Vinicius Ponte Machado

Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009), mestre em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza (2003) e graduado em Informática pela mesma instituição (1999). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gestão do Conhecimento e Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Multiagente, Aprendizagem de Máquina e Bioinformática.

Informações coletadas do Lattes em 14/04/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Elétrica

2006 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Uma Arquitetura Baseada em Agentes para Configuração Dinâmica de Aplicações Inteligentes em Ambiente Foundation Fieldbus
Adrião Duarte Dória Neto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Agentes Inteligentes; Aprendizagem Automática; Redes Industriais.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Mestrado em Informática Aplicada

2000 - 2003

Universidade de Fortaleza
Título: Uma Arquitetura Multi-Agentes para auxílio à Gestão do Conhecimento através da descoberta de conhecimento em base de dados,Ano de Obtenção: 2003
João José Vasco Peixoto Furtado.Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: Sistemas MultiAgente; Gestão do Conhecimento; Descoberta de Conhecimento em base de dados.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Informatica

1995 - 1999

Universidade de Fortaleza
Título: Formação Profissional na Área de Informática
Orientador: Liádina Camargo Lima

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Machado, Vinicius . ERIPI 2015 - Escola Regional de Informática do Piauí. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

. XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: José Patrício de Sousa Filho

Moura; Santos Neto, Pedro A.;MACHADO, VINICIUS PONTE; VALE, S. B.. Criação automatizada de Chatbots com capacidade de aprendizagem contínua. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Justino Duarte Santos

VERAS, Rodrigo. M. S; Silva, Romuere; Araújo, Flávio;MACHADO, VINICIUS PONTE; DUARTE, A. A.. Geoestatísticas e Deep Features para Diferenciar Glomeruloesclerose Segmentar e Focal de Doença de Lesões Mínimas em Imagens de Biópsia Renal. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Gleison de Andrade e Silva

Santos Neto, Pedro A.; Moura;Machado, Vinicius; Gomes, J. Um Estudo sobre a Seleção Automática de Trabalhos em Revisões e Mapeamentos Sistemáticos da Literatura. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: KAROLINE DE MOURA FARIAS

Santana, André M.; Santos Neto, Pedro A.;Machado, Vinicius; Gomes, J. Uso de Informação de Histórico de Beneficiários para Regulação em Saúde. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Gilvan Veras Magalhães Junior

Moura; Santos Neto, Pedro A.;Machado, Vinicius; Gomes, J. Estudo da Influência de Características Textuais no Processo de Automatização da Regulação Médica. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Jardeson Leandro Nascimento Barbosa

Moura; Santos Neto, Pedro A.;Machado, Vinicius; Lopes, G.. Um Estudo Sobre as Caracteristicas que Compoem a Percepcao de Utilidade de Comentarios Web Sobre Produtos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: MAILA DE LIMA CLARO

Claro, M.; VERAS, Rodrigo. M. S; Almeida, J. D.; AIRES, Kelson Rômulo Teixeira;Machado, Vinicius. Metodologia de Identificação de Glaucoma em Imagens de Retina. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Eduarth Dapper Heinen

FERNANDES, R. A. S.; Gonçalves, A;Machado, Vinicius. Redes Neurais Recorrentes e XGBoost Aplicados à Previsão de Radiação Solar no Horizonte de Curto Prazo. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Ismael de Holanda Leal

AIRES, Kelson Rômulo Teixeira; VERAS, Rodrigo. M. S;Machado, Vinicius; Paiva, A. Diagnóstico de Câncer de Mama Utilizando Abordagem de Aprendizado Profundo e Descritores de Textura. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Ronyérison Dantas Braga

Santos Neto, Pedro A.; RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira;MACHADO, V. P.; Gomes, J. Um Estudo Prático sobre Automação em Oráculos de Testes. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Nayara Holanda de Moura

VERAS, Rodrigo. M. S; AIRES, Kelson Rômulo Teixeira;Machado, Vinicius; Medeiros, F.. Combinacao da regra ABCD e CNN?s Pre-treinadas no Diagnostico Automatico de Melanom. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Sávio Mota Carneiro

RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira;Machado, Vinicius; Borges, F.; EMANOEL, Hermes; FLAUZINO, R. A.. Abordagem Multiobjetivo para Alocação de Monitores de Qualidade de Energia Elétrica em Sistemas de Distribuição. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Hugo de Oliveira Cordeiro

Santos Neto, Pedro A.; RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira;Machado, Vinicius; ZANCHETTIN, C.. Aprimorando a Regulação de Procedmentos assistenciais a partir da triagem de solicitações.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Carlos Augusto de Sá

Moura; Santos Neto, Pedro A.;Machado, Vinicius. Abordagens para Definir a Reputação do Autor em Comentários de Produtos na WEB Utilizando Redes Neurais. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Jurandir Cavalcante Lacerda Junior

Soares, André C. B.;Machado, Vinicius; Reis Junior, V.; DRUMMOND, A. C.. Sobrevivência em Redes Ópiticas Elásticas Considerando Imperfeições de Camada Física. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Marcos Antonio de Sousa Frazão

Frazão, M.; Paula Júnior, Iális C.; VERAS, Rodrigo. M. S; AIRES, Kelson Rômulo Teixeira;Machado, Vinicius. Avaliação de Algoritmos de Superpixels e Descritores de Textura Para Segmentação das Regiões do Disco Óptico. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Ellen Gera de Brito Moura

OLIVEIRA, L. A. H. G.; Moura; RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira;MACHADO, V. P.. MODELO DE CLASSIFICAÇÃO SEMIAUTOMÁTICO PARA SERVIÇOS DE TI. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Thiago Allinson Ribeiro da Silva

RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira;Machado, Vinicius; Santos Junior, B; Reis Junior, V.; Costa, G.. Estudo e Desenvolvimento de Abordagens para Determinação da Sequencia de Ajustes no Controle da Magnitude de Tensão Aplicada s Sistemas de Transmissão de Energia Elétrica Considerando Aspectos da Estrutura de Comunicação de dados. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Pedro Almir Martins de Oliveira

Santos Neto, Pedro A.; Passos, E.; RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira;Machado, Vinicius; OLIVEIRA, A. C. M.. Athena: uma Arquitetura e uma Ferramenta para Auxiliar o Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Inteligência Computacional. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

MACHADO, V. P.Adrião Duarte Dória Neto; OLIVEIRA, L. A. H. G.;Jorge Dantas de Melo. DETECÇÃO, DIAGNÓSTICO E CORREÇÃO DE FALHAS EM SENSORES INDUSTRIAIS FOUNDATION FIELDBUS UTILIZANDO AGENTES INTELIGENTES. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: FLAVIO HENRIQUE DUARTE DE ARAUJO

Araújo, Flávio; Santana, André M.; Santos Neto, Pedro A.;Machado, Vinicius. Descoberta do Conhecimento em Base de Dados para o Aprendizado de Regulação Médica/Odontológica em Operadora de Plano de Saúde. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Victor Muniz Galvão

COUTINHO, L. R.; SOARES NETO, C. S.;Machado, Vinicius. Interface Organizacional para Jogos de Computador. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: André Aragão Mattei

SOARES, F. S. F.; SILVA, F. S.;Machado, Vinicius. Utilização de métodos ágeis na gestão pública municipal: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Finanças de Fortaleza. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação do CESAR.Edu) - Cesar.edu.

Aluno: Euristenho Queiroz de Oliveira Júnior

SOARES, F. S. F.; SILVA, F. S.; ALVES, G. S.;Machado, Vinicius. Processo de desenvolvimento de software adaptativo na gestão municipal: uma abordagem prática para conciliar demandas de novas funcionalidades e demandas de manutenção. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação do CESAR.Edu) - Cesar.edu.

Aluno: Bruno Vicente Alves de Lima

Machado, Vinicius; RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira; VERAS, Rodrigo. M. S; PINHEIRO, V. C. M.. METODO SEMISSUPERVISIONADO DE ROTULACAO E CLASSIFICACAO UTILIZANDO AGRUPAMENTO POR SEMENTES E CLASSIFICADORES. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Lucas Araújo Lopes

Machado, Vinicius; RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira; Silva, Ivan; Santana, André M.. Rotulação Automática de Grupos com Aprendizagem de Máquina Supervisionada. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Rodrigo Matos Palheta

FURTADO, Vasco;Machado, Vinicius; Nepomuceno, N. V.. Particionamento de Grafo Planar com Distribuição dos Pesos dos Nodos seguindo Lei de Potência. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática Aplicada) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Átila Rabelo Lopes

SOUSA, V. L. P.;MACHADO, V. P.; RAMOS, R. F.. MEMO: Software de Apoio Didático para o Ensino de Gerência de Memória. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Computação Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Wesley Willy Oliveira de Souza

FERNANDES, R. A. S.; SILVA, D. F.; RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira; Borges, F.;MACHADO, VINICIUS PONTE. Aprendizado de subcategorias para never-ending language learning: uma abordagem baseada em perguntas e respostas. 2021. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Bruno Vicente Alves de Lima

Adrião Duarte Dória Neto; ARAUJO, D. S. A.; Silva, Ivan;Jorge Dantas de MeloMachado, Vinicius. Aprendizagem Semissupervisionada por Meio de Técnicas de Deep Learning e Teoria da Informação. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daniel Lopes Martins

Adrião Duarte Dória Neto; Salazar, A.;Jorge Dantas de Melo; BRANDAO, D.;Machado, Vinicius. Sistetema Intligentes para Auxílio no Projeto e Instalação de uma Rede Industrial de Sensores sem Fio. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Keylla Maria de Sá Urtiga Aita

do Monte, Semiramis J. H.; Silva, Adalberto S.;Machado, Vinicius; Gutierrez, M. Sistema Especialista Facilitador de Identificação Epitópica da Especificidade do Anticorpo Anti-HLA Pré-Formado em Soro de Candidatos à Transplante de Órgãos e Tecidos. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Doutorado em BioTecnologia - RENORBIO) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Cicília Raquel Maia Leite

Guerreiro; Valentim;MACHADO, V. P.; Ribeiro Neto;Adrião Duarte Dória Neto; Soares. Arquitetura Inteligente Fuzzy para Monitoramento de Sinais Vitais de Pacientes: Um Estudo de Caso em UTI. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rafael Martins Barros

RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira;Machado, Vinicius; Santos Junior, B. Definition of control adjustment sequences determined by optimal reactive power flow via Lagrange multipliers sensitivity analysis. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: José Patrício de Sousa Filho

Moura; Santos Neto, Pedro A.;MACHADO, V. P.. Criação automatizada de Chatbots com Chatscript a partir de FAQs. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Thasciano Lima Carvalho

Santos Neto, Pedro A.; RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira;MACHADO, V. P.; SARMENTO, J. L. R.. PASTOR: Programa de Auxílio à Seleção e Tomada de decisão para pequenos Ruminantes. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Justino Duarte Santos

VERAS, Rodrigo. M. S;Machado, Vinicius; Araújo, Flávio; Silva, Romuere. Geoestatísticas e Deep Features para diferenciar Glomeruloesclerose Segmentar e Focal de Doença de Lesões Mínimas em Imagens de Biópsia Renal. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Gleison de Andrade e Silva

Santos Neto, Pedro A.; Moura;Machado, Vinicius. Um Metodo de Apoio a Selecao de Trabalhos em Revisoes e Mapeamentos Sistematicos da Literatura. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: KAROLINE DE MOURA FARIAS

Santana, André M.; Santos Neto, Pedro A.; RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira;Machado, Vinicius. Uso de Informação de Histórico para Regulação em Saúde. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Gilvan Veras Magalhães Junior

Moura; Santos Neto, Pedro A.;Machado, Vinicius. Estudo da Influência de Caracteristicas Textuais no Processo de Automatização da Regulação Medica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Jardeson Leandro Nascimento Barbosa

Moura; Santos Neto, Pedro A.;MACHADO, VINICIUS P.. Um estudo sobre as caracteristicas que compoem a percepcao de utilidade de comentarios web sobre produtos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Marcos Antonio de Sousa Frazão

VERAS, Rodrigo. M. S; AIRES, Kelson Rômulo Teixeira;MACHADO, V. P.. Calculo da razão escavação/disco óptico com o uso de superpixels e inteligência computacional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Hugo de Oliveira Cordeiro

