Gisele Rocha Cortes
Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com Mestrado também em Sociologia pela mesma instituição. Possui graduação em Pedagogia (1996) e Ciências Sociais (1998), ambas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente, é professora associada IV do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB (PPGCI/UFPB). Sua atuação abrange os seguintes temas: Organização, Acesso e Disseminação da Informação, Mediação da Informação, Protagonismo Social, Relações de Gênero, Mulher, Ciência e Informação Étnico-Racial.Foi Coordenadora do GT3 - Mediação, Circulação e Apropriação da Informação da ANCIB (Gestão 2021-2023) e é líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Mediação, Representação da Informação e Marcadores Sociais da Diferença (GeMINAS). Exerceu, ainda, a função de vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB) durante o período de 2021 a 2023.
Informações coletadas do Lattes em 28/02/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Sociais
2003 - 2008
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Violência Doméstica contra Mulheres
, Ano de obtenção: 2008. Lucila Scavone. Palavras-chave: Violência Doméstica; Gênero; Políticas Públicas; Ciências Sociais; Feminismo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia das Relações de Gênero.
Mestrado em Ciências Sociais
1999 - 2002
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O discurso médico sobre o aborto provocado
, Ano de Obtenção: 2002.Lucila Scavone.Palavras-chave: Aborto; Feminismo; Gênero; Profissionais da Saúde; Formação; saúde da mulher. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia das Relações de Gênero. Setores de atividade: Educação.
Graduação em Ciências Sociais
1994 - 1998
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em Pedagogia
1993 - 1996
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A Feminização do Magistério
Orientador: Profª Drª. Aparecida Neri de Souza
Formação complementar
2004 - 2004
O Legado de Foucault. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Educação, Gênero e Etnia. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Araraquara, P/ARARAQUARA, Brasil.
2003 - 2003
Impactos da Violência na Saúde Mental. (Carga horária: 4h). , Prefeitura Municipal de Araraquara, P/ARARAQUARA, Brasil.
2003 - 2003
Mini-Curso: Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 8h). , Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior Dr Aristides de Carvalho Schl, ITES, Brasil.
2000 - 2000
Violência, Gênero e Saúde. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
1999 - 1999
Antropologia do Corpo e da Saúde. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
1999 - 1999
Representações sociais e gênero. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1999 - 1999
Novas Perspec. nas Polít. de Ed. Sup. na Am. Latin. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Mediação da Informação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Organização da Informação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Protagonismo Social.
Organização de eventos
CORTES, G. R. ; CAVALCANTE, L. F. B. ; MARTINS, G. K. . I encontro Informação, Gênero e Interseccionalidade. 2022. (Outro).
CORTES, G. R. . XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação (ENANCIB 2015). 2015. (Congresso).
CORTES, G. R. . XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação (ENANCIB 2015). 2015. (Outro).
CORTES, G. R. . 17 ENCONTRO NACIONAL DA REDE FEMINISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE A MULHER E RELAÇÕES DE GÊNERO. 2012. (Congresso).
AQUINO, M. A. ; CORTES, G. R. . A responsabilidade ético-social das Universidades Públicas e a Educação da População Negra. Integrante da Comissão Científica.. 2011. (Congresso).
CORTES, G. R. . XIX Encontro de Iniciação Científica da UFPB. Avaliadora. 2011. (Congresso).
CORTES, G. R. . Oficinas: Gênero e Participação Popular. 2006. (Outro).
CORTES, G. R. . Campanha Mulheres e Homens Contra a Violência. 2005. (Outro).
CORTES, G. R. . Capacitação: Violência Doméstica e Gênero. 2005. (Outro).
CORTES, G. R. . Conferência Contextualizando a Violência Sexual. 2005. (Outro).
CORTES, G. R. ; MICHELUCCI, J. C. O. . Gênero e Violência Doméstica. 2005. (Outro).
CORTES, G. R. . Mês de Atividades do 08 de março - Dia Internacional da Mulher. 2004. (Outro).
CORTES, G. R. . Ciclo de Oficinas (Gênero e Educação, Novas Alterações dos Direitos da Mulher no Atual Código Civil, DST/AIDS, Corpo e Sexualidade, Juventude e Mídia, Diversidade Sexual e Educação, Gênero e Etnia e Saúde e Direitos Reprodutivos). 2004. (Outro).
CORTES, G. R. . Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. 2004. (Outro).
CORTES, G. R. . Palestra: Assédio Sexual e Moral. 2004. (Outro).
CORTES, G. R. . Conferência: Violência contra Mulheres. 2004. (Outro).
CORTES, G. R. . Conferência Regional de Políticas para Mulheres. 2004. (Outro).
CORTES, G. R. ; MICHELUCCI, J. C. O. . Violência de Gênero. 2003. (Outro).
CORTES, G. R. ; MICHELUCCI, J. C. O. . Dia Internacional da Mulher. 2003. (Outro).
Participação em eventos
Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.O protagonismo social de Sueli Carneiro: a práxis do Geledes na mediação da informação. 2024. (Encontro).
VII Jornadas de intercambio y reflexión acerca de la investigation en Bibliotecologia de la Universidad Nacional de la Plata.Protagonismo Social das mulheres no ensino de Biblioteconomia na Paraíba-Brasil de 1969-2022. 2024. (Outra).
XXIII Encontro Nacional de Pós-Graduação em Ciência da Informação.Mediação da informação e linhas de pesquisa: mulheres e feminismo. 2023. (Encontro).
XXII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação.A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE MULHERES E FEMINISMO NAS DISSERTAÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ACADÊMICOS DO BRASIL. 2022. (Encontro).
XXI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.Tamanho da fonte: MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA: UMA METODOLOGIA EM FAVOR DO PROTAGONISMO SOCIAL DAS MULHERES. 2021. (Encontro).
Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informaçã.PROTAGONISMO DAS MULHERES USUÁRIAS DA CASA ABRIGO: ASAS DA INFORMAÇÃO. 2019. (Encontro).
XIX ENANCIB.PRÁTICAS INFORMACIONAIS: O PERFIL DE MULHERES TRANSEXUAIS E TRAVESTIS DO ESPAÇO LGBT. 2018. (Encontro).
3 Congresso Internacional Desfazendo Gênero. 2017. (Congresso).
XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 2017. (Encontro).
IV Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. 2016. (Outra).
XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.BAMIDELÊ: PRESERVANDO A INFORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PARA O FORTALECIMENTO DA MEMÓRIA CULTURAL DAS MULHERES NEGRAS DA PARAÍBA. 2016. (Encontro).
12 Seminário da Cidadania e Visibilidade Lésbica. 2015. (Seminário).
II Desfazendo Gênero.Rompendo o silêncio: a informação no espaço LGBT. 2015. (Seminário).
18 Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesqsobre a Mulher her.Membro da Comissão Científica. 2014. (Encontro).
18 Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesqsobre a Mulher her.Comissão Organizadora de Evento. 2014. (Encontro).
Seminário de Práticas Culturais.Interveniências da informação e da tecnologia. 2014. (Seminário).
V Seminário Nacional de Estudos Culturais Afro-BRasileiros.Coordenação de Grupo de Trabalho Direitos Humanos, Violência e Relações Étnico-raciais. 2014. (Seminário).
V Seminário NAcional de Estudos Culturais Afro- brasileiros e II.Coordenadora do GT4 Direitos Humanos, Violência e Relações Étnico-Raciais. 2014. (Seminário).
ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DIRIGIDOS PARA MULHERES.POLÍTICAS PÚBLICAS E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER "HELEIETH SAFFIOTI". 2012. (Encontro).
O atendimento psicossocial às mulheres em situação de violência: Centro de Referência da Mulher "Ednalva Bezerra". 2012. (Oficina).
LUTAS ANTIRRACISTAS E AÇÕES AFIRMATIVAS: DEBATES, METAS E PERSPECTIVAS.Práticas Informacionais e Cidadania: Centro de Referência Ednalda Bezerra. 2011. (Seminário).
Para Ler a Internet: Projetos e Políticas de Inclusão Digital. 2011. (Seminário).
XII ENANCIB: Políticas de Informação para a Sociedade. 2011. (Encontro).
II Encontro Integrado da Pedagogia e Psicologia. 2009. (Encontro).
I Conferência Regional GLBTT. 2008. (Outra).
2 Encontro de Diversidade Sexual. 2007. (Encontro).
4 Semana de Estudos Pedagógicos.Violência Doméstica contra Mulheres e Educação. 2007. (Seminário).
II Conferência Nacional de Políticas para Mulheres. 2007. (Congresso).
Violência Doméstica: Problema para Quem?. 2007. (Encontro).
Conferência: Violência contra Mulheres - Dia Internacional de Combate a Violência contra Mulheres. 2004. (Outra).
I Conferencia Nacional de Políticas para as Mulheres - Políticas para as mulheres: um desafio para a igualdade numa perspectiva de gênero. 2004. (Outra).
I Curso de Capacitação Profissional Convênio Casa Abrigo. 2003. (Outra).
O governo das cidades do ponto de vista das mulheres: trabalho e cidadania ativa. 2003. (Seminário).
Encontro Internacional Fazendo Gênero V - Feminismo como Política. 2002. (Encontro).
Palestra: Democracia, Política e Gênero. 2002. (Outra).
52ª Reunião Anual da SBPC. 2000. (Outra).
VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2000. (Congresso).
2º Congresso Brasileiro de Ciêencias Sociais em Saúde. 2º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde. 1999. (Congresso).
51ª Reunião Anual da SBPC. 51ª Reunião Anual da SBPC. 1999. (Congresso).
II Congresso Internacional Mulher, Trabalho e Saúde - Equidade de Gênero e Qualidade de Vida: Desafios dos Novos Tempos Sociais. II Congresso Internacional Mulher, Trabalho e Saúde. 1999. (Congresso).
Seminário 1848 em Debate. 1998. (Seminário).
X Congresso de Iniciação Científica da UNESP - Área de Ciências Humanas. X Congresso de Iniciação Científica da UNESP - Área de Ciências Humanas. 1998. (Congresso).
I Congresso de Ciências da Educação. 1997. (Congresso).
Indíviduo, Cidadão e Sentimento Nacional no Contexto da Globalização. 1997. (Outra).
IX Congresso de Iniciação Científica da UNESP. IX Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 1997. (Congresso).
Semana da Pedagogia. 1997. (Seminário).
Gênero, Saúde e Trabalho. 1996. (Seminário).
Políticas Públicas e Meio Ambiente. 1996. (Seminário).
Sexualidade, Gênero e Psicanálise. 1996. (Seminário).
Socialismo do Futuro. 1996. (Seminário).
Gênero, Ciência e Tecnologias Reprodutivas. 1995. (Seminário).
Questões da Sociologia e da Sociedade Brasileira. 1994. (Seminário).
Participação em bancas
MARTINS, G. K.; SAMPAIO, D. B.;CORTES, G. R.. Cadê meu celular? Eu vou ligar pro um oito zero?: Mediação da Informação e o protagonismo das mulheres assistidas pelo Centro de Referência da Mulher do Crato. 2024.
MARTINS, G. K.;CORTES, G. R.; DUQUE-CARDONA, N.; LIMA, I. Z; CORDUBA, A. C. C.. MEDIAÇÃO IMPLÍCITA DA INFORMAÇÃO PARA A JUSTIÇA SOCIAL NA ARQUIVOLOGIA: O guia de usuários/as do arquivo como instrumento de interferências transformadoras. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
SANTOS NETO, J. A.; CANDIDO, G. G.;CÔRTES, GISELE ROCHA. PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ESTUDOS DE GÊNEROS NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO COM FOCO NA COMUNIDADE LGBTQIAPN+. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Pará.
BERNARDINO, M. C. R.;CORTES, G. R.; Silva, L.K.R; SILVA, J. L. C.. MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DA LEITURA EM BIBLIOTECAS PRISIONAIS PARA MULHERES ENCARCERADAS: ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO EM DIÁLOGO COM A AGENDA 2030. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Cariri.
CORTES, G. R.; MARTINS, G. K.; OLIVEIRA, G. O.. A mediação da informação sobre mulher, gênero e feminismo nos Programas de Pós-Graduação. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
CORTES, G. R.; LIMA, I. F.; Silva, L.K.R. Estratégias informacionais para o empoderamento de mulheres que são mães pesquisadoras durante a pandemia da Covid-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
CORTES, G. R.; AUTRAN, M. M.; BRASILEIRO, F. S.. Uso da produção científica de mulheres pelos programas de ciência da informação brasileiros: análise das bibliografias indicadas nos editais de seleção de mestrado. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
CÔRTES, GISELE ROCHA; MARTINS, G. K.; ARAUJO, C. S.. "PROTAGONISMO SOCIAL DAS MULHERES NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO .". 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
CÔRTES, GISELE ROCHA; LIMA, I. Z; VALERIO, E. D.. "A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO COMO EPICENTRO DO PROTAGONISMO SOCIAL NEGRO: DO EPISTEMICÍDIO À [DES] COLONIALIDADE NOS ANAIS DO ENANCIB.". 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
CORTES, G. R.; AZEVEDO, S. R.; MARTINS, G. K.; GARCIA, J. C.; SOARES, G. S.. A mediação da informação como artefato de empoderamento e resistência à violência doméstica. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
GOMES, H. F.; GARCIA, J. C.;CORTES, G. R.; MARTINS, G. K.; AZEVEDO, S. R.. ASAS DA INFORMAÇÃO: PROTAGONISMO DAS MULHERES USUÁRIAS DA CASA ABRIGO DA PARAÍBA. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.;CORTES, G. R.; ARAUJO, C. A.. Práticas Informacionais e a Construção da Competência Crítica em Informação - um estudo da Bamidelê - Organização de Mulheres Negras da Paraíba. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, L. F;CORTES, G. R.; ALVES, E. C.; ARAUJO, C. A.. Práticas Informacionais, LGBTs e Empoderamento. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.;CORTES, G. R.; BRASILEIRO, F. S.. O desenvolvimento de práticas informacionais na penitenciária feminina de João Pessoa. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.; BRASILEIRO, F. S.; GOMES, H. F.;CORTES, G. R.. Resiliência Informacional no contexto da microcefalia: o papel das práticas informacionais no ambiente digital. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
BEZERRA, A. C.;CORTES, G. R.. Vamos fazer um escândalo: a trajetória da naturalização da violência contra a mulher e a folksonomia como ativismo contra a violência sexual no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em : Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT/ECO-UFRJ.) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT/ECO-UFRJ..
ARAUJO, W. J.;CORTES, G. R.; GARCIA, J. C.; BRASILEIRO, F. S.. Análise de Fluxos Informacionais: Estudo do processo de aquisição por pregão eletrônicos da Pró-Reitoria Administrativa da UFPB. 2019 - Universidade Federal da Paraíba.
SANTOS, A. V.; MEDEIROS, J. W. M.;CORTES, G. R.. O `´Quarto Excluído´´ : Gêneros não binários e formação universitária. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão em Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba.
NUBISCO, N; ALVES, F. M. M.;CORTES, G. R.. "CENTROS DE REFERÊNCIA LGBT, ESPAÇOS DE CULTURA, CIDADANIA E INFORMAÇÃO: UM ESTUDO NA CIDADE DE SÃO PAULO.". 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informaçao) - Universidade Federal da Bahia.
SANTOS, F. P.; BERNARDINO, M. C. R.;CORTES, G. R.. FILMES LGBT COMO MEMÓRIA E RESISTENCIA: ANÁLISE FILMÍMICA APLICADA NA CONSTRUCÃO DE UM CATÁLOGO TEMÁTICO PARA A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Cariri.
FREIRE, B. M. J.; Xavier Neto, C;CORTES, G. R.. Abram as portas da ciência para os mestres e as mestras passarem: a ressignificação da Jurema no acervo José Simeão Leal. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGCI) - Universidade Federal da Paraíba.
Xavier Neto, C; FREIRE, B. M. J.;CORTES, G. R.. Práticas de Preservação da Memória Social nas Instituições Memória da Cidade de Belém (Pará). 2017. Dissertação (Mestrado em PPGCI) - Universidade Federal da Paraíba.
