Débora de Queiroz Tavares

Graduada em Biologia - História Natural pela Universidade de São Paulo (1963) e doutorada em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (1976). Desde 2003 é Professora Titular em Microestrutura de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. Aposentada (2008), é professora convidada pela FEA, Unicamp até 2009. No momento, a professora procura lecionar e orientar discentes de graduação e/ou pós-graduação na área biológica. Devido à experiência adquirida em diversas áreas, a docente pode partilhar pesquisas com outros docentes, visto que tem (25 anos) larga experiência com microultraestrutura em distintos materiais; as publicações dos últimos 20 anos comprovam esta especialização. Atualmente é Professora Colaboradora da Faculdade de Ciências Aplicadas, Unicamp, na cidade de Limeira (SP).

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biologia Celular e Estrutural

1972 - 1976

Universidade Estadual de Campinas
Título: Estudo da estimulação Adrenérgica e Colinérgica sobre a circulação sangüínea do baço in vitro de gatos
Orientador: Prof Dr. W A. Hadler (falecido)
Palavras-chave: Baço; Circulação; Estimulação Adrenérgica.Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia. Grande Área: Outros / Área: Ciências / Subárea: Microestrutura de Alimentos. Setores de atividade: Outros.

Especialização em Doutoramento em Zooplancton

1972 - 1975

Departement de Zoologie, Université de Toulouse
Orientador: W. Hadler

Especialização em Oceanografia Plancton

1965 - 1966

Sea Fisheries Research Station Of Haifa
Orientador: Dr Kimor Komarosvky
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Especialização Em Oceanografia

1964 - 1964

Universidade de São Paulo
Orientador: Dr Marta Vannucci
Bolsista do(a): Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Graduação em Biologia - História Natural

1960 - 1963

Universidade de São Paulo
Orientador: Não ocorria TCC)

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1997

Livre-docência. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Título: Defesa de Memorial, Ano de obtenção: 1997., Palavras-chave: Alimentos; Nurtição; Microestrutura de Alimentos., Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos e Nutrição. , Setores de atividade: Outros.

1992

Livre-docência. , Faculdade de Engenharia de Alimentos, Unicamp. , Título: Microestrutura de Alimentos: enfoque em Carboidratos, Ano de obtenção: 1992., Palavras-chave: amido; Amido modificado; amido resistente; alterações estruturais., Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos e Nutrição. , Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas. , Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos Vinculados À Saúde Humana Ou dos Animais.

1981 - 1982

Pós-Doutorado. , University of Iowa, UIOWA, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Iowa University. , Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia do Desenvolvimento.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2003

Concurso Público/Prof. Titular. , Faculdade de Engenharia de Alimentos, Unicamp.

1999 - 1999

Curso de Curta Duração. , Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais.

1997 - 1997

Curso de Curta Duração. , Cambridge University.

1997 - 1997

Curso de Curta Duração. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1991 - 1991

Curso de Curta Duração. , Fundação Tropical de Pesquisas e Tecnologia André Tosello.

1991 - 1991

Curso de Curta Duração. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1990 - 1990

Nutrição em Alimentos. (Carga horária: 1990h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Bioquímica da Nutrição.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Histologia/Especialidade: Bioquímica e Histologia Efetuada Em Ratos Para Avaliação de Qualidade Nutricional.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Microestrutura de Alimentos.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos e Nutrição.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XV Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp - 26 e 27 de setembro de 2007. Caracterização de polifenóis de suco de uva e estudo da capacidade antioxidante in vitro e in vivo (financiamento: PIBIC/CNPq). 2007. (Congresso).

XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. The antioxidant capacity of grape polyphenolics and norbixin pigment estimated ex vivo. 2007. (Congresso).

II Simpósio de Microscopia Aplicada à Ecologia - 22 a 26 de outubro.Microestrutura de Alimentos. 2007. (Simpósio).

Princípios éticos e práticos do uso de animais de experimentação.Princípios éticos e práticos do uso de animais de experimentação, ministrado aos alunos do Curso de nutrição da Fac. de Jaguariúna em 03/04/2007. 2007. (Oficina).

Instalações apropriadas para a realização de práticas com animais de experimentação. Requisitos básicos para manutenção dos animais e normas de trabalho no Laboratório de Experimentação Animal-LEB-DEPAN/FEA/Unicamp.Palestra proferida no DEPAN para alunos da Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista. 2006. (Seminário).

57ª Reunião Anual da SBPC. O modelo rato na Bioquímica Nutricional. 2005. (Congresso).

57ª Reunião Anual da SBPC. Caracterização histológica das células polifenólicas em espécies do gênero Theobroma. 2005. (Congresso).

XI Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. Avaliação da qualidade proteica de produtos de soja pelo PDCAAS e análise dos peptídeos da digesta no íleo de ratos. 2003. (Congresso).

I Congresso Internacional sobre o Futuro da Pesquisa com Animais. Digesta Ileal ou Fecal para Digestibilidade Verdadeira. 2003. (Congresso).

IV Congresso Iberoamericano de Ingenieria de Alimentos CIBIA IV. Effect of pH on the microstructure of cream cheese. 2003. (Congresso).

XIX Congresso da SBMM. The structure and localization of reserves in cotyledons of seeds from Theobroma grandiflorum schum., T. subincanum Mart. and T. bicolor H B K. 2003. (Congresso).

V Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.Os compostos fenólicos dos cotilédones de sete espécies de Theobroma. 2003. (Simpósio).

Disciplina de PG/FEA/UNICAMP - TP253: Avanços e Inovação em Tecnologia de Alimentos.Palestra no Curso de PG/FEA/UNICAMP - TP253: Microestrutura de Carboidratos e Proteínas. 2002. (Oficina).

Disciplina de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição.Conferência no Curso de Pós-Graduação da UNESP: Nutrição e Desnutrição na Infância: Amamentação. 2002. (Oficina).

XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. Estrutura Microscópica de Alimentos. 2001. (Congresso).

Ciclo de Palestras do ITAL. 2001. (Seminário).

Disciplina de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da Fac. Ciências Farmacêuticas da UNESP.Palestra no Curso de PG/ UNESP: Nutrição e Desnutrição na Infância: Amamentação Infantil. 2001. (Seminário).

4º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.Microscopia de Alimentos. 2001. (Simpósio).

Fórum dos Dirigentes das Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Cultural. 2001. (Oficina).

Disciplina de Graduação/IB/UNICAMP.Palestra no Curso de Graduação/IB/UNICAMP: Interação de drogas com nutrientes e alimentos. 2000. (Outra).

X Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular. Ultraestrutura de Alimentos Protéicos e Alimentos com predominância de Amido. 1999. (Congresso).

Disciplina de PG/IB - NH006 - Animais de laboratório em pesquisas biomédicas.Palestra no Curso de PG/IB/UNICAMP - NH006: Nutrição experimental e modelos animais. 1999. (Seminário).

III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.Avanços em Microscopia de Alimentos. 1999. (Simpósio).

Jornada Temática: Receptores dos Hormônios Tireodeanos. 1999. (Outra).

XVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos - Alimento, População e Desenvolvimento. 1998. (Congresso).

III Congresso Paulista de Diabetes e Metabolismo. III Congresso Paulista de Diabetes e Metabolismo. 1998. (Congresso).

Programa Global de Treinamento da OMS/Criação e Produção de Animais de Laboratório. Aula para o Programa Global de Treinamento da OMS/Criação e Produção de Animais de Laboratório: Nutrição Animal. 1998. (Congresso).

Simpósio das Sociedades Brasileiras de Microscopia e Microanálise e de Biologia Celula. 1998. (Simpósio).

VI Mostra de Trabalhos Científicos. 1998. (Simpósio).

Royal Microscopical Society. 1997. (Seminário).

II Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos - Progresso e Ação para o ano 2000.II Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. 1997. (Simpósio).

Curso de Pós-Graduação em Ciências de Alimentos.Palestra no Curso de PG/Ciência de Alimentos/UEL: Microestrutura de Alimentos. 1997. (Oficina).

1º Encontro Nacional da Pós-Graduação em Biologia Estrutural.Mesa Redonda - Biologia estrutural: Interação com outras áreas. 1997. (Encontro).

Disciplina de PG - BMH734> Animais de laboratório em pequisa biomédica.Palestra no Curso de PG/ICB/USP - BMH734: Dietas experimentais e avaliação da qualidade nutricional das dietas. 1996. (Seminário).

Symposium Specific Pathogen Free Animals. 1996. (Simpósio).

Introduction to applications of confocal microscopy in biological sciences. 1996. (Simpósio).

COBEA.Mesa Redonda: Nutrição de roedores, a experiência obtida nos últimos 10 anos. 1996. (Encontro).

Disciplina TA 242 - Aspectos sócio-econômicos da alimentação.Palestra no Curso de PG/FEA/UNICAMP - TP242: A situação nutricional no Brasil. 1995. (Seminário).

Disciplina de PG - BMH 734.Palestra no Curso de PG/ICB/USP - BMH734: Dietas experimentais e avaliação da qualidade nutricional das dietas. 1995. (Seminário).

Disciplina de PG - IB.Palestra no Curso de PG/IB/UNICAMP: Nutrição Animal. 1995. (Seminário).

Disciplina de Grad. - BE310 - Ciências do Ambiente.Palestra no Curso de Graduação/IB/UNICAMP - BE310: Estado nutricional da sociedade brasileira e qualidade de vida. 1995. (Seminário).

Carboidratos em alimentos: recentes avanços.Carboidratos em alimentos: recentes avanços. 1994. (Simpósio).

Disciplina BMH 734 Animais de Labotatório em Pesquisa Biomédica.Palestra no Curso de PG/ICB/USP - BMH734: Dietas experimentais e avaliação da qualidade nutricional das dietas. 1994. (Oficina).

Disciplina PG - TP 106 Análise Sensorial e Instrumental.Palestra no Curso de PG/FEA/UNICAMP - TP106: Os órgãos dos sentidos. 1994. (Outra).

Disciplina de PG BMH 734.Palestra no Curso de PG/ICB/USP - BMH734: Avaliação da qualidade nutricional e microbiológica de ração para roedores SPF. 1993. (Oficina).

IV Mostra Interna de Trabalhos Científicos.Participação na IV Mostra Interna de Trabalhos Científicos. 1993. (Encontro).

Disciplina de graduação TA923 - Tecnologia de Pescados e Derivados.Palestra no Curso de Graduação/FEA/UNICAMP - TA923: Tecnologia de Pescados e Derivados. 1992. (Seminário).

III Mostra Interna de Trabalhos Científicos.Participação na III Mostra Interna de Trabalhos Científicos. 1992. (Encontro).

II Congresso Nacional da Associação Brasileira de Alimentação e Nutrição. II Congresso Nacional da Associação Brasileira de Alimentação e Nutrição. 1990. (Congresso).

Disciplina do Curso de Graduação/FEA/UNICAMP - TA712: Análise Sensorial de Alimentos.Palestra no Curso de Graduação/FEA/UNICAMP - TA712: Órgãos do sentido e análise sensorial. 1990. (Seminário).

Simpósio de Alimentação do Pré-escolar e do Escolar - reflexo na Vida Adulta.Simpósio de Alimentação do Pré-escolar e do Escolar - reflexo na Vida Adulta. 1990. (Simpósio).

Palestra para os alunos do conv. PET/CAPES/UNESP.Palestra para os alunos do conv. PE-CAPES/IB/UNESP: Fast food e nutrição. 1990. (Simpósio).

Disciplina de PG/FEA - TP241: Tópicos em bioquímica nutricional.Palestra no Curso de PG/FEA/UNICAMP - TP241: Nutrição e maturação intestinal pós-natal. 1990. (Encontro).

VII Reunião de Apresentação de Trabalhos da SBME - Capítulo Paulista.VII Reunião de Apresentação de Trabalhos da SBME - Capítulo Paulista. 1989. (Simpósio).

Disciplina do Curso de PG/FEA/UNICAMP - TP116: Microbiologia sistemática.Microscopia Ótica em Alimentos. 1987. (Oficina).

Convite da Disciplina de PG TP183: Tecnologia Avançada de Amidos.Aulas práticas no Curso de PG/FEA/UNICAMP - TP183: Tecnologia Avançada de Amidos. 1987. (Oficina).

Palestra.Seleção e caracterização fisiomorfológica de novos cultivares de soja de tegumento impermeável. 1985. (Seminário).

Palestra para os alunos do Colégio Notre Dame de Campinas.Evolução e embriogênese no reino animal e vegetal. 1985. (Oficina).

Curso de Graduação da Faculdade de Pedagogia/UNICAMP.O Ensino da Biologia. 1983. (Seminário).

Curso de Pós-Graduação em Biologia Celular.Órgãos Linfóides e Resposta Imune. 1982. (Seminário).

Disciplina do Curso de Graduação (BM401) do Instituto de Biologia/UNICAMP.Órgãos linfóides primários e secundários. 1981. (Seminário).

Disciplina no Curso de Pós-Graduação/IBBMA/UNESP.Tópicos sobre o sistema nervoso. 1980. (Seminário).

Palestra para os alunos da Escola Comunitária de Campinas.Grandes símios e perspectivas de sobrevivência. 1980. (Seminário).

X Semana de Estudos do Instituto de Ciências Biológicas/PUCC.Marcadores empregados no estudo do processo embriológico. 1980. (Simpósio).

Disciplina de Graduação: Zoologia Marinha.Curso de Desenvolvimento Embrionário e Larval em Equinodermata. 1979. (Oficina).

Disciplina de Graduação: Zoologia Marinha.Aulas de Desenvolvimento Embrionário e Larval em Equinodermata. 1978. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jane Cristina de Souza

TAVARES, Débora de Queiroz; MENEZES, Hilary Castle de. Atividade antioxidante in vitro e in vivo de suco de uva e da norbixina. 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Nutrição de Alimentos) - DEPAN da Faculdade de Engenharia de Alimentos/Unicamp.

Aluno: Jane Cristina de Souza

TAVARES, Débora de Queiroz; MARIA NETTO, Flávia; MIYASAKA, C. K.. Atividade antioxidante in vitro de sucos de uva e do carotenóide norbixina. 2007. Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - DEPAN da Faculdade de Engenharia de Alimentos/Unicamp.

