José Luiz de Attayde

Possui graduação em ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em ecologia pela Universidade de Lund, Suécia (2001). Foi professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (2002/2003) e em 2003 foi redistribuido para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em virtude da criação de um curso de graduação em ecologia, do qual é o atual coordenador. Atualmente é professor titular do Departamento de Ecologia da UFRN e desenvolve pesquisas na área de limnologia teórica e experimental, com ênfase na estrutura e dinâmica de redes (teias) alimentares e na ciclagem de nutrientes em lagos e reservatórios tropicais. Foi professor visitante da Wageningen University (Holanda) em 2007 e da Griffith University (Australia) em 2022. Participa de projetos de pesquisa sobre os impactos da poluição, das mudanças climáticas, das atividades de pesca e piscicultura e da introdução de peixes exóticos em lagos costeiros e reservatórios do semi-árido brasileiro. Leciona e orienta alunos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (CAPES, Conceito 4) e no Programa de Pós-Graduação em Ecologia (CAPES, Conceito 7), tendo coordenado este último PPG (2012-2014). É membro da Associação Brasileira de Ecologia (ABECO), da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO) e da Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno), tendo presidido esta última associação (2013-2015). Atua como revisor de diversos periódicos internacionais na área de ecologia aquática. Além da ecologia e demais ciências ambientais, tem muito interesse pela economia e demais ciências sociais. Nas horas vagas, gosta de pedalar, nadar em águas abertas, praticar montanhismo e outras atividades fisicas ao ar livre e em contato com a natureza.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ecologia

1996 - 2000

Lund University
Título: Direct and indirect effects of fish predation and excretion in aquatic food webs
Orientador: Lars-Anders Hansson
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: food webs; trophic interactions; nutrient recycling; plankton; fish; ecological modelling. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas / Especialidade: Ecologia Aquática. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas / Especialidade: Interacões Tróficas. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Mestrado em Ecologia

1994 - 1996

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Limnologia da lagoa de Carapebus e a estrutura de sua comunidade zooplanctônica
, Ano de Obtenção: 1996.Reinaldo Luiz Bozelli.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ecologia do zooplâncton; Estrutura de comunidades; Qualidade da água; Lagoas costeiras; Análise multivariada.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas / Especialidade: Limnologia. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Graduação em Ciências Biológicas

1990 - 1993

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Pós-doutorado

2007 - 2008

Pós-Doutorado. , Wageningen Univeristy, WUR, Holanda. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Suéco

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ecologia Aquática.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ecologia de Comunidades.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ecologia Teórica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.

Organização de eventos

ATTAYDE, J. L. ; Panosso, R ; AMADO, A. M. ; Carneiro, L ; Caliman, A. ; BECKER, V. ; Costa, I. A. S. ; ARAUJO, M. F. F. ; SILVA, G. H. G. ; Angelini, R ; Carvalho, A. . XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. 2011. (Congresso).

Participação em eventos

2015 Aquatic Sciences Meeting. Ecological impacts of droughts on freshwater aquatic ecosystems. 2015. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Limnologia. Restauração de Ecossistemas Aquáticos Continentais. 2015. (Congresso).

8th Shallow Lakes Conference. Restoration of shallow lakes. 2014. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. Estrutura e Dinâmica Trófica de Lagos Tropicais. 2013. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Ictiologia. Espécies Exóticas Invasoras. 2013. (Congresso).

XI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.Qualidade da Água de Reservatórios. 2012. (Simpósio).

XII Congresso Brasileiro de Limnologia. 1) O problema das escalas em Limnologia Experimental; 2) Capacidade de suporte dos açudes do nordeste para a piscicultura intensiva em tanques-rede, 3) Modelagem matemática em Limnologia. 2009. (Congresso).

Shallow Lakes Conference. A comparative analysis of trophic structure in shallow lakes under different climatic conditions. 2008. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Limnologia. 1) Experimentos fatoriais em Limnologia, 2) Capacidade de suporte de lagos e reservatórios tropicais para a piscicultura intensiva em tanques-rede, 3) O papel da onivoria da tilápia na dinâmica do plancton. 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Limnologia. Limnologia Experimental. 2005. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Limnologia. Limnologia Experimental. 2003. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Silvia Yasmin Lustosa Costa

ATTAYDE, J. L.; Barbosa, J.E.L.. Composição taxonômica e Ecologia Trófica da Ictiofauna em Reservatórios do Semiárido Brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Mariana Rodrigues Amaral da Costa

ATTAYDE, J. L.; BECKER, V.; Huszar, V. L.. O Impacto da remoção de peixes sobre a dinâmica e estrutura funcional da comunidade fitoplanctônica durante uma seca severa. 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Angélica Nagata de Sousa Borges

CARNEIRO, L. S.;ATTAYDE, J. L.; GUARIENTO, R. D.. Risk Assessment mechanism: can tadpole modify its biomass and stoichiometry in response to differences in conspecific density?. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gian Anthony Salazar Torres

Huszar, V. L.; Marinho, M.M.;Attayde, J. L.. Respostas do Fitoplâncton à ação de um peixe onívoro filtrador (tilápia do nilo) em um reservatório eutrófico tropical dominado por cianobactérias. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Antônio Gomes da Silva Neto

Vendel, A.L;Attayde, J. L.; Dantas, E.W.. Alimentação da tainha Mugil Curema (Perciformes: Mugilidae) e caracterização do estuário do Rio Paraíba do Norte. 2012. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Anderson Felipe de Medeiros Bezerra

BECKER, V.; MATTOS, A.; MARQUES, D. M.;ATTAYDE, J. L.. Balanço de massa de fósforo e a eutrofização em reservatório da região semi-árida do Rio Grande do Norte. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Leide Laura Almeida Ribeiro de Paiva

ATTAYDE, J. L.; CALLIL, C. T.; SILVEIRA, R. M. L.. Efeito da exclusão de peixes sobre a composição e abundância do zooplâncton e fitoplâncton em uma lagoa da planicie de inundação do Rio Cuiabá, Pantanal de Mato Grosso, Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Lucas Gomes Rocha

ATTAYDE, J. L.; ANDRADE, H. T.; MEDEIROS, E. S. F.. Variação temporal de macroinvertebrados bentônicos em um riacho intermitente do semi-árido brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Thécia Alfenas Silva Valente Paes

Eskinazi-Sant´AnnaATTAYDE, J. L.. Mecanismos ascendentes e sua influência na estrutura da comunidade zooplanctônica em reservatórios eutróficos no semi-árido brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Simone Jaqueline Cardoso

ROLAND, F.; Huszar, V. L.;ATTAYDE, J. L.. Influência da morfometria de lagos na diversidade fitoplanctônica. 2009. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação da Natureza) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Licia Christian Andrade Dantas

MATTOS, A.;ATTAYDE, J. L.; AZEVEDO, J. R. G.; BRITO, L. P.. Avaliação das barragens subterraneas no regime de um curso d´água na região semi-árida do Rio Grande do Norte. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Carolina Brito Vieira

ATTAYDE, J. L.; Crispim, M.C.B.; ROSA, R.. Dinâmica da comunidade zooplanctônica no semi-árido: resposta de três espécies de cladóceros frente a diferentes faixas de concentração de nutrientes (N e P) no açude Taperoá II, Taperoá, Paraíba. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Laura Ribas de Almeida

ATTAYDE, J. L.Eskinazi-Sant´Anna; Lopes R.M.. Avaliação espaço-temporal do zooplancton da laguna estuarina de Guaraíras (RN, Brasil). 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Glecia Trinta de Paula Freitas Ramos

ATTAYDE, J. L.; Crispim, C; ROSA, R.. Influência de técnicas de biomanipulação na estrutura da comunidade zooplanctônica em um açude do semi-árido paraibano. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: André Megali Amado

ATTAYDE, J. L.; ESTEVES, F. A.; Faria, B. M.. Foto-degradacão e degradacão microbiana da matéria orgânica dissolvida em ecossistemas aquáticos amazônicos de águas claras. 2004. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa Gazulha Paulo

ATTAYDE, J. L.; Schwarzbold, A; Würdig, N.L.. Comunidade zooplanctônica no banhado e lagoa interna do Sistema Hidrológico do Taim, litoral sul do Rio Grande do Sul, Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: João de Magalhães Lopes

ATTAYDE, J. L.; Huszar, V. L.; Giani, A.. Avaliacão experimental da capacidade competitiva de Oocystis lacustris (Chlorophyceae), Microcystis viridis (Cyanobacteria) e Cryptomonas erosa (Cryptophyceae) em diferentes razões N:P, com ênfase nas suas inter-relacões em um reservatório urbano eutrófico. 2003. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservacão da Vida Silvestre) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Michael Dave Cancado Goulart

ATTAYDE, J. L.. Ecologia de macroinvertebrados bentônicos, com ênfase em ephemeroptera (insecta) em alguns ecossistemas lóticos de altitude na Serra do Cipó (MG). 2003. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservacão da Vida Silvestre) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Danielle Machado Vieira

ATTAYDE, J. L.; Crispim, C. Dinâmica Populacional de Moina Minuta (Crustacea, Cladocera) e os fatores ambientais que a influenciam. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Genilza Verônica Benigna de Souza Faustino

ATTAYDE, J. L.; Chellappa, N. Dinâmica do Zooplancton sob a influência do ciclo de maré no complexo estuarino Potengi/Jundiai, Natal-RN (Brasil). 2002. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adriana Nabil Abdel Fattah Ibrahim

NOLL, M. S. M. C.; Arcifa, M. S.; MAIA-BARBOSA, P. M.; TAVARES, L. H. S.;ATTAYDE, J. L.. Influência de diferentes substratos sobre a composição, a densidade e as interações tróficas do zooplâncton em lagoas de policultivo de camarão de água doce Macrobrachium amazonicum e tilápia do Nilo Oreochromis niloticus. 2016. Tese (Doutorado em Biodiversidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Nicholas dos Anjos Cristiano Marino

ATTAYDE, J. L.; MELO, A. S.; FARJALLA, V. F.; ZANDONA, E.; VALLE, M. M.. O aspecto da dinâmica trófica da ecologia sob a influência das mudanças climáticas. 2016. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Caroline Gabriela Bezerra de Moura

ATTAYDE, J. L.; AMADO, A. M.; BECKER, V.; FARJALLA, V. F.; SARMENTO, H.. Mecanismos de emissão de CO2 em reservatórios do semi-árido brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Aliny Patrícia Flauzino Pires

ATTAYDE, J. L.; Thomaz, S.M.; FARJALLA, V. F.; VALLE, M. M.; NESSEMIAN, J.. Effects of climate change and biodiversity on ecosystem functioning. 2014. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Dettogni Guariento

Esteves, F.A,;Attayde, J. L.; Barbosa, F.A.R.; Caramaschi, E.P.; Petry, A.C.. Consequencias ecológicas do trade-off entre forrageamento e risco: de individuos a ecossistemas. 2012. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nadson Ressyé Simões da Silva

Bozelli, R. L.; Bonecker, C.C.; Thomaz, S.M.; Velho, L.F.M.;ATTAYDE, J. L.. Variabilidade da comunidade zooplanctônica: testando a relação diversidade-estabilidade e identificando os efeitos de distúrbios hidrológicos (secas extremas) sobre a estabilidade das comunidades. 2010. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Gissell Lacerot

SCHEFFER, M.; LOTTER, A. F.; MEESTER, L.; VET, L. E.;ATTAYDE, J. L.. Effects of climate on size structure and functioning of aquatic food webs. 2010 - Wageningen University.

