EDUARDO NAVARRO STOTZ

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1986) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1991). Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação popular, Movimentos sociais e saúde. Preside a Comissão Municipal da Verdade de Petrópolis.

Informações coletadas do Lattes em 14/05/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública

1987 - 1991

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Necessidade de Saúde: Mediações de um Conceito
Orientador: Victor Vincent Valla
Palavras-chave: necessidades de saúde; Ciências Sociais; Planejamento em Saúde.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Mestrado em História

1982 - 1986

Universidade Federal Fluminense
Título: A União dos Trabalhadores Metalúrgicos na Construção do Sindicato Corporativista: 1932-1945,Ano de Obtenção: 1986
Eulália Maria Lahmeyer Lobo.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Sindicalismo; Corporativismo; História Social do Brasil.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra.

Graduação em Ciências Sociais

1974 - 1981

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Educação e Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Café com História - Democracia: Expressões e contradições/Centro de Teologia e Humanidadesdes/UCP.Democracia e ditadura no Brasil, 1964-1985. 2016. (Encontro).

Saúde é nossa conquista e nosso direito - 30 anos da VIII Conferência Nacional de Saúde.Os desafios permanentes da 8a Conferência Nacional de Saúde. 2016. (Outra).

Classes Sociais, Território e Saúde.Abordagens sobre classe social. 2013. (Simpósio).

II Seminário sobre abordagens dos processo endêmicos na explicação do processo saúde-doença, das condições de saúde e da vigilância em saúde: experiências em curso.Desigualdades socioespaciais e experiências das vigilâncias em saúde no SUS: avanços e desafios. 2013. (Simpósio).

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.A promoção e Atenção Básica à Saúde em Nível local. 2013. (Outra).

Abordagens dos Processos Endêmicos e das Vigilâncias: avaAvanços e Desafios na Explicação das Condições de Saúde.Vigilâncias e Promoção da Saúde no território: alguns dilemas metodológicos. 2012. (Seminário).

I Encontro de Pesquisa e Desenvolvimento Territorializado do Campus Fiocruz Mata Atlântica.Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Territorializado. 2012. (Encontro).

III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.Determinação social da saúde e experiência dos sujeitos: uma abordagem na perspectiva da Educação Popular. 2012. (Encontro).

I Simpósio de Educação em Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador.Educação Popular em Saúde no Território da AP 4. 2012. (Simpósio).

IV Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional da ABT. Sociedade em rede e as implicações na integração setorial, na mudança social e na localidade. 2012. (Congresso).

Seminário Educação 2012.Saúde-Doença: Estado e Direitos Humanos. 2012. (Seminário).

XVIII Semana Científica da Faculdade Arthur Sá Earp Neto.Qualidade de vida e saúde. 2012. (Simpósio).

Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família..Movimento social e saúde hoje: novos tempos, novas necessidades, novas estratégias?. 2011. (Simpósio).

Oficina de Capacitação sobre Participação Social e Gestão em Saúde.Participação Social e Saúde em Manguinhos. 2011. (Oficina).

V Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica.A luta pelo SUS: uma análise baseada na Educação Popular. 2011. (Seminário).

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Papel das Redes de Apoio Social na Saúde Comunitária. 2009. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Agroecologia, segurança alimentar e saúde: papel dos coletivos de trabalhadores rurais na democratização da política pública. 2009. (Congresso).

Oficina Processo, Condição e Organização do Trabalho.Saúde do trabalhador e ambiente rural. 2009. (Oficina).

Seminário Movimentos Sociais, Saúde e trabalho.Movimentos sociais e saúde. 2009. (Seminário).

X Conferência Municipal de Saúde de Petrópolis.Participação social e controle social em defesa do SUS. 2009. (Outra).

XX Jornada Arquivística da UNIRIO.A abertura dos arquivos da ditadura: a democratização da informação como prática de liberdade. 2009. (Encontro).

IX Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Impacto do aquecimento global na saúde: papel da APS e da Educação Popular. 2008. (Congresso).

13a Conferência Nacional de Saúde: para onde vamos?.A luta pelo direito à saúde no momento atual. 2007. (Outra).

I Congresso da Associação de Medicina da Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro. Vertentes de Abordagens Comunitárias: um bre histórico. 2007. (Congresso).

III Ciclo de Debates: Conversando sobre a estratégia de Saúde da Família.Território como espaço produtor de potencialidades. 2007. (Simpósio).

III Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde.Os trabalhadores rurais e a luta pela saúde na perspectiva da seguridade social. 2007. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Democracia participativa, democracia direta: o que dizem os movimentos sociais?. 2007. (Congresso).

VII Conferência Municipal de Saúde de Itaboraí.Saúde e Qualidade de Vida: Política de estado e Desenvolvimento. 2007. (Encontro).

VII Congresso da Rede Brasileira de Cooperação em Emergências. A Formação dos Trabalhadores na Perspectiva da Educação Popular. 2007. (Congresso).

VII Encontro Regional Sudeste de História Oral.Memória, saúde e ambiente: um projeto de pesquisa-ação com agricultores familiares de Sumidouro, R.J.. 2007. (Encontro).

VII Encontro Regional Sudeste de História Oral - Memória e Politica.Mundo rural. 2007. (Encontro).

XI Congresso Brasileiro de Limnologia. Metodologia da problematização aplicada a um curso de Biomonitoramento para agentes comunitários voluntários do mu nicípio de Engenheiro Paulo de Frontin, RJ. 2007. (Congresso).

IV Forum Regional de Pesquisa em Enfermagem.Saúde Coletiva: conhecimento, identidade e poder. 2006. (Encontro).

VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Empowerment no contexto da crise do Estado de Bem-Estar Social: uma alternativa?. 2006. (Congresso).

III Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública. Epidemiologia e transdisciplinaridade. 2005. (Congresso).

Seminário Promoção da Saúde em Debate.Empoderamento, Participação e Comunicação em Saúde. 2005. (Seminário).

1a Mostra da Atenção Básica do Município do Rio de Janeiro.Violência urbana - um risco à saúde de todos. 2004. (Outra).

Anais da 27a reunião da ANPED Sociedade, Democracia e Educação: qual Universidade?.. Oliveira, M. V. e Stotz, E. N. Perspectivas de diálogo no encontro entre organizações não governamentais e instituição acadêmica: o convívio metodológico. 2004. (Congresso).

BIOED 2004, International Conferencie on.Comunicação. 2004. (Simpósio).

BIOED 2004 - International Conference on.Discovering the universe of knowledge of Chagasic patinets about their own disease. 2004. (Simpósio).

III Forum de Educação e Saúde.Oficina Estratégias para o fortalecimento da ANEPS. 2004. (Oficina).

III Fórum de Educação e Saúde.Participação em mesa redonda. 2004. (Simpósio).

III Fórum de Educação e Saúde.Comunicação coordenada. 2004. (Simpósio).

II Simpósio Brasileuiro de Vigilância Sanitária e e I Simpósio Panamericano de Vigilância Sanitária.A sociedade aprende mas mudar é difícil. 2004. (Simpósio).

X Colóquio nacional e VIII Colóquio Internacional de Educação Popular.Cultura popular, saúde e religiosidade. 2004. (Simpósio).

V Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.Encontro de Pesquisa em Ciência da Informação. 2003. (Encontro).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Coordenador de painel Educação Popular e Saúde: desafios teóricos e práticos. 2003. (Congresso).

Conferência Regional Latino-Americana de Promoção da Saúde e Educação Para a Saúde.Coordenação de Oficina de Educação Popular e Saúde. 2002. (Oficina).

II Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública. Participação em mesa redonda. 2002. (Congresso).

III Conferência Regional Latino-Americana de Promoção da Saúde e Educação Para a Saúde. Painel. 2002. (Congresso).

O Futuro da formaçãoe em Saúde Pública - Encontro das Escolas de Saúde Pública do Brasil.Comunicação. 2002. (Seminário).

Seminário Municipal de Educação Popular em Saúde.Participação em mesa. 2001. (Seminário).

VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.Organização de Oficina de Educação Popular e Saúde. 2000. (Oficina).

II Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde. Comunicação coordenada. 1999. (Congresso).

Que país é este? Imaginação social e interpretações do Brasil.Coordenação de mesa. 1999. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Glauber de Oliveira Montes

STOTZ, E. N.; FICO, C.; MAIA, A. C. N.. Ultimo trem: o sindicato dos ferroviários da Leopoldina em Petrópolis (1960-1964). 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História Social) - Instituto de História - UFRJ.

Aluno: Mariana Morette Pan

FREITAS, C.M de; Dorneles, Patricia S;STOTZ, E. N.. Ação cultural e Promoção da Saúde; a construção de uma aproximação na perspectiva da transformação social. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: Iara de Oliveira Lopes

STOTZ, E. N.. O discurso da Comissão dos Determinantes Sociais da Saúde: avanço político ou mudança retórica?. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Pós-Graduação da Escola de Enfermagem -USP.

Aluno: Hugo PInto de Almeida

MELO, A. I. S. C.; Souza, K.R. de; José Augusto Pina;STOTZ, E. N.. "Tudo não é por acaso": exploração, greves, sindicatos surpreendidos e a saúde dos trabalhadores do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: Joice Alvarenga Borges

Márcia H B C da Costa;STOTZ, E. N.; Gilson Soares Raslan Filho; SEVALHO, G.; Leandro Pena Catão. Desenvolvimento Regional - INESP /UEMG. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional) - Instituto de Ensino Superior e Pesquisa - UEMG.

Aluno: Ana Rosali Louvize Gomes da Silva

Eliana Caldas do Nascimento Oliveira;STOTZ, E. N.; Suze Rosa Sant'Anna. Necessidades de saúde de usuáios do Instituto de Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas: a dimensão do vínculo entre usuário e equipe de saúde. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica em D) - Instituto Nacional de Infectologia Rvandro Chagas.

Aluno: Lucas Andrade Sá Corrêa

Pandolfi, Dulce Chaves; Freire, Americo Oscar Guichard;STOTZ, E. N.. Um nome e um programa: Érico Sachs e a Política Operária. 2014. Dissertação (Mestrado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Diogo Ferreira da Rocha

Henri Acselrad; Marcelo Firpo de Souza Porto;STOTZ, E. N.. Impactos da exploração petrolífera sobre a pesca, aos ecossistemas costeiros, à situação de saúde de comunidades de pescadores artesanais de Macaé/RJ. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: Carla Aparecida Galvão Grajaú

DAVID, Helena Maria Scherlowski LealACIOLI, SoniaSTOTZ, E. N.. Reconhecimento profissional e social do agente comunitário de saúde. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem - Universidade do estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Olívia Luciana dos Santos Silva

STOTZ, E. N.ACIOLI, SoniaDAVID, Helena Maria Scherlowski Leal. Projeto Vidas Paralelas: estudo sobre uma experiência de participação em saúde do trabalhador no Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lívia dos Santos Fraga

Simone Souza Monteiro; Zélia Maria Profeta da Luz;STOTZ, E. N.. Controle de zoonoses: estudo sobre práticas e recursos educativos voltados ao manejo da população canina. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: Naya Nunes de Athayde

Léa de Lourdes Calvão da Silva; Antenor Amâncio da Silva Filho;STOTZ, E. N.. Arte, educação e saúde: o texto popular como engenho para a educação na saúde. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: Heloisa Helena da Silva Guedes

Souza, Auta Iselina Stephan de;STOTZ, E. N.; Oliveira, Lêda Leal de. O desafio da prevenção em HIV?AIDS: um estudo das práticas de saúde desenvolvidas nos serviços de referência em Juiz de Fora/MG. 2010. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Daniele de Oliveira Rodrigues

NEVES, Cláudia Abbês Baeta;STOTZ, E. N.; AGUIAR, Kátia Faria de. Micropolítica do fazer em saúde. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jussara Rafael Angelo

TOLEDO, L.; Sánchez, Alexandra A M R;STOTZ, E. N.. (Re)Produção do Espaço Urbano em Juiz de Fora, MG e Distrito Espacial da Tuberculose. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: Daniel de Oliveira Costa

Tambellini, Anamaria Testa;STOTZ, E. N.; Gonçalves, Maria Claudia Vater Romero. A visibilidade dos escondidos - a precarização do trabalho e seus reflexos na saúde dos trabalhadores no serviço de enfermagem de uma unidade pública de saúde. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Moura Pereira Lima

STOTZ, E. N.; VASCONCELOS, Eymard Mourão;ACIOLI, Sonia. Pobreza e saúde em contextos de violência. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marcia Franco da Silva

STOTZ, E. N.; MARZOCHI, Keyla Belízia Feldman; FERREIRA, Francisco Romão. Ateliê da saúde: experiência de praxiterapia com usuários do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas - IPEC. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biocências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Conceição de Maria de Albuquerque

STOTZ, E. N.; FROTA, Mirna Albuquerque; LINARD, Andréa Gomes; SILVA, Lucilane Maria Sales da. Educação popular em saúde no cuidado da desnutrição infantil. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: José Augusto Pina

STOTZ, E. N.; CASTRO, Hermano Albuquerque de; ANDREAZZI, Maria de Fatima S. Sindicalismo e Saúde no Brasil: A Relação Sistema Único de Saúde (SUS) e os Planos Privados de Saúde na Assistência à Saúde dos Trabalhadores.. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Eduardo dos Santos Ferreira da Silva

STOTZ, E. N.; BRAVO, Maria Inês; VASCONCELOS, Ana. Hanseníase, Educação e Saúde: uma aproximação com as práticas educativas no contexto do município de Niterói. 2004. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa do Nascimento Fonseca

STOTZ, E. N.; SOUZA, Maria Cecília de Mello e; PEDRO, Maria Leite Ribeira; CAMARGO JR, Kenneth Rochel de. Saúde, cultura e comunidade: um estudo etnográfico do trabalho. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisangela Lima Pereira

STOTZ, E. N.; CAVALCANTI, Maria de Lourdes Tavares; SANCHES, Kátia Regina de Barros. estudo das relações que permeiam a prática do controle social na saúde: experiência do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Teresa Cristina de C

STOTZ, E. N.. Lima Neves. AIDS na mídia: onde está o foco?. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Comunicação) - Escola de Comunicação Ufrj.

