Andrea Socha

Psicanalista com graduação em Psicologia pela PUC-SP (2003) e mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-SP (2018). Membro filiado ao Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).

Informações coletadas do Lattes em 31/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)

2015 - 2018

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O trabalho de representação na clínica psicanalítica: entre a ruptura e a reconstituição psíquica, Ano de Obtenção: 2018
Elisa Maria de Ulhôa Cintra.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Psicologia

1998 - 2003

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Orientador: Sergio Wajman

Formação complementar

2010 - 2014

Psicanálise. (Carga horária: 510h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Fundamentos da Psicanálise Winnicottiana: a Teoria do Amadurecimento. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Participação em eventos

Colóquio: Psicanálise e os desafios do mundo contemporâneo. 2016. (Outra).

Intersubjetividade, Alteridade, Tercereidade: que conceitos são estes e sua relevância para a Psicanálise Contemporânea, da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. 2016. (Encontro).

VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. O trabalho de representação psíquica: uma passagem do informe ao comunicável. 2016. (Congresso).

49th International Psychoanalytical Association Congress. La experiencia en grupo y el trabajo del analista: nuevos desafios con base en la relación de fratría. 2015. (Congresso).

Temporalidades: Psicanálise e Arte, Lançamento da Revista CALIBÁN da Federação de Psicanálise da América Latina (FEPAL). 2014. (Outra).

VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental.. Masoquismo erógeno: entre o tempo da dor e o tempo da espera. 2014. (Congresso).

Clínica Psicanalítica Contemporânea: desafios e perspectivas, com René Roussillon. 2013. (Outra).

Percurso 25 anos - André Green: Diálogos. 2013. (Outra).

29° Congresso Latino-americano de Psicanálise (FEPAL). 2012. (Congresso).

Homenagem à André Green: O trabalho do negativo e o negativo do negativo.. 2012. (Outra).

V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. As experiências primordiais com o outro no restauro do corpo traumático. 2012. (Congresso).

PROFOCO - Programa de Formação Continuada. 2009. (Encontro).

XXII Congresso Brasileiro de Psicanálise. 2009. (Congresso).

PROFOCO - Programa de Formação Continuada. 2008. (Encontro).

PROFOCO - Programa de Formação Continuada com o Prof. Gilberto Safra.. 2006. (Outra).

Workshop Encontro Brincante: Fantoches no Estilo Clínico Ser e Fazer. 2005. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SOCHA, A. . SOCHA, A. O trabalho de representação psíquica: uma passagem do informe ao comunicável. In: VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2016, João Pessoa. Trabalhos Completos, 2016.. In: VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2016, Joao Pessoa. Trabalhos Completos, 2016.

  • SOCHA, A. . SOCHA, A. Masoquismo erógeno: entre o tempo da dor e o tempo da espera. In: VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2014, Belo Horizonte. Anais: Trabalhos completos, 2014.. In: VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental., 2014, Belo Horizonte. Trabalhos Completos, 2014.

  • SOCHA, A. . SOCHA, A. As experiências primordiais com o outro no restauro do corpo traumático. In: V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2012, Fortaleza. Anais: Trabalhos completos, 2012.. In: V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2012, Fortaleza. Trabalhos Completos, 2012.

  • SOCHA, A. . SOCHA, A. As manifestações do Riso na Psicanálise. In: Tânia Maria José Aiello Vaisberg; Fabiana Follador e Ambrósio. (Org.). Cadernos Ser e Fazer: O Brincar. 1 ed. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2004, v. 1, p. 68-81. 2004 (Capítulo de livro).

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - 2011

Clínica Sineuro - Serviço Integrado de Neurologia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicolóloga Clínica

2012 - 2013

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina / USP, HC

Vínculo: Capacitação de Serviço, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 10

2007 - 2015

Projeto Semear

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 3

2010 - Atual

Verso Psicanálise

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Psicanalista, Carga horária: 2

Outras informações:
O Verso é composto por psicanalistas que visam desenvolver a pesquisa e a produção conjunta de conhecimento. Realiza semanalmente supervisão horizontal e organiza encontros sobre a clínica e sua relação com a metapsicologia.