Marcus Aurélio de Carvalho

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor, jornalista e radialista. Professor substituto das disciplinas 'Radiojornalismo', 'História do Rádio e da TV no Brasil' e 'Locução e Edição Radiofônicas' na Universidade Federal Fluminense (de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2020). Apresentador da Rádio MEC (educativa) da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Professor do Curso de Apresentação de Programas em Rádio para os jornalistas brasileiros da BBC World - 'Radio Service', em Londres (julho de 2004). Integrante do Grupo de Pesquisa Rádio e Memória, registrado no CNPQ. Possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de produção em rádio na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo (de 2011 a 2017). É coordenador executivo da ONG União e Inclusão em Redes e Rádio (UNIRR - a partir de 1995) e presidente do conselho do Centro de Imprensa Assessoria e Rádio (Criar Brasil). Como jornalista (âncora) e gestor (gerente executivo), trabalhou nas rádios Globo São Paulo (2007 a 2012) e Globo Rio (2003 a 2007). Apresentador/âncora da Rede CBN (1996 a 2002). Repórter e apresentador da Rádio Tupi RJ (1984 a 1996). Desde 1990, é palestrante e professor em projetos de rádios comunitárias e emissoras educativas nas cinco regiões do Brasil e no exterior. Foi vice-presidente para a América Latina e Caribe da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC - 2000-2002). Ministrou 26 cursos e oficinas de rádio no exterior, entre 1991 e 2016.

Informações coletadas do Lattes em 31/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mídia e Cotidiano

2016 - 2018

Universidade Federal Fluminense
Título: Rádios comunitárias em crise existencial: linguagem e afetos na era do ouvinte comunicador,Ano de Obtenção: 2018
João Batista de Abreu Junior.Palavras-chave: Rádio comunitária; Linguagens; Afetos; Cotidiano; Rádio e Memória; Interatividade. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Radiodifusão. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação em Periferias Urbanas. Setores de atividade: Atividades de rádio e de televisão.

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

1980 - 1984

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: História da Rádio Fluminense AM
Orientador: Raul Farina

Formação complementar

1994 - 1994

Curso de Metodología para la Enseñanza Radiofónica. (Carga horária: 90h). , Centro Internac. Estudios Superiores de Comunicación p America Latina, CIESC, Equador.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Radiodifusão.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: JORNALISMO.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Inclusão de Pessoas com Deficiência.

Participação em eventos

40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Rádios de resistência: no ar, o verbal e o não-verbal na contra-hegemonia. 2017. (Congresso).

Evento de Entrega dos Certificados da Segunda Turma do Pulsar - Programa de Capacitação para Profissionais Paradesportivos..Mestre de Cerimônias e Palestrante do Evento de Entrega dos Certificados da Segunda Turma do Pulsar - Programa de Capacitação para Profissionais Paradesportivos do Instituto Superar. 2017. (Encontro).

Mobilize-se: Publicidade Social e Reexitência. 2017. (Seminário).

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rádios Comunitárias e Crise Existencial: O Cotidiano na Era do Ouvinte Comunicador?. 2016. (Congresso).

Encontro de Projetos - Edital Direitos Humanos e Desenvolvimento Urbano.Expressão Oral e Comunicação Comunitária. 2013. (Encontro).

Seminário Nacional Rádio Comunitária para Todos os Povos. 2013. (Seminário).

EXPO MANAGEMENT. 2007. (Exposição).

FÓRUM MUNDIAL DE INOVAÇÃO. 2007. (Seminário).

Fórum Nacional de Rádios Públicas.Rede ou sistema nacional de rádios públicas: sonho ou possibilidade?. 2007. (Encontro).

2º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação do SENAC PE. Os Jovens como Atores Sociais na Criação do Futuro. 2004. (Congresso).

Seminário Rádio MEC - III Encontro de Funcionário.Quais os principais desafios da MEC AM?. 2003. (Seminário).

2º ZAP de Comunicação de Universidade Tuiuti do Paraná.Fazer Faculdade para melhorar a comunicação ou apenas para s encaixar no que já existe?. 2002. (Encontro).

Conferencia Regional UNI-MEI, BRASIL 2000 - PANARTES. Las radios comunitarias, experiencia brasileña. 2000. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: João Pedro Baccarat e Raphael Zoccarato Perrone

TONDELLA, Alexandre; LEITE, Juliana; RIGHINI, Rafael;CARVALHO, Marcus Aurélio de. Rádio FAAP - Conectando estilos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em RTV) - Fundação Armando Álvares Penteado.

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de ; ABREU, J. B. . Rádios de resistência: o verbal e o não-verbal na contra-hegemonia. LOGOS (UERJ. IMPRESSO) , v. 24, p. 52-65, 2017.

