Marcus Tadeu Daniel Ribeiro

Possui Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em História da Arte pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, atual Instituto de Arte (1982), mestrado em História do Brasil pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro-IFCS/UFRJ (1988) e doutorado em História Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro-IFCS/UFRJ (1998). Formado também em Engenharia Civil (EE/UGF-1980) e Licenciado em Filosofia e em Sociologia (Faculdade de São Bento-2012), atuou como conservador do patrimônio cultural (Pesquisador IV) no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN (1980-09 maio 2012), onde ainda é professor do Mestrado Institucional (PEP/IPHAN), tendo chefiado a Divisão de Proteção Legal do Departamento de Proteção e Conservação. Atualmente, é professor de ?História da Arte?, de ?Normativas do Patrimônio Cultural? e de ?Metodologia Científica? do Departamento de Arte e Preservação da Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É também professor de História da Arte Sacra I e II do Curso de Pós-graduação lato sensu em História da Arte Sacra da Faculdade de São Bento. Exerce ainda o magistério de História da Arte Sacra I e II da Faculdade Arquidiocesana de Mariana (pós-graduação ministrada nos meses de férias). Coordenador do Núcleo de Formação Artística e Cultural no Colégio de São Bento, onde também leciona História da Arte e Cultura Clássica. Ensinou Filosofia e Sociologia no Colégio Estadual Evandro João da Silva e no Colégio Estadual Angenor de Oliveira, Cartola, escolas da DIESP (Diretoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas) da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro/RJ (out. 2014-out. 2018). Foi professor voluntário de Filosofia do curso noturno de Pré-vestibular Comunitário da Paróquia de São Januário (2015-2019).

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

1994 - 1998

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: As razões da arte: a questão artística brasileira - política ilustrada e neoclassicismo
Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria de Lourdes Viana Lyra
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Neoclassicismo; Dom João VI; Missão Artística Francesa.

Mestrado em História Social

1985 - 1988

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Revista Ilustrada (1876-1898): síntese de uma época,Ano de Obtenção: 1988
Orientador: Prof. Dr. Mário Antônio Barata
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Imprensa ilustrada; Caricatura; Revista Ilustrada; Ângelo Agostini.

Graduação em Filosofia

2010 - 2012

Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro
Título: Leibniz e o Barroco
Orientador: Flavia Bruno Costa de Carvalho
Bolsista do(a): Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, OSB-RJ, Brasil.

Graduação em Instituto de Artes

1979 - 1982

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Engenharia Civil

1975 - 1980

Universidade Gama Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Arte/Especialidade: HISTÓRIA DA ARTE SACRA.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. Avaliador de sessão. 2018. (Congresso).

9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. Coordenador de sessão. 2018. (Congresso).

Solidariedade.A arte medieval e a solidariedade. 2018. (Simpósio).

FLIMAR - 8ª Festa Literária de Marechal Deodoro.Mesa redonda: Patrimônio Arquitetônico: é tempo de preservar. 2017. (Simpósio).

Ciclo de Palestras PPGAV.A questão do Pombalino no Brasil: contribuições para sua análise. 2016. (Oficina).

Artes e ofícios da imagem.Academia IMperial de Belas Artes: 190 anos. 2006. (Seminário).

VII Seminário Integrado do Curso de Letras.Barroco: entre o ínfimo e o infinito. 2006. (Seminário).

VI Seminário Integrado do Curso de Letras.A idéia do novo na arte da virada do século: sinais de modernidade. 2005. (Seminário).

V Seminário Integrado de Letras.O patrimônio cultural da humanidade na América Latina. 2004. (Seminário).

IV Seminário Integrado do Curso de Letras.As imagens barrocas de Vieira. 2003. (Seminário).

XXI Simpósio Nacional de História /ANPUH - A História do Novo Milênio: entre o indivikdual e o coletivo.Arte e transformação: o século XIX.. 2001. (Simpósio).

IX Colóquio França-Brasil - Grandjean de Montigny.O Neoclassicismo no Brasil e Grandjean de Montigny: contributos para uma reflexão histórica. 2000. (Seminário).

