Jéssica Molina Quessada
Psicóloga no Centro de Qualidade de Vida (CQV) da Clinipam (Clínica Paranaense de Assistência Médica) de Curitiba-PR. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil (2013). Especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar pelas Faculdades Pequeno Príncipe (2016) e Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente por meio do Programa de Pós Graduação Lato Sensu na Modalidade Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente, pelas Faculdades Pequeno Príncipe (2018).
Informações coletadas do Lattes em 12/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente
2016 - 2018
FACULDADES PEQUENO PRINCIPE
Título: CAPS e Autonomia: Uma revisão Narrativa de Literatura
Orientador: Luiza Tatiana Forte
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.
Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar
2014 - 2016
FACULDADES PEQUENO PRINCIPE
Título: Convergências, Divergências e Complementaridades de Conceitos Técnicos e a Prática em Psicologia Hospitalar
Orientador: Daniela Carla Prestes
Graduação em Psicologia
2009 - 2013
Centro Universitário Filadélfia
Título: O olhar do Outro na constituição do sujeito cego
Orientador: Prof. Ms. Clóvis Eduardo Zanetti
Formação complementar
2013 - 2013
Curso de Férias em Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 40h). , Hospital Infantil Pequeno Príncipe, AHPIRC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Organização de eventos
QUESSADA, J. M. . participou como "aluna voluntária" do III Congresso Nacional de Psicologia e VI Congresso de Psicologia da UniFil. 2013. (Congresso).
QUESSADA, J. M. . participou como "aluno voluntário" do II Congresso Nacional de Psicologia e V Congresso de Psicologia da UniFil. 2012. (Congresso).
QUESSADA, J. M. . participou do I Simpósio de Iniciação Científica da UniFil, na qualidade de monitor de sala das sessões de comunicações científicas da área de Psicologia. 2011. (Outro).
QUESSADA, J. M. . participou do IV Congresso de Psicologia da UniFil e I Congresso Nacional de Psicologia, na qualidade de aluno voluntário. 2011. (Congresso).
QUESSADA, J. M. . participou da Comissão Organizadora do III Congresso de Psicologia da UniFil: Psicologia, Cultura e Sociedade. 2010. (Congresso).
QUESSADA, J. M. . participou do XVIII Simpósio de Iniciação Científica da UniFil - Curso de Psicologia, na qualidade de aluna voluntária. 2010. (Outro).
Participação em eventos
Curso de Introdução ao Processo de Luto - Módulo I. 2018. (Outra).
I Seminário de Orientação para uso do Roteiro IRDI. 2017. (Seminário).
Quando não é possível curar, o que nos resta? Reflexões sobre perdas no contexto de saúde. 2017. (Outra).
XI Jornada de Sociologia da Saúde: Território, Rede e Atenção Básica à Saúde. 2017. (Outra).
XI Jornada de Sociologia da Saúde: Território, Rede e Atenção Básica à Saúde.O colegiado como dispositivo antimanicomial: Experiência em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) infantil. 2017. (Outra).
XIV ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Psicologia na Saúde da Criança e do Adolescente. 2017. (Encontro).
1ª Jornada de Estudos - Projeto Utoppia do Hospital Pequeno Príncipe -. 2016. (Outra).
Curso de Capacitação para aplicação da Escala Wechsler de Inteligência para crianças - WISC IV. 2016. (Outra).
I Congresso Internacional Ibero-Americano de Bioética e VII Congresso de Humanização e Bioética. 2016. (Congresso).
I Workshop: Reflexões Bioéticas na Genética Médica. 2016. (Encontro).
V Congresso Brasileiro e IV Congressos Iberoamericano e Luso-brasileiro de Psicologia da Saúde. Convergências, divergências e complementaridades de conceitos técnicos e a prática em Psicologia Hospitalar. 2016. (Congresso).
V Congresso Brasileiro e IV Congressos Iberoamericano e Luso-brasileiro de Psicologia da Saúde. 2016. (Congresso).
V Congresso Brasileiro e IV Congressos Iberoamericano e Luso-brasileiro de Psicologia da Saúde. A utilização do período de observação passiva como ferramenta para inserção do residente no ambiente hospitalar. 2016. (Congresso).
XII Café da Manhã de Psicologia Hospitalar. 2016. (Outra).
X Jornada de Sociologia da Saúde: Medicalização da Vida. 2016. (Outra).