Aluno: Fernanda Araújo Pimentel

JONG, E. V.;TAVARES, Débora de Queiroz. Avaliação do poder antioxidante do chocolate amargo - um comparativo com o vinho tinto. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Caroline Pazinatto

MARIA NETTO, Flávia;TAVARES, Débora de Queiroz; PASTORE, Gláucia. Avaliação in vitro da propriedade antioxidante de grãos de amaranto (Amaranthus cruentus). 2006. Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luciano Bruno de Carvalho Silva

TAVARES, Débora de Queiroz. Identificação de Lipoxigenases em Sementes de Soja {Glycine max (L.) Merrill} de Diferentes Linhagens. 2004. Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Caroline Filla Rosaneli

TAVARES, Débora de Queiroz. Atividade antiulcerogênica de um concentrado de soro de leite bovino em modelos experimentais com ratos . 2002 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vilene Braga Martins

TAVARES, Débora de Queiroz. Influência da estocagem nas características e na propriedade de geleificação do isolado proteico de soja. 2002 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Yara Maria Franco Moreno

TAVARES, Débora de Queiroz. Influência das proteínas de soro de leite bovino no estado nutricional, composição corporal e sistema imune em coorte de crianças com síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). 2002 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lucía de la Hoz Urrejola

TAVARES, Débora de Queiroz. Uso da eletroforese capilar no estudo dos peptídeos urinários e sua possível relação com a digestão proteica. 2001 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gabriela Picarelli Russo

TAVARES, Débora de Queiroz. Consumo alimentar e o impacto no estado nutricional de pré-escolares de uma creche de Sorocaba. 1999. Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marco Antonio Trindade

TAVARES, Débora de Queiroz. Microencapsulção de ácido ascórbico e avaliação de sua funcionalidade na estabilidade da cor em produtos cárneos curados. 1998 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Miriam Correa de Carvalho Simões

TAVARES, Débora de Queiroz. Desenvolvimetno de um suplemento nutricional em ferro hematínico. 1998. Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ivone Pedó

TAVARES, Débora de Queiroz. Caracterização química e nutricional de novos cultivares de aveia (Avena sativa, L.). 1996. Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Elaine Guaraldo

TAVARES, Débora de Queiroz. Influência do estresse acústico de alta frequência no balanço nitrogenado de ratos. 1996. Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lucy Doris Aburto Chumptaz

TAVARES, Débora de Queiroz. Microencapsulação de óleo essencial de laranja por atomização. 1995. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cecília dos Santos Noronha

TAVARES, Débora de Queiroz. Avaliação proteica de duas fórmulas onfantis: uma à base de leite de vaca e outra à base de isolado proteico de soja. 1993. Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

TAVARES, Débora de Queiroz. A. A. P. S. RODRIGUES. Viabilidade de Lactobacillus acidophillus em produtos lácteos fermentados no Brasil. 1993. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rosana Padro Arruda

TAVARES, Débora de Queiroz. Comparação do colostro de mães adultas e adolescentes, fumantes e não fumantes (valor calórico, lipídeos totais e ácidos graxos). 1992. Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ivan Domingos Carvalho

TAVARES, Débora de Queiroz. Utilização do co;ágeno extraído de tendões bovinos (colágeno Tipo I) na recuperação de ulcerações da mucosa duodenal de ratos induzidos por lectinas de feijão (Phaseolus vulgaris). 1992. Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cecília Ribeiro Piau Vieira

TAVARES, Débora de Queiroz. Avaliação da qualidade nutricional e microbiológica da ração autoclavável para roedores SPF de biotério. 1992. Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: José Torquato de Queiroz Tavares

TAVARES, Débora de Queiroz. Avaliação da redução da atividade de isoezimas lipoxigenases na geração F4 de linhagens de spja IAC-8 com germoplasma -L1, -L2 e -L3. 1991. Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Renata Zachi de Osti

OSTI, R. Z.; FRANCO, D. W.; TAVARES, D. Q.. Nitrosilos complexos de Rutênio. Equilíbrio químico, envolvimento em sistemas vegetais e citotoxicidades em modelos de câncer. 2008. Tese (Doutorado em Instituto de Química de São Carlos, USP) - Instituto de Química de São Carlos, USP.

Aluno: Andréa Pittelli Boiago Gollücke

TAVARES, Débora de Queiroz; STEDFELDT, E.; BOLINI, Helena M A; MENEZES, Hilary Castle de; SCHMIDT, F. L.. Polifenóis em sucos de uva: investigação sobre a estabilidade durante o processo e armazenamento. 2007. Tese (Doutorado em Tecnologia e Nutrição de Alimentos) - DEPAN da Faculdade de Engenharia de Alimentos/Unicamp.

Aluno: Clarissa Reschke da Cunha

VIOTTO, W. H.;TAVARES, Débora de QueirozROIG, S. M.; TADINI, C. C.; DENDER, A. G. F. V.; GRIMALDI, R.. Papel da Gordura e do Sal Emulsificante em Análogos de Requeijão Cremoso. 2007. Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - DTA/Faculdade de Engenharia de Alimentos/Unicamp.

Aluno: Maria Antonia Calori Domingues

TAVARES, Débora de Queiroz. Estudo da interação entre genótipos e ambientes na qualidade tecnológica e nas características funcionais do amido de genótipos de trigo produzidos no Estado de São Paulo. 2001. Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: M Cristina J Freitas

TAVARES, Débora de Queiroz. Estudo do amido resistente (AR) de M. cavendishii e M. sapientum. 1999. Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Renato Grimaldi

TAVARES, Débora de Queiroz. Alternativas tecnológicas para produção de gorduras especiais. 1999. Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Martha Zavariz de Miranda

TAVARES, Débora de Queiroz. Efeito do tempo de germinação do trigo e das variáveis de extrusão na qualidade tecnológica e nutricional de farinha integral. 1998. Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Aparecida Mauro

TAVARES, Débora de Queiroz. Difusão multicomponente em sistemas biológicos - Modelagem e simulação numérica. 1998. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: M A A P Silva

TAVARES, Débora de Queiroz. Efeito da restrição dietética nas etapas iniciais da ação insulínica em ratos Wistar machos com 2 e 14 meses de idade. 1998. Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria de Fátima Píccolo Barcelos

TAVARES, Débora de Queiroz. Ensaio tecnológico, bioquímico e sensorial de soja e guandu enlatados no estádio verde. 1998. Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lucia Nassi Castilho

TAVARES, Débora de Queiroz. Transferência in vitro de colesteriloleato entre as lipoproteínas plasmáticas de alta e baixa densidades mediada pela proteína de transferência de éster de colesterol: efeitos de modificações químicas nas lipoproteínas de baixa densidade. 1997. Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Glenys M

TAVARES, Débora de Queiroz. Caballero Cordoba. Avaliação nutricional e toxicologia da proteína de Saccharomyces sp.. 1997. Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Semíramis Martins A

TAVARES, Débora de Queiroz. Domene. Estudo do valor nutritivo mineral do farelo de arroz. Utilização do zinco, ferro, cobre e cálcio pelo rato em crescimento. 1996. Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Erna Vogt de Jong

TAVARES, Débora de Queiroz. Perfil nutricional, bioquímico e histológico de ratos istar sob dietas hiper;lipídicas. 1996. Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cecília Resende Gonçalves

TAVARES, Débora de Queiroz. Prevalência de hipovitaminose A em crianças da periferia de Campinas, SP. Comparação da citologia de impressão da conjuntiva ocular com os níveis sorológicos de retinol determinados por cromatografia. 1993. Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Dorivaldo da Silva Raupp

TAVARES, Débora de Queiroz. Caracterização nutricional da fibra alimentar sol;uvel e insolúvel de feijão Phaseolus vulgaris Carioca 80SH em dietas experimentais com ratos. 1993. Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ricardo Gonçalves Coelho

TAVARES, Débora de Queiroz. Qualidade proteica e biodisponibilidade de metionina em proteínas de feijão (Phaseolus vulgaris, L.). 1993. Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Elizabete Maria macedo Viegas

TAVARES, Débora de Queiroz. Efeito da utilização do destilado da desodorização do óleo de soja e do óleo de palma bruto sobre crescimento e composição corporal do Tambaqui (Colossoma macropanum). 1993. Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vahideh Rahnemaye Rabbani Jalali

TAVARES, Débora de Queiroz. Utilização de 3H-aminoácidos e 3H-nucleosídeos para estudar perdas endógenas de nitrogênio de ratos em dietas contendo feijão (Phaseolus vulgaris, L.). 1992. Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Láucia Nunes

TAVARES, Débora de Queiroz. Influência de diversos ligantes naturais na eficiência de rações para alimentação de camarão Macrobrachium rosengergif. 1992. Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cremilda Rosa de Battisti

TAVARES, Débora de Queiroz. Preparo de extrato hidrossolúvel de soja a partir de farinha de soja desengordurada e gordura vegetal emulsificada. 1992. Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Andréa Pittelli Boiago Gollücke

TAVARES, Débora de Queiroz; BOLINI, Helena M A; MENEZES, Hilary Castle de. Estudo sobre o efeito do processamento no teor de catequinas em sucos de uva e quantificação em uvas de mesa, sucos de uva e vinhos comerciais. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia e Nutrição de Alimentos) - DEPAN da Faculdade de Engenharia de Alimentos/Unicamp.

Aluno: Andréa Pittelli Boiago Gollücke

TAVARES, Débora de Queiroz; BOLINI, Helena M A; MENEZES, Hilary Castle de. Estudo sobre o efeito do processamento no teor de catequinas em sucos de uva e qualificação em uvas de mesa, sucos de uva e vinhos comerciais. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia e Nutrição de Alimentos) - DEPAN da Faculdade de Engenharia de Alimentos/Unicamp.

Aluno: Denise Aparecida Gonçalves de Oliveira

TAVARES, Débora de Queiroz. Uso do extrato de levedura (Saccharomyces cerevisiae) e do concentrado proteico do soro de leite bovino como ingredientes funcionais na recuperação de ratos desnutridos. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Renata Maria Teixeira Duarte

TAVARES, Débora de Queiroz. Produção e avaliação de plasma bovino desidratado, como ingrediente, na alimentação de leitões desmamados precocemente. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Kelli Cristina Paiva

TAVARES, Débora de Queiroz. Influência da adição de poliferol natural e ácido tânico in vivo na qualidade e valor nutritivo de filés de tilápia-do-nilo (Orechromis niloticcus). 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gloria Ramalho Marques

TAVARES, Débora de Queiroz. Géis de alginato de cálcio com baixo valor calórico: influência das variáveis de processo no perfil de textura instrumental e sensorial. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Helena Martini

TAVARES, Débora de Queiroz. Estudo dos elementos estruturais das amêndoas de cacau (Theobroma cacao L.) e cupuaçu (Theobroma grandflorum). 1999 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Andrea Dario Farias

TAVARES, Débora de Queiroz. Influência da goma guar de Cyamopsis Tetragonoloba sobre a ingestão de alimentos, glicemia e colesterolemia em ratos normais e diabéticos. 1996. Exame de qualificação (Doutorando em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria de Fátima Píccollo Barcelos

TAVARES, Débora de Queiroz. Ensaio tecnológico, nutricional e sensorial para o enlamento de soja (Glycine Max (L.) Merril) variedade IAC PL-1 e do guandu (Cajanus cajan (L) Mill sp.) variedade IAC Fava Larga no estádio verde. 1996. Exame de qualificação (Doutorando em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Glenys Mabel Caballero Cordoba

TAVARES, Débora de Queiroz. Caracterização nutritiva e toxicológica das proteínas em células íntegras, células rompidas e isolado proteico de levedo de cerveja (Saccharomyces carlsbergensis). 1996. Exame de qualificação (Doutorando em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luciano Bruno de Carvalho Silva

TAVARES, Débora de Queiroz. Identificação e determinação da atividade de lipoxigenases em sementes de soja de diferentes cultivares. 2003. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marilda Garcia Simões

TAVARES, Débora de Queiroz. Avaliação da quantidade das proteínas pelo método PDCAAS com a utilização da digestibilidade fecal e ileal: estudo comparativo em ratos. 2002. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Margareth Lopes Galvão

TAVARES, Débora de Queiroz. Caracterização química e utilização do permeado da ultrafiltração do soro de leite bovino no estímulo ao crescimento de Lactobacilos e Bifidobactérias. 2001. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: LIlia Zago

TAVARES, Débora de Queiroz. Fortificação com ferro de proteína texturizada de soja destinada à alimentação humana. 2001. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: André Godoy Ramos

TAVARES, Débora de Queiroz. Utilização das proteínas do soro lácteo pelo rato jovem. 2001. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Andréa Pitelli Boiago Gollücke

TAVARES, Débora de Queiroz. Ocorrência de ocratoxina A em café verde destinado à exportação proveniente de diversas regiões produtivas brasileiras. 2000. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcela Colognesi de Sá

TAVARES, Débora de Queiroz. Carotenóides em alimentos prontos para consumo: comparação de análise direta e cálculo pelos dados. 1999. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: M Ueno

TAVARES, Débora de Queiroz. Etapas iniciais da ação insulínica no fígado e músculo de ratos Wistar alimentados com dieta rica em frutose. 1997. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Walfrido Kuhl Svoboda

TAVARES, Débora de Queiroz. Estudo da carne suína P se em relação ao resfriamento e textura. 1996. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

TAVARES, Débora de Queiroz. Comissão Examinadora do concurso Público de Títulos e Porvas para obtenção do Título de Livre-Docente em Tecnologia de Cereais. 2004. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

TAVARES, Débora de Queiroz. Presidente da Comissão Julgadora do Processo de Seleção Pública de Provas e Títulos, para preenchimento de uma função na Parte Especial de Quadro Docente da UNICAMP. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

TAVARES, Débora de Queiroz. PIBIC/CNPq/Unicamp - Avaliação de Projetos de Iniciaação Científica. 2007. Universidade Estadual de Campinas.

