Almir Silva Xavier
Mestrando em Geografia (Desenvolvimento Territorial); Bacharel em Administração pela Faculdade Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (07/2018), MBA em Gerenciamento de Projeto/ Centro Universitário Unifavip Wyden Caruaru (2018 a 2020). Atualmente militante do MST/ PE na assessoria de produção e comercialização dos assentamentos do Agreste e formador de jovens Sem Terra do Centro de Formação Paulo Freire (Normandia). Também formação de Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barreiros. Atuação profissional na área de Gestão de Projetos com ênfase na produção da Agricultura Familiar, Arranjo Produtivo Local, Agroecologia e Comercialização de Alimentos Orgânicos. No Movimento Sem Terra - MST Liderou equipe de trabalho na implantação de projetos produtivos em vários municípios de Agreste pernambucano (Parceria CÁRITAS Diocesana), beneficiando famílias em situação de insegurança alimentar, através de Programa Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, patrocinado pelo Ministério do Desenvolvimento Social - MDS. Exerceu contrato temporário no Instituto de Terras e Reforma Agrária - ITERPE (2012 a 2019) em atividade de assessoria técnica à famílias Assentadas. Está sempre focado em crescimento profissional e Desenvolvimento Humano a partir da busca permanente pelo conhecimento.
Informações coletadas do Lattes em 31/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em MBA em Gerenciamento de Projetos
2018 - Atual
Graduação em Administração
2014 - 2018
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru
Título: Sistema de controle no Planejamento Estratégico
Orientador: Heitor de Lima Alves
Formação complementar
2020 - 2020
Formação em Questão Agrária e Soberania Alimentar. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, UFAPE, Brasil.
2016 - 2016
Potencialidades da Indústria Textil. (Carga horária: 20h). , SCIENCE, SCIENCE, Brasil.
2016 - 2016
Métodos Multicritério de Apoio a Decisão. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru, FAFICA, Brasil.
2015 - 2015
Gestão da Qualidade. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, FAFICA, Brasil.
2015 - 2015
PESQUISA CIENTÍFICA. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru, FAFICA, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Gestão de Projetos. (Carga horária: 40h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2011 - 2011
Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 16h). , IPM CONSULT, IPM, Brasil.
2009 - 2009
Elaboração de Projetos. (Carga horária: 20h). , Prorural, PRORURAL, Brasil.
Idiomas
Inglês
, Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agroecologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Gerência do Projeto e do Produto.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção.
Participação em eventos
Normas da ABNT e A Produção Científica. 2017. (Seminário).
Samana do Direitos Humanos.Lutas Sociais e Direitos Humanos. 2017. (Simpósio).
1 Fórum de Empreendedorismo Top Work. 2016. (Seminário).
3 Fórum TopWork de Logística. 2016. (Simpósio).
Garlos, Potencialidades e Dasafios da Ind. Têxtil. 2016. (Seminário).
Método de Apoio a Decisão. 2016. (Simpósio).
Minicurso sobre Gestão da Qualidade. 2016. (Simpósio).
Semana do Administrador.Desafios da Administração Pública. 2016. (Simpósio).
XI Congresso de Gestão do Agreste Pernambucano. 2016. (Congresso).
XV ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENÇÃO. 2016. (Encontro).
Curso de Gestão de Projetos. 2015. (Outra).
Pesquisa Científica. 2015. (Simpósio).
XIV EEPE - Encontro de Ensino e Pesquisa. 2015. (Encontro).
Consultor em Gerenciamento de Projetos. 2011. (Oficina).
Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural. 2010. (Encontro).
Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural. 2010. (Encontro).
II Salão Nacional dos Territórios Rurais e da Cidadania. 2010. (Encontro).
IV Encontro Nacional de Política de Desenvolvimento Territorial. 2010. (Encontro).
Seminário Metropolitano sobre Compra de Gênero Alimentícios da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar. 2010. (Seminário).
1. Encontro da Rede de Agroindústria de Frutas da Agricultura Familiar de Pernambuco. 2009. (Encontro).
Curso de Elaboração de Projetos Socioeconômicos. 2009. (Outra).
1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. 2008. (Seminário).
III Conferência Nacional de Segurança Alimentar Nutricional. 2007. (Seminário).
Seminário Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional: Alimentação Escolar e Reforma Agrária.. 2007. (Seminário).
Orientou
Planejamento Estratégico - Sistema de Controle e Avaliação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Almir Silva Xavier;
Produções bibliográficas
-
XAVIER, A. S. . Mobilização Social na Administração Pública. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
XAVIER, A. S. . Gestão de Associação e Cooperativas. 2018.
XAVIER, A. S. . PROJETO QUINTAIS PRODUTIVOS. 2012.
XAVIER, A. S. ; FACINA, A. . III Conferência Nacional de Seguração Alimentar. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
XAVIER, A. S. ; XAVIER, L. M. F. F. . Juventude e Agroecologia no Agreste Pernambucano. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Experiência profissional
2005 - 2012
Associação de Cooperação Agrícola do Estado de PernambucoVínculo: CTD, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Participou da equipe de assistência Técnica que prestava assessoria aos grupos de famílias vinculados a Agroindústria e Cooperativas de Comercialização e Produção. Facilitava em ambiente de eventos de capacitação e oficinas temáticas. Representava a entidade em eventos regionais, nacionais e internacionais para articulação de apoio para projetos.
2004 - Atual
Associação Centro de Formação e Capacitação Paulo FreireVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 8
Outras informações:
Formador no curso de formação de jovens lideranças de movimentos sociais que atuam na gestão de associações e cooperativas de produção e comercialização em diversos assentamentos rurais no estado de Pernambuco.
2012 - 2019
Instituto de Terras e Reforma Agrária de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Téc. Agrícola, Carga horária: 40
Outras informações:
Desenvolve atividades de Gestão Associativa e Cooperativa em Assentamentos rurais do governo do estado, que beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica no Agreste pernambucano.
1990 - 1991
AGROPALMAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de Time, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Técnico agrícola coordenador equipe de fitossanidade de plantio de apalma africana na produção de biodiesel.
2018 - Atual
Associação Centro de Capacitação e Formação Francisco JuliãoVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 8
1989 - 1990
CRAI AGROINDÚSTRIA S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de Time
Outras informações:
DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE
1995 - 1995
Reflorestadora Moju Acara LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de Time, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
TÉCNICO AGRÍCOLA - COORDENADOR DE CAMPO
1995 - 1996
Pará Pastoril e Agrícola S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de Time - MACANIZAÇÃO AGRÍCOLA, Regime: Dedicação exclusiva.
1997 - 1998
Agroindustria do Vale do São Francisco S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de Time - PRODUÇÃO EM CANA DE AÇÚCAR, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Almir Silva Xavier e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?