Suzana Fernandes de Paula
Bacharel em Turismo e bacharelanda em Administração Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestra e doutora em Ciências Naturais - Geologia Ambiental no Programa Evolução Crustal e Recursos Naturais - DEGEO/UFOP e especialista em Serviço Social em Situação de Desastre - FAVENI. Servidora efetiva na Prefeitura Municipal de Ouro Preto, lotada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia - Diretoria de economia Criativa e Solidária.
Informações coletadas do Lattes em 28/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Evolução Crustal e Recursos Naturais
2013 - 2018
Universidade Federal de Ouro Preto
Título: ?DOIS SÉCULOS DE VIAGENS MOTIVADAS PELO (RE)CONHECIMENTO DA GEODIVERSIDADE: BASES METODOLÓGICAS E TEÓRICAS PARA INVENTARIAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE VALORES DA GEODIVERSIDADE RELEVANTES AO DESENVOLVIMENTO DO GEOTURISMO NO CAMINHO DOS DIAMANTES.
Paulo de Tarso Amorim Castro. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia.
Mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais
2012 - 2013
Universidade Federal de Ouro Preto
Título: O Patrimônio Geológico e Mineiro de Ouro preto (MG): Bases Para o Turismo Científico e Proposta de Circuito Geoturístico Urbano., Ano de Obtenção: 2013
Paulo de Tarso Amorim Castro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em andamento em Docência do Ensino Superior
2020 - Atual
Especialização em andamento em Serviço Social em Situações de Desastre
2020 - Atual
Graduação em Turismo
2004 - 2009
Universidade Federal de Ouro Preto
Título: OS BACHARÉIS EM TURISMO MEDIANTE O MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE SOBRE EGRESSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO.
Orientador: Bruno Pereira Bedim
Formação complementar
2021 - 2021
Desenvolvimento de Objetos e Atividades de Aprendizagem. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2021 - 2021
Ambientes Digitais de Aprendizagem. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Capacitação de Tutores e de Plataforma Moodle. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2019 - 2019
Conflitos em Unidades de Conservação: estratégias de enfrentamento e media. (Carga horária: 25h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.
2019 - 2019
Educação Ambiental e Mudanças do Clima para Gestores. (Carga horária: 30h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.
2019 - 2019
Tornar a Unidade de Conservação visível: estratégia para promover articulaç. (Carga horária: 25h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.
2019 - 2019
Introdução aos Planos de Manejo em UCs. (Carga horária: 20h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.
2014 - 2014
ArcGIS 10. Nível Básico. (Carga horária: 16h). , MAP Geotecnologias, MAP, Brasil.
2011 - 2011
Curso Presencial de Competências Mínimas do Condut. (Carga horária: 60h). , Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, ABETA, Brasil.
2010 - 2010
CURSO DE GESTÃO DE PESSOAS ? MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZ. (Carga horária: 5h). , Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
2010 - 2010
CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTEN. (Carga horária: 5h). , Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
2010 - 2010
GPS e Track Maker. (Carga horária: 40h). , Instituto Estadual de Florestas, IEF-MG, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Formação de Gestores das Politicas Publicas do Tur. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
MÉTODOS QUANTITATIVOS DE PESQUISA. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2008 - 2008
GESTÃO DE PROJETOS. (Carga horária: 8h). , Fundação Educativa de Radio e Televisão de Ouro Preto, FEOP, Brasil.
2008 - 2008
CURSO DE RESGATE E PRIMEIROS SOCORROS. (Carga horária: 40h). , Instituto Estadual de Florestas, IEF-MG, Brasil.
2005 - 2005
MEU NEGÓCIO É TURISMO. (Carga horária: 40h). , Fundacão Roberto Marinho, FRM, Brasil.
2005 - 2005
PROMOTORES DE EVENTOS TURÍSTICOS. (Carga horária: 240h). , Instituto Aguia de Ouro, IAO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Organização de eventos
PAULA, S. F. . II Semana de Desenvolvimento Economico. 2024. (Outro).
PAULA, S. F. . I Semana de Desenvolvimento Econômico. 2023. (Outro).
PAULA, S. F. . Encontro Nacional dos Estudantes de Turismo - Edição Ouro Preto/UFOP. 2021. (Outro).
PAULA, S. F. . VIII Setur. 2017. (Outro).
PAULA, S. F. . Encontro de Saberes - UFOP. 2016. (Outro).
DOURADO, A.J. ; NOLASCO, M.C. ; GUIMARÃES, G.B. ; GUIDICE, D.S. ; CUNHA, F. ; MANSUR, K.L ; CASTRO, P. T. A. ; ROCHA, W. J. S. F. ; PAULA, S. F. . III Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico. 2015. (Outro).
CASTRO, P. T. A. ; Costa, A.G. ; MACHADO, M. M. M. ; AZEVEDO, U.R. ; DEUS, J.A. ; MANSUR, K.L ; TRAVASSOS, L.E.P. ; NASCIMENTO, M.A.L. ; CAMPELLO, M.S. ; NOLASCO, M. C. ; FIGUEIREDO, M.A. ; PAULA, S. F. . II Simpósio de Patrimônio Geológico e I Workshop Brasileiro de Patrimônio Geológico Construído. 2013. (Outro).
Participação em eventos
Encontro Nacional de Cidades Criativas da Unesco.Encontro Nacional de Cidades Criativas da Unesco. 2024. (Encontro).
XV Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade & II Conferência Internacional de Economia Criativa e Políticas Públicas.https://www.even3.com.br/15_cods/. 2024. (Outra).
Fórum de Negócios de Congonhas.A Economia Criativa como Instrumento para o fortalecimento da diversificação econômica de Congonhas. 2023. (Outra).
II TCDS - Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável. CIDADE PATRIMÔNIO E CRIATIVA: ESTUDO DE CASO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO, MG. 2023. (Congresso).
Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto.Economia criativa para o fortalecimento dos empreendimentos turísticos em Ouro Preto. 2023. (Outra).
