Bruno Yan da Conceição Pacheco

Graduado em Licenciatura em Educação Física - Centro Universitário Luterano de Santarém no Estado do Pará (2018). Bacharelando em Educação Física - instituição de ensino UNIBTA. Além de atuar como Professor, Personal Trainer é Responsável Técnico na Empresa Selfit Academias Holding S.A, em Santarém-Pará. Assim sendo, possui experiência na área da educação atrelada a corporeidade, educação física e lutas, em específico o muay-thai.

Informações coletadas do Lattes em 13/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Licenciatura em Educação Física

2014 - 2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Organização de eventos

PACHECO, B. Y. C. . Oficina, Luta: Muay Thai. 2019. (Outro).

Participação em eventos

X Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia, XVII Salão de Pesquisa e Iniciação Científica e IV Salão de extensão. MUAY THAI NO CONTEXTO ESCOLAR. 2017. (Exposição).

XVI SALÃO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA E III SALÃO DE EXTENSÃO. ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM A FAIXA ETÁRIA DE 08 A 10 ANOS. 2016. (Exposição).

Participação em bancas

Aluno: Bruno Yan da Conceição Pacheco

PACHECO, B. Y. C.. Muay thai no contexto escolar: a luta na formação cidadã.. 2018. Dissertação (Mestrado em Linha 3: Formação humana em contextos formais e não formais na Amazônia.) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

Aluno: Bruno Yan da Conceição Pacheco

PACHECO, B. Y. C.. Muay thai no contexto escolar: a luta na formação cidadã.. 2017. Dissertação (Mestrado em Linha 2: Dimensões Transversais e Informais de Educação e Formação Pessoal) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

Produções bibliográficas

  • PACHECO, B. Y. C. . PRESERVANDO A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NA NATUREZA ATRAVÉS DO ESPORTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PACHECO, B. Y. C. . MUAY THAI NO CONTEXTO ESCOLAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PACHECO, B. Y. C. . TEMA: DISTÚRBIOS COMPORTAMENTAIS (CARACTERÍSTICAS BÁSICAS E FATORES DOS DISTÚRBIOS). 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PACHECO, B. Y. C. . TEORIAS DA APRENDIZAGEM: BEHAVIORISMO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PACHECO, B. Y. C. . TUTORIAL DA CONFECÇÃO DA PRANCHA ECOLÓGICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PACHECO, B. Y. C. . TRÂNSITO E VIOLÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PACHECO, B. Y. C. . ABORTO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PACHECO, B. Y. C. . LUTA: Muay Thai. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PACHECO, B. Y. C. . Quinto ENADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PACHECO, B. Y. C. . MUAY THAI ADAPTÁVEL PARA O AMBIENTE ESCOLAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PACHECO, B. Y. C. . FISIOLOGIA DO EXERCíCIO DA FLEXIBILIDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

PACHECO, B. Y. C. ; Andria Mara Figueira . Prancha Ecológica de Stand Up. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2017

    LUTA: Muay Thai, Descrição: Este projeto tem o objetivo de mostrar a comunidade escolar à importância e os benefícios do Muay Thai na escola, este esporte tem ligação direta com as mudanças nos hábitos comportamentais dos praticantes. Ex: a conduta o respeito e o autocontrole. Tendo em vista que o trabalho com lutas no contexto escolar é extremamente difícil, pois envolve vários contextos: Resistência, exclusão, preconceito e falta de conhecimento referente a esta modalidade esportiva. Esta arte marcial envolve um mix de benefícios a saúde de quem pratica, podemos destacar o desenvolvimento dos aspectos: cognitivo, motor, sócio-afetivo e moral. Portanto, mediante as indagações feitas, este projeto trará respostas do porque da resistência na inclusão do Muay Thai.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruno Yan da Conceição Pacheco - Coordenador / Viviane Antero - Integrante.