Santos Neto, Pedro A.; RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira;MACHADO, V. P.. Aprimorando a regulação de procedimentos médicos a partir da triagem de solicitações. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: WANDERSON ANTONIO DE SOUSA SILVA

Santana, André M.; RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira;Machado, Vinicius. Sistema de Navegação Autônomo para um Robô de Duas Rodas em Ambientes Indoors Incertos Usando Sistema de Inferência Fuzzy do Tipo-2 Intervalar.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Bruno Vicente Alves de Lima

Machado, Vinicius; VERAS, Rodrigo. M. S; RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira. Rotulacao de Dados com Aprendizado Semi-Supervisionado. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: ALEXANDRE TOLSTENKO NOGUEIRA

Santos Neto, Pedro A.; RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira; Santana, André M.;Machado, Vinicius. Abordagem para Formacao de Equipes em Jogos Virtuais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: FLAVIO HENRIQUE DUARTE DE ARAUJO

Santana, André M.; Santos Neto, Pedro A.;Machado, Vinicius. APRENDENDO REGULAÇÃO MÉDICA COM TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: LUIS CARLOS ALVES DE OLIVEIRA

Oliveira, L; AIRES, Kelson Rômulo Teixeira;Machado, Vinicius. Desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Eventos e Estabelecimentos para Ambiente Mobile. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Orlando Amorim Leite

Machado, Vinicius; AIRES, Kelson Rômulo Teixeira. Aplicativo iOs para Jogadores de Tênis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Cairo Antonio Oliveira Rocha

MACHADO, V. P.. AntiGui: Uma Ferramenta Gráfica e Paralela para Resolução do Problema do Caixeiro Viajante. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Warlles Carlos Costa Machado

MACHADO, V. P.. Análise de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e a geração de heurísticas para maximizar o uso destas interfaces. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Fabbio Anderson Silva Borges

MACHADO, V. P.. Aplicação de Sistemas Fuzzy Genético ao Planejamento de Operação Energética de Sistemas Hidrotérmicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Centro de Ensino Unificado de Teresina.

Aluno: Bruno Xavier da Costa

Jorge Dantas de MeloAdrião Duarte Dória NetoMachado, Vinicius. Desenvolvimento de um Ambiente Híbrido para Concepção de Sensores de Software em Redes Industriais Foundation Fieldbus. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Antonio de Pádua Mendes

MACHADO, V. P.. Automação do Portal de Concursos da UFPI. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Antônio Emanuel R Silva

MACHADO, V. P.. Análise de Desempenho em um Ambiente Virtual Multiprocessado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Juliana de Mesquita Cerqueira

MACHADO, V. P.. Ambiente Gráfico para Estudo de Redes Neurais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: JOSÉ ALVES FERREIRA JUNIOR

MACHADO, V. P.. Sistema de Inscrições on-line do PSIU - Programa Seriado de Ingresso na Universidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Beatriz de Almeida Sobrinho

MACHADO, V. P.. Informática para a Saúde Usando Banco de Dados. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Rodrigo de Melo S Veras

MACHADO, V. P.; SANTOS, Magno Alves dos; AIRES, Kelson Rômulo Teixeira. Aplicação do Algoritmo SOM na Classificação Automárica de Cores. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Flávio Rubens de C Sousa

MACHADO, V. P.; MOREIRA, Flávio Ferry de Oliveira; SOUZA, Francisco Vieira de. Desenvolvimento de Aplicações Usando Banco de Dados Pós-Relacionais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: JOSÉ ALVES FERREIRA JUNIOR

MACHADO, V. P.. Sistema de Inscrições on-line do PSIU - Programa Seriado de Ingresso na Universidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Sérgio Garcia de Oliveira

MACHADO, V. P.. Implementação de WebServices com Java. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Franciel Cavalcante dos Santos

MACHADO, V. P.. Implementação do Serviço de WebMail para usuários do DIE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Antônio Lenno Leal Costa

MACHADO, V. P.. Sistema de Informação para Apicultura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Andre Macedo Santana

MACHADO, V. P.. Visão Geral de Ensino a Distância. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: José Eurico Filho

MACHADO, V. P.; FURTADO, Vasco; FURTADO, Elisabeth. MultiAgentes Inteligentes em Simulação: Uma aplicação na Segurança Pública. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade de Fortaleza.

MACHADO, V. P.; SANTOS, Magno Alves dos; MOREIRA, Flávio Ferry de Oliveira. Banca Examinadora para Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Classe Adjunto I em caratér efetivo. 2005. Universidade Federal do Piauí.

MACHADO, V. P.; ARAÚJO, Francisco José de; MOREIRA, Flávio Ferry de Oliveira. Processo de Seleção de Professor Substituto para o Departamento de Informátca e Estatística. 2004. Universidade Federal do Piauí.

MACHADO, V. P.; SANTOS, Magno Alves dos; MOREIRA, Flávio Ferry de Oliveira. Processo de Seleção de Professor Substituto para o Departamento de Informátca e Estatística. 2004. Universidade Federal do Piauí.

MACHADO, V. P.. Banca Examinadora Expecial para avaliação de Estudos. 2004. Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Bezerra da Silva Filho

SILVA FILHO, J. B.; FURTADO, J. J. P.; LOUCA, J.. UMA ARQUITETURA MULTI-AGENTES PARA AUXILIO A GESTÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA DESCOBERTA DE CONHECIMENTO EM BASE DE DADOS. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática Aplicada) - Universidade de Fortaleza.

José Bezerra da Silva Filho

SILVA FILHO, J. B.; FURTADO, J. J. P.; LOUCA, J.. UMA ARQUITETURA MULTI-AGENTES PARA AUXILIO A GESTÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA DESCOBERTA DE CONHECIMENTO EM BASE DE DADOS. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática Aplicada) - Universidade de Fortaleza.

ADRIAO DUARTE DORIA NETO

DÓRIA NETO, A. D.MELO, Jorge Dantas deOLIVEIRA, Luiz Affonso Henderson Guedes de; Brandão, D.; FURTADO, J. J. V. P.. Uma arquitetura multiagente aplicada a redes industriais foundation fieldbus para alocação dinâmica de aplicações inteligentes baseadas em blocos funcionais padrão. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luiz Affonso Henderson Guedes de Oliveira

Guedes, L. A.DÓRIA NETO, Adriao DuarteMELO, Jorge Dantas de; Furtado, João José Vasco Peixoto; Brandão, Dennis. Uma Arquitetura Baseada em Agentes para Configuração Dinâmica de Aplicações Inteligentes em Ambientes Foundation Fieldbus. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Anne Carolinne Carvalho Galdino

(A DEFINIR) Estudo e aplicação de algortimos de aprenzagem de máquina aplicado a parcer de processos; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Taison Martins Almeida

Estudo e Aplicação de Algortimos de Aprendizagem de Máquina Aplicado ao Ambiente de Desenvolvimento do STI-UFPI; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Francisco Alysson da Silva Sousa

(A DEFINIR) Rotulação Automática de Grupos Baseada em Protótipos; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Laiara Cristina da Silva

Estudo e Aplicação de Algortimos de Aprendizagem de Máquina Aplicado Deteção de Patologias Renais; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Marina dos Reis Barros Alencar

Estudo e Aplicação de Algortimos de Aprendizagem de Máquina Aplicado a Base de Dados do SIGFAPEPI; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Valney da Gama Costa

Estudo e Aplicação de Algortimos de Aprendizagem de Máquina Aplicado a Base de Dados TCE-PI; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Manoel Messias Pereira Medeiros

Estudo e aplicação de algortimos de aprenzagem de máquina aplicado ao trânsito urbano de Teresina; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Francisco das Chagas Imperes Filho

Seleção de Atributos Para Rotulação de Grupos; Início: 2021; Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFMA/UFPI) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Aline Montenegro Leal Silva

Rotulação Automática de Grupos Baseada em Protótipos; Início: 2020; Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFMA/UFPI) - Universidade Federal do Piauí; (Coorientador);

JAIME GABRIEL ALVES PEREIRA

Automatização do processo de modelagem de moléculas HLA através de Agentes Inteligentes; ; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

ELUVYA TELES PIAUILINO

Estudo e Implementação da Técnica Boosting para Ensemble de Métodos de Rotulação; ; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

BRUNO FELIPE DA SILVA CELESTINO

Estudo e Implementação da Técnica Bagging para Ensemble de Métodos de Rotulação; ; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Lucas Gomes da Silva

Desenvolvimento de aplicativo para Auxílio no Controle da Diabetes Baseado no Guia Alimentar para a População Brasileira; ; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Lucia Emília Soares Silva

Rotulação Automática de Grupos Baseada em Análise de Erro de Regressão; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Marcel Raimundo de Souza Moura

CAIBAL - Class-Attribute Interdependency Based Automatic Labeler; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Tarcisio Franco Jaime

Uso de Algoritmos de Aprendizado de Máquina Supervisionado para Rotulação de Dados; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Joselito M

de S; Junior; Modelo para Classificação de Fornecedores da Administração Pública Baseado em Aprendizagem de Máquina Supervisionada; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Sidiney de Sousa Araujo

Modelo de Classificação Fuzzy baseado em Rotulação de grupos e Lógica Fuzzy; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Marcel Raimundo de Souza Moura

Rotulacao Automatica de Clusters Baseada em Interdependencia Cluster-Atributo; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Lucia Emília Soares Silva

Rotulação Automática de Grupos Baseada em Análise de Erro de Regressão; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Francisco neto Carvalho de Araújo

Rotulação Automática de Clusters Baseados em Análise de Filogenias; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Aline Montenegro Leal Silva

Processo de Descoberta de Conhecimento Aplicado a Base de Dados Acadêmicos; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Francisco das Chagas Imperes Filho

Rotulação de Grupos em Algoritmos de Agrupamento Baseados em Distância Utilizando Grau de Pertinência; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Jailson Nunes Leocadio

Descoberta de Conhecimento em Base de Dados sobre Avistamentos de Peixes-boi Marinho (Trichechus manatus manatus) no Estuário dos Rios Timonha e Ubatuba (PI/CE); 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Vilmar Pereira Ribeiro

Rotulação de Grupos utilizando Conjuntos Fuzzy; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Bruno Vicente Alves de Lima

METODO SEMISSUPERVISIONADO DE ROTULACAO E CLASSIFICACAO UTILIZANDO AGRUPAMENTO POR SEMENTES E CLASSIFICADORES; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Gradução em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Lucas Araújo Lopes

Rotulação Automática de Grupos com Aprendizagem de Máquina Supervisionada; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Bruno Vicente Alves de Lima

Abordagem Semissupervisionada usando Deep Learning Aplicada a Rotulacao e Classificacao de Dados; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Vinicius Ponte Machado;

Cristiane Albuquerque de Medeiros

PROSAUDE - Sistema de Classificador de Profissionais da Saúde; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Daniel Medeiros Nunes de Castro

Segurança no Desenvolvimento de Aplicações Web; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Evandro Monte Barros Junior

Descoberta de Conhecimento em Base de Dados sobre Atraso de Pagamentos em Vendas a Prazo; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Leocleisa Cunha Sousa

O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO MUNICIPIO DE CAMPO MAIOR - PI: UM ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA ESCOLA CAIC; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação - CEAD) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Mariana Teixeira de Miranda

COMPARAÇÃO DE SOTWARES PARA O ENSINO DE PORTUGUES NA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação - CEAD) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Maria Suele de Sousa

Um estudo comparativo de aplicativos para auxiliar as crianças com dificuldade no processo de aprendizagem; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação - CEAD) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Nailton Carvalho Sampaio

PLATAFORMA MOODLE COMO FERRAMENTA NO AUXÍLIO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO CURSO DE INGLÊS DA ESCOLA MICROLINS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação - CEAD) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Joaquim Mendes da Silva Filho

O Facebook como rede de Comércio Eletrônico; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação - CEAD) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Honório Teixeira Lima Júnior

O Uso da Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação Corporativa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Computação - CEAD) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Rodolfo Murilo Barbosa Moura

Aplicativo para Previsão de Ocorrências de Espécimes de Peixe-Boi Marinho; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Marina dos Reis Barros

Mineração de Dados utilizando a Base de Dados do SIGAA/UFPI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Iago Avelino Trajano

Informatização do Sistema de Controle de Prontuários do Programa Preventivo para Gestantes e Bebês da Ondontologia da UFPI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Lucia Emília Soares Silva

