Alessandra Rigo Rinaldi
Profissional da área de Desenvolvimento de Embalagens, atuou durante 15 anos nos setores de Marketing e Engenharia, em empresas como Avon, Natura e Ecologie, e durante 3 anos em laboratórios de análises físicas de materiais plásticos . Por 11 anos atuou como professora no curso Técnico em Plásticos do SENAI Mário Amato, nas disciplinas de Ciências e Caracterização de Polímeros e Projetos. Desde 2020 atua como Especialista de Embalagens e Polímeros no (ISI) Instituto Senai de Inovação de Materiais Avançados.
Mestrando em Engenharia e Ciências dos Materiais pela Unifesp na qual atual com revestimento biopolimérico reforçado com grafeno para embalagens celulósicas.
Graduada em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo André, pós graduada em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (USP) e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Curso de aperfeiçoamento de Branding, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e participação de seminários referente à área de embalagens e polímeros. Idealizadora do curso de Embalagens da escola SENAI "Mário Amato".
Gerenciamento de todo processo de lançamento de novos produtos como planejamento, estabelecimento de metas e estratégias, busca de opções no mercado no que diz respeito à embalagens e ativos, elaboração de orçamentos/custo produto, incentivo de vendas, elaboração de briefings, acompanhamento de resultados e ganho de share, controle de mix de produtos e sua representatividade, tendência de mercado e acompanhamento da concorrência, texto de rotulagem, registro/notificação no Ministério da saúde, apresentação de novos skus e de resultados, prática de merchandising vs retorno de vendas, posicionamento no PDV.
Coordenação das atividades interdepartamentais para lançamentos de novos produtos dentre elas: estimativa de demanda, merchandising, compras, engenharia de produto, engenharia de produção; interagindo com o grupo para alcance de melhores resultados.
Sólido conhecimento de processos de produção de embalagens plásticas, vidros, cartuchos e metálicos; tais como injeção, extrusão, sopro, vacum forming, silk screen, offset, rotogravura, hot stamping.
Definição e acompanhamento de análise de embalagens (plásticos, vidro, papel, cartão, alumínio, etc.), no que diz respeito às suas características técnicas em geral.
Suporte à área de manufatura, com acompanhamento da produção de produto acabado e de embalagens.
Elaboração detalhada de especificações técnicas para produto acabado e componentes de embalagens cosméticas, bem como definição de padrões de aceitação dos mesmos.
Viabilização técnica de projetos, trabalhando em equipe com a área de Marketing, atendendo e superando as necessidades do departamento.
No Instituto Senai de Inovação, responsável por otimizar a área de embalagens dos diversos segmentos como alimentos, cosméticos, bebidas, envolvendo desenvolvimento de plano de negócio, ampliação do portfolio de análises com aquisições de equipamentos, novas metodologias, análise da concorrência, apresentações, divulgação da área. Também atua em projetos inovadores aplicados à embalagens, materiais sustentáveis e economia circular. Coordena o Programa Desafio Geração Inova destinado à projetos inovadores de alunos com grandes empresas.
Informações coletadas do Lattes em 31/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Mestrado Stricto Senso em Engenharia e Ciência de Materiais
2020 - Atual
Universidade Federal de São Paulo
Título: Desenvolvimento de embalagem celulósica a partir de revestimento de grafeno incorporado em filmes de amido em folhas de papel cartão
Cristiana Maria Pedroso Yoshida.Coorientador: Classius Ferreira da Silva.
Especialização em MBA em Marketing
2001 - 2003
Fundação Getúlio Vargas
Título: Protetor Solar
Orientador: Carlos Alberto
Especialização em Administração Industrial
1997 - 1999
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Título: Logistica em empresas cosméticas
Orientador: Ricardo Nascimento
Graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Química
1992 - 1996
Faculdade de Filosofia Ciëncias e Letras de Santo André
Título: Análise Química do Solo do Campus da Fundação Santo André
Orientador: Luis Afonso
Formação complementar
2023 - 2023
Legislações Nacionais Embalagens e Mat. Plásticos em Contato com Alimentos. (Carga horária: 12h). , Aplicare Consultoria, Assessoria e Treinamento, APLICARE, Brasil.
2022 - 2022
Ensaio de Migração em Embalagens Plásticas. (Carga horária: 9h). , Aplicare Consultoria, Assessoria e Treinamento, APLICARE, Brasil.