ARAUJO, W. J.; Silva, A. K. A;CORTES, G. R.. LIVRO DIGITAL: estudo de cenários do setor editorial naciona. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGCI) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.;CORTES, G. R.. Desenhos metodológicos; os métodos, técnicas e instrumentos utilizados nas dissertações do PPGCI - UFPB. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.;CORTES, G. R.; LIMA, I. Z. As TIC como estratégia de disseminação e uso da informação religiosa pelas comunidades católicas de Campina Grande. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
LIMA, I. Z; ALVES, E. C.;CORTES, G. R.. O acesso e uso da informação como dispositivo de empoderamento das usuárias do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
CORTES, G. R.; ALVES, E. C.; OLIVEIRA, H. P. C.. A informação ideológica e sua disseminação em redes sociais: uma análise a partir da teoria de Louis Althusser. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
CORTES, G. R.; FREIRE, I.M; FREIRE, G. A.. Promoção de Marketing de relacionamento em unidades de informação: um aplicativo em ambiente web para socialização da informação. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGCI) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.; LIMA, I. Z;CORTES, G. R.. BAMIDELÊ: por uma sociologia da informação étnico-racial na organização das mulheres negras da Paraíba. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
FREIRE, G. H. A.; FREIRE, I.M;CORTES, G. R.. Sistema de Informação para Apoio à Gestão na Fainor. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba.
CORTES, G. R.; FREIRE, G. A.; MEDEIROS, J. W. M.. A utilização do SIPAC na gestão patrimonial de bens móveis de caráter permanente da UFPB. 2014 - Universidade Federal da Paraíba.
CARVALHO, E. A.;CORTÊS, GISELE; BRISOLA, A. C. C. A. S.; MENEZES, I. P.; OLIVEIR, M. L. P.; SANTOS, A. C. A.. A COMPETÊNCIA CRÍTICA EM INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: uma análise acerca da Base Nacional Comum Curricular.". 2024. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
OLINTO, G.;CORTÊS, GISELE; SOUSA, R. F; ZATTAR, M.; LETA, J.. Competências em informação, mídia e tecnologias digitais e a desconstrução de estereótipos de gênero: um mapeamento sistemático da literatura sobre práticas de ensino críticas. 2021. Tese (Doutorado em PPGCI) - IBICT.
Xavier Neto, C;CÔRTES, GISELE ROCHA; LOUREIRO, J. M. M.. "ENTRE O CACHIMBO E A FUMAÇA: UM ESTUDO DAS MEMÓRIAS NA CULTURA MATERIAL DA JUREMA NO TERREIRO DE UMBANDA OGUM BEIRA MAR .". 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
Xavier Neto, C;CORTES, G. R.; LOUREIRO, J. M. M.. ENTRE O CACHIMBO E A FUMAÇA: UM ESTUDO DAS MEMÓRIAS NA CULTURA MATERIAL DA JUREMA NO TERREIRO DE UMBANDA OGUM BEIRA MAR. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
Xavier Neto, C; CRIPPA, G.;CORTES, G. R.. PATRIMÔNIOS E MATRIMÔNIOS: Intersecções entre colonialidades, gênero e memória. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
Xavier Neto, C; CRIPPA, G.;CÔRTES, GISELE ROCHA. "PATRIMÔNIOS E MATRIMÔNIOS: Intersecções entre colonialidades, gênero e memória.". 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
FREIRE, I.M;CORTES, G. R.; MARTINS, C. W. S.. REGIME DE INFORMAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS PARA A POPULAÇÃO LGBTI+. 2020. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
FREIRE, I.M;CORTES, G. R.; MARTINS, C. W. S.. REGIME DE INFORMAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS LGBTI+ NO BRASIL. 2020. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
CORTES, G. R.; GARCIA, J. C.; Rabay, G; BRASILEIRO, F. S.; PAIVA, E. B. POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO DE GÊNERO E PROTAGONISMO DAS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. 2019. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, F. M. E.; LETA, J.;CORTES, G. R.; LIMA, I. Z; SANTOS, R. N. M.. MULHERES NA CIÊNCIA BRASILEIRA: desigualdade de gênero entre as(os) bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco.
OLIVEIRA, H. P. C.; VIDOTTI, S. A. B. G.;CORTES, G. R.; QUINALHA, R. H.; LIMA, I. Z. "INFORMAÇÃO E DESINFORMAÇÃO NO CONTEXTO DA COMUNIDADE LGBTQIAPN+.". 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
ALMEIDA, V. G.; Xavier Neto, C;CORTÊS, GISELE; CRIPPA, G.. PATRIMÔNIOS E MATRIMÔNIOS: Intersecções entre colonialidades, gênero e memória. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
FREIRE, B. M. J.;CÔRTES, GISELE ROCHA; SOUZA, E. D.; NASCIMENTO, G. F. C. L.. GOSTO DE QUERO MAIS: memórias infocomunicativas alimentares no Seridó paraibano.". 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
Xavier Neto, C; CRIPPA, G.;CÔRTES, GISELE ROCHA. "PATRIMÔNIOS E MATRIMÔNIOS: Intersecções entre colonialidades, gênero e memória.". 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.;CÔRTES, GISELE ROCHA; SCHNEIDER, M. A. F.; ARAUJO, C. A. A.; BRASILEIRO, F. S.. "?DESINFODEMIA?: GENEALOGIA DAS FAKE NEWS COMO PRÁTICAS DESINFORMACIONAIS NO CAMPO POLÍTICO BRASILEIRO?.". 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
CORTES, G. R.; SALDANHA, G.; MARTELETO, R. M.; DODEBEI, V.; LIMA, I. F.; OLINTO, G.. FEMINISMO NEGRO E EPISTEMOLOGIA SOCIAL: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE PESQUISADORAS NEGRAS EM BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em PPGCI) - IBICT.
OLINTO, G.;CORTES, G. R.; ROSALI, M.; SOUSA, R. F; LETA, J.; FREIRE, G. H. A.. COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO, MÍDIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS E A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO CRÍTICAS. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em PPGCI) - IBICT.
ALBUQUERQUE, M.E.B.C; MARTINS, G. K.; PINHO, F. A;CORTES, G. R.. Representação social do conhecimento: ressignificação teórica para uma proposta metodológica na organização de cibercordéis. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
Xavier Neto, C;CORTES, G. R.. ENTRE O CACHIMBO E A FUMAÇA: UM ESTUDO DAS MEMÓRIAS DA JUREMA NA CULTURA MATERIAL RELIGIOSA. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
GARCIA, J. C.; BRUFEN, L. S.;CORTES, G. R.; AZEVEDO, S. R.. Políticas de Informação de Gênero e o Protagonismo das Mulheres em Situação de Violência. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
GARCIA, J. C.; FREIRE, G. H. A.;CORTES, G. R.; ALVES, E. C.. Regime de Informação e a Lei Maria da Penha. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
GARCIA, J. C.;CORTES, G. R.; FREIRE, G. H. A.; SILVA, T. E.. A Lei Maria da Penha como regime de informação nas Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
FREIRE, I.M;CORTES, G. R.; BRASILEIRO, F. S.. Regime de Informação das políticas públicas estaduais para a população LGBTI+ no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
SANTOS NETO, J. A.;CORTES, G. R.; CANDIDO, G. G.. PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ESTUDOS DE GÊNEROS NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO COM FOCO NA COMUNIDADE LGBTQIAPN+. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Pará.
AUTRAN, M. M. M.;CÔRTES, GISELE ROCHA; BRASILEIRO, F. S.; PINHEIRO, E.G. BIBLIOGRAFIAS SUGERIDAS NOS EDITAIS DE MESTRADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: ANÁLISE DA PRESENÇA FEMININA.". 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
AUTRAN, M. M. M.; BRASILEIRO, F. S.;CÔRTES, GISELE ROCHA. "BIBLIOGRAFIAS SUGERIDAS NOS EDITAIS DE MESTRADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: ANÁLISE DA PRESENÇA FEMININA.". 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
CÔRTES, GISELE ROCHA; Silva, L.K.R; LIMA, I. Z. "Mediação da Informação, Mulheres e os Impactos da pandemia da Covid-19..". 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
CÔRTES, GISELE ROCHA; ALVES, E. C.; ARAUJO, C. A.. "A RESILIÊNCIA INFORMACIONAL NO CONTEXTO DA LGBTQIA+FOBIA: O PAPEL DAS PRÁTICAS INFORMACIONAIS NO ESPAÇO LGBT.". 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
BERNARDINO, M. C. R.; CARVALHO, J.;CORTES, G. R.. ediação da informação e da leitura em bibliotecas prisionais: possibilidades emancipadoras para mulheres no cárcere. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Cariri.
CÔRTES, GISELE ROCHA; OLIVEIRA, G. O.; MARTINS, G. K.. Mediação da informação sobre mulher, gênero e feminismo nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil?. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
CORTES, G. R.; LIMA, I. F.; VALÉRIO, E. D. A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO COMO EPICENTRO DO PROTAGONISMO NEGRO: do epistemicídio à [Des] colonidade nos anais do ENANCIB. 2020.
MARTINS, G. K.; SOARES, G. S.; ARAUJO, C. S.;CORTES, G. R.. ?Protagonismo social das mulheres na produção científica dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ciência da Informação?. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
CORTES, G. R.; AZEVEDO, S. R.; MARTINS, G. K.. Mediação da Informação no Projeto Florescer Mulheres:. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
GOMES, H. F.;CORTES, G. R.; GARCIA, J. C.; MARTINS, G. K.; AZEVEDO, S. R.. ASAS DA INFORMAÇÃO: PROTAGONISMO DAS MULHERES USUÁRIAS DA CASA ABRIGO DA PARAÍBA. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
CORTES, G. R.; ARAUJO, C. A.; ALVES, E. C.; PAIVA, E. B. Práticas Informcionais: LGBTs e Empoderamento no Espaço LGBT - Paraíba. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
BEZERRA, A. C.; SOUSA, R. F;CORTES, G. R.. Vamos fazer um escândalo: a trajetória da naturalização da violência contra a mulher e a folksonomia como ativismo contra a violência sexual no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PPGCI - IBICT) - IBICT.
ALVES, E. C.; ARAUJO, C. A.;CORTES, G. R.. PRÁTICAS INFORMACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA CRÍTICA EM INFORMAÇÃO: Um estudo na Bamidelê ? Organização de Mulheres Negras da Paraíba. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PPGCI) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.;CORTES, G. R.; GOMES, H. F.; BRASILEIRO, F. S.. Resiliência Informacional no contexto da microcefalia: o papel das práticas informacionais no ambiente digital. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
GARCIA, J. C.; BARBOSA NETO, P. A.; SOARES, G. S.; ALVES, E. C.;CORTES, G. R.. Acesso à informação versus Qualidade de Vida de Mulheres Apenadas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
MEDEIROS, J. W. M.; OLEGARIO, M. L.; CATAO, M. F. F. M.;CORTES, G. R.. O Quarto excluído: gêneros não binários e formação universitária. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Gestão e Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba.
ARAUJO, W. J.; Silva, A. K. A;CORTES, G. R.. Desafios encontrados pelo setor editorail no mercado do livro digital. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
ARAUJO, W. J.;CORTES, G. R.; Xavier Neto, C. Informação Estratégica e Estudos de Futuro aplicados à atividade de Inteligência - um estudo de caso. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
FREIRE, B. M. J.; Xavier Neto, C;CORTES, G. R.. Infomemória - a ressignificação da Jurema a partir do Acervo José Simeão Leal. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
Xavier Neto, C; FREIRE, B. M. J.;CORTES, G. R.. INSTITUIÇÕES-MEMÓRIA E O PROCESSO DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA SOCIAL NA CIDADE DE BELÉM-PA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PPGCI) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.; LIMA, I. Z;CORTES, G. R.. O acesso e uso da informação como empoderamento das usuárias do Centro de Referência da Mulher. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.;CORTES, G. R.; LIMA, I. Z. A informação ideológica e a sua disseminação em redes sciais - uma análise a partir da teoria de Louis Althusser. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
FREIRE, I.M;CORTES, G. R.; FREIRE, G. A.. Promoção de marketing de relacionamento em unidades de informação: um aplicativo em ambiente web para socialização da informação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
CORTES, G. R.; FREIRE, G. A.; FREIRE, I.M. Promoção de Marketing de relacionamento em unidades de informação: um aplicativo em ambiente web para socialização da informação. 2014 - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.; FREIRE, B. M. J.;CORTES, G. R.. O conceito de Memória na Ciência da Informação - sua utilização nas dissertações defendidas no PPGCI - UFPB. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.
FREIRE, G. H. A.; MEDEIROS, J. W. M.;CORTES, G. R.. A utilização do SIPAC na gestão patrimonial de bens móveis de caráter permanente da UFPB. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão em Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba.
FREIRE, G. H. A.; FREIRE, I.M;CORTES, G. R.. Sistema de Informação para Apoio à Gestão na Fainor. 2013.
SOARES, G. S.; Silva, L.K.R;CORTES, G. R.. Relação entre violência contra a mulher e questão de gênero - uma experiência socioeducativa com o grupo de convivência de mulheres do CRAS Montadas PB. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Paraíba.
ROCHA, S.P;CORTES, G. R.; MARQUES, R.. Ressignificação da Memória no Espaço Escolar - promoção dos Direitos Humanos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direitos Humanos) - Universidade Federal da Paraíba.
ROCHA, S.P;CORTES, G. R.; MARQUES, R.. Promoção da Igualdade de Gênero - a educação para os Direitos Humanos no Ensino Médio. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direitos Humanos) - Universidade Federal da Paraíba.
ROCHA, S.P; MARQUES, R.;CORTES, G. R.. A mídia e as tecnologias da informação e comunicação na educação básica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direitos Humanos) - Universidade Federal da Paraíba.
CÔRTES, GISELE ROCHA; MARTINS, G. K.; LIMA, I. Z. A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE FUTEBOL FEMININO: pesquisas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
CORTES, G. R.; GARCIA, J. C.; ALVES, D. Canais de informação do Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
CORTES, G. R.; ALVES, V.; ALVES, E. C.. O papel do (a) bibliotecário (a) no processo de preservação da memória da comunidade Matão Paraíba. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.;CORTES, G. R.; VIEIRA, M. M.. O arquivo da Câmara Municipal de Cabedelo: um olhar a partir da LAI e do Código de Ética Arquivista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal da Paraíba.
OLIVEIRA, H. P. C.;CORTES, G. R.; PAIVA, E. B. Experiências arquivisticas e a digitalização de documentos históricos na Paraíba Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal da Paraíba.
GARCIA, J. C.;CORTES, G. R.; PINHEIRO, E.G. Leitura na Terceira Idade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.;CORTES, G. R.; TOSCANO, E. O ensino das normas de trabalho cinetífico da ABNT: uma análise das disciplinas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
ARAUJO, W. J.; Silva, A. K. A;CORTES, G. R.. Métricas para aferir o uso informacional dos periódicos cinetíficos na WEB. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.;CORTES, G. R.; W, D. A lei de acesso à informação: sua implementação na Universidade Federal da Paraíba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal da Paraíba.
GARCIA, J. C.;CORTES, G. R.; PAIVA, E.. A biblioterapia como instrumento de responsabilidade social do profissional bibliotecário - visão de alunos pré-concluintes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.; SILVA, R.Z.L;CORTES, G. R.. A inserção do arquivista no mercado de trabalho: realidade dos profissionais formados nas universidades públicas da cidade de João Pessoa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal da Paraíba.
SIMOES, A. G; Nascimento, G;CORTES, G. R.. Arquivos de instituições privadas de ensino superior do município de João Pessoa - adequação a Portaria do MEC - n 1224/2014. 2015.