TAVARES, Débora de Queiroz. Revista de Nutrição/Brazilian Journal of Nutrition - ISSN 1415-5273. 2007. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Alice da Cruz Hofling

TAVARES, D. Q.;CRUZ-HöFLING, M. A.. Estudo histologico da circulação no baço isolado de gato: efeito de estimulações farmacológicas.. 1976. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Estrutural) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jane Cristina de Souza

Atividade antioxidante in vitro e in vivo de suco de uva e da norbixina; Início: 2007; Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Nuitrição de Alimentos) - DEPAN da Faculdade de Engenharia de Alimentos/Unicamp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Jane Cristina de Souza

Avaliação in vivo e in vitro da capacidade antioxidante de uva e sucos de uva; Início: 2005; Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Andréa P B Gollücke

Estudo de catequinas em uvas destinadas a produtos comerciais; Início: 2003; Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Andréa Pittelli Boiago Gollücke

Estudo sobre o efeito do processamento noteor de catequinas em sucos de uva e quantificação em uvas de mesa, sucos de uva e vinhos comerciais; Início: 2003; Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Maria Helena Martini

Ultraestrutura dos cotilédones de oito espécies de Theobroma; Início: 1998 - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Lais Maciel Tarouco

Determinação da capacidade antioxidante dos polifenóis do suco de uva pelo método DMPD; determinação da atividade antioxodante no plasma de ratos; ; Início: 2006; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Luciene Marie Nishi

Avaliação da atividade antioxidante da bioxina em linfócitos e colonócitos; Início: 2003; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Prescyla Aksamitas

Avaliação da qualidade proteica de produto de soja pelo PDCAAS e análise dos peptídeos da digestão no íleo de ratos; Início: 2002; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Ana Carolina de Andrade Guimarães

Avaliação da qualidade proteica de produto de soja pelo PDCAAS e análise dos peptídeos da digestão no íleo de ratos; Início: 2002; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Jane Cristina de Souza

Concord grape juice attenuates Acetaminophen-induced oxidative stress in rats; Início: 2009; Orientação de outra natureza; DEPAN da Faculdade de Engenharia de Alimentos/Unicamp; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Jane Cristina de Souza

Norbixin attenuates Acetaminophen-induced oxidative stress in rats; Início: 2009; Orientação de outra natureza; DEPAN da Faculdade de Engenharia de Alimentos/Unicamp; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Jane Cristina de Souza

Atividade antioxidante in vitro e in vivo de suco de uva e de norbixina; 2008; Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Nuitrição de Alimentos) - DEPAN da Faculdade de Engenharia de Alimentos/Unicamp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Andréa Pittelli Boiago Gollücke

Ocorrência de ocratoxina A em café verde destinado à exportação proveniente de diversas regiões produtoras brasileiras; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Camila Lenci

Caracterização estrutural e química do tecido de reserva das sementes de Theobroma cacao, Theobroma obovatum e Theobroma microcarpum; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Lilia Zago Ferreira dos Santos

Biodisponibilidade do ferro na proteína texturizada de soja e efeito da fortificação com sulfato e quelato ferroso; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

W K Svoboda

Estudo da textura de carne suína PSE em relação a força de cisalhamento (WBS), índice de fragmentção miofibrilar (IFM) e comprimento de sarcômero; 1998; Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

M Ueno

Etapas iniciais da ação insulínica no fígado e músculo de ratos Wistar alimentados com dieta rica em frutose; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

M A V Teixeira

Amido resistente: estudo da estrutura, ocorrência e propriedades nutricionais em amido de milho e de banana; 1998; Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Débora de Queiroz Tavares;

Cecília dos Santos Noronha

Estudo comparativo do valor biológico das proteinas do leite de vaca e de soja em fórmulas infantis; 1994; Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

M

A; A; P; S; RODRIGUES; Viabilidade e resistência a sais biliares de Lactobacillus Acidophilus em dois produtos lácteos fermentados comercializados no Brasi; ; 1993; Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Cecília Ribeiro Piau Vieira

Avaliação da qualidade nutricional em microbiologia de ração autoclavável parar ratos e camundongos de biotério livres de patógenos Especi-Ficos (Spf); ; 1992; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

José Torquato Tavares

Avaliação da Redução da Atividade de Isoenzimas Lipoxigenases Na Geração F4 de Linhagens de Soja Iac8 Com Germoplasma -L1, -L2 e -L3; ; 1991; Dissertação - Faculdade de Engenharia de Alimentos,; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

E

C; MOURA; Tolerância a lactose em adultos: dose limite e uso de leite com baixo teor de lactose; ; 1989; Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

CArlos Gonzaga de Almeida

Aspectos biológicos e citogenéticos de Hyla fuscovaria; 1984; 121 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Andrea Pitteli Boiago Gollucke

Estudo sobre o efeito do processamento no teor de catequinas em sucos de uva e quantificação em uvas de mesa, sucos de uva e vinhos comerciais; 2007; Tese (Doutorado em Tecnologia e Nutrição de Alimentos) - DEPAN da Faculdade de Engenharia de Alimentos/Unicamp,; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Maria Helena Martini

Caracterização das sementes de seis espécies de Theobroma em relação ao Theobroma cacao L; ; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Marilda Garcia Simões

Avaliação da qualidade proteica pelo escore de aminoácidos corrigidos pela disgetibilidade da proteina calculado com o conteudo fecal e ileal; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

M A V Teixeira

Amidos quimicamente modificados empregados na substituição de gordura em alimentos; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Coorientador: Débora de Queiroz Tavares;

M Cristina J Freitas

Estudo físico-químico e fisiológico do amido resistente de banana; 2001; 0 f; Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

M A A P Silva

Efeito da restrição dietética nas etapas iniciais da ação insulínica em ratos machos Wistar com 2 a 14 meses de idade; 1998; 80 f; Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

R M N Bezerra

Efeito da dieta rica em frutose nas etapas iniciais da ação insulínica em ratos machos Wistar; 1998; 0 f; Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Débora de Queiroz Tavares;

Maria de Fátima Píccolo Barcelos

Ensaio tecnológico, bioquímico e sensorial de soja e guandú enlatados no estádio verde e maturação de colheita; 1998; 160 f; Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Erna Vogt de Jong

Influência de dietas normo e hiperlipídicas sobre o perfil nutricional, parâmetros bioquímicos séricos e estruturais de ratos Wistar; 1996; 0 f; Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Célia Maria Landi Franco

Contribuição ao estudo da estrutura do grânulo de amido de milho, tratamento térmico, hidrólise enzimática e permeação em gel; 1993; Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Débora de Queiroz Tavares;

Maria Helena Martini

2007; DEPAN da Faculdade de Engenharia de Alimentos/Unicamp,; Débora de Queiroz Tavares;

Sonia Ferrão de Aquino Pereira

Técnicas histológicas de rotina; 1975; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Lais Maciel Tarouco

Determination of total phenols and antioxidant activity at three process steps of concentrated grape juice; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Luciene Marie Nishi

Estudo da atividade da bixina e norbixina sobre o metaboslimo de ratos submetidos a estresse oxidativo; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Mirian Futagawa

Quantificação da bixina e norbixina em plasma sanguíneo e fígados de ratos; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Ana Carolina de Andrade Guimarães

Avaliação da qualidade proteica de produtos de soja pelo PDCAAS e análise dos peptídeos na ingesta no íleo de ratos; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Prescyla Aksamitas

Avaliação da qualidade proteica de produtos de soja pelo PDCAAS e análise dos peptídeos da digesta no íleo de ratos; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Daiane Lopes Zambolim

Estrutura fina de tubérculos, cereais e leguminosas; 2000; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Beatriz Maria Curtio Soares

Estrutura fina de tubérculos, cereais e leguminosas; 2000; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Pedro Esteves Duarte Augusto

Estrutura fina de tubérculos, cereais e leguminosas; 2000; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Lidiane Botelho

Técnicas de Bioterismo e Bioquímica de Sangue; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Daniel Luiz Panza

Fortificação de proteína texturizada de soja com sais de ferro; 2000; 0 f; Iniciação Científica - Escola Técnica de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Fernando Beltrame

Determinação de anabolizantes em carnes bovinas; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Letícia Barthmann

Ensaio tecnológico e nutricional para o enlatamentpo de soja, IAC PL-1, e de guandú, IAC-Fava Larga, no estágio verde; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Crisley Pena Oliveira

Determinação de anabolizantes em carne bovina; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Gunther Ewald Boss

Utilização do comprimento de sarcômero do índice de fragmentação e do texturômetro Warner-Bratzl para avaliação de carne suína PSE; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Maria de Fátima Píccolo Barcelos

Ensaio tecnológico e nutricional para enlatamento de soja e guandú no período verde; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

P G V huelsen

Alterações hepáticas de ratos submetidos a testes nutricionais com dietas experimentais; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Rita M Donato

Microtécnicas para o estudo de sarcômeros de músculos bovino e de aves; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Priscila Ferraz Chiozini

Bioensaio para analisar esterógenos na ração NUVILAB CR1 administrada aos roedores SPF do Biotério Central da UNICAMP; 1992; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Priscila Chiozini

Avaliação nutricional e microbiológica de rações autoclavadas para roedores SPF; 1991; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Gabriela Alves Macedo

Análise e controle nutricional da ração fornecida aos animais do Biotério Central da UNICAMP; 1990; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Márcia Cristina Teixeira Mambrim

Metodologias de avaliação nutricional com ratos; 1990; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Cristina Yoshie Umino

Novos cultivares de sementes de soja; 1984; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Gláucia Moraes Dias

Novos cultivares de sementes de soja; 1984; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Filomena Maria T Balestieri

Aspecto imunológico da embriogênese; 1981; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

CArlos Gonzaga de Almeida

Embriões de anfíbios; 1980; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Maria Paula Araújo

Pesquisa com embriões de aves; 1980; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Rosemary Otubo

Enxertos de tecido embrionário de codorna (Cortunix japonica) em embriões de galinha como estudo de marcadores de migrações celulares; 1980; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Luiz Antonio Franco

Preparação de lâminas histológicas de embriões de aves e de tecidos de mamíferos; 1980; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Maria Paula Araújo

Influência de aditivos alimentares no desenvolvimento embrionário de aves; 1979; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

CArlos Gonzaga de Almeida

Influência de aditivos alimentares no desenvolvimento embrionário de aves; 1979; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Maria Paula Araújo

Técnicas histológicas de rotina; 1978; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

CArlos Gonzaga de Almeida

Preparações de coleções histológicas de embriões totais de galinha em fase de embriogênese; 1978; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Sonia Maria Dodi

Fecundação in vitro de anfíbios; 1978; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Telma R Gabriel da Silva

Preparação histológica de mórulas, gástrulas e nêurulas; 1978; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Luiz Carlos B de Souza

Técnicas hematimétricas de rotina; 1977; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Guacira Greco

Desenvolvimento de material didático para a disciplina de embriologia Comparada; 1976; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Monica A Neher

Desenvolvimento de cortes seriados de aves em fases distintas da embriogênese e da morfogênese; 1976; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Lenira CAmargo

Técnicas histológicas de rotina; 1975; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Maria Elizabeth Gomes Silva

Técnicas histológicas de rotina; 1975; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Heraldo José Vivarelli Curti

Perusão isolada de baços de gatos e preparação histológica de cortes obtidos por congelação; 1974; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Débora de Queiroz Tavares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Monteiro, R.R. ; Tavares, D.Q. ; Kindstedt, P.S. ; Gigante, M.L. . Effect of pH on Microstructure and Characteristics of Cream Cheese. Journal of Food Science , v. 74, p. C112-C117, 2009.

  • GOLLÜCKE, ANDRÉA PITTELLI BOIAGO ; DE SOUZA, JANE CRISTINA ; TAVARES, Débora de Queiroz . SENSORY STABILITY OF CONCORD AND ISABEL CONCENTRATED GRAPE JUICES DURING STORAGE. Journal of Sensory Studies , v. 23, p. 340-353, 2008.

  • MARTINI, Maria Helena ; LENCI, Camila G ; FIGUEIRA, Antonio ; TAVARES, Débora de Queiroz . Localization of the cotyledon reserves of Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) K. Schum., T. subincanum Mart., T. bicolor Bonpl. and their analogies with T. cacao L.. Revista Brasileira de Botânica (Impresso) , v. 31, p. 147-154, 2008.

  • GOLLÜCKE, A. P. B. ; SOUZA, Jane Cristina de ; EBERLIN, M. N. ; TAVARES, D. Q. . Evolution of major phenolic components and radical scavenging activity of grape juices through concentration process and storage. Food Chemistry , v. 112, p. 868-873, 2008.

  • GOLLÜCKE, A. P. B. ; SOUZA, Jane Cristina de ; TAVARES, D. Q. . (+)-Catechin and (-)-epicatechin levels of concentrated and ready-to-drink grape juices through storage. International Journal of Food Science & Technology , v. 43, p. 1855-1859, 2008.

  • MARTINI, Maria Helena ; FIGUEIRA, Antonio ; LENCI, Camila G ; TAVARES, Débora de Queiroz . Polyphenolic cells and their interrelation with cotyledon cells in seven species of Theobroma (Sterculiaceae). Revista Brasileira de Botânica (Impresso) , v. 31, p. 425-431, 2008.

  • FREITAS, M. C. J. ; TAVARES, D. Q. . Caracterização do grânulo de amido de bananas (Musa AAA-Nanicão e Musa AAB-Terra). Ciência e Tecnologia de Alimentos , Camnpinas, v. 25, n.2, p. 217-222, 2005.

  • MARTINI, Maria Helena ; TAVARES, Débora de Queiroz . Reservas das sementes de sete espécies de Theobroma: revisão. Rev Inst Adolfo Lutz, São Paulo, v. 64, n.1, p. 10-19, 2005.

  • SIMÕES, Marilda Garcia ; TAVARES, D. Q. ; FONTELLES, M. J. ; AKSAMITAS, P. . QUALIDADE PROTEICA DE PRODUTO CONTENDO FARELO DE SOJA. Revista Paraense de Medicina , Belém, v. 18, n.2, p. 19-25, 2004.

  • GOLLÜCKE, A. P. B. ; TANIWAKI, M. H. ; TAVARES, D. Q. . SURVEY ON OCHRATOXIN A IN BRAZILIAN GREEN COFFEE DESTINED FOR EXPORTS. Ciência e Tecnologia de Alimentos , Campinas, v. 24, n.4, p. 641-645, 2004.

  • GOLLÜCKE, A. P. B. ; TANIWAKI, M. H. ; TAVARES, D. Q. . Efeito do processamento sobre a Ocratoxina A em café. Higiene Alimentar , v. 18, p. 38-48, 2004.

  • MARTINI, Maria Helena ; LENCI, C. ; TAVARES, D Q . Mucilage in cotiledonary cells of Theobroma speciosum. Acta Microscópica , México, 2003.

  • GOLLÜCKE, A B Pittelli ; TANIWAKI, M. H. ; TAVARES, D Q . Incidence of ochratoxin A in Brazilian green coffee destined for exports. Food Additives and Contaminants , USA, 2003.

  • MAURO, Maria Aparecida ; TAVARES, D Q ; MENEGALLI, Florencia Cecilia . Behavior of plant tissue in osmotic solutions. Journal of Food Engineering , USA, v. 56, p. 1-15, 2003.

  • GOLLÜCKE, Andréa P B ; TANIWAKI, Marta H ; TAVARES, D Q . Efeito do processamento sobre a ocratoxina A em café. Boletim da Sbcta, Campinas, 2003.

  • GOLLÜCKE, Andréa P B ; TANIWAKI, Marta H ; TAVARES, D Q . Ocratoxina A: características, síntese e efeitos tóxicos. Brazilian Journal Of Food Technology, Campinas, 2003.

  • SILVA, Mara R ; SILVA, Maria A A P da ; TAVARES, D Q . Cytochemical and Nutrition Characteristics of Jatoba-do-Cerrado (Hymenea stigonocarpa Mart.). Annals of Botany , Londres, 2003.

  • TEIXEIRA, Maria A V ; TAVARES, D Q ; CIACCO, César F . Estudo do efeito de modificações químicas no amido usado como substituto de gordura. Ciência e Tecnologia de Alimentos , Campinas, 2003.

  • ZAGO, Lilia Ferreira dos Santos ; TAVARES, D Q . Bioavailability of iron in texturized soy protein fortified with ferrous compunds. Revista de Nutrição da PUCCAMP , Campinas, 2003.

  • GOLLÜCKE, A. P. B. ; TANIWAKI, M. H. ; TAVARES, D. Q. . Ocratoxina A: propriedades químicas, microrganismos produtores e efeitos tóxicos. Boletim da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos , v. 37, p. 115-120, 2003.

  • FRANCO, Celia M L ; CABRAL, Renato A F ; TAVARES, D Q . Structural and Physicochemical Characteristics of Lintnerized Native and Sour Cassava Starches. Stärke (Weinheim) , Alemanha, v. 54, n.10, p. 469-475, 2002.

