Maria Inês Spirandeli Rodrigues

Maria Inês Spirandeli Rodrigues é graduada em Letras pela Universidade de Brasília - UnB. Pós-graduada em Ensino de Língua Portuguesa e Administração Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira do Rio de Janeiro. Especialista em Lógica do Discurso, Latim e Grego Instrumentais, Etimologia, Redação e Pesquisa Científica pelo Curso Arquétipo de Brasília - DF. Possui especialização na área de Psicopedagogia - Modificabilidade Cognitiva Estrutural pelo Research Institute Jerusalém Israel. Atuou como Professora do Departamento de Comunicação da Universidade Paulista UNIP, no perioldo de 2005 a 2009. E também como Chefe de Divisão da Coordenação-Geral de Carreira e Análise do Perfil da Força de Trabalho, no perioldo de 2005 a 2007 e na Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas, no perioldo de 2005 a 2010, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Atualmente e propritária da empresa INOVAÇÃO - Gestão de Pessoas, Apoio e Treinamentos LTDA.

Informações coletadas do Lattes em 18/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Administração Escolar

2002 - 2003

Universidade Salgado de Oliveira
Orientador: Abel Alves Ferreira

Especialização em TALLER INTERNACIONAL DE MODIFICABILADAD COGNITIVA

2002 - 2002

HADASSAH - WIZO - CANADA
Orientador: Rosa maria assis

Especialização em Ensino de Língua Portuguesa

1998 - 1999

Universidade Salgado de Oliveira
Orientador: Abel Alves Ferreira

Especialização em Especialização em Etimologia, latim, grego e técni

1996 - 1997

Curso Arquétipo
Orientador: Rotilde Cassiano de Almeida

Graduação em Letras

1983 - 1987

Universidade de Brasília

Ensino Médio (2º grau)

1983 - 1983

Colégio Brasil Central

Formação complementar

2002 - 2002

Psicopedagogia - Modificabilidade Cognitiva Estrut. (Carga horária: 120h). , Instituto de Isrrael.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Orientou

Maria Ines Spirandeli Rodrigues Vitral

Gestão Democrática: aspéctos e papeis essenciais; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Salgado de Oliveira; Orientador: Maria Inês Spirandeli Rodrigues;

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, M. I. S. . Programa de Multiplicadores em Gestão de Pessoas. Ministerio do Planejamento Orçamento e Gestão, Brsilia DF, p. 1 - 22, 10 mar. 2010.

Outras produções

RODRIGUES, M. I. S. . Redação para elaboração de relatórios e pareceres. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, M. I. S. . Oficina de Redação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RODRIGUES, M. I. S. ; Maria Verônica Korilio Campos ; Anna Luiza Ramssthaler ; Davina Maria Maia . Didática para Instrutores Internos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RODRIGUES, M. I. S. . Redação para Vestibulares e Concursos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2006

Ordem de Rio Branco grau Cavaleiro, Itamaraty.

2005

Professor Homenageado pelos alunos formandos do curso de graduação em Propaganda e Marketing (2005/2006 e 2008), UNIP.

2003

Comportamento Empreendedor., (Classificada em 1º lugar no desafio proposto), United Nations/SEBRAE/Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao MRE..

Histórico profissional

Experiência profissional

2007 - 2010

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Divisão de Desenvolvimento RH, Carga horária: 40

2005 - 2007

Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe da Divisão da Coordenação de Carreiras, Carga horária: 40

Outras informações:
- Análise técnica de demandas de criação e de reestruturação de carreiras. - Elaboração Atos Normativos: Projetos de Lei, Decretos, Minutas de Medidas Provisórias minutas de Emendas; Notas e Pareceres Técnicos, Exposições de Motivos, Atas, Memórias de Reuniões. - Membro do Ciclo de Discussões para Formulação das Diretrizes Gerais de Carreiras da Administração Pública Federal. - Membro representante da Secretaria de Recursos Humanos do MP, da bancada governamental, na Mesa Setorial de Negociações do Plano de Classificação de Cargos da Administração Pública com a bancada sindical. - Membro do Grupo de Trabalho que estuda a reformulação da Carreira da Previdência Social. - Apoio técnico ao Comitê que estabelece a Política Nacional de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal, direta, autárquica e fundacional. Foco da atuação técnica: Análise e definição do perfil do servidor baseado em competências: aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e estímulo a implementação de atitudes.para obtenção de resultados.

1990 - 2003

Empresa Brasil Comunicação

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Chefe da Divisão de RH, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades: recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal; implementação e administração do Plano de Cargos e Salários, de 1998. Elaboração, execução e tabulação de pesquisas salariais. Elaboração de Projeto Básico para a contratação de Empresa de Concurso. Coordenação e elaboração do formato e da concepção do Treinamento de Ambientação - Conheça a sua Empresa : treinamento elaborado para receber os aprovados em concursos, os contratados para exercer funções comissionadas, estagiários e para subsidiar pesquisas de estudantes de jornalismo das Universidades/Faculdades de Brasília. Facilitadora / Instrutora do Treinamento de Ambientação na Empresa em 2002/2003. Treinamento e desenvolvimento de pessoal nas áreas operacionais, técnicas e gerenciais para empregados do quadro permanente, funções comissionadas; estagiários e menores carentes em situação de risco social, à época, participantes do programa de profissionalização Jovem Radialista .

1987 - 1990

Ministério da Fazenda

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: FAS, Carga horária: 40

Outras informações:
Função: Chefe de unidade e revisora de todas as matérias da Secretaria publicadas no DOU. Atividades: Coordenação de equipe. Revisão de Notas Técnicas encaminhadas ao Ministro da Fazenda