FREIRE, I.M;CORTES, G. R.; OLIVEIRA, H.. Uma visita ao Portal de Transparência da Prefeitura Municipal de João Pessoa, a luz da Lei de Acesso a Informação e dos conceitos de acessibilidade e usabilidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.;CORTES, G. R.; Nascimento, G. Busca e uso da informação pelos docentes dos programas de pós graduação do CCSA UFPB. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
FREIRE, B. M. J.;CORTES, G. R.. Memória da Ideia: como nasce uma editora. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.;CORTES, G. R.; Nascimento, G. Busca e Uso da informação pelos docentes dos programas de pós graduação do CCSA- UFPB. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
VIEIRA, M. M.; Nascimento, G;CORTES, G. R.. O papel social das bibliotecas - espaço de acesso á informação - cidadania e ressocialização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.;CORTES, G. R.; SILVA, R.Z.L. A inserção do arquivista no mercado de trabalho - realidade dos profissionais formados nas universidades públicas da cidade de João Pessoa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
VIEIRA, M. M.;CORTES, G. R.; Nascimento, G. Arquivos de instituições privadas de ensino superior do município de João Pesoa - adequação a portaria do MEC n 1224/2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
FREIRE, I.M;CORTES, G. R.; Oliveira, H. Uma visita ao Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Joao Pessoa a luz da Lei de Acesso a Informação e dos conceitos de acessibilidade e usabilidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
FREIRE, B. M. J.; SOUSA, A. C. M.;CORTES, G. R.. Arion Farias: retrato de um acervo privado pessoal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
FREIRE, B. M. J.;CORTES, G. R.; Xavier Neto, C. Memórias da ideia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
CORTES, G. R.; ARAUJO, W. J.; SILVA, P. M.. Facebook: aceitação tecnológica e disseminação de informação acadêmica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
BRITO, R. Z. L.;CORTES, G. R.; PINHEIRO, E.G. Um estudo bibliométrico da produção científica de livros em Arquivologia no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.; RAMALHO, F.A;CORTES, G. R.. Representações Sociais dos Usuários da Biblioteca do CCEN sobre o profissional bibliotecário. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, A. L. A.; LIMA, G.F.C;CORTES, G. R.. Padrões de Acessibilidade para Bibliotecas Universitárias: um estudo na biblioteca da UNIPNFPB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, P. M.; AZEVEDO, B.;CORTES, G. R.. da Silva.Biblioteca Escolar Célio Custódio: acesso e uso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
ALVES, E. C.; RAMALHO, F.A;CORTES, G. R.. O BiblioSESC na visão do usuário: o caso da Associação Beneficiente de Moradores da Travessa Marechal Costa e Silva - Sesi - Bayeux. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, P. M.; LIMA, A. L. A.;CORTES, G. R.. Implantação do repositório institucional do IESP. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
CORTES, G. R.; PINHEIRO, E.G; SILVA, R.Z.L. O olhar dos usuários da Biblioteca do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPB sobre os produtos e serviços prestados. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba.
MOREIRA, R.C.M.; PENTEADO, S.C.H.;CORTES, G. R.. Violência Doméstica: conceitos básicos e descrição dos serviços públicos municipais de apoio à mulher. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Araraquara.
CORTES, G. R.; BITTENCOURT, I.. Budismo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior Dr Aristides de Carvalho Schl.
NEVES, D. A. B.;CORTES, G. R.; FREIRE, I.M; A, W.J>. Gestão, Organização, Tratamento da Informação. 2012. Universidade Federal da Paraíba.
RAMALHO, F.A; FREIRE, I.M;CORTES, G. R.; ALBUQUERQUE, M. E. B. C.. Organização e Representação da Informação. 2011. Universidade Federal da Paraíba.
CORTES, G. R.; SOUSA, E. D.; BERNARDINO, M. C. R.; Xavier Neto, C. Comissão do Processo Seletivo PPGCI-UFPB 2020/2021 - Nível Mestrado. 2020. Universidade Federal da Paraíba.
AUTRAN, M. M.; NOBREGA, E. D.; PAIVA, E. B;CORTES, G. R.. Comissão de Avaliação dos Prêmios CAPES de Tese e ANCIB de Teses e Dissertações. 2018. 2018. Universidade Federal da Paraíba.
PAIVA, E. B; MARTINS, G. K.; AUTRAN, M. M.;CORTES, G. R.. Comissão do Processo Seletivo PPGCI-UFPB 2018/2019 - Nível Mestrado. 2018. Universidade Federal da Paraíba.
NOBREGA, E. D.; PAIVA, E.; MARTINS, G. K.;CORTES, G. R.. Comissão do Processo Seletivo PPGCI-UFPB 2017/2018 - Nível Mestrado. 2017. Universidade Federal da Paraíba.
LIMA, I. Z; AUTRAN, M. M.;CORTES, G. R.. Comissão de Avaliação do Prêmio Capes de Tese. 2017. Universidade Federal da Paraíba.
Orientou
Mediacao da Informacão no enfrentamento ao Epistemicidio: o protagonismo social de Sueli Carneiro; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);
Mediação da Informação e Gênero; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Tecnologia Social e Mediação da Informação; Início: 2024; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);
PROTAGONISMO SOCIAL DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: a mediação da informação em uma Casa Abrigo; Início: 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);
Mediação da Informação, Protagonismo Social e Mulheres na Associação Brasileira de Pesquisa em Ciência da Informação; ; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Mediação da Informação, Protagonismo Social, e Interseccionalidade nos Anais do ENANCIB; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Mediação da informação e protagonismo social: produção científica sobre a temática mulher, gênero e feminismo nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil; ; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, ; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
PROTAGONISMO SOCIAL DAS MULHERES: Estratégias Informacionais em tempos de pandemia Covid-19; ; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, ; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO COMO EPICENTRO DO PROTAGONISMO SOCIAL NEGRO: DO EPISTEMICÍDIO À [DES] COLONIALIDADE NOS ANAIS DO ENANCIB; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, ; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Asas da Informação: protagonismo das mulheres usuárias da Casa Abrigo da Paraíba; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO COMO ARTEFATO DE EMPODERAMENTO E RESISTÊNCIA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Protagonismo social das mulheres na produção científica dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ciência da Informação; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, ; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Práticas Informacionais: LGBTs e Empoderamento no Espaço LGBT; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Práticas de interação e colaboratividade em ambientes digitais: análise do processo midiático de uso e disseminação de informação na comunidade ?Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT?; 2021; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, ; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
A mediação da Informação como epicentro do protagonismo negro; 2021; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, ; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
PROTAGONISMO SOCIAL NA UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA; 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, ; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Representação sociocultural do conhecimento: ressignificação teórica para uma proposta metodológica na organização de cibercordéis,; 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, ; Coorientador: Gisele Rocha Côrtes;
POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO DE GÊNERO E PROTAGONISMO DAS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA; 2019; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
A mediação da informação sobre futebol feminino: Pesquisa na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); ; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Violência contra a mulher - descrevendo o perfil das mulheres em situação de violência atendidas na DEAM de João Pessoa; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
A efetivação dos direitos das mulheres - uma descrição das políticas públicas para mulheres na Paraíba; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Perfil das mulheres em situação de violência atendidas no Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Violência contra a mulher: uma análise do perfil das mulheres atendidas na DEAM; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Mediação da Informação e Gênero; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
O PAPEL DO (A) BIBLIOTECÁRIO (A) NO PROCESSO DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO MATÃO- PARAÍBA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Informação e Protagonismo Social das Mulheres; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NEGRAS: um olhar para as usuárias de informação do Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
MEMÓRIAS DE UMA MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: a importância das políticas públicas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
A MÚSICA E O EMPODERAMENTO DA MULHER:informação musical como subsídio para o conhecimento; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Violência contra mulheres negras: a mediação do (a) bibliotecário (a); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
; A PRÁTICA DA (O) PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIA (O) NA ORGANIZAÇÃO E AUTOMAÇÃO DA BIBLIOTECA NO ESPAÇO LGBT; 2017; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Mediação da Informação e Violência contra as Mulheres: perfil das mulheres atendidas na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher - DEAM - 2015; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Redes Sociais e Violência contra as Mulheres: A fanpage Secretaria Estadual da Mulher e da Diversidade Humana; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES: VISÃO DAS/OS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER FÁTIMA LOPES: breve perfil das mulheres atendidas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Rompendo o silêncio: a informação no espaço LGBT; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
ARQUIVOLOGIA E RELAÇÕES DE GÊNERO: Memória do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra por meio do Arquivo Fotográfico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Informação e Biblitoeconomia: enfrentamento a violência contra as mulheres; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Mulheres e relações de gênero: levantamento das produções na Brapci; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
A ação do Bibliosesc na ótica dos/as usuários/as das comunidades rurais de Bebelância e Lerolândia de Santa Rita PB; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Acesso a informação na seção de Braille da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Bibliotecas em Comunidades Rurais: uma análise do programa Arca das Letras - Conde - PB; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Informação e Violência contra Mulheres; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Diagnóstico da Biblioteca Escolar do Centro Profissionalizante Deputado Antonio Cabral; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
A discriminação e o preconceito étnico/racial na escola; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior Dr Aristides de Carvalho Schl; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Classe hospitalar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior Dr Aristides de Carvalho Schl; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Ambiente Escolar e Não Escolar: Projetos Sociais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior Dr Aristides de Carvalho Schl; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Compreensão do Trabalho da/o Pedagoga/o em Espaços Não Escolares: A Fundação Casa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior Dr Aristides de Carvalho Schl; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Violência sexual contra crianças; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior Dr Aristides de Carvalho Schl; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Gênero e Educação; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior Dr Aristides de Carvalho Schl; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
A Feminização do Magistério; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior Dr Aristides de Carvalho Schl; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Histórico sobre a Feminização do Magistério; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior Dr Aristides de Carvalho Schl; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Personalidade: Uma Abordagem Social; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior Dr Aristides de Carvalho Schl; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
A importância da relação família - escola na vida escolar do aluno: A classe popular; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior Dr Aristides de Carvalho Schl; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
A Influência dos Meios de Comunicação na Educação; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior Dr Aristides de Carvalho Schl; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E PROTAGONISMO SOCIAL: conteúdos informacionais sobre gênero e raça/etnia na Ciência da Informação; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E PROTAGONISMO SOCIAL: conteúdos informacionais sobre gênero e raça/etnia na Ciência da Informação; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Protagonismo das mulheres na Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Ciência da Informação (ANCIB); 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba, PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -CNPQ; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Protagonismo das mulheres no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba, PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -UFPB; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
INFORMAR PARA PREVENIR: ações informacionais de enfrentamento à violência de gênero; 2021; Iniciação Científica - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Enfrentamento à Violência e Mediação da Informação no Instagram AcolherGênero; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Enfrentamento à Violência e Mediação da Informação no Instagram AcolherGênero; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Protagonismo das mulheres na Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Ciência da Informação; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Protagonismo das mulheres na Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Ciência da Informação (ANCIB); 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
rotagonismo das mulheres na Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Ciência da Informação (ANCIB); 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: Centro de Referência da Mulher Fátima Lopes; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Arquivologia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Protagonismo das Protagonismo das mulheres na Ciência da Informação; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Protagonismo das Protagonismo das mulheres na Ciência da Informação; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Protagonismo das mulheres no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: Centro de Referência da Mulher Fátima Lopes; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
A Informação no Enfrentamento a LGBTfobia: Implantação do sistema de automação dos dados de atendimento no Espaço LGBT; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Paraíba, Programa de Bolsas de Extensão; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: Centro de Referência da Mulher Fátima Lopes; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
DESCRIÇÃO DO PERFIL DE USUÁRI@S DO ESPAÇO LGBT NO ANO DE 2017 E IDENTIFICAÇÃO DOS CANAIS DE INFORMAÇÃO; 2017; Iniciação Científica - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
ROMPENDO O SILÊNCIO: A INFORMAÇÃO NO ENFRENTAMENTO AS VIOLÊNCIAS CONTRA LGBTS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
ROMPENDO O SILÊNCIO: A INFORMAÇÃO NO ENFRENTAMENTO AS VIOLÊNCIAS CONTRA LGBTS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
ESTRATÉGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UTILIZADAS NO PROCESSO DE DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE DIREITOS LGBTS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
CENTRO DE REFERÊNCIA ?EDNALVA BEZERRA?: CANAIS DE INFORMAÇÃO E CIDADANIA; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
CANAIS DE INFORMAÇÃO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA; 2015; Iniciação Científica - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Violência contra Mulheres e Informação na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba, Programa de Bolsas de Extensão; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER ?EDNALVA BEZERRA?: DIGITALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES E CRIAÇÃO DE AMBIENTE VIRTUAL; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba, Programa de Bolsas de Extensão; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
CENTRO DE REFERÊNCIA ?EDNALVA BEZERRA?: CANAIS DE INFORMAÇÃO E CIDADANIA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
CENTRO DE REFERÊNCIA ?EDNALVA BEZERRA?: CANAIS DE INFORMAÇÃO E CIDADANIA; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
INFORMAR PARA PREVENIR: ações informacionais de enfrentamento à violência de gênero; 2021; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba, Programa de Bolsas de Extensão; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
A Informação no Enfrentamento a LGBTfobia: Implantação do sistema de automação dos dados de atendimento no Espaço LGBT; 2017; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba, Programa de Bolsas de Extensão; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
A Informação no Enfrentamento a LGBTfobia: Implantação do sistema de automação dos dados de atendimento no Espaço LGBT; 2017; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
A Informação no Enfrentamento a LGBTfobia: Implantação do sistema de automação dos dados de atendimento no Espaço LGBT; 2017; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Perfil das Mulheres atendidas na DEAM João Pessoa; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Violência contra Mulheres e Informação na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher; 2015; Orientação de outra natureza; (Relações Internacionais) - Universidade Federal da Paraíba, Programa de Bolsas de Extensão; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Francisco Sávio da Silva; 2015; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Metodologia do Trabalho Científico; 2011; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Gisele Rocha Côrtes;
Produções bibliográficas
-
CORTES, G. R. . 'A categoria analítica gênero e movimentos feministas: : diálogos na Ciência da Informação'.. REVISTA CONHECIMENTO EM AÇÃO , v. 9, p. 1-37, 2024.
-
MOURA, A. P. ; CORTES, G. R. . Mediação da informação, gênero e mulheres uma análise das dissertações e teses nos PPGCIs brasileiros (2010-2020). EM QUESTÃO , v. 30, p. 1-31, 2024.
-
SILVA, A. R. ; CORTES, G. R. ; CARDONE, R K C . A Mediação da Informação para o enfrentamento da violência contra as mulheres um estudo de caso realizado na Casa Abrigo da Paraíba. REVISTA CONHECIMENTO EM AÇÃO , v. 9, p. 1-23, 2024.
-
MOURA, A. P. ; CORTES, G. R. ; SILVA, A. R. . Mediação da Informação e linhas de pesquisa uma análise das dissertações e teses sobre mulheres e feminismos. REVISTA CONHECIMENTO EM AÇÃO , v. 9, p. 1, 2024.
-
SILVA, N. F. N. ; SILVA, A. R. ; CORTES, G. R. . Mediação da Informação por meio do Instagram uma análise na ONG Centro das Mulheres do Cabo Autores. REVISTA CONHECIMENTO EM AÇÃO , v. 9, p. 1, 2024.
-
ALVES, F. A. C ; CORTES, G. R. . 'Raízes do Epistemicídio Negro: o contexto do ENANCIB'.. EM QUESTÃO (UFRGS. IMPRESSO) , v. 29, p. 1, 2023.
-
SALE, M. G. ; ALBUQUERQUE, M.E.B.C ; CORTES, G. R. . 'Papel do Cibercordel para Circulação da Informação em Mídias Sociais'.. INCID: REVISTA DE DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO , v. 14, p. 90-112, 2023.
-
MOURA, A. P. ; CORTES, G. R. ; SILVA, A. R . Mediação consciente da informação nas produções sobre mulher, gênero e feminismo nas dissertações dos PPGCI. TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO , v. 16, p. 1-23, 2023.
-
LUCIANO, M. C. F. ; CORTES, G. R. ; SILVA, A. R . A produção científica dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ciência da Informação (1994-2019). INFORMAÇÃO EM PAUTA , v. 8, p. 203-221, 2023.
-
GAUDÊNCIO, SALE MÁRIO ; ALBUQUERQUE, MARIA ELIZABETH BALTAR CARNEIRO DE ; CÔRTES, GISELE ROCHA . Dialética e Representação da Informação. LOGEION: FILOSOFIA DA INFORMAÇÃO , v. 10, p. 109-130, 2023.
-
SANTOS, A. K. A. ; MAIA, A. M. S. ; CORTES, G. R. ; MARTINS, G. K. ; CARVALHO, E. A. . Marcadores sociais e decolonialidade no contexto da mediação da informação e das práticas informacionais. INCID: REVISTA DE DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO , v. 14, p. 48-68, 2023.
-
MARTINS, G. K. ; COSTA, D. A. R. ; SAMPAIO, D. B. ; CORTES, G. R. . MULHERES NO METAVERSO: O LIMIAR ENTRE VIOLÊNCIAS REAIS E VIRTUAIS A PARTIR DA INTERSECCIONALIDADE DE RAÇA/ETNIA E GÊNERO. TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO , v. 16, p. 1-35, 2023.