Seminário EBA 180.O Conde da Barca e a vinda dos artistas franceses: contribuições documentais. 1996. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ricardo Mattes Ambus

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel; NAKAMUTA, A. S.; SANTOS, H. M.. Patrimônio Cultural Portuário: Paisagem mestiça em São Francisco do Sul/SC. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural (PEP)) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Aluno: Matheus Filipe Alves Madeira Drumond

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel; PEREIRA, Sônia Gomes; FERNANDES, C. V. N.; MENDONCA, P. K.. Uma pérola mais que imperfeita:. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Marcelo André Fontes

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel; DOMINICK, R. S.; SILVA, D. M. E.; ESQUINCALHA, A. C.; YAMASAKI, A. A.. Diálogos e tenologia no ensino de Matemática:um olhar sobre cotidiano e diversidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bianca da Silva Avila

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel; TERRA, C. G.; CAVALCANTI, A. M. T.; REINALDIM, I. J.; MENDONCA, P. K.; QUIRICO, T.; CORREA, P. L. A.. Reflexões sobre pintura de paisagem e individualidade: Grupo Grimm. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Clarice Ferreira de Sá

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel; PEREIRA, Sônia Gomes; TERRA, C. G.; FERNANDES, C. V. N.; KURY, L.; CAVALCANTI, A. M. T.; VALLE, A. G.. O percurso da pintura de paisagem na obra de José dos Reis Carvalho. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Sanajotti Nakamuta

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel; PEREIRA, Sônia Gomes; MALTA, M.; CAVALCANTI, A. M. T.; MENDONCA, P. K.; TAVORA, M. L. L.. Hanna Levy no Brasil: história, teoria e crítica de arte no patrimônio. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Janaína de Moura R

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel; Anna Maria Monteiro de Carvalho; RAFAEL, D. A.; MORAES NETO, M.; FERNANDES, C. V. N.. A. Ayres. Entre o artesoado e a quadratura: uma "perspectiva" diferente sobre o olhar de Caetano da Costa Coelho. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cyro Illídio Correa Lyra

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel; RIBEIRO, Myriam; SILVA TELLES, Augusto.; AZEVEDO, M. N.; PEREIRA, Sônia Gomes. Casa vazia, ruína anuncia. 2006. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Matheus Filipe Alves Madeira Drumond

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel; PEREIRA, Sônia Gomes; FERNANDES, C. V. N.. Uma pérola mais que perfeita: excertos historiográficos sobre arte colonial luso-brasileira. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Nascimento Agostinho

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel; PEREIRA, Sônia Gomes; CARVALHO, A. P.. Os panoramas de Vítor Meireles: uma revisão crítica da perda patrimonial e a importância dos estudos preparatórios. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jéssica Ohara Pacheco Chuab

SALADINO, A.; CARVALHO, H. F.;RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel. A preservação arqueológica no estado do Rio de Janeiro:o panorama da conservação dentro das reservas técnicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Joana da Fonseca Diniz

CARVALHO, H. F.;RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel; MOTTA JR., E.. Um estudo sobre reintegração cromática: uma possibilidade de diretrizes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Janete Alves Loureiro Sant'ana

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel; VAL, Terezinha. Padre Antônio Vieira: retórica, poder e Literatura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Estácio de Sá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eulalia Maria Lahmeyer Lobo

LOBO, E. M. L.. Revista ilustrada (1876-1898): síntese de uma época. 1989. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ícone Rocha Oliveira

A arte jesuítica e a contrarreforma; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu: História da Arte Sacra) - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro; (Orientador);

Priscila Cardoso Binoto

A técnica da douração: um inventário crítico; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ana Renata Meireles

Ética na preservação do Patrimônio Cultural e a questão das cartas especiais; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Fernanda Lorencini Barbosa

Estuda da Restauração Igreja do Rosário - Vila Velha-ES; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação latu senso História da Arte Sacra) - Faculdade Dom Luciano Mendes; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

Valéria Sávia Tomé França

Pintura em perspectiva em Minas Gerais; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação latu senso História da Arte Sacra) - Faculdade Dom Luciano Mendes; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

evelyn Caroline nascimento lavor

Um novo olhar sobre as pinturas de temática religiosa de Eliseu Visconti; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu: História da Arte Sacra) - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

Denise Lopes Nogueira

Vicente do Rego Monteiro: a arte moderna de um modernista; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu: História da Arte Sacra) - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

Janaína de Moura R

A; Ayres; Geometria e perspectiva: veículos pictóricos da fé; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu: História da Arte Sacra) - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

Elizabeth Marteletti Grilo Pereira

Azulejaria de padrão do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu: História da Arte Sacra) - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

Kátia da Silva Mars Carneiro

Arte de Beuron no Brasil: uma geometria reveladora do sagrado; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu: História da Arte Sacra) - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

Elaine Amorim Pereira Ladeira

Narrativas bíblicas no espaço sagrado: a questão da teatralidade barroca a partir de Francisco Xavier de Brito; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu: História da Arte Sacra) - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

Maria da Graça Gama

Chaves Pinheiro e as esculturas dos apóstolos na Igreja de São Francisco de Paula; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu: História da Arte Sacra) - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

Marli Assis Martins

Igreja da Penha: históric, mensagem e devoção; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu: História da Arte Sacra) - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

Livia Lopes Toledo

Religiosidade na pin tura mural de POrtinari; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu: História da Arte Sacra) - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