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . AS RÁDIOS POPULARES EM TODO O MUNDO. REVISTA PROPOSTA - Experiência em Educação Popular, Rio de Janeiro, p. 37 - 40, 01 set. 2015.

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . A Rádio das ONGs. Revista proposta - Experiência em Educação Popular, p. 51 - 57, 01 set. 2015.

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Rádio: movimento descobre um amigo do povo.. Revista Políticas Governamentais - IBASE, Rio de Janeiro, p. 21 - 23, 01 jul. 1992.

  • BUFARAH JUNIOR, A. ; CARVALHO, Marcus Aurélio de . Considerações sobre o impacto das novas tecnologias no radiojornalismo. In: 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, 2018, São Paulo. Considerações sobre o impacto das novas tecnologias no radiojornalismo, 2018.

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de ; ABREU, J. B. . Rádios de resistência: o verbal e o não-verbal na contra-hegemonia. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2017, Curitiba. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2017.

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Rádios Comunitárias e Crise Existencial: O Cotidiano na Era do Ouvinte Comunicador?. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2016. v. XXXIX.

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . MÍDIA BIOÉTICA E VULNERABILIDADE HUMANA, ESSA PARCERIA É POSSÍVEL?. In: III CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE SÍNDROME DE DOWN, 2000, Curitiba. INCLUSÃO: Como Cumprir Este Dever.. Curitiba: Prefeitura de Curitiba, 2000. v. Comple. p. 70-84.

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Comunicação para Inclusão de Pessoas com Deficiência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Aulão de Acessibilidade: os Desafios para a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Meio Acadêmico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . A linguagem do rádio na era do ouvinte comunicador. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . A linguagem do rádio na era do ouvinte comunicador. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . A Relevância do Lançamento da Rádio ONCB o do Programa Ágora. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Entrega do Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto para a Escola de Rádio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Reforma política, rádios comunitárias e fortalecimento da democracia: horizontes possíveis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Primeiro Fórum de Rádio do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Produção em Rádio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Comunicação e Mídia: O direito à informação através da legenda oculta, audiodescrição e tradução simultânea de libras.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . O Futuro do Mercado de Trabalho no Rádio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Perspectivas na relação entre o Rádio e a Internet. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . JORNALISMO ESPORTIVO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Jornalistas e radialistas na era do ouvinte que tem poder. As mudanças na linha de tempo!. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . O rádio do passado ao futuro, sem bola de cristal.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Inclusão de Pessoas com Deficiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . O rádio na era das redes sociais na internet: o empoderamento dos ouvintes.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Comunicação e Inclusão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . O rádio em bytes: digitalização, cross media, webradio e podcasting.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . A Informação na Rádio Comunitária. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Programação como estratégia essencial para conquistar sucesso e credibilidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Gestão de programação radiofônica.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . O potencial do rádio na América Latina, Caribe e Estados Unidos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Rádios Populares e a Ética na Saúde. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . A educação através do rádio.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Mídia, Sexualidade e Comportamento. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Programação no Rádio. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Interatividade do Rádio.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Os meios de comunicação e suas diferentes linguagens.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . Mídia Comunitária e Alternativa - Perspectivas, Anseios e Propostas. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, Marcus Aurélio de . What are Our Goals?. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

LIMA, Hélio ; PEREIRA, Hugo ; CARVALHO, Marcus Aurélio de . A bola e o grito da emoção: uma viagem pela narração esportiva no rádio. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARVALHO, Marcus Aurélio de . Medo de falar em público nunca mais (Entrevista para a Revista ACIM). 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARVALHO, Marcus Aurélio de . DIA DO RADIALISTA. 2008. .

CARVALHO, Marcus Aurélio de . Curso de Capacitação Radiofônica de Integrantes de Rádios Comunitárias dos Países da CPLP. 2006. .

CARVALHO, Marcus Aurélio de . Oficina de linguagem e texto para rádio. 2004. .

CARVALHO, Marcus Aurélio de . WORKSHOP DE RADIOJORNALISMO - Colocação de Voz e Improvisação.. 2004. .

CARVALHO, Marcus Aurélio de . BBC - Curso de aperfeiçoamento para apresentação, produção e reportagens em rádio. 2004. .

CARVALHO, Marcus Aurélio de . Modelo e Procedimentos para Administrar com Eficiência a Programação de sua Emissora. 2004. .

CARVALHO, Marcus Aurélio de . Workshop de Radiojornalismo. 2004. .

CARVALHO, Marcus Aurélio de . OFICINA TÉCNICAS DE JORNALISMO. 2004. .

CARVALHO, Marcus Aurélio de . OFICINAS DE RÁDIO. 1999. .

CARVALHO, Marcus Aurélio de . Rádio: história e linguagem. 1997. .

CARVALHO, Marcus Aurélio de . Treinamento de Radialistas para Programa de Erradicação de Trabalho Infantil - PETI. 1997. .