-
COLONO, B. A. ; CAVALCANTE, L. F. B. ; CORTES, G. R. . Gênero e Mediação: as mulheres da Biblioteca Comunitária Abdias Nascimento. REVISTA FOLHA DE ROSTO , v. 9, p. 112-143, 2023.
-
CORTES, G. R. ; SILVA, A. R . Feminismo Negro, Interseccionalidade e Mediação da Informação. REVISTA FOLHA DE ROSTO , v. 9, p. 242-268, 2023.
-
ALVES, F. A. C. ; CORTES, G. R. . Raízes do epistemicídio negro análise da produção científica do ENANCIB (1994-2019). EM QUESTÃO , v. 29, p. 01-27, 2023.
-
MARTINS, G. K. ; CORTES, G. R. . Editorial Revista de Biblioteconomia e Ciência da InformaçãoJuazeiro do Norte,v. 9, n. 2,p. 1-6, maio/ago. 2023. ISSN 2447-0120.Desafios e Diálogos na Mediação e Representação da Informação. REVISTA FOLHA DE ROSTO , v. 9, p. 1-6, 2023.
-
LUCIANO, M. C. F. ; CORTES, G. R. ; CARDONE, R. K. M. ; CARDOSO, V. N. ; MARTINS, G. K. . Mediação consciente da informação no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação: o uso dos termos 'mulheres', 'gênero' e 'feminismo' nas pesquisas publicadas no período de 1994 a 2019.. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) , v. 18, p. 1-19-19, 2022.
-
DA SILVA, AUREKELLY RODRIGUES ; CÔRTES, GISELE ROCHA . A mediação da informação na Casa Abrigo da Paraíba: o protagonismo das mulheres no enfrentamento à violência doméstica. EM QUESTÃO (UFRGS. IMPRESSO) , v. 27, p. 94-119, 2021.
-
SALE, M. G. ; ALBUQUERQUE, M.E.B.C ; CÔRTES, GISELE ROCHA . Representação Sociocultural do Conhecimento: um olhar a partir do pensamento de Antonio Garcia Gutierrez e Boaventura De Souza Santos. Informação & Informação (Online) , v. 24, p. 500-527, 2021.
-
CARVALHO, M. A. P. ; CÔRTES, GISELE ROCHA ; SILVA, A. R . A mediação da informação e o protagonismo social das mulheres em situação de violência doméstica. REVISTA CONHECIMENTO EM AÇÃO , v. 6, p. 91, 2021.
-
SAMPAIO, D. B. ; MARTINS, G. K. ; CORTES, G. R. ; COSTA, D. A. R. . A violência contra a mulher na perspectiva dos regimes de informação: uma análise sobre o machismo direcionado a assistentes digitais.. TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO , v. 14, p. 1, 2021.
-
ALVES, F. A. C. ; CORTES, G. R. . Mediação da Informação Consciente e Aquilombamento para um protagonismo negro no ENANCIB. TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO , v. 14, p. 01-20, 2021.
-
CAVALCANTE, A. V. B. ; BRUFEN, L. S. ; CORTES, G. R. . A escola de Frankfurt e a Ciência da Informação. LOGEION: FILOSOFIA DA INFORMAÇÃO , v. 6, p. 40-60, 2020.
-
ANDRADE, MATHEUS ; CORTÊS, GISELE . Documentário cinematográfico e lugar de fala. Letras & Letras (UFU) , v. 36, p. 14-29, 2020.
-
ANDRADE, KALIANDRA OLIVEIRA ; LIMA, I. F. ; CÔRTES, GISELE ROCHA . CENTROS DE REFERÊNCIA EDNALVA BEZERRA UNIDADE INFORMACIONAL DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA AS MULHERES. PONTODEACESSO (UFBA) , v. 2, p. 2020, 2020.
-
OLIVERIA, J. S ; SILVA, P. M. ; CORTES, G. R. ; SILVA, A. R . MULHERES E LUGAR DE FALA: CAMINHOS PERCORRIDOS. https://doi.org/10.33467/conci.v2i1 , v. 2, p. 23-41, 2019.
-
SALE, M. G. ; ALBUQUERQUE, M. E. B. C. ; CORTES, G. R. . Expandindo o cosmos da representação social do conhecimento por meio da categorização de marcadores sociais da diferença. LIINC EM REVISTA , v. 2, p. 295, 2018.
-
ARAUJO, W. S. ; FREIRE, G. A. ; CORTES, G. R. . Marketing de relacionamento em bibliotecas: estratégia de comunicação em ambiente Web. Informação & Informação (Online) , v. 23, p. 544-563, 2018.
-
SILVA, A. R ; DANTAS, J. F ; CORTES, G. R. ; Silva, L.K.R . ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PERIÓDICO ELETRÔNICO ARCHEION ONLINE. ARCHEION ONLINE , v. 5, p. 1-39, 2017.
-
FERREIRA, L. C. S. ; CORTES, G. R. . ENFRENTANDO A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES POR MEIO DA INFORMAÇÃO: o olhar dos/as estudantes de biblioteconomia. Conhecimento em Ação , v. 2, p. 19-26-26, 2017.
-
LUCIANO, M. C. F. ; CORTES, G. R. . VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E A MEDIAÇÃO DO/A BIBLIOTECÁRIO/A - CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA DA MULHER FÁTIMA LOPES. BIBLIONLINE (JOÃO PESSOA) , v. 13, p. 75-89, 2017.
-
CORTES, G. R. ; SILVA, L. F ; Silva, L.K.R ; SOARES, G. S. . Violência contra Travestis e Transexuais; a mediação da informação no Espaço LGBT. TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO , v. 10, p. 1, 2017.
-
ALVES, A. C ; CORTES, G. R. ; SOARES, G. S. . ROMPENDO O SILÊNCIO: a informação no espaço LGBT do estado da Paraíba. archeion on line , v. 4, p. 83-105, 2016.
-
CORTES, G. R. ; ALVES, E. C. ; Silva, L.K.R . Mediação da informação e violência contra mulheres: disseminando dados quantitativos no centro estadual de referência da mulher Fátima Lopes.. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação , v. 8, p. 59-77, 2015.
-
CORTES, G. R. ; ARAUJO, W. J. ; SILVA, D. L . SISTEMA ATENDE MULHER. Informação & Sociedade (UFPB. Online) , v. 24, p. 86-95, 2014.
-
CORTES, G. R. . Centro de referência da mulher: violência contra as mulheres e informação. InterScientia , v. 2, p. 99-109, 2014.
-
CORTES, G. R. ; ARAÚJO, W. J. . Sistema atende mulher: sistema de informação no centro de referência da mulher ednalva bezerra. Informação & Sociedade (UFPB. Online) , v. 24, p. 85-95, 2014.
-
CORTES, G. R. . Violência Doméstica: Centro de Referência da Mulher. Estudos de Sociologia (São Paulo) , v. 17, p. 149-168, 2012.
-
CORTES, G. R. ; DIAS, K. C. ; LUCIANO, M. C. F. . A INFORMAÇÃO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES: Centro de Referência da Mulher ?Ednalva Bezerra?: relato de experiência. Biblionline (João Pessoa) , v. 8, p. 136-152, 2012.
-
CARVALHO, E. A. (Org.) ; SAEGE, M. M. M. T. (Org.) ; Silva, A. K. A (Org.) ; CORTES, G. R. (Org.) ; MARTINS, G. K. (Org.) . Informação, conhecimento e sociedade: contribuições da Ciência da Informação. 1. ed. João Pessoa: UFPB, 2024. v. 1. 274p .
-
ALVES, E. C. (Org.) ; BRASILEIRO, F. S. (Org.) ; CORTES, G. R. (Org.) . Práticas informacionais: reflexões teóricas e experiências de pesquisa. 1. ed. João Pessoa: Editora UFPB, 2020. v. 1. 422p .
-
ALVES, E. C. ; SAEGE, M. M. M. T. ; Silva, A. K. A ; CORTES, G. R. ; MARTINS, G. K. . MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE AS CASAS ABRIGO PARA AS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA NO BRASIL: APONTAMENTOS INICIAIS. In: Edvaldo Carvalho Alves, Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger, Alzira Karla Araújo da Silva, Gisele Rocha Côrtes, Gracy Kelli Martin. (Org.). INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E SOCIEDADEcontribuições da Ciência da Informação. 1ed.Joao Pessoa: Editora UFPB, 2024, v. 1, p. 1-274.
-
SILVA, A. R ; CORTES, G. R. . Protagonismo social: breve histórico das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres no estado da Paraíba. In: Nathália Lima Romeiro. (Org.). Informação, diálogo e ações para enfrentamento à violência contra meninas e mulheres. 1ed.Florianópolis: Rocha Gráfica Editora, 2022, v. 1, p. 1-440.
-
SAMPAIO, D. B. ; LIMA, I. F. ; OLEGARIO, M. L. ; CORTES, G. R. . Resquícios dos dispositivos de controle na Pós-Modernidade e o papel da memória para comunidades sub representadas. In: Edna Gusmão de Góes Brennand; Maria da Luz Olegário; Aloimar José da Silva. (Org.). Universidade e Perpretadores de Violações de Direitos Humanos: constelações de estudos e pesquisas. 'ed.Campina Grande: eduepb, 2021, v. 1, p. 1-294.
-
SILVA, A. R ; CORTES, G. R. . Relações de Gênero, Ciência da Informação e Inclusão Social. In: Izabel França de Lima; Fabiana França. (Org.). INFORMAÇÃO E INCLUSÃO: Construto teórico-prático na pós-modernidade. 1ed.Campina Grande: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2020, v. 1, p. 1-391.
-
GOMES, H. F. ; CORTES, G. R. . Mediação Consciente da Informação e Protagonismo Social das Mulheres: as práticas informacionais das teorias críticas feministas.. In: Edvaldo Carvalho Alves, Felipe Sá Brasileiro, Gisele Rocha Côrtes, Daniella Alves de Mello. (Org.). Práticas informacionais: reflexões teóricas e experiências de pesquisa. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2020, v. 1, p. 1-402.
-
CORTES, G. R. ; MARTINS, G. K. . Protagonismo social das mulheres na associação nacional de pesquisa em ciência da informação: apontamentos iniciais. In: Franciéle Carneiro Garcês da Silva;, Nathália Lima Romeiro. (Org.). O protagonismo da mulher na biblioteconomia e ciência da informação: celebrando a contribuição intelectual e profissional de mulheres latino-americanas.. 1ed.João Pessoa: Rocha Gráfica e Editora, 2020, v. , p. 1-492.
-
SILVA, L. F ; CORTES, G. R. . PRÁTICAS INFORMACIONAIS E EMPODERAMENTO NA INTERAÇÃO DE PESSOAS TRANS COM O ESPAÇO LGBT. In: Edvaldo Carvalho Alves, Felipe Sá Brasileiro, Gisele Rocha Côrtes, Daniella Alves de Mello. (Org.). Práticas informacionais: reflexões teóricas e experiências de pesquisa. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2020, v. 1, p. 357-390.
-
SILVA, L. F ; CORTES, G. R. ; OLIVEIRA, H. P. C. . A diversidade nos estudos de práticas informacionais: possibilidades teórico-conceituais para abordagem de sujeitos LGBTQI+. In: Natália Romeiro; Carlos Wellington Martins; Bruno Almeida dos Santos. (Org.). Do visível ao invisível: saberes e fazeres das questões LGBTQI+ na Ciência da Informação. 1ed.Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora Ltda, 2019, v. 1, p. 1-566.
-
CORTES, G. R. ; SOARES, G. S. ; NOBRE, A. L. F. ; SANTOS, M. C . Mulheres Trans e Espaço LGBT: informação e resistência. In: Nathália Lima Romeiro; Carlos Wellington Santos; Bruno Almeida dos Santos. (Org.). Do invisível ao visível: saberes e fazeres da questões LGBTQI+ na Ciência da Informação. 1ed.Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora Ltda, 2019, v. 1, p. 417-446.
-
OLIVEIRA, P. S ; CORTES, G. R. ; LUCIANO, M. C. F. ; MOURA, A. P. ; ALVES, F. A. C . Informação para enfrentar a violência contra as mulheres negras. In: Franciéle Carneiro Garcês da Silva; Graziela dos Santos Lima. (Org.). Bibliotecári@s negr@s: informação, educação, empoderamento e mediações. 1ed.Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora Ltda, 2019, v. 1, p. 1-614.
-
MARTINS, G. K. ; CORTES, G. R. . A representação da informação e do conhecimento e as Representações Sociais: intersecções e limites. Organização e Representação da Informação e do Conhecimento: intersecções teóricos sociais. 1ed.João Pessoa: UFPB, 2019, v. 1, p. 1-201.
-
CORTES, G. R. ; MARTINS, G. K. ; GARCIA, J. C. . Protagonismo social das mulheres no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba. In: Francièle Carneiro Garcês, Nathália Lima Romeiro. (Org.). O protagonismo da mulher na Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação. 1ed.Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2019, v. 2, p. 1-618.
-
ALVES, D ; SILVA, L. F ; COSTA, F. S. ; CORTES, G. R. . PRÁTICAS INFORMACIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DA DISCIPLINA RELAÇÕES DE GÊNERO NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.. In: Franciéle Carneiro Garcês da Silva, Graziela dos Santos Lima. (Org.). BIBLIOTECÁRI@S NEGR@S: INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO, EMPODERAMENTO E MEDIAÇÕES.. 1ed.Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora,, 2019, v. 1, p. 1-616.
-
CORTES, G. R. ; BELMONT, F. ; MEDEIROS, G. G. . Perfil das mulheres atendidas no Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra. In: CHAVES, G. N.; OLIVEIRA, I. C.;. FREITAS, L. L;. SILVA LOPES, E. M.. (Org.). 97823712419. 1ed.João Pessoa: UFPB, 2016, v. 1, p. 1-268.
-
CORTES, G. R. . Sistema de Informação no Centro de Referência da Mulher. In: Joana Coeli Ribeiro Garcia; Maria das Graças Targino; Edison Ferreira de Macedo. (Org.). Políticas e Práticas Culturais. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2014, v. 1, p. 1-417.
-
GUIMARAES, F. M. ; SILVA, J. A. N. ; CORTES, G. R. . Gênero, 'Raça'/Etnia e Classe: A presença feminina em cursos de Graduação na Universidade Federal da Paraíba. Mujeres y Educación Superior.. 1ed.João Pessoa: UFPB, 2013, v. 1, p. 189-218.
-
SCAVONE, L ; CORTES, G. R. . Entre o subjetivo e o social; implicações sociológicas do aborto. In: SCAVONE, Lucila; Batista, Luís Eduardo. (Org.). Pesquisas de gênero: entre o público e o privado. 4ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2000, v. , p. 07-23.
-
CORTES, G. R. . Violência descrebiliza a voz e os saberes das mulheres - Mansplaining - manterrupting. Jornal A UNIÂO, p. 29 - 29, 19 fev. 2023.
-
FERREIRA, M. M. ; CORTES, G. R. . Por uma Conferência de Políticas para as Mulheres.. O Imparcial/Araraquara - SP, p. 4 - 4, 23 maio 2004.
-
SILVA, I. F. ; CÔRTES, GISELE ROCHA ; MOURA, A. P. ; LUCIANO, M. C. F. . O Protagonismo Social de Sueli Carneiro: a práxis do Geledes. In: XXIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2024, Vitória - ES. XXIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2024. p. 15-1.
-
CARDONE, R K C ; MARTINS, G. K. ; CORTES, G. R. . Protagonismo Social das mulheres no ensino de Biblioteconomia na Paraíba-Brasil de 1969 a 2022. In: Jornada da Bibliotecologia - Facultad de Humanidades y Ciencias de La Educación - La Plata, 2024, Buenos Aires. Jornada da Bibliotecologia. Buenos Aires: La Plata, 2024. v. 1. p. 1-14.
-
SILVA, A. R. ; CORTES, G. R. . MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO, INTERSECCIONALIDADE E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. In: XXIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2024, Vitoria. XXIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Vitória: UFES, 2024. p. 1-16.
-
MOURA, A. P. ; CORTES, G. R. ; PINHO, F. A ; SILVA, N. F. N. . A MEDIAÇÃO IMPLÍCITA DA INFORMAÇÃO: GÊNERO E MULHERES NOS PPGCIS BRASILEIROS: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DO USO DAS PALAVRAS-CHAVE. In: XXIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ? XXIV ENANCIB, 2024, Vitória - ES. XXIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ? XXIV ENANCIB. Vitótia: UFES, 2024. p. 1-16.