2022 - 2022
Regulamentos ANVISA de embalagens celulósicas para contato com alimentos. (Carga horária: 8h). , Centro de Tecnologia em Embalagem, CETEA, Brasil.
2013 - 2013
Embalagens Flexíveis. (Carga horária: 24h). , Instituto de Embalagens Ltda, INSTITUTO DE EMB, Brasil.
2012 - 2012
Estrutura e Propriedades dos Polímeros. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2007 - 2007
Branding. (Carga horária: 60h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Polímeros e Colóides.
Participação em eventos
2 Workshop de Inovação da Escola SENAI Mário Amato. 2015. (Outra).
Workshop Automotiva. 2015. (Outra).
1 Workshop de Inovação da Escola SENAI Mário Amato. 2014. (Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - Atual
SENAI - Departamento Regional de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico de Ensino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
No SENAI ?Mário Amato?, atuante como docente das matérias ? Ciências e Caracterização dos Polímeros? tratando-se de propriedades, estruturas, processamento, aplicações de materiais plásticos e ensaios laboratoriais; além de ?Projetos?, onde fui premiada em evento referente a inovações denominado INOVA, do ano de 2010. Idealizadora do novo curso de Formação Inicial Continuada sobre embalagens, o qual compões 4 módulos.
2005 - 2009
Harty Com.Imp. Exp.e Distribuidora LtdaVínculo: , Enquadramento Funcional: Gestora de Desenvolvimento de Produtos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Na Harty Cosméticos, atuante no desenvolvimento de novos produtos em seu total, incluindo embalagens, definição de conceito, fórmula, incentivo e promocional. Trabalhei com mais de 300 projetos ( novos produtos e redesenhos), tendo 3 pessoas sob minha responsabilidade sendo: 1 Assessora de Imprensa, 1 Assistente de Marketing e 1 Coordenadora de Trade Marketing.
2004 - 2005
Niasi S.A.Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Produto Júnior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Na Niasi, cargo de Gerente de Produtos, responsável pelo relançamento da principal marca de produtos para os cabelos massivo, desde conceito, à posicionamento, formulações, lay out, design de embalagem e comunicação.
1999 - 2004
Avon Industrial LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Embalagem Sr., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Na área de Engenharia de Produtos da Avon, em desenvolvimento de novos produtos, desenvolvi embalagens para mais de 600 produtos cosméticos nas áreas de "Skin Care", "Fragrance" e "Hair Care". Entre estes, principal destaque ao projeto de perfumaria ? Mulher e Poesia?, devido superação das expectativas da empresa em relação à repercussão nacional e número de unidades vendidas, conseqüentemente premiando os envolvidos em seu desenvolvimento, com o prêmio ?Chairmans Award?, de melhor projeto Global.
Criação de design de embalagens ( Avon Engenharia) para perfumaria tais como Petit, Fashion Model, Sandy & Júnior, criando perfeita integração entre meus conhecimentos técnicos e minha capacidade criativa, fazendo com que fosse promovida posteriormente.
Também na Avon, responsável pela informatização de desenhos técnicos, através da implantação do Software Auto Cad.
1997 - 1997
Avon Industrial LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnica de Embalagem Júnior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Suporte à área de manufatura, com acompanhamento da produção de produto acabado e de embalagens.
Elaboração detalhada de especificações técnicas para produto acabado e componentes de embalagens cosméticas, bem como definição de padrões de aceitação dos mesmos.
Viabilização técnica de projetos, trabalhando em equipe com a área de Marketing, atendendo e superando as necessidades do departamento.
1995 - 1997
Avon Industrial LtdaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Suporte aos Técnicos de Embalagens quanto ao desenvolvimento de novos produtos bem como a manutenção dos já em linha.
1997 - 1999
INDUSTRIA E COMÉRCIO DE COSMÉTICOS NATURAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Desenvolvimento Embalagens, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Suporte à área de manufatura, com acompanhamento da produção de produto acabado e de embalagens.
Elaboração detalhada de especificações técnicas para produto acabado e componentes de embalagens cosméticas, bem como definição de padrões de aceitação dos mesmos.
Viabilização técnica de projetos, trabalhando em equipe com a área de Marketing, atendendo e superando as necessidades do departamento.
1992 - 1995
Rehau Indústria LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica em Plásticos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável pelos ensaios laboratoriais referente a análise tanto de materiais plásticos quanto do produto acabado produzido por ele. Ensaios: Tração, Alongamento, Índice de Fluidez, Densidade, entre outros.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alessandra Rigo Rinaldi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?