I Colóquio Mineiro de Geconservação ISimpósio Regional de Geopatrimomonio..QUANTIFICAÇÃO GEOTURÍSTICA: PARÂMETROS PARA DIMENSIONAR A OPORTUNIDADE GEOTURÍSTICA DO CAMINHO DOS DIAMANTES, ESTRADA REAL, MINAS GERAIS.. 2017. (Simpósio).
I Colóquio Mineiro de Geconservação ISimpósio Regional de Geopatrimomonio..TOPONÍMIA DAS CIDADES PERTENCENTES AO CAMINHO DOS DIAMANTES: DOIS SÉCULOS DE VIAGENS MOTIVADAS PELA GEODIVERSIDADE. 2017. (Simpósio).
VII Semana de Estudos do Turismo.Membro de Mesas Redondas e minicurso. 2016. (Outra).
II Seminário de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas. 2015. (Seminário).
X Congresso Nacional de Ecoturismo - CONECOTUR e VI Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação ? ECOUC. BASES METODOLÓGICAS E TEÓRICAS PARA INVENTARIAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE VALORES DA GEODIVERSIDADE RELEVANTES AO DESENVOLVIMENTO DO GEOTURISMO NO CAMINHO DOS DIAMANTES (ESTRADA REAL, MG). 2015. (Congresso).
X Congresso Nacional de Ecoturismo - CONECOTUR e VI Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação ? ECOUC. GEOMORFOLOGIA ANTROPOGÊNICA EM FUNÇÃO DA MINERAÇÃO DE OURO NO SÉCULO XVIII: BASES CIENTÍFICAS E EDUCATIVAS NA PROPOSIÇÃO DE UMA TRILHA GEOTURÍSTICA URBANA NA SEDE NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO (MG).. 2015. (Congresso).
X Simpósio de Formação de Profissionais Docente. V Encontro do Núcleo de Educação Inclusiva.Encontro do Núcleo de Educação Inclusiva. 2015. (Simpósio).
X Simpósio de Formação e Profissão Docente e V Encontro do Núcleo de Educação Inclusiva.Roda de conversa: As Práticas Pedagógicas para a inclusão: debate para a Licenciatura e Bacharelado. 2015. (Simpósio).
Congresso Brasileiro de Geologia. Geomorfologia Antropogenica em Função da Mineração de Ouro no Seculo XVII (Ouro Preto, MG). 2014. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Geologia. Bases metodológicas e teóricas para inventariação, qualificação e quantificação de valores da geodiversidade relevantes ao desenvolvimento do geoturismo no Caminho dos Diamantes (Estrada Real, MG).. 2014. (Congresso).
II SIMPOSIO DE GEOPARQUES Y GEOTURISMO.GEOMORFOLOGIA ANTROPOGÊNICA EM FUNÇÃO DA MINERAÇÃO DE OURO NO SÉCULO XVIII: BASES CIENTÍFICAS E EDUCATIVAS NA PROPOSIÇÃO DE UMA TRILHA GEOTURÍSTICA URBANA NA SEDE NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO (MINAS GERAIS, BRASIL).. 2014. (Simpósio).
II Simposio geoparque y Geoturismo.Geomorfologia antropogênica em função da mineração de ouro no século xviii: bases científicas e educativas na proposição de uma trilha geoturística urbana na sede no Município de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil). 2014. (Simpósio).
13º SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO SUDESTE e 17º Simpósio de Geologia de Minas Gerais. PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO E INVENTARIAÇÃO DE LUGARES DE INTERESSE GEOLÓGICO E MINEIRO. 2013. (Congresso).
GeoBRheritage - II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico.PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO E INVENTARIAÇÃO DE LUGARES DE INTERESSE GEOLÓGICO E MINEIRO. 2013. (Simpósio).
GeoBRheritage - II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2013, Ouro Preto. Anais do GeoBRheritage - II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico.Nova abordagem das atividades turísticas em Ouro Preto (MG): proposta de um circuito geoturistico e mineiro urbano. 2013. (Simpósio).
I SIMPOSIO ARGENTINO DE PATRIMONIO GEOLOGICO, GEOPARQUES Y GEOTURISMO e III ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE GEOPARQUES.PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO E INVENTARIAÇÃO DE LUGARES DE INTERESSE GEOLÓGICO E MINEIRO. 2013. (Simpósio).
I SIMPOSIO ARGENTINO DE PATRIMONIO GEOLOGICO, GEOPARQUES Y GEOTURISMO e III ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE GEOPARQUES.O PATRIMONIO GEOLÓGICO E MINEIRO DE OURO PRETO (MINAS GERAIS, BRASIL): BASES PARA O TURISMO CINETÍFICO E PROPOSTA DE CIRCUITO GEOTURÍSTICO URBANO.. 2013. (Simpósio).
Congresso Brasileiro de Geologia. O Patrimônio Geológico e Mineiro de Ouro Preto (MG): bases para o turismo científico e proposta de circuito geoturístico urbano. 2012. (Congresso).
I Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico e o II Congresso Latinoamericano e do Caribe sobre Iniciativas em Geoturismo.O PATRIMÕNIO GEOLÓGICO da região de Mariana e Ouro Preto, no sul do Quadrilátero Ferrífero (MG): bases para o turismo científico e ações de sustentáveis em pequenas comunidades. 2011. (Simpósio).
VII Congresso Nacional de Ecoturismo e IV Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação. O PATRIMÕNIO GEOLÓGICO da região de Mariana e Ouro Preto, no sul do Quadrilátero Ferrífero (MG): bases para o turismo científico e ações de sustentáveis em pequenas comunidades. 2011. (Congresso).
A Profissionalização da Atividade Turística. 2008. (Outra).
MOSTRA DE PROFISSÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO.Turismo no Parque Estadual do Itacolomi. 2008. (Outra).
TERCEIRA SEMANA DE ESTUDOS TURÍSTICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. 2008. (Outra).
FÓRUM DAS LETRAS. 2007. (Outra).
SEGUNDA SEMANA DE ESTUDOS TURISTICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. 2007. (Outra).
PRIMEIRA SEMANA DE ESTUDOS TURISTICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. 2006. (Outra).