Aluno: Zildete BArbosa de Araújo Yonamine

YONAMINE, Z. B. DE A.;STOTZ, E. N.; OSÓRIO, A. M.; HONER, M. R.. Educação em saúde: a prática nas unidades básicas de saúde. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Ana Paula Chancharulo de Moraes Pereira

PEREIRA, A. P. C. DE M.;STOTZ, E. N.; SERVO, M. L. S.; TAVARES, J. L.. A enfermeira e a educação para a saúde. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Mauela Lopes Santos Neves

NEVES, M. L. S.;STOTZ, E. N.; MARTELETO, Regina Maria; FREIRE, I. M.. A construção do conhecimento nas práticas de intervenção social - as organizações não-governamentais. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Tania Maria Cavalcante

CAVALCANTE, T. M.;STOTZ, E. N.; SANTOS, E. M.; MAUL, D.. O médico e suas representações sobre tabagismo, fumante e cessação de fumar. 2001. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: Rosane Carvalho Lopes

LOPES, R. C.;STOTZ, E. N.. O Programa de Controle da Tuberculose no Município do Rio de Janeiro. 2000. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: Clotilde Teixeira

TEIXEIRA, C.;STOTZ, E. N.. Educação em saúde - a construção e o conteúdo de uma prática. 1999. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marly Marques da Cruz

CRUZ, M. M. DA;STOTZ, E. N.; TOLEDO, L.; SANTOS, E. M.. A epidemia de HIV/AIDS na cidade do Rio de Janeiro e seus padrões de espacialidade. 1999. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: Pedro Tortima

TÓRTIMA, P.;STOTZ, E. N.; SEVCENKO, N.; PRIORE, M. L. M.;LOBO, Eulália Maria Lahmeyer; JANCSÓ, I.. Reflexões teóricas sobre a Criminologia ou críticas a um conjunto teórico arrogante.. 1998. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cristiana de França Chiaradia

CHIARADIA, C. DE F.;STOTZ, E. N.; FANTIN, M.; FLEURY, R. M.. Uma história social da AIDS: estudo de caso sobre a incidência da AIDS em Itajaí (SC). 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Julio Alberto Wong Un

UN, J. A. W.;STOTZ, E. N.; LUZ, Madel Therezinha;VALLA, Victor Vincent. Valores comunitarios y control de endemias: cultura, control social y salud en los campesinos del Norte Andino Peruano. 1997. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: Fatima Maria Silva

SILVA, F. M.;STOTZ, E. N.; KORNIS, G. E. M.; SAYD, Jane Dutra; LUZ, Madel Therezinha. Espírito Santo: desenvolvimento histórico dos serviços e instituições de saúde. 1996. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Instituto de Medicina Social.

Aluno: Armando Cypriano Pires

PIRES, A. C.;STOTZ, E. N.; MINAYO, C.; SANTOS, E. M.. Dados, fatos e falas: histórias contadas sobre saúde e saneamento. 1996. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: Guilherme de Souza Lima Brito

BRITO, G. DE S. L.;STOTZ, E. N.; DUARTE, L. F. D.; COIMBRA, C.. Drogas e defesa da raça: a emergência do modelo de controle social sobre substâncias psicoativas ilegais no Brasil: 1920-1921. 1996. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: HOMERO TEIXEIRA DE CARVALHO

CARVALHO, H. T. DE;STOTZ, E. N.VALLA, Victor Vincent; MARTELETO, R.; SOUZA, S. M. F. M.. Conselhos de saúde e práticas de comunicação/ação pelo controle público e invisibilidade social. 1996. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: Aurea Maria da Rocha Pitta

PITTA, A. M. DA R.;STOTZ, E. N.; LEFÈVRE, F.; CAMARGO JUNIOR, K. R.; LUZ, Madel Therezinha. A comunicação serviços de saúde/população: modelos explicativos e desafios a partir das discussões recentes. 1995. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Instituto de Medicina Social.

Aluno: Norberto Oswaldo Ferreras

FERRERAS, N. O.;STOTZ, E. N.LOBO, Eulália Maria Lahmeyer. Cidades inumanas. Condições de vida dos trabalhadores de Buenos Aires e Rio de Janeiro (1930-1945). 1995. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Alice Fernandes Branco

BRANCO, M. A. F.;STOTZ, E. N.; SANTOS, Luiz Antonio de Castro; MONTEIRO, M. F. G.; CAMARGO, K. R.. Sistema de informação em âmbito local e organização de interesses sociais: um estudo de caso no município do Rio de Janeiro. 1995. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Instituto de Medicina Social.

Aluno: Sonia Acioli Werner

WERNER, S. A.;STOTZ, E. N.VALLA, Victor Vincent. Participação social em saúde e a experiência do conselho municipal de saúde de NIterói. 1994. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: ELIANE HOLLANDA DE CARVALHO

CARVALHO, E. H. DE;STOTZ, E. N.; BAETA, A. M. B.; ARANTES, E. M. M.. Representações sociais sobre o fracasso escolar: um estudo de caso em instituição médica. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Estudos Avançados Em Educação Fgv.

Aluno: Marilia Corte Gouveia de Melo

MELO, M. C. G. DE;STOTZ, E. N.; PAVÃO, R. C.. Trabalho e saúde na construção civil - um estudo epidemiológico. 1992. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Instituto de Medicina Social.

Aluno: Rafaela dos Santos Facchetti Vinhaes Assumpção

Simone Cynamon Cohen; SEGUIN, E. L. S.; OTTONI, A. B.; COSTA, R. G.;STOTZ, E. N.. "Petrópolis - um histórico de desastres sem solução? Do Plano Koeler ao Programa de Cidades Resilientes. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: José Carlos Lima de Souza

Monteiro, Ana Maria Ferreira da; Alves, Claudia Maria Costa;STOTZ, E. N.; Mattos, Marcelo Badaró; KOCHER, Bernardo. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) - O Moderno Príncipe educativo brasileiro na história do tempo presente. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosália Maria de Oliveira

Almeida, M das G G; Silva, C R S da;STOTZ, E. N.; Roque, O C da C; Oliveira, R M de. Cidade dos Meninos, Duque de Caxias, RJ: olhares diversos sobre a contaminação ambiental e humana. 2008. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: Valéria da Silva Trajano

BARBOSA, H. S.; Araujo-Jorge, T. C.; FAVRE, T. C.; CARVALHO, T. M. U.;STOTZ, E. N.. Identificação e análise dos saberes sobre parasitoses no contexto formal e não-formal de ensino. 2008. Tese (Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Elio Grossman

Struchiner, Miriam; Portinari, Denise B.;STOTZ, E. N.. Os objetos e os ambientes físicos para a saúde: um olhar com ciência e arte sobre os laboratórios do Instituto Oswaldo Cruz. 2008. Tese (Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: VALÉRIA FERREIRA ROMANO

STOTZ, E. N.; AGUIAR, Adriana Cavalcanti; ANDERSON, Maria Inez Padula; SAYD, Jane Dutra; SOUZA, Luciana Borges da Matta; CORDEIRO, Hesio. Certificação por competência para o médico de família: uma proposta em construção. 2006. Tese (Doutorado em Instituto de Medicina Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Francisco Romão Ferreira

STOTZ, E. N.; SAYD, Jane Dutra; TELLES, Fernando Salgueiro Passos; LUZ, Madel Therezinha; CASTIEL, Luis David. Os sentidos do corpo: cirurgias estéticas, discurso médico e saúde pública. 2006. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: Maria Marlene Marques Ávila

SAYD, Jane Dutra;STOTZ, E. N.; SANTOS, Luiz Antonio de Castro; VASCONCELOS FILHO, Ernani Vieira de;DAVID, Helena Maria Scherlowski Leal. O Programa de Agentes Comunitários de Saúde no Ceará: o caso de Uruburetama. 2006. Tese (Doutorado em Instituto de Medicina Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lana Claudia de Souza Fonseca

STOTZ, E. N.VALLA, Victor Vincent; SELLES, Sandra Lucia Escovedo; VALLE, Maria Teresa Esteban Do; CARNEIRO, Sandra Sá. Religião popular: o que a escola pública tem a ver com isso? pistas para repensar o ensino de ciência. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marize Bastos da Cunha

STOTZ, E. N.; FRIGOTTO, Gaudêncio; CARRANO, Paulo César Rodrigues; NOVAES, Regina Célia Reyes;VALLA, Victor Vincent. Nos desencontros e fronteiras: os trabalhadores sociais das favelas do município do Rio de Janeiro. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nayara Lucia Soares de Oliveira

SMEKE, Elizabeth de Leone Monteiro;STOTZ, E. N.; ABBATE, Solange L; BOSI, Maria Lucia Magalhães; CECILIO, Luiz Carlos de Oliveira. Avaliação participante de práticas educativas em saúde como dispositivo de gestão e de educação permanente - algumas pontes possíveis. 2005. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jose Claudio da Costa Barros

STOTZ, E. N.; MARTELETO, Regina Maria; OLINTO, Gilda; ZAMORA, Maria Helena; GÓMEZ, Maria Nélida. Informação, comunicação e conhecimento nas novas práticas dos movimentos sociais: o caso dos Conselhos deliberativos e paritários. 2004. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Comunicação) - Escola de Comunicação Ufrj.

Aluno: Denise Oliveira e Silva

SILVA, D. O. E.;STOTZ, E. N.; QUEIROZ, E. F. O.; BOOG, M. C. F.; HAMANN, E. M.; RACINE, E. G. I. G.. Conhecimentos, atitudes e práticas dos profissionais de saúde do Distrito Federal sobre alimentação saudável. 2002. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Maria Martha Duque de Moura

MOURA, M. M. D. DE;STOTZ, E. N.; MATTOS, R. A.; CAMARGO JR, Kenneth Rochel de; ALMEIDA, E.; LUZ, Madel Therezinha. São muitos os remédios para os males dessa vida - análise de recursos terapêuticos a partir da doença crônica na primeira infância. 2001. Tese (Doutorado em Instituto de Medicina Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: HELENA MARIA SCHERLOWSKI LEAL DAVID

DAVID, Helena Maria Scherlowski LealSTOTZ, E. N.. Religiosidade e cotidiano das agentes comunitárias de saúde: repensando a educação em saúde junto Às classes populares. 2001. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: ROSA CARMINA DE SENA COUTO

COUTO, R. C. DE S.;STOTZ, E. N.. Hidrelétricas e saúde na Amazônia: um estudo sobre a tendência da malária na área de Tucuruí, Pará. 1996. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: José Mendes Ribeiro

RIBEIRO, J. M.;STOTZ, E. N.. Trabalho médico: ciência, arte e ação na conformação da técnica. 1995. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: Paulo Duarte de Carvalho Amarante

AMARANTE, P. D. DE C.;STOTZ, E. N.; BIRMAN, J.; LUZ, Madel Therezinha; PORTOCARRERO, V.. O Homem e a Serpente - Outras Histórias para a Loucura e a Psiquiatria. 1994. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: Aline Lima de Azevedo

Virginia Fontes; Marcela Pronko;STOTZ, E. N.. Trabalho, vínculos de trabalho e organização sindical na saúde: uma aproximação. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Aluno: Andrea Castro dos Reis

Mercês Navarro Vasconcelos;STOTZ, E. N.; Vânia Rocha. Coerência entre teoria e prática em um curso de ciências construtivista. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino em biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Silvia Regina Nunes Batista

STOTZ, E. N.. Capacitação em rede para inserção de agricultura em arranjo produtivo local de plantas medicinais e fitoterápicos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão e Inovação em Fitomedicam) - Fundação Oswaldo Cruz.