Aluno: Carlos Ruberto Fragoso Junior

MARQUES, D. M.;ATTAYDE, J. L.; MELO, A. S.; SILVEIRA, A. L. L.. Modelagem Tridimensional da estrutura trófica em cascata na Lagoa Mangueira. 2009. Tese (Doutorado em Recursos Hidricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adriano Caliman Ferreira da Silva

ESTEVES, F. A.;ATTAYDE, J. L.; ROLAND, F.; Scarano, F.R.; LACERDA, L. D.. A importância da biodiversidade sob a magnitude e estabilidade de processos regenerativos entre compartimentos aquáticos. 2009. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA - PPGE) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lúcia Helena Sampaio da Silva

ATTAYDE, J. L.; Huszar, V. L.; Arcifa, M. S.; Bozelli, R. L.. Fitoplâncton de um pequeno reservatório eutrófico (Lago Monte Alegre, Ribeirão Preto, SP): dinâmica temporal e respostas à acão do zooplâncton.. 2004. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria da Conceição de Souza

ATTAYDE, J. L.Panosso, R; BECKER, V.; CROSSETTI, L. O.. Influência das mudanças climáticas na estrutura e dinâmica da comunidade fitoplanctônica em um reservatório da região do semi-árido. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Laíssa Macêdo Torres

ATTAYDE, J. L.Panosso, R; BECKER, V.; CROSSETTI, L. O.. Efeitos da seca na dinâmica e estrutura funcional do fitoplancton em reservatórios eutróficos do semi-árido brasileiro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Viviane Augusta de Medeiros

ATTAYDE, J. L.; BECKER, V.; QUESADO, L. B.. Efeito de peixe onivoro na translocação de nutrientes da região bentônica para a pelágica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Laíssa Macêdo Torres

ATTAYDE, J. L.Panosso, R; BECKER, V.. Uso do phoslock como ferramenta para recuperação de reservatórios eutrofizados em região tropical. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Aniely Dantas de Medeiros

ARAUJO, M. F. F.Panosso, RATTAYDE, J. L.. A limnitação por nutrientes (N e P) no plâncton do reservatório de Cruzeta. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sângela Ramos de Souza

ATTAYDE, J. L.; ANDRADE, H. T.; CAMARA, M. R.. Composição e distribuição espacial e temporal da comunidade zoobentônica num sistema estuarino (Laguna de Guaraíras). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tiego Luiz de Araujo Costa

Mendes, L.F.;ATTAYDE, J. L.; LOPES, F. A.. Comportamento e distribuição de Myrichthys ocellatus (Anguilliforme: Ophichthidae) da Praia de Buzios, RN. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adriano Augusto de Lima e Silva

Costa, I. A. S.ATTAYDE, J. L.Panosso, R. Diversidade do fitoplâncton de ambientes aquáticos do Rio Grande do Norte. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jefferson da Silva Barbosa

Batistuzzo de Medeiros S.R.;ATTAYDE, J. L.; Uchoa, A.F.. Avaliação da genotoxicidade e mutagenicidade das águas superficiais da Lagoa de Extremoz - RN. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luciana Lopes Ferreira de Lima

ATTAYDE, J. L.; CARDOSO, M. Z.; CESTARO, L. A.. Estrutura espacial dos remanescentes de Mata Atlântica do Estado do Rio Grande do Norte. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MELO, A. S.; Gomes, L.C.;Attayde, J. L.. Concurso público para professor da Universidade Estadual de Maringá. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

ATTAYDE, J. L.; IDE, C. N.; BRAVO, J. M.. Concurso Público para Professor Adjunto de Ecologia e Microbiologia Aplicada à Engenharia Ambiental. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PENHA, J. M. F.;ATTAYDE, J. L.; DINIZ, S.. Concurso Público para Professor Adjunto de Ecologia. 2012. Universidade Federal de Mato Grosso.

ATTAYDE, J. L.; CARDOSO, M. Z.; ROSSO, S.. Concurso Público para professor adjunto de ecologia numérica. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ATTAYDE, J. L.; SILVA, G. H. G.; Mendonça, M.C.F.B.. Concurso Público para Professor Adjunto de Ecologia e Ictiologia. 2009. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

SCUDELARI, A. C.;Attayde, J. L.; SILVA, G. H. G.. Concurso público para professor adjunto de ecologia aplicada à engenharia. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MOURA, M. F. V.;ATTAYDE, J. L.; MONTES, M. J. F.. Concurso público para professor adjunto de oceanografia química. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ATTAYDE, J. L.; ROLAND, F.; CAMARA, M. R.;PANOSSO, R.; Huszar, V. L.. Concurso Público para Professor Adjunto de Ecologia Aquática. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Vasconcellos, A.;ATTAYDE, J. L.; FONSECA, R. C.; ALMEIDA, A. M.. Concurso público para professor substituto de Ecologia Geral. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ATTAYDE, J. L.; BARBOSA, J. M.; CONOCEICAO, R. N. L.. Concurso Público para Professor Adjunto de Oceanografia e Limnologia. 2006. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

ATTAYDE, J. L.; Ferreira, A. M.; OLIVEIRA, R. G.. Concurso Público para Professor Substituto da Disciplina Ecologia Geral. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ATTAYDE, J. L.FERNANDEZ, F. A. S.; Ferreira, A. M.. Concurso Público para Professor Adjunto na área de Ecologia GERAL. 2003. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ATTAYDE, J. L.; AMADO, A. M.; CAMARA, M. R.; CARDOSO, M. Z.. Comissão organizadora do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ecologia. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SORIANNO, E. M.; CAMARA, M. R.;ATTAYDE, J. L.. Comissão de seleção para o mestrado em bioecologia aquática. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ATTAYDE, J. L.; SORIANNO, E. M.; CAMARA, M. R.. Comissão de seleção para o mestrado em bioecologia aquática. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ATTAYDE, J. L.. Comissão de selecão para ingresso no Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Orientou

Cleto José Freire Costa Junior

Estrutura de comunidades de macroinvertebrados bentônicos em açudes do semi-árido brasileiro; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

CARLOS ALBERTO NASCIMENTO DA ROCHA JUNIOR

Dinâmica temporal da biomassa fitoplanctônica em açudes do semi-árido brasileiro; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

DHALTON LUIZ TOSETTO VENTURA

Uso do sensoriamento remoto para modelar a dinâmica temporal da biomassa de cianobactérias em açudes do semi-árido brasileiro; Início: 2014; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Pablo Lúcio Rubim Costa dos Santos

Efeitos ecológicos da estocagem e pesca da curimatã comum, Prochilodus brevis, nos açudes do semi-árido brasileiro; Início: 2013; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Wanessa de Sousa

Ecologia de comunidades zooplanctônicas de açudes do semi-árido brasileiro; Início: 2012; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Mariana Rodrigues Amaral da Costa

O impacto da Remoção de peixes sobre a dinâmica e estrutura funcional da comunidade fitoplanctônica em um lago raso tropical durante uma seca severa; 2014; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: José Luiz de Attayde;

Nilton Leite de Sousa Júnior

Dinâmica das concentrações de nutrientes em dois reservatórios da região do semi-árido potiguar ao longo de um periodo de estiagem prolongada; 2013; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: José Luiz de Attayde;

Vitor Hugo Fernandes de Vasconcelos

Emissões naturais e antrópicas de nitrogênio e fósforo para os principais açudes da bacia hidrográfica do Rio Seridó, Rio Grande do Norte; 2011; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: José Luiz de Attayde;

Francisco Rivera de Vasconcelos

Efeitos da tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, sobre a biomassa planctônica e a transparência da água ao longo de um gradiente de enriquecimento por nutrientes; 2010; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Luiz de Attayde;

Pablo Lúcio Rubim Costa dos Santos

Resposta funcional de diferentes tamanhos de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, predando zooplâncton; 2010; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Luiz de Attayde;

Thiago de Paula Nunes Mesquita

Eutrofização e capacidade de carga de fósforo de seis reservatóros da bacia do Rio Seridó, região semi-árida do Estado do Rio Grande do Norte; 2009; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: José Luiz de Attayde;

Danyhelton Douglas Farias Dantas

Efeitos da adição de nutrientes e da remoção de herbivoros sobre o crescimento fitoplanctônico em um reservatório eutrófico do semi-árido brasileiro; 2009; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: José Luiz de Attayde;

Maria Marcolina Lima Cardoso

Efeitos de peixes zooplanctívoros e onívoros filtradores sobre a resposta de comunidades planctônicas à fertilização por nutrientes; 2009; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: José Luiz de Attayde;

Fabiana Oliveira de Araújo

Efeitos do enriquecimento com nutrientes (N e P) e condições de luz sobre o fitoplâncton de um reservatório eutrófico no semi-árido brasileiro; 2009; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Coorientador: José Luiz de Attayde;