-
MARTINS, G. K. ; CORTES, G. R. ; SAMPAIO, D. B. ; COSTA, D. A. R. . VIOLÊNCIA ESCULPIDA: A CULTURA DO ESTUPRO EM MONUMENTOS DE MULHERES. In: XXIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ? XXIV ENANCIB, 2024, Vitória. XXIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ? XXIV ENANCIB. Vitória: UFES, 2024. v. 1. p. 1-15.
-
CORTES, G. R. . MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E GÊNERO: APROXIMAÇOES CONCEITUAIS. In: XXIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2024, VITÓRIA. XXIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. VITÓRIA: UFES, 2024. p. 1-15.
-
MOURA, A. P. ; CORTES, G. R. ; LUCIANO, M. C. F. . Mediação da Informação e feminismo negro: uma analise das dissertações e teses dos PPGCIs brasileiros (2010-2020). In: 7mas Jornadas de intercambio y reflexión acerca de la investigación en Bibliotecología La Plata, 2024, La Plata. 7mas Jornadas de intercambio y reflexión acerca de la investigación en Bibliotecología La Plata. La Plata: FaHCE-UNLP, 2024. v. 1. p. 1-220.
-
MOURA, A. P. ; CORTES, G. R. ; SILVA, A. R . MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA: MULHERES E FEMINISMO. In: ENANCIB, 2023, Aracaju. XXIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2023. v. 1. p. 1-16.
-
SILVA, N. F. N. ; LUCIANO, M. C. F. ; CORTES, G. R. . MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO POR MEIO DO INSTAGRAM RADIO MULHER. In: XXIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2023, Aracaju. XXIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Aracaju: UFS, 2023. v. 1. p. 1-15.
-
SILVA, A. R ; CORTES, G. R. ; CARDONE, R K C . MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA CASA ABRIGO PARA AS MULHERES. In: ENANCIB, 2023, Aracaju. XXIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Aracaju: UFS, 2023. v. 1. p. 1-16.
-
LUCIANO, M. C. F. ; CORTES, G. R. ; SILVA, A. R . PROTAGONISMO SOCIAL DAS MULHERES NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (1994- 2019). In: XX ENANCIB, 2022, Florianópolis. XX ENANCIB. Florianópolis: UFRGS, 2022. v. 1. p. 1-18.
-
ALVES, F. A. C ; CORTES, G. R. . EPISTEMICÍDIO NEGRO NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: UMA DISCUSSÃO INICIAL. In: XXII ENANCIB, 2022, Florianópolis. XXII ENANCIB. Florianópolis: UFRGS, 2022. p. 1-18.
-
MARTINS, G. K. ; COSTA, D. A. R. ; SAMPAIO, D. B. ; CORTES, G. R. . MULHERES NO METAVERSO: ESTUDOS PRELIMINARES DA TRANSMUTAÇÃO VIRTUAL DE VIOLÊNCIAS REAIS. In: XXII ENANCIB, 2022, Porto Alegre. XXII ENANCIB. Porto Alegre: UFRGS, 2022.
-
OLIVERIA, J. S ; CORTES, G. R. . MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA: UMA METODOLOGIA EM FAVOR DO PROTAGONISMO SOCIAL DAS MULHERES. In: XXI ENANCIB, 2021, RIO DE JANEIRO. XXI Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da InformaçãO. RIO DE JANEIRO: IBICT, 2021.
-
ALVES, F. A. C ; CORTES, G. R. . Mediação da informação para um protagonismo social negro no Enancib. In: XXI ENANCIB, 2021, RIO DE JANEIRO. XXI Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação. RIO DE JANEIRO: IBICT, 2021.
-
SAMPAIO, D. B. ; MARTINS, G. K. ; COSTA, D. A. R. ; CORTES, G. R. . A violência contra a mulher na perspectiva dos regimes de informação: uma análise sobre o machismo a assistentes digitais. In: XXI Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2021, Rio de Janeiro. XXI Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2021.
-
ALVES, D ; SILVA, L. F ; COSTA, F. S. ; CORTES, G. R. . Estudo de caso da disciplina gênero em Ciência da Informação. In: Anais do 2º Encontro Regional Norte-Nordeste de Educação em Ciência Da Informação ? 2º ERECIN N-NE, 2019, Sergipe. Anais do 2º Encontro Regional Norte-Nordeste de Educação em Ciência da Informação. Sergipe: Universidade Federal de Sergipe, 2019. v. 1. p. 1-228.
-
ANDRADE, K. O. ; Silva, A. K. A ; GARCIA, J. C. ; CORTES, G. R. . REDES DE INFORMAÇÃO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES: CONEXÕES E LAÇOS CONCEITUAIS. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2019, Florianópolis. ANAIS ENANCIB 2019, 2019.
-
ARAUJO, C. S. ; CORTES, G. R. . A MEMÓRIA E A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE GÊNERO NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2019, Florianópolis. Anais ENANCIB, 2019.
-
CORTES, G. R. ; SILVA, L. F ; Silva, L.K.R ; SOARES, G. S. . . VIOLÊNCIA CONTRA TRAVESTIS E TRANSEXUAIS: A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO ESPAÇO LGBT. In: XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVIII ENANCIB),, 2017, Marília. XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVIII ENANCIB),, 2017.
-
ALVES, F. M. M. ; NEVES, D. A. B. ; SILVA, L. F ; CORTES, G. R. . A REPRESENTAÇÃO COLABORATIVA DA INFORMAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE LINGUAGENS DOCUMENTÁRIAS SOBRE DIVERSIDADE DE GÊNEROS: análise das contribuições do Dicionário de Gêneros ? ?só quem sente pode definir?. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2017, Marília. XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2017.
-
Silva, L.K.R ; AQUINO, M. A. ; CORTES, G. R. ; ALVES, E. C. . 'BAMIDELÊ: PRESERVANDO A INFORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PARA O FORTALECIMENTO DA MEMÓRIA CULTURAL DAS MULHERES NEGRAS DA PARAÍBA'. In: XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2016, Salvador. XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação: Descobrimentos da Ciência da Informação. Salvador: UFBA, 2016. v. 1. p. 4567-4582.
-
Silva, L.K.R ; AQUINO, M. A. ; ALVES, E. C. ; CORTES, G. R. . APROPRIAÇÃO, DISSEMINAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA ORGANIZAÇÃO DE MULHERES NEGRAS DA PARAÍBA - BAMIDELÊ.. In: ntos da Ciência da Informação: desafios da Multi, Inter e Transdisciplinaridade, 2016, Salvador. ntos da Ciência da Informação: desafios da Multi, Inter e Transdisciplinaridade, 2016. p. 5432.
-
CORTES, G. R. ; ALVES, E. C. ; ARAUJO, W. J. . MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES: DISSEMINANDO INFORMAÇÃO ESTATÍSITCA NO CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA DA MULHER FÁTIMA LOPES. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVI ENANCIB), 2015, João Pessoa. http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/3028/1050, 2015. v. 1.
-
CORTES, G. R. ; LUCIANO, M. C. F. ; DIAS, K. C. . 'Information as a Means to Fight Violence Against Women: Reference Center for Women 'Ednalva Bezerra:' Experience Reporting.. In: Women & Gender Studies Section, 2013. Bibliography of Scholarship on Women's Studies Librarianship, 2013.
-
CORTES, G. R. ; MOURA, A. P. ; SILVA, A. R . A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE MULHERES E FEMINISMO NAS DISSERTAÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ACADÊMICOS DO BRASIL. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2022, Florianópolis. XXII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Florianópolis: UFRGS, 2022. v. 1. p. 1-24.
-
ALVES, F. A. C ; CORTES, G. R. ; SILVA, A. R ; LUCIANO, M. C. F. . Em busca do protagonismo negro na Ciência da Informação. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2019, Florianópolis. ANAIS ENANCIB, 2019.
-
SILVA, A. R ; CORTES, G. R. . Protagonismo das mulheres usuárias da Casa Abrigo: asas da informação. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2019. ENANCIB 2019, 2019.
-
SILVA, L. F ; CORTES, G. R. . PRÁTICAS INFORMACIONAIS: O PERFIL DE MULHERES TRANSEXUAIS E TRAVESTIS DO ESPAÇO LGBT. In: XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação ? ENANCIB, 2018, Londrina. XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XIX ENANCIB), 2018.
-
BARROS, N. N. ; CORTES, G. R. . BIBLIOTECA ESCOLAR: Caminhos para implementação da Lei 12.244/10 de Maio de 2010. In: Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação e Gestão da Informação (EREBD) 015, 2016, Universidade Federal de Sergip. ANAIS DO XVIII ? Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação e Gestão da Informação (EREBD) 20. Sergipe: UFS, 2016. v. 1. p. 1-1040.
-
CORTES, G. R. ; Alves, A C ; SOARES, G. S. . Rompendo o Silêncio: A Informação no Espaço LGBT. In: II - Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015, Salvador. II Seminário Internacional Desfazendo Gênero. Salvador: UFBA, 2015.
-
CORTES, G. R. . Enfrentando a violência doméstica: centro de referência da mulher ?Heleieth Saffioti?. In: XVII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA/UFRN, 2012, NATAL. XVII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA/UFRN, 2012.
-
CORTES, G. R. ; SILVA, P. M. ; FERREIRA, L. C. S. . A informação no enfrentamento a violência contra as mulheres. In: 17 ENCONTRO NACIONAL DA REDE FEMINISTA NORTE E NORDESTE, 2012, João Pessoa. ANAIS DIGITAIS, 2012.
-
CORTES, G. R. ; SCAVONE, Lucila . Aborto: Impactos da Formação dos Profissionais de Saúde. In: VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. Ciência & Saúde Coletiva, 2000. v. 05. p. 309-309.
-
LUCIANO, M. C. F. ; CORTES, G. R. . CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER FÁTIMA LOPES.. In: Anais do XXIII Encontro de Iniciação Científica da UFPB - A Universidade Federal da Paraíba aos 60 anos: semeando o ensino, a pesquisa e a extensão,, 2017, João Pessoa. Encontro de Iniciação Científica da UFPB (23. : 2015 : João Pessoa, PB). Anais do XXIII Encontro de Iniciação Científica da UFPB - A Universidade Federal da Paraíba aos 60 anos: semeando o ensino, a pesquisa e a extensão. JOÃO PESSOA: Editora UFPB, 2017. p. 1-1329.
-
SILVA, C. R. ; CORTES, G. R. . CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER FÁTIMA LOPES: CANAIS DE INFORMAÇÃO.. In: Encontro de Iniciação Científica da UFPB - 2015, 2017, João Pessoa. Universidade Federal da Paraíba aos 60 anos: semeando o ensino, a pesquisa e a extensão,. JOÃO PESSOA: Editora UFPB, 2015. p. 1-1329.
-
SILVA, F. S. ; CORTES, G. R. . Patrimônio Afro-Brasileiro No Nordeste Oriental: Princípios Arquivísticos na Preservação e Democratização de Conhecimentos. In: Encontro Unificado de Ensino Pesquisa e Extensão - UFPB, 2015, João Pessoa. Anais do 3º Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão: a Universidade Federal da Paraíba aos 60 anos: semeando o ensino, a pesquisa e a extensão., 2015.
-
SILVA, C. R. ; CORTES, G. R. . Canais de Informação no Enfrentamento à Violência Doméstica. In: XXI Encontro Nacional de Iniciação Científica, 2013, João Pessoa. XXI Encontro Nacional de Iniciação Científica. Joao Pessoa: João Pessoa, 2013. p. 1155-1155.
-
LUCIANO, M. C. F. ; CORTES, G. R. . Violência Doméstica, Informação e Políticas Publicas. In: XXI Encontro de Iniciação Científica, 2013, João Pessoa. XXI Encontro Nacional de Iniciação Científica. João Pessoa, 2013. p. 1156-1156.
-
CORTES, G. R. . POLÍTICAS PÚBLICAS E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHERES: CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER ?HELEIETH SAFFIOTI?. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DIRIGIDOS PARA MULHERES (VI Enedim): Mulheres e políticas públicas: espaços de diversidade e conquista, 2012, JOÃO PESSOA. VI ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DIRIGIDOS PARA AS MULHERES. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012. p. 45-45.
-
LUCIANO, M. C. F. ; CORTES, G. R. . CENTRO DE REFERÊNCIA ?EDNALVA BEZERRA?: CANAIS DE INFORMAÇÃO E CIDADANIA.. In: Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2012, João Pessoa. XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPB - Caminho para o despertar a vocação pela ciência. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012. p. 994.
-
CORTES, G. R. . O Discurso Médico sobre o Aborto. In: II Semana de Pós-Graduação em Sociologia da UNESP/FCLAR, 2003, Araraquara. Caderno de Resumos. Araraquara: UNESP, 2003. p. 70-70.
-
CORTES, G. R. ; SCAVONE, Lucila ; MELO, J. A. . O Atendimento Médico ao Aborto: a ótica das mulheres. In: 2º Congresso Brasileiro Ciências Sociais em Saúde, 1999, São Paulo. 2 Congresso Brasileiro Ciências Sociais em Saúde. Rio de Janeiro: Abrasco, 1999. p. 37-37.
-
CORTES, G. R. ; SCAVONE, Lucila . Aborto: mudanças e obstáculos. In: X Congresso de Iniciação Científica, 1998, Assis. Anais. Assis, 1998. p. 452-452.
-
CORTES, G. R. ; BRASÍLIO, Lisa A ; MISTIERI, Fabiana M ; SCAVONE, Lucila . Experiência de Campo numa Pesquisa sobre o Aborto. In: 49ª Reunião Anual da SBPC, 1997, Belo Horizonte. 49ª Reunião Anual da SBPC - Ciência Hoje, Brasil Amanhã. Belo Horizonte: SBPC, 1997. v. II. p. 656-657.