Processo de descoberta de conhecimento em base de dados de Microcefalia utilizando Algoritmos Não-Supervisionados; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Malena Caroline De Moraes Assunção

Processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados para análise de ocorrências de endemias de Dengue, Malária e Leishmaniose; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Renato Souza Vieira

Sistema de Inferência Fuzzy para Auxílio em Análise Epitópica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Joselito M

de S; Junior; Rotulação aplicada a grupos hierárquicos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Roberson N

Costa; Utilização de Aplicação Multi-Agente JADE em Plataforma Móvel Android; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Francisco N

C; de Araújo; Processo de Descoberta de Conhecimento aplicado ao SIGAA ? UFPI; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Alceu Robson Silva Medeiros

Rotulação Automática de Grupos utilizando Árvore de Decisão; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

André de Lima Machado

Bengala Virtual: um Aplicativo para iPhone que Auxilia o Deslocamento de Deficientes Visuais Evitando Obstáculos através de Técnicas de Visão Computacional; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Jainilene Diane Pereira do Nascimento

Partição de Intervalos de Discretização Para Otimização do Algoritmo de Rotulação Automática de Grupos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Lucas Aurélio Pereira e Silva

Contagem de pessoas em fotos por meio de detecção facial; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

José Almí Soares Filho

Comparação de Algoritmos de Aprendizagem de Máquina Não-Supervisionada Aplicados ao Problema da Rotulação de Grupos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Rôzze Cristina Leite Costa

Estudo Comparativo de Ferramentas de Inventário de Software e Hardware para Rede Local da Embrapa Meio-Norte; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Camila Vilarinho de Sousa

Sistema Tutor Inteligente baseado em Agentes na plataforma Moodle para Apoio as Atividades Pedagógicas da Universidade Aberta do Piauí; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Samuel B

J; Silva; Sistema Tutor Inteligente baseado em Agentes na plataforma Moodle para Apoio as Atividades Pedagógicas da Universidade Aberta do Piauí; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Bruno Vicente Alves de Lima

Estudo Comparativo de Algoritmos de Aprendizado de Ma quina para a Classificac a o Automa tica de Usua rios do Scientia; Net; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

FRANCISCO DAS CHAGAS TORRES DOS SANTOS

m Sistema Multiagente para apoio ao Sistema de Tutores Inteligentes Aplicados `a Plataforma Moodle da UAPI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Definição de uma Ontologia em OWL para Representação de Conteúdos Educacionais na Plataforma Moodle-UAPI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Talita Muniz de Alencar Rosa

A relevância das redes sociais como ferramenta de apoio à Gestão do Conhecimento; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Tânia de Araújo Revoredo

Usando CMS como Proposta de Criacão de Uma Interface Amigável para o Projeto Scientia; Net; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Heloína Alves Arnaldo

Classificação Automática dos Usuários da Rede Social Acadêmica Scientia; Net; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Palloma Kelly de Carvalho Gualter

Criação de uma Ferramenta de Integração do Twitter ao Scientia; Net; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Edelto Leite Tavares

Classificação Automática dos Usuários do Scientia; Net Usando Algoritmo de Aprendizagem de Máquina; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Hans Christian Andersen de Melo

Estudo e Implementação de Mecanismos de Segurança em Aplicações Web; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Ricardo de Andrade Lira Rabêlo

Neurocomputação e Aprendizagem de Máquina para Melhoria dos Agentes Inteligentes; 2005; 83 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Marcio Igo Carvalho Ribeiro Gonçalves

Estudo de Ferramentas para o Suporte ao Desenvolvimento de Sistemas MultiAgentes; 2005; 57 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Sérgio Ricardo de Araújo Barbosa

Uso de Sistema Especialista para a Avalição Docente; 2005; 51 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Richardson Silva Lima

Uma Abordagem sobre DataMining para Apoio de Tomada a Decisão; 2004; 64 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Maurício Machado Queiroz Ribeiro

Sistema de Raciocínio Baseado em Casos - Feijão Caupi (SRBCaupi); 2004; 52 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

José Williams Carvalho Silva

Sistema Especialista de Apoio a Decisão sobre Crimes de Informática; 2004; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Tarcisio Franco Jaime

Automação da pré-Matricula do Curso de Computação da UFPI via Web; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

ELUVYA TELES PIAUILINO

Desenvolvimento técnicas de Processamento de Linguagens Natural para uso no software para Auxílio a Elaboração de Avaliação Comportamental no Contexto Clínico; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Pedro Antônio Fernades da Silva

Desenvolvimento de aplicativo para Auxílio a Elaboração de Avaliação Comportamental no Contexto Clínico; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Anderson Geraldo Carvalho Baeta

Estudo e implementação de algoritmos de agrupamento e de rotulação realização de processo de descoberta de conhecimento na Base de Dados de compatibilidade HLA (Human Leukocyte Antigen); 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

ARTHUR CARVALHO BASILIO

Estudo e implementação de algoritmos de aprendizagem de máquina supervisionado para a realização de processo de descoberta de conhecimento na Base de Dados de compatibilidade HLA (Human Leukocyte Antigen); 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Felipe Barros Caminha

Estudo e implementação de algoritmos de agrupamento e de rotulação realização de processo de descoberta de conhecimento na base de dados do SIGAA-UFPI; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

PEDRO ANTONIO FERNANDES DA SILVA

Estudo e implementação de algoritmos de aprendizagem de máquina supervisionado para a realização de processo de descoberta de conhecimento na base de dados do SIGAA-UFPI; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

PEDRO ANTONIO FERNANDES DA SILVA

Estudo e implementação de algoritmos de aprendizagem de máquina supervisionado aplicadas no Diagnóstico por imagens de Patologias Renais; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

ARTHUR CARVALHO BASILIO

Estudo e implementação de algoritmos de agrupamento e de rotulação aplicados no Diagnóstico por imagens de Patologias Renais; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Kássio Venícios Alves Carvalho

Desenvolvimento de aplicativo para Rotulação de Clusters através da plataforma WEKA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Lucia Emília Soares Silva

Processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados para análise de ocorrências de endemias de Dengue, Malária e Leishmaniose; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Malena Caroline De Moraes Assunção

Processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados para análise de ocorrências de endemias de Dengue, Malária e Leishmaniose; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

KAIO REGO DE ARAUJO DELMONDES

Estudo e implementação de algoritmos de discretização de dados aplicados a rotulação de dado; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Malena Caroline De Moraes Assunção

Processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados para previsao de ocorrencias de Especimes de Peixe Boi Marinho; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Francisco neto Carvalho de Araújo

PROCESSO DE DESCOBERTA DE CONHECIMENTO APLICADO AO SIGAA-UFPI; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Samuel Bruno de Jesus da Silva

Sistema Tutor Inteligente baseado em Agentes na plataforma Moodle para Apoio as Atividades Pedagógicas da Universidade Aberta do Piauí; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Francisco neto Carvalho de Araújo

Sistema Tutor Inteligente baseado em Agentes na plataforma Moodle para Apoio as Atividades Pedagógicas da Universidade Aberta do Piauí; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Hayssa Hayalla Araújo Campelo

Desenvolvimento de módulo do Moodle para configuração dos agentes implementadas na plataforma de educação a distência da UAPI; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Camila Vilarinho de Sousa

Desenvolvimento de Agentes Inteligentes para Indicar Atividades para os alunos na Plataforma Moodle-UAPI Através de Algoritmos de Aprendizagem de Máquina com base em seu desempenho; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Francisco neto Carvalho de Araújo

Integração da Rede Social Acadêmica Scientia; Net com o Facebook; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Jainilene Diane Pereira do Nascimento

Protocolo de comunicação de Agentes para plataforma Moodle-UAPI; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Bruno Vicente Alves de Lima

Estudo comparativo de Algoritmos de Aprendizado de Máquina para Melhoria de Desempenho na Classificação Automática do Scientia; Net; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Camila Vilarinho de Sousa

Incorporação no Scientia; Net dos Artigos dos Principais Repositórios On-Line; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Sanches Wendyl Ibiapina Araujo

Otimização da Classificação de Perfis de Usuários da rede social Scientia; Net utilizando Processamento de Linguagem Natural; 2011; Iniciação Científica - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Anderson Eugênio Ribeiro Soares

Integração do Projeto ScientiaNet com Redes Sociais Facebook e Orkut; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Heloína Alves Arnaldo

Algoritmo de Aprendizagem de Máquina Aplicado no Agrupamento de Usuários de Sistemas de Redes Sociais; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Bruno Vicente Alves de Lima

Redes Neurais Artificiais Aplicadas na Classificação de Dados na Web; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Sanches Wendyl Ibiapina Araujo

Aprendizagem de Maquina aplicados ao agrupamento de dados em uma rede social; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Rodolfo Murilo Barbosa Moura

Aplicativo Para Previsao De Aparecimento De Peixe-Boi Marinho; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

LUCAS SANTANA BRITO

Desenvolvimento de aplicativo móvel para previsão de aparecimento de peixe-boi marinho; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Rodolfo Murilo Barbosa Moura

Controle de Frequencia Eletronico Integrado ao SIGAA; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

André de Lima Machado

BENGALA VIRTUAL: DETECÇÃO DE OBSTÁCULOS PARA AUXILIAR O DESLOCAMENTO DE DEFICIENTES VISUAIS ATRAVÉS DE SMARTPHONE BASEADO NO SISTEMA OPERACIONAL IOS; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Joselito Mendes de Sousa Junior

BENGALA VIRTUAL: DETECÇÃO E LEITURA DE QR-CODE PARA AUXILIAR O DESLOCAMENTO DE DEFICIENTES VISUAIS ATRAVÉS DE SMARTPHONE BASEADO NO SISTEMA OPERACIONAL IOS; 2014; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

José Almí Soares Filho

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS EM SMARTFONES; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Alceu Medeiros

PMADT - DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA MODULAR DE ARMAZENAMENTO DE DADOS BIOLÓGICOS RELACIONADOS A TRANSPLANTES; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

José Almí Soares Filho

Aplicativo para compartilhamento de contatos em smartphones através de agentes móveis; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vinicius Ponte Machado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jorge Dantas de Melo

Uma arquitetura multiagente aplicada a redes industriais foundation fieldbus para alocação dinâmica de aplicações inteligentes baseadas em blocos funcionais padrão; 2009; Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Jorge Dantas de Melo;

ADRIAO DUARTE DORIA NETO

Uma arquitetura multiagente aplicada a redes industriais foundation fieldbus para alocação dinâmica de aplicações inteligentes baseadas em blocos funcionais padrão; 2009; Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Adrião Duarte Dória Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LIMA, B. V. A. ; Adrião Duarte Dória Neto ; Machado, Vinicius ; Silva, L. . Deep Semi-supervised Classification based in Deep Clustering and Cross Entropy. INTERNATIONAL JOURNAL OF INTELLIGENT SYSTEMS , v. 1, p. 1-40, 2021.

  • ALDEMAN, NAYZE LUCENA SANGREMAN ; DE SÁ URTIGA AITA, KEYLLA MARIA ; MACHADO, VINÍCIUS PONTE ; DA MATA SOUSA, LUIZ CLAUDIO DEMES ; COELHO, ANTONIO GILBERTO BORGES ; DA SILVA, ADALBERTO SOCORRO ; DA SILVA MENDES, ANA PAULA ; DE OLIVEIRA NERES, FRANCISCO JAIR ; DO MONTE, SEMÍRAMIS JAMIL HADAD . Smartpathk: a platform for teaching glomerulopathies using machine learning. BMC Medical Education , v. 21, p. 248, 2021.

  • FILHO, FRANCISCO IMPERES ; MACHADO, VINICIUS PONTE ; VERAS, RODRIGO DE MELO SOUZA ; AIRES, KELSON ROMULO TEIXEIRA ; MONTENEGRO LEAL SILVA, ALINE . Group Labeling Methodology Using Distance-based Data Grouping Algorithms. REVISTA DE INFORMÁTICA TEÓRICA E APLICADA (IMPRESSO) , v. 27, p. 48-61, 2020.

  • Moura, N. ; VERAS, Rodrigo. M. S ; AIRES, Kelson Rômulo Teixeira ; MACHADO, V. P. ; Silva, Romuere ; Araújo, Flávio ; Claro, M. . ABCD Rule and Pre-trained CNNs for Melanoma Diagnosis. MULTIMEDIA TOOLS AND APPLICATIONS (DORDRECHT. ONLINE) , v. 1, p. 1-20, 2018.