  • ZAMBRANO, Francy ; CAMARGO, Celina R O ; TAVARES, D Q . Amido de mandioca modificado comparado com substitutos de gordura comerciais. Brazilian Journal of Food Technology. Preprint Serie , Campinas, v. 4, p. 155-161, 2001.

  • BEZERRA, R. M. N. ; UENO, M. ; SILVA, M. A. A. P. ; TAVARES, D Q ; CARVALHO, C. R. O. ; SAAD, M. J. A. . A high fructose diet affects the early steps of insulin action in muscle and liver of rats. The Journal of Nutrition , Bethesda,USA, v. 130, p. 1531-1535, 2000.

  • UENO, M. ; BEZERRA, R. M. N. ; SILVA, M. A. A. P. ; TAVARES, D Q ; CARVALHO, C. R. O. ; SAAD, M. J. A. . A high fructose diet induces changes in pp 185 phosphorylation in muscle and liver of rats. Brazilian Journal of Medical and Biological Research , Ribeirão Preto,SP, v. 33, p. 1421-1427, 2000.

  • BARCELOS, M. F. P. ; TAVARES, D Q ; MIRANDA, M. A. C. ; SILVA, M. A. A. P. ; GERMER, S. ; FERREIRA, V. L. P. ; CAMPOS, S. D. . Ensaio tecnológico e sensorial de soja [Glycine max (L.) Merrill] enlatada em estádios verdes e no estádio da maturação de colheita. Ciência e Tecnologia de Alimentos , Campinas, v. 19, n.1, p. 46-58, 1999.

  • BARCELOS, M. F. P. ; TAVARES, D Q ; MIRANDA, M. A. C. ; GERMER, S. . Aspectos químicos e bioquímicos de leguminosas enlatadas em diferentes estádios de maturação . Ciência e Tecnologia de Alimentos , Campinas, v. 19, n.1, p. 59-72, 1999.

  • BARCELOS, M. F. P. ; TAVARES, D Q ; MIRANDA, M. A. C. ; SILVA, M. A. A. P. ; FERREIRA, V. L. P. ; CAMPOS, S. D. ; GERMER, S. ; SADAHIRA, M. S. . Aspectos tecnológicos e sensoriais do guandu [Cajanus cajan (L.) Millsp.] enlatado em diferentes estádios de maturação. Ciência e Tecnologia de Alimentos , Campinas, v. 19, n.1, p. 73-83, 1999.

  • FRANCO, C. M. L. ; CIACCO, C. F. ; TAVARES, D Q . The structure of waxy corn starch: effect of granule size. Stärke (Weinheim) , Alemanha, v. 50, n.5S, p. 193-198, 1998.

  • TEIXEIRA, M. A. V. ; CIACCO, C. F. ; TAVARES, D Q ; BONEZZI, A. N. . Ocorrência e caracterização do amido resistente em amidos de milho e banana. Ciência e Tecnologia de Alimentos , Campinas,SP, v. 18, n.2, p. 246-253, 1998.

  • ABURTO, L. C. ; TAVARES, D Q ; MARTUCCI, E. T. . Microencapsulação de óleo essencial de laranja. Ciência e Tecnologia de Alimentos , SP, v. 18, n.1, p. 45-48, 1998.

  • LARREA, M. A. ; GROSSMANN, M. V. ; BELÉIA, A. P. ; TAVARES, D Q . Changes in water absorption and swollen volume in extruded alkaline peroxide pre-treated rice hulls. Cereal Chemistry , Estados Unidos, v. 74, n.2, p. 98-101, 1997.

  • TAVARES, D Q ; BARCELOS, M. F. P. ; MOURA, L. B. ; MIRANDA, M. A. C. ; GERMER, S. . Harvesting and canning of green soybeans [Glycine max (L. Merril)] for the brazilian market. Engineering and Food, England, v. 2, p. 33k-36k, 1997.

  • VALIM, M. F. C. F. A. ; REYES, F. R. ; TAVARES, D Q . Short-term toxicity of erythrosine on Wistar rats hepatic mitochondrial respiration. Acta Toxicológica Argentina , Argentina, v. 5, n.2, p. 68-70, 1997.

  • FRANCO, C. M. L. ; CIACCO, C. F. ; TAVARES, D Q . Effect of the heat-moisture treatment on the enzymatic susceptibility of corn starch granules. Stärke (Weinheim) , Germany, v. 47, n.6S, p. 223-228, 1995.

  • LARREA, C. M. A. ; GROSSMANN, M. V. ; TAVARES, D Q ; CASTRO-GOMEZ, R. J. H. Y. . Modificación estructural y funcional de fibra de cáscara de arroz con peróxido de hidrogeno alcalino.. BOL. SBCTA, CAMPINAS, v. 28, n.2, p. 77-85, 1994.

  • TAVARES, J. T. ; TAVARES, D Q ; MIRANDA, M. A. C. . Enzymatic analysis of soya beans lacking lipoxigenases. J SCI FOOD AGRIC, v. 62, n.02, p. 207-208, 1993.

  • MOURA, E. C. ; TAVARES, D Q ; ROIG, S. M. . Avaliação sensorial e metabólica de leite com baixo teor de lactose. Revista de Nutrição da PUCCAMP , Campinas, v. 06, n.01, p. 10-28, 1993.

  • TAVARES, D Q ; TAVARES, J. T. ; MIRANDA, M. A. C. . Atividade da lipoxigenase de soja em retrocruzamento de IAC-8 com -L1, -L2 e -L3.. ARQ BIOL TECNOL, v. 35, n.01, p. 15-21, 1992.

  • CARVALHO, M. R. B. ; RODRIGUES, M. A. A. P. S. ; TAVARES, D Q ; GINNIS, M. ; SGARBIERI, V. C. . Efeitos da irradiação (raios gama) sobre as propriedades físicas, sensoriais e nutritivas dos grãos de feijão. PESQ AGROPEC BRAS, BRASILIA, v. 26, n.10, p. 1663-1672, 1991.

  • GROSSMANN, M. V. ; EL-DASH, A. A. ; TAVARES, D Q . Efeitos das variáveis da extrusão nas propriedades físicas do amido de mandioca. ARQUIV. BIOL. TECNOL., v. 32, n.4, p. 793-804, 1989.

  • FRANCO, C. M. L. ; CIACCO, C. F. ; TAVARES, D Q . Studies on the susceptibility of granular cassava and corn starches to enzymatic attack Part II. Study of the granular structure of starch. Stärke (Weinheim) , Germany, v. 40, n.1, p. 29-32, 1988.

  • TAVARES, D Q ; MIRANDA, M. A. C. ; UMINO, C. Y. ; DIAS, G. M. . Características estruturais do tegumento de sementes permeáveis e impermeáveis de linhagens de soja (Glycine Max, L. Merril).. Revista Brasileira de Botânica , v. 10, n.2, p. 147-153, 1987.

  • TAVARES, D Q ; UMINO, C. Y. ; DIAS, G. M. ; MIRANDA, M. A. C. . Compostos fenólicos no tegumento de sementes de linhagens de soja permeável e impermeável. Revista Brasileira de Botânica , v. 9, n.2, p. 167-171, 1986.

  • RUIZ, W. A. ; AMAYA-FARFAN, J. ; TAVARES, D Q . Aproveitamento do resíduo do extrato hidrossolúvel de soja. Avalição nutricional e fisiológica do hidrolisado enzimático das proteínas do resíduo. Anais do III Seminário Nacional de Pesquisa de Soja, CAMPINAS,SP - EMBRAPA, p. 930-937, 1984.

  • CASTRO, A. F. P. ; GOMES, J. A. ; SERAFIM, M. B. ; TAVARES, D Q . Permeability factor-like skin reaction in rabbits induced by endotoxin of 'Salmonella', sp.. Ann Immunol Inst Pasteur, Paris, v. 113D, p. 103-117, 1982.

  • PRADO-FRANCESCHI, J. ; TAVARES, D Q ; ARAUJO, A. L. . Effects of Convulxin in Plattelets and Leukocytes.. TOXICON, v. 19, n.5, p. 661-666, 1981.

  • FRANCESCHI, A. P. ; TAVARES, D Q ; CASTRO, A. F. P. . Teste do camundongo recém-nascido no ensaio da enterotoxina termoestável (St) de Escherichia Coli. Influência na idade dos animais e estudo histológico. REV. BRAS DE PESQ. MED. E BIOL., v. 13, n.1-3, p. 31-36, 1980.

  • TAVARES, D Q ; ALBERTO, M. C. . Scanning Electron Microscopy of the venous vascular organization of cat spleen. REV. DE MICR. ELECT., v. 5, n.1, p. 264-265, 1978.

  • TAVARES, D Q . Preliminary note on the Polichaeta and Polychaeta Larvae in Haifa Harbour, Israel.. RAPP. COMM. INT. MER. MEDIT, v. 19, n.2, p. 31-32, 1968.

  • TAVARES, D Q . Occurrence of Doliolids and Salps during 1958, 1959 and 1960 off the Sao Paulo coast. Bol Inst Ocean Usp, SP, v. 16, n.1, p. 87-97, 1967.

  • VANNUCCI, M. ; TAVARES, D Q . Plancton coletado durante a VII viagem do N/E Almirante Saldanha.. CONTR. AV. INST. OCEAN. BIOL., v. 4, p. 2-12, 1963.

  • CIACCO, C. F. ; TAVARES, D Q ; TEIXEIRA, M. A. V. . Amido resistente . In: Franco Maria Lajolo; Fulgencio Saura-Calixto; Emma Wittig de Penna; Elizabete Wenzel de Menezes. (Org.). Fibra dietética en Iberoamérica: Tecnología y Salud. 1ed.São Paulo: Varela Editora e Livraria LTDA, 2001, v. , p. 129-141.

  • MARTINI, Maria H ; HONÓRIO, Y. F. ; LENCI, Camila G ; TAVARES, D Q ; FIGUEIRA, Antonio . Vassoura de Bruxa. Ênfase, Campinas, p. 9 - 9, 01 jun. 2000.

  • TAVARES, D Q . Seção de Divulgação Científica Semanal. Folha de São Paulo, São Paulo.

  • TAVARES, D Q . Seção de Divulgação Científica Semanal. Folha de São Paulo, São paulo.

  • TAVARES, D Q . Microscopia de Alimentos. In: III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1999, Campinas. Ciência de Alimentos avanços e perspectivas. Campinas: UNICAMP, 1999. v. II. p. 71-77.

  • FRANCO, C. M. L. ; TAVARES, D Q . Estudo microscópico do amido de mandioca natural e fermentado. In: XVI Congresso Brasileiro da SBCTA, 1998, Rio de Janeiro. Anais do XVI Congresso Brasileiro da SBCTA - Alimento, População e Desenvolvimento. SBCTA - Regional do RJ: Antonio de A. Figueiredo, 1998. v. 2. p. 1289-1292.

  • FREITAS, M. C. J. ; TAVARES, D. Q. . Caracterização do grânulo de amido de bananas M. cavendishii e M. sapientum . In: XVI Congresso Brasileiro da SBCTA, 1998, Rio de Janeiro. Anais do XVI Congresso Brasileiro da SBCTA. SBCTA - Regional do RJ: Antonio de A. Figueiredo, 1998. v. 1. p. 569-572.

  • TAVARES, D Q ; BARCELOS, M. F. P. ; BARTHMANN, L. ; MIRANDA, M. A. C. ; GERMER, S. ; CAMPOS, S. D. ; PUPO, V. L. . Harvesting and canning of green soy beans [Glycine max (L.) Merrill] for the brazilian market. In: Seventh International Congress of Engineering and Food, 1997, 1997. v. II. p. 33-36.

  • RODRIGUES, M. A. A. P. S. ; TAVARES, D Q ; FERREIRA, C. L. . Viabilidade in vitro de L. Acidophilus dos produtos lácteos comercializados no país. In: XIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1992, São Paulo, 1992.

  • MARTINI, Maria Helena ; LENCI, Camila G ; TAVARES, D Q . Theobroma speciosum cotyledon histology. In: XVIII Congresso Brasileiro da Sociedade de Microscopia e Microanálise, 2001, Águas de Lindóia. Acta Microscópica, 2001. v. 3. p. 95-96.

  • TAVARES, Débora de Queiroz . Microscopia de Alimentos. In: III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2001, Campinas. Ciência de Alimentos - avanços e perspectivas. Campinas: Faculdade de Engenharia de Alimentos, 1999. v. II. p. 71-77.

  • SOUZA, Jane Cristina de ; GOLLÜCKE, A. P. B. ; HONÓRIO, Yara Fagnani ; TAVARES, Débora de Queiroz . The antioxidant capacity of grape polyphenolics and norbixin pigment estimated ex vivo. In: XXI Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2007, Armação de Búzios-RJ. XXI Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2007. p. 1-1.

  • GOLLÜCKE, A. P. B. ; SOUZA, Jane Cristina de ; TAVARES, Débora de Queiroz . Efeito do armazenamento em teores de catequinas de sucos de uva concentrados e pasteurizados. In: VII Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. Ciência e Tecnologia de Alimentos em Benefício à Sociedade: Ligando a Agricultura à Saúde, 2007, Campinas-SP. SBCTA: Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2007.

  • GOLLÜCKE, A. P. B. ; CATHARINO, R. R. ; SOUZA, Jane Cristina de ; EBERLIN, M. N. ; TAVARES, Débora de Queiroz . Characterization of major polyphenolic components of grape juice during manufacturing. In: 2o. Congresso Brasileiro de Espectrometria de Massas-BrMASS, 2007, Campinas-SP. Anais do 2o. Congresso Brasileiro de Espectrometria de Massas-BrMASS, 2007.

  • TAVARES, Débora de Queiroz ; MARTINI, Maria Helena . Caracterização histológica das células polifenólicas em espécies do gênero Theobroma. In: 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo: USP, 2005.

  • MONTEIRO, R R ; TAVARES, D Q ; GIGANTE, M L . Effect of pH on the microstruture of cream cheese. In: IV Ibero American Congress of Food Engineering, 2003, Valparaiso. Abstract of IV Ibero American Congress of Food Engineering, 2003.

  • MARTINI, Maria Helena ; LENCI, C. ; TAVARES, Débora de Queiroz . Os compostos fenólicos dos cotilédones de sete espécies de Theobroma spp. In: V Encontro do Instituto Adolfo Lutz - Encontro Nacional de Laboratórios de Saúde Pública, 2003, Campinas. Revista do Instituto Adolfo Lutz. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 2003. v. 62. p. 102.

  • TAVARES, Débora de Queiroz ; GUIMARÃES, Ana Carolina de Andrade ; SIMÕES, Marilda Garcia . Avaliação da qualidade proteica de produtos de soja pelo PDCAAS e análise dos peptídeos da digesta no íleo de ratos.. In: XI Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2003, Campinas. Campinas: UNICAMP, 2003.

  • TAVARES, Débora de Queiroz ; SIMÕES, Marilda Garcia ; HONÓRIO, Yara Fagnani . Digesta ileal ou fecal para a digestibiidade verdadeira?. In: ! Congresso Internacional sobre o futuro da Pesquisa com Animais, 2003, Rio de Janeiro, 2003.