Rosemberg Fernandes de Menezes

Efeitos da introdução da tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) e do enriquecimento por nutrientes sobre a comunidade planctônica de um reservatório tropical do semi-árido brasileiro; 2008; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Luiz de Attayde;

Vanessa Pereira Mosca

Eutrofização do reservatório Armando Ribeiro Gonçalves no Rio Grande do Norte: implicações para o abastecimento público e a piscicultura intensiva em tanques-rede; 2008; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Luiz de Attayde;

Ana Catarina de Lima Rocha

Caracterização limnológica e determinação da capacidade de suporte do reservatório Mendubim (Rio Grande do Norte) para a piscicultura intensiva em tanques-rede; 2008; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Coorientador: José Luiz de Attayde;

Francisco Rafael Sousa Freitas

Modelagem da eutrofização do reservatório Cruzeta na Bacia Representativa do Rio Seridó, RN; 2008; Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: José Luiz de Attayde;

Wanessa de Sousa

Comunidades zooplanctônicas como bioindicadoras da qualidade da água de quatro reservatórios da região semi-árida do Rio Grande do Norte; 2007; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: José Luiz de Attayde;

Michele de Medeiros Rodrigues

Caracteristicas limnológicas e estrutura trófica das comunidades de peixes de alguns lagos naturais e artificiais do Rio Grande do Norte; 2007; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: José Luiz de Attayde;

Jandeson Brasil Dias

Benefícios sócio-econômicos e impactos ambientais da introdução de tilápias nos acudes nordestinos; 2006; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Luiz de Attayde;

Elinez Rocha

Sustentabilidade ambiental do cultivo intensivo de tilápias (Oreochromis niloticus) em tanques-rede e a capacidade de suporte de quatro reservatórios em uma região semi-árida tropical; 2006; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: José Luiz de Attayde;

Nara Rocha de Souza

Ingestão de cianobactérias filamentosas por tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus); 2004; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: José Luiz de Attayde;

Roberto de Araújo Menescal

Efeitos da Introducao da Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, sobre o desembarque pesqueiro do acude Marechal Dutra, Acari/RN; ; 2002; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: José Luiz de Attayde;

Maria Marcolina Lima Cardoso

História de vida de peixes onivoros e piscivoros e influências sobre a dinâmica de populações e comunidades em lagos e reservatórios tropicais; 2016; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Luiz de Attayde;

Bernardo Monteiro Flores

Resilience of Amazonian Forests: The Roles of Fire, Flooding and Climate; 2016; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Luiz de Attayde;

Danyhelton Douglas Farias Dantas

Causas e consequências da onivoria de peixes em ecossistemas aquáticos; 2015; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Luiz de Attayde;

Fabiana Oliveira de Araújo Silva

Adição de policloreto de alumínio e remoção de peixes bentívoros como técnica de restauração de lagos rasos do semiárido brasileiro; 2015; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Luiz de Attayde;

Elinez da Silva Rocha

Efeitos de detritos e nutrientes alóctones sobre estrutura e dinâmica trófica de ecossistemas lacustres tropicais; 2013; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Luiz de Attayde;

Alex Ferreira Roman

Relações ecológicas entre caranguejos e composição arbórea em bosques de mangue naturais e restaurados no nordeste brasileiro; 2013; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Luiz de Attayde;

Jandeson Brasil Dias

Ecologia do fitoplâncton em reservatórios do semi-árido brasileiro: da abordagem funcional da comunidade à variabilidade intra-especifica; 2011; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: José Luiz de Attayde;

Rosemberg Fernandes de Menezes

2016; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; José Luiz de Attayde;

Jandeson Brasil

2013; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; José Luiz de Attayde;

Nils Okun

2006; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; José Luiz de Attayde;

Maria da Conceição Dantas

Composição quimica de espécies de peixes e sua relação com a ciclagem de nutrientes em ecossistemas lacustres da bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu, Rio Grande do Norte; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aquicultura e Ecologia Aquatica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Luiz de Attayde;

Angela Marilia F Galvão

Efeito da tilápia do Nilo sobre a comunidade planctônica em ambientes mesotróficos e eutróficos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Luiz de Attayde;

Laíssa Macêdo Torres

Uso do PHOSLOCK® como ferramenta para recuperação de reservatórios eutrofizados em região tropical; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Luiz de Attayde;

Jurandir Rodrigues de Mendonça Junior

Avaliação do estado trófico do reservatório Carnaúbas no semi-árido do estado do Rio Grande do Norte e sua viabilidade paea a piscicultura em tanques rede; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Luiz de Attayde;

Leonardo H Teixeira

O efeito de um predador onívoro em ambientes enriquecidos por nutrientes: Uma abordagem experimental para reservatórios tropicais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Luiz de Attayde;

Thiago de Paula Nunes Mesquita

Estado trófico e capacidade de carga do Açude Gargalheiras (Acari, RN) para o cultivo intensivo de peixes em tanques-rede; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Luiz de Attayde;

Anderson Felipe de Medeiros Bezerra

Estado trófico e capacidade de carga do Açude Boqueirão de Parelhas (Parelhas, RN) para o cultivo intensivo de tilápias em tanques-rede; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Luiz de Attayde;

Sérgio Eduardo de Oliveira Barreto

Estado trófico e capacidade de carga do Açude Passagem das Traíras (São José do Seridó, RN) para o cultivo intensivo de tilápias em tanques-rede; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Luiz de Attayde;

Antônio José de Brito Lima

Estado trófico e capacidade de carga do Açude Umari (Upanema, RN) para o cultivo de tilápias em tanques-rede; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Luiz de Attayde;

Jamila Lorena de Freitas Pereira Brasil

Estado trófico e capacidade de carga do Açude Santa Cruz do Apodi (Santa Cruz, RN) para o cultivo de tilápias em tanques-rede; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Luiz de Attayde;

Mirella Carvalho Souza Avelino

Estado trófico e capacidade de carga do Açude Santo Antônio (São João do Sabugi, RN) para o cultivo intensivo de tilápias em tanques-rede; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Luiz de Attayde;

Vitor Hugo Fernandes de Vasconcelos

Estado trófico e capacidade de carga do Açude Itans (Caicó, RN) para o cultivo intensivo de tilápias em tanques-rede; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Luiz de Attayde;

Pablo Lúcio Rubim Costa dos Santos

Avaliação da resposta funcional da tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) e a predação de organismos zooplanctônicos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Luiz de Attayde;

Francisco Rivera de Vasconcelos

Efeito sinérgico da eutrofização e da introdução de tilápias sobre a biomassa fitoplanctônica de um açude no semi-árido do RN; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Luiz de Attayde;

Fabiana Oliveira de Araújo

Determinação parcial da capacidade de suporte do reservatório Armando Ribeiro Gonçalves para o cultivo de peixes em tanques-rede; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Luiz de Attayde;

Danyhelthon Douglas Farias Dantas

Avaliação das taxas de herbivoria do copépodo Notodiaptomus sp; sobre a cepa não tóxica da cianobactéria Cylindrospermopsis raciborskii; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Luiz de Attayde;

Patrícia dos Santos Mesquita

Efeitos da tilápia do Nilo sobre a biomassa do fitoplâncton; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Luiz de Attayde;

Rosemberg Fernandes de Menezes

Impactos da introdução do tucunaré (Cichla sp; ) sobre a ictiofauna dos lagos costeiros do Rio Grande do NOrte; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Luiz de Attayde;

Bárbara Precilia Bezerra

Efeito de peixe onivoro na translocação de nutrientes da região bentônica para a região pelágica de um lago tropical; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Luiz de Attayde;

Erickson Dionisio dos Santos

Controle descendente de cianobactérias por duas espécies de peixes onivoros filtradores:uma análise teórica; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Luiz de Attayde;

Érica Kalline Mendonça Pereira

Efeitos de peixes planctívoros onivoros sobre a biomassa zooplanctônica mediados pelo aporte de nutrientes e detritos alóctones; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Luiz de Attayde;

Produções bibliográficas

  • VENTURA, DHALTON LUIZ TOSETTO ; MARTINEZ, JEAN-MICHEL ; DE ATTAYDE, JOSÉ LUIZ ; MARTINS, EDUARDO SÁVIO PASSOS RODRIGUES ; BRANDINI, NILVA ; MOREIRA, LUCIANE SILVA . Long-Term Series of Chlorophyll-a Concentration in Brazilian Semiarid Lakes from Modis Imagery. Water , v. 14, p. 400, 2022.

  • DE MOURA, CAROLINE GABRIELA BEZERRA ; ROCHA, ELINEZ ; DE ATTAYDE, JOSÉ LUÍZ ; NOYMA, NATÁLIA ; DE OLIVEIRA VIDAL, LUCIANA ; FONSECA, LAYLA MAYER ; ROLAND, FÁBIO ; AMADO, ANDRÉ MEGALI . Fresh terrestrial detritus fuels both heterotrophic and autotrophic activities in the planktonic food web of a tropical reservoir: a mesocosm study. HYDROBIOLOGIA , v. 849, p. 3931-3946, 2022.

  • CARDOSO, MARIA MARCOLINA LIMA ; SOUSA, WANESSA ; BRASIL, JANDESON ; COSTA, MARIANA RODRIGUES AMARAL ; BECKER, VANESSA ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ ; Menezes, Rosemberg F. . Prolonged drought increases environmental heterogeneity and plankton dissimilarity between and within two semiarid shallow lakes over time. HYDROBIOLOGIA , v. 849, p. 3995-4014, 2022.

  • ATTAYDE, JOSÉ L. ; PANOSSO, RENATA ; BECKER, VANESSA ; DIAS, JULIANA D. ; Jeppesen, Erik . Preface: advances in the ecology of shallow lakes. HYDROBIOLOGIA , v. 849, p. 3653-3661, 2022.

  • OLIVEIRA, CARMEM JULIA SANT'ANNA ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ ; MEDEIROS, JOANA DARC FREIRE . Critical load of phosphorus in reservoirs of a tropical semi-arid region. ENVIRONMENTAL QUALITY MANAGEMENT (PRINT) , v. 1, p. 1-9, 2021.