  • 2017 - 2017

    PRESERVANDO A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NA NATUREZA ATRAVÉS DO ESPORTE, Descrição: O Centro universitário Luterano de Santarém, através das disciplinas do ciclo de formação geral, desenvolve o projeto trabalho interdisciplinar cidadão acadêmico visando à integralização dos saberes em atividades educacionais na comunidade Caranazal, Eixo-forte. O presente projeto de intervenção social: Preservando a sensiblização ambiental na natureza através do esporte, foi planejado pelos diversos acadêmicos dos cursos de graduação do CEULS/ULBRA em 04 encontros. Pois após debater o tema proposto, buscamos por meio da conscientização ambiental que através do desenvolvimento da pratica do esporte na natureza estimula-se a autonomia critica social na inter relação do homem com a natureza, levando em consideração a sua importância na preservação do meio natural para a prática de atividades esportivas e momentos de lazer.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruno Yan da Conceição Pacheco - Coordenador / Misanira Arruda - Integrante.

  • 2017 - 2017

    ESPORTE DE AVENTURA, NA FLONA: DESBRAVANDO OS RECURSOS NATURAIS, NA COMUNIDADE DE JAGUARARI., Descrição: O desenvolvimento deste projeto partiu do princípio de incentivo da professora Andria Mara Figueira docente e professora da instituição, a mesma lançou a proposta aos acadêmicos do curso de educação física, para escolherem um local diferente, para que os universitários pudessem vivenciar e experienciar atividades na natureza. Segundo Dias e Alves Júnior ?Todo homem carrega em si o desejo de desafiar, desbravar, soltar-se das amarras da realidade para voar com a liberdade? (DIAS; ALVES JÚNIOR, 2005, p.03, apud SOUZA, 2004, p. 65). O grupo abraçou a causa e decidiu dar procedência nos trabalhos, até que surgiu a ideia de fazer as atividades esportivas da disciplina esporte na natureza, na comunidade Jaguarari ?Flona?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruno Yan da Conceição Pacheco - Coordenador / Andria Mara Figueira - Integrante.

  • 2017 - 2017

    LUTA: Muay Thai, Descrição: Este projeto tem o objetivo de mostrar a comunidade escolar à importância e os benefícios do Muay Thai na escola, este esporte tem ligação direta com as mudanças nos hábitos comportamentais dos praticantes. Ex: a conduta o respeito e o autocontrole. Tendo em vista que o trabalho com lutas no contexto escolar é extremamente difícil, pois envolve vários contextos: Resistência, exclusão, preconceito e falta de conhecimento referente a esta modalidade esportiva. Esta arte marcial envolve um mix de benefícios a saúde de quem pratica, podemos destacar o desenvolvimento dos aspectos: cognitivo, motor, sócio-afetivo e moral. Portanto, mediante as indagações feitas, este projeto trará respostas do porque da resistência na inclusão do Muay Thai.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruno Yan da Conceição Pacheco - Coordenador / Alesandra Cabreira - Integrante.