TURISMO, TEMPO LIVRE E INDUSTRIA CULTURAL. 2006. (Seminário).
Participação em bancas
NOLASCO, M.C.;PAULA, S. F.. UMA HISTÓRIA DE PEDRA, ÁGUA E GENTE. LENÇÓIS: AS RELAÇÕES ENTRE O TURISMO, CULTURA E AMBIENTE. 2020.
NOLASCO, M. C.; MANGILI, L. P.;PAULA, S. F.. LENÇÓIS: AS RELAÇÕES ENTRE O TURISMO, A CULTURA E O AMBIENTE DE LENÇÓIS". 2020. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
CASTRO, PAULO DE TARSO AMORIM; NOLASCO, M.C.; NASCIMENTO, M.A.L.; CASTRO, A.R.S.F.; GUIMARÃES, T.O.;PAULA, S. F.. ESTRADA REAL DA BAHIA, ?O CAMINHO DOS GEOPARQUES".. 2025. Tese (Doutorado em MODELAGEM EM CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
NOLASCO, M.C.;PAULA, S. F.; GUIMARÃES, T.O.; AZEVEDO, U.R.; ROCHA, W.J.S.. O caminho dos geoparques'': Modelagem espacial do potencial (geo)turístico. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em MODELAGEM EM CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
PAULA, S. F.; KNUPP, M. E. C. G.; CASTRO, C.L.C.. Avanço do nomadismo digital e sua relação com o turismo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
PAULA, S. F.; SILVA, J.G.S.; Filho, R.E.F.. Potencialidades para o Geoturismo no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul a partir da visão dos stakeholders. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
PAULA, S. F.; BEDIM, B.P.; Filho, R.E.F.. Carolina de Melo Carvalho Duarte. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
PAULA, S. F.; Santos, K.A>; SILVA, A. P. T.. O turismo e a valorização do contexto social:o projeto de valorização e capacitação técnica de jovens e mulheres para o turismo.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
PAULA, S. F.; Brusadin, L.B.; Santos, K.A>. Gênero e Empreendedorismo: liderança feminina em empresas do setor alimentício. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
PAULA, S. F.; Filho, R.E.F.. Perfil do potencial geoturista do Parque Estadual Serra do Rola-Moça (MG).. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
Filho, R.E.F.;PAULA, S. F.. urismo Mineral: o topázio imperial como atrativo turístico de Ouro Preto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
PAULA, S. F.; KNUPP, M. E. C. G.; Filho, R.E.F.. Logística de transportes e turismo de Lavras Novas, Ouro Preto (MG). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
PAULA, S. F.; BURKOWSKI, R.; Filho, R.E.F.. Reflexos da educação ambiental na Vila de São Jorge, Parque Nacional Chapada dos Veadeiros (GO).. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
PAULA, S. F.; BURKOWSKI, R.; Filho, R.E.F.. Revisão de literatura do ecoturismo e seus impactos: percepção do visitante do Parque Estadual Alto da Ribeira (SP).. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
PAULA, S. F.; Chaves, V.C.; KNUPP, M. E. C. G.. Desmistificando o turismo solidário: uma analise do programa do governo de MG.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
RAMOS, M.v.;PAULA, S. F.; BURKOWSKI, R.. Cicloturismo:o caso do Parque Estadual do Itacolimi. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
PAULA, S. F.; Filho, R.E.F.; BURKOWSKI, R.. Perspectivas futuras para a Serra de Ouro Branco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
KNUPP, M. E. C. G.; BURKOWSKI, R.;PAULA, S. F.. Moura de Souza.O crescimento do turismo em ecovilas: Estudo de caso em Associação Ecovila TIBA, Sao Carlos. SP.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
PAULA, S. F.; MACHADO, F.M.; Filho, R.E.F.. Potencial geoturístico do Parque Natural municipal das Andorinhas - Ouro Preto- MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
PAULA, S. F.; PORTO, A.F.; KNUPP, M. E. C. G.. Analise da gestão de pequenos meios de hospedagem: estudo de caso Buena Vista Hostel. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
Filho, R.E.F.;PAULA, S. F.. POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DO GEOTURISMO NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE OURO PRETO/MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
Brusadin, L.B.;PAULA, S. F.; Santos, K.A>. Turismo e Hospitalidade: uma análise das hospedagens dos distritos de Ouro Preto.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
PAULA, S. F.; BEDIM, B.P.; Martoni, R.. Conflitos na co-gestão público-privado em Unidades de Conservação: o caso concreto do Parque Estadual do Itacolomi - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
PAULA, S. F.; Martoni, R.; BEDIM, B.P.. A PROBLEMÁTICA DA REGULARIZAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA (MG) ?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.
PAULA, S. F.. ENCONTRO DE SABERES DA UFOP. 2015. Universidade Federal de Ouro Preto.