  • Aita, Keylla ; do Monte, Semiramis J. H. ; Silva, Adalberto S. ; Moita Neto, José ; Vieira, R. ; Machado, Vinicius ; Souza, Luiz D. M. . Time is life: EpAssistant - a new tool for the automatic identification of anti-HLA antibody epitope specificity in transplant programs. TRANSPLANT IMMUNOLOGY , v. 49, p. 34, 2018.

  • Silva, A. M. L. ; Machado, Vinicius ; Moura ; Imperes, F. ; Ferreira Neto, L. . Descoberta de Conhecimento através de Métodos de Aprendizagem de Máquina Supervisionados aplicados ao SIGAA/UFPI. REVISTA DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO - RSC , v. 7, p. 68-78, 2017.

  • LOPES, LUCAS A. ; MACHADO, VINICIUS P. ; RABÊLO, RICARDO A.L. ; FERNANDES, RICARDO A.S. ; LIMA, BRUNO V.A. . Automatic labelling of clusters of discrete and continuous data with supervised machine learning. Knowledge-Based Systems , v. 106, p. 231-241, 2016.

  • Silva, A. M. L. ; MACHADO, V. P. . Blended Learning: Os Benefícios das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em uma sala de aula invertida aplicados ao processo de educação a distância. Revista Interação , v. 2, p. 20, 2016.

  • LIMA, B. V. A. ; Machado, Vinicius ; LOPES, L. A. . Aprendizado de Máquina para Rotulação Automática de Usuários de uma Rede Social Acadêmica. RESI : Revista Eletrônica de Sistemas de Informação , v. 14, p. 1, 2015.

  • Machado, Vinicius ; Adrião Duarte Dória Neto ; Jorge Dantas de Melo . A Neural Network Multiagent Architecture Applied to Industrial Networks for Dynamic Allocation of Control Strategies Using Standard Function Blocks. IEEE Transactions on Industrial Electronics (1982. Print) , v. 57, p. 1823-1834, 2010.

  • MACHADO, V. P. . Inteligência Computacional. 1. ed. Teresina: Editora UFPI, 2010. v. 1. 155p .

  • MACHADO, V. P. ; Santana, André M. . Arquitetura de Computadores II. 1. ed. Teresina: Editora UFPI, 2010. v. 1. 186p .

  • MACHADO, V. P. ; Santana, André M. . Gestão da tecnologia da informação. 1. ed. Teresina: Editora UFPI, 2010. v. 1. 109p .

  • OLIVEIRA, D. ; Machado, Vinicius . DIFICULDADES DE PROFESSORES DO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM MANUSEAR AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO. In: Keylla Maria de Sá Urtiga Aita; Francisco Renato Lima; Aline Montenegro Leal Silva. (Org.). Pesquisa e formação de professores em computação na modalidade educação a distância (EaD): conquistas e perspectivas. 1ed.São Carlos: , 2020, v. , p. 444-.

  • Soares FIlho, J. A. ; Freitas, R. ; Soares, R. ; AIRES, Kelson Rômulo Teixeira ; Soares, André C. B. ; Britto Neto, Laurindo S. ; MACHADO, V. P. . Desenvolvimento para dispositivos móveis que utilizam plataforma iOS. In: André Macêdo Santana; Raimundo Santos Moura; Pedro de Alcântara dos Santos Neto. (Org.). Escola Regional de Computação Ceará Maranhão Piauí 2011. 1ed.Teresina: Editora Sociedade Brasileira de Computação, 2011, v. 1, p. -.

  • Machado, Vinicius ; BRANDAO, D. ; Adrião Duarte Dória Neto ; Jorge Dantas de Melo . A Multiagent Architecture Based in a Foundation Fieldbus Network Function Blocks for Fault Detection. In: Javier Silvestre. (Org.). Factory Automation 9789533070. Viena: Intech, 2010, v. , p. 365-388.

  • FURTADO, Vasco ; MACHADO, V. P. . Improving Organizational Memory through Agents for Knowledge Discovery in Database. In: Springer-Verlag Heidelberg. (Org.). Lecture Notes in Artificial Inteligence, 2003. 1ed.Heidelberg: Springer-Verlag, 2003, v. 1, p. 164-176.

  • Silva, L. ; MACHADO, V. P. ; Araújo, S ; LIMA, B. V. A. ; VERAS, Rodrigo. M. S . Automatic Cluster Labeling Based on Regression Error Analysis. In: 28th International Conference on Systems, Signals and Image Processing, 2021, Bratislava. 28th International Conference on Systems, Signals and Image Processing, 2021.

  • Araújo, S ; MACHADO, V. P. ; Silva, L. ; VERAS, Rodrigo. M. S . Cluster Prediction Model based on Automatic Cluster Labeling and Fuzzy System. In: 28th International Conference on Systems, Signals and Image Processing, 2021, Bratislava. 28th International Conference on Systems, Signals and Image Processing, 2021.

  • Silva, L. ; Machado, Vinicius ; Araújo, S ; LIMA, B. V. A. ; VERAS, Rodrigo. M. S . Using Regression Error Analysis and Feature Selection to Automatic Cluster Labeling. In: 20th EPIA Conference on Artificial Intelligence, 2021. Progress in Artificial Intelligence - 20th EPIA Conference on Artificial Intelligence. v. 1. p. 376-388.

  • Claro, M. ; Vogado, L. H. ; VERAS, Rodrigo. M. S ; Santana, André M. ; TAVARES, J. ; SANTOS, J. ; Machado, Vinicius . Convolution Neural Network Models for Acute Leukemia Diagnosis. In: International Conference on Systems, Signals and Image Processing (IWSSIP), 2020, Niterói. Proceedings of the 2020 International Conference on Systems, Signals and Image Processing (IWSSIP), 2020. v. 1. p. 63-68.

  • LIMA, B. V. A. ; Silva, L. ; Adrião Duarte Dória Neto ; Machado, Vinicius . Abordagem Semissupervisionada usando Deep Learning Aplicada à Rotulação e Classificação de Dados. In: Computer on the Beach, 2019, Florianópolis. Anais do Computer on the Beach, 2019. p. 356-365.

  • Portela, H ; Silva, L ; VERAS, Rodrigo. M. S ; MACHADO, V. P. . Aplicação Móvel Para Avaliação Postural Usando Visão Computacional. In: Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2019, Ouro Preto. 14o Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2019.

  • Araújo, S ; Machado, Vinicius ; Silva, L. ; VERAS, Rodrigo. M. S . Modelo de Classificação de Grupos baseado em Rotulação e Lógica Fuzzy. In: Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2019, Ouro Preto. 14o Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2019.

  • LIMA, B. V. A. ; Adrião Duarte Dória Neto ; Silva, L. ; Machado, Vinicius ; Costa, João . Semi-Supervised Approach Using Nearest Neighbors Clustering and Deep Learning. In: Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2019, Ouro Preto. 14o Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2019.

  • ALMONDES, J. ; Imperes, F. ; SANTOS, A. ; HOLANDA, I. L. ; Machado, Vinicius . SchoolG: Uma ferramenta computacional voltada para o auxílio no ensino de Geografia no 5o. Ano do Ensino Fundamental.. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, 2019, Brasília. Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019), 2019.

  • ALVES DE LIMA, BRUNO VICENTE ; DUARTE DORIA NETO, ADRIAO ; SOARES SILVA, LUCIA EMILIA ; MACHADO, VINICIUS PONTE ; CAVALCANTI COSTA, JOAO GUILHERME . Semi-supervised Classification Using Deep Learning. In: 2019 8th Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS), 2019, Salvador. 2019 8th Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS), 2019. p. 717.

  • ARAUJO, F. N. ; MACHADO, V. P. ; SOARES, A. H. M. ; VERAS, Rodrigo. M. S . Automatic Cluster Labeling Based on Filagram Analysis.. In: IJCNN - IEEE International Joint Conference on Neural Networks, 2018, Rio de Janeiro. IEEE International Joint Conference on Neural Networks, 2018.

  • SANTOS, L. G. ; VERAS, Rodrigo. M. S ; AIRES, Kelson Rômulo Teixeira ; Britto Neto, Laurindo S. ; Machado, Vinicius . Medical Image Segmentation Using Seeded Fuzzy C-means: A Semi-supervised Clustering Algorithm. In: IJCNN - IEEE International Joint Conference on Neural Networks, 2018, Rio de Janeiro. IEEE International Joint Conference on Neural Networks, 2018.

  • BARBOSA, E. ; Soares, André C. B. ; RABÊLO, RICARDO A.L. ; MACHADO, V. P. ; Reis Junior, V. . New Solution based on Fuzzy System for the IA-RMLSA Problem in Elastic Optical Network.. In: IEEE International Conference on Fuzzy Systems (FUZZ-IEEE), 2018, Rio de Janeiro. IEEE International Conference on Fuzzy Systems, 2018.

  • Moura, N. ; VERAS, Rodrigo. M. S ; AIRES, Kelson Rômulo Teixeira ; Machado, Vinicius ; Silva, Romuere ; Araújo, Flávio ; Claro, M. . Combining ABCD Rule, Texture Features and Transfer Learning in Automatic Diagnosis of Melanoma. In: IEEE Symposium on Computers and Communications, 2018, 2018, Natal. IEEE Symposium on Computers and Communications, 2018.

  • Vogado, L. H. ; VERAS, Rodrigo. M. S ; AIRES, Kelson Rômulo Teixeira ; Machado, Vinicius . Um Sistema de Diagnóstico de Leucemia utilizando CNNs Pré-treinadas e um Comitê de Classificadores. In: Workshop de Informática Médica, 2017, São Paulo. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2017.

  • Moura, N. ; VERAS, Rodrigo. M. S ; AIRES, Kelson Rômulo Teixeira ; MACHADO, V. P. . Proposta de um Descritor Híbrido para Aprimoramento da Identificação Automática de Melanoma.. In: Worshop de Informática Médica, 2017, São Paulo. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2017.

  • Imperes, F. ; Silva, A. M. L. ; MACHADO, V. P. ; Moura ; Soares Neto, W. . Mapeamento Sistemático sobre Aprendizagem de Máquina aplicada à área de Segurança Pública. In: ERIPI - Escola Regional de Informática do Piauí, 2017, Picos. Escola Regional de Informática do Piauí, 2017. v. 1. p. 117-122.

  • Silva, A. M. L. ; Imperes, F. ; Sousa Junior, J. M. ; Machado, Vinicius . Descoberta de Conhecimento através de Métodos de Aprendizado de Máquina em Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem: um mapeamento sistemático. In: 23° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2017, Foz do Iguaçu. Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2017.

  • Silva, L. ; Machado, Vinicius ; LIMA, B. V. A. ; Assunção, M. C. M. ; Silva, A. M. L. ; Imperes, F. . Processo de descoberta de conhecimento em base de dados de Microcefalia utilizando Algoritmos Não-Supervisionados. In: Encontro Unificado de Computação, 2017, Parnaíba. ENUCOMP, 2017.

  • Leocádio, J. N. ; MACHADO, V. P. ; Assunção, M. C. M. ; VERAS, Rodrigo. M. S . Descoberta de conhecimento em base de dados sobre avistamentos de peixes-boi marinho (Trichechus manatus manatus) no estuário dos rios Timonha e Ubatuba (PI/CE). In: XXI Congresso Brasileiro de Automática, 2016, Vitória. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Automática, 2016.

  • Lins Neto, J. O. ; VERAS, Rodrigo. M. S ; Vogado, L. H. ; AIRES, Kelson Rômulo Teixeira ; Leocádio, J. N. ; MACHADO, V. P. . Análise do Uso de Diferentes Bandas de Cores na Detecção da Mácula em Imagens de Retina. In: XXI Congresso Brasileiro de Automática, 2016, Vitória. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Automática, 2016.

  • Vogado, L. H. ; VERAS, Rodrigo. M. S ; Lins Neto, J. O. ; AIRES, Kelson Rômulo Teixeira ; Leocádio, J. N. ; MACHADO, VINICIUS P. . Segmentação automática de células leucêmicas baseada nos sistemas de cores CMYK e L*a*b. In: XXI Congresso Brasileiro de Automática, 2016, Vitória. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Automática, 2016.