XV Fórum de Psicologia Hospitalar - A interface da psicologia e as equipes multiprofissionais. 2015. (Outra).
III Congresso Nacional de Psicologia e VI Congresso de Psicologia da UniFil. 2013. (Congresso).
III Congresso Nacional de Psicologia e VI Congresso de Psicologia da UniFil. "Valente: os desafios da adolescência" - Análise de filme. 2013. (Congresso).
II Congresso Nacional de Psicologia - V Congresso de Psicologia da UniFil. História e perspectivas de vida de alcoolistas. 2012. (Congresso).
II Congresso Nacional de Psicologia - V Congresso de Psicologia da UniFil. 2012. (Congresso).
II Simpósio Nacional de Iniciação Científica.Deficiência visual e a pulsão escópica - Uma questão a ser abordada. 2012. (Simpósio).
II Simpósio Nacional de Iniciação Científica. 2012. (Simpósio).
Sublimação e Criação. 2012. (Encontro).
Ciclo de Palestras - "A Psicanálise (ainda) é possível?". 2011. (Outra).
Encontros Temáticos no Hospital Universitário/UEL - 1º Encontro com o tema: "O amor e o seu caso com a psicanálise - histórias de amor, de identificação e de desejo". 2011. (Encontro).
Encontros Temáticos no Hospital Universitário/UEL - 2º Encontro com o tema: "As formações de grupos, os projetos e as instituições". 2011. (Encontro).
Encontros Temáticos no Hospital Universitário/UEL - 3º Encontro com o tema: "A busca de identidade, os amigos, os ídolos e os valores". 2011. (Encontro).
I Congresso Nacional de Psicologia - IV Congresso de Psicologia da UniFil. 2011. (Congresso).
I Simpósio Nacional de Iniciação Científica da UniFil.Idosos residentes de instituições de longa permanência. 2011. (Simpósio).
I Simpósio Nacional de Iniciação Científica da UniFil.História e perspectivas de vida de alcoolistas. 2011. (Simpósio).
I Simpósio Nacional de Iniciação Científica da UniFil. 2011. (Simpósio).
Seminário Sobre os nomes-do-Pai. 2011. (Seminário).
I Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento, IV Encontro Paranaense de Análise do Comportamento, I Encontro Brasileiro de estudos sobre as psicoterapias analítico comportamenais da terceira onda.. 2010. (Congresso).
III Congresso de Psicologia da UniFil: Psicologia, Cultura e Sociedade. 2010. (Congresso).
XVIII Simpósio de Iniciação Científica da UniFil. 2010. (Simpósio).
II Congresso de Psicologia da UniFil: A Psicologia e seus diversos olhares. 2009. (Congresso).
XVII Simpósio de Iniciação Científica da UniFil.As complicações das escolhas profissionais no final da adolescência. 2009. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
QUESSADA, J. M. ; KLOCKNER, F. C. S. . Deficiência Visual e a Pulsão Escópica - Uma questão a ser abordada. In: II Simpósio Nacional de Iniciação Científica da UniFil - Prêmio de Produção Científica Prof. Ms. Reynaldo Camargo Neves, 2013, Londrina. Revista Terra & Cultura: cadernos de ensino e pesquisa/Centro Universitário Filadélfia. Londrina: Editora UniFil, 2013. p. 89-93.
-
QUESSADA, J. M. ; CHAHINE, M. A. . Valente: os desafios da adolescência - Análise de Filme. In: III Congresso Nacional de Psicologia e VI Congresso de Psicologia da Unifil, 2013, Londrina. Psicopatologia e intervenções psicológicas: semana acadêmica do curso de psicologia da UniFil. Londrina: Editora UniFil, 2013. p. 11-19.
-
QUESSADA, J. M. ; GUERRA, M. C. B. ; GARCIA, R. C. B. ; GUIZELINI, S. T. A. ; JULIANI, J. . História e perspectivas de vida de alcoolistas. In: II Congresso Nacional de Psicologia da Unifil e V Congresso de Psicologia da Unifil, 2012, Londrina. A psicologia e o novo paradigma da ciência. Londrina: EdUniFil, 2012. p. 44-47.