Orientou
Descumprimento de Condicionalidades do Programa Bolsa Família emSete Lagoas; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
Aspectos Históricos e Função Social dos Espaços Públicos e sua Importância para a Qualidade de Vida: o Mercado Público da Avenida 4 -Bairro Alecrim, Natal/RN; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
Programa de Implantação de Salas Temáticas na Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira - Sabará / MG; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
Menos Lixo por Mais Vida: uma Proposta para o Bairro Padre Eustáquio; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
O Projeto Ecofolia do Parque Estadual Mata do Limoeiro: Ferramenta de Impacto, Mudança de Mentalidade e Promoção do Desenvolvimento Sustentável; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
Conjunto Habitacional Estrela Dalva: as Perspectivas Que o Espaço Oferece a Partir de Etnomapas Confeccionados por Alunos da Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
Fenômeno Social: a Mulher na Modernidade; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
IDOSOS NO MUNDO DIGITAL Como a criação do Grupo de Convivência Feliz Idade pode contribuir para a inclusão digital de cidadãos da terceira idade no município de Prudente de Morais; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
O Papel do Bibliotecário como Agente Transformador Social na Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual: Estudo de Caso da Biblioteca Pública de Lagoa Santa - MG; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
PROPOSTA DE SINALIZAÇÃO TURÍSTICA NA TRILHA DA MATA NO PARQUE MUNICIPAL DE MANGABEIRAS (BELO HORIZONTE, MG); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
A INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL ALIADA AO GEOTURISMO: UMA NOVA PERSPECTIVA SOBRE AS CAVERNAS ABERTAS À VISITAÇÃO TURÍSTICA DO CIRCUITO DO PIÃO, PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA, MG; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
Proposta de capacidade de carga provisória para as grutas do circuito Janela do Céu, Parque Estadual do Ibitipoca ? MG; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
PERCEPÇÃO DOS MORADORES ACERCA DOS IMPACTOS DO TURISMO NA ALTA TEMPORADA DA COMUNIDADE CAIÇARA DA PONTA NEGRA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
O uso público do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (SP) durante a pandemia: relatos de experiências de (re)conexão sociedade-natureza; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
Classificação da trilha da Serra do Calhau, município de Carmo de Cajuru, MG para uso turístico segundo as normas ABNT NBR 15505 - 1: 2008 e ABNT NBR 15505 - 2: 2008 que apresentam o turismo como atividade de caminhada; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
A etnocartografia como ferramenta de análise do sentimento de pertencimento em estudantes de Lavras Novas, Ouro Preto / MG; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
O perfil do turista de Lavras Novas a partir dos meios de hospedagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
A influência do zoneamento e da regularização fundiária para o desenvolvimento do turismo Parque Estadual do Itacolomi; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
Revisão de literatura do ecoturismo e seus impactos: percepção do visitante do Parque Estadual Alto da Ribeira (SP); ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
Moura de Souza; O crescimento do turismo em ecovilas: Estudo de caso em Associação Ecovila TIBA, Sao Carlos; SP; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DO GEOTURISMO NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE OURO PRETO/MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Suzana Fernandes de Paula;
Produções bibliográficas
-
Guerra, F. V ; PAULA, S. F. ; Viana, L. C. A. ; MENDES, C. R. ; GUIMARÃES, I.C.L.F. . CIDADE PATRIMÔNIO E CRIATIVA: ESTUDO DE CASO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO, MINAS GERAISHERITAGE AND CREATIVE CITY: CASE STUDY ON PUBLIC POLICIES IN THE CITY OF OURO PRETO, MINAS GERAIS. Brazilian Creative Industries Journal , v. 3, p. 233, 2023.
-
CASTRO, PAULO DE TARSO AMORIM ; NASCIMENTO, S. T. ; PAULA, S. F. . Classification of geo-mining heritage based on anthropogenic geomorphology. Journal of the Geological Survey of Brazil , v. 4, p. 13-20, 2021.
-
PAULA, S. F. ; CASTRO, P. T. A. . Oportunidades Geoturísticas do Caminho dos Diamantes (Estrada Real ? MG): uma Viagem Descrita pela Perspectiva dos Viajantes Naturalistas. Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ , v. 41, p. 647-653, 2018.
-
PAULA, SUZANA FERNANDES DE ; CASTRO, PAULO DE TARSO AMORIM . `Caminho dos Diamantes’ Geotouristic Opportunities: A Journey Through Naturalist Travelers Perspective. ROSA DOS VENTOS , v. 10, p. 213-229, 2018.
-
PAULA, S. F. ; CASTRO, P. T. A. . Toponímia das cidades pertencentes ao Caminho dos Diamantes: dois séculos de viagens motivadas pela geodiversidade.. CADERNO DE GEOGRAFIA , v. 27, p. 257-270, 2017.
-
CASTRO, P. T. A. ; AZEVEDO, U.R. ; PAULA, S. F. . O patrimônio geológico e o potencial educativo do Geopark Quadrilátero Ferrífero para o ensino de ciências e geografia.. TERRAE (ONLINE) , v. 1, p. 30-44, 2017.
-
PAULA, S. F. ; CASTRO, P. T. A. . Bases metodológicas e teóricas para inventariação, qualificação e quantificação de valores da geodiversidade relevantes ao desenvolvimento do geoturismo no Caminho dos Diamantes (Estrada Real, MG).. Revista Brasileira de Ecoturismo , v. 9, p. 48, 2016.
-
PAULA, S. F. ; CASTRO, P. T. A. . Geomorfologia antropogênica em função da mineração de ouro no século XVIII: bases científicas e educativas na proposição de uma Trilha Geoturística Urbana na Sede no Município de Ouro Preto (MG).. Revista Brasileira de Ecoturismo , v. 8, p. 432, 2015.
-
PAULA, S. F. ; CASTRO, P. T. A. . PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO E INVENTARIAÇÃO DE LUGARES DE INTERESSE GEOLÓGICO E MINEIRO. Pesquisas em Turismo e Paisagens Cársticas , v. 7, p. 19, 2014.
-
CASTRO, P. T. A. ; PAULA, S. F. . Valos e Muros de Pedra. História, Ecologia e Conservação. 1. ed. Belo Horizonte: Initia Via Editora Ltda., 2025.
-
PAULA, S. F. ; CASTRO, P. T. A. . Guia geoturístico urbano: um ohar sobre o patrimônio geológico e mineiro a partir de atrativos histórico-culturais da cidade de Ouro Preto, MG. 1. ed. Publit Soluçõe Editoriais, 2017. v. 1. 72p .
-
PAULA, S. F. ; CASTRO, P. T. A. . Guia geoturístico do Caminho dos Diamantes, Estrada Real, MG.. 1. ed. Publit Soluções Editoriais, 2017. 120p .
-
Aldano, A. P. M. ; PAULA, S. F. . Relembrando o ciclo do ouro em minas geras: proposta de interpretação ambiental para a Mina do Morro Velho, Nova Lima. In: Geovanni Seabra (organizador). (Org.). TERRA Qualidade de Vida, Mobilidade e Segurança nas Cidades. 1ed.: , 2013, v. , p. 539-.
-
PAULA, S. F. ; Filho, R.E.F. ; CASTRO, P. T. A. . Ouro Preto e o geopatrimônio: 40 anos do primeiro sítio da humanidade da Unesco no Brasil. Boletim - Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro - AGeoBR, p. 1 - 3, 01 out. 2020.