Celso Castro;STOTZ, E. N.; Ismênia de Lima Martins; José Murilo de Carvalho; Mattos, Marcelo Badaró. Progressão funcional para a Classe E - Titular, do Prof. Renato Luis do Couto e Lemos. 2016. Instituto de História - UFRJ.

Claudia Osorio da Silva;STOTZ, E. N.; Anísio José da Silva Araújo; Francisco de Assis Palharini; Pedro Paulo Bicalho. Concurso público para classe de professor adjunto da área de Psicologia do Trabalho. 2009. Universidade Federal Fluminense.

STOTZ, E. N.; Alcino Ferreira Câmara Neto; Carlos Aguiar de Medeiros; José Luiz Correa de Araújo; MOREIRA, Marcos Fernandes da Silva. Concurso público para provimento de vaga de professor adjunto de Planejamento e Politicas de Saúde. 2009. Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.

STOTZ, E. N.DAVID, Helena Maria Scherlowski Leal; ALGEBAILE, Eveline Bertino. Concurso público para o provimento da vaga da pesquisador assistente com área de atuação em Saúde Pública, perfil Ciências Sociais e Saúde do Trabalhador da Fiocruz. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

STOTZ, E. N.; CAVALCANTI, Maria de Lourdes Tavares; MOREIRA, Marcos Fernandes da Silva. Concurso público para o provimento da vaga de Medicina para professor assistente do Departamento de Saúde e Sociedade do Centro de Ciências Médicas. 2004. Universidade Federal Fluminense.

STOTZ, E. N.; CAVALCANTI, Maria de Lourdes Tavares; MOREIRA, Marcos Fernandes da Silva. Concurso público para o provimento da vaga de Enfermagem para professor assistente do Departamento de Saúde e Sociedade do Centro de Ciências Médicas. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

STOTZ, E. N.; CAMARGO, Kenneth; LAINO, André; PEREIRA, Basilio de Bragança; CÂMARA, Volney de Magalhães. Concurso público para provimento da vaga de Professor Adjunto do Departamento de Medicina Preventiva na Área de Ciências Humanas e Saúde. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

STOTZ, E. N.; MOREIRA, Marcos Fernandes da Silva; SILVA JUNIOR, A. G.; COSTA, A. J. L.; NADANOVSKI, P.. Concurso público para a carreira do magistério superior na classe de professor adjunto. 2002. Universidade Federal Fluminense.

STOTZ, E. N.; MOREIRA, Marcos Fernandes da Silva; SILVA JUNIOR, A. G.; COSTA, A. J. L.; NADANOVSKI, P.. Concurso público para a carreira de magistério superior, na classe de professor adjunto. 2002. Universidade Federal Fluminense.

STOTZ, E. N.; RIBEIRO, A. C. T.; LUZ, M. T.; MORAES, N.; EGLER, T.. Concurso público para assistente de pesquisa. 2002. Fundação Oswaldo Cruz.

STOTZ, E. N.; LUZ, Madel Therezinha; MARTINS, J. J. N.; MOREIRA, M.; URIBE, F. J.. Concurso para professor assistente. 1994. Universidade Federal Fluminense.

Maria Cristina Rodrigues Guilam;STOTZ, E. N.. Membro da banca de seleção do Curso de Doutorado em Saúde Pública. 2008. Escola Nacional de Saúde Pùblica.

STOTZ, E. N.; CAVALCANTI, L. F.; LACERDA, Alda. Jornada de Iniciação Científica ENSP/CICT. 2007. Escola Nacional de Saúde Pùblica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ismênia de Lima Martins

MARTINS, Ismênia de Lima. A UNIÃO DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS NA CONSTRUÇÃO DO SINDICATO CORPORATIVISTA (1932-1945). 1986. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Volney de Magalhães Câmara

CAMARA, V. M.. Ação Sindical em Defesa da Saúde na Companhia Siderúrgica Nacional. 1988. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Bruno Souza Bechara Maxta

A atividade sindical no processo saúde-doença na experiência dos trabalhadores do setor siderúrgico; Início: 2017; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica; (Orientador);

Leonardo Dresch Eberhardt

INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO E ADOECIMENTO CRÔNICO NAS MONTADORAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA; Início: 2016; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Amanda de Lucas Xavier Martins

O Agente Comunitário de Saúde e a Promoção: uma revisão da literatura sobre a centralidade do seu trabalho na Atenção Básica; 2014; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação Profissional) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Eduardo Navarro Stotz;

Letícia Mendes Ricardo

O uso de plantas medicinais em assentamentos do MST do estado do Rio de Janeiro: um estudo sobre a medicina popular e o SUS; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Luciana Ribeiro Leda

Avaliação formativa e metodologia da problematização em um curso de monitoramento biológico da água de rios no município de Paulo de Frontin, RJ; 2008; Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Elaine Sandra Amorim Savi

Sofrimento Difuso de Mulheres das Classes Populares: Estudo sobre a experiência de um grupo de convivência; 2005; 148 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Theresa Cristina de Albuquerque Siqueira

Da gestação ao resguardo: a fala social de agentes de saúde de um assentamento do MST em Alagoas, Nordeste do Brasil; 2003; 145 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Heloísa Cardoso Wanick Loureiro de Sousa

Subsistência alimentar em situação de pobreza; 2003; 127 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Ingrid Jann

MORHAN: a participação de um movimento social na implementação das políticas de controle da hanseníase na década de 80; 2002; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Maria Herminda Carbone

Tísica e rua: os dados da vida e seu jogo; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Andréa das Graças Ferreira Frazão

A saúde no interior da Amazônia: um desafio à vida; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Heleny de Oliveira Pena Machado

Controle social e agenda política do SUS no município de Cabo de Santo Agostinho-Pe; 1999; 172 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Coletiva) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Maria Helena Oliveira da Silva

O Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT; Estudo de desempenho e evolução de uma política social; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Paulette Cavalcante de Albuquerque

Participação popular e planejamento em saúde em nível local: o caso de Duque de Caxias; 1994; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Julio Fernando Leite da Costa

O comportamento sexual na África Subsahariana: seu significado e influência sobre a transmissão e propagação da AIDS - contribuição para uma política de saúde; 1994; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

José Antonio Iturri de La Mata

A epidemia de cólera no Peru como um evento social; As representações das lideranças comunitárias de Villa El Salvador, Lima, 1991; 1994; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Sandra Aparecida Venâncio de Siqueira

Práticas educativas em saúde, uma discussão sobre a contracepção - um estudo de caso; 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Annibal Coelho de Amorim

Política Nacional de Humanização e o método da Tríplice Inclusão: afinal do que estamos a fala?; 2014; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Larissa Escarce Bemto Wollz

Percepções de infância, adolescência e juventude do e no campo; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas) - Faculdade de Ciências Médicas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Eduardo Navarro Stotz;

Carla Moura Pereira Lima

Diálogos em saúde: a Ouvidoria Coletiva na formação dos profissionais de saúde na Estratégia Saúde da Família; 2014; Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Maria Paula de Oliveira Bonatto

Centros e museus de ciência: visões de ciência e educação em saúde; 2012; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

José Augusto Pina

Intensificação do trabalho e saúde dos trabalhadores na indústria automobilística no Brasil: estudo de caso na Mercedes Benz do Brasil, São Bernardo do Campo; 2012; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Marta Sorvi dos Santos

fracasso escolar; a visão de professores do ensino fundamental de escolas municipais do Rio de Janeiro - arredores do Complexo do Alemão; 2010; Tese (Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Ana Eliza Port Lourenço

O Bonfim na Balança: um estudo sobre ruralidade em saúde por meio da análise do estado nutricional, das práticas alimentares e da agricultura num bairro de Petrópolis, Rio de Janeiro; 2010; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Tonia Costa

Infertilidade e reprodução humana: um estudo sobre a percepção social dos riscos; 2008; Tese (Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Paulo Roberto de Abreu Bruno

Saberes na saúde indígena: estudo sobre processos políticos e pedagógicos relativos à formação de Agentes de Saúde Tikunas no Alto Solimões (AM), brasil; 2008; Tese (Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Vera Joana Bornstein

O Agente Comunitário de Saúde ma Mediação de Saberes; 2007; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Jose Wellington Gomes Araujo

Saúde Pública, Epidemiologia e Senso Comum; epidemia de mingite como evento social; 2004; 233 f; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Helia Kawa

A produção do lugar de transmissão da Leishmaniose Tegumentar na cidade do Rio de Janeiro; 2003; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica, Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Paulette Cavalcante de Albuquerque

A Educação em Saúde no Município de Recife: em busca da integralidade; 2003; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Gil Sevalho

A Epidemiologia e o Tempo; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Ligia Giovanella

Entre a Solidariedade e a Subsidiariedade; Políticas de Contenção no Seguro Social de Doença Alemão: A Terceira Etapa da Reforma da Saúde; 1998; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Aluísio Gomes da Silva Junior

Modelos tecno-assistenciais em saúde: o debate no campo da Saúde Coletiva; 1996; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Raphael Ribeiro Scherer

Transição agroecológica como alternativa para a redução das intoxicações por agrotóxicos no meio rural; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Letícia Mendes Ricardo

Uso de plantas medicinais: entre as dificuldades de acesso ao Sistema Único de Saúde e a resistência à biomedicina; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pùblica; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

André Mourthé

Vou fazer um caldo bem forte de galinha gorda pra Dores ter bastante leite; Fotonovela como instrumento privilegiado de comunicação em saúde; 2004; 63 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização de Comunicação e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Lucia Maria Ballester Gil

O saber do paciente sobre a doença de Chagas; 2003; 122 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação e Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pùblica; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Luciana Garritano Barone de Nascimento

Reflexões sobre o processo de conhecimento de um grupo de universitários num projeto de extensão em Pedras de Fogo, Paraíba; 2003; 74 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação e Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pùblica; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Rafael de Souza Dias

A olericultura em Sumidouro: uma aproximação ao entendimento do sistema agrário baseado na pequena propriedade; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Pedro Luiz de Carvalho Pereira

Memória social dos agricultores de Sumidouro: a geração da 'revolução verde'; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Fundação Educacional Além Paraiba, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Gabriel Sanches Borges

Memória social sobre ambiente e saúde: um estudo do ponto de vista jurídico; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Estácio de Sá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Fabiana Porfírio da Silva

Educação, Saúde e Rádio Comunitária: a construção do conhecimento em redes sociais; 2006; 12 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Mariluci Correia do Nascimento

Saúde, doença e cuidado na memória social dos migrantes de um bairro popular da cidade do Rio de Janeiro; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Navarro Stotz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eulalia Maria Lahmeyer Lobo

A Uniao dos Trabalhadores Metalurgicos Na Construcao do Sindicato Cooperativista 1932-1945; ; 1986; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Eulalia Maria Lahmeyer Lobo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • STOTZ, EDUARDO NAVARRO . ?O fantasma da classe ausente?: ensaio sobre as bases sociais do Movimento da Reforma Sanitária. REVISTA EM PAUTA , v. 17, p. 48-59, 2019.

  • EBERHARDT, LEONARDO DRESCH ; PINA, José Augusto ; STOTZ, EDUARDO NAVARRO . Implantação do Programa Seguro-Emprego e saúde dos trabalhadores na indústria automobilística. Saúde em Debate , v. 43, p. 1043-1056, 2019.

  • STOTZ, E. N. . O passado do futuro: Salário mínimo, política salarial e lutas operárias no Brasil. Intervozes - Trabalho, saúde, cultura , v. 3, p. 6-30, 2018.

  • José Augusto Pina ; STOTZ, E. N. ; JACKSON FILHO, J. M. . Trabalhador ?compatível?, fratura exposta no processo de produção da indústria automobilística: intensificação do trabalho e saúde em questão. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 34, p. 1-13, 2018.