  • ATTAYDE, JOSÉ LUIZ ; Menezes, Rosemberg F. ; Kosten, Sarian ; Lacerot, Gissell ; Jeppesen, Erik ; HUSZAR, VERA ; BRANCO, CHRISTINA W. CASTELO ; DA MOTA-MARQUES, DAVID ; KRUK, CARLA ; TEIXEIRA-DE-MELLO, FRANCO ; GOMES, JOSÉ H. C. ; MACHADO, CELIA C. C. ; MEERHOFF, MARIANA ; MAZZEO, NÉSTOR . Potential effects of warming on the trophic structure of shallow lakes in South America: a comparative analysis of subtropical and tropical systems. HYDROBIOLOGIA , v. 849, p. 3859-3876, 2021.

  • Lacerot, Gissell ; Kosten, Sarian ; MENDONÇA, RAQUEL ; Jeppesen, Erik ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ ; MAZZEO, NÉSTOR ; TEIXEIRA-DE-MELLO, FRANCO ; CABANA, GILBERT ; ARIM, MATÍAS ; CANTARINO GOMES, JOSÉ HENRIQUE ; TSERENPIL, SH ; Scheffer, Marten . Large fish forage lower in the food web and food webs are more truncated in warmer climates. HYDROBIOLOGIA , v. 849, p. 3877-3888, 2021.

  • BRASIL, JANDESON ; SANTOS, JULIANA B. O. ; SOUSA, WANESSA ; MENEZES, ROSEMBERG FERNANDES ; HUSZAR, VERA L. M. ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ . Rainfall leads to habitat homogenization and facilitates plankton dispersal in tropical semiarid lakes. AQUATIC ECOLOGY , v. 54, p. 225-241, 2020.

  • MORAES, CYNTIA RAFAELA FERREIRA DE ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ DE ; HENRY-SILVA, GUSTAVO GONZAGA . Stable isotopes of C and N as dietary indicators of Nile tilapia (Oreochromis niloticus) cultivated in net cages in a tropical reservoir. AQUACULTURE REPORTS , v. 18, p. 100458, 2020.

  • DANTAS, DANYHELTON D. F. ; RUBIM, PABLO L. ; DE OLIVEIRA, FABIANA A. ; DA COSTA, MARIANA R. A. ; DE MOURA, CAROLINE G. B. ; TEIXEIRA, LEONARDO H. ; ATTAYDE, JOSÉ L. . Effects of benthivorous and planktivorous fish on phosphorus cycling, phytoplankton biomass and water transparency of a tropical shallow lake. HYDROBIOLOGIA , v. 829, p. 31-41, 2019.

  • MENEZES, ROSEMBERG FERNANDES ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ ; Kosten, Sarian ; Lacerot, Gissell ; E SOUZA, LEONARDO COIMBRA ; Costa, Luciana S. ; DA S. L. STERNBERG, LEONEL ; DOS SANTOS, ANNA CLAUDIA ; DE MEDEIROS RODRIGUES, MICHELE ; Jeppesen, Erik . Differences in food webs and trophic states of Brazilian tropical humid and semi-arid shallow lakes: implications of climate change. HYDROBIOLOGIA , v. 829, p. 95-111, 2019.

  • DANTAS, DANYHELTON D. F. ; CALIMAN, ADRIANO ; GUARIENTO, RAFAEL D. ; ANGELINI, RONALDO ; CARNEIRO, LUCIANA S. ; LIMA, SERGIO M. Q. ; MARTINEZ, PABLO A. ; ATTAYDE, JOSÉ L. . Climate effects on fish body size-trophic position relationship depend on ecosystem type. ECOGRAPHY , v. 42, p. 1-8, 2019.

  • HENRY-SILVA, GUSTAVO GONZAGA ; MELO-JUNIOR, HÊNIO DO NASCIMENTO ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ . Extreme drought events and the sustainability of fish farming in net cages in reservoirs of the semi-arid northeastern region in Brazil. ACTA LIMNOLOGICA BRASILIENSIA (ONLINE) , v. 31, p. e112, 2019.

  • ARAÚJO, FABIANA ; SANTOS, HÉLIO RODRIGUES DOS ; BECKER, VANESSA ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ . The use of polyaluminium chloride as a restoration measure to improve water quality in tropical shallow lakes. ACTA LIMNOLOGICA BRASILIENSIA (ONLINE) , v. 30, p. e109, 2018.

  • ARAÚJO, FABIANA ; VAN OOSTERHOUT, FRANK ; BECKER, VANESSA ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ ; LÜRLING, MIQUEL . Effects of polyaluminum chloride and lanthanum-modified bentonite on the growth rates of three Cylindrospermopsis raciborskii strains. PLoS One , v. 13, p. e0195359, 2018.

  • COSTA, MARIANA R. A. ; Menezes, Rosemberg F. ; SARMENTO, HUGO ; ATTAYDE, JOSÉ L. ; STERNBERG, LEONEL DA S. L. ; BECKER, VANESSA . Extreme drought favors potential mixotrophic organisms in tropical semi-arid reservoirs. HYDROBIOLOGIA , v. 831, p. 43-54, 2018.

  • ROCHA JUNIOR, CARLOS ALBERTO NASCIMENTO DA ; COSTA, MARIANA RODRIGUES AMARAL DA ; MENEZES, ROSEMBERG FERNANDES ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ ; BECKER, VANESSA . Water volume reduction increases eutrophication risk in tropical semi-arid reservoirs. ACTA LIMNOLOGICA BRASILIENSIA (ONLINE) , v. 30, p. e106, 2018.

  • RIVERA VASCONCELOS, FRANCISCO ; MENEZES, ROSEMBERG FERNANDES ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ . Effects of the Nile tilapia (Oreochromis niloticus L.) on the plankton community of a tropical reservoir during and after an algal bloom. HYDROBIOLOGIA , v. 817, p. 393-401, 2018.

  • BRASIL, JANDESON ; HUSZAR, VERA L.M. ; ATTAYDE, JOSÉ L. ; MARINHO, MARCELO M. ; VAN OOSTERHOUT, FRANK ; LÜRLING, MIQUEL . Effect of suspended clay on growth rates of the cyanobacterium Cylindrospermopsis raciborskii. Fundamental and Applied Limnology , v. 191, p. 13-23, 2017.

  • BRASIL, JANDESON ; ATTAYDE, JOSÉ L. ; VASCONCELOS, FRANCISCO R. ; DANTAS, DANYHELTON D. F. ; HUSZAR, VERA L. M. . Drought-induced water-level reduction favors cyanobacteria blooms in tropical shallow lakes. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. 770, p. 145-164, 2016.

  • DA COSTA, MARIANA RODRIGUES AMARAL ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ ; BECKER, VANESSA . Effects of water level reduction on the dynamics of phytoplankton functional groups in tropical semi-arid shallow lakes. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. 778, p. 75-89, 2016.

  • ARAÚJO, FABIANA ; BECKER, VANESSA ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ . Shallow lake restoration and water quality management by the combined effects of polyaluminium chloride addition and benthivorous fish removal: a field mesocosm experiment. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. 778, p. 243-252, 2016.

  • PETRY, A. C. ; GUIMARÃES, T. F. R. ; VASCONCELLOS, F. M. ; HARTZ, S. M. ; BECKER, F. G. ; ROSA, R. S. ; GOYENOLA, G. ; CARAMASCHI, E. P. ; DÍAZ DE ASTARLOA, J. M. ; SARMENTO-SOARES, L. M. ; VIEIRA, J. P. ; GARCIA, A. M. ; TEIXEIRA DE MELLO, F. ; DE MELO, F. A. G. ; MEERHOFF, M. ; Attayde, J. L. ; Menezes, R. F. ; MAZZEO, N. ; DI DARIO, F. . Fish composition and species richness in eastern South American coastal lagoons: additional support for the freshwater ecoregions of the world. Journal of Fish Biology , v. 89, p. 280-314, 2016.

  • Jeppesen, Erik ; BRUCET, SANDRA ; NASELLI-FLORES, LUIGI ; PAPASTERGIADOU, EVA ; STEFANIDIS, KOSTAS ; NÕGES, TIINA ; NÕGES, PEETER ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ ; ZOHARY, TAMAR ; COPPENS, JAN ; BUCAK, TUBA ; MENEZES, ROSEMBERG FERNANDES ; Freitas, Francisco Rafael Sousa ; KERNAN, MARTIN ; SØNDERGAARD, MARTIN ; BEKLIO'LU, MERYEM . Ecological impacts of global warming and water abstraction on lakes and reservoirs due to changes in water level and related changes in salinity. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. 750, p. 201-227, 2015.

  • LEWINSOHN, THOMAS M. ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ ; FONSECA, CARLOS ROBERTO ; GANADE, GISLENE ; JORGE, LEONARDO RÉ ; KOLLMANN, JOHANNES ; OVERBECK, GERHARD E. ; PRADO, PAULO INÁCIO ; PILLAR, VALÉRIO D. ; POPP, DANIELA ; DA ROCHA, PEDRO L. B. ; SILVA, WESLEY RODRIGUES ; SPIEKERMANN, ANNETTE ; WEISSER, WOLFGANG W. . Ecological literacy and beyond: Problem-based learning for future professionals. Ambio (Oslo) , v. 44, p. 154-162, 2015.

  • FERREIRA, ALEXANDER C. ; GANADE, GISLENE ; LUIZ DE ATTAYDE, JOSÉ . Restoration versus natural regeneration in a neotropical mangrove: Effects on plant biomass and crab communities. Ocean & Coastal Management , v. 110, p. 38-45, 2015.

  • TEIXEIRA, LEONARDO HENRIQUE ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ . Synergistic effects between omnivorous filter-feeding fish and nutrient enrichment on algal biomass. Acta Limnologica Brasiliensia (Online) , v. 27, p. 223-227, 2015.

  • SALAZAR TORRES, GIAN ; SILVA, LÚCIA H. S. ; RANGEL, LUCIANA M. ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ ; HUSZAR, VERA L. M. . Cyanobacteria are controlled by omnivorous filter-feeding fish (Nile tilapia) in a tropical eutrophic reservoir. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. 765, p. 115-129, 2015.

  • FERREIRA, ALEXANDER C. ; GANADE, GISLENE ; MORAIS FREIRE, FÚLVIO A. ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ . Propagule predation in a Neotropical mangrove: the role of the Grapsid crab Goniopsis cruentata. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. 707, p. 135-146, 2013.