-
PAULA, S. F. ; CASTRO, P. T. A. . BASES METODOLÓGICAS E TEÓRICAS PARA INVENTARIAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE VALORES DA GEODIVERSIDADE RELEVANTES AO DESENVOLVIMENTO DO GEOTURISMO NO CAMINHO DOS DIAMANTES (ESTRADA REAL, MG).. In: X Congresso Nacional de Ecoturismo - CONECOTUR e VI Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação ? ECOUC, 2015, São Luis. X Congresso Nacional de Ecoturismo - CONECOTUR e VI Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação ? ECOUC, 2015.
-
PAULA, S. F. ; CASTRO, P. T. A. . GEOMORFOLOGIA ANTROPOGÊNICA EM FUNÇÃO DA MINERAÇÃO DE OURO NO SÉCULO XVIII: BASES CIENTÍFICAS E EDUCATIVAS NA PROPOSIÇÃO DE UMA TRILHA GEOTURÍSTICA URBANA NA SEDE NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO (MG). In: X Congresso Nacional de Ecoturismo - CONECOTUR e VI Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação ? ECOUC, 2015, São Luis. X Congresso Nacional de Ecoturismo - CONECOTUR e VI Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação ? ECOUC, 2015.
-
PAULA, S. F. ; CASTRO, P. T. A. ; QUEIROZ, Y.S. . O PATRIMÔNIO GEOLÓGICO DA REGIÃO DE MARIANA E OURO PRETO, NO SUL DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO (MG): BASES PARA O TURISMO CIENTÍFICO E AÇÕES SUSTENTÁVEIS EM PEQUENAS COMUNIDADES.. In: VII Congresso Nacional de Ecoturismo e IV Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação., 2011, Sao Paulo. Anais do VII Congresso Nacional de Ecoturismo e do III Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação., 2011.
-
Souza, V.P. ; PAULA, S. F. . PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO NO PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI COM A COMUNIDADE DE LAVRAS NOVAS (MG).. In: VII Congresso Nacional de Ecoturismo e IV Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação., 2011, Sao Paulo. Anais do VII Congresso Nacional de Ecoturismo e do III Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação., 2011.
-
PAULA, S. F. . Os Impactos socioeconômicos do turismo em Ouro Preto.. In: I ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO DO TURISMO: O SETOR PÚBLICO E O PRIVADO, 2008, OURO PRETO. Os Impactos socioeconômicos do turismo em Ouro Preto., 2008.
-
PAULA, S. F. ; CASTRO, P. T. A. . PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO E INVENTARIAÇÃO DE LUGARES DE INTERESSE GEOLÓGICO E MINEIRO. In: I SIMPOSIO ARGENTINO DE PATRIMONIO GEOLOGICO, GEOPARQUES Y GEOTURISMO e III ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE GEOPARQUES, 2013, San Martin de los Andes. ANAIS I SIMPOSIO ARGENTINO DE PATRIMONIO GEOLOGICO, GEOPARQUES Y GEOTURISMO e III ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE GEOPARQUES, 2013.
-
PAULA, S. F. ; CASTRO, P. T. A. . O PATRIMONIO GEOLÓGICO E MINEIRO DE OURO PRETO (MINAS GERAIS, BRASIL): BASES PARA O TURISMO CINETÍFICO E PROPOSTA DE CIRCUITO GEOTURÍSTICO URBANO.. In: I SIMPOSIO ARGENTINO DE PATRIMONIO GEOLOGICO, GEOPARQUES Y GEOTURISMO e III ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE GEOPARQUES, 2013. ANAIS I SIMPOSIO ARGENTINO DE PATRIMONIO GEOLOGICO, GEOPARQUES Y GEOTURISMO e III ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE GEOPARQUES, 2013.
-
PAULA, S. F. . Nova abordagem das atividades turísticas em Ouro Preto (MG): proposta de um circuito geoturistico e mineiro urbano. In: GeoBRheritage - II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2013, Ouro Preto. Anais do GeoBRheritage - II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2013.
-
PAULA, S. F. . PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO E INVENTARIAÇÃO DE LUGARES DE INTERESSE GEOLÓGICO E MINEIRO. In: GeoBRheritage - II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2013, Ouro Preto. Anais do GeoBRheritage - II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2013.
-
PAULA, S. F. ; CASTRO, P. T. A. . PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO E INVENTARIAÇÃO DE LUGARES DE INTERESSE GEOLÓGICO E MINEIRO. In: 13º SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO SUDESTE e 17º Simpósio de Geologia de Minas Gerais, 2013, Juiz de Fora. Anais do 13º SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO SUDESTE e 17º Simpósio de Geologia de Minas Gerais, 2013.
-
CASTRO, P. T. A. ; PAULA, S. F. . O patrimônio geológico e mineiro dos municípios de Ouro Preto e Mariana, sul do Quadrilátero Ferrífero (MG): bases para o turismo científico e ações sustentáveis em pequenas comunidades.. In: Congresso Brasileiro de Geologia, 2012, Santos. Congresso Brasileiro de Geologia. Rio de Janeiro: Sociedae Brasileira de Geologia, 2012. v. 1.
-
PAULA, S. F. ; CASTRO, P. T. A. . O patrimônio geológico e mineiro de Ouro Preto (MG): bases para o turismo científico e proposta de circuito geoturístico urbano. In: Congresso Brasileiro de Geologia, 2012, Santos. Congresso Brasileiro de Geologia. Rio de Janeiro: Sociedae Brasileira de Geologia, 2012. v. 1.
-
CASTRO, P. T. A. ; PAULA, S. F. ; QUEIROZ, Y.S. . Turismo Mineral: possibilidades na feirinha de pedra sabão de Ouro Preto. In: I Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2011, Rio de Janeiro. Atas do I Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2011., 2011. v. 1. p. 146-146.