  • DAVID, Helena Maria Scherlowski Leal ; PINA, JOSE AUGUSTO ; STOTZ, EDUARDO NAVARRO ; LIMA JÚNIOR, IVO AURÉLIO ; VASCONCELLOS, LAÍRA AUGUSTA VIEGAS ; MATTOS, LEONARDO VIDAL ; SILVEIRA, LUCAS BRONZATTO ; SUMAR, NORHAN . CURSO PARA A FORMAÃ?Ã?O HISTÃ?RICO-POLÃ?TICA NA GRADUAÃ?Ã?O EM SAÃ?DE: ANÃ?LISE DE UMA CONSTRUÃ?Ã?O PARTILHADA. TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE (ONLINE) , v. 16, p. 997-1015, 2018.

  • STOTZ, EDUARDO NAVARRO ; PINA, JOSE AUGUSTO . Experiência operária e ciência na luta pela saúde e a emancipação social. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , v. 42, p. 1-11, 2017.

  • ALVES NATAL, JORGE LUIZ ; STOTZ, EDUARDO NAVARRO . CIDADE E CAPITALISMO CENTRAIS EM TEMPO DE -GLOBALIZAÇÃO- - UMA CONTRIBUIÇÃO À CRÍTICA DA BARBÁRIE URBANA EM PROCESSO. Redes (Santa Cruz do Sul. Impresso) , v. 20, p. 255-274, 2016.

  • STOTZ, EDUARDO NAVARRO ; SEVALHO, G. ; CECÍLIO, Luiz Carlos de O . Necessidades de Saúde: Conceito, Valor e Política. Intervozes , v. 1, p. 66-86, 2016.

  • PINA, José Augusto ; STOTZ, EDUARDO NAVARRO . Intensificação do trabalho e saúde dos trabalhadores: um estudo na Mercedes Benz do Brasil, São Bernardo do Campo, São Paulo1. Saúde e Sociedade (Online) , v. 24, p. 826-840, 2015.

  • PINA, José Augusto ; STOTZ, EDUARDO NAVARRO . Intensificação do trabalho e saúde do trabalhador: uma abordagem teórica. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , v. 39, p. 150-160, 2014.

  • STOTZ, EDUARDO NAVARRO . Educação Popular e Saúde e democracia no Brasil. Interface (Botucatu. Online) , v. 18, p. 1475-1486, 2014.

  • STOTZ, E. N. . Réplica. Teoria e prática: a pedagogia da luta (resposta aos comentários). Interface (Botucatu. Online) , v. 18, p. 1495-1498, 2014.

  • STOTZ, E. N. . A propósito do poder judiciário a da legitimidade do Estado burguês. Revista Crítica do Direito , v. 49, p. 1-22, 2013.

  • WOLLZ, Larissa Escarce Bento ; STOTZ, E. N. ; RANGEL, Mary . PERCEPÇÕES DE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA NA LITERATURA ACADÊMICA. Trabalho & Educação (UFMG) , v. 22, p. 51-65, 2013.

  • SEVALHO, G. ; STOTZ, E. N. . A cartografia simbólica do risco epidemiológico: uma incursão ao pensamento de Boaventura de Sousa Santos. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso) , v. 19, p. 899-918, 2012.

  • STOTZ, E. N. . Os limites da agricultura convencional e as razões de sua persistência: estudo do caso de Sumidouro, RJ. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , v. 37, p. 114-126, 2012.

  • Letícia Mendes Ricardo ; STOTZ, E. N. . Educação Popular como método de análise: relações entre medicina popular e 'situação-limite' vivenciada por trabalhadores do Movimento dos trabalhadores Rurais Sem-Terra. Revista de APS (Impresso) , v. 15, p. 435-442-442, 2012.

  • GUIMARAES, M. B. L. ; LIMA, Carla Moura Pereira ; SAVI, Elaine Sandra Amorim ; Cardoso, Eliane ; VALLA, Victor Vincent ; STOTZ, E. N. ; LACERDA, Alda ; SORVI, Marta . Os impasses da pobreza absoluta: a experiência da Ouvidoria Coletiva na região da Leopoldina, Rio de Janeiro (RJ, Brasil). Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 16, p. 291-300, 2011.

  • PINA, José Augusto ; STOTZ, E. N. . Participação nos lucros ou resultados e banco de horas: intensidade do trabalho e desgaste operário. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , v. 36, p. 162-176, 2011.

  • STOTZ, E. N. . A posição de classe do proletariado diante da anistia. Militares e Política (UFRJ) , v. 9, p. 105-112, 2011.

  • LIMA, Carla Moura Pereira ; STOTZ, E. N. . Religiosidade popular na perspectiva da Educação popular e Saúde: um estudo sobre pesquisas empíricas. RECIIS. Revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde (Edição em português. Online) , v. 4, p. 49-61, 2010.

  • STOTZ, E. N. ; PERES, Frederico . Movimentos sociais e saúde ambiental no estado do Rio de Janeiro: contribuilões para uma reflexão nacional. Tempus: Actas de Saúde Coletiva , v. 3, p. 100-111, 2009.

  • Stotz, Eduardo ; STOTZ, E. N. . Entre a academia e a rua: Victor Vincent Valla (1937-2009). Interface (Botucatu. Impresso) , v. 13, p. 461-466, 2009.

  • STOTZ, E. N. ; DAVID, Helena Scherlowski Leal ; BORNSTEIN, Vera Joana . O agente comunitário de saúde como mediador: uma reflexão na perspectiva da educação popular em saúde. Revista de APS (Impresso) , v. 12, p. 487-497, 2009.

  • BORNSTEIN, Vera Joana ; STOTZ, E. N. . Concepções que integram a formação e o processo de trabalho dos agentes comunitários de saúde: uma revisão da literatura. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 13, p. 259-268, 2008.

  • LIMA, Carla Moura Pereira ; STOTZ, E. N. ; VALLA, Victor Vincent . Pobreza e violência: desafios para os profissionais de saúde. Revista de APS (Impresso) , v. 11, p. 273-284, 2008.

  • GIL, L. M. B. ; STOTZ, E. N. ; Hasslocher-Moreno, A M ; Azevedo, B A de ; Araújo-Jorge, Tania Cremonini . O saber do paciente chagásico sobre a sua doença: construção compartilhada de um instrumento para a pesquisa e teste de sua aplicabilidade. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 13, p. 2199-2214, 2008.

  • STOTZ, E. N. . A "questão agrária" e a saúde pública: considerações em torno de uma crítica ao neoliberalismo. Ciência & Saúde Coletiva , v. 12, p. 15-17, 2007.

  • STOTZ, E. N. . Controle social e gestão participativa na atenção básica à saúde das populações. Revista Brasileira de Saúde da Família (Brasília) , v. VIII, p. 67-71, 2007.

  • DAVID, Helena Maria Scherlowski Leal ; ACIOLI, Sonia ; STOTZ, E. N. ; BORNSTEIN, Vera Joana ; OLIVEIRA, M. W. de . Mesa-redonda - Educação Popular e Saúde: Campo Estratégico Para Enfermagem. Enfermagem Atual (Rio de Janeiro) , v. 7, p. 9-18, 2007.

  • STOTZ, E. N. ; BARRETO, Magali Gonçalves Muniz ; SOARES, Marisa da Silveira . Aprendizagem de pesquisadores científicos com agricultores: reflexões sobre uma prática em Sumidouro (RJ), Brasil. Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa (USP) , São Paulo, Maputo, v. 1, n.1, p. 19-35, 2006.

  • STOTZ, E. N. . BETTIOL, L.M. Saúde e participação popular em questão: o Programa Saúde da Família. Interface. Comunicação, Saúde e Educação , v. 10, p. 537-539, 2006.

  • COSTA, Tonia ; STOTZ, E. N. . Naturalização e medicalização do corpo feminino: o controle social por meio da reprodução. Interface. Comunicação, Saúde e Educação , v. 10, p. 363-380, 2006.

  • STOTZ, E. N. . E la nave va. Labirinto (Porto Velho) , v. VI, p. 9, 2006.

  • STOTZ, E. N. . Trajetórias, limites e desafios do controle social do SUS. Saúde em Debate , v. 30, p. 149-160, 2006.

  • STOTZ, E. N. . A Educação Popular nos movimentos sociais da saúde:uma análise de experiências nas décadas de 1970 e 1980. Trabalho, Educação e Saúde , Rio de Janeiro, v. 3, n.1, p. 9-30, 2005.

  • STOTZ, E. N. ; DAVID, Helena Scherlowski Leal ; WONG, Julio Alberto . Educação popular e saúde: trajetória, expressões e desafios de um movimento social. Revista de APS (Impresso) , Juiz de Fora, v. 8, n.1, p. 49-60, 2005.

  • STOTZ, E. N. . Encontro de movimentos e práticas de Educação Popular e Saúde. Interface. Comunicação, Saúde e Educação , Botucatu, v. 8, n.14, p. 179-182, 2004.

  • SILVA, Sinésio Jefferson A ; NASCIMENTO, Mariluci C ; PEREIRA, Marcia Menezes T ; ARAUJO, Jose Wellington Gomes ; SAVI, Elaine ; STOTZ, E. N. ; NEVES, Teresa Cristina . Juventude, saúde e liberdade de ir e vir na cidade do Rio de Janeiro. Saúde e Direitos Humanos, Brasília, v. 1, n.1, p. 79-86, 2004.

  • ALBUQUERQUE, Paulette Cavalcanti de ; STOTZ, E. N. . A educação popular na atenção básica à saúde no município: em busca da integralidade. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 8, n.15, p. 259-274, 2004.

  • STOTZ, E. N. ; ARAUJO, José Wellington Gomes . Promoção da Saúde e Cultura Política: a reconstrução do consenso. Saúde e Sociedade (USP. Impresso) , São Paulo, v. 13, n.2, p. 5-19, 2004.

  • LOBO, Eulalia Maria Lahmeyer ; STOTZ, E. N. . Põe o retrato do velho, tira o retrato do velho. O movimento sindical e o fim da Era Vargas: uma avaliação. Maracanan , Rio de Janeiro, RJ, v. 2, n.1, p. 114-152, 2004.

  • STOTZ, E. N. . Trabalhadores, Direito à Saúde e Ordem Social no Brasil. São Paulo em Perspectiva , São Paulo, v. 17, n.1, p. 25-33, 2003.

  • STOTZ, E. N. . A cultura e o saber: linhas cruzadas, ponto de fuga. Interface - Comunicação, Saúde, Educação , Botucatu, n.8, p. 132-134, 2001.

  • STOTZ, E. N. . Saúde coletiva: conhecimento, identidade e poder. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 6, n.1, p. 28-30, 2001.

  • STOTZ, E. N. . A reprodução social e a saúde: elementos metodológicos sobre a questão das relações entre saúde e condições de vida. Juan Samaja. Salvador: Casa da Qualidade Editora, 2000.. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de JAneiro, v. 17, n.6, p. 1552-1553, 2001.

  • CZERESNIA, D. ; GADELHA, A. J. ; COIMBRA JR, C. ; STOTZ, E. N. ; CASTIEL, L. D. ; HARTZ, Z. A. . Integração entre epidemiolohia e antropologia. História, Ciências, Saúde-Manguinhos , Rio de Janeiro, v. VI, n.3, p. 689-704, 2000.

  • LOBO, Eulália Maria Lahmeyer ; STOTZ, E. N. . O 'fim do modelo varguista? A política trabalhista do governo de Fernando Henrique Cardoso. Latin American Labor News , Miami, n.17, p. 1-6, 1998.

  • ROZENFELD, S. ; STOTZ, E. N. . Debate sobre o artigo Farmacovigilância: elementos para a discussão e perspectivas. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 14, n.2, p. 257-258, 1998.

  • STOTZ, E. N. . A reestruturação industrial na visão dos empresários brasileiros. Serviço Social e Sociedade , São Paulo, v. XVII, n.52, p. 86-105, 1996.

  • STOTZ, E. N. . Movimentos sociais e saúde: notas para uma discussão. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 10, n.2, p. 264-268, 1994.

  • STOTZ, E. N. . Información en Salud. Salud y Sociedade, Cordoba, v. IX, n.23, p. 40-42, 1992.