CARVALHO, Marcus Aurélio de . Treinamento de Radialistas para Programa de Erradicação de Trabalho Infantil - PETI. 1997. .

CARVALHO, Marcus Aurélio de . Treinamento de Radialistas para Programa de Erradicação de Trabalho Infantil - PETI. 1997. .

CARVALHO, Marcus Aurélio de . Treinamento de Radialistas para Programa de Erradicação de Trabalho Infantil - PETI. 1997. .

CARVALHO, Marcus Aurélio de . Treinamento de Radialistas para Programa de Erradicação de Trabalho Infantil - PETI. 1997. .

CARVALHO, Marcus Aurélio de . PROJETO RADIO ESCOLA. 1996. .

CARVALHO, Marcus Aurélio de . Treinamento de Radialistas para Programa de Erradicação de Trabalho Infantil - PETI. 1996. .

CARVALHO, Marcus Aurélio de . Treinamento de Radialistas para Programa de Erradicação de Trabalho Infantil - PETI. 1995. .

CARVALHO, Marcus Aurélio de . Treinamento de Radialistas para Programa de Erradicação de Trabalho Infantil - PETI. 1994. .

Prêmios

2003

Jornalista Amigo da Criança, ANDI - Agência de Notícia dos Direitos da Infância, UNICEF e Fundação Abrinq.

1993

Prêmio Bola de Ouro como âncora de rádio, JJ Empreendimentos de Comunicação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2019

Empresa Brasil de Comunicação S.A.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apresentador na Rádio MEC AM, Carga horária: 40

2011 - 2017

Fundação Armando Álvares Penteado

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
- De março de 2011 a julho de 2014, professor da disciplina 'Organização de produção em rádio' nos turnos da manhã e noite. - De julho de 2014 a julho de 2017, licenciado para realização de atividades profissionais no Rio de Janeiro.

2007 - 2012

Rádio Globo de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Executivo para São Paulo e afiliadas, Carga horária: 44

2002 - 2007

Rádio Globo do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Executivo da Rádio Globo RJ, Carga horária: 44

1996 - 2002

Rede CBN de Rádio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Âncora e Coordenador de Esportes, Carga horária: 44

1984 - 1996

Rádio Tupi SA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Radialista, Carga horária: 40

1995 - Atual

União e Inclusão em Redes e Rádio

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenador executivo

2001 - 2002

Sociedade de Ensino Superior Pinheiro Guimarães

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
- Professor da disciplina 'Radiojornalismo'.

2000 - 2002

Centro Universitário Carioca

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
- Responsável pela disciplina 'Produção em rádio' - de março de 2000 a dezembro de 2002. - Responsável pela disciplina 'Radiojornalismo' - de março de 2000 a dezembro de 2002. - Responsável pela disciplina 'Teoria da comunicação' - de março a dezembro de 2001.

1994 - Atual

Centro de Imprensa Assessoria e Rádio Criar Bras, Criar

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Presidente do Conselho

2017 - Atual

Organização Nacional de Cegos do Brasil

Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 16

Outras informações:
Aulas em EAD - Educação à Distância - no Curso de Formação Introdutória de Monitoramento em Políticas Públicas, Teoria da Comunicação e Produção em Radiodifusão. O curso é voltado para 32 estudantes cegos (a maioria) ou de baixa visão das cinco regiões regiões do Brasil. O projeto é de responsabilidade da ONBC - Organização Nacional de Cegos do Brasil, maior entidade desse segmento no país. Nos dias 21 e 28 de outubro (dois sábados - oito horas de aula em cada um) abordei os seguintes assuntos: 1 - Linguagem radiofônica. 2 - Relação entre história do rádio e linguagem. 3 - Gêneros e formatos de emissoras e de programas radiofônicos. 4 - Técnicas de pré-produção, produção ao vivo e pós-produção. 5 - Técnicas de loução, com foco em interpretação de texto, dicção e cuidados com a voz.

1990 - 1994

Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador da equipe de rádio, Carga horária: 42

1989 - 1990

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Assessor de imprensa da Reitoria, Carga horária: 25

2000 - 2002

Rádio Red

Vínculo: Jornalista - correspondente, Enquadramento Funcional: Colaborador - correspondente, Carga horária: 10

Outras informações:
- Correspondente no Brasil da empresa Monitor, do México, instituição terceirizada que fornecia os conteúdos jornalísticos para a Radio Red e outras emissoras mexicanas.

2016 - 2017

Rádio Bradesco Esportes

Vínculo: Contratado como Pessoa Jurídic, Enquadramento Funcional: Apresentador de programa radiofônico, Carga horária: 10

Outras informações:
- Apresentador da mesa redonda esportiva semanal 'Bola na Mesa', programa transmitido nos domingos, das 12h às 16h, na Rádio Bradesco Esportes do Rio de Janeiro.