  • ESKINAZI-SANT'ANNA, EM. ; MENEZES, R. ; COSTA, IS. ; ARAÚJO, M. ; PANOSSO, R. ; ATTAYDE, JL. . Zooplankton assemblages in eutrophic reservoirs of the Brazilian semi-arid. Brazilian Journal of Biology (Impresso) , v. 73, p. 37-52, 2013.

  • SOUZA, J.S.D. ; STANCA, E. ; ROSELLI, L. ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ ; PANOSSO, R. ; BASSET, A. . A Checklist of phytoplankton species around the Equator in Guaraíras, Galinhos and Diogo Lopes lagoons (Rio Grande do Norte, Brazil). Transitional Waters Bulletin , v. 7, p. 220-232, 2013.

  • Menezes, Rosemberg F. ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ ; Lacerot, Gissell ; Kosten, Sarian ; Coimbra e Souza, Leonardo ; Costa, Luciana S. ; Nes, Egbert H. ; Jeppesen, Erik . Lower biodiversity of native fish but only marginally altered plankton biomass in tropical lakes hosting introduced piscivorous Cichla cf. ocellaris. Biological Invasions , v. 14, p. 1353-1363, 2012.

  • Attayde, J. L. ; BRASIL, J. ; MENESCAL, R. A. . Impacts of introducing Nile tilapia on the fisheries of a tropical reservoir in North-eastern Brazil. Fisheries Management and Ecology (Print) , v. 18, p. no-no, 2011.

  • Freitas, Francisco Rafael Sousa ; Righetto, Antônio Marozzi ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ . Cargas de Fósforo Total e Material em Suspensão em um Reservatório do Semi-Árido Brasileiro. Oecologia Australis , v. 15, p. 655-665, 2011.

  • MENEZES, ROSEMBERG FERNANDES ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ ; RIVERA VASCONCELOS, FRANCISCO . Effects of omnivorous filter-feeding fish and nutrient enrichment on the plankton community and water transparency of a tropical reservoir. Freshwater Biology (Print) , v. 55, p. 767-779, 2010.

  • ATTAYDE, JOSÉ LUIZ ; Nes, Egbert H. ; Araujo, Aderaldo I. L. ; Corso, Gilberto ; Scheffer, Marten . Omnivory by Planktivores Stabilizes Plankton Dynamics, but May Either Promote or Reduce Algal Biomass. Ecosystems (New York) , v. 13, p. 410-420, 2010.

  • OKUN, N. ; BRASIL, J. ; ATTAYDE, J. L. ; Costa, I. A. S. . Omnivory does not prevent trophic cascades in pelagic food webs. Freshwater Biology (Print) , v. 53, p. 129-138, 2008.

  • SOUZA, W. ; ATTAYDE, J. L. ; ROCHA, E. ; Eskinazi-Sant´Anna . The response of zooplankton assemblages to variations in the water quality of four man-made lakes in semi-arid northeastern Brazil. Journal of Plankton Research , v. 30, p. 699-708, 2008.

  • ATTAYDE, J. L. ; Menezes, R. F. . Effects of fish biomass and planktivore type on plankton communities. Journal of Plankton Research , v. 30, p. 885-892, 2008.

  • ATTAYDE, JOSÉ LUIZ ; Ripa, Jörgen . The Coupling Between Grazing and Detritus Food Chains and the Strength of Trophic Cascades Across a Gradient of Nutrient Enrichment. Ecosystems (New York) , v. 11, p. 980-990, 2008.

  • DANTAS, M. C. ; ATTAYDE, J. L. . Nitrogen and phosphorus content of some temperate and tropical freshwater fish species. Journal of Fish Biology , v. 70, p. 100-108, 2007.

  • ATTAYDE, J. L. ; OKUN, N. ; BRASIL, J. ; Menezes, RF ; MESQUITA, P. . Impactos da introdução da tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, sobre a estrutura trófica dos ecossistemas aquáticos do Bioma Caatinga. Oecologia Brasiliensis , v. 11, p. 450-461, 2007.

  • PANOSSO, R. ; Costa, I. A. S. ; SOUZA, N. R. ; ATTAYDE, J. L. . Cianobactérias e cianotoxinas em reservatórios do Estado do Rio Grande do Norte e o potencial controle das florações pela tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus. Oecologia Brasiliensis , v. 11, p. 433-449, 2007.

  • Eskinazi-Sant´Anna ; Menezes, RF ; Costa, I. A. S. ; Panosso, R ; ARAUJO, M. F. F. ; ATTAYDE, J. L. . Composição da comunidade zooplanctônica em reservatórios eutróficos do semi-árido do Rio Grande do Norte. Oecologia Brasiliensis , v. 11, p. 410-421, 2007.

  • ATTAYDE, J. L. ; Iskin, M ; Carneiro, L . O papel da onivoria na dinâmica das cadeias alimentares. Oecologia Brasiliensis , v. 10, p. 69-77, 2006.

  • Eskinazi-Sant´Anna ; PANOSSO, R. ; ATTAYDE, J. L. ; Costa, I. A. S. ; Santos, C.M. ; ARAUJO, M. F. F. ; MELO, J. L. S. . Águas potiguares: oásis ameaçados. Ciência Hoje , v. 39, p. 68-71, 2006.

  • ATTAYDE, J. L. ; HANSSON, L. A. . Press perturbation experiments and the indeterminacy of ecological interactions: effects of taxonomic resolution and experimental duration. Oikos (Copenhagen) , Copenhagen, v. 92, p. 235-244, 2001.

  • ATTAYDE, J. L. ; HANSSON, L. A. . The relative importance of fish predation and excretion effects on planktonic communities. Limnology and Oceanography , Texas, v. 46, p. 1001-1012, 2001.

  • ATTAYDE, J. L. ; HANSSON, L. A. . Fish-mediated nutrient recycling and the trophic cascade in lakes. Canadian Journal of Fisheries and Aquatic Sciences (Print) , Ottawa, v. 58, p. 1924-1931, 2001.

  • ATTAYDE, J. L. ; BOZELLI, R. L. . Environmental heterogeneity patterns and nutrient-chlorophyll relationships in a Brazilian coastal lake. Hydrobiologia (The Hague) , Dordrecht, v. 390, p. 129-139, 1999.

  • ATTAYDE, J. L. ; HANSSON, L. A. . Nutrient recycling by zooplankton and fish and its effects on plankton communities. Oecologia , New York, v. 121, p. 47-54, 1999.

  • ATTAYDE, J. L. ; BOZELLI, R. L. . Assessing the indicator properties of zooplankton assemblages to disturbance gradients by canonical correspondence analysis. Canadian Journal of Fisheries and Aquatic Sciences , Ottawa, v. 55, p. 1789-1797, 1998.

  • ATTAYDE, J. L. ; FERNANDEZ, F. A. S. . Non-linear dynamics and deterministic chaos in Ecology: a review. Ciência e Cultura (SBPC) , São Paulo, v. 50, p. 244-254, 1998.

  • DA COSTA, MARIANA RODRIGUES AMARAL ; BECKER, VANESSA ; ATTAYDE, J. L. . O impacto da remoção de peixes sobre a qualidade da água e a estrutura da comunidade fitoplanctônica do açude da estação ecológica do Seridó. In: Waldir Mantovani; Ricardo Ferreira Monteiro; Luiz dos Anjos; Mariana Otero Cariello. (Org.). Pesquisas em Unidades de Conservação no Dominio da Caatinga: Subsideos à Gestão. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2017, v. Cap 7, p. 207-220.

  • PANOSSO, R. ; ATTAYDE, J. L. ; MUEHE, D. . Morfometria de quatro lagoas costeiras brasileiras:implicacões para seu funcionamento e manejo. In: F A Esteves. (Org.). Ecologia das Lagoas Costeiras do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e do Município de Macaé (RJ). Rio de Janeiro: EDUFRJ, 1998, v. , p. -.

  • ATTAYDE, J. L. ; PANOSSO, R. . Capacidade de suporte de oito açudes do Rio Grande do Norte para a piscicultura intensiva em tanques-rede. In: XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hidrico, 2011, Maceió. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hidricos. Porto Alegre: ABRH, 2011.

  • BRANCO, C. W. C. ; ATTAYDE, J. L. ; SUZUKI, B. K. . Zooplankton community of a coastal lagoon subjected to antropogenic influences (Lagoa Imboassica, Macaé, RJ, Brazil). In: XXVI International Congress of Theoretical and Applied Limnology - SIL95, 1998, São Paulo. Verh. Internat. Verein. Limnol.. Stuttgard: E. Schweizerbart´sche Verlagsbuchhandlung, 1998. v. 26. p. 1426-1429.

  • ATTAYDE, J. L. ; BOZELLI, R. L. . Limnology of Carapebus Lagoon and the structure of its zooplankton community. In: XXVI International Congress of Theoretical and Applied Limnology - SIL95, 1998, São Paulo. Verh. Internat. Verein. Limnol.. Stuttgard: E. Schweizerbart´sche Verlagsbuchhandlung. v. 26. p. 1397-1401.

  • ATTAYDE, J. L. ; Menezes, RF ; MENESCAL, R. A. ; Macedo, MF . Efeitos da introducão da Tilápia do Nilo sobre as comunidades planctônicas de lagos e reservatórios do semi-árido brasileiro. In: IX Congresso Brasileiro de Limnologia, 2003, Juiz de Fora. Resumos do IX Congresso Brasileiro de Limnologia, 2003.

  • Oliveira, J.B. ; Nordstrom, J ; PANOSSO, R. ; ATTAYDE, J. L. ; Morales, C. ; Costa, I. A. S. . Limitacão do crescimento fitoplanctônico por N e P em lagos e reservatórios nordestinos. In: IX Congresso Brasileiro de Limnologia, 2003, Juiz de Fora. Resumos do IX Congresso Brasileiro de Limnologia, 2003.

  • Oliveira, J.B. ; ATTAYDE, J. L. ; PANOSSO, R. . Controle ascendente e descendente do crescimento fitoplanctônico em quatro ecossistemas lênticos do nordeste brasileiro. In: IX Congresso Brasileiro de Limnologia, 2003, Juiz de Fora. Resumos do IX Congresso Brasileiro de Limnologia, 2003.