  • TAVARES, Débora de Queiroz ; LENCI, Camila G ; MARTINI, Maria Helena . The structure and localization of reserves in cotyledones of seeds from Theobroma grandiflorum schum., Theobroma subincanum Mart. and Theobroma bicolor H.B.K.. In: XIX Congresso Brasileiro da Sociedade de Microscopia e Microanálise, 2003, Caxambú. Anais da SBMM 2003. Campinas: UNICAMP, 2003.

  • LENCI, Camila G ; MARTINI, Maria Helena ; TAVARES, D Q ; BEGNAMI, Cristiana de Noronha ; CORTELAZZO, Angelo Luiz . Caracterização citoquímica de sementes de gênero Theobroma. In: 52º Congresso Nacional de Botânica e XXIV Reunião Nordestina de Botânica, 2001, Jõao Pessoa. Resumos do 52º Congresso Nacional de Botânica, 2001. p. 27-27.

  • TEIXEIRA, M. A. V. ; CIACCO, C. F. ; TAVARES, D Q . Uso de amidos quimicamente modificados como substitutos de gordura. In: 4º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2001, Campinas. Resumos do 4º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2001.

  • FREITAS, M C J ; TAVARES, D Q . Efeito do amido resistente de bananas (musa AAA-nanicão e musa AAB-Terra) sobre o metabolismo nutricional e a microbiota intestinal de ratos. In: XVI Congresso Brasileiro de Nutrição, 2001, Salvador. Resumos do XVI Congresso Brasileiro de Nutrição, 2001.

  • FREITAS, M C J ; TAVARES, D Q . Caracterização do grânulo de amido de bananas (musa AAA-nanicão e musa AAB-Terra): parte II. In: XVI Congresso Brasileiro de Nutrição, 2001, Salvador. Resumos do XVI Congresso Brasileiro de Nutrição, 2001.

  • MOREIRA, R T ; CRISTIANINI, M ; LEMOS, A L da S C ; HONÓRIO, Y F ; TAVARES, D Q . Caracterização microestrutural de embutido emulsionado de tilápia (Oreachromis niloticus L.). In: 4º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2001, Campinas. Resumos do 4º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2001.

  • GOLLÜCKE, A. P. B. ; TAVARES, D. Q. ; TANIWAKI, M. H. . Ocorrencia de Ocratoxina A em Cafe Verde Destinado a Exportacao Proveniente de Diversas Regioes Produtoras Brasileiras. In: III Congresso Brasileiro de Micologia, 2001, Aguas de Lindoia. Micologia: Desenvolvimento e Perspectivas para o MIlenio, 2001. p. 50-50.

  • GOLLÜCKE, A. P. B. ; TAVARES, D. Q. ; TANIWAKI, M. H. . Investigacao de Ocratoxina A em Cafe: Impacto na Exportacao de Cafe Cru Brasileiro. In: Simposio Latino Americano de Ciencia de Alimentos, 2001, Campinas. Alimentos para o Seculo 21 Desafios e Tendencia para a America Latina, 2001.

  • TAVARES, D Q ; BARCELOS, M. F. P. ; MIRANDA, M. A. C. ; GERMER, S. . Chemical and biochemical of legumes canned at different maturation stages. In: Nutritionists meet food scientists and technologists, 2000, Porto. Abstract book. Porto: Elsevier Science, 2000.

  • TAVARES, D Q ; BARCELOS, M. F. P. ; MIRANDA, M. A. C. ; GERMER, S. ; SILVA, M. A. A. P. ; FERREIRA, V. L. P. ; CAMPOS, S. D. . Technological and sensory evaluation of soybean canned at green stage and harvest maturity stage. In: Nutritionists meet food scientists and technologists, 2000, Porto. Abstract Book. Porto: Elsevier Science, 2000.

  • FREITAS, M. C. J. ; TAVARES, D Q . Distinct banana resistant starch and intestinal physiology. In: Nutritionists meet food scientists and technologists, 2000, Porto. Abstract book. Porto: Elsevier Science, 2000.

  • TEIXEIRA, M. A. V. ; TAVARES, D Q ; CIACCO, C. F. . Effects of resistant starch (RS) from different origins on the response of Wistar rat intestinal tracts. In: Nutritionists meet and food scientists and techonologists, 2000, Porto. Abstract Book. Porto: Elsevier Science, 2000.

  • TEIXEIRA, M. A. V. ; TAVARES, D Q ; CIACCO, C. F. . Effect of hydrolyzing, cross-linking and acetylation reactions on the physico-chemical and functional properties of waxy corn and cassava starches. In: Nutritionists meet food scientists and technologists, 2000, Porto. Abstract Book. Porto: Elsevier Science, 2000.

  • MARTINI, Maria Helena ; LENCI, Camila G ; TAVARES, D Q . Caracterização estrutural de seis espécies do gênero Theobroma e uma espécie do gênero Herrania para estudo da filogenia. In: XVII Congresso Brasileiro da SBCTA, 2000, Águas de Lindóia. Livro de Resumos do XVII Congresso Brasileiro da SBCTA, 2000. v. 2. p. 5180-5180.

  • TEIXEIRA, M. A. V. ; CIACCO, C. F. ; TAVARES, D Q ; DIAS, Álvaro R G . Efeito das reações de hidrólise ácida, intercruzamento e acetilação nas propriedades físico-químias e funcionais dos amidos de milho ceroso e de mandioca. In: XVII Congresso Brasileiro da SBCTA, 2000, Águas de Lindóia. Livro de Resumos do XVII Congresso Brasileiro da SBCTA, 2000. v. 2. p. 5240-5240.

  • GONZÁLEZ, Norka B B ; FARFÁN, Jaime A ; GUERRA, José I e ; TAVARES, D Q . Partial chemical characterization and nutritional evaluation of a synthetic amino acid mixture. In: XVII Congresso Brasileiro da SBCTA, 2000, Fortaleza. Livro de Resumos, 2000. v. 3. p. 7.22-7.22.

  • MENEZES, Hilary Castle de ; TAVARES, D Q . Análise microscópica da amêndoa de cacau (Theobroma cacao L.) fermentada, nibs de cacau fermentado e torrado e alcalinizado. In: III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1999, Campinas, 1999. v. 1. p. 1-1.

  • FREITAS, M. C. J. ; TAVARES, D Q ; HONÓRIO, Y. F. . Efeito do amido resistente de banana (M cavendishii e M sapientum) no trato intestinal. In: III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1999, Campinas. v. 1. p. 1-1.

  • BEZERRA, R. M. N. ; UENO, M. ; SILVA, M S ; TAVARES, D Q ; SAAD, M J A ; GONTIJO, J A R . Resistência à insulina e dieta rica em frutose: efeito na pressão arterial. In: III CONGRESSO PAULISTA DE DIABETES E METABOLISMO, 1998, Águas de Lindóia. SP, 1998. p. 30-30.

  • BEZERRA, R. M. N. ; UENO, M. ; SILVA, M S ; CARVALHO, C ; SAAD, M J A ; TAVARES, D Q . Efeito de uma dieta rica em frutose nas etapas iniciais da ação insulínica em tecidos hepático e muscular de ratos jovens. In: III CONGRESSO PAULISTA DE DIABETES E METABOLISMO, 1998, Águas de Lindóia. SP, 1998. p. 60-60.

  • SILVA, M S ; UENO, M. ; BEZERRA, R. M. N. ; CARVALHO, C ; TAVARES, D Q ; SAAD, M J A . A restrição dietética aumenta o grau de fosforilação em tirosina de proteínas envolvidas nas etapas iniciais da ação insulínica em ratos velhos. In: III CONGRESSO PAULISTA DE DIABETES E METABOLISMO, 1998, Águas de Lindóia. SP, 1998. p. 60-60.

  • SILVA, M S ; UENO, M. ; BEZERRA, R. M. N. ; CARVALHO, C ; TAVARES, D Q ; SAAD, M J A . Efeito da restrição dietética nas etapas iniciais da ação insulínica em ratos jovens. In: III CONGRESSO PAULISTA DE DIABETES E METABOLISMO, 1998, Águas de Lindóia. SP, 1998. p. 61.

  • UENO, M. ; BEZERRA, R. M. N. ; SILVA, M S ; TAVARES, D Q ; SAAD, M J A . Efeito da dieta rica em frutose na fosforilação da PP185 em fígado e músculo de ratos. In: III CONGRESSO PAULISTA DE DIABETES E METABOLISMO, 1998, Águas de Lindóia. SP, 1998. p. 61-61.

  • TEIXEIRA, Maria A V ; CIACCO, César F ; TAVARES, D Q . Propriedades fisiológicas do amido resistente de milho e de banana. In: VI Mostra de Trabalhos Científicos, 1998, Campinas. Resumos da VI Mostra de Trabalhos Científicos. Campinas: Gráfica da UNICAMP, 1998. p. 27-27.

  • TEIXEIRA, Maria A V ; CIACCO, César F ; TAVARES, Débora Q ; BONEZZI, Alexandre N . Ocorrência e caracterização do amido resistente em amidos de milho e de banana. In: VI Mostra de Trabalhos Científicos, 1998, Campinas. Resumos da VI Mostra de Trabalhos Científicos. Campinas: Gráfica da UNICAMP, 1998. p. 27-27.

  • BEZERRA, R. M. N. ; UENO, M. ; SILVA, M S ; CARVALHO, C ; TAVARES, D Q ; SAAD, M J A . Efeito da dieta rica em frutose na fosforilação do IRS-1 em fígado e músculo de ratos. In: VI Mostra de Trabalhos Científicos, 1998, Campinas. Resumos da VI Mostra de Trabalhos Científicos. Campinas: Gráfica da UNICAMP, 1998. p. 76-76.

  • UENO, M. ; SILVA, M S ; BEZERRA, R. M. N. ; CARVALHO, C. R. O. ; SAAD, M. J. A. ; TAVARES, D Q . Effect of fructose feeding on IRS-1 phosphorylation in insulin sensitive tissues of intact rats. In: 16th International Congress of Nutrition, 1997, Montreal. Abstracts of 16th International Congress of Nutrition, 1997. p. 265-265.

  • SILVA, M S ; UENO, M. ; BEZERRA, R. M. N. ; CARVALHO, C. R. O. ; SAAD, M. J. A. ; TAVARES, D Q . Dietary restriction improves IRS-1 tyrosine phosphorylation levels in adipocyte of old rats in vivo. In: 16th International Congress of Nutrition, 1997, Montreal. Abstracts of 16th International Congress of Nutrition, 1997. p. 265-265.

  • MIRANDA, Martha Z de ; ELDASH, Ahmed A M ; TAVARES, D Q . Efeito do tempo de germinação do trigo na composição centesimal de farinha integral e ilustração microscópica da morfologia das farinhas. In: II Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos - Progresso e Ação para o ano 2000, 1997, Campinas. Resumos do II Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1997.

  • SILVA, M S ; BEZERRA, R. M. N. ; UENO, M. ; TAVARES, D Q ; SAAD, M. J. A. . Restrição dietética melhora o nível de fosforilação em tirosina do IRS-1 nos adipócitos de ratos velhos. In: XII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 1997, Caxambú. Resumos da XII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 1997.

  • BEZERRA, R. M. N. ; UENO, M. ; SILVA, M S ; TAVARES, D Q ; SAAD, M J A ; GONTIJO, J A R . Resistência à insulina e dieta rica em frutose: efeitos na pressão arterial. In: XI Congresso Brasileiro de Diabetes, 1997, Porto Alegre. Resumos do XI Congresso Brasileiro de Diabetes, 1997.

  • KUHL, W. ; TAVARES, D Q ; FELÍCIO, P. E. . Avaliação de textura objetiva para carne suína PSE sob desossas e resfriamentos distintos. In: XV Congresso da SBCTA, 1996, Poços de Caldas, 1996.

  • JONG, E. V. ; TAVARES, D Q ; HONÓRIO, Y. F. . Efeito da ingestão de dietas, contendo óleo de soja ou gordura de coco sobre o perfil de ácidos graxos do fígado. In: XV Congresso da SBCTA, 1996, Poços de Caldas, 1996.

  • SALADO, G. A. ; JONG, E. V. ; TAVARES, D Q ; HONÓRIO, Y. F. . Comparação da capacidade absortiva da mucosa intestinal de ratos desnutridos e recuperados com dieta formulada com hidrolisado proteico. In: I Congresso Científico na Área da Saúde, 1996, Goiânia, 1996.

  • TAVARES, D Q ; HONÓRIO, Y. F. ; LEITE, E. C. . What is a better control diet for experimental nutrition studies with rats?. In: V Congresso Brasileiro de Animais de Laboratório, 1996, Rio de Janeiro, 1996.

  • MIRANDA, M. A. C. ; GROSSMANN, M. V. ; TAVARES, D Q ; BARROS, R. M. C. . Physical properties and microstrutucture of snacks with brewer's spent grain (BSG). In: International Symposium on Food Extrusion: Pasta and Extruded Products, 1995, Campinas, 1995.

  • JONG, E. V. ; TAVARES, D Q ; HONÓRIO, Y. F. . Perfil nutricional e histológico dos fígados de ratos submetidos a dietas hiperlipídicas. In: 2ª Reunião Especial da SBPC, 1995, Cuiabá, 1995.

  • NORONHA, C. DOS S. ; TAVARES, D Q ; FREITAS, R. O. . Avaliação proteica de duas fórmulas infantis: a base de leite de vaca e a basa de isolado proteico se soja. In: 2nd International Congress of Nutrition in Pediatrics da Sociedade Portuguesa de Pediatria, 1994, Lisboa, 1994.

  • LARREA, M. A. ; GROSSMANN, M. V. ; CASTRO-GOMEZ, R. J. H. Y. ; TAVARES, D Q . Extrusão de casca de arroz pré-tratada com peróxido de hidrogênio alcalino. Propriedades funcionais. In: XIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1994, São Paulo, 1994.

  • NORONHA, C. DOS S. ; TAVARES, D Q ; HONÓRIO, Y. F. . Valor biológico das proteínas do leite de vaca e do isolado proteico de soja em fórmulas infantis. In: 46ª Reunião Anual da SBPC, 1994, Vitória, 1994.

  • GORGATTI, M. C. ; TAVARES, D Q ; PESSOTTO, M. A. . Suplemento para leite materno ordenhado administrado a recém-nascidos de muito baixo peso (RNMBP). In: 46ª Reunião Anual da SBPC, 1994, Vitória, 1994.

  • JONG, E. V. ; TAVARES, D Q ; HONÓRIO, Y. F. . Efeito do consumo de dietas hiperlipídicas sobre parâmetros bioquímicos e nutricionais de ratos. In: 46ª Reunião Anual da SBPC, 1994, Vitória, 1994.

  • TAVARES, D Q ; HONÓRIO, Y. F. ; JONG, E. V. . Rações para roedores de biotérios. In: IV Congresso Brasileiro de Animais de Laboratório, 1994, Guarujá, 1994.

