Almir Silva Xavier

Mestrando em Geografia (Desenvolvimento Territorial); Bacharel em Administração pela Faculdade Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (07/2018), MBA em Gerenciamento de Projeto/ Centro Universitário Unifavip Wyden Caruaru (2018 a 2020). Atualmente militante do MST/ PE na assessoria de produção e comercialização dos assentamentos do Agreste e formador de jovens Sem Terra do Centro de Formação Paulo Freire (Normandia). Também formação de Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barreiros. Atuação profissional na área de Gestão de Projetos com ênfase na produção da Agricultura Familiar, Arranjo Produtivo Local, Agroecologia e Comercialização de Alimentos Orgânicos. No Movimento Sem Terra - MST Liderou equipe de trabalho na implantação de projetos produtivos em vários municípios de Agreste pernambucano (Parceria CÁRITAS Diocesana), beneficiando famílias em situação de insegurança alimentar, através de Programa Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, patrocinado pelo Ministério do Desenvolvimento Social - MDS. Exerceu contrato temporário no Instituto de Terras e Reforma Agrária - ITERPE (2012 a 2019) em atividade de assessoria técnica à famílias Assentadas. Está sempre focado em crescimento profissional e Desenvolvimento Humano a partir da busca permanente pelo conhecimento.

Informações coletadas do Lattes em 31/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em MBA em Gerenciamento de Projetos

2018 - Atual

Centro Universitário Unifavip Wyden Caruaru

Graduação em Administração

2014 - 2018

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru
Título: Sistema de controle no Planejamento Estratégico
Orientador: Heitor de Lima Alves

Ensino Médio (2º grau)

1985 - 1987

Escola Agrotecnica Federal de Barreiros

Formação complementar

2020 - 2020

Formação em Questão Agrária e Soberania Alimentar. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, UFAPE, Brasil.

2016 - 2016

Potencialidades da Indústria Textil. (Carga horária: 20h). , SCIENCE, SCIENCE, Brasil.

2016 - 2016

Métodos Multicritério de Apoio a Decisão. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru, FAFICA, Brasil.

2015 - 2015

Gestão da Qualidade. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, FAFICA, Brasil.

2015 - 2015

PESQUISA CIENTÍFICA. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru, FAFICA, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Gestão de Projetos. (Carga horária: 40h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.

2011 - 2011

Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 16h). , IPM CONSULT, IPM, Brasil.

2009 - 2009

Elaboração de Projetos. (Carga horária: 20h). , Prorural, PRORURAL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

, Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agroecologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Gerência do Projeto e do Produto.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção.

Participação em eventos

Normas da ABNT e A Produção Científica. 2017. (Seminário).

Samana do Direitos Humanos.Lutas Sociais e Direitos Humanos. 2017. (Simpósio).

1 Fórum de Empreendedorismo Top Work. 2016. (Seminário).

3 Fórum TopWork de Logística. 2016. (Simpósio).

Garlos, Potencialidades e Dasafios da Ind. Têxtil. 2016. (Seminário).

Método de Apoio a Decisão. 2016. (Simpósio).

Minicurso sobre Gestão da Qualidade. 2016. (Simpósio).

Semana do Administrador.Desafios da Administração Pública. 2016. (Simpósio).

XI Congresso de Gestão do Agreste Pernambucano. 2016. (Congresso).

XV ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENÇÃO. 2016. (Encontro).

Curso de Gestão de Projetos. 2015. (Outra).

Pesquisa Científica. 2015. (Simpósio).

XIV EEPE - Encontro de Ensino e Pesquisa. 2015. (Encontro).

Consultor em Gerenciamento de Projetos. 2011. (Oficina).

Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural. 2010. (Encontro).

Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural. 2010. (Encontro).

II Salão Nacional dos Territórios Rurais e da Cidadania. 2010. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Política de Desenvolvimento Territorial. 2010. (Encontro).

Seminário Metropolitano sobre Compra de Gênero Alimentícios da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar. 2010. (Seminário).

1. Encontro da Rede de Agroindústria de Frutas da Agricultura Familiar de Pernambuco. 2009. (Encontro).

Curso de Elaboração de Projetos Socioeconômicos. 2009. (Outra).

1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. 2008. (Seminário).

III Conferência Nacional de Segurança Alimentar Nutricional. 2007. (Seminário).

Seminário Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional: Alimentação Escolar e Reforma Agrária.. 2007. (Seminário).

Orientou

Heitor de Lima Alves

Planejamento Estratégico - Sistema de Controle e Avaliação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Almir Silva Xavier;

Produções bibliográficas

  • XAVIER, A. S. . Mobilização Social na Administração Pública. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

XAVIER, A. S. . Gestão de Associação e Cooperativas. 2018.

XAVIER, A. S. . PROJETO QUINTAIS PRODUTIVOS. 2012.

XAVIER, A. S. ; FACINA, A. . III Conferência Nacional de Seguração Alimentar. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

XAVIER, A. S. ; XAVIER, L. M. F. F. . Juventude e Agroecologia no Agreste Pernambucano. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Experiência profissional

2005 - 2012

Associação de Cooperação Agrícola do Estado de Pernambuco

Vínculo: CTD, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participou da equipe de assistência Técnica que prestava assessoria aos grupos de famílias vinculados a Agroindústria e Cooperativas de Comercialização e Produção. Facilitava em ambiente de eventos de capacitação e oficinas temáticas. Representava a entidade em eventos regionais, nacionais e internacionais para articulação de apoio para projetos.

2004 - Atual

Associação Centro de Formação e Capacitação Paulo Freire

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 8

Outras informações:
Formador no curso de formação de jovens lideranças de movimentos sociais que atuam na gestão de associações e cooperativas de produção e comercialização em diversos assentamentos rurais no estado de Pernambuco.

2012 - 2019

Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Téc. Agrícola, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolve atividades de Gestão Associativa e Cooperativa em Assentamentos rurais do governo do estado, que beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica no Agreste pernambucano.

1990 - 1991

AGROPALMA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de Time, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Técnico agrícola coordenador equipe de fitossanidade de plantio de apalma africana na produção de biodiesel.

2018 - Atual

Associação Centro de Capacitação e Formação Francisco Julião

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 8

1989 - 1990

CRAI AGROINDÚSTRIA S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de Time

Outras informações:
DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE

1995 - 1995

Reflorestadora Moju Acara Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de Time, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
TÉCNICO AGRÍCOLA - COORDENADOR DE CAMPO

1995 - 1996

Pará Pastoril e Agrícola S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de Time - MACANIZAÇÃO AGRÍCOLA, Regime: Dedicação exclusiva.

1997 - 1998

Agroindustria do Vale do São Francisco S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de Time - PRODUÇÃO EM CANA DE AÇÚCAR, Regime: Dedicação exclusiva.