-
OLIVERIA, J. S ; CORTES, G. R. . Mediacao da Informacao e Protagonismo Social das Mulheres: A rede colaborativa da Universidade Livre feminista. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDONE, R K C ; MARTINS, G. K. ; CORTES, G. R. . Protagonismo Social das Mulheres no Ensino de Biblioteconomia na Paraíba - Brasil de 1969 a 2022. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, A. P. ; CORTES, G. R. ; LUCIANO, M. C. F. . Mediação da Informação e feminismo negro: uma analise das dissertações e teses dos PPGCIs brasileiros (2010-2020). 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORTES, G. R. . A Mediação da Informação no enfrentamento à violência contra as mulheres. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORTES, G. R. . Enfrentamento a Violência contra a Mulher. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. R ; CÔRTES, GISELE ROCHA ; SANTOS, M. C . Estudo dos (as) usuários (as) do Espaço LGBT da Paraíba: refletindo sobre o papel do (a) arquivista no aperfeiçoamento do fluxo informacional?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVERIA, J. S ; CÔRTES, GISELE ROCHA . Mediação da informação na universidade livre feminista: uma metodologia em favor do protagonismo social das mulheres. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. C ; CÔRTES, GISELE ROCHA . <MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONSCIENTE PARA UM PROTAGONISMO SOCIAL NEGRO NO ENANCIB. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SAMPAIO, D. B. ; MARTINS, G. K. ; CÔRTES, GISELE ROCHA ; COSTA, D. A. R. . ?A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA PERSPECTIVA DOS REGIMES DE INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O MACHISMO A ASSISTENTES DIGITAIS?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORTES, G. R. ; OLIVERIA, J. S ; SILVA, A. R ; MARTINS, G. K. . Informação e Gênero: a atuação profissional e as práticas arquivísticas e bibliotecárias. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CÔRTES, GISELE ROCHA . ?MEMÓRIA E IDENTIDADE LGBTQI+: apontamentos iniciais na produção cinematográfica?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, D ; COSTA, F. S. ; SILVA, L. F ; CORTES, G. R. ; ALVES, E. C. . Estudo de caso na disciplina Gênero e Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, P. S ; MOURA, A. P. ; CORTES, G. R. . VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NEGRAS: perfil das mulheres que acessaram o Centro Estadual de Referência Fátima Lopes (Campina Grande/PB). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NOBRE, A. L. F. ; SANTOS, M. C ; CORTES, G. R. . TRANS-FEMININAS: MAPEANDO VIVÊNCIAS E VIOLÊNCIAS NO ESPAÇO LGBT ? PARAÍBA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, M. C ; CORTES, G. R. . DESCRIÇÃO DO PERFIL DE USUÁRI@S DO ESPAÇO LGBT NO ANO DE 2017 E IDENTIFICAÇÃO DOS CANAIS DE INFORMAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NOBRE, A. L. F. ; CORTES, G. R. . ROMPENDO O SILÊNCIO: A INFORMAÇÃO NO ENFRENTAMENTO AS VIOLÊNCIAS CONTRA LGBTS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORTES, G. R. . Informação e Questões Raciais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORTES, G. R. . Informação no enfrentamento ao Racismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORTES, G. R. . Violência de Gênero. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORTES, G. R. . Lutando contra a Opressão de gênero e sexualidade no ambiente de trabalho. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORTES, G. R. ; SILVA, L. F ; Silva, L.K.R ; SOARES, G. S. . IOLÊNCIA CONTRA TRAVESTIS E TRANSEXUAIS: A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO ESPAÇO LGBT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, F. ; NEVES, D. A. B. ; SILVA, L. F ; CORTES, G. R. . A REPRESENTAÇÃO COLABORATIVA DA INFORMAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE LINGUAGENS DOCUMENTÁRIAS SOBRE DIVERSIDADE DE GÊNEROS: análise das contribuições do Dicionário de Gêneros - ?Só quem sente pode definir?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Silva, L.K.R ; AQUINO, M. A. ; ALVES, E. C. ; CORTES, G. R. . APROPRIAÇÃO, DISSEMINAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA ORGANIZAÇÃO DE MULHERES NEGRAS DA PARAÍBA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Silva, L.K.R ; AQUINO, M. A. ; CORTES, G. R. ; ALVES, E. C. . BAMIDELÊ: PRESERVANDO A INFORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PARA O FORTALECIMENTO DA MEMÓRIA CULTURAL DAS MULHERES NEGRAS DA PARAÍBA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORTES, G. R. ; ALVES, E. C. ; Silva, L.K.R . Mediação da Informação e Violência contra Mulheres: disseminando a informação estatística no Centro de Referência da Mulher Fátima Lopes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORTES, G. R. . Produzir informação estatística nas DEAMS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, A. C ; SOARES, G. S. ; CORTES, G. R. . Rompendo o silêncio: a informação no espaço LGBT. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MEDEIROS, G. G. ; CORTES, G. R. . A PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIA E AS RELAÇÕES DE GÊNERO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARROS, N. N. ; CORTES, G. R. . BIBLIOTECA ESCOLAR: Caminhos para implementação da Lei 12.244/10 de Maio de 2010. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CORTES, G. R. . A importância da Informação para o enfrentamento da violência contra as Mulheres. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, J. P. S. ; CORTES, G. R. . 'AS DIFERENTES FONTES DE INFORMAÇÃO: uma análise do Blog Olhar Arquivístico'.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORTES, G. R. . PATRIMÔNIO AFRO-BRASILEIRO NO NORDESTE ORIENTAL: princípios arquivísticos na preservação e democratização de conhecimentos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORTES, G. R. . Interveniências da informação e da tecnologia para a produção e consumo de bens culturais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CORTES, G. R. . Criação de Sistema de Informação e Violência contra as Mulheres. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORTES, G. R. . Violência e Disseminação da Informação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORTES, G. R. . Formação sobre a Lei Maria da Penha. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORTES, G. R. . Políticas Públicas e Violência Doméstica: Centro de Referência da Mulher. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORTES, G. R. . Enfrentando a Violência Doméstica: Centro de Referência da Mulher. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FREIRE, B. M. J. ; AMORIM, C. C. ; NEVES, D. A. B. ; SANTOS, E. T. G. ; ALBUQUERQUE, M. E. B. C. ; SANTOS JUNIOR, A. ; PEREIRA, G.M ; SILVA, P. M. ; LIMA, G.F.C ; CORTES, G. R. . Teoria e Prática para o ensino da Ciência da Informação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORTES, G. R. ; DIAS, K.C.O ; LUCIANO, M. C. F. . A informação no enfrentamento à violência contra as mulheres. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORTES, G. R. ; SILVA, P. M. ; FERREIRA, L. C. S. . Criação de um sistema de informação no enfrentamento à violencia contra mulheres no centro de referência da mulher Ednalva Bezerra: relato de experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORTES, G. R. . Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência de Gênero e os Impactos da Lei Maria da Penha. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORTES, G. R. . Práticas Informacionais e Cidadania: Centro de Referência Ednalda Bezerra. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORTES, G. R. . Políticas Públicas e Saúde Reprodutiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORTES, G. R. . Políticas Públicas de Combate à Violência Doméstica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORTES, G. R. . Aborto: uma questão de cidadania. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORTES, G. R. . O Discurso Médico sobre o Aborto. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORTES, G. R. ; SCAVONE, Lucila . Aborto: impactos da formação dos(as) profissionais da saúde. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORTES, G. R. . O Atendimento Médico ao Aborto: a ótica das mulheres. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORTES, G. R. ; SCAVONE, L . Aborto: impactos da formação dos profissionais da saúde. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORTES, G. R. ; MELO, Jovana Alves de ; SCAVONE, Lucila . O Atendimento Médico ao Aborto: a ótica das mulheres. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORTES, G. R. ; MELO, Jovana Alves de ; SCAVONE, Lucila . O Atendimento Médico ao Aborto: a ótica da mulheres. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORTES, G. R. ; MELO, Jovana Alves ; SCAVONE, L . Atendimento Médico ao Aborto. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORTES, G. R. ; SCAVONE, Lucila . Aborto: mudanças e obstáculos. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORTES, G. R. ; BRASÍLIO, Lisa A ; MISTIERI, Fabiana M ; SCAVONE, Lucila . Experiência de campo numa pesquisa sobre o aborto. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORTES, G. R. . A Feminização do Magistério Primário no Brasil. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, G. K. ; CORTES, G. R. . Desafios e Diálogos na Mediação e Representação da Informação. Juazeiro do Norte 2023 (Texto).
-
FACIOLI, L.R.R ; CORTES, G. R. . LUCILA SCAVONE. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2022 (Bibliográfica - Bionotas).
-
CORTES, G. R. . Memórias do Conceito Relações de Gênero 2017 (Texto).
-
CORTES, G. R. . Aborto: uma questão de cidadania - Mulheres ns Cidade 2006 (Artigo).
-
CORTES, G. R. . O Olhar de gênero na educação. Mulheres na Cidade 2005 (Texto).
Outras produções
CORTES, G. R. . Comissão de Extensão das ações extensionistas na Pró- Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB. 2017.
CORTES, G. R. . Parecer em comunicações orais e pôsteres para o GT3 do XVII ENANCIB. 2018. 2018.
CORTES, G. R. . Parecer em comunicações orais e pôsteres para o GT3 do XVII ENANCIB. 2017.. 2017.
CORTES, G. R. . Parecer em comunicações orais e pôsteres para o GT3 do XVII ENANCIB. 2016.. 2016.
CORTES, G. R. . Ameaça, humilhação, manipulação. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CORTES, G. R. ; LACERDA, L. B. ; LIMA, I. F. ; MARTINS, G. K. . Dicas de leitura - artigos sobre a temática LGBTQIA+ publicados na BRAPCI. 2022; Tema: Dicas de leitura - artigos sobre a temática LGBTQIA+ publicados na BRAPCI. (Rede social).
CORTES, G. R. ; MARTINS, G. K. ; LIMA, I. F. ; FREIRE, B. M. J. ; CORDUBA, A. C. C. ; Silva, A. K. A ; LIMA, G.F.C ; CARDOSO, V. N. ; SILVA, I. F. ; LACERDA, L. B. ; LUCIANO, M. C. F. ; VANDERLEY, S. P. ; ODILON, R. F. . Informações importantes para denunciar crime virtual. 2022; Tema: Informações sobre Crime Virtual. (Rede social).
CORTES, G. R. ; MARTINS, G. K. ; Azevedo, C ; LIMA, I. F. . Lei Carolina Dieckmann: o que ela representa. 2022; Tema: Lei Carolina Dieckmann: o que ela representa. (Rede social).
CORTES, G. R. ; MARTINS, G. K. ; LIMA, I. F. ; FREIRE, B. M. J. ; CORDUBA, A. C. C. ; NASCIMENTO, G. F. C. L. ; Silva, A. K. A ; CARDOSO, V. N. ; SILVA, I. F. ; SILVA, A. R ; VANDERLEY, S. P. ; Azevedo, C ; LUCIANO, M. C. F. . Campanha de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. 2022. (Rede social).
CORTES, G. R. ; LIMA, V. R. F. . Os tipos de violência: violência moral. 2022. (Rede social).
CORTES, G. R. ; LIMA, V. R. F. . Os tipos de violência: violência física. 2022. (Rede social).
CORTES, G. R. ; ALMEIDA, V. G. . Os tipos de violência: violência sexual. 2022. (Rede social).
CORTES, G. R. ; LIMA, V. R. F. . Os tipos de violência: violência patrimonial. 2022. (Rede social).
CORTES, G. R. ; LIMA, V. R. F. . Os tipos de violência: violência psicológica. 2022. (Rede social).
CORTES, G. R. ; MARTINS, G. K. ; LIMA, I. F. ; FREIRE, B. M. J. ; Silva, A. K. A ; CORDUBA, A. C. C. ; NASCIMENTO, G. F. C. L. ; CARDOSO, V. N. ; SILVA, I. F. ; LACERDA, L. B. ; CARDONE, R K C ; ODILON, R. F. ; VANDERLEY, S. P. ; DOYLE, A. . Acolhergênero. 2021. (Rede social).
CORTES, G. R. ; SILVA, I. F. ; CARDOSO, V. N. . o conceito gênero. 2021; Tema: O conceito gênero. (Rede social).
CORTES, G. R. ; LACERDA, L. B. . Conheça Luiza Bairros. 2021; Tema: Conheça Luiza Bairros. (Rede social).
CORTES, G. R. ; MARTINS, G. K. ; LIMA, I. F. ; SILVA, I. F. ; CARDOSO, V. N. ; LACERDA, L. B. ; Silva, A. K. A . Você sabe identificar os tipos de violência?. 2021; Tema: Tipos de Violência - Lei Maria da Penha. (Rede social).
CORTES, G. R. ; LACERDA, L. B. . Conheça Heleieth Saffioti. 2021; Tema: Conheça Heleieth Saffioti. (Rede social).
CORTES, G. R. ; LACERDA, L. B. ; MARTINS, G. K. ; LIMA, I. F. . Conheça Eliana Potiguara. 2021; Tema: Conheça Eliana Potiguara. (Rede social).
CORTES, G. R. ; LIMA, I. F. ; MARTINS, G. K. ; SILVA, I. F. ; CARDOSO, V. N. ; LACERDA, L. B. . Mirian de Albuquerque Aquino. 2021; Tema: Mirian de Albuquerque Aquino. (Rede social).
CORTES, G. R. ; MARTINS, G. K. ; LIMA, I. F. ; LACERDA, L. B. ; CARDOSO, V. N. ; SILVA, I. F. ; LUCIANO, M. C. F. . Conheça Tereza de Benguela. 2021; Tema: Conheça Tereza de Benguela. (Rede social).
CORTES, G. R. ; LIMA, I. F. ; LACERDA, L. B. ; SILVA, I. F. . Conheça Maria Quitéria. 2021; Tema: Conheça Maria Quitéria. (Rede social).
CORTES, G. R. ; LIMA, I. F. ; MARTINS, G. K. ; Silva, A. K. A ; LACERDA, L. B. ; CARDOSO, V. N. ; FREIRE, B. M. J. ; CORDUBA, A. C. C. ; NASCIMENTO, G. F. C. L. . Vamos conversar sobre a Lei N 14192?. 2021; Tema: Vamos conversar sobre a Lei N 14192?. (Rede social).
CORTES, G. R. ; LIMA, I. F. ; MARTINS, G. K. ; Silva, A. K. A ; LACERDA, L. B. ; SILVA, I. F. ; FREIRE, B. M. J. ; CORDUBA, A. C. C. ; LIMA, G.F.C ; MARTINS, G. K. . Você conhece o termo Manterrupting?. 2021; Tema: Você conhece o termo Manterrupting?. (Rede social).
CORTES, G. R. ; LIMA, I. F. ; MARTINS, G. K. ; FREIRE, B. M. J. ; NASCIMENTO, G. F. C. L. ; Silva, A. K. A ; CORDUBA, A. C. C. ; CARDOSO, V. N. ; CARDONE, R K C ; SILVA, I. F. ; ODILON, R. F. ; VANDERLEY, S. P. ; LACERDA, L. B. . Breve trajetória da Professora Lourdes Bandeira. 2021; Tema: Breve trajetória da Professora Lourdes Bandeira. (Rede social).
CORTES, G. R. ; LIMA, I. F. ; Silva, A. K. A ; MARTINS, G. K. ; CARDOSO, V. N. . Vamos conversar sobre assédio nas Universidades?. 2021; Tema: Vamos conversar sobre assédio nas Universidades?. (Rede social).
CORTES, G. R. ; LIMA, I. F. ; MARTINS, G. K. ; CARDOSO, V. N. . Conheça a Organização de Mulheres Negras na Paraíba. 2021; Tema: Conheça a Organização de Mulheres Negras na Paraíba. (Rede social).
CORTES, G. R. ; LIMA, I. F. ; MARTINS, G. K. ; LUCIANO, M. C. F. ; CARDONE, R. K. M. . O uso do neutro e de genéricos na linguagem. 2021; Tema: O uso do neutro e de genéricos na linguagem. (Rede social).
CORTES, G. R. ; MARTINS, G. K. ; LIMA, I. F. ; CARDONE, R K C ; LUCIANO, M. C. F. . Linguagem não sexista. 2021; Tema: Linguagem não sexista. (Rede social).
CORTES, G. R. ; LIMA, I. F. ; MARTINS, G. K. ; VANDERLEY, S. P. ; LACERDA, L. B. ; SILVA, I. F. . Você sabia que a igualdade racial está prevista em Lei?. 2021; Tema: Você sabia que a igualdade racial está prevista em Lei?. (Rede social).
CORTES, G. R. ; LIMA, I. F. ; MARTINS, G. K. ; CARDONE, R K C . Violência contra as mulheres negras. 2021; Tema: Violência contra as mulheres negras. (Rede social).
CORTES, G. R. ; LIMA, I. F. ; MARTINS, G. K. ; Silva, A. K. A ; VANDERLEY, S. P. ; CARDOSO, V. N. ; LUCIANO, M. C. F. . Vamos conversar sobre a Lei do Feminícidio?. 2021; Tema: Vamos conversar sobre a Lei do Feminícidio?. (Rede social).
CORTES, G. R. ; LIMA, I. F. ; MARTINS, G. K. ; Silva, A. K. A ; FREIRE, B. M. J. ; SILVA, J. T ; CORDUBA, A. C. C. ; NASCIMENTO, G. F. C. L. ; CARDOSO, V. N. ; SILVA, I. F. ; VANDERLEY, S. P. ; LACERDA, L. B. ; ALVES, A. C ; LUCIANO, M. C. F. ; ODILON, R. F. . Comissão de Acolhimento, Informação e Enfrentamento à Violência de Gênero. 2021; Tema: Comissão de Acolhimento, Informação e Enfrentamento à Violência de Gênero. (Rede social).
VANDERLEY, S. P. ; Silva, A. K. A ; CORTES, G. R. ; LIMA, I. F. ; SILVA, I. F. . A proteção das mulheres no ambiente digital. 2021; Tema: A proteção das mulheres no ambiente digital. (Rede social).
CORTES, G. R. ; MARTINS, G. K. ; FREIRE, B. M. J. ; SILVA, J. T ; LIMA, I. F. ; LIMA, G.F.C ; CORDUBA, A. C. C. . I Seminário: Acolher, Informar e Enfrentar a Violência contra as Mulheres. 2020; Tema: I Seminário: Acolher, Informar e Enfrentar a Violência contra as Mulheres. (Rede social).
CORTES, G. R. . Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação. 2022. (Parecer de artigo no IV EPIM).
CORTES, G. R. . Avaliadora do GT12 ENANCIB. 2022. (Parecer).
CARDOSO, V. N. ; CORTES, G. R. ; SILVA, I. F. . A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: BRAPCI e ENANCIB. 2021. (Relatório de pesquisa).
CORTES, G. R. . Avaliadora do GT6 ENANCIB. 2021. (Avaliadora ENANCIB).