  • STOTZ, EDUARDO NAVARRO ; REIS, João Carlos Fabre dos (Org.) ; MONTES, Glauber de Oliveira (Org.) ; ARROCHELAS, Maria Helena (Org.) ; PAIXÂO, Rafane Valoura (Org.) ; SCHIFFLER NETO, Roberto Carlos (Org.) . Relatório da Comissão Municipal da Verdade sobre os crimes e graves violações de direitos humanos cometidos na cidade de Petrópolis entre 1964 e 1985. 1. ed. Petrópólis - R.J.: Prefeitura Municipal de Petrópolis; Associação de Amigos do Doutor Alceu; Comissão MUnicipal da Ver, 2018. v. 1. 400p .

  • MARTELETO, Regina Maria (Org.) ; STOTZ, E. N. (Org.) . Informação, Saúde e Redes Sociais: diálogos de conhecimentos nas comunidades da Maré. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz, 2011. v. 1. 176p .

  • MARTELETO, Regina Maria (Org.) ; STOTZ, E. N. (Org.) . Informação, saúde e redes sociais: diálogos de conhecimentos nas comunidades da Maré. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, Editora UFMG, 2009. v. 1. 176p .

  • STOTZ, E. N. . O Tempo no Planetário e outros ensaios. 1. ed. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. v. 1. 166p .

  • VALLA, Victor Vincent (Org.) ; STOTZ, E. N. (Org.) ; ALGEBAILE, Eveline Bertino (Org.) . Para compreender a pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. v. 1. 160p .

  • STOTZ, E. N. . O tempo no planetário e outros ensaios. 1. ed. Rio de Janeiro: Edição do autor, 2002. v. 1. 144p .

  • VALLA, Victor Vincent (Org.) ; STOTZ, E. N. (Org.) . Educação, Saúde e Cidadania. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. v. 1. 142p .

  • VALLA, Victor Vincent (Org.) ; STOTZ, E. N. (Org.) . Participação popular, educação e saúde: teoria e prática. 1. ed. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993. v. 1. 160p .

  • COSTA, N. R. (Org.) ; STOTZ, E. N. (Org.) ; RAMOS, C. L. (Org.) ; MINAYO, M. C. S. (Org.) . Demandas Populares, Políticas Públicas e Saúde. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 1989. v. 2. 184p .

  • GOMES, A. C. ; FLAKSMAN, D. R. ; STOTZ, E. N. . Velhos militantes. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 1988. v. 1. 204p .

  • FERNANDES, Adriana ; STOTZ, EDUARDO NAVARRO . O papel da imprensa em Petrópolis (1964-1989). In: Eduardo Navarro Stotz e outros. (Org.). O papel da imprensa em Petrópolis: entre o apoio e a contestação da ditadura. 1ed.Petrópolis: Prefeitura Municipal de Petrópolis; AADA; Comissão Municipal da Verdade, 2018, v. 1, p. 351-358.

  • STOTZ, EDUARDO NAVARRO . VII Encontro Científico dos Estudantes de Medicina do Brasil: breves anotações de pesquisa sobre um evento na época da ditadura militar realizado em Petrópolis no ano de 1975. VII Encontro Científico dos Estudantes de Medicina do Brasil: breves anotações de pesquisa sobre um evento na época da ditadura militar realizado em Petrópolis no ano de 1975. 1ed.Petrópolis - RJ: Prefeitura Municipal de Petrópolis; Associação de Amigos do Doutor Alceu; Comissão MUnicipal da Ver, 2018, v. 1, p. 359-362.

  • STOTZ, E. N. ; Jorge Natal . Cidades e capitalismo centrais em tempos de 'Globalização' - uma contribuição à crítica da barbárie urbana em processo. In: Jorge Natal. (Org.). Cidades e capitalismo: a barbárie urbana contemporânea em diferentes espaços. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2015, v. 1, p. 23-45.

  • WOLLZ, Larissa Escarce Bento ; STOTZ, E. N. . Algumas considerações acerca da questão agrária e do campesinato no Brasil. In: Larissa Escarce Bento Wollz. (Org.). Percepções de infância e juventude no campo. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2014, v. 1, p. 13-41.

  • WOLLZ, Larissa Escarce Bento ; STOTZ, E. N. ; RANGEL, Mary . Percepções da infância e juventude no campo e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. In: Larissa Escarce Bento Wollz. (Org.). Percepções de infância e juventude no campo. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2014, v. 1, p. 43-69.

  • WOLLZ, Larissa Escarce Bento ; STOTZ, E. N. ; RANGEL, Mary ; FERREIRA, Francisco Romão . As infâncias e as brincadeiras das crianças do campo. In: Larissa Escarce Bento Wollz. (Org.). Percepções de infância e juventude no campo. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2014, v. 1, p. 71-104.

  • LIMA, Carla Moura Pereira ; STOTZ, E. N. ; SEVALHO, G. ; Jorge de A de Castro ; SOUZA, Rossana . Cidade Saudável e Direito à Cidade: outro mundo possível em Itaboraí. In: Carmen Beatriz Silveira, Tania Maria Fernandes e Bárbara Pellegrini. (Org.). Cidades Saudáveisd? Alguns olharesw sobre o tema. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2014, v. 1, p. 165-187.

  • LIMA, Carla Moura Pereira ; STOTZ, E. N. . Ouvidoria Coletiva: Uma Proposta de Participação e Diálogo. In: Ana Cristina de S. Mandarino. (Org.). Informar e educar em saúde: análises e experiências. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2014, v. 1, p. 125-139.

  • STOTZ, E. N. ; DAVID, Helena Maria Scherlowski Leal . Educação Popular e Saúde. In: Cassia Baldini Soares e Celia Maria Sivali Campos. (Org.). Fundamentos de saúde coletiva e o cuidado de enfermagem. 1ed.São Paulo: Editora Manole Ltda, 2013, v. 1, p. 75-102.

  • LIMA, Carla Moura Pereira ; STOTZ, E. N. . Ouvidoria Coletiva: uma proposta de participação e diálogo. In: Ana Cristina de S. Mandarino. (Org.). Informar e educar em saúde: análise e experiências. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. 1, p. 135-152.

  • STOTZ, E. N. ; ALGEBAILE, Eveline Bertino ; VASCONCELOS, Eymard Mourão ; FLEURY, R. M. ; ALMEIDA, E F de ; EITLER, K . O educador e o pesquisador. In: Regina Leite Garcia. (Org.). VIctor Vincent Valla: companheiro de lutas, de idéias, de vida. 1ed.Recife: Gráfica J Luiz Vasconcelos Editora, 2011, v. 1, p. 39-53.

  • STOTZ, E. N. . A POLOP e as esquerdas no enfrentamento da ditadura militar. In: Orlando Miranda; Pery Falcón. (Org.). POLOP: uma trajetória de luta pela organização independente da classe operária no Brasil. 2ed.Salvador: Centro de Estudos Victor Meyer, 2010, v. 1, p. 279-290.

  • STOTZ, E. N. . Redes Sociais e Saúde. In: Regina Maria Marteleto; Eduardo Navarro Stotz. (Org.). Informação, saúde e redes sociais: diálogos de conhecimentos nas comunidades da Maré. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; Editora UFMG, 2009, v. 1, p. 27-42.

  • STOTZ, E. N. ; NASCIMENTO, Mariluci Correia Do ; PEREIRA, Márcia Menezes Thomaz ; Gonçalves, Eliane . Janelas para o conhecimento. In: Regina Maria Marteleto; Eduardo Navarro Stotz. (Org.). Informação, saúde e redes sociais: diálogos de conhecimentos nas comunidades da Maré. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; Editora UFMG, 2009, v. 1, p. 139-152.

  • STOTZ, E. N. . Participação social. In: Pereira, Isabel Brasil; Lima, Júlio César França. (Org.). Dicionário de educação profissional em saúde. 2ed.Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2009, v. 1, p. 293-298.

  • STOTZ, E. N. . Trabalho e Inovações Organizacionais no Crescimento da Empresa: o caso da S.A. White Martins. In: Tamás Szmrecsányi; Adriana Fernandes; Armando Dalla Costa. (Org.). Empresas, Empresário e Desenvolvimento Econômico no Brasil. 1ed.São Paulo: HUCITEC, 2008, v. 1, p. 113-135.

  • STOTZ, E. N. . Epidemia de dengue e responsabilidade das autoridades sanitárias: é possível fundar um ethos público na saúde?. In: Roseni Pinheiro;Ruben Araujo de Mattos. (Org.). Cuidar do cuidado: responsabilidade com a integralidade das ações de saúde. 1ed.Rio de Janeiro: CEPESC, 2008, v. 1, p. 23-39.

  • STOTZ, E. N. ; DAVID, Helena ; BORNSTEIN, Vera Joana . Educação Popular em Saúde. In: Carla Macedo Martins; Anakeila de Barros Stauffer. (Org.). Educação e Saúde. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2007, v. VI, p. 35-70.

  • STOTZ, E. N. . Enfoques sobre educação popular e saúde. In: Abigail Reis et al.. (Org.). Caderno de Educação Popular e Saúde. 1ed.Brasilia: Editora Ministério da Saúde, 2007, v. 1, p. 46-57.

  • STOTZ, E. N. . Pobreza e capitalismo. In: Victor Vincent Valla; Eduardo Navarro Stotz; Eveline Bertino Algebaile. (Org.). Para compreender a pobreza no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Contraponto, 2005, v. 1, p. 53-72.

  • STOTZ, E. N. . Os desafios para o SUS e a Educação Popular: uma análise baseada na dialética da satisfação das necessidades de saúde. In: Cristianne Maria Famer Rocha; Liliana Santos; Luiz Fernando Silva Bilibio; Ricardo Burg Ceccim; Laura Camargo Macruz Feuerwerker; Heider Aurélio Pinto. (Org.). Ver - SUS Brasil: cadernos de textos. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2004, v. 1, p. 284-299.

  • STOTZ, E. N. . Ações de solidariedade na saúde: semântica, política e ideologia diante da pobreza e da doença. In: Paulete Goldenberg; Regina Maria Giffoni Marsiglia; Mara Helena de Andréa Gomes. (Org.). O Clássico e o Novo: tendências, objetos e abordagens em ciências sociais e saúde. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003, v. 1, p. 349-361.

  • STOTZ, E. N. . Sindicato dos Metalúrgicos e a construção da identidade coletiva do grupo operário (1917-1945. In: José Ricardo Ramalho; Marco Aurélio Santana. (Org.). Trabalho e tradição sindical no Rio de JAneiro: a trajetória dos metalúrgicos. 1ed.Rio de JAneiro: De Paulo Editora Ltda, 2001, v. 1, p. 133-164.

  • STOTZ, E. N. . A cultura e o saber: linhas cruzadas, pontos de fuga. In: Eymard Mourão Vasconcelos. (Org.). A saúde nas palavras e nos gestos: reflexões da Rede de Educação Popular e Saúde. 1a.ed.São Paulo: Hucitec, 2001, v. 1, p. 27-29.

  • STOTZ, E. N. ; CARVALHO, M. A. P. ; ACIOLI, Sonia . O processo de construção compartilhada de conhecimento - uma experiência de investigação científica do ponto de vista popular. In: Eymard Mourão Vasconcelos. (Org.). A saúde nas palavras e nos gestos: reflexões da Rede de Educação Popular e Saúde. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2001, v. 1, p. 101-114.

  • STOTZ, E. N. . A Saúde Coletiva como projeto científico: teoria, problemas e valores na crise da modernidade. In: Ana Maria Canesqui. (Org.). Ciências Sociais e Saúde. 1ed.São Paulo: Hucitec, 1997, v. 1, p. 273-284.

  • STOTZ, E. N. ; GIOVANELLA, L. . Globalização econômica, (des)regulação do mercado de trabalho e (des)proteção social - Apontamentos sobre a conjuntura na Alemanha. In: Nilson do Rosário Costa; José Mendes Ribeiro. (Org.). Política de saúde e inovação institucional. 1ed.Rio de Janeiro: Secretaria de Desenvolvimento Educacional/Escola Nacional de Saúde Pública, 1996, v. 1, p. 113-126.

  • STOTZ, E. N. . Saúde Pública e movimentos sociais: em busca do controle do destino. In: Victor Vincent Valla; Eduardo Navarro Stotz. (Org.). Educação, Saúde e Cidadania. 1ed.Petrópolis: Vozes, 1994, v. 1, p. 1-142.

  • STOTZ, E. N. . Enfoques sobre educação e saúde. In: Victor Vincent Valla; Eduardo Navarro Stotz. (Org.). Participação popular, educação e saúde: teoria e prática. 1ed.Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993, v. 1, p. 1-160.