-
QUESSADA, J. M. ; WANDERLEY, M. R. . Psicologia na Saúde da Criança e do Adolescente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
QUESSADA, J. M. ; CHAHINE, M. A. . Valente: Os desafios da adolescência - Análise de Filme. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUESSADA, J. M. ; CINEL, K. C. ; CALSAVARA, L. C. ; SANTOS, I. Z. ; OLIVEIRA, A. B. D. . Idosos residentes de instituições de longa permanência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
QUESSADA, J. M. ; GARCIA, R. C. B. ; GUERRA, M. C. B. ; GUIZELINI, S. T. A. . História e perspectivas de vida de alcoolistas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Prêmios
2012
Prêmio da Produção Científica Prof. Ms. Reynaldo Camargo Neves - Certificado de Honra ao Mérito, II Simpósio Nacional de Iniciação Científica da UniFil.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2018
Hospital Pequeno PríncipeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente de Psicologia, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Foram realizadas 5760 horas, divididas em dois campos de trabalho. No primeiro ano de residência, os atendimentos realizados no Hospital Pequeno Príncipe foram voltados aos pacientes e seus familiares internados em diversas unidades (Cardiologia/UTI Cardiológica; UTI Neonatal; UTI Geral; UTI Cirúrgica; Hemato-oncologia; Clínica Médica/Pediatria e Berçário; Nefrologia; Neurologia). Foram realizados, também, atendimentos à crianças vítimas de violência. No segundo ano os atendimentos foram voltados aos usuários com transtorno mental decorrentes ou não do uso de álcool e outras drogas do CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial ? infantil), em Curitiba. Durante a residência, foi realizado no segundo ano um estágio externo com duração de um mês no Hospital de Clínicas (HC-UFPR) de Curitiba. As unidades de atuação foram a Cirurgia Pediátrica e a Infectologia.
2014 - 2015
Clínica Sinahpse de Apoio Humano NeuropsicopedagógicoVínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 6
Outras informações:
Atendimentos psicológicos à crianças, adolescentes e adultos;
2015 - 2015
Hospital Infantil Pequeno PríncipeVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 30
Outras informações:
Foram realizadas 120 horas de estágio no hospital, prática referente à grade da Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar das Faculdades Pequeno Príncipe. Dentre as etapas constituintes do estágio estavam: Observação Passiva em nove unidades predeterminadas do hospital; Observação Participante na Clínica Médica e Berçário e, por fim, Triagem, Avaliação e Intervenção Psicológica, além dos relatos de casos.
2013 - 2013
Hospital Dr. Ignácio Eulalino de AndradeVínculo: Estagiáriá, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8
Atividades
-
07/2013 - 12/2013
Estágios , Hospital Dr. Ignácio Eulalino de Andrade, .,Estágio realizado, Participação no Acolhe-Cirúrgica, através da condução de grupos com pacientes pré-cirúrgicos e atendimentos psicológicos na enfermaria cirúrgica e na enfermaria geral..
2012 - 2013
Centro Universitário FiladélfiaVínculo: Estagiária de Psicologia, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia
Outras informações:
Foram realizados atendimentos psicológicos a crianças, adolescentes e adultos. Por meio da investigação, dada através de entrevistas e avaliações psicológicas, foram pontuadas intervenções a fim de reduzir o sofrimento psíquico do paciente e promover transformações, levando-se em conta a sua subjetividade.
2012 - 2012
Colégio Estadual Marquês de CaravelasVínculo: Estagiária de Psicologia, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 6
Outras informações:
Nesse estágio, vinculado à disciplina de Psicologia aplicada a pessoas com necessidades educacionais especiais, realizado no Centro de atendimento aos deficientes visuais e auditivos, no Colégio Estadual Marquês de Caravelas, em Arapongas, a técnica de observação foi utilizada num primeiro momento. Em seguida, grupos temáticos e um espaço de escuta foram propostos aos deficientes visuais.
2011 - 2011
Guarda Mirim de ArapongasVínculo: Estagiáriá, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 4
Atividades
-
03/2011 - 12/2011
Estágios , S.O.S. Guarda Mirim de Arapongas, .,Estágio realizado, Responsável por atividades aos adolescentes que estimulassem processos psicológicos de pensamento e de socialização; Avaliação dos questionários respondidos pelas empresas acerca do desempenho do adolescente aprendiz; Orientações aos pais e adolescentes..
2018 - Atual
Clínica Paranaense de Assistência MédicaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jéssica Molina Quessada e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?