  • ATTAYDE, J. L. ; Ripa, J. . Effects of nutrient enrichment and food web structure on the abundance of trophic levels. In: Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. Ecossistemas Brasileiros: manejo e conservacão, 2003. v. 2. p. 537-539.

  • Menezes, RF ; ATTAYDE, J. L. . Efeitos ecológicos da introducão da tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, em ecossistemas aquáticos continentais do semi-árido brasileiro. In: Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. Ecossistemas Brasileiros: manejo e conservacão, 2003. v. 3. p. 449-450.

  • Oliveira, J.B. ; Panosso, R ; ATTAYDE, J. L. . Efeitos da limitacão por nutrientes e da herbivoria sobre o crescimento do fitoplâncton em quatro ecossistemas lacustres do nordeste brasileiro. In: Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. Ecossistemas Brasileiros: manejo e conservacão, 2003. v. 3. p. 320-321.

  • Attayde, J. L. . A comparative analysis of trophic structure in shallow lakes under different climatic conditions: the SALGA project experience. In: Shallow Lakes Conference 2008, 2008, Punta del Leste. Structure and Function of World Shallow Lakes, 2008. v. 1. p. 9-9.

  • Attayde, J. L. . Omnivory by planktivorous fish and plankton dynamics: implications for catastrophic regime shifts in shallow lakes. In: Shallow Lakes Conference 2008, 2008, Punta del Leste. Structure and Function of World Shallow Lakes, 2008. v. 1. p. 11-11.

  • DANTAS, D. D. F. ; CAMACHO, F. R. ; VASCONCELOS, F. R. ; ARAUJO, F. O. ; ATTAYDE, J. L. ; Panosso, R . Grazing rates of copepods Notodiaptomus spp on non-toxic strains of Cylindrospermopsis raciborskii. In: Plankton Symposium IV, 2007, João Pessoa. Journal of Biology, 2007. v. 2. p. 215.

  • Costa, I. A. S. ; Panosso, R ; ARAUJO, M. F. F. ; Eskinazi-Sant´Anna ; ATTAYDE, J. L. . Phytoplankton composition and cyanotoxins at six semi-arid eutrophic reservoirs (Rio Grande do Norte State, Brazil). In: Plankton Symposium VI, 2007, João Pessoa. Journal of Biology, 2007. v. 2. p. 228.

  • Araujo, A.I.L. ; Corso G. ; ATTAYDE, J. L. . Onivoria e bifurcação em sistemas dinâmicos do tipo predador-presa em açudes tropicais. In: XXIV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2006, João Pessoa. Livro de resumos do XXIV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2006.

  • Fernandes G.O. ; SILVA, V. P. ; GURGEL, H. C. B. ; ANDRADE, H. T. ; ATTAYDE, J. L. ; XIMENES, M. F. F. M. . Predação de larvas de Aedes aegypti por peixes Astyanax bimaculatus em condições de laboratório. In: XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006, Recife. Resumos do XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006.

  • ATTAYDE, J. L. ; Eskinazi-Sant´Anna ; Menezes, RF ; Costa, I. A. S. ; Panosso, R . Associação das assembléias zooplanctônicas com aspectos limnológicos e comunidades microbianas e fitoplanctônicas no reservatório gargalheiras (RN). In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus. Resumos do X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005.

  • ATTAYDE, J. L. ; Okun ; Menezes, RF ; DIAS, J. B. ; MESQUITA, P. . Efeitos ecológicos da introdução da tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) nos lagos e reservatórios do nordeste brasileiro. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus. Resumos do X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005.

  • ATTAYDE, J. L. ; Costa, I. A. S. ; SOUZA, N. R. ; Panosso, R . Ingestão de cianobactérias filamentosas por tilápia do Nilo: uma alternativa para o controle de cianobactérias em reservatórios?. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus. Resumos do X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005.

  • ATTAYDE, J. L. ; DIAS, J. B. ; Costa, I. A. S. ; Okun ; MESQUITA, P. ; Menezes, RF . Efeitos da tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) sobre a estrutura da comunidade fitoplanctônica nos açudes do nordeste brasileiro. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus. Resumos do X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005.

  • ATTAYDE, J. L. . The introduction of the Nile tilapia, Oreochromis niloticus, in lakes and reservoirs of Brazil: a threat to the global diversity of freshwater fishes. In: XIX Annual Meeting of the Society for Conservation Biology, 2005, Brasilia. Book of Abstracts of the XIX Annual Meeting of the Society for Conservation Biology, 2005.

  • ATTAYDE, J. L. ; MENESCAL, R. A. . Impacto da introdução da tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, sobre o desembarque pesqueiro do reservatório Marechal Dutra, Acari, Rio Grande do Norte. In: 1o Simpósio Brasileiro de Espécies Exóticas Invasoras, 2005, Brasília. Resumos do 1o Simpósio Brasileiro de Espécies Exóticas Invasoras, 2005.

  • ATTAYDE, J. L. ; Eskinazi-Sant´Anna . Aspectos limnológicos e zooplâncton de reservatórios do semi-árido potiguar: dinâmica espacial e temporal. In: Simpósio Ecologia de Reservatórios: impactos potenciais, acões de manejo e sistemas em cascata, 2004, Avaré. Anais do Simpósio Ecologia de Reservatórios: impactos potenciais, acões de manejo e sistemas em cascata.

  • ATTAYDE, J. L. . Taxa de ingestão de cianobactérias filamentosas por tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). In: VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2004, Florianópolis. Livro de resumos do VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2004.

  • ATTAYDE, J. L. ; Ripa, J. . Effects of nutrient enrichment and food web structure on the abundances of trophic levels and ecosystem resilience. In: VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, Joao Pessoa. Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001. p. 78-78.

  • MENESCAL, R. A. ; ATTAYDE, J. L. . Efeitos da introducao da tilápia do nilo sobre o desembarque pesqueiro do acude Marechal Dutra (Acari/RN). In: VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, Joao Pessoa. Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001. p. 277-277.

  • ATTAYDE, J. L. ; HANSSON, L. A. . Press perturbation experiments and the indeterminacy of ecological interactions: effects of experimental duration and taxonomic resolution. In: American Society of Limnology and Oceanography (ASLO) Meeting, 2000, Copenhagen. Abstracts ASLO 2000, 2000.

  • ATTAYDE, J. L. ; HANSSON, L. A. . Cascatas tróficas em lagos: um processo top-down ou bottom-up?. In: VII Congresso Brasileiro de Limnologia, 1999, Florianópolis. Resumos VII Congresso da SBL, 1999.

  • ATTAYDE, J. L. ; HANSSON, L. A. . Efeitos da predação e da excreção de peixes planctívoros sobre comunidades planctônicas. In: VII Congresso Brasileiro de Limnologia, 1999, Florianópolis. Resumos do VII Congresso da SBL, 1999.

  • ATTAYDE, J. L. ; HANSSON, L. A. . Nutrient recycling by zooplankton and fish and its effects on algal communities. In: XXVII International Congress of Theoretical and Applied Limnology - SIL98, 1998, Dublin. Abstracts of the SIL98 Congress, 1998.

  • BRANCO, C. W. C. ; ATTAYDE, J. L. ; SUZUKI, B. K. . Zooplanktonic community of a coastal lagoon subjected to antropogenic influences (Lagoa Imboassica, Macaé, RJ, Brazil). In: XXVI International Congress of Theoretical and Applied Limnology - SIL95, 1995, São Paulo. Abstracts of the SIL95 Congress.

  • ATTAYDE, J. L. ; BOZELLI, R. L. ; PINTO, G. F. S. . Limnology of Carapebus Lagoon and the structure of its phyto- and zooplankton communities. In: XXVI International Congress of Theoretical and Applied Limnology, 1995, São Paulo. Abstracts of the SIL95 Congress, 1995.

  • ATTAYDE, J. L. ; BOZELLI, R. L. . Efeitos do lançamento de efluentes domésticos e industriais sobre a variação espacial de algumas variáveis limnológicas de uma lagoa costeira fluminense, Lagoa de Carapebus. In: II Congresso de Ecologia do Brasil, 1994, Londrina. Resumos do II CEB, 1994.

  • BRANCO, C. W. C. ; SUZUKI, B. K. ; ATTAYDE, J. L. ; ESTEVES, F. A. . Influência de aberturas artificiais da barra sobre a composição da comunidade zooplanctônica da Lagoa Imboassica, Macaé-RJ. In: II Congresso de Ecologia do Brasil, 1994, Londrina. Resumos do II CEB, 1994.

  • PANOSSO, R. ; ATTAYDE, J. L. ; ESTEVES, F. A. ; CEVA, R. L. A. . Morfometria e variação espaço-temporal de algumas características limnológicas da Lagoa Imboassica (Macaé, RJ). In: II Congresso de Ecologia do Brasil, 1994, Londrina. Resumos do II CEB, 1994.

  • BRANCO, C. W. C. ; ESTEVES, F. A. ; SUZUKI, B. K. ; ATTAYDE, J. L. . Contribuição ao estudo de comunidades planctônicas de lagoas costeiras: zooplâncton da Lagoa Comprida, Macaé, RJ. In: XX Congresso Brasileiro de Zoologia, 1994, Rio de Janeiro. Resumos do XX CBZ, 1994.

  • ATTAYDE, J. L. ; BRANCO, C. W. C. ; SUZUKI, B. K. ; ESTEVES, F. A. . Influência da abertura artificial da barra sobre a composição das comunidades zooplanctônicas de duas lagoas costeiras do município de Macaé, RJ. In: III Simpósio de ecossistemas da costa brasileira, 1993, Serra Negra. Resumos do III SECB, 1993.

  • BRANCO, C. W. C. ; ATTAYDE, J. L. ; SUZUKI, B. K. ; ESTEVES, F. A. . Levantamento das comunidades zooplanctônicas de três lagoas costeiras do município de Macaé, RJ (nota preliminar). In: Seminário de Ciências Ambientais, 1992, Rio de Janeiro. Resumos do SCA, 1992.