  • STOTZ, E. N. . Luta pela saúde ambiental: a AMAP contra Curtume Carioca S.A., uma experiência vitoriosa. In: Victor Vincent Valla; Eduardo Navarro Stotz. (Org.). Participação popular, educação e saúde: teoria e prática. 1ed.Rio de JAneiro: Relume-Dumará, 1993, v. 1, p. 131-160.

  • STOTZ, E. N. . Processo de Conhecimento sobre Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento na Relação entre Sociedade Civil e Estado. In: Maria do Carmo Leal; Paulo Sabroza; Rodolfo H. Rodriguez; Paulo M. Buss. (Org.). Saúde, Ambiente e Desenvolvimento. 1ed.São Paulo: Hucitec, 1992, v. 2, p. 29-56.

  • STOTZ, E. N. ; LOBO, Eulália Maria Lahmeyer . Nacionalismo, intervencionismo estatal e expansão do movimento operário (1950-55). In: Eulália Maria Lahmeyer Lobo. (Org.). Rio de Janeiro Operário. 1ed.Rio de Janeiro: Access Editora, 1992, v. 1, p. 222-265.

  • STOTZ, E. N. ; CRUZ NETO, O. . Processo de Trabalho e Saúde - O caso dos trabalhadores em curtume. In: STOTZ, E.N.; COSTA, N. do R.; MINAYO, M. C. de S.; RAMOS, C. L.. (Org.). Demandas Populares, Políticas Públicas e Saúde. 1ed.Petrópolis: Vozes, 1989, v. 2, p. 37-73.

  • STOTZ, E. N. . Lições da greve de fome de Dom Luiz Cappio. IHU On-Line (UNISINOS. Impresso), São Leopoldo, RS, p. 25 - 27, 10 out. 2005.

  • STOTZ, E. N. . O Governo do PT entre o inferno e o céu. E nós com isso?. Espaço Acadêmico, http://www.espacoacademico.com, p. 1 - 1, 31 ago. 2005.

  • STOTZ, E. N. ; ALMEIDA, Anna Beatriz de Sá . Memória, saúde e ambiente: um projeto de pesquisa-ação com agricultores familiares de Sumidouro, R.J.. In: VII Encontro Regional Sudeste de História Oral, 2007, Rio de Janeiro, R.J.. Anais do VII Encontro Regional Sudeste de Historia Oral - Memória e Política. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de História Oral, 2007. v. 1.

  • LOBO, Eulália Maria Lahmeyer ; STOTZ, E. N. . Lobo, E M L e Stotz, E.N. Da técnica à tecnologia: o caso do Brasil. In: III Congresso Brasileiro de História Econômica e IV Conferência Internacional de História de Empresas, 1999, Curitiba. Anais do III Congresso Brasileiro de História Econômica e IV Conferência Internacional de História de Empresas. Curitiba: Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica, 1999. v. 1. p. 1-1.

  • STOTZ, E. N. . A Participação como Fator Produtivo: o Papel dos CCQ em Empresa Multinacional. In: V Encontro Nacional de Estudos do Trabalho, 1997, Rio de Janeiro. Anais do V Encontro Nacional de Estudos do Trabalho. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Estudos do Trabalho, 1997. v. 1.

  • STOTZ, E. N. . Trabalho e inovação organizacional no crescimento da empresa: o caso da S.A.White Martins. In: II Congresso de História Econômica e III Conferência Internacional de História das Empresas, 1996, Niterói. Anais do II Congresso de História Econômica e III Conferência Internacional de História das Empresas.. São Paulo: Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica, 1996. v. IV. p. 37-54.

  • STOTZ, E. N. . Políticas sociais, reestruturação produtiva e (des)proteção social: um estudo sobre indústria química no Estado do Rio de Janeiro. In: VIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 1995, Salvador. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Brasília: Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social, 1995. v. 1. p. 248-250.

  • STOTZ, E. N. ; ALMEIDA, G. E. S. . Qualidade total e saúde: mediações do saber operacional dos trabalhadores. In: I Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde, 1995, Curitiba. Anais do I Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 1995. v. 1. p. 61-61.

  • STOTZ, E. N. . Movimentos sociais e saúde: das dificuldades em incorporar a temática às inflexões teórico-metodológicas das Ciências Sociais. In: I Encontro Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde da ABRASCO, 1994, Belo Horizonte. Anais do I Encontro Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 1994. v. 1. p. 141-142.

  • STOTZ, E. N. ; Fernando Lolas Stepke . Informe del Grupo de Trabajo "Política de Salud". In: Primera Conferencia de Ciencias Sociales y Medicina, 1992, Santiago de Chile. Ciencias Sociales y Medicina: pesrpectivas latinoamericanas. Santiago de Chile: Editorial Universitaria, 1991. v. 1. p. 312-313.

  • SOARES, Marisa da Silveira ; STOTZ, E. N. ; BARRETO, Magali Gonçalves Muniz . A questão da água em área rural: relato de uma experiência sobre o aprendizado dos cientistas com agricultores familiares. In: V Colóquio Internacional Paulo Freire, 2005, Recife. LIvro de Resumos do V Colóquio Internacional Paulo Freire. Recife, Pe: Centro de Estudos Paulo Freire - Estudos e Pesquisas, 2005. v. 1. p. 139-140.

  • SOUSA, H. C. W. L. ; STOTZ, E. N. . Fome e pobreza em área urbana da cidade do Rio de JAneiro. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Revista Brasileira de Epidemiologia (Impresso). Rio de Janeiro: ABRASCO, 2002. v. 1. p. 215-215.

  • ANDRADE, I. O. ; STOTZ, E. N. ; FERREIRA, Francisco Romão . História da formação do complexo da Maré e atuações políticas, sociais e culturais da região.. In: XVII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2002, Salvador. Anais da XVII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. São Paulo: Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2002. v. 1. p. 12-13.

  • DAVID, Helena Scherlowski Leal ; José Augusto Pina ; STOTZ, E. N. . CURSO PARA A FORMAÇÃO HISTÓRICA E POLÍTICA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DAS ÁREAS DA SAÚDE: ANÁLISE DE UMA CONSTRUÇÃO PARTILHADA. TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE (ONLINE) , 2018.

  • STOTZ, E. N. . Prefácio. Rio de Janeiro, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • STOTZ, E. N. . Educação, saúde e cidadania: condições particulares e valores universais. Rio de Janeiro: Instituto Philippe Pinel, 2000 (Caderno do Forum Permanente de Educação e Saúde).

  • LOBO, Eulália Maria Lahmeyer ; STOTZ, E. N. . Tira o retrato do velho, põe o retrato do velho. O movimento sindical e o fim da Era Vargas: uma avaliação.. Miami: Latin American Labor Studies Publications, 1998 ("Occasional Paper").

  • STOTZ, E. N. . Os tempos do 'Maldito Rejume' - Reminisências dos Caixeiros do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mestrado em História do IFCS/UFRJ, 1986 (História em Cadernos, vol IV, n1.).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

STOTZ, E. N. ; COSTA, A. M. ; SOUZA, A. A. ; CARVALHO, A. I. ; STRALEN, C. J. V. ; ACIOLE, G. G. ; BAGNATO, M. H. S. ; RIBEIRO, M. ; SCHALL, V. T. . Guia do Monitor: curso de capacitação de conselheiros estaduais e municipais de saúde. 2002.

STOTZ, E. N. ; RIBEIRO, M. ; SOUZA, A. A. ; COSTA, A. M. ; CARVALHO, A. I. ; ACIOLE, G. G. ; SCHALL, V. T. ; STRALEN, C. J. V. ; BAGNATO, M. H. S. . Guia do Conselheiro: curso de capacitação de conselheiros estaduais e municipais de saúde.. 2002.

STOTZ, E. N. . IX SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA. 2000.

STOTZ, E. N. ; ARAUJO, José Wellington Gomes ; VALLA, Victor Vincent ; SAVI, Elaine Amorim ; NEVES, Teresa Cristina ; BORNSTEIN, Vera Joana ; LIMA, Carla Moura Pereira . Interface social em saúde. 2004.

STOTZ, E. N. ; VALLA, Victor Vincent ; VASCONCELOS, Eymard Mourão ; WONG, J. U. ; FIGUEIRÓ, A. C. . Rede de educação popular e saúde. 2003.

STOTZ, E. N. ; ARAÚJO, J. W. G. ; CARVALHO, M. A. P. ; SAVI, Elaine ; FERREIRA, Francisco Romão ; SILVA, D. ; BRONSTEIN, V. J. . Observatório de saúde. 2003.

STOTZ, E. N. ; ALBUQUERQUE, Paulette Cavalcanti de ; PAGLIARO, Graciela . Catálogo de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde. 2004.

STOTZ, E. N. . Redes sociais e vigilância civil da saúde no nível local. 2001.

STOTZ, E. N. . PARECER SOBRE ASSESSORIA PRESTADA AO IPESP - INSTITUTO PASTORAL DE EDUCAÇÃO E SAÚDE POPULAR. 1999.

STOTZ, EDUARDO NAVARRO . Memória e Verdade em Petrópolis. 2017; Tema: Análise histórica dos crimes cometidos pela Ditadura Militar (1964-1985) com foco em Petrópolis. (Blog).

STOTZ, EDUARDO NAVARRO . PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

STOTZ, E. N. ; LIMA, Carla Moura Pereira ; SEVALHO, G. ; Márcia Floorentino ; DOMINGUEZ, Marcos Thimoteo . Movimentos Sociais e Saúde. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - caderno).

STOTZ, E. N. . Curso de Especialização em Saúde Pública. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STOTZ, E. N. . Gestão de Serviços de Saúde Coletiva. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STOTZ, E. N. ; CUNHA, Marize Bastos da ; DAVID, Helena Maria Scherlowski Leal . Curso de Pós-Graduação em Saúde Pública (Stricto sensu). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

STOTZ, E. N. ; CASTRO, Jorge ; LIMA, Carla Moura Pereira ; SEVALHO, G. ; SOUZA, Rossana ; SILVA, Márcia Regina Florentina ; SAVI, Elaine ; Cardoso, Eliane ; Valadares, Jorge ; Pereira, Paulo Renato Moraes . Relatório Final de Pesquisa Cidades Saudáveis. 2011. (Relatório de pesquisa).

STOTZ, E. N. . parecer ad hoc - Revista de História. 2011. (parecer).

STOTZ, E. N. . parecer ad hoc - revista Trabalho, Educação e Saúde. 2011. (parecer).

STOTZ, E. N. ; CUNHA, Marize Bastos da ; DAVID, Helena Maria Scherlowski Leal . Curso de Pós-Graduação em Saúde Pública (Stricto sensu). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

STOTZ, E. N. ; Lucia Roque . Educação científica e cidadania. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STOTZ, E. N. ; CUNHA, Marize Bastos da ; DAVID, Helena Maria Scherlowski Leal . Curso de Pós Graduação em Saúde Pública (Stricto Sensu). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

STOTZ, E. N. ; ALMEIDA, Anna Beatriz de Sá ; PERES, Frederico ; BORGES, G. S. ; SILVA, L. P. ; Rafael de Souza Dias . Relatório final de pesquisa Memória social sobre saúde e ambiente. 2009. (Relatório de pesquisa).

STOTZ, E. N. ; SANTOS, M. B. M. . Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STOTZ, E. N. . parecer ad hoc - revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2007. (parecer).

STOTZ, E. N. . parecer ad hoc - revista Ciência & Saúde Coletiva. 2007. (parecer).

STOTZ, E. N. . parecer ad hoc - Cadernos de Saúde Coletiva. 2007. (parecer).

STOTZ, E. N. . avaliador ad hoc IV Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2007. (parecer).

STOTZ, E. N. . PARECER SOBRE O CADERNO DE SOCIOLOGIA. 2007. (parecer).

STOTZ, E. N. . parecer ad hoc: Revista Espaço Acadêmico. 2006. (parecer).

STOTZ, E. N. . Parecer ad hoc: Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2006. (parecer).

STOTZ, E. N. . Parecer ad hoc: projeto A integralidade da atenção aos usuários no sistema municipal de saúde de Passo Fundo. 2005. (parecer).

STOTZ, E. N. . Parecer ad hoc: Revista de Atenção Primária à Saúde. 2005. (parecer).

STOTZ, E. N. . Parecer ad hoc: Interface - Comunicação, Saúde, EducaçãoParecer ad hoc. 2004. (parecer).

STOTZ, E. N. . parecer ad hoc: Revista Trabalho, Educação e SaúdeParecer ad hoc. 2004. (parecer).