Clarice Ferreira de Sá

Pintura de temática religiosa não devocional no século XIX; Estudo de caso: A partida de Jacó de Rodolfo Amoedo; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu: História da Arte Sacra) - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

Ricardo Luiz da Silva Valentim

Nos arcos do Mosteiro, o transbordar do belo; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu: História da Arte Sacra) - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

Daniel Max Dutra Liebscher

Os santos e beatos da Ordem Terceira Franciscana: Igreja da Penitência do Rio de Janeiro; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu: História da Arte Sacra) - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

Juliana Coqueiro

As reverberações da Academia Julian no Brasil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu: Especialização em Artes) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

Leonardo A

Rocha Pinto; Sob a coroa portuguesa e sob o hábito dos padres bentos - as irmandades fluminenses entre o período de consolidação do absolutismo bragantino e a publicação das constituições primeiras do arcebispado da Bahia: 1683-1707; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu: História da Igreja) - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

Elizabeth Ervatti

Significação social na arte sacra colonial do Rio de Janeiro: diferenciação no vocabulário formal dos beneditinos e jesuítas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu: História da Igreja) - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

Karen Montenegro

A fotografia de Jan Saudek: fantástica, erótica, obscena; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu: Especialização em Artes) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

Flávio Ferreira Pinto

Maneirismo na Europa: uma leitura crítica para o entendimento de um novo estilo na História da Arte; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu: Especialização em Artes) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

Marli Parada Tolentino Alvares

A mulher no Surrealismo; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu: Especialização em Artes) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Flavia Luiza Bruno Costa de Carvalho

Os devaneios da forma: o Barroco brasileiro e sua época filosófica; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Faculdade de São Bento; Orientador: Flavia Luiza Bruno Costa de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel . Cristo crucificado do Mosteiro de São Bento: a face de Cristo ao longo dos anos.. COLETÂNEA (RIO DE JANEIRO) , v. 16, p. 319-319, 2017.

  • RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel . O cavaleiro das luzes: O conde da Barca e o surgimento da Impressão Régia.. Revista do Livro (Cessou em 1970) , v. XVI, p. 73-86, 2008.

  • RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel . O saber e as artes: a Biblioteca Real e a Missão Artística Francesa.. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro , v. 436, p. 241-263, 2007.

  • RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel . Agostini e Borgomainerio: dois caricaturistas de origem italiana na imprensa ilustrada oitocentista.. Revista do Livro (Cessou em 1970) , v. 15, p. 8-16, 2007.

  • RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel . A crítica no traço - a arte de alfinetar. Nossa História (São Paulo) , v. 30, p. 70-74, 2006.

  • RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel . A pesquisa e a universidade. Dissertar (Rio de Janeiro) , v. 6, p. 21-25, 2004.

  • RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel . RIBEIRO, Marcus Tadeu D. . O Romantismo na pintura brasileira do século XIX. v. 29, p. 198-229, 2001.. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , v. 29, p. 198-229, 2001.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel . Arte Estrangeira. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Monografia).

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel . Arte Brasileira. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Monografia).

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel . As razões da arte: o problema do Neoclassicismo no Brasil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel . Metodologia Científica: guia prático da pesquisa. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Monografia).

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel . O século XIX - do Neoclassicismo ao movimento Nabis. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel . Introdução à História da Arte - Do Renascimento ao Rococó. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel . Estudo para tombamento do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Cidade de Marechal Deodoro. 2005. (Manutenção de obra artística/Outro).

RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel ; Ancelmo Gois . Angelo Agostini e a imprensa alegre brasileira - (Entrevista no programa "De lá prá cá", de Ancelmo Gois e Vera Barbosa). 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2017

    A face de Cristo no tempo, Descrição: Pesquisa sobre a evolução das formas de representação da imagem de Jesus Cristo ao longo do tempo, Estudo de caso da imagem do Cristo Crucificado do Mosteiro de São Bento, atribuído a Domingos da Conceição, com análise de sua morfologia e aspectos religiosos nele contido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro - Coordenador.

  • 2016 - 2018

    A questão do ensino da Arte e da Filosofia no sistema prisional, Descrição: Esse projeto iniciou-se em 2016, em decorrência de minha vivência como professor em escolas prisionais do Complexo de Gericinó. Teve por objetivo analisar as deficiências da pedagogia das Artes e da Filosofia como parte integrante da necessidade de valorização do ensino de base humanista para o preso. O ensino da Arte foi retirado das séries iniciais do EJA, e a Filosofia teve um corte grande na grade curricular do Ensino Médio. A experiência trabalhou com apenados do Comando Vermelho e do Terceiro Comando. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida a partir da observação direta, de entrevistas com alunos e professores. A pesquisa não teve qualquer órgão financiador. O livro "Tratado Geral dobre o labirinto" (em estágio de revisão para publicação) é um produto dessa investigação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    História da Arte Brasileira para o Ensino Médio, Descrição: Produção de informações e de imagens concernentes à História da Arte Brasileira para ser trabalhada no nível pedagógico do Ensino Médio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro - Coordenador.