  • GONÇALVES, C. M. R. ; AMAYA-FARFAN, J. ; WILKE, B. C. ; TAVARES, D Q . Prevalência de hipovitaminose A em crianças de favelas de Campinas-Sp. In: III CONGRESSO NACIONAL DA SOC. BRAS. DE ALIM. E NUTRIÇÃO - SBAN, 1993, São Paulo, 1993.

  • FRANCO, C. M. L. ; TAVARES, D Q ; CIACCO, C. F. ; HONÓRIO, Y. F. . Effect of the heat-moisture treatment on the enzymatic susceptibility of the corn starch granules. In: XIV COLÓQUIO DA SOC.BRAS.DE MICROSC.ELETRÔNICA, 1993, Caxambú, 1993.

  • TAVARES, D Q ; NORONHA, C. DOS S. ; JONG, E. V. ; HONÓRIO, Y. F. . Alterações hepáticas de ratos submetidos a testes nutricionais com dietas experimentais. In: 45 REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA - SBPC, 1993, Recife, 1993.

  • PIAUVIEIRA, C. R. ; TAVARES, D Q ; CHIOZINI, P. ; HONÓRIO, Y. F. . Avaliação da proposta de modificação da mistura proteica da Nuvilab- CR-1 Autoclavável para roedores de Biotério.. In: 4ª REUNIAO DO COLEGIO BRASILEIRO DE EXPERIMENTACAO ANIMAL, COBEA, 1992, São Paulo, 1992.

  • CHIOZINI, P. ; TAVARES, D Q ; PIAUVIEIRA, C. R. ; HONÓRIO, Y. F. . Sete experimentos de avaliação de ração para roedores de biotério de referência. In: XIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1992, São Paulo, 1992.

  • TAVARES, D Q ; PIAUVIEIRA, C. R. ; CHIOZINI, P. ; HONÓRIO, Y. F. . Avaliação da qualidade nutricional da ração autoclavável utilizada no Biotério central da UNICAMP. In: IV Reunião do Colégio Brasileiro de Experimentação animal, 1992, Campinas, 1992.

  • NORONHA, C. DOS S. ; TAVARES, D Q ; HONÓRIO, Y. F. . Avaliação da qualidade proteica de formulado lácteo infantil. In: 44ª Reunião anual da SBPC, 1992, São Paulo, 1992.

  • TAVARES, J. T. ; TAVARES, D Q . Avaliação da redução da atividade de lipoxigenases de cultivares -L1, -L2 e -L3 introduzidas no germoplasma do IAC-8. In: X CONGRESSO DA SOC. BOTANICA DE SAO PAULO, 1990, Campinas, 1990.

  • TAVARES, D Q ; PIAU, C. R. ; HONÓRIO, Y. F. . Nutritional and microbiological examination of SPF rodents diet of Biotério Central UNICAMP. In: I World Congress on Laboratory Animal Science, 1990, Caxambú. Program and Abstracts, 1990. p. ED 31.

  • TAVARES, J. T. ; TAVARES, D Q ; MIRANDA, M. A. C. . Novos cultivares de soja: avaliação da redução da atividade de lipoxigenases de cultivares -L1, -L2, -L3, introduzidas no germoplasma de IAC-8. In: VIII Congresso da Sociedade Botânica de SP, 1990, Campinas, 1990.

  • MOURA, E. C. ; TAVARES, D Q . Tolerância à lactose. In: II Congresso Nacional de Alimentação e Nutrição, 1990, São Paulo, 1990.

  • M NETTO, F. ; TAVARES, D Q . Recuperação nutricional de ratos Wistar em crescimento com hidrolisado enzimático de proteína de soja. In: II Congresso Nacional de Alimentação e Nutrição, 1990, São Paulo, 1990.

  • JALALI, V R ; TAVARES, D Q ; CERRI, C . Dados preliminares sobre a utilização de H-aminoácidos para estudar a excreção endógena de nitrogênio de ratos em dietas de feijão. In: 41ª Reunião anual da SBPC, 1989, Fortaleza. Ciência e Cultura, 1989. v. 41. p. 785.

  • TAVARES, D Q ; MIRANDA, M. A. C. ; HONÓRIO, Y. F. . Estrutura e composição do tegumento de linhagens impermeáveis de soja. In: V Seminário Nacional de Pesquisa de Soja, 1989, Campo Grande, 1989.

  • MOURA, E. C. ; TAVARES, D Q . Absorção de lactose: avaliação glicêmica. In: XII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1989, Rio de Janeiro, 1989.

  • VALIM, M. F. C. F. A. ; REYES, F. R. ; TAVARES, D Q . Avaliação do efeito da ingestão subcrônica de Eritrosina na respiração mitocondrial. In: VI Congresso Brasileiro de Toxicologia, 1989, São Paulo. Revta Soc. Bras. de Toxicologia, 1989. v. 2. p. 32.

  • TAVARES, D Q ; HONÓRIO, Y. F. ; MIRANDA, M. A. C. . Estudo do tegumento de sementes de soja impermeáveis. In: 40ª Reunião Anual da SBPC, 1988, São Paulo. Ciência e Cultura, 1988. v. 40. p. 18.

  • VALIM, M. F. C. F. A. ; TAVARES, D Q ; REYES, F. R. . Avaliação histológica da ingestão subcrônica de eritrosina em ratos Wistar. In: VIII Congresso Latinoamericano de Nutrición, 1988, Viña del Mar. Revta Chilena de Nutrición, 1988. v. 16. p. 191.

  • ASCHERI, J. L. R. ; DIAZ, N. A. M. ; TAVARES, D Q . Extração e caracterização física do amido de Adlay (Coix lacryma Jobi L.). In: X Congresso da Sociedade Brasil de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1987, São Paulo, 1987. p. 95.

  • TAVARES, D Q ; UMINO, C. Y. ; DIAS, G. M. ; MIRANDA, M. A. C. . Caracterização de sementes de soja de tegumento impermeável a água. In: IV Seminário Nacional de Pesquisa de Soja, 1986, Porto Alegre, 1986. p. 39.

  • TAVARES, D Q ; UMINO, C. Y. ; DIAS, G. M. ; MIRANDA, M. A. C. . Características estruturais de tegumentos de sementes de linhagens de soja impermeável e impermeável a água. In: VI Congresso DA SOC. BOTANICA DE SAO PAULO., 1986, Campinas, 1986. p. 3.

  • SILVA, M. A. A. P. ; SGARBIERI, V. C. ; TAVARES, D Q ; MCGINNIS, J. . Efeito da irradiação gama sobre algumas propriedades físicas e sensoriais do feijão (Phaseolus vulgaris, L.) c.v. Carioca 80. In: IX Congresso Braileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1986, Curitiba, 1986.

  • TAVARES, D Q ; MIRANDA, M. A. C. ; DIAS, G. M. ; UMINO, C. Y. . Caracterização fisiomorfológica de novas linhagens de soja de tegumento impermeável. In: 37ª Reunião Anual da SBPC, 1985, Belo Horizonte. Ciência e Cultura, 1985. v. 37. p. 843.

  • TAVARES, D Q ; UMINO, C. Y. ; DIAS, G. M. ; MIRANDA, M. A. C. . Presença de compostos fenólicos no tegumento de linhagens de soja impermeáveis. In: V Congresso anual da Sociedade Botânica de SP, 1985, Botucatú, 1985. p. 138.

  • TAVARES, D Q ; UMINO, C. Y. ; DIAS, G. M. ; MIRANDA, M. A. C. . Ultra-estrutura do tegumento de Glycine max, Medicago sativa e Pisum sativum. In: X COLOQUIO DA SOC. BRASILEIRA DE MICROSCOPIA ELETRONICA., 1985, São Paulo. Resumos SBME, 1985. p. 2.

  • TAVARES, D Q ; ALMEIDA, C. G. . Embriões de galinha em testes de toxicidade: aspectos críticos. In: 36ª Reunião Anual da SBPC, 1984, São Paulo. Ciência e Cultura, 1984. v. 36. p. 55.

  • ALMEIDA, C. G. ; TAVARES, D Q . Hyla fuscovaria (Amphibia - Anura): estudo da banda da região organizadora do nucléolo da banda C e da regressão metamórfica. In: 34ª Reunião Anual da SBPC, 1982, Campinas. Ciência e Cultura, 1982. v. 34. p. 699.

  • TAVARES, D Q ; ALMEIDA, C. G. ; OTUBO, R. . A ação do bromato de potássio sobre fases distintas do desenvolvimento embrionário de galinha. In: 33ª Reunião Anual da SBPC, 1981, Salvador. Ciência e Cultura, 1981. v. 33. p. 602-603.

  • TAVARES, D Q ; ALMEIDA, C. G. ; ARAÚJO, M. P. ; OTUBO, R. . Ação do bromato de potássio sobre o desenvolvimento de embriões de galinha. In: 32ª Reunião Anual da SBPC, 1980, Rio de Janeiro. Ciência e Cultura, 1980. v. 32. p. 585.

  • TAVARES, D Q ; ALMEIDA, C. G. ; ARAÚJO, M. P. . Efeito de aditivos alimentares no desenvolvimento de ovos embrionados de galinha. In: 31ª Reunião Anual da SBPC, 1979, São Paulo. Ciência e Cultura, 1979. v. 31. p. 512.

  • FRANCESCHI, A. P. ; TAVARES, D Q ; HERTEL, R. . Alterações nos índices hematimétricos de coelho produzidas pela convulxina II. In: 31ª Reunião Anual da SBPC, 1979, São Paulo. Ciência e Cultura, 1979. v. 31. p. 647.

  • FRANCESCHI, J. P. ; TAVARES, D Q ; HERTEL, R. . Alterações nos índices hematimétricos de coelho produzidas pela convulxina. In: 30ª Reunião Anual da SBPC, 1978, São Paulo. Ciência e Cultura, 1978. v. 30. p. 461-462.

  • FRANCESCHI, A. P. ; TAVARES, D Q ; CASTRO, A. F. P. ; PUSTIGLIONE, L. N. . Possíveis alterações microscópicas provocadas pela enterotoxina termoestável (ST) de Escherichia coli, a nível de jejuno e íleo, em camundongos de diferentes faixas etárias. In: IX Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1978, Belo Horizonte, 1978.

  • TAVARES, D Q ; HADLER, W. A. . Seios venosos do baço de gatos. In: 29ª Reunião Anual da SBPC, 1977, Fortaleza. Ciência e Cultura, 1977. v. 29. p. 547.

  • TAVARES, D Q ; ALBERTO, M. C. . Anastomoses arteriovenosas no baço de gatos. In: 29ª Reunião Anual da SBPC, 1977, Fortaleza. Ciência e Cultura, 1977. v. 29. p. 548.

  • TAVARES, D Q ; HADLER, W. A. . Efeito de algumas drogas vasoativas em baços isolados de gatos. In: 28ª Reunião Anual da SBPC, 1976, Brasília. Ciência e Cultura, 1976. v. 28. p. 321.

  • TAVARES, D Q . Food Microstructure. Brazilian Journal of Morphological Sciences , USP, SP, v. 14, n.1, p. 52-52, 1997.

  • TAVARES, D Q ; PEREIRA, M. L. ; HENN, R. L. ; CASTILHO, L. N. E. ; GORGATTI, M. C. . Reflexão sobre as normas para comercialização de alimentos para lactentes. Revista de Nutrição da PUCCAMP , v. 7, n.1, p. 71-73, 1994.

  • TAVARES, Débora de Queiroz . Microestrutura de Alimentos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TEIXEIRA, M. A. V. ; GARCIA, C. F. ; CIACCO, César F ; TAVARES, Débora Q . Effects of Resistant Starch (RS) from different origins on the response of rats Intestinal tracts 2009 (Pesquisa Científica).

  • TAVARES, Débora de Queiroz . Metabolismo Passo a passo. Porto Alegre-RS: Artmed Editora S.A., 2009. (Tradução/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TAVARES, Débora de Queiroz ; HONÓRIO, Yara Fagnani . Reestruturação do Laboratório de Experimentação Biológica (LEB)/DEPAN/FEA/Unicamp. 2007. (Reestruturação do Laboratório de Experimentação Biológica (LEB)/DEPAN/FEA/Unicamp).

TAVARES, Débora de Queiroz ; SILVEIRA JUNIOR, V. . Edital Pró-Equipamentos: Microscópio de Fluorescência. 2007. (Projeto de Pesquisa).

TAVARES, Débora de Queiroz . Minicurso A Bioquímica da Nutrição: ensaios com ratos. 2005. .

TAVARES, Débora de Queiroz . Bioquímica da Nutrição: ensaio com ratos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TAVARES, Débora de Queiroz . Animal Husbandry - Nutrição de roedores de laboratório: dietas experimentais e dietas de manutenção (OMS). 1998. .

TAVARES, Débora de Queiroz . Minicurso em Microestrutura de Alimentos - ênfase em Amidos. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TAVARES, Débora de Queiroz . A Faculdade de Engenharia de Alimentos - aberta aos alunos ingressantes. 1989. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Filme didático).

TAVARES, Débora de Queiroz . Flautista - Membro de Orquestra UNIBANDA. 2003 (Concerto).

TAVARES, Débora de Queiroz . Flautista da Orquestra Comunitária . 2003 (Concerto).

TAVARES, Débora de Queiroz . I Festival Internacional de Flauta de São Paulo. 1998 (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2004 - 2008

    Estudo da atividade antioxidante da Norbixina no soro, rins e figado de ratos Wistar, Descrição: Estes carotenóides, Norbixina e Bixina, conferem cor amarela aos produtos alimentares porque são pigmentos naturais originados da semente do Urucum. Até o momento, a Bixina (hidrossolúvel) demonstrou, em doses elevadas, lesões das estruturas lissosomais de rins e inicipiente processo oxidativo nos hepatócitos situados na proximidade das veias centrolobulares do fígado de ratos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    Avaliação da capacidade antioxidante de fenólicos em sucos de uva do mercado brasileiro, Descrição: O mercado brasileiro ampliou no último decênio a produção de vinhos e sucos de uvas. Nossos sucos de uvas, a exemplo dos vinhos, já estão mantendo identidade varietal e territorial, portanto, passam a merecer o estudo de seus atributos, tais como determinação de antioxidantes e estabilidade durante vida de prateleira. Nesta pesquisa, os compostos fenólicos estão sob análises cromatográficas, espectrometria de massa e respostas fisiológicas in vivo aos compostos fenólicos. Verificamos que a presença de catequinas e epicatequinas dependem do varietal de uva ("Isabel ou Concord"); até o momento os sucos de uva demonstram boa estabilidade quanto a estes fenólicos embora sejam distintas as variáveis entre os dois varietais. Experimentalmente em ratos, fígados e rins são suscetíveis a doses relativamente altas de sucos de uva. Ocorrem oxidações de hepatócitos ao redor da vascularização portal, assim como de células de Kupfer. Descobrimos que existe uma tolerância aos fenólicos de uva e, portanto se faz necesária uma estimativa da quantidade a ser recomendada na dieta de humanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2008

    Ultraestrutura dos cotilédones de várias espécies de Theobroma (FAEP 0614/01), Descrição: O gênero Theobroma abriga 22 espécies. O Theobroma cacao, em si mesmo, possui acima de 5 varietais; portanto é essencial estudar o polimorfismo deste gênero o qual está intrinsecamente ligado ao processamento do chocolate e outros derivados. Este projeto descreve a citologia, origem e reconhecimento das reservas cotiledonares de: T. cacao, T. speciosum, T. grandiflorum, T. obovatum, T. microcarpum, T. bicolor, sob microscopia fotônica, eletrônica de varredura e de transmissão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador., Financiador(es): Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Ocorrência de ocratoxina A em café verde destinado a exportação proveniente de diversas regiões produtoras brasileiras (FAEP 0615/01), Descrição: Projeto pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador.