STOTZ, E. N. . Parecer ad hoc: Cadernos de Saúde Pública. 2004. (parecer).

STOTZ, E. N. . Parecer ad hoc: Cadernos de Saúde Pública. 2004. (parecer).

STOTZ, E. N. ; VALLA, Victor Vincent ; ARAÚJO, J. W. G. ; CARVALHO, M. A. P. ; SAVI, Elaine ; NEVES, T. ; NASCIMENTO, M. C. ; ARAÚJO, I. ; FERREIRA, Francisco Romão . Curso de Especialização em Educação e Saúde. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STOTZ, E. N. . Parecer ad hoc: Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2002. (parecer).

STOTZ, E. N. . Parecer ad hoc: Saúde em Debate. 2002. (parecer).

STOTZ, E. N. . Metodologia Qualitativa aplicada a serviços de saúde. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VALLA, Victor Vincent ; STOTZ, E. N. ; ARAÚJO, J. W. G. ; CARVALHO, M. A. P. ; SAVI, Elaine . Curso de Especialização em Educação e Saúde. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

STOTZ, E. N. . A emancipação é quando se luta antes do tempo. 2010 (publicação) .

STOTZ, E. N. ; Maria Amélia Mello . As faces do moderno Leviatã: ideologia, poder político e classes sociais no regime militar: 1964-73. 1986 (publicação) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2016

    URBANIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE CATÁSTROFES SÓCIO-AMBIENTAIS ? UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR: O CASO DE PETRÓPOLIS, R.J., Descrição: Estudar a urbanização de Petrópolis com o objetivo de entender os interesses sociais implicados nos processos e na organização sócio-espacial neste município cujas características geomorfológicas a situam como uma região sujeita a inundações e movimentos de massa. A participação dos moradores no processo de urbanização é o foco da pesquisa. Insere-se na linha "Experiências populares nos processos de configuração territorial e de moradia" do Grupo de Pesquisa "Educação, Saúde e Cidadania".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Adriana Papinutto - Integrante / Janaina Perrayon - Integrante / Lia de Aquino Carvalho - Integrante / João Carlos de Miranda - Integrante / Rafaela Facchetti Assumpção - Integrante / Rafane Paixão - Integrante / Sonia Maria Gomes de Carvalho - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2008 - 2011

    Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica: uma proposta de Ouvidoria Coletiva, Descrição: O projeto insere-se em proposta de pesquisa mais ampla initulada ?Cidades Saudáveis: Saúde, InovaçãoTecnológica e Desenvolvimento na Área de Implantação do Complexo Petroquímico de Itaboraí, RJ do Departamento de Endemais Samuel Pessoa/Escola Nacional de Saúde Pública que tem por objetivo levantar as tecnologias utilizadas no decorrer da implantação de processos de transição urbana e ambiental para a identificação de processos potencialmente inovadores, no âmbito da vigilância/ saúde ambiental. O sub-projeto "Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica: uma proposta de Ouvidoria Coletiva" tem por objetivo levantar dados qualitativos acerca das condições de vida, saúde e trabalho dos moradores dos municípios do Conleste. Pretende-se ampliar (e aprofundar) o conhecimento sobre as condições de trabalho e de vida da população em geral residente nas cidades do Conleste, tendo como base um plano de trabalho com a abordagem da construção compartilhada do conhecimento em Educação e Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Carla Moura Pereira Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2005 - 2009

    Memória social sobre saúde e ambiente: um projeto de pesquisa-ação com agricultores familiares em Sumidouro, RJ, Descrição: A pesquisa tem por objetivo construir uma memória social sobre as relações entre trabalho, ambiente e saúde em Sumidouro (R.J.).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Aurea Maria da Rocha Pitta - Integrante / Anna Beatriz de Sá Almeida - Integrante / Frederico Peres - Integrante / Gabriel Sanches Borges - Integrante / Lusyana Porto da Silva - Integrante / Pedro Luiz de Carvalho Pereira - Integrante / Rafael de Souza Dias - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2003 - 2005

    Redes sociais e construção do conhecimento em saúde no nível local, Descrição: O projeto faz parte do projeto integrado de pesquisa "Espaço, Tempo, Discurso e Narrativa: construção do conhecimento e reprsentação informacional nas práticas e movimentos sociais no campo da saúde", coordenado pela profa. Dra. Regina Marteleto e por mim, com apoio do CNPq e da Fiocruz e tem por objetivos: Geral ? desenvolver métodos de construção compartilhada de conhecimento em saúde no nível local Específicos: 1. incorporar métodos participativos de pesquisa ao sistema Observatório de Saúde; 2. utilizar o sistema Observatório como ferramenta metodológica para pesquisas organizadas em rede 3. participar na sistematização do conhecimento construído em torno da criação de experimentos informacionais. Inserção na Linha de pesquisa "Educação, saúde e cidadania".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / José Wellington Gomes Araújo - Integrante / Elaine Savi - Integrante / Vera Joana Bornstein - Integrante / Mariluci Correia do Nascimento - Integrante / Teresa C Neves - Integrante / Sinesio Jefferson Andrade Silva - Integrante / Márcia Menezes Thomaz Pereira - Integrante / Fabiana Porfirio da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 4

  • 2001 - 2003

    Redes sociais e vigilância civil da saúde no nível local, Descrição: O projeto tem por objetivos: 1) Geral ? Desenvolver metodologias de vigilância de saúde no nível local. 2) Específicos ? Examinar estratégias e processos de conhecimento sobre saúde em redes sociais organizadas; ? Avaliar as condições de saúde das populações no nível local; ? Capacitar pessoal nos níveis de graduação e pós-graduação; ? Subsidiar a organização de um sistema de informação sobre saúde no nível local (observatório de saúde).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Elaine Savi - Integrante / Mariluci Correia do Nascimento - Integrante / José Wellington Gomes Araujo - Integrante / Jefferson Sinésio - Integrante / Márcia - Integrante., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 1993 - 1995

    Demandas por saúde e institucionalização da participação social na Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Desdobramento da pesquisa "Diagnóstico de experiências de participação popular em sistemas locais de saúde - Estado do Rio de Janeiro", desenvolvida entre 1988 e 1990 sob coordenação de Victor Valla, o projeto de Pesquisa "Demandas por saúde e institucionalização da participação social na Estado do Rio de Janeiro", foi coordenado por Eduardo Stotz entre outubro de 1993 e outubro de 1995. Inserção na Linha de pesquisa "Educação, saúde e cidadania". Contou com o financiamento do Programa de Apoio à Pesquisa Estratégica em Saúde/FIOCRUZ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 1992 - 1995

    Reestruturação industrial e precarização do trabalho no Estado do Rio de Janeiro: impacto sobre as políticas sociais, Descrição: O projeto, coordenado por Eduardo Navarro Stotz na condição de Pesquisador Visitante B da FAPERJ e a participação da professora Elaine Marlova, da FSS/UERJ, tinha por objetivo compreender o impacto das transformações na estrutura das empresas acarretadas pelos programas de qualidade total e outras formas de reesturuturação das empresas industriais sobre o trabalho e a proteção social ao trabalho no Estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Eliane Marlova Venzon Francisco - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 1988 - 1990

    Diagnóstico de experiências de participação popular em sistemas locais de saúde - Estado do Rio de Janeiro, Descrição: O projeto de pesquisa procurou identificar e compreender as características da participação dos conselhos de saúde na formulação e/ou implementação da política de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Sonia Acioli - Integrante.

  • 1987 - 1988

    Riscos ambientais, processos de trabalho e movimentos sociais, Descrição: O projeto tinha por objetivo comprender a percepção dos riscos ambientais por moradores e pelos trabalhadores decorrentes da poluição ambiental provocada pela empresa Cortume Carioca.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Otavio Cruz Neto - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - Atual

    Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., Descrição: O Projeto Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., inserido no projeto integrado PLANO DE MONITORAMENTO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO COMPERJ, 2011-2013 , surge como um componente estruturador de uma nova linha de pesquisa demandada pela criação do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde, voltado para a região abrangida diretamente pelo mega-investimento da Petrobrás na região de Itaboraí e adjacências, o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro. O presente projeto é um desdobramento e ampliação do processo iniciado em 2008, do subprojeto Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica: uma proposta de Ouvidoria Coletiva em Itaboraí, inserido no Projeto Cidades Saudáveis/PDTSP-FIOCRUZ. O projeto tem por objetivo geral estudar os movimentos sociais atuantes em municípios selecionados na área de influência do Comperj como forma de conhecimento das condições de vida e de saúde da população e seu modo de enfrentamento pela população.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Gil Sevalho - Integrante / Carla Moura Pereira Lima - Integrante / Márcia Regina Florentina Silva - Integrante / Marcos Dominguez - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., Descrição: O Projeto Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., inserido no projeto integrado PLANO DE MONITORAMENTO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO COMPERJ, 2011-2013 , surge como um componente estruturador de uma nova linha de pesquisa demandada pela criação do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde, voltado para a região abrangida diretamente pelo mega-investimento da Petrobrás na região de Itaboraí e adjacências, o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro. O presente projeto é um desdobramento e ampliação do processo iniciado em 2008, do subprojeto Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica: uma proposta de Ouvidoria Coletiva em Itaboraí, inserido no Projeto Cidades Saudáveis/PDTSP-FIOCRUZ. O projeto tem por objetivo geral estudar os movimentos sociais atuantes em municípios selecionados na área de influência do Comperj como forma de conhecimento das condições de vida e de saúde da população e seu modo de enfrentamento pela população.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Gil Sevalho - Integrante / Carla Moura Pereira Lima - Integrante / Márcia Regina Florentina Silva - Integrante / Marcos Dominguez - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., Descrição: O Projeto Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., inserido no projeto integrado PLANO DE MONITORAMENTO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO COMPERJ, 2011-2013 , surge como um componente estruturador de uma nova linha de pesquisa demandada pela criação do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde, voltado para a região abrangida diretamente pelo mega-investimento da Petrobrás na região de Itaboraí e adjacências, o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro. O presente projeto é um desdobramento e ampliação do processo iniciado em 2008, do subprojeto Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica: uma proposta de Ouvidoria Coletiva em Itaboraí, inserido no Projeto Cidades Saudáveis/PDTSP-FIOCRUZ. O projeto tem por objetivo geral estudar os movimentos sociais atuantes em municípios selecionados na área de influência do Comperj como forma de conhecimento das condições de vida e de saúde da população e seu modo de enfrentamento pela população.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Gil Sevalho - Integrante / Carla Moura Pereira Lima - Integrante / Márcia Regina Florentina Silva - Integrante / Marcos Dominguez - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., Descrição: O Projeto Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., inserido no projeto integrado ?PLANO DE MONITORAMENTO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO COMPERJ, 2011-2013?, surge como um componente estruturador de uma nova linha de pesquisa demandada pela criação do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde, voltado para a região abrangida diretamente pelo mega-investimento da Petrobrás na região de Itaboraí e adjacências, o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro. O presente projeto é um desdobramento e ampliação do processo iniciado em 2008, do subprojeto Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica: uma proposta de Ouvidoria Coletiva em Itaboraí, inserido no Projeto Cidades Saudáveis/PDTSP-FIOCRUZ. O projeto tem por objetivo geral estudar os movimentos sociais atuantes em municípios selecionados na área de influência do Comperj como forma de conhecimento das condições de vida e de saúde da população e seu modo de enfrentamento pela população.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Gil Sevalho - Integrante / Carla Moura Pereira Lima - Integrante / Márcia Regina Florentina Silva - Integrante / Marcos Dominguez - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., Descrição: O Projeto Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., inserido no projeto integrado ?PLANO DE MONITORAMENTO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO COMPERJ, 2011-2013?, surge como um componente estruturador de uma nova linha de pesquisa demandada pela criação do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde, voltado para a região abrangida diretamente pelo mega-investimento da Petrobrás na região de Itaboraí e adjacências, o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro. O presente projeto é um desdobramento e ampliação do processo iniciado em 2008, do subprojeto Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica: uma proposta de Ouvidoria Coletiva em Itaboraí, inserido no Projeto Cidades Saudáveis/PDTSP-FIOCRUZ. O projeto tem por objetivo geral estudar os movimentos sociais atuantes em municípios selecionados na área de influência do Comperj como forma de conhecimento das condições de vida e de saúde da população e seu modo de enfrentamento pela população.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Gil Sevalho - Integrante / Carla Moura Pereira Lima - Integrante / Márcia Regina Florentina Silva - Integrante / Marcos Dominguez - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., Descrição: O Projeto Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., inserido no projeto integrado ?PLANO DE MONITORAMENTO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO COMPERJ, 2011-2013?, surge como um componente estruturador de uma nova linha de pesquisa demandada pela criação do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde, voltado para a região abrangida diretamente pelo mega-investimento da Petrobrás na região de Itaboraí e adjacências, o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro. O presente projeto é um desdobramento e ampliação do processo iniciado em 2008, do subprojeto Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica: uma proposta de Ouvidoria Coletiva em Itaboraí, inserido no Projeto Cidades Saudáveis/PDTSP-FIOCRUZ. O projeto tem por objetivo geral estudar os movimentos sociais atuantes em municípios selecionados na área de influência do Comperj como forma de conhecimento das condições de vida e de saúde da população e seu modo de enfrentamento pela população.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Gil Sevalho - Integrante / Carla Moura Pereira Lima - Integrante / Márcia Regina Florentina Silva - Integrante / Marcos Dominguez - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2014

    Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., Descrição: O Projeto Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., inserido no projeto integrado ?PLANO DE MONITORAMENTO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO COMPERJ, 2011-2013?, surge como um componente estruturador de uma nova linha de pesquisa demandada pela criação do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde, voltado para a região abrangida diretamente pelo mega-investimento da Petrobrás na região de Itaboraí e adjacências, o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro. O presente projeto é um desdobramento e ampliação do processo iniciado em 2008, do subprojeto Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica: uma proposta de Ouvidoria Coletiva em Itaboraí, inserido no Projeto Cidades Saudáveis/PDTSP-FIOCRUZ. O projeto tem por objetivo geral estudar os movimentos sociais atuantes em municípios selecionados na área de influência do Comperj como forma de conhecimento das condições de vida e de saúde da população e seu modo de enfrentamento pela população.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Gil Sevalho - Integrante / Carla Moura Pereira Lima - Integrante / Márcia Regina Florentina Silva - Integrante / Marcos Dominguez - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2014

    Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., Descrição: O Projeto Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., inserido no projeto integrado ?PLANO DE MONITORAMENTO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO COMPERJ, 2011-2013?, surge como um componente estruturador de uma nova linha de pesquisa demandada pela criação do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde, voltado para a região abrangida diretamente pelo mega-investimento da Petrobrás na região de Itaboraí e adjacências, o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro. O presente projeto é um desdobramento e ampliação do processo iniciado em 2008, do subprojeto Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica: uma proposta de Ouvidoria Coletiva em Itaboraí, inserido no Projeto Cidades Saudáveis/PDTSP-FIOCRUZ. O projeto tem por objetivo geral estudar os movimentos sociais atuantes em municípios selecionados na área de influência do Comperj como forma de conhecimento das condições de vida e de saúde da população e seu modo de enfrentamento pela população.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Gil Sevalho - Integrante / Carla Moura Pereira Lima - Integrante / Márcia Regina Florentina Silva - Integrante / Marcos Dominguez - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2014

    Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., Descrição: O Projeto Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., inserido no projeto integrado ?PLANO DE MONITORAMENTO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO COMPERJ, 2011-2013?, surge como um componente estruturador de uma nova linha de pesquisa demandada pela criação do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde, voltado para a região abrangida diretamente pelo mega-investimento da Petrobrás na região de Itaboraí e adjacências, o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro. O presente projeto é um desdobramento e ampliação do processo iniciado em 2008, do subprojeto Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica: uma proposta de Ouvidoria Coletiva em Itaboraí, inserido no Projeto Cidades Saudáveis/PDTSP-FIOCRUZ. O projeto tem por objetivo geral estudar os movimentos sociais atuantes em municípios selecionados na área de influência do Comperj como forma de conhecimento das condições de vida e de saúde da população e seu modo de enfrentamento pela população.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Gil Sevalho - Integrante / Carla Moura Pereira Lima - Integrante / Márcia Regina Florentina Silva - Integrante / Marcos Dominguez - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2014

    Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., Descrição: O Projeto Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., inserido no projeto integrado ?PLANO DE MONITORAMENTO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO COMPERJ, 2011-2013?, surge como um componente estruturador de uma nova linha de pesquisa demandada pela criação do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde, voltado para a região abrangida diretamente pelo mega-investimento da Petrobrás na região de Itaboraí e adjacências, o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro. O presente projeto é um desdobramento e ampliação do processo iniciado em 2008, do subprojeto Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica: uma proposta de Ouvidoria Coletiva em Itaboraí, inserido no Projeto Cidades Saudáveis/PDTSP-FIOCRUZ. O projeto tem por objetivo geral estudar os movimentos sociais atuantes em municípios selecionados na área de influência do Comperj como forma de conhecimento das condições de vida e de saúde da população e seu modo de enfrentamento pela população.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Gil Sevalho - Integrante / Carla Moura Pereira Lima - Integrante / Márcia Regina Florentina Silva - Integrante / Marcos Dominguez - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2014

    Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., Descrição: O Projeto Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., inserido no projeto integrado ?PLANO DE MONITORAMENTO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO COMPERJ, 2011-2013?, surge como um componente estruturador de uma nova linha de pesquisa demandada pela criação do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde, voltado para a região abrangida diretamente pelo mega-investimento da Petrobrás na região de Itaboraí e adjacências, o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro. O presente projeto é um desdobramento e ampliação do processo iniciado em 2008, do subprojeto Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica: uma proposta de Ouvidoria Coletiva em Itaboraí, inserido no Projeto Cidades Saudáveis/PDTSP-FIOCRUZ. O projeto tem por objetivo geral estudar os movimentos sociais atuantes em municípios selecionados na área de influência do Comperj como forma de conhecimento das condições de vida e de saúde da população e seu modo de enfrentamento pela população.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Gil Sevalho - Integrante / Carla Moura Pereira Lima - Integrante / Márcia Regina Florentina Silva - Integrante / Marcos Dominguez - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2014

    Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., Descrição: O Projeto Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., inserido no projeto integrado ?PLANO DE MONITORAMENTO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO COMPERJ, 2011-2013?, surge como um componente estruturador de uma nova linha de pesquisa demandada pela criação do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde, voltado para a região abrangida diretamente pelo mega-investimento da Petrobrás na região de Itaboraí e adjacências, o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro. O presente projeto é um desdobramento e ampliação do processo iniciado em 2008, do subprojeto Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica: uma proposta de Ouvidoria Coletiva em Itaboraí, inserido no Projeto Cidades Saudáveis/PDTSP-FIOCRUZ. O projeto tem por objetivo geral estudar os movimentos sociais atuantes em municípios selecionados na área de influência do Comperj como forma de conhecimento das condições de vida e de saúde da população e seu modo de enfrentamento pela população.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Gil Sevalho - Integrante / Carla Moura Pereira Lima - Integrante / Márcia Regina Florentina Silva - Integrante / Marcos Dominguez - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2014

    Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., Descrição: O Projeto Movimentos sociais e saúde: reconhecimento de práticas populares ao leste da Baía de Guanabara, R.J., inserido no projeto integrado ?PLANO DE MONITORAMENTO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO COMPERJ, 2011-2013?, surge como um componente estruturador de uma nova linha de pesquisa demandada pela criação do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde, voltado para a região abrangida diretamente pelo mega-investimento da Petrobrás na região de Itaboraí e adjacências, o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro. O presente projeto é um desdobramento e ampliação do processo iniciado em 2008, do subprojeto Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica: uma proposta de Ouvidoria Coletiva em Itaboraí, inserido no Projeto Cidades Saudáveis/PDTSP-FIOCRUZ. O projeto tem por objetivo geral estudar os movimentos sociais atuantes em municípios selecionados na área de influência do Comperj como forma de conhecimento das condições de vida e de saúde da população e seu modo de enfrentamento pela população.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Navarro Stotz - Coordenador / Gil Sevalho - Integrante / Carla Moura Pereira Lima - Integrante / Márcia Regina Florentina Silva - Integrante / Marcos Dominguez - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa no SUS, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde.

2004

Prêmio Joaquim Alberto Cardoso de Melo, Fiocruz.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Endemias Samuel Pessoa. , Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - térreo, Manguinhos, 21041-210 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25982654, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - 2009

    Interface Comunicação Saúde Educação

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Editor associado da revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação

    Atividades

    • 08/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Interface Comunicação Saúde Educação, Interface Comunicação Saúde Educação.,Cargo ou função, Editor associado.

  • 1993 - 1996

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor e pesquisador visaitante pela FAPERJ.

    Atividades

    • 03/1994 - 06/1994

      Ensino, Especialização Em Políticas Sociais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Política Social: Saúde

  • 1987 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador titular, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Contratado em regime de CLT no período de 1987 a 1991 e a seguir servidor público nos termos do Regime Juridico Unico. Professor e pesquisador vinculado ao Departamento de Endemias Samuel Pessoa. Docente da sub-área "Processos de saúde-doença, território e justiça social" do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública.

    Atividades

    • 11/2009

      Direção e administração, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Endemias Ambiente e Sociedade.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 03/2009

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação popular e construção compartilhada do conhecimento em saúde

    • 03/2006

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras em Endemias e Controle Público

    • 03/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Endemias Ambiente e Sociedade.,Linhas de pesquisa

    • 03/2007 - 03/2008

      Ensino, Pós-graduação em Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento capitalista, ciência e saúde no Brasil

    • 08/2006 - 11/2006

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em endemias, Ambiente e Sociedade I

    • 08/2005 - 11/2005

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Endemias, Ambiente e Sociedade

    • 03/2005 - 05/2005

      Ensino, Ensino em Biociências e Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação, Saúde e Sociedade

    • 08/2004 - 11/2004

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Endemias, Ambiente e Sociedade

    • 03/2004 - 06/2004

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras em Endemias e Controle Público

    • 03/2003 - 03/2004

      Ensino, Curso de Especialização de Comunicação e Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Especialização de Comunicação e Saúde

    • 08/2003 - 11/2003

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Endemias, Ambiente e Sociedade

    • 03/2003 - 06/2003

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras em Endemias e Controle Público

    • 03/2002 - 03/2003

      Ensino, Curso de Especialização Em Educação e Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Curso de Especialização em Educação e Saúde

    • 08/2001 - 11/2001

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Endemias, Ambiente e Sociedade

    • 03/2001 - 06/2001

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras em Endemias e Controle Público

    • 03/2000 - 03/2001

      Ensino, Curso de Especialização Em Educação e Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Curso de Especialização em Educação e Saúde

    • 08/1999 - 11/1999

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Endemias, Ambiente e Sociedade

    • 03/1999 - 06/1999

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras em Endemias e Controle Público

    • 08/1998 - 11/1998

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Endemais, Ambiente e Sociedade

    • 01/1987 - 11/1998

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Ciências Sociais.,Linhas de pesquisa

    • 03/1998 - 06/1998

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras em Endemias e Controle Público

    • 03/1998 - 06/1998

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociedade, Estado e Politicas de Saúde

    • 08/1997 - 11/1997

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Endemias, Ambiente e Sociedade

    • 08/1997 - 11/1997

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Gestão II

    • 03/1997 - 06/1997

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Política Contemporânea

    • 08/1996 - 11/1996

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Sociais e Saúde

    • 03/1996 - 06/1996

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Política Contemporânea

    • 11/1995 - 03/1996

      Outras atividades técnico-científicas , Escola Nacional de Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública.,Atividade realizada, Comissão Coordenadora do Programa Institucional: Saúde, Saneamento Ambiental e Condições de Vida na Área de Implementação do Complexo Industrial-portuário de Sepetiba.

    • 05/1993 - 07/1995

      Outras atividades técnico-científicas , Escola Nacional de Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública.,Atividade realizada, Membro da Comissão de Pós-Graduação Stricto-sensu.

    • 06/1993 - 06/1995

      Direção e administração, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Ciências Sociais.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 08/1994 - 11/1994

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da formação econômico social brasileira

    • 03/1994 - 06/1994

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Processos sociais e saúde

    • 03/1993 - 06/1993

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A Saúde Coletiva e as Temáticas de Investigação das Ciências Sociais

    • 03/1992 - 06/1992

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estado e Politicas Sociais

    • 03/1992 - 06/1992

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estado, Politicas Sociais e Saúde

    • 08/1990 - 11/1990

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Controle social das condições de saúde e construção desigual do conhecimento

    • 08/1989 - 11/1989

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Processo de produção, ambiente e saúde

    • 03/1989 - 06/1989

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação, Saúde e Cidadnia

    • 03/1988 - 06/1988

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Processo de trabalho e saúde: leituras básicas