  • Menezes, Rosemberg F. ; ANDRADE, ANÍZIO SOUZA ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ ; WANDERLEY, BRUNO M. S. ; AMADO, ANDRÉ MEGALI . Reduced CO2 emissions despite higher mineralization rates in reservoirs from drier areas of the tropical semi-arid. HYDROBIOLOGIA , 2024.

  • ATTAYDE, J. L. ; BRASIL, J. ; Huszar, V. L. . Drought-induced water level reduction favor cyanobacterial blooms in lakes and reservoirs of a semi-arid tropical region. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GALLEGO, I. ; BRASIL, J. ; Huszar, V. L. ; ATTAYDE, J. L. . Global warming and eutrophication induce shifts from chlorophyceans to cyanobacterial dominance in semi-arid temperate climate. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, M. R. A. ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ ; BECKER, V. . Effects of water level reduction caused by a severe drought on phytoplankton biomass and functional groups in two tropical shallow lakes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, F. O. ; BECKER, V. ; ATTAYDE, JOSÉ LUIZ . Effects of polyaluminium chloride addition and benthivorous fish removal on the water quality of a tropical shallow lake: a field mesocosm experiment. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    INCT KLIMAPOLIS - Áreas urbanas brasileiras em perspectiva transdisciplinar: avaliação, cenários e soluções para adaptação às mudanças climáticas e ao desenvolvimento sustentável, Descrição: O INCT Klimapolis aborda a relação entre cidades, mudanças climáticas, questões ambientais e de saúde como problemas transdisciplinares de um mundo cada vez mais urbano. No Brasil, cerca de 87 da população reside em áreas urbanas e o modelo de urbanização vigente acarreta sérios prejuízos à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável (Banco Mundial, 2021). As mudanças climáticas e impactos da poluição ao meio ambiente já estão ameaçando a segurança hídrica e alimentar da população. Frente a esse cenário, é de extrema importância que o Estado brasileiro conte com estudos científicos aplicados, que o auxiliem na tomada de decisões e na implementação de estratégias e metodologias para preparar as áreas urbanas para a ocorrência mais frequente de eventos climáticos extremos, garantindo à população uma melhor qualidade de vida e saúde. O INCT Klimapolis, além do contínuo desenvolvimento de suas diversas áreas interdisciplinares de pesquisa associadas ao contexto urbano, adotará a metodologia dos Experimentos do Mundo Real (EMR), que une especialistas de diversas áreas, a fim de desenvolver estratégias e metodologias transversais para solução de problemas específicos em constante troca com os tomadores de decisão e a população local. O INCT Klimapolis aproveitará a experiência obtida durante cinco anos através da sua rede de pesquisa científica transdisciplinar do Laboratório Klimapolis, um projeto bilateral brasileiro-alemão, que desde 2018 dedica-se com a sua rede à pesquisa sobre e realização de EMRs urbanos no contexto acima citado. A hipótese a ser testada é que os EMRs são metodologias capazes de integrar as várias disciplinas e os gestores em um modelo de governança baseado na ciência para enfrentar a crise climática. Um dos produtos dos EMRs planejados pelo INCT, será um sumário executivo para a tomada de decisões em políticas públicas urbanas brasileiras, contendo a avaliação da exposição aos impactos das mudanças climáticas e à poluição.O presente projeto de pesquisa contempla a contribuição para o Rio GRande do Norte e a região metropolitana de Natal especificamente, abordada pelos integrante do projeto da UFRN e colaboradores do INCT Klimapolis, aprovado na última chamada de INCTs do CNPq (58/2022).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Luiz de Attayde - Integrante / Vanessa Becker - Integrante / Judith Johanna Hoelzemann - Coordenador / Jonathan Mota da Silva - Integrante / Venerando Eustaquio Amaro - Integrante / Adelena G. Maia - Integrante / Joana D'Arc Freire de Medeiros - Integrante.

  • 2023 - Atual

    Mitigação de reservatórios eutróficos do semiárido através da geo-engenharia utilizando coagulantes orgânicos e solos naturais, Descrição: A proposta deste projeto envolve a análise dos sistemas visando a busca por potencias materiais que possam mitigar os efeitos da eutrofização, baseando-se nos princípios da geo-engenharia como técnicade restauração de mananciais eutrofizados. A geoengenharia envolve a redução das concentrações de P na coluna dágua, levando a redução da biomassa fitoplanctônica devido a limitação do crescimento. dentro dessa perspectiva, as técnicas tem sido voltadas para a remoção rápida da biomassa fitoplanctônica através da floculação e sedimentação (Flock and Sink), com uso de coagulantes e lastros; e associada a remoção do P dissolvido na água e bloqueio da liberação deste nutriente a partir do sedimento (Floc and Lock), com o uso de coagulantes e materiais adsorventes de fósforo. Diante disso, a proposta deste projeto envolve realizar experimentos em escala laboratorial visando a proposição de uma potencial medida de mitigação por meio da técnica da geo-engenharia em mananciais da região semiárida tropical, utilizando coagulantes orgânicos de origem vegetal, e solos naturais Espera-se encontrar produtos eficientes, seguros e de mais baixo custo para viabilização datécnica em escala real. Os resultados fornecerão informações necessárias ao diagnostico atual e futuro da qualidade da água dos mananciais da região semiárida, subsidiando assim o planejamento de medidas efetivas e preventivas para promoção dos usos múltiplos e aproveitamento otimizado dos recursos hídricos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Luiz de Attayde - Coordenador / Vanessa Becker - Integrante / Fabiana Oliveira de Araújo - Integrante.

  • 2012 - 2017

    Cyanobacterial Blooms in a Changing World, Descrição: Trata-se de projeto que tem como meta o incremento da capacidade cientifica e da experiência de pesquisadores brasileiros no campo da Ecologia Aquática, com ênfase em cianobactérias, estreitando os elos acadêmicos com pesquisadores da Universidade de Wagenigen (WUR) e do Netherlands Institute for Ecology (NIOO). É uma ampliação do intercâmbio acadêmico estabelecido através do Programa CAPES-WUR durante um projeto de quatro anos (2008-2012), com várias Universidades brasileiras (Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN; Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O projeto CAPES-WUR gerou até o momento sete publicações, outras três estão submetidas e 16 se encontram em fase de preparação. Nós propomos agora a continuidade de uma abordagem multidisciplinar ampliando a rede com uma nova instituição holandesa altamente qualificada (NIOO) e também ampliando nossso objetivos que além de melhor compreender as causas e conseqüências das florações de cianobactérias inclui não só os efeitos da eutrofização, mas também das mudanças climáticas globais no mundo atual em transformação. O significado científico do projeto é que ele gerará um conhecimento integrado dos fatores que levam à formação e manutenção de florações de cianobactérias e suas conseqüências em diferentes cenários climáticos. O projeto tem também um forte significado social na medida em que essas florações podem não só causar danos a saúde de humanos e de animais em curto prazo, como também, no longo prazo, podem produzir tumores a partir de seus metabólitos secundários. Seu significado científico é que ele pavimentará uma compreensão integrada dos fatores causais que levam às florações de cianobactérias, produção de toxinas e suas conseqüências. O projeto, portanto, virá proporcionar insights sobre o desenvolvimento de florações e toxicidade e sugerir estratégias de manejo para diminuir as chances de que esses eventos ocorram.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Luiz de Attayde - Integrante / Vera Lúcia Huszar - Coordenador / Renata Panosso - Integrante / Vanessa Becker - Integrante / Marcelo Manzi Marinho - Integrante / LÜRLING, MIQUEL - Integrante / ROLAND, FÁBIO - Integrante / AMADO, ANDRÉ MEGALI - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Remoção de peixes exóticos como estratégia de conservação da biodiversidade aquática da Caatinga, Descrição: Espécies exóticas invasoras representam uma das principais ameaças à biodiversidade aquática em Unidades de Conservação da Caatinga. O presente projeto tem como objetivo principal avaliar o status de conservação da biodiversidade aquática da Estação Ecológica do Seridó (RN) e testar a hipótese de que a remoção de peixes exóticos do açude da ESEC Seridó melhora a qualidade da água armazenada no açude e aumenta a biodiversidade aquática desse ecossistema, que representa um dos únicos refúgios para a vida terrestre e aquática na área da ESEC e seu entorno durante os longos períodos de estiagem. O projeto consiste num experimento em escala de ecossistema onde a abundância e diversidade de espécies de peixes, invertebrados, algas e plantas aquáticas serão monitoradas mensalmente um ano antes e um ano após a remoção dos peixes exóticos do açude juntamente com algumas variáveis indicadoras da qualidade da água e do metabolismo do ecossistema (i.e. produção/respiração planctônica). Este estudo pretende ser o primeiro exemplo no Brasil de manejo da qualidade da água e conservação da biodiversidade aquática através da remoção de peixes exóticos, podendo servir de base para ações de manejo em outras unidades de conservação visando à proteção da biodiversidade aquática da Caatinga e de outros biomas brasileiros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: José Luiz de Attayde - Coordenador / R Panosso - Integrante / Ivaneide Alves Soares da Costa - Integrante / Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo - Integrante / Luciana Carneiro - Integrante / Gustavo Henrique Gonzaga da Silva - Integrante / André Megali Amado - Integrante / Vanessa Becker - Integrante / Adriano Caliman - Integrante / Ronaldo Angelini - Integrante / Adriana Carvalho - Integrante / José Luis Novaes - Integrante / Priscila Lopes MacCord - Integrante / Rodrigo Silva da Costa - Integrante / Rodrigo Fernandes - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Restauração de açudes eutrofizados do semi-árido brasileiro com Phoslock: um teste piloto no açude Gargalheiras, Acari, RN, Descrição: A eutrofização é a causa mais comum de deterioração da qualidade das águas superficiais acumuladas nos açudes do semi-árido brasileiro. Este processo, causado pelo enriquecimento excessivo da água por nutrientes, produz diversos efeitos adversos para os usos múltiplos dos açudes, tais como: o crescimento exagerado de cianobactérias tóxicas que compromete a qualidade da água para o abastecimento, a redução da transparência e alterações das propriedades organolépticas da água que comprometem o valor dos mananciais para recreação, além da mortandade de peixes por reduções drásticas nas concentrações de oxigênio que prejudica as atividades de pesca e piscicultura. Diante deste problema, uma das principais metas desta pesquisa é testar num açude eutrofizado da região do Seridó uma nova técnica de restauração da qualidade da água de açudes eutrofizados que consiste na remoção do fósforo em excesso na água e imobilização permanente do mesmo no sedimento através da aplicação de uma argila quimicamente modificada denominada Phoslock®. Após a aplicação do Phoslock® na dosagem recomendada pelo fabricante, espera-se que as concentrações atuais de fósforo total e de algas e cianobactérias na água sejam reduzidas pela metade. Como a produção pesqueira dos açudes é geralmente dominada pela espécie Oreochromis niloticus (tilápia do Nilo) que é onívora filtradora e, portanto, se beneficia da elevada biomassa fitoplanctônica presente nos açudes, será avaliado também o possível efeito negativo indireto da aplicação do Phoslock® sobre a produção de tilápias nos açudes. Espera-se com este estudo piloto que esta nova técnica de restauração de lagos tenha a sua eficácia comprovada em um açude característico da região semi-árida brasileira e que possa, futuramente, ser aplicada em outros açudes para a melhoria da qualidade da água acumulada nesses mananciais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José Luiz de Attayde - Coordenador / Fabiana Oliveira Araújo - Integrante / Vanessa Becker - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Determinação da capacidade de suporte do maior reservatório do Rio Grande do Norte para o cultivo de tilápias em tanques-rede, Descrição: O reservatório Armando Ribeiro Gonçalves é o maior reservatório do Rio Grande do Norte com uma capacidade de acumulação de 2,4 bilhões de metros cúbicos de água e uma profundidade média superior a 10 metros. Devido a sua maior extensão e profundidade, o reservatório deve apresentar heterogeneidade espacial nas características limnológicas e a disponibilidade de luz pode ser um fator limitante ao crescimento fitoplanctônico. Este projeto tem como objetivos: a) determinar padrões de heterogeneidade espacial e temporal da biomassa fitoplanctônica, b) avaliar a importância relativa da limitação por luz e nutrientes (nitrogênio e fósforo) para o crescimento fitoplanctônico e desenvolver um modelo de crescimento fitoplanctônico dependente de luz e nutrientes para determinar a capacidade de suporte do reservatório Armando Ribeiro Gonçalves para o cultivo intensivo de tilápias em tanques-rede. A hipótese central desta pesquisa é que a limitação por luz seria mais provável em reservatórios como Armando Ribeiro Gonçalves e poderia aumentar a capacidade de suporte do reservatório, ou seja, a carga de nutrientes que o sistema pode receber da atividade de piscicultura em tanques-rede sem deflagrar ou agravar o processo de eutrofização do manancial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: José Luiz de Attayde - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2007 - 2008