-
CASTRO, P. T. A. ; PAULA, S. F. . O patrimônio geológico e mineiro dos municípios de Ouro Preto e Mariana, sul do Quadrilátero Ferrífero (MG): bases para o turismo científico e ações sustentáveis em pequenas comunidades. In: I Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2011, Rio de Janeiro. Atas do I Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2011., 2011. v. 1. p. 90-90.
-
PAULA, S. F. ; CASTRO, P. T. A. . O Patrimônio Geológico da região de Mariana e Ouro Preto, no sul do Quadrilátero Ferrífero (MG): bases para o turismo científico e ações de sustentáveis em pequenas comunidades.. In: VII Congresso Nacional de Ecoturismo e IV Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação, 2011, São Paulo. Anais do VII Congresso Nacional de Ecoturismo e IV Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação, 2011. v. 1.
-
FLECHA, A. C. ; AMARAL, H. F. ; Diego Ramon Lopes ; PAULA, S. F. ; Iquiapaza. R.A . The economic impacts of tourism in Ouro Preto, MG, Brazil. In: Advances in Tourism Economics. In: Encontro Internacional sobre Gestão em Turismo, 2007, Ouro Preto. Advances in Tourism Economics 2007, 2007. v. 2.
-
FLECHA, A. C. ; Diego Ramon Lopes ; PAULA, S. F. . Impactos Econômicos do turismo em Ouro Preto. In: XIV Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2006, Ouro Preto. Anais do XIV Seminário de Iniciação Científica da UFOP. Ouro Preto, 2006.
-
PAULA, S. F. . Turismo de Natureza. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAULA, S. F. . Geoturismo e Unidades de Conservação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAULA, S. F. ; CASTRO, P. T. A. . O PATRIMONIO GEOLÓGICO E MINEIRO DE OURO PRETO (MINAS GERAIS, BRASIL): BASES PARA O TURISMO CINETÍFICO E PROPOSTA DE CIRCUITO GEOTURÍSTICO URBANO.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PAULA, S. F. . Os Bachareis em Turismo mediante o mercado de trabalho - uma analise sobre os egressos da Universidade Federal de Ouro Preto.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Diego Ramon Lopes ; PAULA, S. F. . Os Impactos socioeconômicos do turismo em Ouro Preto. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
PAULA, S. F. ; Viana, L. C. A. ; CASTRO, C.L.C. ; KNUPP, M. E. C. G. ; CARVALHO, A. n. . Plano Municipal de Economia Criativa de Ouro Preto. 2025.
PAULA, S. F. ; KNUPP, M. E. C. G. ; BEDIM, B.P. . Turismo como possibilidade para o desenvolvimento econômico regional. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PAULA, S. F. ; BURKOWSKI, R. ; ARAUJO, H. . Circuitos ecoturísticos regionais: impactos e benefícios. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PAULA, S. F. . Camareiro em Meios de Hospedagem. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Oficina (Ebook, vídeo, game e banco de questões)).
PAULA, S. F. . Workshop informação e atendimento. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PAULA, S. F. . Mini curso de capacidade de carga. 2016. .
PAULA, S. F. ; KNUPP, M. E. C. G. ; Filho, R.E.F. . Curso de Capacitação Parque Municipal Natural das Andorinhas - Módulo Turismo. 2016. .
PAULA, S. F. . Oficina do Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana - Sistema de Museus. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PAULA, S. F. . Receptivo no parque Estadual do Itacolomi. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PAULA, S. F. . DA JANELA LATERAL. 2008. Vídeo.
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Territórios Criativos como Dimensão para a Sustentabilidade: Análise dos Processos Políticos da Economia Criativa e do Turismo de Base Comunitária, Descrição: O presente projeto visa articular a Economia Criativa (EC), dentro do espectro multidisciplinar, com o Turismo de Base Comunitária (TBC), trazendo campos de conhecimento científicos pré-paradigmáticos que transcendem o aspecto econômico e transcorrem para valores sociais e culturais. Estes buscam oferecer estratégias para os problemas enfrentados por meio de princípios e elementos produtores de territórios criativos, favorecendo a sustentabilidade. Neste sentido, como base de sustentação da proposta, localiza-se a Agenda 2030 e o alcance dos seus ODS. Especificamente, permitirá conhecer as características mais gerais dos sistemas políticos e das relações que envolvem a construção de políticas públicas. Pouco se sabe como se dão as formas de interação que conformam a configuração desses arranjos. Assim, busca-se analisar as interações que se consubstanciam em processos políticos e influenciam a dinâmica da sustentabilidade dos territórios, sob a ótica da gastronomia, ancorados na EC e TBC. Tal delimitação permitirá explorar espaços férteis de políticas públicas em perspectiva comparada, interagindo com as conformações locais e globais. A metodologia utilizada será de abordagem mista (quanti-quali), enquadrando-se em uma pesquisa com propósito descritivo-exploratório. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas, além do método survey que proporcionará análise estatística, a análise de conteúdo e a utilização do programa PAJEK para a construção de sociogramas. Como resultados, buscam-se informações do processo de política, o que pode culminar em amparo para a elaboração e implementação de políticas públicas. Por fim, este trabalho compõe a rede internacional Cátedra Unesco em EC e Políticas Públicas e a Rede mineira de TBC. Assim, espera-se também realizar intercâmbios estrangeiros para a implementação de projetos de Turismo Criativo, Comunitário e Cultural, como o Observatório CREATOUR, Portugal e Alba Sud, Espanha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suzana Fernandes de Paula - Integrante / Kerley Alves Santos - Integrante / Marcos Eduardo C. G. Knupp - Coordenador / MAGNUS LUIZ EMMENDOERFER - Integrante / Thiago Duarte Pimentel - Integrante / FABIANA ANDRADE BERNARDES DE ALMEIDA - Integrante / HEBERT CANELA SALGADO - Integrante / CAROLINA LESCURA DE CARVALHO CASTRO - Integrante / EDILAINE ALBERTINO MORAES - Integrante / CECILIA ALVES DA SILVA ANTERO - Integrante / ELIAS JOSÉ MEDIOTTE - Integrante / THIAGO CHAGAS DE ALMEIDA - Integrante.