  • Sousa Junior, J. M. ; SANTOS, R. L. ; MACHADO, V. P. . Automatic Labelling of Clusters with Discrete and Countinuous Data Using Supervised Machine Learning. In: 35th International Conference of the Chilean Computer Science Society (SCCC), 2016, Valparaíso. XLII Conferencia Latinoamericana de Informática, 2016.

  • Silva, A. M. L. ; MACHADO, V. P. ; Fernandes, G. G. . Gestão do Conhecimento nos Sistemas de Educação a distância. In: Escola Regional de Informática do Piauí - ERIPI, 2016, Teresina. Anais da Escola Regional de Informática do Piauí, 2016.

  • Machado, Vinicius ; Ribeiro, Vilmar ; RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira . Rotulação de Grupos utilizando Conjuntos Fuzzy. In: XII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI), 2015, Natal. Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2015.

  • VERAS, Rodrigo. M. S ; Frazão, M. ; Aita, Keylla ; Machado, Vinicius . Ensino de Programação Linear Online. In: SBC 2014 - WEI (Workshop sobre Educação em Computação), 2014, Brasília. A ser publicado, 2014.

  • SILVA, S. B. J. ; Machado, Vinicius ; ARAUJO, F. N. . Sistema Tutor Inteligente baseado em Agentes na plataforma Moodle para Apoio as Atividades Pedagógicas da Universidade Aberta do Piauí. In: Workshop de Mineração de Dados em Ambientes Virtuais de Ensino/Aprendizagem (WMDAVA'2014), 2014, Dourados. Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2014, 2014.

  • LIMA, B. V. A. ; Machado, Vinicius ; VERAS, Rodrigo. M. S . Abordagem Híbrida Semi-Supervisionada para Rotulação de Dados a partir de Dados Não-Rotulados. In: Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC 2014), 2014, São Carlos. Anais do Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS) and Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC), 2014.

  • LOPES, LUCAS A. ; MACHADO, VINICIUS P. ; RABELO, RICARDO DE A. L. . Automatic cluster labeling through Artificial Neural Networks. In: 2014 International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN), 2014, Beijing. 2014 International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN). p. 762-769.

  • MACHADO, V. P. ; RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira ; LOPES, L. A. . Clusters Labeling Through Multi-Layer Perceptron Algorithm. In: XI SBAI Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2013, Fortaleza. XI SBAI Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2013.

  • LOPES, L. A. ; MACHADO, V. P. ; RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira . Automatic Labeling of Groupings through Supervised Machine Learning. In: X Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC), 2013, Fortaleza. X Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC), 2013.

  • VERAS, Rodrigo. M. S ; Souza, Leonardo R. N. ; Frazão, M. ; Paula Júnior, Iális C. ; MACHADO, V. P. . E-PL: Um Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Programação Linear. In: VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2012, Porto Alegre. VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012. v. 1. p. 743-754.

  • Machado, Vinicius ; LIMA, B. V. A. ; ARAUJO, S. W. I. . Classificação Automática de Usuários de uma Rede Social utilizando Algoritmos Não-Supervisionado.. In: Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM), 2012, Curitiba. Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM), 2012. v. 1.

  • DE LIMA, BRUNO VICENTE ALVES ; MACHADO, VINICIUS PONTE . Machine learning algorithms applied in automatic classification of social network users. In: 2012 Fourth International Conference on Computational Aspects of Social Networks (CASoN), 2012, Sao Carlos. 2012 Fourth International Conference on Computational Aspects of Social Networks (CASoN), 2012. p. 58.

  • MACHADO, V. P. ; LIMA, B. V. A. ; ARNALDO, H. A. ; ARAUJO, S. W. I. . Classificação Automática dos Usuários da Rede Social Acadêmica Scientia.Net. In: InfoBrasil 2011, 2011, Fortaleza. InfoBrasil 2011, 2011.

  • VERAS, Rodrigo. M. S ; Silva, Romuere ; Araújo, Flávio ; MACHADO, V. P. ; AIRES, Kelson Rômulo Teixeira . Aplicação de Aprendizagem de Máquina para a Classificação Automática de Retinas Patológicas. In: Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional, 2011, Fortaleza. Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional, 2011.

  • MACHADO, V. P. ; ARNALDO, H. A. ; LIMA, B. V. A. ; ARAUJO, S. W. I. . Classificação dos Usuários da Rede Social Scientia.Net através de Redes Neurais Artificiais. In: Escola Regional Ceará Maranhão Piauí, 2011, Teresina. Escola Regional Ceará Maranhão Piauí. Teresina: Sociedade Brasileira de Computação, 2011. v. 1.

  • MACHADO, V. P. ; Leonardo Ramalho ; Adrião Duarte Dória Neto ; Jorge Dantas de Melo ; Bruno Costa ; Juliana Medeiros . A Simulated Environment for a Multi-agent architecture based in a Foundation Fieldbus network function blocks. In: IEEE International Conference on Distributed Human-Machine Systems, 2008, Atenas. Proceedings - 2008 IEEE International Conference on Distributed Human-Machine Systems, 2008. p. 140-145.

  • MACHADO, V. P. ; Adrião Duarte Dória Neto ; Jorge Dantas de Melo ; Leonardo Ramalho ; Juliana Medeiros . MultiAgent architecture for function blocks: Intelligent configuration strategies allocation. In: IEEE International Conference on Industrial Informatics, 2008, Daejeon. Proceedings - 6th IEEE International Conference on Industrial Informatics - INDIN 2008, 2008. p. 1377-1382.

  • MACHADO, V. P. ; Adrião Duarte Dória Neto ; Jorge Dantas de Melo ; Leonardo Ramalho ; Juliana Medeiros . A Neural Network MultiAgent Architecture Applied to Fieldbus Intelligent Control. In: IEEE International Conference on Emerging Technologies and Factory Automation, 2008, Hamburgo. Proceedings - 13th IEEE International Conference on Emerging Technologies and Factory Automation, 2008. p. 567-574.

  • Juliana Medeiros ; Jorge Dantas de Melo ; Adrião Duarte Dória Neto ; MACHADO, V. P. . Algoritmo de Predição Baseados em Redes Neurais Recorrentes Aplicado ao Monitoramento de Medidas em Sensores. In: Congresso Brasileiro de Automática, 2008, Juiz de Fora. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Automática - CBA 2008, 2008. p. 1-6.

  • MACHADO, V. P. ; Adrião Duarte Dória Neto ; Jorge Dantas de Melo ; Leonardo Ramalho ; MARTINS, D. L. ; Juliana Medeiros . Dynamic Funtion Blocks Allocation: A Multiagent Approach. In: Congresso Brasileiro de Automática, 2008, Juiz de Fora. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Automática - CBA 2008, 2008. p. 1-6.

  • MACHADO, V. P. ; FURTADO, Vasco . Improving Organizational Memory through Agents for Knowledge Discovery in Database. In: Agent-Mediated Knowledge Management, 2003, Palo Alto, California. AAAI Spring Symposium Agent-Mediated Knowledge Management (AMKM-03). Palo Alto - California - EUA: AAAI Press, 2003. p. 74-81.

  • ALVES, Francisco José de Azevedo ; MACHADO, V. P. . Uma nova tecnologia para a construção dos materiais didáticos utilizados em EAD. In: IX Congresso Internacional de Educação a Distância, 2002, São Paulo. Anais do IX Congresso Internacional de Educação a Distância, 2002.

  • MACHADO, V. P. ; FURTADO, Vasco . Enriquecendo a memória organizacional através da descoberta de conhecimento em base de dados. In: 4o. Simpósio Internacional de Gestão do Conhecimento/Gestão de Documentos, 2001, Curitiba. Anais do ISKM/DM. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2001. v. 1. p. 95-105.

  • MACHADO, V. P. . Uma Arquitetura Multi-Agente para Auxílio à Gestão do Conhecimento. In: KM Ceará 2003, 2003, Fortaleza. Anais do Knowledge Management Ceará 2003, 2003.

  • MACHADO, V. P. ; FURTADO, Vasco . Engenharia do Conhecimento Aplicada ao Software de Desenvolvimento Organizacional. In: 1o. Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2001, Fortaleza. 1o. Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR. Fortaleza: Gráfica Unifor. v. 1. p. 112-112.

  • Claro, M. ; Vogado, L. H. ; VERAS, Rodrigo. M. S ; Santana, André M. ; SANTOS, J. ; Machado, Vinicius ; TAVARES, J. . Detecting Acute Leukemia in Blood Slides Images Using a CNNs Ensemble. INTERNATIONAL JOURNAL OF INNOVATIVE COMPUTING AND APPLICATIONS (PRINT) , 2021.

  • MACHADO, V. P. . Inteligência Artificial: Uma Abordagem Centrada em Agentes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, V. P. . Inteligência Artificial: Uma Abordagem Centrada em Agentes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, V. P. . KUIA Linux. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, V. P. . Noções de Gestão do Conhecimento. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, V. P. . KUIA Linux. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, V. P. . Noções de Gestão do Conhecimento. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO, V. P. . Kuia Linux. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Desenvolvimento de Software para Auxílio no Controle da Diabetes Baseado no Guia Alimentar para a População Brasileira, Descrição: Tratar o diabetes está centrado em prevenir ou retardar complicações e manter a qualidade de vida, na qual requer o controle da glicemia e gerenciamento dos fatores de risco, com abordagem centrada no paciente e promoção de atividades de autocuidado. A educação atua como parte fundamental do tratamento do Diabetes Mellitus (DM), principalmente por se tratar de uma afecção crônica, e considerar que grande parte do sucesso do tratamento é construído pela auto-responsabilização e conscientização. A necessidade de um plano educacional e de conscientização efetivo é essencial para o controle da doença e melhora da qualidade de vida do indivíduo (CARVALHO et al., 2012). Diante disto, o uso da tecnologia pode representar uma oportunidade de tornar mais relevante à educação alimentar e o aconselhamento relacionados ao diabetes, principalmente devido a praticidade e acessibilidade no fornecimento de suporte de autocuidado contínuo e promoção da saúde. De acordo com Ramachandran et al. (2018), ao implementar um programa de conscientização, o uso de celulares atua como uma ferramenta rentável e acessível. Os celulares têm permitido o uso de aplicativos em educação na saúde, voltados para tratamento, controle e prevenção de determinadas doenças, e, portanto, têm viabilizado benefícios significativos à saúde (HEFFERNAN et el., 2016). Deste modo, o objetivo do projeto é desenvolver um Aplicativo Tecnológico para Recomendações Nutricionais e em Saúde baseada no Guia Alimentar para a População Brasileira, como Estratégia de Educação Nutricional para pacientes diabéticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador.

  • 2021 - Atual

    Ensemble de Algoritmos de Rotulação Automática de Grupos, Descrição: O problema de agrupamento (clustering) tem sido considerado como um dos problemas mais relevantes dentre aqueles existentes na área de pesquisa de aprendizagem não-supervisionada (subarea de Aprendizagem de Máquina). Embora o desenvolvimento e aprimoramento de algoritmos que solucionam esse problema tenha sido o principal foco de muitos pesquisadores o objetivo inicial se manteve obscuro: a compreensão dos grupos formados. Tão importante quanto a identificação dos grupos (clusters) e sua compreensão e definição. Uma boa definição de um cluster representa um entendimento significativo e pode ajudar o especialista ao estudar ou interpretar dados. Portanto, existe a necessidade de descobrir o que caracteriza cada cluster formado. A existência de um rótulo permite a identificação de quais características definem um grupo. Diversas propostas de métodos de rotulação foram desenvolvidas no âmbito do LINA (Laboratório de INteligência Artificial) da UFPI. Cada um utiliza uma técnica diferente tais como: uso de redes neurais, Fuzzy C-means, uso de Interdependência Classe-Atributo, graus de pertinência de grupos e erro de regressão. Acredita-se que com a combinação dos métodos até agora propostos, podemos chegar a uma rotulação de melhor qualidade do que quando aplicados individualmente. Baseado neste conceito, o objetivo desse projeto consiste em apresentar uma abordagem, baseados em ensemble, capaz de combinar as diferentes técnicas de rotulação já consolidadas com o objetivo melhor realizar o processo de rotulação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador.