  • 2000 - 2001

    Fortificação com ferro de proteína texturizada de soja (CEVAL/FUNCAMP), Descrição: Projeto pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador.

  • 1998 - 2001

    Finalizando a infraestrutura do Laboratório de Microestrutura de Alimentos (FAPESP 98/9656-4), Descrição: Projeto pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador / Yara F Honório - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    Effect of frutose feeding on IRS-1 phosphorylation in insulin sensitive tissues of intact rats (FAPESP 97/02171-2), Descrição: Projeto de pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 1996 - 1998

    Enlatamento de soja e guandú verdes: ensaio tecnológico e nutricional (CNPq), Descrição: Projeto pesquisa: Foi estudado um cultivar de soja , IAC PL , e um cultivar de guandu, IAC Fava Larga, que apresentavam alta produtividade e características ideais para enlatamento no estágio de grão verde. Este trabalho decorreu da colaboração com o Instituto Agronômico de Campinas através da Seção de Leguminosas chefiada por Dr. MAC Miranda. Este pesquisador é o autor dos melhoramentos genéticos efetuados nos cultivares desta pesquisa. O projeto iniciou-se com os plantios e colheitas em vários estágios de maturação das sementes pela Seção de Leguminosas, IAC. Para a soja foram efetuadas 5 colheitas a partir do 48 dia após a floração (DAF). Aúltima ocorreu ao 85 DAF. Para o guandu foram efetuadas 4 colheitas sendo a primeira no 44 DAF e a última no 92 DAF. O enlatamento e o estudo das variáveis tempo e temperatura de esterilização, cor e textura foram ajustados. Os produtos foram analisados quanto a composição química, a inativação de fatores antinutricionais, testes de textura e de aceitabilidade humana; esta fase do projeto ocorreu no DEPAN/FEA. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador / Manoel A C Miranda - Integrante / Maria de Fátima Píccolo Barcelos - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3

  • 1996 - 1998

    Remodelação do Laboratório de Ensaios Biológicos (LEB) do DEPAN (fapesp 96/11593-5), Descrição: Projeto pesquisa: O Laboratório de Ensaios Biológicos (LEB) foi remodelado para sediar todas as pesquisas da área de Nutrição Experimental do Depto. de Alimentos e Nutrição da FEA. Foram construidos 3 ambientes (salas climatizadas com renovação de ar filtrado) adequados para a manutenção dos animais; 2 salas de cirurgia e 3 outros ambientes foram também criados: sala de preparação de dietas, de limpeza de materiais e salade máquinas de climatização. O LEB tornou-se uma referência de adequação para ensaios com ratos dentro da UNICAMP e no Estado de São Paulo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador / Yara F Honório - Integrante / Maria Susana Correa Alves da Cunha - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 1995 - 1996

    Determinação do comprimento de sarcômeros e índice de fragmentação de carne de suíno PSE (FAPESP 95/4950-3), Descrição: Projeto pesquisa: As amostras provenientes do Centro de Tecnologia de Alimentos (CTC) do ITAL, pertenciam a quatro lotes de suínos comprovadamente halotano positivo os quais darão carne PSE (Pale Soft Exudative). Os animais foram divididos em lotes e receberam técnicas distintas de abate e resfriamenteo. A característica PSE é de natureza hereditária sendo característica a sensibilidade ao halotano porisso estes animais são conhecidos também como animais halotano positivos. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador / W K Svoboda - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Instituto de Tecnologia de Alimentos - Cooperação / Universidade Estadual de Campinas - Outra., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 1994 - 1998

    Determinação de anabolizantes em carnes comercializadas - Convênio com a Xenobióticos SRL, Descrição: Projeto de pesquisa: Projeto desenvolvido com uma Empresa Argentina, Xenobióticos SRL. Nesta fase ocorreu a instalação do laboratório, a compra de equipamentos, material permanente e insumos. Foi contratado pelo Firma um Químico licenciado e o respectivo treinamento foi efetuado em Buenos Aires. Esta professora procurou formação para trabalhar com substâncias radioativas junto a outras Instituições do Estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. O laboratório efetuou técnicas de Radio-Imuno-Ensaio (Lab'Rie) e assim estruturado foi fiscalizado e recebeu Certificação outorgada pelo Ministério de Políticas Agrárias, DF. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador / Rodrigo Henrique M M Granja - Integrante., Financiador(es): Cooperação / Universidade Estadual de Campinas - Cooperação.

  • 1994 - 1996

    Nutrição experimental e humana (CNPq 300360/95-0), Descrição: Projeto pesquisa: Foi desenvolvida apenas a parte de nutrição experimental deste projeto. Foram escolhidos vários carboidratos solúveis com poder adoçante mas não incluindo a sacarose e a glucose. Os ensaios analisaram a resposta glicêmica de ratos previamente diabetizados com Estreptozotocina. Concluiu-se que este modelo seria inadequado para os projetos que viriam a seguir, ou seja, almejava-se iniciar ensaios relacionados com resistência insulínica e a hiperinsulinemia. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador / M S Silva - Integrante / M Ueno - Integrante / R M N Bezerra - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Campinas - Cooperação.

  • 1994 - 1995

    Estudo de parâmetros adequados para avaliação da maciez de carnes (CNPq), Descrição: Projeto de pesquisa: Para determinar a contração de fibra muscular esquelética em carnes para consumo humanoforam experimentadas várias metodologias. Foi decidido fragmentar e isolar as miofibrilas. Após coloração adequada os sarcômeros foram medidos sob Microscopia Ótica e criado o Índice de Fragmentação Miofibrilar. O projeto então solicitou o auxílio do CNPq para a compra de equipamentos: homogeneizador e bomba de vácuo. O departamento já possuia centrífuga refrigerada e microscópios óticos. O trabalho cresceu com a adição da determinação da Capacidade de Retenção de Água (CRA) destes músculos: pelo método de prensagem e pelo método da geleificação das proteínas miofibrilares. O projeto teve continuidade com o "Estudo da carne suína PSE em relação ao resfriamento e textura".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador / W K Svoboda - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 1992 - 1995

    Viabilidade in vitro de Lactobacillus acidophilus incorporados aos produtos lácteos comercializados no país (FAPESP 92/0475-0), Descrição: Projeto pesquisa: Lactobacillus acidophilus veiculados nos leites fermentados comercializados no Brasil foram isolados cultivados e quantificados. Foi também analisada a cepa CH2, comercializada para as firmas produtoras dos probióticos. Para efeito comparativo acrescentou-se ao estudo a cepa NCFM que se caracteriza pela produção de bacteriocinas e pela resistência aos sais biliares. Na contagem total em placa os L. acidophilus dos produtos novos ou armazenados mostraram sobrevivência adequada com 10 elevado ao expoente 8 (expo8) de ufc/g de produto, quantidade estipulada para colonizadores intestinais. Nos testes de resistência aos sais biliares, os L.acidophilus com melhor desempenho foram aqueles isolados do produto Biovita. Em Microscopia de Fluorescência demonstrou-se que, embora os lactobacilos sobrevivessem à presença dos sais biliares, eles eram gradualmente afetados, demonstrando queda de atividade metabólica, diminuição do diâmetro e elongamento das células. A Microscopia Eletrônica deVarredura demonstrou uma morfologia característica de colônias ativas e deformações de parede oriundas das condições ecperimentais impostas às células. Com a Microscopia Eletrônica de Transmissão resolveram-se as questões pertinentes à parede externa das células: as cepas não diferiram morfologicamente entre si mas o tratamento com sais biliares diminuiu a espessura da camada externa das células constituidas de proteínas e polissacarídes as quais entre outras funções devem exercer o reconhecimento destes bacilos com substratos específicos. A administração de L. acidophilus oriundos de "Bio" e "Biovita" a ratos machos Wistar SPF (Specific Pathogen Free) não resultou em colonização do jejuno e íleo dos animais, embora os produtos promovessem boa aceitação e ganho ponderal dos animais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador / M. A.M. RODRIGUES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 1990 - 1992

    Controle de qualidade nutricional e microbiológica de rações autoclaváveis para roedores de biotérios (FAEP 074/90), Descrição: Projeto de pesquisa: Este projeto é a segunda parte do projeto descrito no ano de 1989 (FAEP 274). Representa o acréscimo de novos ensaios microbiológicos de ração por métodos tradicionais foram efetuados testes de contagem em placas de mesófilos, aeróbios, bolores e leveduras, Staphylococcus aureus, coliformes totais e fecais, Salmonellaa, clostrídios sulfo-redutores e Bacillus cereus. Por solicitação de uma Empresa distribuidora de kits para análise bacteriologica rápoida foram testados com as mesmas amostras testes de contagem total de microorganismos, bolores e leveduras, coliformes totais. Os resultados indicaram que os kits de análise bacteriológica rápida demosntraram valores mais elevados quando comparados aos da metologia convencional de determinação microbiológica. Concluiu-se que estes kits são bons apenas para o primeiro delineamento da condição microbiológica de produtos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador / C R PiauVieira - Integrante / Prescyla Aksamitas - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 1990 - 1991

    Novos cultivares de soja: avaliação da atividade de lipoxigenases de cultivares -L1, -L2, -L3 introduzidas no germoplasma de IAC-8 (FAPESP 90/01111-7), Descrição: Projeto pesquisa: Este trabalho foi desenvolvido sob demanda do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A Seção de Leguminosas sob a liderança de Manuel A. C. Miranda desenvolveu novos cultivares de soja que se caracterizavam pela alta produtividade e expressiva redução da atividade dos genes responsáveis pela produção de lipoxigenase. Estes cultivares eram resultantes de um retrocruzamento de soja IAC-8 com cultivares -L1 (PI 408 251), -L2 (PI 86 023), -L3 (Tohoku 74), isto é, mutantes com reduzida capacidade de produção de lipoxigenase. As sementes da quarta geração (F4) foram analisadas através do teste de branqueamento do caroteno medido por expectrofotometria. Foi demonstrada uma muito pequena atividade de lipoxigenase para o mutante -L1 e respectiva progenie. Para os mutantes -L2 e -L3 a atividade da lipoxigenase era inferior aos controles porém maior do que a de -L1. Em 2004 este trabalho foi retomado para avaliar a evolução das gerações decorridas após 1990.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador / José Torquato Tavares - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Campinas - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 1989 - 1991

    Estudo da composição e controle de qualidade de rações para ratos e camundongos SPF do Biotério Central da UNICAMP (FAPESP 89/1962-0), Descrição: Projeto pesquisa: Este projeto foi solicitado pela UNICAMP e por Empresas de Rações Animais para avaliar a possibilidade de adotar uma ração comercial autoclavável destinada a roedores de biotério. Foram utilizados testes de avaliação da Eficiência Proteica para as propostas da indústria: formulações com ingredientes proteicos de origem vegetal (18 e 22%) e de formulações contendo ingredientes proteicos de origem vegetal e animal (12% de origem vegetal e 6% de origem animal). A justificativa, para maximizar a utilização de matérias primas vegetais, era a de minimizar a incidência de contaminação microbiológica. O controle utilizado foi uma dieta semi-purificada (AIN-76) onde a proteína era caseína. Os resultados demonstraram: 1. A qualidade microbiológica era aceitável porém o processo de autoclavagem efetuado pelo Biotério Central não atingia o ponto de esterilização das rações. 2. A digestibilidade da ração controle (AIN-76) atingiu 96% e das rações experimentais oscilaram entre 70 a 79%. Este fato muito eloquente mudou a diretriz de ensaios com ratos dentro da FEA, ou seja, nenhuma ração comercial atinge o nível de digestibilidade que atinge a ração formulada em laboratório a base de caseína (AIN-76). Mais tarde adotou-se a nova versão, AIN-96 e mais tarde ainda (2005) ficou claro que mesmo a versão AIN-96 tem que ser repensada como controle numa relação direta e específica com o ensaio nutricional à ser efetuado. 3. Recomendou-se à Empresa que propos a avaliação que mantivesse a proteína animal dentro das proporções já utilizadas . 4. Concluiu-se que a digestibilidade e a capacidade de absorção não era afetada pela autoclavagem. Este fato permitiu que após 5 anos a própria Empresa de Rações e outras com as quais viemos a efetuar outras avaliações desenvolvessem rações para biotérios peletizadas e autoclaváveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador / Yara F Honório - Integrante / C R PiauVieira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 1989 - 1990

    Produção de leite fluido deslactosado e avaliação do produto em indivíduos intolerantes à lactose (FAEP 274/89), Descrição: Projeto de pesquisa: Estudo da reação de humanos ao leite parcialmente deslactosado em parceria com o Prof. Salvador M. Roig: foram selecionadas pessoas com deficiência de lactase. Este grupo não digeria a lactose em níveis diferenciados. Diferenciados significa que já se sabe que ocorrem na população brasileira diferentes graus de deficiência de lactase. Por consequência, existem pessoas que são intolerantes a qualquer nível de lactose e outras que suportam uma quantidade diária de lactose contida em 200ml de leite. A metodologia consistiu em medir por cromatografia, o H2 coletado do ar expirado antes e após ingesta do leite lactosado em três intervalos de tempo. Os resultados demonstraram menor quantidade de H2 expirado sob a ingesta de leite deslactosado. Entretanto os níveis de H2 obtidos através das pessoas tolerantes (controles) era visivelmente inferior ao H2 das pessoas intolerantes sob as coletas tomadas antes da ingesta do leite deslactosado. Concluiu-se que o quadro fermentativo intestinal é exarcebado e crônico nos intolerantes à lactose. Portanto haverá necessidade de efetuar este estudo em brasileiros que não refiram fermentações intestinais crônicas para ampliar a avaliação da chamada " Intolerância ao Leite".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador / E. C. MOURA - Integrante / Salvador M Roig - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 1988 - 1992

    Microestrutura de Alimentos, Descrição: Projeto de pesquisa: foram desenvolvidas as técnicas microscópicas para análise de alimentos in natura e de produtos. Especial enfoque foi dada à microscopia de fluorescência. Foram desenvolvidos vários projetos em cooperação com o Instituto Agronômico de Campinas referentes ao desenvolvimento de novos cultivares de soja. Concernente ao DEPAN/FEA foram ensinadas as configurações estruturais dos alimentos tradicionais: amido, pão, bolacha, bolos, queijos, produtos extrusados, produtos fermentados etc.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador / Yara F Honório - Integrante., Financiador(es): Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Auxílio financeiro / Cooperação., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 5