CORTES, G. R. . AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UFPB. 2021. (AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UFPB).
CORTES, G. R. . Avaliação do Projetos de Pesquisa - PIBIC da UFPB. 2021. (Avaliação do Projetos de Pesquisa da UFPB).
SANTOS, M. C ; CORTES, G. R. . Relatórios de Iniciação Científica. 2018. (Relatório de pesquisa).
NOBRE, A. L. F. ; CORTES, G. R. . ROMPENDO O SILÊNCIO: A INFORMAÇÃO NO ENFRENTAMENTO AS VIOLÊNCIAS CONTRA LGBTS. 2018. (Relatório de pesquisa).
SILVA, P. M. ; CORTES, G. R. . A INFORMAÇÃO NO ENFRENTAMENTO À LGBTFOBIA: sistema de informação no Espaço LGBT- João Pessoa. 2017. (Relatório de pesquisa).
CORTES, G. R. . Avaliadora ad hoc de trabalhos científicos. 2017. (Avaliadora ad hoc de trabalhos científicos).
CORTES, G. R. . Gênero e Violência. 2012. (Coordenadora de Grupo de Trabalho).
CORTES, G. R. ; SILVA, A. T. . Enfrentamento à violência: cidadania, saúde e trabalho. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CORTES, G. R. . XIX ENIC. 2011. (Avaliadora do XIX Encontro de Iniciação Científica).
CORTES, G. R. . Metodologia de Ensino de leitura de todos os componentes curriculares do Ensino Fundamental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CORTES, G. R. . Educação e Profissão Docente: perspectivas pedagógicas e sociais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORTES, G. R. . Gênero e Participação Popular. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORTES, G. R. ; OLIVEIRA, J. C. ; DAMBROSIO, L. B. . Gênero e Auto-Estima. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CORTES, G. R. . Violência doméstica e de Gênero. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORTES, G. R. . Curso de Capacitação: Gênero e Violência Doméstica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORTES, G. R. . Família e Relações de Gênero. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORTES, G. R. . Mini-curso: Educação, Feminização do Magistério e Gênero. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORTES, G. R. . Sensibilização e Abordagem da Violência Doméstica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORTES, G. R. . Sensibilização e Abordagem da Violência Doméstica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORTES, G. R. . Oficina: Auto-Estima e Gênero. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORTES, G. R. . Oficina: Gênero e Violência Doméstica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORTES, G. R. . Oficina: Gênero e Violência Doméstica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORTES, G. R. . Curso de Capacitação: Educação, Gênero e Violência Doméstica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORTES, G. R. . O olhar de gênero na educação. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CORTES, G. R. ; COUTINHO, J.B. ; ROSSI, I. ; CHAQUINI, L. P ; SOUZA, V.D. . Cadernos de Campo. 2002. (Conselho Editorial).
OLIVEIRA, E. A. ; ROSSI, I. ; COUTINHO, J.B. ; CORTES, G. R. . Cadernos de Campo. 2001. (Conselho Editorial).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
PROTAGONISMO DAS MULHERES NA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, Descrição: Historicamente, as mulheres têm lutado para conquistar direitos, inclusão social e cidadania em diferentes instâncias. Na sociedade moderna e contemporânea, muitos têm sido os desafios, em especial, para participar, de forma igualitária, dos espaços públicos, representados socialmente como domínio masculino. Na Ciência da Informação, em especial na Biblioteconomia, a participação das mulheres é expressiva. Historicamente, elas são protagonistas na construção da área e na produção de conhecimentos. Constatam-se as lutas, desafios e resiliências que as mulheres enfrentaram para se consolidar na área. Ao longo de sua história, as pesquisadoras têm atuado subvertendo normas sociais, políticas e culturais e são protagonistas na construção do campo e na produção de conhecimentos. Frente às considerações expostas o objetivo geral desta pesquisa será analisar o protagonismo das mulheres na Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB). Espera-se que a pesquisa possa contribuir para visibilizar a história das cientistas da informação, contribuir com a luta por mais inserção das mulheres no cenário científico e abrir caminhos para novas pesquisas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Coordenador / Maria Cristiana Felix Luciano - Integrante / Aurekelly Rodrigues da Silva1 - Integrante / REBECA KLYWIANN MULATINHO CARDONE - Integrante / IZABELLA FELIX DA SILVA - Integrante / MAYARA ANDRESSA MARQUES DO NASCIMENTO - Integrante / HILLARY MARIA DE ASSIS - Integrante / LUANA MARIA CAVALCANTI BISPO - Integrante.
-
2024 - Atual
MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO, PROTAGONISMO SOCIAL E INTERSECCIONALIDADE, Descrição: Historicamente, as mulheres têm lutado com persistência para serem reconhecidas como sujeitos de direitos em distintos espaços e contextossociais no Brasil. As condições de vida das brasileiras são marcadas pelas contradições do sistema cultural, político e econômico fundado nopatriarcado, no racismo e no capitalismo, os quais dificultam o alcance da cidadania. A informação constitui subsídio fundamental para amudança de mentalidades e produção de novos conhecimentos com vistas à igualdade de gênero e raça/etnia. Frente às considerações expostaso objetivo geral será analisar as produções atinentes às relações de gênero e raça/etnia no âmbito da Ciência da Informação, realizadas sob oescopo da mediação da informação e da interseccionalidade. Especificamente, busca-se: a) Mapear as produções e os(as) pesquisadores(as)que têm produzido sobre interseccionalidade, com foco nos marcadores sociais gênero e raça; b) Traçar um panorama da vinculação institucionaldos(as) pesquisadores(as), a área de formação, a titulação, o ano em que foram publicadas as pesquisas, autores/as mais produtivos,distribuição das produções ao longo dos anos, palavras-chaves das pesquisas, os grupos de trabalho e/ou as revistas em que as pesquisasforam publicadas; c) descrever os conteúdos informacionais mediados pelos(as) pesquisadores na intersecção sobre gênero e raça, com vistasao alcance do protagonismo social. A abordagem da pesquisa é qualiquantitativa. Caracteriza-se como uma investigação de cunho exploratório,documental e descritivo. Ainda, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pois objetiva-se identificar o conhecimento disponível a respeito do temaem livros, artigos, dentre outros. A coleta de dados será realizada junto aos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação(ENANCIB) e no currículo Lattes das pesquisadoras Procedimentos bibliométricos serão utilizados para análise documental e discussão dosdados. A Análise de Conteúdo será utilizada para fins de análise e descrição das informações obtidas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Coordenador / Maria Cristiana Felix Luciano - Integrante / IZABELLA FELIX DA SILVA - Integrante / Rebeca Klywiann Cardone Lourenço - Integrante / Aurekelly Rodrigues da Silva - Integrante / MAYARA ANDRESSA MARQUES DO NASCIMENTO - Integrante / HILLARY MARIA DE ASSIS - Integrante / LUANA MARIA CAVALCANTI BISPO - Integrante.
-
2023 - 2024
MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E INTERSECCIONALIDADE, Descrição: Historicamente, as mulheres têm lutado com persistência para serem reconhecidas como sujeitos de direitos em distintos espaços e contextos sociais no Brasil. As condições de vida das brasileiras são marcadas pelas contradições do sistema cultural, político e econômico fundado no patriarcado, no racismo e no capitalismo, os quais dificultam o alcance da cidadania. A informação constitui subsídio fundamental para a mudança de mentalidades e produção de novos conhecimentos com vistas à igualdade de gênero e raça/etnia. Frente às considerações expostas o objetivo geral será analisar as produções atinentes às relações de gênero e raça/etnia no âmbito da Ciência da Informação, realizadas sob o escopo da mediação da informação e da interseccionalidade. Especificamente, busca-se: a) Mapear as produções e os(as) pesquisadores(as) que têm produzido sobre a categoria analítica gênero e raça (com foco nas mulheres negras); b) Traçar um panorama da vinculação institucional dos(as) pesquisadores(as), a área de formação, a titulação, o ano em que foram publicadas as pesquisas, os grupos de trabalho e/ou as revistas em que as pesquisas foram publicadas; c) descrever os conteúdos informacionais mediados pelos(as) pesquisadores na intersecção sobre gênero e raça, com vistas ao alcance do protagonismo social. A abordagem da pesquisa é qualiquantitativa. Caracteriza-se como uma investigação de cunho exploratório, documental e descritivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Coordenador / Maria Cristiana Felix Luciano - Integrante / Aurekelly Rodrigues da Silva1 - Integrante / Joelma da Silva Oliveira - Integrante / IZABELLA FELIX DA SILVA - Integrante / Rebeca Klywiann Cardone Lourenço - Integrante / MARIA VITORIA SOARES DE SOUZA - Integrante / ISABELA DA SILVA GONCALVES - Integrante.
-
2022 - 2023
MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E PROTAGONISMO SOCIAL: conteúdos informacionais sobre gênero e raça/etnia na Ciência da Informação, Descrição: Historicamente, as mulheres têm lutado com persistência para serem reconhecidas como sujeitos de direitos em distintos espaços e contextos sociais no Brasil. As condições de vida das brasileiras são marcadas pelas contradições do sistema cultural, político e econômico fundado no patriarcado, no racismo e no capitalismo, os quais dificultam o alcance da cidadania. A informação constitui subsídio fundamental para a mudança de mentalidades e produção de novos conhecimentos com vistas à igualdade de gênero e raça/etnia. Frente às considerações expostas o objetivo geral será analisar as produções atinentes às relações de gênero e raça/etnia no âmbito da Ciência da Informação, realizadas sob o escopo da mediação da informação. Especificamente, busca-se: a) Mapear as pesquisas e os(as) pesquisadores(as) que têm produzido sobre a categoria analítica gênero e raça/etnia (com foco na população negra); b) Traçar um panorama da vinculação institucional dos(as) pesquisadores(as), a área de formação, a titulação, o ano em que foram publicadas as pesquisas, os grupos de trabalho do Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação e/ou as revistas que as pesquisas foram publicadas; c) descrever os conteúdos informacionais mediados pelos(as) pesquisadores sobre gênero e raça/etnia, evidenciando de que forma ocorreu a mediação da informação e a relação com protagonismo social de grupos historicamente excluídos. A abordagem da pesquisa é qualiquantitativa. Caracteriza-se como uma investigação de cunho exploratório, documental e descritivo. Ainda, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pois objetiva-se identificar o conhecimento disponível a respeito do tema em livros, artigos, dentre outros. A coleta de dados será realizada junto aos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), no repositório do BENANCIB, no currículo Lattes das pesquisadoras, a fim de identificar as pesquisadoras e outras informações detalhadas, e na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Procedimentos bibliométricos serão utilizados para análise documental e discussão dos dados. A Análise de Conteúdo será utilizada para fins de análise e descrição das informações obtidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Coordenador / Aurekelly Rodrigues da Silva1 - Integrante / Joelma da Silva Oliveira - Integrante / VANESSA NUNES CARDOSO - Integrante / IZABELLA FELIX DA SILVA - Integrante / Rebeca Klywiann Cardone Lourenço - Integrante.
-
2021 - 2022
Mediação da Informação e o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Descrição: A violência doméstica constitui um sério problema social e uma violação dos direitos humanos que atinge mulheres de todas as idades, classes sociais, raça/etnia, graus de escolaridade e religião. A informação constitui subsídio fundamental para a prevenção e a mudança de mentalidades, e a gerarão de novos conhecimentos com vistas a igualdade de gênero. Nesse cenário, as questões norteadoras desta pesquisa são: Quais as produções atinentes à violência contra mulheres no campo da Ciência da Informação? Quais são os conteúdos mediados pelos(as) pesquisadores(as)? Quem são os(as) pesquisadores(as) que têm se dedicado a temática? Como os conteúdos informacionais mediados sobre violência contra as mulheres contribuem para o protagonismo social? Frente às considerações expostas o objetivo geral será analisar as produções atinentes à violência contra as mulheres no âmbito da Ciência da Informação. Especificamente, busca-se: a) Mapear as produções e os(as) pesquisadores(as) que têm produzido sobre a violência contra as mulheres. b) Traçar um panorama da vinculação institucional dos(as) pesquisadores(as), a área de formação, a titulação, os tipos de autoria (individual ou coautoria), o ano em que foram publicados, os conteúdos informacionais abordados, os grupos de trabalho e as revistas em que as pesquisas foram publicadas. c) descrever os conteúdos informacionais mediados pelos(as) pesquisadores, evidenciando a relação entre mediação da informação, protagonismo social e ações informacionais de enfrentamento à violência. A abordagem da pesquisa é quanti-qualitativa. Caracteriza-se como uma investigação de cunho exploratório, documental e descritivo. Ainda, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pois objetiva-se identificar o conhecimento disponível a respeito do tema em livros, artigos, dentre outros. A coleta de dados será realizada junto ao Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), no currículo lattes dos(as) pesquisadores(as) e na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Procedimentos bibliométricos serão utilizados para análise documental e discussão dos dados. A Análise de Conteúdo será utilizada para fins de análise e descrição das informações obtidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Coordenador / Maria Cristiana Felix Luciano - Integrante / Adeilton Calixto Alves - Integrante / Aurekelly Rodrigues da Silva1 - Integrante / Gracy Kelli Martins - Integrante / Ana Patrícia Moura - Integrante / Joelma da Silva Oliveira - Integrante / REBECA KLYWIANN MULATINHO CARDONE - Integrante / Felipe Arthur Cordeiro Alves - Integrante / VANESSA NUNES CARDOSO - Integrante / ROSANGELA FERREIRA ODILON - Integrante / Priscilla de Mello Almeida - Integrante / IZABELLA FELIX DA SILVA - Integrante / Vitória Regina Franklin de Lima - Integrante / EMILSON FERREIRA GARCIA JUNIOR - Integrante.
-
2021 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisas em Mediação e Representação da Informação e os Marcadores Sociais da Diferença (GeMinas), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Coordenador / Denise Braga Sampaio - Integrante / IZABELLA FELIX DA SILVA - Integrante / Denysson Axel Ribeiro Costa - Integrante / Rebeca Klywiann Cardone Lourenço - Integrante / Aurekelly Rodrigues da Silva - Integrante / Gracy Kelli Martins - Integrante / MAYARA ANDRESSA MARQUES DO NASCIMENTO - Integrante / HILLARY MARIA DE ASSIS - Integrante / LUANA MARIA CAVALCANTI BISPO - Integrante / Natália Duque-Cardona - Integrante.
-
2021 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisas em Mediação e Representação da Informação e os Marcadores Sociais da Diferença (GeMinas), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Coordenador / Denise Braga Sampaio - Integrante / IZABELLA FELIX DA SILVA - Integrante / Denysson Axel Ribeiro Costa - Integrante / Rebeca Klywiann Cardone Lourenço - Integrante / Aurekelly Rodrigues da Silva - Integrante / Gracy Kelli Martins - Integrante / MAYARA ANDRESSA MARQUES DO NASCIMENTO - Integrante / HILLARY MARIA DE ASSIS - Integrante / LUANA MARIA CAVALCANTI BISPO - Integrante / Natália Duque-Cardona - Integrante.
-
2019 - 2021
O PROTAGONISMO SOCIAL DAS MULHERES NA CONSTITUIÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO DE BIBLIOTECONOMIA NO BRASIL, Descrição: Objetiva descrever por meio de pesquisa bibliográfica e documental, o protagonismo social das mulheres que fizeram parte da trajetória do ensino de Biblioteconomia no Brasil, desde a fundação do curso na Biblioteca Nacional (1911-1915) até os dias atuais. Para o alcance dos objetivos analisará documentos que contem a história dos cursos, bem como a expansão do ensino de Biblioteconomia no país com destaque para o contexto histórico de cada período evidenciado. Espera-se compor um percurso histórico do ensino de biblioteconomia e a relação deste com as mulheres que implantaram e consolidaram o ensino da área nas cinco regiões do país. O envolvimento de alunos será importante para que conheçam e reconheçam seu papel social de composição e atuação na área e a significativa presença das mulheres para além do estereótipo de que se trata de um curso feminino. Os professores serão imprescindíveis para a atualização da memória não só sobre o desenvolvimento do curso de biblioteconomia do estado da Paraíba, como do Nordeste e do Brasil. O êxito na conclusão da pesquisa será expresso por um material com os registros históricos e suas protagonistas sociais na composição da história da Biblioteconomia no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Integrante / Gracy Kelly Martins - Coordenador.
