadramento Funcional: Diretora Geral, Carga horária: 20

2023 - Atual

Itaú

Vínculo: Corretora Itaú Barreira CE, Enquadramento Funcional: Corretora Itaú Barreira CE

Outras informações:
Corretora Itaú no município de Barreira, CE. Um banco que oferece conta digital, cartão de crédito e empréstimo pessoal, consignado, dentre outros. A conta também pode funcionar como uma carteira digital para os cartões Itaú, assim como o aplicativo PicPay, entre outros do mercado. Contudo, a funcionalidade do serviço é facilitar a entrada de novos clientes Itaú, localizados nas região de realidade inserida. Sendo minha atribuiçao estar fazendo a busca de clientes do territóriodo local e Maciço de Baturité e regiões adjacentes para empréstimo consignado sendo trabalho e manutenção de renda extra.

2022 - 2023

Espaço Quem Me Dera Colibri

Vínculo: Diretora Geral IAFLOR, Enquadramento Funcional: Diretora geral e engenheira agronoma

Outras informações:
Na distante aldeia de Prendebotas há um antigo costume: ao completar 15 anos, todos os meninos devem correr o mundo, enfrentando desafios, realizando atos de bravura e ganhando experiência. Terminada a aventura, devem retornar e contar o que aprenderam. Chega então a vez de Cristiano. Mas ele está com medo: não é forte, nem possui grandes habilidades. Acreditando que não conseguirá enfrentar os perigos da vida, Cristiano, porém, não sabe que terá a ajuda de um colibri dourado que, segundo a lenda... Temas transversais: Ética, Meio Ambiente e Pluralidade Cultural Temas para atividades : - Ética e Ciências: a passagem dos jovens para o mundo dos adultos; adolescência e maturidade; - Ética: a autoconfiança como base para a realização de qualquer tarefa; - Ética e Ciências: o respeito à vida e à natureza. Baseado no livro: Quem Me Dera, Colibri! Surge mais um eixo no - Instituto Algodão na flor, ou simplesmente (IAFLOR). - Surge portanto o Espaço quem me dera colibri. Que traz a temática do livro como inspiração fazendo com que o trabalho tenha outro cenário. Com conjunções na perspectiva utópica assim como no livroassim como, terapias alternativas, terapias holísticas, entre outras.

2023 - Atual

Rede de Arte, Cultura e Agricultura Familiar

Vínculo: Animadora da RACAF, Enquadramento Funcional: Animadora da RACAF

Outras informações:
A Rede de Arte, Cultura e Agricultura Familiar ? (REDE RACAF), fundada em 11 de abril de 2016, inicialmente como Rede Maciço e animada pela Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), autogerida por seus integrantes, é uma rede de integração da Arte, da Cultura e da Agricultura Familiar baseada nos preceitos da Economia Solidária. Promove e amplia a produção, e a prestação de serviços assim como a comercialização das trabalhadoras e dos trabalhadores urbanos e rurais da economia solidária e da agricultura familiar dos países parceiros da Unilab e estado do Ceará, especialmente, do território maciço de Baturité e região metropolitana de Fortaleza A Rede de Arte, Cultura e Agricultura Familiar ? RACAF. Atualmente animada pelo Instituto Algodão na Flor (IAFLOR), a rede possui regimento interno e estatuto e se encontra fortemente bem estabelecida com um numero acentuado de membros na rede e produtos cadalogados e registrados. Alem de fornecer inumeros beneficios para seus membros como feira agroecologica, loja colaborativa, eventos, reunioes, capacitaçoes, roda de conversa, palestras, eventos dentre outros inumeros beneficios.