  • 1988 - 1989

    Utilização de ratos em estudos nutricionais (FAEP 92/88), Descrição: Projeto pesquisa: Estudo preliminar de qualidade proteica e disgestibilidade. Foram empregadas dietas comerciais e dietas semi-purificadas para ratos. Os resultados indicaram que a dieta ideal dependerá essencialmente do tempo do ensaio. Para dietas de curto prazo (até 15 dias) a dieta semi-purificada à base de caseína é satisfatória. Este tipo de dieta tem alta ingesta, provocou excesso de peso e demonstrou esteatose hepática. Para dietas de longo período ( testadas entre 15 dias à 60 dias) foi necessária uma dieta comercial destinada a ratos de biotério especificamente. O projeto foi finalizado recomendando a produção comercial de rações extrusadas para diminuir o tempo de autoclavagem e consequente perda de nutrientes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador / Yara F Honório - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 1985 - 1987

    Seleção e caracterização de cultivares novos de soja de tegumento impermeável (FAPESP 85/0640-8), Descrição: Projeto pesquisa: O projeto foi desenvolvido pela cooperação entre FEA e Instituto Agronômico de Campinas-Seção de Leguminosas (IAC). O problema inicial advinha da produção de cultivares de alta produtividade mas portadores de tegumentos de semente pouco resistentes à secagem em campo. Foi verificado que leguminosas (ervilha, soja perene, alfafa) tradicionais apresentavam reforços suberínicos sobre a superfície tegumentar. As sojas apresentavam escassos reforços e ausência dos mesmos nos cultivares com tegumentos mais frágeis ao dessecamento. Concluiu-se que haveria necessidade de aperfeiçoamento genético através de retro-cruzamentos para recapturar a resistência tegumentar. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Outra., Número de produções C, T & A: 7

  • 1980 - 1981

    Estudo do desenvolvimento embrionário de aves inoculadas com aditivos alimentares e/ou seus radicais ativos (FAPESP 79/01894-2), Descrição: Projeto pesquisa: Estudo preliminar para detectar a capacidade de embriões de aves (galinhas e codornas) responderem a testes de toxicidade. Foi detectado que o modelo possuia extrema sensibilidade o que impedia o estudo de gradientes de agentes químicos em análise. Mais tarde foram testadas, com mitocondrias in vitro, as respostas respiratórias destas organelas em presença de aditivos alimentícios com provável atividade oxidativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Débora de Queiroz Tavares - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / University of Iowa - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 5

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Certificado da pós-graduação da Faculdade de Engenharia de Alimentos - FEA, FEA.

2007

Homenagem do Instituto de Biologia na Comemoração do 40º Aniversário do IB, IB/Unicamp.

2000

Prêmio Zeferino Vaz, UNICAMP.

1995

Bolsa Acadêmica, CNPq.

1993

Bolsa de Mérito Acadêmico, CAPES.

1992

Menção Honrosa de Trabalho, SBCTA.

1992

Prêmio Atlantic, Atlantic, Rio de Janeiro.

1980

Paraninfa de Formandos de Biologia, IB/UNICAMP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp - Limeira. , Rua Pedro Zacarias, s/n, Jardim Santa Luzia, 13484-350 - Limeira, SP - Brasil, Telefone: (19) 37016679, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - Atual

    Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp - Limeira

    Vínculo: Colaborator, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora Débora Q. Tavares colabora nas disciplinas Morfofisiologia Humana I e II (SL101) e A Célula (SL100) - 2010. Planejamento e instalação do Laboratório de Ensaios com Animais. Participa da Comissão da Biblioteca.

  • 1971 - 2003

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto MS 5, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Concurso Público para Professor Titular (MS6/UNICAMP) na Área de Microestrutura de Alimentos. Preservou a Área de Microestrutura de Alimentos e passou a conferir maior enfoque em Bioquímica e Metabolismo de Nutrientes.

    Atividades

    • 08/2003

      Direção e administração, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Professor Titular MS6.

    • 04/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Membro da CEPE (suplente).

    • 03/2002

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matérias Primas Vegetais TA 221

    • 01/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Graduação da FEA.

    • 01/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Membro da Congregação da FEA.

    • 12/2001

      Direção e administração, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Chefe do LMA até a presente data.

    • 12/2001

      Direção e administração, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Membro da Congregação da FEA.

    • 12/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Relator da Rev. Brazilian Journal of Food Techonolgy.

    • 09/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Assessor Científico da Comissão Editorial da Rev. Alimentos e Nutrição da UNESP.

    • 08/2000

      Ensino, Alimentos e Nutrição, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio docente em Ciência da Nutrição, Microscopia Avançada de Alimentos

    • 03/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Consultor ad hoc da FACEPE (Fund. de Amparo à Ciência e Tecnologia).

    • 01/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Revisor da Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos.

    • 01/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Membro de comissão permanente.

    • 08/1999

      Ensino, Alimentos e Nutrição, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microscopia de Alimentos Básica

    • 06/1998

      Ensino, Alimentos e Nutrição, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários em Nutrição

    • 11/1997

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Consultor ad hoc da FAPEAL (Fundação de Amparo à Pesq. do Est. de Alagoas).

    • 01/1997

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Consultor ad hoc da UFP (Univ. Fed. da Paraíba).

    • 01/1997

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Coordenadora do Laboratório de Ensaios Biológicos.

    • Direção e administração, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Chefe do Laboratório de Ensaios Biológicos.

    • 01/1995

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Consultor ad hoc da UFL (Univ. Fed. de Londrina).

    • 01/1995

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Assessor Técnico da FAEP.

    • 07/1994

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Prestação de Serviços em Microestrutura e Composição de Alimentos.

    • 01/1994

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Revisor da Revista de Nutrição da PUCCAMP.

    • 01/1990

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Consultor ad hoc do CNPq.

    • 01/1990

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Assessor da FAPESP.

    • 06/1989

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Membro da Sub-Comissão de Pós-Graduação do DEPAN em "Ciência da Nutrição".

    • 01/1989

      Ensino, Alimentos e Nutrição, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários em Nutrição

    • 01/1987

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pós-Graduação do Curso de "Alimentos e Nutrição".

    • 01/1986

      Ensino, Alimentos e Nutrição, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Desnutrição Infantil, Tópicos Especiais em Bioquímica Nutricional

    • 03/1985

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Linhas de pesquisa

    • 01/1985

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Coordenador do Laboratório de Microestrutura de Alimentos.

    • 07/2005 - 10/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Responsável da FEA para atuar quanto ao Edital CT-SAÚDE/MCT/CNPq 22/2005.

    • 01/2004 - 03/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Co-responsável da FEA junto ao Auxílio FINEP/PROINFRA 2004.

    • 01/1999 - 01/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ética Animal da UNICAMP.

    • Serviços técnicos especializados , Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Serviço realizado, Determinação da Qualidade Nutricional de Rações para Biotérios de Pesquisas.

    • 12/2001 - 12/2003

      Direção e administração, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.

    • 01/2001 - 08/2003

      Direção e administração, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Professor Adjunto MS 5.

    • 11/1996 - 12/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Biblioteca da FEA.

    • 07/2001 - 09/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Co-responsável da FEA junto ao Projeto de Infraestrutura FINEP 2001.

    • Serviços técnicos especializados , Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Serviço realizado, Assessoria à OLVEBRA S.A., CEVAL S.A., BUNGE.

    • 08/2000 - 12/2001

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processamento e Nutrição

    • 01/1997 - 12/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Remodelação do Laboratório de Microestrutura de Alimentos (LMA). Reforma com ampliação em 1997/1999 pelo Projeto Infra-estrutura FAPESP nº 96/11593-5.

    • 01/2000 - 01/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ética em Pesquisa da UNICAMP.

    • 07/1995 - 12/1999

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Membro do Conselho Científico CEMIB/UNICAMP.

    • 08/1998 - 12/1998

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matérias prima de origem vegetal, Processamento e Nutrição

    • 08/1996 - 12/1997

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matérias-prima I

    • 08/1995 - 12/1997

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matérias-prima de origem vegetal

    • 07/1994 - 12/1997

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Prestação de Serviços em Radio Imuno Ensaio.

    • 04/1994 - 12/1997

      Direção e administração, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Chefe do Laboratório Lab'Rie e Direção dos Processos Administrativos para obtenção de Certificação.

    • 04/1994 - 12/1997

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Executora do Convênio com a Xenobióticos SRL/Argentina. encarregada pela FEA para instalar um "Laboratório de Radio Imuno Ensaio" (Lab'Rie) e para obter a Certificação pelo Ministério da Agricultura Federal (Proc. FEA nº 16826/94).

    • 08/1997 - 10/1997

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matérias prima de origem vegetal

    • 08/1993 - 08/1997

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ensino e Pesquisa da Congregação da FEA.

    • 03/1997 - 07/1997

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matérias primas de origem animal

    • 08/1995 - 09/1995

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios Gerais de Nutrição

    • 08/1993 - 08/1995

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Membro da Congregação da FEA.

    • 06/1991 - 06/1993

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ensino e Pesquisa da FEA.

    • 08/1992 - 12/1992

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matérias-prima I

    • 05/1989 - 05/1991

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Membro da Congregação da FEA.

    • Serviços técnicos especializados , Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Serviço realizado, Avaliação de Osmolaridade para Novos Produtos: OLVEBRA, NUTRÍCIA, PRATIKA.

    • 01/1989 - 12/1989

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Elaboração do dossiê do Curso de Pós-graduacão em Ciência da Nutrição para Credenciamento no Conselho Federal de Educação.

    • 01/1989 - 06/1989

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Coordenadora Substituta da Pós-Graduação da FEA.

    • 06/1987 - 06/1989

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Coordenadora da Sub-Comissão do Curso de Pós-Graduação de "Bioquímica da Nutrição" do DEPAN.

    • 01/1985 - 06/1989

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pós-Graduação na FEA e membro substituto na Comissão de Pós-graduação do DEPAN.

    • Serviços técnicos especializados , Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Serviço realizado, Determinação da resistência do tegumento de sementes de cultivares de soja e outras leguminosas em cooperação com o Inst. Agron. de Campinas.

    • 06/1986 - 06/1987

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Alimentos e Nutrição Depan.,Cargo ou função, Membro de Comissão do Plano de Emergência (DEPAN - 085/86, OF. FEA-SDCA - 149/86).

    • 01/1984 - 12/1986

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Planejamento Alimentar e Nutrição.,Cargo ou função, Coordenadora dos trabalhos de criação e implantanção do Curso de Pós-graduação em Ciências da Nutrição/DEPAN/FEA/UNICAMP.

    • 01/1982 - 12/1985

      Ensino, Alimentos e Nutrição, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição e Tecnologia de Alimentos de Uso Infantil

    • 05/1982 - 12/1982

      Ensino, Faculdade de Ciências Médicas Hematologia Pediátri, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hematologia: eritropoiese, leucopoise. Mielograma normal e leucêmico, Sangue periférico: anemias hereditárias e ferroprivas

    • 03/1971 - 12/1982

      Ensino, Faculdade de Medicina e Curso de Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Histologia Geral, Histologia de Tecidos, Embriologia Humana, Embriologia Comparada, Histologia Comparada, Hematologia, Microtécnicas biológicas, Citologia básica

    • 06/1978 - 08/1982

      Ensino, Faculdade de Medicina e Curso de Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Embriologia: fecundação in vitro de animais marinhos

    • 03/1971 - 03/1982

      Ensino, Faculdade de Ciências Médicas e Curso de Ciências, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Docente de Disciplinas do Curso de Medicina e Biologia//Orientadora de Estágio Programado e de Iniciação Científica// Coordenação de Disciplinas de Graduação

    • 03/1981 - 12/1981

      Serviços técnicos especializados , Instituto de Biologia, Departamento de Histologia e Embriologia.,Serviço realizado, Toxicologia de aditivos alimentícios: testes executados durante o desenvolvimento de embriões de galinhas e codornas.

    • 09/1979 - 12/1981

      Ensino, Biologia Celular e Estrutural, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Histologia Especial, Histologia Geral, Embriologia Humana

    • 08/1978 - 12/1981

      Ensino, Faculdade de Ciências Médicas Hematologia Pediátri, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Embriologia Comparada

    • 08/1979 - 04/1981

      Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Biologia, Departamento de Histologia e Embriologia.,Atividade realizada, Divulgação Científica na Área de Ciências Biológicas durante 2 anos para o Jornal Folha de São Paulo, na coluna Síntese.

    • 05/1978 - 03/1981

      Serviços técnicos especializados , Instituto de Biologia, Departamento de Histologia e Embriologia.,Serviço realizado, Desenvolvimento de embriões de anfíbios e de galinhas para efeito de pesquisa e posterior preparação de lâminas histológicas para o ensino de embriologia comparada.

    • 01/1976 - 12/1980

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Biologia, Departamento de Histologia e Embriologia.,Cargo ou função, Elaboração do programa e material didático para implantação da disciplina Embriologia Comparada BH222/IB/UNICAMP.

    • Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biologia, Departamento de Histologia e Embriologia.,Linhas de pesquisa

    • 02/1972 - 08/1976

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Biologia, Departamento de Histologia e Embriologia.,Cargo ou função, Estudo e elaboração de casting para modelos de circulação. Desenvolvimento de técnicas de estimulação farmacológica de órgãos in vitro.

  • 1969 - 1970

    Faculdade de Medicina de Campina Grande

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (docente), Carga horária: 24

    Outras informações:
    Chegando da França acompanhou o marido mudando-se para a Paraíba. A oportunidade de trabalho ocorreu com o convite para lecionar Citologia, Histologia, Embriologia e Genética na Faculdade de Medicina de Campinas Grande (Fundação). A partir daí nos exercícios de docência subsequentes (IB/UNICAMP e FEA/UNICAMP) continuou sendo um profissional de microestruturas de animais, vegetais e de alimentos.

    Atividades

    • 01/1969 - 02/1970

      Ensino, Faculdade de Ciências Médicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aulas teóricas, seminários e aulas práticas em Citologia, Embriologia, Histologia e Genética Humana, Metodologias básicas da área de Biologia Celular

  • 1963 - 1967

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro (Oceanógrafo), Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Iniciou em 1963 como bolsista da Seção de Plancton, Instituto Oceanográfico-USP, sob a orientação de Dra. Martha Vannucci. Ao receber o Bacharelado em História Natural foi promovida à Oceanógrafo. Cursou várias disciplinas de Oceanografia Biológica e partiu a seguir para o exterior quando estagiou um ano em Israel e posteriormente outros dois anos na Universidade de Toulouse - França.

    Atividades

    • 01/1963 - 12/1967

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Oceanográfico, Departamento de Oceanografia Biológica.,Linhas de pesquisa

    • Estágios , Instituto Oceanográfico, Departamento de Oceanografia Biológica.,Estágio realizado, Zooplancton na USP e no Sea Fisheries Research Station of Haifa.