Leandro Sena de Andrade
Engenheiro Mecânico com pós-graduação em Energias Renováveis, Eficiência Energética e Geração Distribuída, com foco em geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis.
Análise e desenvolvimento de projetos diversos na área de engenharia e energia incluindo equipamentos de geração.
Análise técnica e verificação de documentos de fornecedores e fabricantes.
Atualmente cursando mestrado em planejamento de sistemas energéticos na Universidade Estadual de Campinas, como aluno especial.
Informações coletadas do Lattes em 18/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Engenharia Mecânica
2019 - Atual
Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Ennio Peres da Silva
Palavras-chave: Eneriga; Armazenamento.Grande área: Engenharias
Especialização em Energia
2012 - 2014
Universidade de São Paulo
Título: Compressed Air Energy Storage (CAES) - Armazenamento de Energia em Ar Comprimido.
Orientador: José Roberto Simões Moreira
Graduação
2004 - 2008
Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Instalação de Eixo Adicional de Movimentação Linear em um Manipulador Robótico Educacional
Orientador: Silvio Szafir
Formação complementar
2010 - 2010
Combustão e Gaseificação de Sólidos. (Carga horária: 32h). , Figener Consultores de Engenharia, FIGENER, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Fontes Renováveis de Energia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Fontes Renováveis de Energia/Especialidade: Sistemas Híbridos e Sistemas Não-convencionais de Armazenagem de Energia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Mecânica dos Fluídos.
Participação em eventos
Combustão e Gaseificação de Sólidos. 2010. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
ANDRADE, L. S. . Análise dos Sistemas de Armazenamento de Eletricidade. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
BASE Energia Susten´tavel. , Rua Helena 280, Vila Olimpia, 03178200 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (5511) 30458235
Experiência profissional
2020 - Atual
BASE Energia Susten´tavelVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de novos negócios em energia, Carga horária: 40
Outras informações:
Gerência e desenvolvimento de projetos de armazenamento de energia e energia renovável
Acompanhamento nos dois projetos de P&D CESP e FURNAS e finalização das montagens eletromecânicas e testes em campo
Energia verde no Xingu
Elaboração do projeto da planta piloto do Sistema de Armazenamento de Energia Eletroquímica destinado ao Projeto para substituição de motores geradores a diesel no entorno da UHE Belo Monte.
Gerenciamento da equipe de campo para a montagem do sistema de armazenamento eletroquímico 80kWh com baterias de lítio íon em conjunto com uma planta solar flutuante de 50,22 kWp, instalados nas dependências da Norte Energia na UHE Pimental.
Implantação de Totens em Sistemas Isolados
Fornecimento e implantação de 20 sistemas isolados denominados Totens para o atendimento de 10 Comunidades Isoladas no Estado do Pará com antenas de comunicação da Telebrás e tomadas de uso comunitário.
2017 - 2019
BASE Energia Susten´tavelVínculo: Contrato de prestação de servi, Enquadramento Funcional: Engenheiro de projetos de geração de energia
Outras informações:
Participação nos dois projetos de P&D no âmbito do Edital ANEEL n.021/2016 com CESP e FURNAS. Ambos projetos visam utilizar Sistemas de Armazenamento de Energia para ajudar a integrar em larga escala as fontes renováveis menos flexíveis, como solar e eólica, na rede elétrica brasileira.
Elaboração de um estudo piloto de geração comprovada de energia a partir de fontes renováveis, incluindo armazenamento de energia de hidrogênio e sistema de energia eletroquímica. Esses estudos foram feitos em parceria com a Universidade Estadual de Campinas e Brandemburgo.
Desenvolvimento de projetos de engenharia, responsável pela integração de equipamentos, layout do site, bem como desenvolvimento de projetos de segurança e prevenção e demais normas para ambos os projetos.
Participação nos testes de aceitação de fábrica do sistema de armazenamento eletroquímico (Brasil), Eletrolisador - Gerador de Hidrogênio da Hytron (Brasil) e Célula a Combustível H2 da Hydrogenics (Canadá).
Projeto e instalação de tubulação de hidrogênio de média e alta pressão, reguladores de pressão e conexões de tubos para integração do sistema de armazenamento de H2 com Eletrolisador e Célula de Combustível.
Responsável pela elaboração e desenvolvimento de projetos de energia renovável para novos clientes.
2016 - 2017
BEMO EnergyVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações:
BEMO DO BRASIL ? Unidade de Negócio BEMO Energy ? (Empresa multinacional de médio porte no segmento de Engenharia Construtiva)
Cargo: Coordenador de projetos, desenvolvimento de novos negócios (Energia)
Responsável pelo setor de geração de Energia Solar Fotovoltaica em coberturas, formação de equipe de montagem e elaboração de CAPEX/OPEX/O&M e viabilidade econômica, para os diversos projetos de geração.
400 kWp Grid-tie
Participação do BID para o projeto de R$ 2.3M em concorrência aberta no RJ, sendo a empresa ganhadora. Elaboração das propostas técnica/comercial, negociação com cliente final, elaboração do projeto básico e equipe estratégica de montagem do sistema.
Elaboração de diversos projetos de energia solar totalizando mais de 1MWp em estudos de geração e implantação de energia solar fotovoltaica conectados à rede em solo, coberturas e Carport.
2008 - 2015
Enerconsult S.AVínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 40
Outras informações:
ARCADIS Logos S.A ? Unidade de Negócio de Infra-Estrutura ? (Empresa de grande porte - Multinacional (Holanda) no segmento Engenharia), atuando como Engenheiro Mecânico nos seguintes projetos;
- UTE Termo São Paulo, Novembro 2015.
- UTE Mauá III, Março até Outubro 2015.
- Aeroporto Internacional de Lima, Peru, 2015
- Gerenciamento de Obras para Odebrecht Ambiental, 2014
- Terminal Portuário de Vila do Conde, 2015.
- Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport), Janeiro 2013 até Agosto 2013.
- UTE Guillermo Brown, Abril 2012.
- UTE Porto do Itaqui, Março 2009 até Dezembro 2012.
- UTE Porto do Pecém I e Pecem II, Março 2009 à Março 2012.
- UTE Cuiabá, Maio à Julho de 2010.
- Votorantim Cimentos - Planta de Moagem e Mistura de Escória, Junho 2008 à Fev. 2009.
2006 - 2007
ABS PumpsVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Mecânica, Carga horária: 40
Outras informações:
Elaboração das propostas técnicas e comerciais para revendas diretas e indiretas.
Acompanhamento na montagem de bombas submersíveis, e visitas técnicas à Clientes.
SABESP ? Companhia de Saneamento básico do Estado de São Paulo.
o Participação em pregões eletrônicos e licitações, como representante no SAAE - ITU
Controle de vendas de bombas submersas e metas atingidas ?follow-up?.
Elaboração de desenhos em CAD de instalações do poço de bombas prediais.
Elaboração das especificações técnicas de bombas de processo e bombas de drenagem para esgoto e efluentes via software especifico ?ABSEL?.
Acompanhamento no programa de treinamento de clientes para instalação, aplicação e utilização das bombas na filial da ABS em São Paulo.
Auxilio nas margens de custo para bombas ?stander? e fechamento de propostas técnico/comerciais pertinentes a bombas submersíveis.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leandro Sena de Andrade e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?