  • 2017 - 2017

    MUAY THAI ADAPTÁVEL AO ÂMBITO ESCOLAR, Descrição: A Educação Física em pleno século XXI denota o quão necessário é a presença do profissional de Educação Física na vida das pessoas que estão inseridas em todas as áreas da sociedade sejam elas na escola, no trabalho, no meio familiar ou na comunidade. Partindo do princípio de resolver problemas e contribuir para a melhoria da saúde de modo geral e o incentivo a hábitos saudáveis, é que se enfatiza a importância do Muay Thai dentro do ambiente escolar. Além disso, professor que tem como objetivo maior transmitir e mediar o processo de ensino aprendizagem em prol do desenvolvimento humano, certamente irá levar em conta a prática do Muay Thai em suas aulas. A Educação Física está devidamente inserida nos PCNs, como forma de educação, tem como foco facilitar e mediar o processo de transmissão de conhecimentos, através da cultura corporal de movimento que envolve vários parâmetros capazes de promover a educação integral do ser humano, devendo respeitar suas individualidades biológicas e conhecimentos já adquiridos fora do ambiente escolar, preparando-o para a sua realidade vital. As modalidades de lutas estão legalmente inseridas nos PCNs, porém, muitos professores de educação física não dominam as artes marciais e não são preparados para mediar a modalidade esportiva (lutas) no contexto escolar, devido algumas instituições de ensino superior não prepararem o professor, para aprimorar o psicofísico dos praticantes através das lutas, pois a disciplina não consta na grade do curso de educação física, de boa parte das universidades. É notória a ausência das lutas nas escolas públicas, da cidade de Santarém-PA, este fato chamou atenção, pois a luta é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento integral do ser humano, permitindo o autocontrole e disciplina de quem pratica, moldando e lapidando a pessoa a ser mais sociável e equilibrada. Contudo, foi elaborado este projeto social de MUAY THAI, visando mostrar e apresentar o quão importante é trabalhar com as lutas no contexto escolar. Os professores de Educação Física escolar, muitas vezes, ficam inibidos de ensinarem lutas aos seus alunos caso não tenham vivenciado (ou pouco tenham vivenciado) tais práticas de movimentos corporais. Esta inibição é fruto de uma formação tradicional esportivista que, segundo Darido (2003, p. 26), é aquela que dicotomiza teoria e prática, que dá ênfase ao esporte, aos gestos técnicos, ao ?saber fazer para ensinar? e que está presente, principalmente, nas instituições de ensino privadas (TORRES E GOMES, 2010, p. 01). O presente projeto tem como princípios o desenvolvimento cognitivo, motor, sócio afetivo e o moral, através dos elementos da cultura corporal de movimento, onde as lutas estão inseridas, levando à comunidade escolar o conhecimento e os benefícios que este esporte oferta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruno Yan da Conceição Pacheco - Coordenador / Pedro Odimar - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Muay thai no contexto escolar: a luta na formação cidadã., Descrição: A luta "Muay Thai" está legalmente inserida nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) como forma de educação, por meio da cultura corporal de movimento, norteando os aspectos: cognitivo, motor, sócio-afetivo e o moral, e tem como foco a relação ensino-aprendizagem, em prol da formação do cidadão. Neste sentido, o projeto pretende investigar as práticas pedagógicas dos/as professores/as de educação física referentes ao trabalho com lutas no contexto escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Bruno Yan da Conceição Pacheco - Coordenador.

  • 2016 - 2016

    A LUDICIDADE NA INFÂNCIA, Descrição: A educação física esta legalmente inserida na educação infantil, pois esta é a primeira etapa da educação básica. Como evidencia a lei de diretrizes de base da educação nacional. (1996, p 16) § 3ª a educação física integrada a proposta pedagógicas da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica...?, apresentando as faixas etárias e as condições da população escolar, sendo facultativas aos cursos noturnos. Assim, observa-se a necessidade da educação física unir-se a educação infantil, pois na atualidade está etapa da educação básica se reduz a uma única disciplina, além de que os cursos de Pedagogia não oferecem aos seus egressos tal disciplina para formação de seus profissionais. O trabalho do profissional em educação física nesta etapa da educação básica exige que este entenda cada estagio de desenvolvimento para estimular cada etapa. Na educação infantil o profissional de educação física deve desafiar as crianças para que as mesmas possam disponibilizar do maior numero de experiências possíveis. A educação física consegue através de jogos, brincadeiras e esportes aprimorar as capacidades físicas das crianças, não só a parte motora, mas também o cognitivo, afetivo e moral. As crianças devem ser compreendidas como sujeitos e que estes não são objetos, são seres humanos atuantes no processo de construção de sua identidade, capazes de criar ou modificar cultura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruno Yan da Conceição Pacheco - Coordenador / Amaro Damasceno - Integrante.