  • 2021 - Atual

    Automatização do processo de modelagem de moléculas HLA, Descrição: Uma das maiores barreiras ao sucesso do transplante de órgãos sóloidos são as rejeições mediadas por anticorpos do receptor, dirigidos a moléculas HLA específicas do doador (DSA). Uma possível solução a essa problemática é o desenvolvimento de métodos que permitam predizer acuradamente o surgimento de tais rejeições. Com esse racional em mente, imunogeneticistas e bioinformatas tem somado esforços na tentativa de identificar tanto os anticorpos anti-HLA quanto os seus potenciais epítopos por eles reconhecidos nas suas moléculas alvo. Nesse sentido, alguns importantes avanços já foram alcançados, como por exemplo a determinação de potenciais alvos na estrutura primária de algumas moléculas. Sabe-se, porém, que determinantes antigênicos para anticorpos estão em configuração tridimensional ao invés de linear. Isso significa, que a conformação dos alvos antigênicos preditos, bem como a descrição daqueles ainda não determinados, exigem o conhecimento detalhado da estrutura tridimensional das proteínas HLA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador.

  • 2020 - 2021

    Desenvolvimento de Software para Auxílio a Elaboração de Avaliação Comportamental no Contexto Clínico, Descrição: A Terapia Analítico-Comportamental, baseada na ciência Análise do Comportamento, é um dos métodos para se reduzir ou remover queixas ou problemas de caráter psicológico e tem como processo básico de investigação e análise de dados a Avaliação Comportamental. Essa avaliação proporciona subsídios relevantes para que o terapeuta decida sobre intervenções e estratégias terapêuticas a serem implementadas em cada caso. O rol de informações a serem coletadas pode e deve obedecer a uma organização e sistematização para facilitar a realização da análise dos dados e melhor responder às necessidades do terapeuta ? como necessidades de documentação e elaboração de informes ? e de seus clientes. Para isso, estima-se que o desenvolvimento de software para a auxílio a realização de Avaliação Comportamental possa trazer impactos e resultados relevantes para a atuação de terapeutas analítico-comportamentais e, por conseguinte, para seus clientes. Além disso, o uso de Técnicas de Inteligência Artificial, poderá auxiliar o terapeuta na avaliação psicológica desses clientes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Cristiane Francisca Ferreira Matos - Integrante / Daniel Feitosa dos Santos - Integrante / Sarah Caroline Milanez Santos - Integrante.

  • 2020 - 2021

    Descoberta de Conhecimento através de Metodos de Aprendizagem de Maquina aplicados a Base de Dados de compatibilidade HLA (Human Leukocyte Antigen), Descrição: A compatibilidade entre o par doador e um candidato a transplante de órgãos ou tecidos depende da identidade da molécula HLA, considerada como o principal antígeno no transplante. O doador ideal, portanto, é aquele cujas moléculas HLA expressas em suas células são também compartilhadas pelo receptor. Entretanto, essa condição é rara e, na maioria das vezes, o transplante é realizado com grandes diferenças, acarretando ativação do sistema imune do receptor, tornando-o sensibilizado para os antígenos HLA, favorecendo a ocorrência de rejeição do enxerto, menor sobrevida e dificuldade para identificar um novo doador compatível. A análise epitópica foi possível graças ao surgimento do painel de reatividade. Porém, algumas análises são definidas por um especialista, que é um profissional escasso nos laboratórios de histocompatibilidade. Adicionalmente, diferentes analistas podem produzir diferentes resultados, pois não há um protocolo padrão para a análise epitópica. Diante desse cenário, a aprendizagem de máquina apresenta-se como uma solução viável e robusta para o problema de compatibilidade, pois é capaz de simular o pensamento dos especialistas, além de encontrar padrões não lineares e até então desconhecidos entre as observações já feitas. Portanto, este trabalho tem como objetivo realizar um processo de descoberta de conhecimento através de métodos de Aprendizagem de Máquina (AM) aplicados a base de dados de análises epitópica referentes a painéis de reatividade do tipo Single Antigen de classe I de pacientes em lista de espera por um transplante renal para identificação de perfis receptores/doadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Keylla Maria Sá Urtiga Aita - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Uso de Técnicas de Aprendizagem de Máquina aplicadas no Diagnóstico de Patologias Renais, Descrição: A interpretação de imagens de tecidos e células em uma resolução maior do que o olho humano nu e o cerne da patologia. Durante muito tempo, o microscópio foi o único instrumento disponível para isto, fornecendo imagens com aumento da resolução por óticas cada vez melhores. Durante as ultimas décadas, a forma de visualizar a patologia mudou gradualmente pela introdução de câmeras digitais que produzem imagens fixas e câmeras de vídeo montadas no microscópio que permitem a análise ao vivo das lâminas. Estas imagens estáticas ou dinâmicas podem ser transferidas por meio de conexões de rede para locais remotos a ser avaliado por outro patologista, comumente chamado telepatologia. Existem ainda escâneres de laminas que produzem imagens integrais de slides (WSI - Whole-Slide Imaging, também chamados de lâminas digitais ou virtuais) combinando as vantagens de imagens de câmeras ao vivo (acesso de lâminas inteiras) e câmeras digitais (alta resolução). WSI são exploradas usando um visor de imagens, permitindo que o exame de lâminas digitais tenha algumas vantagens quando comparada a análise por um microscópio convencional. Primeiro, as WSI podem ser exploradas em diferentes ampliações. Em segundo lugar, a movimentação das lâminas em qualquer sentido e possível. Em terceiro lugar, alguns scanners permitem a digitalização de mais de um plano de foco, assim permitindo uma resolução melhor. A biópsia renal é o padrão ouro no diagnóstico de doenças renais. Isso implica na presença do patologista especialista e estrutura laboratorial adequada, potencializando as diferenças de acesso e impactando na condução do paciente Os exames de imagem ajudam a localizar a lesão, quando esta é a patologia renal a ser ivestigada, e são extremamente úteis para determinar a extensão da doença, auxiliando no estadiamento de neoplasias malignas renais. Neste cenário, métodos computacionais para processamento e análise de imagens de lesões em diversos órgãos têm sido estudados e desenvolvidos para auxiliar os profissionais da área médica. Esses métodos pretendem possibilitar ao profissional uma facilidade e rapidez em relação ao diagnóstico da patologia através da interpretação de imagens médicas. Neste projeto e proposto um método computacional visando auxiliar os médicos patologistas no diagnóstico de lesões renais (neoplásicas e não neoplásicas) por meio de imagens de lâminas do arquivo de instituições que realizem biópsias renais na rotina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Rodrigo de Melo Souza Veras - Integrante / Keylla Maria Sá Urtiga Aita - Integrante / Nayse Lucena Sangreman Aldeman - Integrante.

  • 2019 - 2020

    SENEFRO ? SISTEMA ESPECIALISTA PARA ENSINO-APRENDIZAGEM EM NEFROPATOLOGIA, Descrição: A interpretação de imagens de tecidos e células em uma resolução maior do que o olho humano nu é o cerne da patologia. Durante muito tempo, o microscópio foi o único instrumento disponível para isto, fornecendo imagens com aumento da resolução por ópticas cada vez melhores. Contudo, o recente desenvolvimento de slides virtuais, a partir da microscopia virtual, e sua crescente aceitação como um substituto para a microscopia de luz convencional em programas educacionais, encoraja o desenvolvimento de ferramentas de formação e de avaliação inovadores. Slides virtuais têm o potencial para se tornarem a tecnologia de base para o desenvolvimento de atividades educativas mediadas pelo computador na área de nefropatologia [1]. Com o apoio tecnológico advindo dos escaneadores de lâminas que produzem imagens integrais de slides (WSI), também chamados de lâminas digitais ou virtuais, combinando as vantagens de imagens de câmeras ao vivo (acesso de lâminas inteiras) e câmeras digitais (alta resolução) é possível o desenvolvimento de ferramentas computacionais que acessem esses dados digitais e manipule-os para diferentes finalidades [2]. Nesta proposta de pesquisa, pretende-se utilizar o aprendizado de maquina (AM) para modelagem in silico de diagnósticos em nefropatologia visando o treinamento educacional dos alunos de graduação, bem como, para o aprimoramento dos médicos não especialistas. O Sistema Especialista (SE) proposto, possibilitará que professores de patologia clínica possam aproveitar a acessibilidade, eficiência e versatilidade pedagógica do computador e da Internet no processo de ensino-aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Integrante / Semiramis Jamil Hadad do Monte - Integrante / Keylla Maria Sá Urtiga Aita - Coordenador / Nayse Lucena Sangreman Aldeman - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Descoberta de Conhecimento atraves de Metodos de Aprendizagem de Maquina aplicados a Base de Dados Acadêmicas dos cursos de Graduação da Universidade Federal do Piaui., Descrição: Com o intuito de identificar os perfis dos estudantes dessa modalidade educacional, especialmente dos cursos de graduação, o presente trabalho propoe um processo de descoberta de conhecimento atraves de metodos de Aprendizagem de Maquina (AM) supervisionados e não supervisionados aplicados ao ensino superior, mais especificamente a base de dados do SIGAA da Universidade Federal do Piaui (UFPI).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    Detecção e Segmentação Automática de Estruturas em Imagens Médicas, Descrição: Recentes avanços na aquisição e processamento de imagens digitais tornaram possível usar os dados fornecidos a partir de imagens médicas de maneiras novas e revolucionárias. Isso levou a um considerável interesse no desenvolvimento de sistemas automáticos de diagnóstico médico para melhorar os serviços prestados pela comunidade médica. Esses sistemas são chamados de sistemas de Diagnóstico Auxiliado por Computador (CAD - Computer Aided Diagnosis). Estudos sobre sistemas CAD mostram que eles podem auxiliar os médicos a medir estruturas anatômicas importantes, monitorar as mudanças pela comparação de imagens sequenciais, diagnosticar e planejar o melhor tratamento. Eles também aliviam o trabalho repetitivo, prevenindo erros por fadiga e aumentando a eficiência no trabalho. As aplicações de CAD mais estabelecidas em áreas médicas envolvem uso de sistemas automatizados em mamografia, tomografia computadorizada de tórax e radiografia. Neste projeto pretendemos propôs sistemas de detecção automática para doenças do fundo o olho, leucemia e câncer de pele. No campo da oftalmologia clínica, imagens digitais de retina podem prover informações sobre mudanças patológicas causadas por doenças oculares locais e sinais recentes de doenças sistemáticas como a hipertensão, a arterioesclerose e o diabetes mellitus (DM). O tratamento para essas doenças se torna mais eficaz quanto mais cedo são descobertas, e isso se dá através de exames oftalmológicos periódicos [Hajer, 2006]. A análise e interpretação desse tipo de imagem vem se tornando um auxílio importante e necessário no diagnóstico dessas doenças. Além disso, um sistema deste tipo seria de grande ajuda para pacientes diabéticos que poderiam ser avaliados remotamente a baixo custo e ser utilizado em ensino-aprendizagem para estudantes e profissionais da área. A identificação de doenças do olho humano através de técnicas de processamento digital de imagens vem sendo utilizada cada vez mais em aplicações de detecção de alterações estruturais na retina e de doenças como a Retinopatia Diabética (RD), Edema Macular (EM) e Glaucoma. A RD é uma complicação do diabetes mellitus e é a maior causadora de perda de visão em diabéticos [Tang, 2013]. Esta doença, assintomática na fase inicial, é de difícil identificação e resulta de alterações vasculares na retina, causando inchaços de capilares conhecidos como microaneurismas (MA). Vale ressaltar que os MAs são de difícil visualização, devido às pequenas dimensões (0,1cm) dos mesmos. Eventualmente, estas estruturas podem se romper e constituir fontes de extravasamento de plasma causando o espessamento da retina, ou edema e, quando ocorrem na região macular, podem causar perda de visão [Frank, 2013]. A Leucemia é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos. Os glóbulos brancos infectados se reproduzem de maneira incontrolada o que diminui a capacidade do organismo de combater infecções. Além disso, as os glóbulos brancos anormais afetam as hemácias e plaquetas. As hemácias afetadas tem menor capacitada de levar oxigênio ocasionando anemia, enquanto as plaquetas afetadas causam problemas de coagulação ocasionando sangramentos e hematomas [Kasmin et al, 2012]. A detecção da leucemia é realizada por um exame de contagem das células no sangue. Se a contagem de células estiver anormal sugere-se que o paciente consulte um especialista. Após determinada a presença de células leucêmicas um estudo morfológico da medula óssea deve ser realizado. Para classificar as células como anormais (e em seus tipos particulares) o hematologista observa algumas células no microscópio em busca de anormalidades nos núcleos ou citoplasmas das células [Jadadeesh et al, 2013]. A detecção patológica manual da leucemia consome muito tempo do especialista além de existirem altos custos relacionados aos instrumentos necessários. Portanto, técnicas automáticas podem resultar em exame. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Integrante / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante / Rodrigo de Melo Souza Veras - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    Rotulação Automática de Grupos Baseada em Algoritmos Supervisionados, Descrição: Frente ao problema de compreender clusters ? isto e, de encontrar uma definicao ou em outras palavras, um rotulo ? este projeto propõe uma definicao para esse problema, denominado problema de rotulacao, alem de uma solucao baseada em tecnicas com aprendizagem supervisionada, nao-supervisionada e um modelo de discretizacao. Dessa forma, o problema e tratado desde sua concepcao: o agrupamento de dados. Para isso, um metodo com aprendizagem nao-supervisionada e aplicado ao problema de clustering e entao um algoritmo com aprendizagem supervisionada ira detectar quais atributos sao relevantes para definir um dado cluster. Finalmente, o objetivo desse projeto consiste em apresentar uma abordagem, baseados em algoritmos de aprendizagem de máquina supervisionados, capaz de rotular clusters a fim de esclarecer, orientar e ajudar um especialista. Os rotulos gerados devem ser capazes de identificar as principais características ? bem como seus conjuntos de valores ? responsáveis pela definição de um determinado cluster.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Bruno Vicente Alves de Lima - Integrante.

