Marco Antonio Borges

Possui graduação em Formação de Oficiais de Comunicações pela Academia Militar das Agulhas Negras(1985), doutoradopela Escola de Comando e Estado Maior do Exército(2000), mestrado-profissionalizante em Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais(1993), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colégio Militar de Manaus(1978) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Militar de Belo Horizonte(1981). Atualmente é Aluno da Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Tem experiência na área de Defesa.

Informações coletadas do Lattes em 27/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado

1999 - 2000

Escola de Comando e Estado Maior do Exército
Título: O escalonamento do posto de comando e a demanda de comando e controle no combate não linear.
Orientador: Cel Antonio Carlos Moreira
Grande área: Outros / Área: Defesa.

Mestrado profissional em Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais

1992 - 1993

Escola de Aperfeicoamento de Oficiais
Orientador: Sérgio Luiz Barreto de Mattos

Graduação em Formação de Oficiais de Comunicações

1982 - 1985

Academia Militar das Agulhas Negras
Orientador: Mário de Oliveira Seixas

Ensino Médio (2º grau)

1979 - 1981

Colégio Militar de Belo Horizonte

Ensino Fundamental (1º grau)

1975 - 1978

Colégio Militar de Manaus

Formação complementar

2005 - 2005

Básico de Gestão. (Carga horária: 160h). , Gabinete do Comandante do Exército.

1989 - 1989

Curso Básico de Paraquedista. (Carga horária: 240h). , Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Defesa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

Escola de Comando e Estado Maior do Exército

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluno

2001 - 2001

Comando da Brigada de Infantaria Paraquedista

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe da Seção de Logística da Brigada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
No periodo fui Chefe da seção de Logística do Cmdo da Bda Inf Pqdt.

1998 - 1999

13ª Companhia de Comunicações Mecanizada, 13ª CIA COM MEC

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cmt de Cia Com Autônoma, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Neste período, fui Comandante da 13ª Cia Com Mec.

1997 - 1997

6º Batalhão de Comunicações, 6º B COM

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe da Seção de Operações, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ao longo de 1997, exerci a função de Chefe da seção de Operações do 6º B Com.

1995 - 1996

Escola de Sargentos das Armas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe da Seção de Logística, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Neste período, exerci a função de Chefe da seção de Logística do Curso de Comunicações da Escola de Sargentos das Armas.

1993 - 1994

1º Batalhão de Comunicações, 1º B COM

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cmt de Cia de Comunicações de Área, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Neste período, exerci a função de Comandante de Companhia de Comunicações de Área, trabalhando com sistemas de comunicações multiplexados.

1990 - 1992

Academia Militar das Agulhas Negras

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cmt Pel Cadetes e Ch Sec Logística, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
De 1990 a 1991, exerci a função de Comandante de Pelotão de Cadetes de Comunicações. Em 1991, fui Chefe da Seção de Logística do Curso de Comunicações da AMAN.

1986 - 1989

4ª Companhia de Comunicações, 4ª CIA COM

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cmt Pel Fio e Ch Sec Logística, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
No período de 1986 e 1987, exerci as funções de Comandante de Pelotão Fio, responsável pela construção de linhas telefônicas, e Comunicações de Posto de Comando. No s anos de 1988 e 1989, exerci a função de Chefe da seção de Logística.