Adriana Scarponi Santana

Pós graduando em Direito da Família e Sucessões, Pós graduada em Direito Público;Especialista em Licitações e Contratos, Experiência em docência desde 2003; Diversas palestras ministradas como: ? Simplificando as Licitações ? Direito Ambiental ? Simples Nacional ? Responsabilidade dos administradores ? Contratos Empresariais ? Substituição Tributaria ? ICMS e IPI ? Simples Paulista/Nacional ? Salário maternidade ? Taxa do lixo ? Mudanças advindas da Lei 11.638/2007 (Lei das S/A.). ? O meio ambiente e os incentivos fiscais ? Credito de ICMS ? Incentivos Fiscais Diversos artigos publicados como: ? Ação Revisional De Contratos Bancários ? Amparo Assistencial Ao Idoso Ou Deficiente ? Salário Maternidade ? Direito Ao Crédito Do ICMS Incidentes Sobre Operações De Aquisição De Energia Elétrica Nos Processos De Panificação E Congelamento De Alimentos. ? Taxa Do Lixo Legal Ou Ilegal ? Casamento Homo afetivo E O Direito Ao Casamento Civil ? Cobrar Por Couvert De Mesa É Legal Ou Ilegal ? Cuidados Na Aquisição De Um Imóvel ? Incentivos E Benefícios para Fomentar As Atividades ? Lei Do Estagio ? Mudanças Advindas Da Lei Das S/As ? O Meio Ambiente E Incentivo Fiscal ? Os Efeitos Tributários Da Lei Das S/A S ? Os Trajes Do Casamento E Seus Direitos ? Perguntas E Respostas sobre Pensão Alimentícia ? Legitimado O Crédito Parcial De Energia Elétrica Em Estabelecimentos Comerciais Que Sejam Do Ramo Supermercado E Atuem Com Especificações Próprias ? Telefônica É Proibida De Exigir Provedor Para Speed ? Trabalho Infantil ? Veja Quais As Garantias Que Os Planos De Saúde Devem Oferecer. Participação em diversos cursos extra: ? Curso de direito Municipal ? A globalização e o direito do trabalho na Argentina ? Responsabilidade dos fornecedores pelos produtos colocados no mercado ? Sistema financeiro nacional ? Responsabilidade dos estabelecimentos bancários ? Aspectos da atuação dos advogados na Justiça do trabalho e representação Classista na Justiça do trabalho ? O Estado de São Paulo e a questão tributária ? aspecto relevante: A guerra Fiscal ? O Direito da Criança e do adolescente no Brasil ? Região Metropolitana de Campinas: Aspectos Jurídicos ? Racismo: Aspectos legais ? Mediação ? Direito Ambiental ? Sistemática (s) de Apuração do PIS e da COFINS previstas no Sistema Tributário Nacional e ISS e local da prestação de serviços ? Curso de Direito Constitucional Tributário ? Substituição tributaria Cursos adicionais: ? Italiano em andamento ? Inglês Avançado e Business ? Curso de Matemática Financeira ? Curso de introdução de Contabilidade Empresarial ? Introdução à computação (Word, Excel, Power Point). ? Curso de Oratória

Informações coletadas do Lattes em 13/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em pós graduação em direito publico

2009 - 2010

Faculdade INESP
Título: a verificar

Graduação em Direito

1998 - 2002

Universidade Paulista
Título: ULTIMO ANO SEM MONOGRAFIA

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Tributário.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: licitação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Docência.

Produções bibliográficas

  • SANTANA, A. S. . SIMPLIFICANDO AS LICITAÇÕES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, A. S. . SUBSTITUIÇÃO TRIBUTARIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, A. S. . SIMPLES NACIONAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, A. S. . LICITAÇÕES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, A. S. . CREDITO TRIBUTARIO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Prêmios

2012

trofeu staff, revista staff.

Histórico profissional

Experiência profissional

2003 - 2004

ESCOLA ESTADUAL DOM BARETO

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE REFORÇO, Carga horária: 120

Outras informações:
Aulas de reforço de Português e substituição na falta dos professores efetivos de Língua Portuguesa e Inglesa.

2003 - 2004

Deputado Jamil Gadia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 120

Outras informações:
Aulas de substituição na falta dos professores efetivos.

2003 - 2003

Escola Estadual São Judas Tadeu

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 120

Outras informações:
Aulas de substituição na falta dos professores efetivos (PORTUGUÊS/INGLÊS)

2011 - 2012

Ceketec

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 60

Outras informações:
Aulas livres com temas envolvendo matérias de direito como por exemplo a Lei do estagio.

2007 - 2014

JR Consult, JR Consult

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora de cursos de curta duração, Carga horária: 30

Outras informações:
Ministrava palestras e cursos nas áreas de Licitação e Direito Tributário para os diversos clientes da empresa. Desde prefeituras até empresas privadas.

2007 - 2014

MORAES CURSOS

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora de cursos de curta duração, Carga horária: 60

Outras informações:
Ministrava palestras e cursos nas áreas de Licitação e Direito Tributário para os diversos clientes da empresa. Desde prefeituras até empresas privadas.

2016 - Atual

DeLuccas Negocios

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: palestrante/sócia, Carga horária: 30

Outras informações:
Trabalhando nas áreas judiciais e administrativas de direito tributário,empresarial, financeiro e licitações, além de dar assessoria e consultoria nas diversas áreas do direito. Além de ministrar cursos e palestras de curta duração.