  • 2017 - 2018

    SOLUÇÃO COMPUTACIONAL PARA AVALIAÇÃO DE RISCO IMUNOLÓGICO EM TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS UTILIZANDO REDES NEURAIS, Descrição: Muitas técnicas in vitro vêm sendo utilizadas para predizer com eficácia o risco imunológico em transplantes (BIELMANN, 2007). Paralelamente, técnicas in silico surgiram como uma alternativa para executar essa tarefa de forma mais eficiente (SOUSA et al., 2011; SALES FILHO, 2012). Apesar do avanço, essas novas técnicas ainda produzem resultados complexos, que exigem conhecimento avançado para correta interpretação, dificultando seu uso para avaliação de risco em transplantes (AITA et al., 2016). Nesta proposta de projeto, pretende-se utilizar dados públicos ou derivados indiretamente na construção de uma solução computacional in silico inovadora, não havendo necessidade submissão ao Conselho de Ética. Trata-se de um algoritmo de classificação binária, baseado em redes neurais, capaz de inferir seus resultados a partir de características do sistema imune de doadores e receptores, predizendo o risco imunológico envolvido em um transplante. Consequentemente, o algoritmo produzirá resultados mais fáceis de interpretar e que exijam menos conhecimento por parte do usuário final. Propõe-se, portanto, a criação de um algoritmo cujos resultados auxiliem os médicos e centros transplantadores na avaliação de risco em transplantes de forma eficiente e eficaz.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Integrante / Luiz Cláudio Demes da Mata Sousa - Integrante / Keylla Maria Sá Urtiga Aita - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    SOLUÇAO COMPUTACIONAL PARA AVALIAÇAO DE RISCO IMUNOLOGICO EM TRANSPLANTES DE ORGAOS UTILIZANDO REDES NEURAIS, Descrição: O sistema imunologico do receptor e um dos grandes impedimentos para o bom funcionamento de um orgao apos o seu transplante (DUQUESNOY, 2002; DUQUESNOY, 2003). Consequentemente, um maior grau de compatibilidade entre doador e receptor resulta em menos complicacoes de origem imunologica, que podem resultar na rejeicao do orgao e na inviabilizacao do transplante (PHILOGENE, 2013). Entretanto, a heterogeneidade do mecanismo de defesa do corpo humano dificulta a compatibilizacao entre doadores e receptores e, portanto, ainda apresenta um grande desafio para a comunidade cientifica (CLAAS, 2016). Nesta nova proposta de projeto, pretende-se utilizar dados publicos ou derivados indiretamente na construcao de uma solucao computacional in silico inovadora, nao havendo necessidade submissao ao Conselho de Etica. Trata-se de um algoritmo de classificacao binaria, baseado em redes neurais, capaz de inferir seus resultados a partir de caracteristicas do sistema imune de doadores e receptores, predizendo o risco imunologico envolvido em um transplante. Consequentemente, o algoritmo produzira resultados mais faceis de interpretar e que exijam menos conhecimento por parte do usuario final. Propoe-se, portanto, a criacao de um algoritmo cujos resultados auxiliem os medicos e centros transplantadores na avaliacao de risco em transplantes de forma eficiente e eficaz.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Integrante / Keylla Maria Sá Urtiga Aita - Coordenador / Luis Claudio Demes da Mata Sousa - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados para análise de ocorrências de endemias de Dengue, Malária e Leishmaniose, Descrição: Epidemias e endemias têm como fatores determinantes e condicionantes diversas situações econômicas, culturais, ecológicas, psicossociais e biológicos. A compreensão desses determinantes e condicionantes é importante para o planejamento de ações de prevenção e controle dos agravos com potencial endêmico e epidêmico. Alguns fatores estão mais sob a governabilidade da população ou da equipe de Saúde da Família, enquanto outros determinantes são mais amplos, de menos governabilidade por parte da equipe. Uma condição imprescindível para a ocorrência epidêmica ou endêmica de uma doença infecciosa é a presença de significativo número de indivíduos susceptíveis ao agente causador. O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de processos de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados (DCBD) para o aprendizado automático dos fatores determinantes e condicionantes, a partir de variáveis ambientais que influenciam as endemias. Os dados ambientais que guardam o histórico de aparecimento das doenças são analisados por métodos diversas técnicas de aprendizagem de máquina. Neste caso, perfis (grupos) de comportamento serão criados com base no histórico de observação do Departamento de Epidemiologia da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), com sede localizada na cidade de Timon no estado do Maranhão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Bruno Vicente Alves de Lima - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados para previsão de ocorrências de Espécimes de Peixe Boi Marinho, Descrição: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de processos de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados (DCBD) para o aprendizado automático dos perfis de comportamento do peixe-boi Marinho, a partir de variáveis ambientais que influenciam o comportamento desses seres vivos em determinado ambiente (Mastrorillo, 1997). Os dados ambientais que guardam o histórico de aparecimento do peixe-boi são analisados por métodos diversas técnicas de aprendizagem de máquina. Neste caso, perfis (grupos) de comportamento serão criados com base no histórico de ocorrência do peixe-boi.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Jailson Nunes Leocádio - Integrante.

  • 2012 - 2016

    PMADt - Desenvolvimento de uma Plataforma Modular de Armazenamento de Dados Biológicos Relacionados a Transplantes, Descrição: Este projeto visa criar um sistema modular que permita o armazenamento de dados biológicos e o desenvolvimento de algoritmos de biocomputação relacionados a estudos de transplantes organizando uma estrutura de estocagem na qual dados biológicos de transplante possam ser armazenados e analisados por pesquisadores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Integrante / Luiz Cláudio Demes da Mata Sousa - Coordenador / Pedro Alcantara dos Santos Neto - Integrante / Adalberto Socorro da Silva - Integrante / Semiramis Jamil Hadad do Monte - Integrante., Financiador(es): Laboratório de Imunogenética e Biologia Molecular - UFPI - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Sistema Tutor Inteligente baseado em Agentes na plataforma Moodle para Apoio as Atividades Pedagógicas da Universidade Aberta do Piauí, Descrição: O objetivo principal do projeto é proporcionar melhorias na qualidade de ensino dos cursos de educação à distancia da Universidade Aberta do Piauí através da incorporação de um Sistema Tutor Inteligente baseado na tecnologia de agentes na plataforma Moodle já em uso pela UAPI.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante / Rodrigo de Melo Souza Veras - Integrante / Leonardo Ramon Nunes de Souza - Integrante / Carlos Bezerra Braga Filho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    SCIENTIAnet: rede social acadêmica, Descrição: Na área científica, a interação das pessoas é um fator relevante para o avanço das pesquisas científicas. Cada vez mais pesquisadores de diferentes instituições, muitas vezes distantes geograficamente, têm colaborado entre si em diversos projetos. Contudo, mesmo com todas as facilidades de comunicação proporcionadas pela Internet, quase não há ferramentas específicas para colaboração e disseminação de conhecimento para a área acadêmica. Além disso, existem diversas informações não estruturadas espalhadas por sites, blogs, bibliotecas virtuais e repositório de artigos que podem servir como literatura em muitas pesquisas científicas. Tais informações por muitas vezes passam despercebidas pelos pesquisadores, pois ferramentas de buscas atuais são dependentes do contexto das palavras-chaves utilizadas na busca e não no perfil de quem a procura. O SCENTIAnet procura atacar esses problemas formando uma rede social on-line que visa disponibilizar de forma automática aos seus usuários informações relevantes relacionados ao seu perfil. Dessa forma o SCENTIAnet é uma agregador de conteúdo contido em diversos serviços da Internet (fóruns, repositórios de artigos, sites, blogs e demais redes sociais). Além disso, a ferramenta provê a interação de seus usuários (estudantes, professores e pesquisadores) com base nos seus interesses em comum. Com isso, pretendemos criar um grande agregador de informações acadêmicas permitindo aos seus usuários uma melhoria na produtividade de suas pesquisas, além de fornecer mecanismos para interatividade e troca de conhecimento entre pesquisadores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Visão computacional de baixo custo e alto desempenho utilizando arquitetura CUDA e OpenCL, Descrição: Este projeto consiste em utilizar a plataforma de programação paralela OpenCL com a arquitetura CUDA, visando um estudo e análise de sua aplicação em algoritmos e técnicas de processamento de imagens e visão computacional. A partir de tal análise, novos algoritmos e técnicas podem ser propostos, além de sugestões de melhorias nos já existentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Integrante / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Coordenador / Rodrigo de Melo Souza Veras - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Levantamento sobre as práticas utilizadas nas indústrias piauienses para modelagem, validação e programação de controladores lógico industriais, Descrição: Este projeto tem como objetivo realizar um mapeamento da realidade atual nas indústrias piauienses, identificando as práticas adotadas na automação de máquinas e processos. Pretende-se com isso, conhecer melhor o parque industrial instalado no Piauí, e tentar identificar o potencial dessas empresas, além de propor soluções de acordo com as normas IEC 61131-3 e IEC 61499-1 para a automação dos processos industriais existentes, através de simulações com o uso de ambientes gráficos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Integrante / Raimundo Santos Moura - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Arquitetura Multi-Agente Baseada em Blocos Funcionais em Redes Industriais Foundation Fieldbus, Descrição: O objetivo principal do projeto é criar uma arquitetura multi-agente que permita incorporar nas redes industriais estratégias de controle inteligente nos blocos funcionais de dispositivos de campo. Esta arquitetura deve viabilizar a alocação de recursos (algoritmos) em sensores e atuadores que permitam realizar algumas tarefas tais como, filtragem de ruído, predição, calibração e recuperação de falhas. Além disso, com a reunião das tecnologias de Sistemas Multi-Agente e Redes Industriais acreditamos alcançar objetivos secundários preenchendo algumas lacunas no contexto Sistemas de Automação e Redes Industriais. O primeiro deles é tornar algumas atividades dentro do âmbito da planta, independentes da intervenção humana. Diversas informações colhidas pelos sensores são passadas aos supervisores e ficam a espera de uma análise. Neste caso os agentes processariam essas informações de modo a poderem tomar decisões sobre o funcionamento do processo industrial. O segundo objetivo é permitir, através de algoritmos de aprendizagem, antever situações (predição) que possam ocorrer de forma a melhorar a performance dos sistemas, como por exemplo, diminuir a quantidade de alarmes disparados pelo sistema. O terceiro é poder aliar a aprendizagem de máquina ao contexto industrial, permitindo dessa forma que a arquitetura de agentes proposta possa se tornar adaptável a um contexto de produção desconhecido ou inesperado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Integrante / Leonardo Ramalho - Integrante / Jorge Dantas de Melo - Integrante / Doria Neto, Adriao - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 2004 - 2004

    Desenvolvimento de ambientes de Softwares Livres no Piauí, Descrição: O objetivo principal deste projeto é desenvolver a cultura de utilização de softwares livres na comunidade piauiense. Para atingirmos esse objetivo, pretendemos estudar soluções que utilizam software livre e mostrar a equivalência com soluções proprietárias existentes, além de difundir e propagar o uso destas soluções no estado do Piauí. Pretendemos ainda, formar grupos de estudos para suprir a carência de pessoal, em relação ao uso e administração de softwares livres no Piauí, elaborando treinamentos nos diversos níveis de usuários de softwares livres.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Integrante / Francisco Vieira - Coordenador / Hermes Emanoel - Integrante / Glauber Helcias - Integrante / José Vigno - Integrante.

