Carlos Eduardo Lima

Sou Mestre em Educação pelo Mestrado Educação e Docência (PROMESTRE) da Faculdade de Educação (nível 5, CAPES) da UFMG (2018) e graduado em Licenciatura em Física (2012) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possuo interesse no desenvolvimento de recursos didáticos diversificados para o ensino de Física, no ensino básico, com enfoque CTS/ CTSA e com características investigativas, pautado em atividades problematizadoras e coletivas, promovendo maior autonomia dos estudantes no aprendizado de Física. Desde Julho de 2009 atuo lecionando Física no ensino médio, na rede pública estadual de Minas gerais. Atualmente leciono na Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade (desde 2014) e na Escola Estadual Professora Maria Muzzi Guastaferro (desde 2019). Atuei também como professor em um supletivo preparatório para vestibulares/ENEM e no Colégio Tiradentes da PMMG (de 2013 a 2018). Participei como estagiário (licenciando) do projeto PIBID - Física pela UFMG (Maio de 2009 até Julho de 2012). Durante este período participei de vários encontros, palestras e oficinas sobre formação de professores e nas escolas parceiras do projeto (E. E. Santos Dumont e E. E. Três Poderes) atuei junto aos alunos no uso do laboratório de ensino de Física, por meio de experimentos reais em conjunto com simulações.

Informações coletadas do Lattes em 31/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mestrado Profissional Educação e Docência (FaE/ UFMG)

2016 - 2018

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A Energia Fotovoltaica num Contexto CTSA; uma Sequência de Ensino sobre as Transformações de Energia Solar em Energia Elétrica, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Orlando Gomes de Aguiar Jr
Palavras-chave: Sequência de Ensino; Física; CTS/CTSA; Energia Solar Fotovoltaica; Teoria da Ação Mediada; Núcleos de Significação dos Discursos. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino. Setores de atividade: Educação.

Graduação em FÍSICA

2008 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.

Participação em eventos

II Encontro Regional dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de m Minas Gerais.A Energia Fotovoltaica num Contexto CTSA: uma Sequência de Ensino sobre as Transformações de Energia Solar em Elétrica. 2018. (Encontro).

69ª REUNIÃO DA SBPC.RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS DESLOCAMENTOS PEDAGÓGICOS DE UM PROFESSOR DE FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE SUA VIVÊNCIA COMO DISCENTE NO MESTRADO PROFISSIONAL EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA (FaE/UFMG). 2017. (Encontro).

I ENCONTRO REGIONAL DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA DE MINAS GERAIS. 2016. (Encontro).

CICLO DE PALESTRA PRODOC/ PIBID. 2011. (Outra).

XII UFMG JOVEM/ V FECEB - MG. SIMULAÇÕES E EXPERIMENTOS EM FÍSICA. 2011. (Feira).

1ª SEMANA SER PROFESSOR. 2010. (Seminário).

TREINAMENTO PRÓ-FÍSICA DE LABORATÓRIOS MÓVEIS.METODOLOGIA PRÓ-FÍSICA DE LABORATÓRIOS MÓVEIS. 2010. (Oficina).

II ENCONTRO DE EDUCADORES DA REDE ESTADUAL.OFICINA DA EDUCAÇÃO. 2009. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • AGUIAR JR, O. G. ; ALMEIDA, T. Q. ; BERNUY, A. C. ; SILVA, J. C. ; MELK, A. ; LIMA, C. E. ; MELLO, T. . Energia Solar Fotovoltaica: Relato Reflexivo de uma Sequência de Ensino com Abordagem CTSA. In: Orlando Gomes de Aguiar Jr. (Org.). Sequências de Ensino Orientadas pela Pesquisa: Experiência do PIBID e ProMestre/UFMG. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2018, v. 1, p. 7-268.

  • LIMA, C. E. ; AGUIAR JR, O. G. . RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS DESLOCAMENTOS PEDAGÓGICOS DE UM PROFESSOR DE FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE SUA VIVÊNCIA COMO DISCENTE NO MESTRADO PROFISSIONAL EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA (FaE/ UFMG). In: 69ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2017, Belo Horizonte. COMUNICAÇÕES LIVRES, 2017.

Outras produções

LIMA, C. E. ; AGUIAR JR, O. G. ; SILVA, J. C. . Produto didático-pedagógico: As transformações de energia solar e energia elétrica. 2018.

Prêmios

2017

Menção honrosa, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

E. E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE FÍSICA, Carga horária: 24

2019 - Atual

EE Professora Maria Muzzi Guastaferro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA, Carga horária: 24

2013 - 2018

Colégio Tiradentes - PMMG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE FÍSICA

2012 - 2013

ESCOLA ESTADUA MARIA CAROLINA CAMPOS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE FÍSICA, Carga horária: 24

2009 - 2012

Escola Estadual Beatriz Maria de Jesus

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE FÍSICA, Carga horária: 24

2011 - 2014

Supletivo São Benedito

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE FÍSICA, Carga horária: 12

2009 - 2012

PIBID - FÍSICA/ UFMG

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 12