-
2018 - 2019
INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: Centro de Referência da Mulher Fátima Lopes, Descrição: violência doméstica constitui um sério problema social e uma violação dos direitos humanos que atinge mulheres de todas as idades, classes sociais, raça/etnia, graus de escolaridade e religião. Vasta literatura tem evidenciado que os agressores, em sua grande maioria, são homens com quem as mulheres estabelecem ou estabeleceram relações de intimidade, atuais ou ex-maridos, namorados e ?companheiros?. A despeito do expoente avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação, nas últimas décadas, o diagnóstico preciso da natureza dos crimes praticados e a produção de estatísticas sistemáticas e oficiais acerca do tema configura-se como um dos principais desafios nas estratégias de prevenção do fenômeno no país. Potencializar os processos de produção da informação torna-se fundamental para a produção de conhecimento científico a respeito do fenômeno da violência e para o planejamento e o redirecionamento de políticas públicas condizentes com as necessidades informacionais das usuárias. Destarte, o objetivo geral desta pesquisa assim se configura: Conhecer o perfil das mulheres atendidas no Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes (CERMFL), Campina Grande, mediante a descrição, a análise e a disseminação dos dados de atendimento da unidade informacional, assim como identificar os conteúdos informacionais produzidos e disseminados pela organização. Especificamente pretendemos: Descrever e analisar o perfil das mulheres atendidas no CERMFL. Produzir e disseminar informações estatísticas para a produção de conhecimento e o planejamento de ações, visando o enfrentamento à violência contra as mulheres. Verificar as estratégias de informaçao e comunicação delineadas pelo CERMFL para coibir a prática da violencia. Mapear, por meio das informações estatísticas produzidas, os canais de informação utilizados pelas usuárias para tomar conhecimento do CERMFL. A abordagem metodológica da pesquisa será pautada no caráter interativo das pesquisadoras com a comunidade pesquisada, no processo de construção de interfaces de organização e comunicação da informação. O estudo possuirá abordagem quantitativa e qualitativa, com a qual objetivamos descrever os indicadores e as tendências observáveis no perfil das mulheres atendidas no CERMFL no período de 2015 a 2018, bem como identificar os materiais informativos produzidos e disseminados pelo órgão. Desta forma, este trabalho almeja articular a mediação da informação com os estudos de gênero, especialmente no que tange a violência contra as mulheres. Outro fato relevante para a realização deste trabalho é considerar que a atuação do/a profissional da informação enquanto mediador/a na produção de conhecimentos a respeito da violência contra as mulheres, não se reduz a uma questão técnica, configura-se como prática social imprescindível para a democratização das relações de gênero e a efetivação dos direitos humanos das mulheres.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Coordenador / Ana Patrícia Moura - Integrante / Edivânia José da Silva - Integrante.
-
2017 - 2018
Informação e direitos de LGBTs: Centro de Referência de Direitos LGBT e enfrentamento a LGBTfobia, Descrição: As violações dos Direitos Humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs) se expressa, cotidianamente, em distintas formas e tipos de preconceitos, discriminações e violências, variando da violência psicológica, física, ameaças até a morte. Uma das estratégias fundamentais para romper com a LGBTfobia , incide na produção de conhecimento e disseminação de informação a respeito da problemática. Destarte, o objetivo geral desta pesquisa assim se configura: Mapear e analisar o perfil d@s usuári@s atendid@s no Espaço LGBT, João Pessoa/PB, mediante a descrição e a disseminação dos dados de atendimento, assim como caracterizar os conteúdos informacionais disseminados pela organização.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Coordenador / Giuliane Monteiro Pereira - Integrante / Marizele Coutinho Santos - Integrante / Tulyanna Balbyna - Integrante / AMANDA LARA FERREIRA NOBRE - Integrante.
-
2014 - 2017
CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER FÁTIMA LOPES, Descrição: A violência é uma violação de Direitos Humanos que afeta mulheres de todas as idades, de variadas classes sociais, de diferentes regiões, grupos étnico-raciais, graus de escolaridade e religiões, em todo o Brasil. Um dos principais desafios nas estratégias de prevenção e de dimensionamento do fenômeno no país centra-se no processamento da informação. A Gestão da Informação assume papel fundamental para minimizar a imprecisão e a ambiguidade da informação, garantir e potencializar a eficiência dos recursos informacionais necessários ao cumprimento dos objetivos organizacionais. Nesse sentido, a pesquisa se propôs a investigar a violência contra mulheres, com a interface dos fundamentos teóricos e princípios da Gestão da Informação, tendo como objetivo principal criar um banco de dados com o perfil das mulheres atendidas no Centro de Referência da Mulher Fátima Lopes - Campina Grande/Paraíba.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Coordenador / Maria Cristiana Felix Luciano - Integrante / Laizlla Cristie da Silva Ferreira - Integrante / Camila Rodrigues da Silva - Integrante.
-
2013 - 2014
Projeto de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Integrante / Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Coordenador / GILBERTA SANTOS SOARES - Integrante / Gloria Rabay - Integrante.
-
2012 - 2014
Revistas Acadêmicas de Gênero e Feministas, Descrição: Descrição: Este projeto dá continuidade ao encerrado em 2012. Amplia seu campo teórico e empírico. Seu objetivo é analisar as Revistas Acadêmicas especializadas em Estudos de Gênero e Feministas no Brasil, da área das Ciências Humanas e Sociais, nos últimos 20 anos. Busca-se,verificar o lugar que as Revistas escolhidas (7 de diferentes sub-áreas) ocupam na área abrangente, bem como suas contribuições e possíveis influências científicas. Este projeto é financiado pelo CNPq/Edital Universal 2012... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Coordenador / Claudete Camargo Pereira Basaglia - Integrante / Janaína A. de Oliveira - Integrante / Ana Carolina FERNANDES - Integrante / Lucila Scavone - Integrante.
-
2012 - 2014
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E INFORMAÇÃO - CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER EDNALVA BEZERRA, Descrição: O objetivo geral desta pesquisa assim se configura: Analisar os dispositivos de informação utilizados pelo Centro de Referência da Mulher Ednalva de Bezerra . Especificamente pretendemos: descrever os canais de informação disseminados pelo Centro de Referência da Mulher Ednalva de Bezerra ; traçar o perfil das mulheres atendidas no referido órgão. Pressupomos que o contato das mulheres, em situação de violência doméstica, com as ações do Centro de Referência da Mulher contribui para o fortalecimento da cidadania de gênero.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Coordenador / Karla Crsitina Oliveira Dias - Integrante / Camila Rodrigues Dias - Integrante / Maria Cristiana Felix Luciano - Integrante.
-
2011 - 2013
Ação integrada pesquisa ensino extensão no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, Descrição: O presente projeto propõe a consolidação de uma ação integrada de pesquisa ensino extensão, com vistas ao desenvolvimento de atividades que facilitem o acesso livre à informação científica e tecnológica e promovam competências em tecnologias intelectuais para produção e uso da informação. O espaço da pesquisa é o Laboratório de Tecnologias Intelectuais Lti, projeto do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A abordagem apresenta um caráter participativo, tanto em nível da articulação com o espaço sócio-institucional quanto em nível da abordagem teórica e metodológica... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Integrante / Isa Maria Freire - Coordenador / Patrícia Maria da Silva - Integrante / Gustavo Araujo Freire - Integrante / Wagner Junqueira de Araújo - Integrante / Maria Elisabeth Baltar Carneiro de Albuquerque - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2012
Centro de Referência da Mulher, Descrição: A violência de gênero atinge milhares de mulheres cotidianamente, em distintos espaços sociais, principalmente no âmbito doméstico, nas relações conjugais. Afeta as mulheres independentemente de classe social, etnia, religião, estado civil, orientação sexual, escolaridade, idade e nacionalidade. O presente projeto tem como campo de pesquisa o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB), localizado em João Pessoa - PB, que realiza os serviços de atendimento, acolhimento, orientação jurídica, atendimento psicológico, encaminhamento social, arte-educação e aulas de ioga às mulheres em situação de violência doméstica. O equipamento intervém na perspectiva de prevenção, através da realização de oficinas, palestras, campanhas, publicação de material informativo sobre violência e direitos das mulheres. Nesse sentido, o CRMEB, situa-se como prática social privilegiada de produção, organização e disseminação de canais de informação que delineiam caminhos para o resgate da cidadania das mulheres. O objetivo geral desta pesquisa consiste em construir, descrever e analisar os canais de informação disseminados pelo CRMEB e acessados pelas mulheres em situação de violência. Ao registrar os canais de informação desenvolvidos, almejamos fornecer visibilidade a violência doméstica e intervir no processo de superação das desigualdades de gênero.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Coordenador / Camila Rodrigues da Silva - Integrante.
-
2010 - 2012
Revistas Acadêmicas de Gênero e Feminismos, Descrição: Este projeto tem como objetivo identificar as principais tendências científicas, teóricas e políticas das Revistas Acadêmicas especializadas em estudos de gênero e feminismos no Brasil, nos últimos dez anos. no campo das Ciências Humanas e Sociais. Pretende-se mapear as principais Revistas, os temas tratados, as abordagens teóricas e empíricas com o objetivo de evidenciar o lugar desta produção no cenário sócio-político e científico do país. Pressupõe-se que estas Revistas tenham contribuído para ampliar o teor do debate público sobre as questões de gênero no país e para consolidar um campo científico... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Integrante / Lucila SCAVONE - Coordenador.
-
2009 - 2010
Estudos de Gênero e Feministas no Brasil: implicações científicas e sócio-políticas, Descrição: O objetivo geral deste projeto é analisar as condições de crescimento dos estudos de gênero e feministas nos principais centros de estudos brasileiros para compreender o significado e posicionamento de cada um deles no campo acadêmico, bem como, as disputas políticas, teóricas e científicas que os configuram e as influências que irradiam.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Integrante / Lucila Scavone - Coordenador / Juliana CristiNA de Oliveira Michelucci - Integrante / FACIOLI, Lara Roberta Rodrigues - Integrante / KARINE DUTRA - Integrante / claudia elisabeth pozzi - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2008
Relaçoes de Gênero nas práticas de Esterilização e Reprodução Assistida, Descrição: Objetivos analisar as relações de gênero nas práticas de esterilização e reprodução assistida no país.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Integrante / Lucila SCAVONE - Coordenador / Juliana CristiNA de Oliveira Michelucci - Integrante / FACIOLI, Lara Roberta Rodrigues - Integrante.
-
1994 - 1998
A mulher e o Aborto: da decisão à prática, Descrição: Projeto Integrado (UNESP, USP, UNIFESP) cujos objetivos foram: 1) pesquisar a trajetória de mulheres que realizaram aborto voluntário em São Paulo, Ribeirão Preto e Araraquara; 2) realizar um estudo comparativo entre as trajetórias das mulheres que abortaram nas três cidades pesquisadas. Utilizamos a metodologia qualitativa, entrevistamos 47 mulheres que declaram o aborto voluntário nas três cidades citadas e em estratos sociais diferentes. Entre as principais conclusões apontamos: a) a forte condenação moral ao aborto na sociedade brasileira não impediu as mulheres entrevistadas, de diferentes faixas etárias e estratos sócio-econômico,de realizá-los; b) a novidade do cytocec como método abortivo nos anos 90 facilitou a realização do aborto entre as novas gerações; c) o julgamento moral em relação ao aborto foi divergente entre as entrevistadas da capital e do interior e entre as gerações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gisele Rocha Côrtes - Integrante / Lucila SCAVONE - Coordenador / Lisa A Brasílio - Integrante / Fabiana M Mistieri - Integrante / Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca - Integrante / Eleonora M de Oliveira - Integrante / LUCILA AMARAL VIANA - Integrante.
Prêmios
2024
Prêmio ANCIB - Trabalho GT 12Estudos teóricos e aplicados em informação sobre Raça, Classe, Gênero, Sexualidades e Interseccionalidades., ANCIB.
2022
Prêmio ANCIB de 1º melhor trabalho no GT5 (Política, Ética e Economia da Informação) - ENANCIB, ANCIB.
2022
Prêmio ANCIB de 2º melhor resumo expandido no GT Especial do ENANCIB, ANCIB.
2022
Eleita Coordenadora do GT 3 (Mediação, Circulação e Apropriação da Informação), ANCIB.
2021
Prêmio ANCIB de 1º melhor Trabalho Completo no GT Especial do ENANCIB, Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.
2021
Prêmio ANCIB de 1º melhor resumo expandido no GT 5 (Política, Ética e Economia da Informação) - ENANCIB, Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.
2021
Eleito Coordenadora Adjunta do GT 3 - Mediação, Circulação e Apropriação da Informação - ANCIB., ANCIB.
2017
Prêmio ANCIB de 1º melhor trabalho completo no GT3 (Mediação, Circulação e Apropriação da Informação) no ENANCIB, Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.
2016
Prêmio Elo Cidadão, UFPB.
2015
Prêmio ANCIB de 1º melhor trabalho completo do GT3 (Mediação, Circulação e Apropriação da Informação) no ENANCIB, Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.
2010
1º lugar em concurso público para professora adjunta, Universidade Federal da Paraíba, (UFPB)., UFPB.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Campus I. , Cidade Universitária, Castelo Branco, 58051900 - João Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 32166274, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - 2022
Programa de Bolsas de ExtensãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: servidora
2010 - Atual
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado IV, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ciência da InformaçãoMediação da Informação
2013 - 2016
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Estágio do curso Arquivologia
Atividades
-
08/2017
Ensino, Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Informação
-
03/2011
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos
-
03/2011
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos
-
09/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Campus I, Departamento de Ciência da Informação.,Linhas de pesquisa
-
09/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Campus I, Departamento de Ciência da Informação.,Linhas de pesquisa
-
09/2010
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos
-
04/2021 - 04/2023
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Campus I.,Cargo ou função, Vice- Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
-
07/2022 - 12/2022
Ensino, Ciência da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, INTERFACES ENTRE MEDIAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO COM OS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA
-
04/2022 - 08/2022
Ensino, Ciência da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, INTERFACES ENTRE MEDIAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO COM OS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA
-
10/2019 - 05/2020
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
-
10/2019 - 04/2020
Ensino, Química Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
-
12/2018 - 05/2019
Ensino, Química Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
-
11/2018 - 05/2019
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
-
07/2017 - 12/2017
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Biblioteconomia e Ciência da Informação: Relações de Gênero e Ciência da Informação
-
07/2017 - 12/2017
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em Arquivologia e Ciência da Informação: Relações de Gênero e Ciência da Informação
-
05/2013 - 07/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
-
03/2012 - 11/2012
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Leitura e dos Registros do Conhecimento
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História dos Livros e Bibliotecas
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
-
09/2010 - 12/2010
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos
-
09/2010 - 12/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
2003 - 2010
Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior Dr Aristides de Carvalho SchlVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16
Atividades
-
02/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do ensino de Geografia e História I, II, Linguagens e Educação I, II, Projeto do Trabalho Pedagógico - Estágio Supervisionado II, Sociologia da Educação I, II, Trabalho Pedagógico em Ambiente Escolar e Não Escolar I, II
-
02/2009 - 07/2009
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Intodução à Sociologia
-
02/2008 - 12/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia
-
02/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa I, Sociologia da Educação I, II, III, Sociologia Geral I, II, IV
-
02/2007 - 12/2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia
-
02/2003 - 12/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia I e II
-
02/2008 - 07/2008
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia
-
02/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Educacional I, II, Sociologia da Educação I, II, III, Sociologia Geral I, II, IV
-
02/2006 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa I, II, Sociologia da Educação I, Sociologia Geral I, III
-
02/2004 - 12/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral I e II, Sociologia Geral III e IV
-
02/2005 - 07/2005
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia e Extensão Rural
-
02/2003 - 12/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação II, Sociologia da Educação IV, Sociologia Geral II, Sociologia Geral IV
2003 - 2007
Centro de Refêrencia da Mulher "Heleieth Saffioti" - Prefeitura AraraquaraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gestora, Carga horária: 20
2007 - 2008
Assessoria de Políticas para Mulheres - Prefeitura de AraraquaraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coodenadação
2009 - 2009
Instituto Matonense Municipal de Ensino SuperiorVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Doutora
Atividades
-
03/2009 - 08/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia
2002 - 2003
CER José PizaniVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Pré- Escola, Carga horária: 20
1999 - 2000
EMEF "Olga Ferreira Campos" - Prefeitura AraraquaraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gisele Rocha Cortes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?