  • 2016 - 2016

    A LUDICIDADE NA INFÂNCIA, Descrição: A educação física esta legalmente inserida na educação infantil, pois esta é a primeira etapa da educação básica. Como evidencia a lei de diretrizes de base da educação nacional. (1996, p 16) § 3ª a educação física integrada a proposta pedagógicas da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica...?, apresentando as faixas etárias e as condições da população escolar, sendo facultativas aos cursos noturnos. Assim, observa-se a necessidade da educação física unir-se a educação infantil, pois na atualidade está etapa da educação básica se reduz a uma única disciplina, além de que os cursos de Pedagogia não oferecem aos seus egressos tal disciplina para formação de seus profissionais. O trabalho do profissional em educação física nesta etapa da educação básica exige que este entenda cada estagio de desenvolvimento para estimular cada etapa. Na educação infantil o profissional de educação física deve desafiar as crianças para que as mesmas possam disponibilizar do maior numero de experiências possíveis. A educação física consegue através de jogos, brincadeiras e esportes aprimorar as capacidades físicas das crianças, não só a parte motora, mas também o cognitivo, afetivo e moral. As crianças devem ser compreendidas como sujeitos e que estes não são objetos, são seres humanos atuantes no processo de construção de sua identidade, capazes de criar ou modificar cultura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruno Yan da Conceição Pacheco - Coordenador / Amaro Damasceno - Integrante.

  • 2016 - 2016

    MUAY THAI ADAPTÁVEL PARA O AMBIENTE ESCOLAR, Descrição: As modalidades de lutas estão legalmente inseridas nos parâmetros curriculares nacionais (PCNs), porém, muitos professores de educação física não dominam as artes marciais e não são preparados para mediar a modalidade esportiva (lutas) no contexto escolar, devido algumas instituições de ensino superior que não preparam o professor, para aprimorar o psicofísico das crianças através das lutas, pois a disciplina não consta na grade do curso de educação física, de boa parte das universidades. Percebemos a ausência das lutas nas escolas públicas, da cidade de Santarém-Pará, este fato chamou nossa atenção, pois a luta é um dos elementos essências para o desenvolvimento integral da criança, permitindo o autocontrole e disciplina de quem pratica, moldando a criança a ser mais sociável e equilibrada. Contudo, elaboramos este projeto social de Muay Thai, para mostrar o quão é importante trabalhar com as lutas no ambiente escolar, em prol do desenvolvimento psicomotor das crianças, através dos elementos da cultura corporal de movimento, onde as lutas estão inseridas, levando a comunidade escolar o conhecimento e os benefícios do esporte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bruno Yan da Conceição Pacheco - Coordenador / Alesandra Cabreira - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Selfit Academias Holding S.A Mendonça Furtado Santarém. , Avenida Tapajós - até 277 - lado ímpar, Centro, 68005000 - Santarém, PA - Brasil, Telefone: (93) 981260017

Experiência profissional

2017 - 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - 2020

escola carequinha santarém pará

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Futsal, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor Licenciado em Educação Física Cref: 006110 G/PA, professor responsável, pelo projeto seleção de futsal da escola Carequinha Santarém-PA, turno de trabalho: manhã e tarde.

2018 - 2019

ACADEMIA BONY FIT

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Personal Trainer, Carga horária: 18

Outras informações:
Professor de Educação Física, Treinador, Personal Trainer e Personal Fight, Cref: 006110 G/PA, o mesmo trabalha nos turnos: manhã, tarde e noite, seu foco de trabalho está voltado para a área do esporte e fitness (musculação e muay thai fit).

2020 - Atual

Selfit Academias Holding S.A Mendonça Furtado Santarém

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico, Carga horária: 31, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2017

ESCOLA DIOCESANA SAO FRANCISCO

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - 2016

escola pública municipal, umei interventoria

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - 2017

Joaquim Cavalcante Maia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2020 - 2020

Universidade Federal do Oeste do Pará

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 3, Regime: Dedicação exclusiva.