-
2022 - Atual
Difusão do conceito de geoparque na região dos inconfidentes (Ouro Preto, Mariana e Itabirito) visando a sua consolidação como estratégia para o desenvolvimento sustentável., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo de Tarso Amorim Castro em 25/01/2024., Descrição: O Quadrilátero Ferrífero, região dos inconfidentes, que abrange os municípios de Ouro Preto eMariana, tem sua história de colonização e cultura fortemente relacionados com a mineração, sobretudodo ouro. Associadas à história e cultura a sua riqueza natural, consubstanciada por sua ricageodiversidade e biodiversidade confere a região condições importantes para a consolidação de umgeoparque regional. Geoparques são iniciativas globais de desenvolvimento sustentável, referendas pelaUNESCO em seu programa Geociências e Geoparques. Para a criação de um geoparque são ecessários não somente o levantamento dos atributos naturais, históricos e culturais de uma região. Sefaz necessário o engajamento das comunidades locais para sua formulação e concretização. O projetopretende difundir as informações necessárias à criação de um Geoparque ao sul do Quadrilátero Ferríferojunto aos diferentes segmentos da sociedade, incluindo o poder público, empresas e organizações nãogovernamentais. Aprovado no âmbito do Edital n.11/2022, de apoio a projetos de extensão em interfacecom a pesquisa da agência de fomento à pesquisa de Minas Gerais FAPEMIG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suzana Fernandes de Paula - Integrante / Paulo de Tarso Amorim Castro - Coordenador / Adivane T Costa - Integrante / Lucas Pereira Leão - Integrante.
-
2019 - Atual
Eco-geoturismo em áreas de caatinga na Bahia e Minas Gerais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo de Tarso Amorim Castro em 25/01/2024., Descrição: O projeto objetiva identificar e analisar o potencial ecoturismo e geoturismo na região do semi-árido mineiro, na região da mata seca e na caatinga do estado da Bahia. Visa também identificar osserviços ecossistêmicos da geodiversidade na região. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suzana Fernandes de Paula - Integrante / Paulo de Tarso Amorim Castro - Coordenador / Marjorie Cseko Nolasco - Integrante / LlEONARDO FREDERICO PRESSI - Integrante.
-
2019 - Atual
Geoconservação no Quadrilátero Ferrífero, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo de Tarso Amorim Castro em 25/01/2024., Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver estudos em geoconservação no Quadrilátero Ferrífero,envolvendo também quantificação da geodiversidade regional com vistas ao planejamento de ocupação euso do solo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suzana Fernandes de Paula - Integrante / Paulo de Tarso Amorim Castro - Coordenador / Stênio Toledo Nascimento - Integrante / LUCAS MARDONES GAIÃO - Integrante.
-
2010 - 2013
O Patrimônio Geológico da região de Mariana e Ouro Preto, no sul do Quadrilátero Ferrífero (MG): bases para o turismo científico e ações de sustentáveis em pequenas comunidades, Descrição: O projeto pretende desenvolver estudos e trabalhos condizentes com a divulgação do patrimônio geológico nos municípios de Ouro Preto e Mariana no sul Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais para turistas e demais pessoas interessadas em conhecê-lo através de roteiros geológicos que promoverão para os mesmos a aproximação com a as ciências da Terra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suzana Fernandes de Paula - Coordenador / Paulo de Tarso Amorim Castro - Integrante.
-
2006 - 2007
Análise do Impacto Econômico do Turismo na Cidade de Ouro Preto, Descrição: Após uma breve apresentação da atual conjuntura do turismo mundial, brasileiro e municipal, o projeto apresenta a necessidade de uma maior análise econômica da atividade turística em Ouro Preto. Propõem-se atividades que serão essências para o levantamento destes dados que até então são pouco conhecidos por grande parte das pessoas. Baseado na metodologia da Conta Satélite em Turismo, em vários referenciais bibliográficos e análise de dados obtidos em acervos pessoais, públicos e na internet, estipula-se formas de divulgação e aplicação dos resultados obtidos no projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suzana Fernandes de Paula - Integrante / Diego Ramon Lopes - Integrante / Hudson Fernandes Amaral - Integrante / Robert Aldo Iquiapaza - Integrante / Angela Flecha Cabral - Coordenador.
-
2006 - Atual
Geodiversidade e geoconservação com aplicações de geotecnologias, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo de Tarso Amorim Castro em 25/01/2024., Descrição: O projeto em geodiversidade e geoconservação objetiva conhecer aspectos da diversidadegeológica em uma região. Que são suporte para a vida e para o uso antrópico. Além disto, os estudospodem apontar o que é relevante em termos geológicos e que podem constituir patrimônio geológico, porterem excepcionalidades e contarem a história geológica e humana de uma região. Como abiodiversidade de uma região tem estreita ligação com o substrato, incluso a água, que dá suporte à suaexistência, estudos ambientais devem envolver este lado, nem sempre muito conhecido. A análiseespacial, com base em geotecnologias, é a base para estudos em geodiversidade. Este projeto iniciou-se em 2006, coordenado pela professora Marjorie Nolasco. Ele evoluiu, cresceu, se tornou mais abrangente e hoje possui trabalhos em outras áreas e outros países.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suzana Fernandes de Paula - Integrante / Paulo de Tarso Amorim Castro - Coordenador / Marjorie Cseko Nolasco - Integrante / Washington deJesus Sant'Anna da Franca Rocha - Integrante / Joselisa Maria Chaves - Integrante / ROGER TORLAY - Integrante / Ardemiro de Barros Silva - Integrante / Aline Correia da Silva - Integrante.
Prêmios
2002
SEGUNDO CONCURSO DE REDAÇÃO, JORNAL TRIBUNA DE MINAS.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Prefeitura Municipal de Ouro PretoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Turismóloga, Carga horária: 30
2023 - 2024
Prefeitura Municipal de Ouro PretoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Economia Criativa e Solidária, Carga horária: 30
2021 - 2023
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora Substituta do Departamento de Turismo - EDTM.