  • 2003 - 2004

    ExpertCop, Descrição: Um sistema educativo para planejamento operacional baseado em simulações de ocorrências criminais tipo jogos de guerra: O sistema ExpertCOP. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Integrante / Vasco Furtado - Coordenador / José Eurico Filho - Integrante / Leonardo Ayres de M Silva - Integrante / Hebert de Aquino Nery - Integrante / Ricardo Rebouças - Integrante / Alexandre Cavalcante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade de Fortaleza - Cooperação / Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social - Cooperação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - 2014

    Compartilhamento de Informações de Smartphones via Agentes Móveis, Descrição: O projeto propõe a criação de uma arquitetura de agentes móveis que permita o compartilhamento de informação entre smartphones de forma transparente para o usuário e que respeite as restrições de privacidade de cada um. Estes agentes agem como assistentes dos usuários e se deslocam para outros smartphones quando uma informação é requisitada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante / Andre Castelo Branco Soares - Integrante / Laurindo de Sousa Britto Neto - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Compartilhamento de Informações de Smartphones via Agentes Móveis, Descrição: O projeto propõe a criação de uma arquitetura de agentes móveis que permita o compartilhamento de informação entre smartphones de forma transparente para o usuário e que respeite as restrições de privacidade de cada um. Estes agentes agem como assistentes dos usuários e se deslocam para outros smartphones quando uma informação é requisitada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante / Andre Castelo Branco Soares - Integrante / Laurindo de Sousa Britto Neto - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Compartilhamento de Informações de Smartphones via Agentes Móveis, Descrição: O projeto propõe a criação de uma arquitetura de agentes móveis que permita o compartilhamento de informação entre smartphones de forma transparente para o usuário e que respeite as restrições de privacidade de cada um. Estes agentes agem como assistentes dos usuários e se deslocam para outros smartphones quando uma informação é requisitada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante / Andre Castelo Branco Soares - Integrante / Laurindo de Sousa Britto Neto - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Compartilhamento de Informações de Smartphones via Agentes Móveis, Descrição: O projeto propõe a criação de uma arquitetura de agentes móveis que permita o compartilhamento de informação entre smartphones de forma transparente para o usuário e que respeite as restrições de privacidade de cada um. Estes agentes agem como assistentes dos usuários e se ?deslocam? para outros smartphones quando uma informação é requisitada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante / Andre Castelo Branco Soares - Integrante / Laurindo de Sousa Britto Neto - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Compartilhamento de Informações de Smartphones via Agentes Móveis, Descrição: O projeto propõe a criação de uma arquitetura de agentes móveis que permita o compartilhamento de informação entre smartphones de forma transparente para o usuário e que respeite as restrições de privacidade de cada um. Estes agentes agem como assistentes dos usuários e se ?deslocam? para outros smartphones quando uma informação é requisitada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante / Andre Castelo Branco Soares - Integrante / Laurindo de Sousa Britto Neto - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Compartilhamento de Informações de Smartphones via Agentes Móveis, Descrição: O projeto propõe a criação de uma arquitetura de agentes móveis que permita o compartilhamento de informação entre smartphones de forma transparente para o usuário e que respeite as restrições de privacidade de cada um. Estes agentes agem como assistentes dos usuários e se ?deslocam? para outros smartphones quando uma informação é requisitada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante / Andre Castelo Branco Soares - Integrante / Laurindo de Sousa Britto Neto - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Compartilhamento de Informações de Smartphones via Agentes Móveis, Descrição: O projeto propõe a criação de uma arquitetura de agentes móveis que permita o compartilhamento de informação entre smartphones de forma transparente para o usuário e que respeite as restrições de privacidade de cada um. Estes agentes agem como assistentes dos usuários e se ?deslocam? para outros smartphones quando uma informação é requisitada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante / Andre Castelo Branco Soares - Integrante / Laurindo de Sousa Britto Neto - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Compartilhamento de Informações de Smartphones via Agentes Móveis, Descrição: O projeto propõe a criação de uma arquitetura de agentes móveis que permita o compartilhamento de informação entre smartphones de forma transparente para o usuário e que respeite as restrições de privacidade de cada um. Estes agentes agem como assistentes dos usuários e se ?deslocam? para outros smartphones quando uma informação é requisitada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante / Andre Castelo Branco Soares - Integrante / Laurindo de Sousa Britto Neto - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Compartilhamento de Informações de Smartphones via Agentes Móveis, Descrição: O projeto propõe a criação de uma arquitetura de agentes móveis que permita o compartilhamento de informação entre smartphones de forma transparente para o usuário e que respeite as restrições de privacidade de cada um. Estes agentes agem como assistentes dos usuários e se ?deslocam? para outros smartphones quando uma informação é requisitada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante / Andre Castelo Branco Soares - Integrante / Laurindo de Sousa Britto Neto - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Compartilhamento de Informações de Smartphones via Agentes Móveis, Descrição: O projeto propõe a criação de uma arquitetura de agentes móveis que permita o compartilhamento de informação entre smartphones de forma transparente para o usuário e que respeite as restrições de privacidade de cada um. Estes agentes agem como assistentes dos usuários e se ?deslocam? para outros smartphones quando uma informação é requisitada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante / Andre Castelo Branco Soares - Integrante / Laurindo de Sousa Britto Neto - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Compartilhamento de Informações de Smartphones via Agentes Móveis, Descrição: O projeto propõe a criação de uma arquitetura de agentes móveis que permita o compartilhamento de informação entre smartphones de forma transparente para o usuário e que respeite as restrições de privacidade de cada um. Estes agentes agem como assistentes dos usuários e se ?deslocam? para outros smartphones quando uma informação é requisitada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante / Andre Castelo Branco Soares - Integrante / Laurindo de Sousa Britto Neto - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Compartilhamento de Informações de Smartphones via Agentes Móveis, Descrição: O projeto propõe a criação de uma arquitetura de agentes móveis que permita o compartilhamento de informação entre smartphones de forma transparente para o usuário e que respeite as restrições de privacidade de cada um. Estes agentes agem como assistentes dos usuários e se ?deslocam? para outros smartphones quando uma informação é requisitada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante / Andre Castelo Branco Soares - Integrante / Laurindo de Sousa Britto Neto - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Compartilhamento de Informações de Smartphones via Agentes Móveis, Descrição: O projeto propõe a criação de uma arquitetura de agentes móveis que permita o compartilhamento de informação entre smartphones de forma transparente para o usuário e que respeite as restrições de privacidade de cada um. Estes agentes agem como assistentes dos usuários e se ?deslocam? para outros smartphones quando uma informação é requisitada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante / Andre Castelo Branco Soares - Integrante / Laurindo de Sousa Britto Neto - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Compartilhamento de Informações de Smartphones via Agentes Móveis, Descrição: O projeto propõe a criação de uma arquitetura de agentes móveis que permita o compartilhamento de informação entre smartphones de forma transparente para o usuário e que respeite as restrições de privacidade de cada um. Estes agentes agem como assistentes dos usuários e se ?deslocam? para outros smartphones quando uma informação é requisitada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante / Andre Castelo Branco Soares - Integrante / Laurindo de Sousa Britto Neto - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Compartilhamento de Informações de Smartphones via Agentes Móveis, Descrição: O projeto propõe a criação de uma arquitetura de agentes móveis que permita o compartilhamento de informação entre smartphones de forma transparente para o usuário e que respeite as restrições de privacidade de cada um. Estes agentes agem como assistentes dos usuários e se ?deslocam? para outros smartphones quando uma informação é requisitada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante / Andre Castelo Branco Soares - Integrante / Laurindo de Sousa Britto Neto - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Compartilhamento de Informações de Smartphones via Agentes Móveis, Descrição: O projeto propõe a criação de uma arquitetura de agentes móveis que permita o compartilhamento de informação entre smartphones de forma transparente para o usuário e que respeite as restrições de privacidade de cada um. Estes agentes agem como assistentes dos usuários e se ?deslocam? para outros smartphones quando uma informação é requisitada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante / Andre Castelo Branco Soares - Integrante / Laurindo de Sousa Britto Neto - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Projeto de Gestão e Inovação - REDE POTI, Descrição: Estabelece parceria para o fomento de atividades de inovação tecnológica em redes, de implantação e operação de meios, e serviços de redes avançadas, através de novo gestão, operação e desenvolvimento da REDE POTI, integrante da infraestrutura do projeto nacional REDECOMEP. Este projeto tem como objetivo a inovação da REDE POTI em dois tópicos (GOVERNANÇA e TECNOLÓGICO) que possibilitarão o crescimento e melhoria da rede nos âmbitos acadêmicos, tecnológico e gerencial, trazendo aspectos inovadores que permitirão não só a melhoria de infraestrutura mas que possibilite uma desoneração dos partícipes do projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador.

  • 2015 - 2019

    Projeto de Desenvolvimento Institucional Rede Poti, Descrição: Estabelecer parceria para o fomento de atividades de pesquisa tecnológica em redes, de implantação e operação de meios, e serviços de redes avançadas, através da gestão, operação e desenvolvimento da REDE POTI, integrante da infraestrutura do projeto nacional REDECOMEP.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Piauí - Cooperação / Universidade Estadual do Piauí - Cooperação / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação / Instituto Federal do Piauí - Cooperação.

  • 2011 - 2014

    Compartilhamento de Informações de Smartphones via Agentes Móveis, Descrição: O projeto propõe a criação de uma arquitetura de agentes móveis que permita o compartilhamento de informação entre smartphones de forma transparente para o usuário e que respeite as restrições de privacidade de cada um. Estes agentes agem como assistentes dos usuários e se ?deslocam? para outros smartphones quando uma informação é requisitada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Vinicius Ponte Machado - Coordenador / Kelson Rômulo Teixeira Aires - Integrante / Andre Castelo Branco Soares - Integrante / Laurindo de Sousa Britto Neto - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Natureza, Departamento de Informatica e Estatistica. , Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Ininga, 60811-905 - Teresina, PI - Brasil, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Laboratório de Imunogenética e Biologia Molecular - UFPI

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2008 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - Atual

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2017

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação à Distância, Curso de Licenciatura em Computação.,Cargo ou função, Colegiado do Curso de Licenciatura em Computação.

  • 01/2014

    Ensino, Licenciatura em Computação - CEAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computador e Sociedade, Sistemas Operacionais, Inteligência Artificial

  • 01/2014

    Serviços técnicos especializados , Centro de Educação à Distância, Curso de Licenciatura em Computação.,Serviço realizado, Apostila Computador e Sociedade; Apostila Sistemas Multimídia; Apostila Inclusão e Acessibilidade Digital; Apostila de Organização de Computadores.

  • 09/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Natureza.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

  • 08/2005

    Direção e administração, Centro de Ciências da Natureza, Departamento de Informatica e Estatistica.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 08/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Natureza, Departamento de Informatica e Estatistica.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

  • 07/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Natureza.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.

  • 03/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Ciencias Sociais.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.

  • 03/2004

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão do Conhecimento, Compiladores, Programação Lógica, Inteligência Artificial

  • 01/2005 - 02/2005

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Natureza, Departamento de Informatica e Estatistica.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Curso de Nocões Básicas em Inteligência Artificial.

2003 - 2004

Faculdade Integrada do Ceára

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/2003 - 02/2004

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas MultiAgente

2003 - 2004

Universidade de Fortaleza

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor Tecnológico, Carga horária: 4

2000 - 2004

Secrel Soluções de Aprendizagem

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

  • 04/2000 - 02/2004

    Serviços técnicos especializados , Desenvolvimento.,Serviço realizado, Programação de Sistemas de Informação.

  • 04/2000 - 03/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, Desenvolvimento.,Linhas de pesquisa

1998 - 1999

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1998 - 11/1999

    Estágios , Diretoria Regional Ceará, Treinamento e Desenvolvimento.,Estágio realizado, Treinamento em Informática.