    Determinação da capacidade de suporte dos açudes Santa Cruz do Apodi, Umari, Campo Grande e Carnaúbas no Rio Grande do Norte para o cultivo de tilápias em tanques-rede, Descrição: Este projeto tem como objetivo determinar a capacidade de suporte dos reservatórios mencionados para o cultivo intensivo de tilápias em tanques-rede. O projeto representa uma extensão do projeto de capacidade de suporte realizado nos sete maiores reservatórios da bacia do rio Piranhas-Açu para outros quatro importantes reservatórios administrados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A piscicultura intensiva em tanques-rede tem sido apontada como um agronegócio de grande potencial para a geração de emprego e renda na região semi-árida do Nordeste Brasileiro. No entanto, a piscicultura intensiva em tanques-rede contribui para agravar o problema da eutrofização dos reservatórios pois enriquece o ambiente aquático com nutrientes oriundos dos dejetos do metabolismo do alimento e com eventuais sobras de alimentos não absorvidas pelos peixes. Portanto, o conhecimento da capacidade de suporte dos reservatórios, ou seja, do nível máximo de produção aqüicola que eles podem sustentar, é fundamental para garantir a sustentabilidade ambiental da atividade de piscicultura intensiva em tanques-rede nesses reservatórios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: José Luiz de Attayde - Coordenador., Financiador(es): Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2

  • 2006 - 2008

    Determinação da capacidade de suporte de sete importantes reservatórios do Rio Grande do Norte para o cultivo de tilápias em tanques-rede, Descrição: Este projeto teve como objetivo determinar a capacidade de suporte dos açudes Boqueirão de Parelhas, Cruzeta, Gargalheiras, Itans, Mendubim, Passagem das Traíras e Santo Antônio para o cultivo intensivo de tilápias em tanques-rede. Esta modalidade de cultivo apresenta vantagens econômicas sobre os métodos tradicionais de piscicultura em viveiros escavados e tem sido apontada como um agronegócio de grande potencial para a geração de emprego e renda na região semi-árida do Nordeste Brasileiro. No entanto, a piscicultura intensiva em tanques-rede contribui para agravar ainda mais o problema da eutrofização dos reservatórios nordestinos pois enriquece o ambiente aquático com nutrientes oriundos dos dejetos do metabolismo do alimento e com eventuais sobras de alimentos não absorvidas pelos peixes. Portanto, o conhecimento da capacidade de suporte dos reservatórios, ou seja, do nível máximo de produção aqüicola que eles podem sustentar, é fundamental para garantir a sustentabilidade ambiental da atividade de piscicultura intensiva em tanques-rede nesses reservatórios. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: José Luiz de Attayde - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11

  • 2005 - 2007

    SALGA - South America Lake Gradient Analysis, Descrição: Lagos rasos configuram-se como importante recurso natural em áreas densamente habitadas na América do Sul, os quais são usados, sobretudo, para lazer e abastecimento das populações. Na década passada, estudos intensivos colocaram os lagos rasos entre os ecossistemas aquáticos melhor conhecidos em termos de estabilidade e dinâmica das comunidades. Tais estudos identificaram uma tendência a estarem em um dos dois estados contrastantes: um estado claro, dominado por vegetação aquática submersa ou um estado túrbido dominado por fitoplâncton. Freqüentemente, lagos originalmente claros têm se tornado túrbidos e os esforços para restaurá-los para o estado claro têm tido pouco sucesso, provavelmente pelo impacto potencial das variações climáticas sobre o nível de nutrientes nestes sistemas. O presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos das mudanças climáticas sobre a estrutura e o funcionamento dos lagos rasos através de uma análise comparativa de 87 lagos distribuídos ao longo de um gradiente latitudinal (5 a 750S; 35 a 720W) na Costa Leste da América do Sul (Rio Grande do Norte, Brasil a Terra do Fogo, Argentina).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Luiz de Attayde - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2003 - 2010

    Efeitos ecológicos da introdução da tilápia do Nilo nos ecossistemas lacustres do Bioma Caatinga, Descrição: Este sub-projeto está inserido no Projeto Caatinga: Estrutura e Funcionamento do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duracão (PELD). O sub-projeto tem como objetivo geral investigar os efeitos da densidade de estocagem e do tamanho corporal da tilápia do Nilo sobre as comunidades planctônicas e a qualidade da água de reservatórios do semi-árido brasileiro sob diferentes condições ambientais. Os resultados desta pesquisa serão utilizados para definir estratégias de manejo pesqueiro de tilápias visando a melhoria da qualidade da água dos açudes nordestinos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José Luiz de Attayde - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 19

  • 2003 - 2004

    Efeitos ecológicos da introducão da tilápia do Nilo nos ecossistemas lacustres brasileiros, Descrição: O objetivo deste projeto foi testar a hipótese de que a tilápia do Nilo reduz a abundância de organismos zooplanctônicos, aumenta a biomassa de algas nanoplanctônicas e a biomassa fitoplanctônica total, reduzindo a transparência da água e alterando suas propriedades físico-químicas. Para testar a hipótese de trabalho, um experimento de campo foi realizado em enclosures (ou limnocurrais) manipulando-se as densidades de estocagem da tilápia do Nilo e monitorando seus efeitos sobre as comunidades planctônicas e a qualidade da água de um reservatório do semi-árido brasileiro. A principal conclusão deste estudo foi que a tilápia diminuiu a abundância de algas coloniais e filamentosas e a abundância de alguns grupos zooplanctônicos, favorecendo o crescimento de algas nanoplanctônicas e aumentando a turbidez da água. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Luiz de Attayde - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Biociências. , Campus Universitário, Lagoa Nova, 59072970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 32153441, Fax: (84) 32119205, URL da Homepage:

Experiência profissional

2002 - 2003

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2002 - 03/2003

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Ecológicas para o Desenvolvimento Sustentável, Ecologia Energética, Ecologia I, Ecologia Tropical

2003 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2001 - 2002

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista de Desenvolvimento Ci, Enquadramento Funcional: Bolsista DCR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2010

    Direção e administração, Centro de Biociências.,Cargo ou função, Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia.

  • 07/2006

    Ensino, Ecologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Teórica, Filosofia e metodologia da ciência

  • 03/2005

    Ensino, Ecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Ecossistemas, Ecologia Operacional VI (Métodos em Ecologia Aquática)

  • 10/2004

    Ensino, Ecologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Ecossistemas

  • 08/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências.,Cargo ou função, Colegiado do curso de graduacão em Ecologia.

  • 04/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências.,Cargo ou função, Membro do colegiado do Programa de Pós-Graduacão em Ecologia.

  • 04/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Biociências, Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia.,Linhas de pesquisa

  • 09/2004 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências.,Cargo ou função, Membro do colegiado do Programa de Pós-Graduacão em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

  • 09/2003 - 12/2007

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia 2

  • 10/2004 - 10/2006

    Ensino, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia, Conservação e Gestão de Águas Continentais, Lógica e crítica da investigacão científica

  • 04/2004 - 04/2006

    Direção e administração, Centro de Biociências.,Cargo ou função, Vice-coordenador do Curso de Graduacão em Ecologia.

  • 09/2003 - 12/2003

    Ensino, Ecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Zoologia de Invertebrados para Ecólogos

1998 - 2000

Lund University

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 5

Atividades

  • 01/1998 - 01/2000

    Ensino, Ciências Biologicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aquatic Ecology

1996 - 1996

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: aluno de mestrado, Carga horária: 8

1995 - 1995

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: aluno de mestrado, Carga horária: 2

Atividades

  • 03/1996 - 07/1996

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Animal

  • 07/1995 - 11/1995

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elementos de Ecologia