2017 - 2017
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Credenciada
Outras informações:
Professora Credenciada no curso de turismo da Universidade Federal de Ouro Preto ministrando a disciplina Turismo e Meio Ambiente.
2015 - 2017
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações:
1. Disciplinas Ministradas: Organização de Eventos, Viabilidade de Produtos Turísticos, Gestão Municipal, Planejamento Interpretativo, Introdução à Cartografia, Agenciamento e Elaboração de Roteiros Turísticos, Gestão de Transportes em Turismo, Educação Ambiental Aplicada ao Turismo e Teoria Geral do Turismo
2. Coordenadora de monitoria da disciplina de Organização de Eventos
3. Membro na Comissão de Monitorias do Departamento de Turismo
4. Membro Suplente do Conselho Municipal de Turismo de Ouro Preto
5. Co-coordenadora do Projeto de Extensão do Centro de Atendimento ao Turista de Ouro Preto
6. Orientadora de defesas de Monografia
7. Participação em bancas de Monografia
8. Organização de eventos acadêmicos
9. Participação e apresentação de trabalhos em eventos científicos
2012 - 2013
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apoio Tecnico
Outras informações:
O projeto Patrimônio Geológico da região de Mariana e Ouro Preto, no sul do Quadrilátero Ferrífero (MG): bases para o turismo científico e ações de sustentáveis em pequenas comunidades(Segunda fase) foi desenvolvido sob auspícios da FAPEMIG, no edital FAPEMIG 07/2011 de apoio a projetos de extensão em interface com a pesquisa, desenvolvendo as seguintes atividades: compilação das informações de base, inventariamento de sítios de interesse, reuniões e oficinas com a comunidade, elaboração dos roteiros e de material de divulgação elaboração dos artigos para revistas de divulgação científica e em periódicos.
2011 - 2012
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico
Outras informações:
Pesquisadora no projeto ?O patrimônio geológico e mineiro dos municípios de Ouro Preto e Mariana, sul do Quadrilátero Ferrífero (MG): bases para o turismo científico e ações de sustentáveis em pequenas comunidades?, desenvolvido sob auspícios do CNPq no período de abril de 2011 a janeiro de 2012, como bolsista de aperfeiçoamento científico executando as seguintes atividades: levantamento de aspectos da geodiversidade dos municípios que estão no sul do QF (Ouro Preto e Mariana) com base nas informações do projeto Geopark Quadrilátero Ferrífero, e de suas características que podem ser utilizadas para o fim turístico; valoração os sítios escolhidos com base nas premissas da Geoconservação; - fomento ao turismo em municípios que possuem base turística através da divulgação de roteiros geológicos e mineiros; estabelecimento junto com a equipe multidisciplinar, de um programa de interpretação ambiental interdisciplinar direcionado ao público alvo, em especial obtido nas secretarias de turismo dos municípios da região; indicação e sugestão de roteiro e sinalização necessária para os sítios; apoio à criação e aplicação de oficinas de sensibilização para a comunidade sobre importância histórico-cultural das localidades escolhidas e do valor patrimonial da geodiversidade encontrada ali, visando aproximação e conscientização da comunidade da sua realidade geológica.
2016 - 2017
Expressão Socioambiental Pesquisas e ProjetosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Subcoordenadora Técnica
Outras informações:
Programa de Apoio ao Turismo, Esporte e Lazer.
2013 - 2013
Departamento de Engenharia Geológica da Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Estágio de docência, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 30
Outras informações:
Estágio de docência nas disciplinas Estratigrafia / GEO155 e Fundamentos da Geologia Geral (EAD610)
2018 - 2018
Fundação Educativa de Rádio e Televisão de Ouro PretoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora Administratva
Outras informações:
SUPERVISORA ADMINISTRATIVA DO CIRCUITO CRIATIVO DE ARTE, CULTURA E PATRIMÔNIO DE OURO PRETO E MARIANA ? PRONAC 1510905.
Atividades desenvolvidas: Supervisionar rotinas, liderando diretamente a equipe dos projetos de extensão que acontecem nas estações do Trem da Vale ? Ouro Preto e Mariana; Diálogo com os professores, estagiários e técnicos coordenadores dos projetos vinculados e com a Pro-reitoria de Extensão da Federal de Ouro Preto; administração dos espaços utilizados nos projetos (Bibliotecas, Lona Circense, Espaços Museológicos, Vagões temáticos, Espaço Lúdico- Musical). Obs.: Desde 1/11/2018 o Projeto encontra-se Suspenso.
2024 - 2024
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutora, Carga horária: 10
Outras informações:
Instrutora no curso FIC "Como promover e incentivar a comercialização no meu destino turístico", noperíodo novembro a dezembro de 2024, totalizando 40 horas.
2022 - 2022
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutora, Carga horária: 12
Outras informações:
Instrutora do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC-EAD): Garçom no período de 11/04/2022 a 19/08/2022, no âmbito do Programa Novos Caminhos/Pronatec nesta instituição de ensino, com carga horária de200 H.
2021 - 2021
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Conteudista, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora Conteudista do Curso FIC Agente de Recepção e Reserva em Meios de Hospedagem
2020 - 2021
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas GeraisVínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professora conteudista, Carga horária: 16
Outras informações:
Professora instrutora/conteudista do Curso FIC Mensageiro em Meios de Hospedagem.
2020 - 2020
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora conteudista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora conteudista/instrutora do Curso de Formação Inicial Continuada Agente de Informações Turísticas do Programa Novos Caminhos.
2019 - 2020
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora
Outras informações:
Professora Formadora CAPES/UAB - CAED/UFMG) do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento do Departamento de Sociologia daFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.
2008 - 2011
Instituto Estadual de FlorestasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Turismóloga, Carga horária: 44
2008 - 2008
Parque Estadual do ItacolomiVínculo: Estágiária, Enquadramento Funcional: Estágiára
Outras informações:
Gestão compartilhada do Uso Público do Parque estadual do Itacolomi (IEF/FEOP)
Estágio supervisionado obrigatório para obtenção do título de Bacharel em Turismo - UFOP.
Carga horária total: 300h
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Suzana Fernandes de Paula e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?