  • 1988 - 1993

    Os monumentos de Rodolfo Bernardelli (1852-1931), Descrição: Levantamento e estudo crítico de todos os monumentos produzidos pelo escultor Rodolpho Bernardelli.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro - Coordenador.

  • 1985 - 1988

    Emílio Rouède (1848-1908), Descrição: Pesquisa biográfica, com levantamento de produção pictórica e textual desse pintor e escritor, imigrado para o Brasil em 1880 e aqui radicado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2007 - 2012

    2011 Inscrição dos Conventos Franciscanos do Nordeste como Patrimônio da Humanidade - Unesco, Descrição: Estudo de levantamento dos conventos franciscanos nordestinos com vistas à sua futura inscrição no livro de Patrimônio Cultural Mundial da Unesco. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. Integrantes: Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho (coord. téc.) Integrante / Marcus Tadeu Daniel Ribeiro - Coordenador institucional. Financiador(es): Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Cooperação... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro - Coordenador.

  • 2007 - 2012

    2011 Inscrição dos Conventos Franciscanos do Nordeste como Patrimônio da Humanidade - Unesco, Descrição: Estudo de levantamento dos conventos franciscanos nordestinos com vistas à sua futura inscrição no livro de Patrimônio Cultural Mundial da Unesco. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. Integrantes: Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho (coord. téc.) Integrante / Marcus Tadeu Daniel Ribeiro - Coordenador institucional. Financiador(es): Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Cooperação... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro - Coordenador.

  • 2007 - 2012

    2011 Inscrição dos Conventos Franciscanos do Nordeste como Patrimônio da Humanidade - Unesco, Descrição: Estudo de levantamento dos conventos franciscanos nordestinos com vistas à sua futura inscrição no livro de Patrimônio Cultural Mundial da Unesco. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. Integrantes: Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho (coord. téc.) Integrante / Marcus Tadeu Daniel Ribeiro - Coordenador institucional. Financiador(es): Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Cooperação... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Homenagem Acadêmica Turma 232, Colégio de São Bento.

2017

Biblioteca Pública Prof. Marcus Tadeu Daniel Ribeiro, Colégio Estadual Evandro João da Silva/SEEDUC/RJ.

2007

Medalha do Jubileu de Ouro da Vitória na II Guerra Mundial, Associação dos Ex-Combatentes no Brasil - Seção Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Belas Artes. , Reitoria - UFRJ, Cidade Universitária, 21941901 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Caixa-postal: 20975000, Telefone: (21) 39389600, Fax: (21) 22633711, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2018

Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - Atual

Paróquia De São Januário

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - Atual

Arquidiocese do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

2009 - Atual

Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

  • 07/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , FACULDADE SÃO BENTO DO RIO DE JANEIRO, .,Linhas de pesquisa

  • 07/2009

    Ensino, Pós-graduação latu senso História da Arte Sacra, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da AQrte Sacra I (Arte paleocristã até Gótico)

1998 - Atual

Colégio de São Bento

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador do Ensino de Artes, Carga horária: 5

2010 - Atual

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Vínculo: Professor Permanente, Enquadramento Funcional: Professor Permanente, Carga horária: 15

Outras informações:
Atuo no mestrado durante um período de uma semana por ano.

1982 - 2012

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador IV, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisador do DEPAM - Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização, aposentado por portaria de 08 de maio de 2012, publicado no DOU de 9 de maio de 2012, Seção 2, P. 6

2012 - Atual

FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE MARIANA

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de História da Arte Sacra

Outras informações:
Professor de História da Arte Sacra (Pós-Graduação em História da Arte Sacra) da Faculdade Arquidiocesana de Mariana, desde janeiro de 2012

2008 - 2010

Museu Nacional de Belas-Artes

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de História da Arte, Carga horária: 2

Outras informações:
Professor de História Geral da Arte (Módulo II - Do Renascimento ao Rococó) Professor de História Geral da Arte (Módulo III - O século XIX)

1985 - 1990

Museu Nacional de Belas-Artes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador IV, Carga horária: 40

Outras informações:
Entrei no MNBA como estagiário do MUDES em Fev. 1982, passando à condição de pesquisador contratado a partir de fev. 1983, atuando nessa condição até a minha contratação pela antiga Fundação Nacional Pró-Memória.

2009 - 2014

Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Metodologia Científica, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor de Metodologia Científica em curso de pós graduação lato sensu em Direito Público e Privado.

2002 - 2009

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

2014 - 2018

SECRETÀRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÂO DO RIO DE JANEIRO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doc 1, Carga horária: 16